Repositório RCAAP
Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas
O autismo, segundo a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental (DSM-5) da Associação Americana de Psiquiatria, é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades de comunicação social e de comportamento desde a primeira infância. Vários são os aspectos relacionados à comunicação nos quais os autistas podem apresentar dificuldades, tais como intenção comunicativa, contato visual, atenção conjunta, troca de turnos, imitação, simbolismo e narrativa. Estudos recentes têm demonstrado que os autistas, em geral, podem apresentar uma grande responsividade à música, bem comoobter melhora em sua comunicação por meio de intervenções musicais. A Educação Musical Especial, área que trata do ensino de música para as pessoas com deficiência, foi a modalidade de intervenção utilizada por esta pesquisa, cujo objetivo consistiu em estudar as relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social de crianças autistas. Neste sentido, esta pesquisa questionou: quais relações poderiam ser estabelecidas entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social de uma criança autista? Assim, procedeu-se um estudo do tipo método misto, pelo uso combinado de métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, quinze crianças autistas foram selecionadas e alocadas de forma aleatória em dois Grupos. Cada Grupo participou sob dois formatos: Grupo 1 (Experimental/Follow up) e Grupo 2 (Controle/Experimental). Nas participações experimentais, ambos os Grupos foram submetidos a um semestre de aulas de música. Nas participações Follow up/Controle os Grupos foram ausentados da intervenção musical. Três escalas (ABFW-Teste de Pragmática, Escala DEMUCA e IMTAP) foram utilizadas para aferir o desenvolvimento musical e sociocomunicativo das crianças, em cada etapa da pesquisa, em seus respectivos Grupos. Os dados numéricos foram analisados estatisticamente, sendo, primeiro, realizado o Teste Alpha de Cronbach, pelo qual confirmou-se a consistência interna das três escalas: Teste de Pragmática da Escala ABFW (a = 0,82); Escala DEMUCA (a = 0,98) e IMTAP (a = 0,98). A seguir, procedeu-se as análises intergrupo e intragrupo por meio do método GEE (Generalized Estimating Equations), a fim de contabilizar a correlação existente entre as medidas repetidas dos mesmos indivíduos. Pela análise intergrupo, os Grupos foram considerados homogêneos no início da pesquisa, com diferenciação somente após o período intervenção do Grupo 1 (um primeiro indicativo de influência da atividade musical no desenvolvimento apresentado pelas crianças). A seguir, pelas análises intragrupo, constatou-se que os dois Grupos tiveram desenvolvimento significativo em 10 categorias das três Escalas utilizadas (Jogo compartilhado, Comportamentos restritivos, Interação social-Cognição, Percepção-Exploração sonora, Exploração vocal, Segue instruções, Mudanças musicais, Cantando-Vocalizando, Ritmo, Fundamentos de Comunicação expressiva) a partir das suas participações nas aulas de música, outro indicativo de melhora da comunicação social e de desenvolvimento musical das crianças participantes. Os resultados qualitativos, obtidos por meio de um Grupo Focal procedido com os pais das crianças, apontaram que ambos os Grupos tiveram melhora dos comportamentos restritivos, da interação social, da comunicação, além de desenvolverem habilidades musicais. A reflexões oriundas do cruzamento entre os dados quantitativos e qualitativos mostraram que a Educação Musical Especial, de fato, favorece a comunicação social e que a atividade musical, mediada pelo educador, instiga a musicalidade inata do autista, abrindo janelas de comunicação que prescindem da palavra. A Musicalidade Comunicativa do autista, em estado latente, mas mobilizada e potencializada pela atividade musical, constitui uma oportunidade que, se bem explorada, permite o rompimento de barreiras à comunicação, e possibilita a integração de subjetividades. Ficou evidente, ainda, que o engajamento solidário proporcionado pela atividade musical em diversos níveis (educador/criança, pais/criança, educador/pais) foi um elemento de grande importância para o resultado apresentado pelas crianças da pesquisa. Da mesma forma, as diversas estratégias utilizadas pela Educação Musical Especial também contribuíram para a melhora da comunicação social das crianças autistas participantes. É importante ressaltar que uma generalização dosresultados obtidos por esta pesquisa merece cuidado, visto o pequeno número de participantes envolvidos (n = 15). Entretanto, evidências para a existência de uma interface entre o desenvolvimento musical e o desenvolvimento da comunicação social foram aqui apontadas, sendo necessários outros estudos que possam abarcar uma população maior, bem como um período interventivo mais longo.
Capacidades estatais para o desenvolvimento: entre a burocratização e a política como elementos de ação do Estado
O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar os arranjos político-institucionais que conferem ao Estado capacidades para o equacionamento, equilíbrio e construção de sinergias com os diversos grupos componentes do tecido social no âmbito de implantação de seus projetos. Embora as capacidades burocráticas do Estado sejam patentes e reconhecidas como significativas no âmbito do desenvolvimentismo (Chang, 1995; North, 1998), o cenário atual exige do ator muito mais o aperfeiçoamento de capacidades políticas para garantia de legitimidade na implementação de seus respectivos projetos socioeconômicos. Tais capacidades, vale dizer, não se restringem à mera perspectiva de parceria com grupos econômicos privados (Evans, 1995), à capacidade de gerir conflitos entre tais grupos (Chang, 1995), ou, ainda, à busca de meta-instituições capazes de, pragmaticamente, sistematizar seus respectivos processos de interação (Rodrik, 1999; North, 2003). As capacidades políticas se expressam, sobretudo, na busca constante por sinergias e concertações com os diversos movimentos e grupos da sociedade, a guisa do campo temático objeto de trabalho do Estado. Isso quer dizer que ao Estado cabe a tarefa de estabelecer interações com os diversos grupos ligados eventualmente a seus projetos de desenvolvimento, independente se esses grupos estão vinculados estritamente à esfera econômica ou se estão ligados a outras esferas de atuação social, como meio-ambiente, proteção social, educação, movimentos de base, dentre outros. Assim, pode-se dizer que, no cenário atual, programas e ações estatais que conseguem alinhar autonomia burocrática com capacidade de lidar e trabalhar as demandas advindas dos grupos socioeconômicos e políticos tendem a ser aqueles mais inovadores e bem-sucedidos, pois congregam, ao mesmo tempo, capacidades técnicas e operacionais para o trabalho à capacidade de compreensão das necessidades e inputs da rede de agentes envolvidos no processo. Chama-se atenção para a importância da análise focada nos percursos institucionais pelos quais os atores trocam experiências, valores, interesses e preferências ao longo das interações que estabelecem, remodelando suas próprias decisões e perspectivas no âmbito desses processos (Rodrik, 1998). Retira, portanto, a centralidade analítica da observação específica dos resultados dos processos interativos e lança luz muito mais nas dinâmicas de construção e de manutenção rotineira dos relacionamentos estabelecidos entre os atores (Edigheji, 2010; Evans, 2011). No caso desse trabalho, isso implica deslocar sobremaneira o foco teórico das capacidades burocráticas do Estado para implementar seus processos desenvolvimentistas, para um foco nas capacidades políticas necessárias nesse contexto (Pires e Gomide, 2013). Quais as principais características dos arranjos que possibilitam a ação estatal atualmente ? Eles devem variar em termos de área de política pública ou podem ser iguais em todos os campos ? Por quê ? As principais conclusões são de que, de fato, existem correlações importantes entre maiores capacidades burocrática e política e capacidade de apresentar melhores resultados em políticas públicas. Em especial, o desenvolvimento de capacidades políticas parece recrudescer as próprias capacidades burocrática, gerando um movimento de retroalimentação que apenas tende a promover a melhoria da gestão pública de uma maneira geral.
2019-08-11T09:30:22Z
Alexander Cambraia Nascimento Vaz
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos.
2019-08-12T09:50:26Z
Aline Franciele de Oliveira
Estudo preliminar da produção científica sobre classificação facetada no Brasil
Trata-se de estudo preliminar que tem como objetivo identificar e analisar as características da produção científica sobre classificação facetada. Como procedimentos metodológicos serão utilizados técnicas quantitativas e qualitativas como a Bibliometria, a Revisão Sistemática da Literatura e a Análise de Conteúdo. Para tanto, será realizado mapeamento da produção científica presente em artigos de periódicos, teses, dissertações e trabalhos publicados em anais de eventos científicos sobre a Classificação Facetada. Neste mapeamento serão consideradas variáveis como a produtividade autoral desses estudos no que se refere a pesquisadores e instituições envolvidas; períodos de maior produtividade, análise do conteúdo dos trabalhos investigados, com foco nas características de incidência de palavras-chave, aplicação da classificação facetada, métodos de pesquisa, resultados alcançados e tendências. A partir da análise dos dados preliminares observou-se algumas característica da temática estudada do ponto de vista das instituições que se destacaram na quantidade de pesquisa realizada, bem como o tipo documental identificado na literatura da área
2022-03-29T21:58:30Z
Miriam Cândida de Jesus Celia da Consolação Dias
Temperatura e tempo de residência na produção de biochar oriundo de dejetos de galinhas poedeiras
Dejetos de galinhas poedeiras contém nutrientes que podem ser reaproveitados na agricultura. Para este uso, é necessário sua estabilização, evitando contaminação ambiental. As formas de tratamentos de resíduos mais comuns são: biodigestão, lagoas de estabilização, compostagem e a produção de biochar, que é o resultado da pirólise de material orgânico. Seu uso melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Assim, objetivou-se com este trabalho a produção de biochar de dejetos de galinhas poedeiras, em função da temperatura: 300, 375, 450 e 525°C e do tempo de residência: 30, 45 e 60 minutos. O material foi coletado no ICA-UFMG, seco a 105°C ± 2° C por 24 h e pirolisado em mufla. Realizou-se as análises de rendimento, pH, condutividade elétrica e número de iodo do biochar. Os resultados mostraram que com o aumento da temperatura e do tempo de residência, o rendimento do biochar diminuiu e o pH manteve-se alcalino, com maior tendência para o arranjo 525°C e 60 minutos. A condutividade elétrica apresentou comportamento parabólico, com maior valor 3,42 mS cm-1 a 419°C e 60 minutos e o menor valor 2,50 mS cm-1 a 300°C e 30 minutos. O número de iodo reduziu com o aumento da temperatura e do tempo de pirólise; o maior valor foi 136,66 mgI2 g-1 a 340°C e 30 minutos. Conclui-se que o tratamento dos resíduos por pirólise é eficiente e, produz um subproduto que pode ser aplicado como condicionador do solo e adsorvente de contaminantes.
2022-06-13T17:39:52Z
Fernando Colén Filipe Ferreira Figueiredo Luiz Arnaldo Fernandes Regynaldo Arruda Sampaio Mauro Franco Castro Mota Luiz Henrique de Souza
Validade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego aéreo propagam-se pelos artefatos mediadores no ambiente de atuação do piloto. A seguir, uma atividade simulada foi elaborada para verificar a correspondência entre os processos descritos anteriormente e o desempenho de pilotos bilíngues no cumprimento das mesmas instruções em um jogo simulador de voo vendido comercialmente. Por fim, foram coletadas as percepções dos participantes sobre a atividade simulada. O estudo revelou um alto nível de fidedignidade entre as situações comunicativas simuladas e as contingências comunicativas do domínio alvo. Além disso, apontou um grande envolvimento dos participantes durante a atividade simulada e uma grande receptividade por parte destes em relação ao uso do simulador no uso de inglês com propósitos específicos às comunicações aeronáuticas. O estudo sugere que a utilização de um simulador para PC pode ser uma opção economicamente viável e ecologicamente válida no estabelecimento de um ambiente situado para o estudo do uso de inglês como L2, apresentando aos usuários envolvimentos comunicativos análogos aos encontrados no mundo real.
2019-08-13T18:35:48Z
Dilso Correa de Almeida
Jogos de Paixão: uma abordagem discursiva das emoções nos títulos do jornalismo esportivo mineiro
Este trabalho teve como objetivo compreender a natureza das emoções comunicadas pelos títulos do jornalismo esportivo mineiro. Por meio das ferramentas da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008) e das propostas para o estudo discursivo das emoções desse mesmo teórico (CHAURAUDEAU, 2002) e de Emediato(2007), propomo-nos a fazer uma análise dos títulos do Lance! (jornal especializado em esportes, em sua versão destinada ao público mineiro), Estado de Minas (o diário de referência mais tradicional do estado) e Super Notícia (diário popular mais vendido em MinasGerais). A partir de hipóteses fornecidas por estudos de Sociologia e Antropologia do esporte e por trabalhos da área de Comunicação e Linguística sobre o discurso midiático (em especial o jornalismo esportivo), lançamos nosso olhar para os efeitos possíveis depatemização (paixão comunicada) nesse discurso. Ao fim da trajetória da pesquisa, acreditamos ter traçado, pelo menos basicamente, os principais aspectos dos contratos propostos por cada mídia, chegando a convergências que fundamentariam um arquétipo contratual mais geral do jornalismo esportivo. Incluímos nesses traços fundamentais elementos como 1) a existência de uma dupla patemização nesse discurso relacionada ao fato do jornalismo esportivo propor múltiplos destinatários, que podem chegar a ser adversários entre si (torcedores de dois clubes futebolísticos rivais, por exemplo); 2) a construção de uma enunciação polifônica, que assume os pontos de vista do torcedor de diferentes equipes ou atletas, transformando o posicionamento dos diários numa delicada negociação que trata de emocionar, agradar e conquistar a adesão das diferentes figuras de destinatário-torcedor; 3) um menor compromisso com a factualidade, demonstrado em manchetes que preveem ou anseiam determinados resultados; 4) a existência de uma complexa patemização que articula as múltiplas dimensões do mundo esportivo apontadas pelas Ciências Sociais, propondo paixões como: prazer, dor, esperança, angústia, indignação, admiração e orgulho.
2019-08-09T17:11:10Z
Carlos Fernando Jauregui Pinto
Articulação entre inovação, competências e desempenho organizacional: um estudo em organizações de Minas Gerais na área da Saúde
O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a articulação entre a gestão da inovação e de competências e seu impacto nos resultados (desempenho) organizacionais, considerando o estudo em organizações no setor da Saúde do estado de Minas Gerais, nas esferas pública e privada. Para o alcance do objetivo proposto neste trabalho, foi necessário delimitar os construtos teóricos de competências, inovação e desempenho organizacional, para dar base à apresentação da articulação desses construtos e, também, viabilizar um percurso metodológico adequado. Essa articulação é transportada neste trabalho para o contexto de saúde no Brasil, que possui um Sistema Único de Saúde (SUS) com peculiaridades que fazem, o ambiente ficar mais complexo para uma gestão de recursos humanos nesta área. Os objetivos específicos do trabalho compreenderam: analisar como é conduzida a gestão de competências nas organizações do estudo; discutir como ocorrem os processos de inovação nas organizações estudadas, considerando as diferentes perspectivas existentes; e investigar as consequências provocadas na condução da inovação e de competências, estabelecendo os vínculos e as articulações pertinentes, principalmente com o desempenho organizacional. O estudo realizado na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na Unimed Belo Horizonte e no lnstituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) demonstrou que a gestão de projetos é uma ferramenta de gestão de inovação utilizada pelas instituições de saúde, aliada à sistemática de acompanhamento do desempenho institucional e do planejamento estratégico, com impacto direto no desempenho organizacional. A gestão de competências se apresentou como intenção de ferramenta para melhorar o desempenho organizacional, porém não ficou evidenciado como realidade nas instituições estudadas, pelas dificuldades encontradas no momento de sua implantação.
2019-08-09T21:39:14Z
Leandro Pinheiro Cintra
Estudos neutrônicos e termo-hidráulicos para o desenvolvimento de uma metodologia de acoplamento entre códigos aplicada ao reator de pesquisa TRIGA IPR-R1
Os avanços computacionais observados nas duas últimas décadas têm proporcionado impacto direto nos trabalhos de simulação nuclear nos quais se utilizam uma multiplicidadede códigos computacionais, inclusive acoplados entre si, que possibilitam simulações analíticas e representam com notável precisão o comportamento real de instalações nucleares. Deste modo, estudos de cenários complexos em reatores nucleares têm sido aperfeiçoados pela utilização de sistemas de códigos termo-hidráulicos (TH) e neutrônicos (NK) acoplados. Essa técnica consiste em incorporar a modelagem neutrônica tridimensional nos códigos de sistemas para simular principalmente transitórios que envolvem distribuições assimétricas de potência e forte efeito de realimentação entre a neutrônica e a termo-hidráulica. Neste contexto, este trabalho apresenta uma série de etapas necessárias ao desenvolvimento de uma metodologia de acoplamento entre códigos de análise termo-hidráulica e códigos de análise neutrônica utilizando como modelo o reator de pesquisa TRIGA IPR-R1. Os resultados obtidos são satisfatórios e representam parte importante do desenvolvimento de tal metodologia. Os códigos envolvidos neste trabalho foram: RELAP5-MOD3.3, RELAP5-3D 3.0.0, PARCS 2.7 e WIMSD-5B além de várias interfaces gráficas e ferramentas computacionais acessórias
2019-08-12T12:10:03Z
Patricia Amelia de Lima Reis
A tradução dos neologismos rosianos na versão italiana de Grande Sertão: veredas'', de João Guimarães Rosa
Este trabalho tem por objetivo descrever e avaliar o tratamento tradutório conferido aos 942 neologismos de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, na sua versão italiana. Pretende-se averiguar se, de que forma e quanto BIZZARRI, o tradutor italiano, aventurou-se, como ROSA, pelo caminho da criação lexical. Este estudo justifica-se, pois, pelo interesse em se estabelecer até que ponto a transcriação e/ou transgressão rosiana foram colhidas na sua essência e reproduzidas, ou não, pelo tradutor. A Lingüística e a Teoria da Tradução constituem o suporte teórico para a realização dessa tarefa, apontando os caminhos abertos por muitos estudiosos, entre os quais destacam-se MENDES (1991), VINAY & DARBELNET (1960), NEWMARK (1988), ROCHA (1996) e SCALISE (1994).
2019-08-14T05:52:57Z
Patrizia Giorgina E. Collina Bastianetto
Práticas informacionais no contexto dos sindicatos: um estudo de caso do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino
Esta dissertação consiste de um estudo de caso realizado no Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), objetivando compreender as práticas informacionais dos associados, ou seja, os técnicoadministrativos em educação (TAE), que acessam a informação no âmbito sindical. Considerando os serviços oferecidos pela entidade, com foco nas ações desenvolvidas respectivamente pelo Departamento de Assessoria Jurídica, Centro de Memória e Grupos de trabalho (GT). Para tanto, o esforço da pesquisa foi tentar esclarecer os fatores intervenientes na história do sindicalismo brasileiro, como as transformações do mundo no trabalho decorrentes do avanço da tecnologia e da reestruturação produtiva, com ênfase nas temáticas: Terceirização e Precarização do trabalho, que afetam todos os trabalhadores, independente das formas de emprego, formal, informal ou pública. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa afundamentação teórica adotada situa-se da perspectiva do Estudo de Usuários (EU) e suas abordagens, considerando particularmente a abordagem social, partindo-se do pressuposto de que as práticas informacionais dos sujeitos que fazem uso da informação que é disponibilizada no âmbito dos sindicatos são definidas também por suas interações sociais. Associado a esta perspectiva teórica, o método priorizado na pesquisa, foi o método qualitativo juntamente com o recurso da observação participante e técnica de entrevista semi-estruturada. Finalmente os resultados alcançados pela pesquisa sustentam, primeiramente, a interpretação de que a informação acessada no âmbito do sindicato assume importante papel social, como elemento de ação que pode servir para a o processo de conscientização política do associado que a acessa; Em segundo, a avaliação de que os TAE possuem conhecimento sobre o sindicato como entidade representativa em prol do coletivo e das ações sindicais que contribuem para a construção de uma consciência politizada. E para completar a pesquisa ainda levou à percepção de que os trabalhosrelacionados a discussões de questões relativas ao cotidiano dos TAE ainda precisam ter seus espaços de debates ampliados, considerando sobretudo a relevância dos GT (Grupos de trabalho
Estudo da toxina Ts1 nativa e recombinante de Tityus serrulatus na produção de soro neutralizante
São notificados, em varios paises, a alta morbidade e mortalidade, especialmente em criancas, devido a picadas de escorpiões. Tityus serrulatus, considerado o escorpião mais perigoso no Brasil, produz um veneno potente e sua picada representa uma ameaça grave a saúde pública. A toxina Ts1 do escorpião amarelo T. serrulatus é uma À-neurotoxina que atua em canais para Na+. E a principal toxina da peçonha e apresenta grande importância no processo de envenenamento. O nosso grupo está envolvido na pesquisa de novos imunógenos da peçonha de Tityus serrulatus e vem buscando entender melhor a produção de anticorpos neutralizantes a fim de desenvolver um soro antiescorpiônico mais especifico e eficaz. Neste contexto, o presente estudo propõe avaliar o potencial imunogênico da toxina Ts1 da peçonha de T. serrulatus através da produção de soro neutralizante a partir de sua forma nativa e recombinante (com quatro cópias em tandem . Ts1-4). Para isso, a toxina Ts1 nativa foi purificada da peçonha bruta por processo de cromatografia liquida de troca catiônica. A toxina recombinante Ts1-4 foi expressa em sistema pET, sob a forma de corpos de inclusão. Coelhos foram imunizados com estes imunógenos e o soro obtido foi avaliado quanto a seu poder de neutralização frente a peçonha bruta. Foi observado que o soro produzido contra a toxina Ts1 nativa possui anticorpos neutralizantes capazes de proteger in vivo 25% dos animais desafiados com 2 DL50 da peçonha bruta de T. serrulatus. O soro produzido contra a toxina recombinante Ts1-4 possui anticorpos neutralizantes que protegeram in vivo 100% dos animais desafiados com 2 DL50 da toxina nativa e 12,5% dos animais desafiados com 2 DL50 da peconha bruta de T. serrulatus. O avanço mais importante obtido a partir deste trabalho foram as informações acerca da capacidade de produção de anticorpos que neutralizam a toxina Ts1 nativa, que ainda nao tinha sido estudado neste contexto. Os resultados descritos neste trabalho reforçam a importância da geração de novos imunógenos para produção de um melhor soro anti-escorpiônico.
2019-08-12T22:00:53Z
Bárbara Bruna Ribeiro de Oliveira Mendes
A importância da presença familiar no ambiente escolar
É reconhecido que a família é primeira influênciana vida de cada indivíduo. Diante desta afirmativa,o presente estudo, realizado através de pesquisa bibliográfica,pretende discutir e colocar em evidência a importância da presença familiar no ambiente escolar sob a ótica da gestão democrática, bem como apresentar as causas da pouca participação das famílias dos educandos da Escola Estadual Cesário Nunes dos Santos no ambiente escolar e as possíveis soluções para esse problema tendo como principal objetivo demonstrar a importância de buscar a aproximação da família e da escola.A preocupação com a pouca interação família-escola justifica as discussões apresentadas, pois sendo a família a base do desenvolvimento de todo indivíduo a partir do nascimento, a interação família/ escola é imprescindível para o sucesso do ensino aprendizagem em todos os seus segmentos.A presença familiar na escola ajuda na formação do indivíduo e no desenvolvimento global do mesmo. Neste contexto, o PPP - Projeto Político Pedagógico - pode ser um instrumento de aproximação entre família e escola tendo em vista que o trabalho da comunidade escolar de maneira coletiva muito depende do posicionamento da instituição escolar. O presente estudo de cunho bibliográfico visaapresentar a relevância da presença familiar no contexto das instituições escolares. Esta análise impulsionou a referida escola a buscar cada vez mais novas estratégiasque visem aproximar família e escola.
2019-08-12T14:16:04Z
Eliane Aparecida dos Santos Sena
Direito da criança e do adolescente: entre a curricularização e a efetividade do acesso à justiça via formação acadêmica: por uma educação jurídica superior que contemple a prioridade absoluta dos direitos infantoadolescentes
A pesquisa objetiva demonstrar a incidência, interesse e relevância do Direito da Criança e do Adolescente na formação dos graduandos do curso de Direito, em especial, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Parte-se da análise do princípio da prioridade absoluta à criança e ao adolescente instituído pela Constituição da República (artigo 227, caput) pelo qual conferiu-se primazia ao atendimento de suas necessidades e interesses bem como à promoção, prevenção, proteção e defesa dos seus direitos, cuja atribuição é de todos: família, sociedade e Estado. Subentende-se, portanto, que as instituições de ensino superior, principalmente aquelas voltadas à educação em Direito, integram a rede de garantia dos direitos de crianças e adolescentes na medida de sua responsabilidade social e enquanto formadoras, inclusive, dos profissionais que direta ou indiretamente atuarão com o público infanto-adolescente. O trabalho se estrutura em três fases distintas e complementares. A primeira consistiu em analisar a matriz curricular do curso de Direito de uma universidade federal de cada estado do Brasil, exceto Minas Gerais, onde a análise foi realizada em três universidades; a segunda, em pesquisa de campo quantitativa mediante aplicação de questionários aos estudantes de graduação da Faculdade de Direito da UFMG e da disciplina Direitos Humanos e Políticas Públicas: Infância, Adolescência e Juventude da Formação Transversal em Direitos Humanos, também da UFMG e a terceira, em pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com docentes que ministram disciplina sobre direitos da criança e do adolescente na graduação em Direito, bem como com profissionais jurídicos que atuam na Justiça da Infância e Juventude, especificamente juízes, promotores e defensores. Constata-se que a temática dos direitos da criança e do adolescente está ausente, se não, incipiente, encontrando-se à margem do currículo jurídico, o que reverbera na atuação dos profissionais do Direito, principalmente daqueles que atuam na Justiça da Infância e Juventude, os quais dependem das instituições a que estão vinculados para se capacitarem ou o fazem por iniciativa própria. Conclui-se ser imprescindível repensar a educação superior jurídica de maneira a contemplar o Direito da Criança e do Adolescente na matriz curricular do curso de Direito, como ramo autônomo de conteúdo interdisciplinar, alcançando-se, pois, a prioridade principiológica, normativa, e, em especial, a efetividade tão necessária e urgente.
2019-08-11T01:11:23Z
Elaine Cristina da Silva
Vivências da gravidez de adolescentes
O número elevado de gravidez na adolescência tem motivado estudos sobre suasrepercussões na vida das adolescentes, principalmente em seu processo educacional, naconstrução de sua independência econômica e em seus relacionamentos sociais,especialmente o familiar. Considerando esse contexto, o estudo teve como objetivoanalisar a ocorrência e as conseqüências de gravidez em adolescentes, reconhecendo suasdemandas e necessidades para o exercício de sua sexualidade. Adotou-se o métodoqualitativo e o referencial teórico do materialismo histórico-dialético no caminhometodológico. Foram sujeitos desta pesquisa dezoito gestantes na faixa etária de 13 a 19anos, identificadas por meio dos dados do SISPRENATAL em quatro Unidades Básicas deSaúde do município de Patrocínio, Minas Gerais. Para a coleta de dados foi utilizada aentrevista individual em profundidade, com roteiro semi-estruturado, aplicada pelapesquisadora na residência das gestantes, após a assinatura do TCLE pelas adolescentes eseus responsáveis, quando menores de 18 anos. Para a análise dos dados, foi utilizada aAnálise de Discurso, orientada pelos autores Fiorin e Savioli (1997) e Orlandi (1999). Essatécnica possibilitou reconhecer o significado do que está explicito e implícito no discursoem contextos concretos de vida das adolescentes grávidas participantes do estudo. Aanálise dos discursos resultou na construção de quatro eixos temáticos centrais:sentimento de des-proteção, gravidez como mudança de vida, gravidez como realizaçãode vida e expectativas sobre o futuro. O sentimento de des-proteção foi expresso nosrelatos das adolescentes ao associarem a descoberta da gravidez com sentimentos deangústia, temores e inseguranças diante das reações dos pais, colegas de escola enamorados ou companheiros. Estão associados ainda a essa categoria os sentimentos deabandono familiar, manifesto nos sentimentos de solidão e de desamparo advindos daseparação da família; os sentimentos de desajuste nos relacionamentos afetivos e odesamparo social. Os sentimentos associados à gravidez como mudança de vidaemergiram com a representação da gravidez como um fenômeno desejado para algumasadolescentes enquanto que, para outras, a gravidez estava associada a um fenômenoinevitável à vivência da sexualidade. Emergiram também, nessa categoria, os sentimentosde ambivalência de conflitos manifestos com a descoberta e vivência da gravidez. Ossentimentos associados à gravidez como realização de vida emergiram nos relatosrelativos à conquista de um sonho para algumas adolescentes enquanto que, para outras,a maternidade estava associada a uma maior responsabilidade na vida e à possibilidadede concretização de seu projeto de vida. As expectativas quanto ao futuro foramreveladas ao associar a gravidez a um fator potencializador de suas capacidades deenfrentamento das dificuldades surgidas com a ocorrência desse fenômeno, enquanto queoutras a revelaram como um fator dificultador para a realização de seus projetos de vida.O estudo possibilitou (re)conhecer as inúmeras percepções e conflitos vivenciados pelasadolescentes grávidas, refletindo a complexidade e a heterogeneidade da gravidez na vidadas adolescentes. O estudo deverá contribuir para a elaboração de estratégias e aimplementação de ações que atendam as necessidades dos adolescentes para oaprendizado contextualizado da sexualidade, envolvendo a formação educacional, osuporte familiar, a re-estruturação dos serviços de saúde, a educação permanente dosprofissionais de saúde e de educação, no sentido de que o acesso às informações e aosserviços seja assegurado como direito de cidadania dos adolescentes.
2019-08-10T22:57:43Z
Angela Maria Drumond Lage
Trabalho de parto prematuro: fatores de risco e estratégias para a sua predição e prevenção
A prematuridade continua sendo o principal problema da saúde pública em obstetrícia. As intervenções para reduzir a morbidade e a mortalidade do nascimento prematuro podem ser primárias (dirigidas a todas as mulheres), secundárias (destinadas a eliminar ou reduzir os riscos existentes) ou terciárias (visa melhorar resultados para bebês prematuros). Diante dessas considerações, o objetivo primeiro deste trabalho foi identificar os fatores biológicos maternos relacionados às intercorrências na gravidez que podem desencadear o trabalho de parto prematuro. A pesquisa integrativa da literatura foi feita em artigos indexados e disponíveis no Medline,Pubmed, SciELO e Bireme. As publicações selecionadas, no período de 1996 a2010, foram as que apresentaram a metodologia bem descrita e rigorosa, ou seja, permitindo a reprodução da pesquisa, resultados apresentados de forma clara e cujas conclusões estivessem de acordo com os objetivos e resultados obtidos. O critério de exclusão, para a elaboração deste estudo, foi de artigos de opinião de autores e/ou que se encontravam repetidos no mesmo banco de dados. Conclui-se que a maioria dos esforços até agora têm sido intervenções, tais como os cuidados no pré-natal e o tratamento com corticosteroide, tocolíticos e antibióticos. Essas medidas têm reduzido a morbidade e mortalidade perinatal, mas a incidência de parto prematuro é maior. Avanços em cuidados primários e secundários, seguindo as estratégias utilizadas para outros problemas de saúde mais complexos, são necessários para prevenir doenças relacionadas com a prematuridade.
Cinema e relatos de vida: a conversação como uma proposta metodológica na educação de jovens e adultos
Este estudo elege como objeto de investigação a relação entre o cinema e as histórias de vida dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos. O intuito é compreender como a sétima arte mobiliza a participação e a circulação dos saberes e vivências através de suas narrativas suscitadas pelas discussões de filmes com temáticas ligadas ao universo juvenil. Partimos da hipótese de que o cinema é um mediador entre as experiências dos estudantes e a construção do conhecimento que realizam ao falarem de si e de suas demandas em seus múltiplos processos de condição social. Não obstante, é comum a escola disponibilizar espaços para que sejam partilhados esses relatos das suas experiências objetivas e subjetivas. Trinta e seis alunos de duas escolas de Belo Horizonte, que oferecem a modalidade de EJA, foram escolhidos como o público participante dessa pesquisa de caráter qualitativo. Adotamos, como metodologia, a Conversação, dispositivo da psicanálise que, aplicada à educação, nos permite analisar os discursos naturalizados e perceber os deslocamentos nas falas e nas práticas dos alunos. Foi possível confirmar, durante a intervenção feita nas instituições escolares, que o cinema provoca a vontade de relatar as experiências pessoais, além de promover a interação entre grupos geracionais diferentes.
Pré-Processador para modelos reticulados e plano métodos elementos finitos
Esta dissertação de mestrado descreve um programa de pré-processamento, que e parte componente do sistema INSANE (INteractive Structural ANalysis Environment), para a criação de modelos do Metodo dos Elementos Finitos. Com ele é possível combinar elementos de barras, estado plano e placas. O software, implementado em JAVA, foi desenvolvido segundo o paradigma da programação orientada a objetos (POO) e apresenta uma arquitetura em camadas baseada na combinação de três padrões de projeto de software: o padrão Model-View-Controller (MVC), que permite a independência entre as camadas modelo e vista; o padrão Observer que, através de um mecanismo de propagação de mudanças, permite a sincronizaçãao do modelo com os diversos pares \vista-controlador"; e o padrão Command que encapsula as ações do programa em classes separadas de forma organizada. Esta segmentação favorece a expansão do programa e a criaçâo de novos comandos. Para permitir diferentes discretizações de um mesmo modelo geométrico, o pré-processador foi dividido em dois módulos: GEOMETRIA e MALHA. O primeiro permite a criação e a edição de pontos, linhas, curvas e regiões. O segundo disponibiliza recursos para a discretização dos objetos geométricos e a definição de atributos. Sobre as regiões, podem ser geradas malhas de elementos de estado plano e placas, através dos métodos de Mapeamentos Transnitos (Lofting, Bilinear ou Trilinear). Os dados do modelo geométrico e do modelo de malha são armazenados em estruturas de dados para subdivisão planar baseadas em Semi-Arestas. Estas permitem o armazenamento de forma organizada e estabelece as relações de adjacências, possibilitando um rápido acesso aos dados. Operadores de Euler são usados para criar e manipular as entidades topológicas que compõem o modelo (vértices, arestas e faces) e representá-lo na estrutura de dados. O uso de múltiplas vistas combinado com a aplicação de transformações geométricas e projeções, possibilitam a visualização do modelo de vários ângulos e mais de um modelo podem ser simultaneamente observados. A persistência dos modelos pode ser feita em objetos JAVA ou arquivos XML.
2019-08-11T15:15:54Z
Reginaldo Lopes Ferreira
Análise de fatores preditores de resultado na cirurgia da epilepsia refratária decorrente de esclerose do lobo temporal mesial
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Tradução, adaptação transcultural, validação e avaliação das propriedades de medida do questionário VISA-G para português brasileiro
Introdução: a tendinopatia dos glúteos médio e mínimo é uma condição clínica muito prevalente e incapacitante. É essencial avaliar pacientes com essa doença utilizando questionários de avaliação confiáveis e validados adequadamente no idioma da população-alvo. O Victorian Institute of Sports Assessment – Gluteal Tendinopathy (VISA-G) é um questionário específico que avalia dor e função em pacientes portadores de tendinopatia glútea. Esse questionário ainda não foi traduzido e adaptado culturalmente para o português do Brasil e suas propriedades de medida também não foram investigadas em brasileiros. Objetivo: traduzir, adaptar culturalmente, validar e testar as propriedades de medida da versão em português do Brasil do VISA-G. Métodos: foi realizado processo de tradução e retrotradução até a versão final do questionário, do qual foram testadas as seguintes propriedades: consistência interna, confiabilidade, concordância, validade do construto, efeito teto-piso e responsividade. Foram incluídos os dados de 68 pacientes que responderam quatro questionários: VISA-G Brasil, Oswestry Disability Index, Patient Specific Functional Scale e Global Perceived Effect. A consistência interna foi testada utilizando-se o alpha de Cronbach. A confiabilidade foi testada a partir do coeficiente de correlação intraclasse. A validade do construto foi testada correlacionando o questionário com as outras medidas de resultado. O efeito teto-piso foi avaliado a partir da distribuição de perguntas em diferentes categorias e a responsividade foi testada aplicando-se os mesmos questionários em todos os pacientes em 30 dias após a avaliação inicial. Resultados: a confiabilidade mostrou-se excelente, com coeficiente intraclasse de 0,91 para teste-reteste. A consistência interna foi boa (Cronbach α, 0,65). A validade do construto foi boa; nenhum efeito de piso ou teto ocorreu. A responsividade foi de 0,19. Conclusão: o procedimento de validação mostra que a versão em português do Brasil do VISA-G é um instrumento válido e confiável para avaliação para pacientes brasileiros com tendinopatia glútea. Novo estudo é necessário para avaliar sua responsividade como forma de acompanhamento do tratamento.