Repositório RCAAP

A influência dos modelos de avaliação de empresas (valuation)no processo decisório dos fundos de venture capital

Os Venture Capital/Private Equity (VC/PE) surgiram nos Estados Unidos no final da década de 1930 e início da década de 1940 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos negócios (MEADE, 1977; FELIX, 2005). No Brasil, esse tipo de capital tem emergência apenas nos anos 1980, apresentando crescimento acelerado em meados da década de 1990 (RIBEIRO, 2005). Atualmente, os VC/PE são definidos como os novos reis do capitalismo (CUNY; TALMOR, 2007) e têm crescido substancialmente, sobretudo em países emergentes (PRICEWATERHOUSE COOPERS, 2010; DELLOITE, 2010), devido à oportunidade de ganhos anormais e à sua relevância para as economias nacionais (BOTAZZI; DA RIN, 2002). Como esses ativos apresentam características que os diferenciam substancialmente das demais oportunidades de investimentos (WRIGHT; ROBBIE, 1998a, 1998b), o presente trabalho buscou, a partir dessas características distintivas aliadas à necessidade de mensuração do valor das empresas investidas, verificar como os modelos de valuation utilizados pelos fundos de Venture Capital/Private Equity exercem influência sobre a decisão de investimentos no contexto brasileiro. Para tal, conduziu-se um estudo multicaso junto a três gestores de Fundos de Investimentos em Empresas Emergentes. A coleta de dados se deu por meio de questionários e entrevistas (estruturados e semiestruturados) realizadas no período de setembro de 2010 a dezembro de 2010. Observou-se que os gestores dos casos estudados conhecem e utilizam principalmente os modelos de avaliação relativa, baseados em Fluxos de Caixa Descontados, Múltiplos do Faturamento e Métodos Baseados no Valor Econômico Agregado. Além desses modelos já referenciados na literatura, constatou-se o emprego de modelos adaptados, desenvolvidos em casa, enquanto modelos apontados como importantes na literatura, como o Ohlson (OHLSON; GHAO, 2008) e o de Precificação de Opções (DAMODARAN, 2002), não são utilizados, seja por desconhecimento (no caso do Modelo Ohlson), seja pela complexidade na operacionalização das variáveis (no caso do Modelo de Precificação de Opções). Os resultados indicaram ainda que os modelos de valuation são importantes, mas não determinantes no processo decisório, sendo aplicados como parâmetro para a negociação. Aliado a isso, identificaram-se os seguintes critérios como os de maior impacto no processo de valuation: a equipe de gestão e suas competências, o produtomercado e os critérios do fundo, critérios esses apontados por Muzyka et al. (1996). Sobre esse resultado, cumpre ressaltar dois aspectos: (i) a preocupação com a capacidade de gestão é considerada pelos gestores como o critério mais relevante por maximizar as chances de projetos serem implementados; e (ii) os critérios do fundo, diferentemente do encontrado na pesquisa de Muzyka et al. (1996), não são subsidiários, o que provavelmente decorre da especialização e/ou regionalização da carteira de investimentos, além de aspectos da regulação brasileira que estabelecem limites para as empresas-alvo.

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2019-08-13T12:43:51Z

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Vagner Antonio Marques

Diplomacia da inovação: o percurso singular do Itamaraty na internacionalização dos ecossistemas de inovação brasileiros e o papel do diplomata na linha de frente

O presente trabalho busca situar o conceito de diplomacia da inovação à luz da política externa brasileira e do arcabouço legislativo normativo referente a inovação no País, no que tange à internacionalização dos ecossistemas e do chamado Sistema Brasileiro de Inovação (SBI). Considerando que a diplomacia da inovação se tornou, hoje, política de Estado de países aspirantes a potência, são apontadas duas contradições importantes: 1) a não atribuição formal ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) de qualquer papel no que tange à internacionalização dos ecossistemas de inovação brasileiros; e 2) a não consideração pelo MRE de que a inovação mereça ser objeto de política externa. Por meio de exame de fontes primárias, no caso telegramas diplomáticos, verificou-se que, até 2017, o único padrão possível de implantação da diplomacia da inovação no âmbito do MRE foi o do diplomata atuando proativamente nos postos diplomáticos em que serve, a partir da apropriação do conceito de street-level bureaucrat, consagrado na ciência política, em que o agente na linha de frente é ao mesmo tempo executor e formulador de política pública, e no caso do MRE, de política externa. São elucidados conceitos relativos à noção de interesse nacional e à importância da inovação para o aumento da competitividade dos países, motivo pelo qual se conclui que o Brasil, ao contrário dos países aspirantes a potência, não considera a inovação como parte de um projeto nacional, o que é corroborado pela prática corrente de se cortar despesas públicas relativas a bolsas de estudo e pesquisa. A comparação com as políticas públicas voltadas para a promoção de exportações, cujo arcabouço normativo remonta à década de sessenta e pressupõe papel central ao MRE na condução das ações externas, é útil para reforçar o contraste com a área de inovação, esta longe de ser considerada prioritária quando comparada com a primeira, especialmente por não se promover formalmente a devida integração do MRE ao SBI.

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2021-06-22T12:50:11Z

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Juliano Alves Pinto

Aprendizado multi-objetivo deredes RBF e de Máquinas de kernel

Conforme a teoria de aprendizagem estat´stica, o erro de treinamento e a complexidade de modelos de aprendizado devem ser certamente equilibrados para uma generalização válida, além de serem minimizados. Os algoritmos de aprendizagem modernos, tais como máquinas de vetores de suporte, atingem esta meta por meio da regularização e dos métodos de kernel. A sua combinação permite de maneira eficiente analisar e construir máquinas de aprendizagem não-lineares. Nestes algoritmos, devido à não-convexidade do problema de aprendizagem quando o kernel não é fixo, a escolha do kernel é efetuada por meio das técnicas sofisticadas de seleção de modelos, diferentemente da ideia original de equilíbrio entre o erro e acomplexidade. Por outro lado, a busca de equilíbrio entre o erro e a complexidade de problemas não-convexos pode ser tratada de maneira multi-objetiva, considerando a aprendizagem supervisionada como o processo de decisão no ambiente de dois objetivos conflitantes. Contudo, métodos modernos de aprendizagem multi-objetiva sãovoltados á otimização evolucionária, prestando pouca atenção à implementação dos princípios fundamentais de aprendizagem estatística. Neste trabalho foi desenvolvida uma abordagem multi-objetiva de aprendizagem supervisionada baseada na extensão dos conceitos tradicionais, tais como regularização e maximização de margem, aos casos de espaços de hipótese não-convexos, induzidos com múltiplos kernels. No esquema de aprendizagem proposto, as soluções aproximadas dos problemas, geralmente não-convexos, sao obtidos por meio de certa decomposiçao em conjuntos de sub-problemas convexos, nos quais a programação não linear pode ser eficientemente aplicada de maneira determinística. Com o objetivode implementação do princípio de minimização do risco estrutural, várias medidas de complexidade foram propostas, induzindo os correspondentes algoritmos multiobjetivos. Entretanto, a medida de complexidade baseada em suavidade para as redes de função da base radial (RBF) permitiu a construção de um algoritmo multi-objetivo, com a sua capacidade de definição dos pesos, larguras, centros e quantidades de funções-bases. Em combinação com os critérios de informaçao de Akaike e Bayes, o algoritmo proposto demonstrou um alto desempenho de generalização em vários problemas-testes de natureza diversa. Com o objetivo de extensão do conceito de maximização de margem ao aprendizagem supervisionada com múltiplos kernels, astécnicas de normalização e equalização dos espaços de características foram propostas. As suas análises mostraram a necessidade de formulação de conceito de margem com uma característica mais geral de hiperplano de separação, tal como sua estabilidade. Como resultado, a medida de complexidade baseada no critério de estabilidade desenvolvido, cuja adequação foi confirmada com experimentos, permite a construção de algoritmos multi-objetivos para as classes de kernel arbitrários.

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2019-08-09T14:50:17Z

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Illya Kokshenev

Gestão da Informação, Tecnologia e Serviços Públicos: uma análise sobre a pertinência da implantação da Delegacia Virtual pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a pertinência da implementação da Delegacia Virtual pela Policia Civil de Minas Gerais. Foram trabalhados conceitos relativos à Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Sociedade da Informação, bem como a aplicação destes conceitos na Administração Pública, vistas as peculiaridades deste universo. Foram apresentados os objetos da Administração Pública, Princípios Constitucionais que regem o regime administrativo, bem como o conceito de serviço público e suas peculiaridades. Em seqüência foi apresentado desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, para enfim apresentar a Delegacia Virtual, sua implementação, bem como a avaliação de seus resultados. Após análises estatísticas foi possível verificar as vantagens obtidas com a implantação da Delegacia Virtual e o cumprimento de seus objetivos, concluindo-se que com esse novo sistema facilitou-se o registro de ocorrências simples para o cidadão, descongestionou as unidades de polícia, possibilitando a liberação dos policiais para o cumprimento de suas atividades fins, e estreitou as relações do cidadão com a administração pública.

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2019-08-10T00:58:44Z

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Lucas Gonçalves Santa Rita

Brazil and the middle-income trap: its historical roots

This paper evaluates the alternation between catching up periods and falling behind periods in Brazilian economic history, with data from 1870 to 2016. This alternation expresses the middle income trap. A tentative theoretical framework is presented, suggesting a two-dimensional process, with external forces (basically technological revolutions in leading countries) increasing the gap between Brazil and the leading economy, and internal forces (basically planned or unplanned internal efforts, especially industrial policies) reducing that gap. The historical origins of this long term middle income trap is discussed, with a special focus in the role of income inequality.

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2021-07-23T01:40:03Z

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Eduardo da Motta e Albuquerque

Perícias em edificações com foco em acessibilidade e desenho universal

Este trabalho se propõe a analisar de forma sistemática três metodologias de avaliação de edificações com enfoque na acessibilidade e no desenho universal. Partindo de uma conceituação e contextualização geral das questões referentes à acessibilidade, tanto no cenário mundial como no brasileiro, pretende-se justificar a importância do tema e sua aplicabilidade no dia-a-dia do profissional de avaliações e perícias. Tomando como base a análise de estudos de caso reais na área de vistoria de acessibilidade, são discutidos aspectos positivos e negativos de cada sistema de avaliação, bem como apontados ganchos para melhorias a serem introduzidas nas metodologias, no intuito de melhorar a sua eficiência. Podemos observar que os métodos aqui estudados terão melhor aplicabilidade conforme o objetivo de cada avaliação, o que permite ao profissional escolher a melhor ferramenta para sua tarefa, de acordo com sua finalidade. Ao término desta pesquisa, constatamos que, apesar da variedade de abordagens disponíveis para os profissionais, todos os sistemas falham quando se trata de gerar subsídios para a avaliação do desenho universal em edificações, ficando claro um caminho a ser percorrido no sentido de se alcançar uma metodologia mais abrangente, que permita avaliar também o conforto, a dignidade e a autonomia dos usuários no ambiente construído.

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2019-08-12T20:55:44Z

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Cleverson Lopes de Sousa

Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do portal do professor do MEC

Este estudo realizou uma análise de onze roteiros de aulas publicados no Espaço da Aula, no Portal do Professor do MEC. Seu objetivo foi identificar como os professores do Ensino Fundamental da Educação Básica têm elaborado propostas para introduzir as tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura na perspectiva do letramento. Para proceder à interpretação foram levadas em consideração as concepções de ensino e aprendizagem, as concepções de linguagem e as noções de letramentos subjacentes aos roteiros descritos pelos docentes. A escolha do Portal do Professor do MEC se deveu, principalmente, por ser um ambiente criado para fomentar, nos professores da Educação Básica, a utilização das tecnologias digitais e por ser instituído pelo poder público federal, o que, pressupostamente, lhe garante legitimidade e confiabilidade. O Espaço da Aula, um dos links disponíveis no Portal, traz Sugestões de Aulas elaboradas por professores das mais diversas redes de ensino do Brasil, constituindo um amplo universo de investigação sobre os seus discursos e suas práticas. A integração das tecnologias digitais na educação pressupõe um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem da leitura, que passam a ter a tela como suporte de múltiplos textos que integram um conjunto de linguagens aos objetos de ler, tais como imagens, som, movimento e escrita verbal. Além disso, as mudanças nas formas de comunicação, originadas pela introdução dos computadores aos contextos da vida cotidiana, vêm exigindo das instituições educativas práticas de ensino que contribuam efetivamente para a formação de alunos que saibam atuar no universo colaborativo e interativo, tão necessários na sociedade contemporânea. O resultado das análises verificou que, apesar dos avanços teóricos na compreensão da aprendizagem como construção e da linguagem como atividade sociodiscursiva, as recomendações apresentadas nas atividades analisadas pouco contribuem para desenvolver o letramento digital. Os roteiros das aulas revelam que o ensino da leitura ainda preserva as perspectivas das metodologias tradicionais adotadas para o ambiente impresso, mesmo quando a seleção de conteúdos incluem gêneros das mídias digitais. Isso significa que a abordagem pedagógica com as novas práticas de linguagem não incorporam os mecanismos de navegação e os novos gestos de leitura implicados nos hipertextos digitais.

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2019-08-14T05:26:21Z

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Valeria Ribeiro de Castro Zacharias

Type inference for C: applications to the analysis of incomplete programs

A inferência de tipos é uma funcionalidade comum a diversas linguagens de programação. Enquantoque,nopassado,elaerapredominanteemlinguagensfuncionais(e.g., ML e Haskell), hoje em dia muitas linguagens orientadas a objeto ou multi-paradigmas tais como C# e C++ oferecem tal recurso. Ainda assim, a inferência de tipos para programas inteiros, não restrita apenas a expressões isoladas, continua sendo um problema em aberto no âmbito de C. A primeira dificuldade a ser driblada ao abordar esse problema é o fato da análise sintática dessa linguagem requerer, também, informações semânticas sobre programa. Além disso, inúmeros desafios complexos emergem ao longo do processo devido ao intricado sistema de tipos de C. Neste trabalho, apresentamos uma solução para este problema: uma abordagem baseada no algoritmo de unificação que nos permite inferir a estrutura de tipos da linguagem C. Como principal aplicação de nossa técnica, investigamos a reconstrução de programas parciais. Código-fonte incompleto aparece naturalmente durante o desenvolvimento de software: nas etapas de projeto, evolução, testes, manutenção e, inclusive, visando a análise de programas. Portanto, a capacidade de entender fragmentos de código-fonte é um ativo valioso. Haja vista a variedade de tarefas nas quais tal conhecimento pode ser utilizado: para (i) habilitar ferramentas de análise estática em cenários onde componentes de software estejam inacessíveis; (ii) melhorar a precisão de ferramentas de análise estática que não exigem configurações extras/especiais; (iii) permitir que ferramentas para geração de testes e stubs possam ser aplicadas sem a necessidade de compilar todo um projeto; e (iv) auxiliar programadores na extração de estruturas de dados a partir de algoritmos. Nossa técnica foi avaliada em várias bibliotecas C, tais como o GNU Coreutils, a GNULib, o GLib do GNOME e a GDSL; em implementações disponíveis em um livro texto; e em trechos de código retirados de projetos como CPython, FreeBSD e Git.

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2019-10-15T17:03:14Z

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Leandro Terra Cunha Melo

Avaliação da dinâmica populacional doTrypanosoma cruzi durante a fasecrônica da doença de Chagas humana

Neste trabalho analisamos o perfil genético de 102 amostras do T. cruzi previamente isoladas de 44 pacientes chagásicos crônicos procedentes de diferentes regiões endêmicas dos estados de Minas Gerais (MG) e Goiás (GO), Brasil. De cada paciente foi obtido mais de um isolado do parasito em diferentes períodos de tempo, para se compreender melhor a dinâmica populacional desse parasito durante a fase crônica da doença de Chagas. Todas as amostras de DNA do T. cruzi foram caracterizadas utilizando marcadores de DNA independentes: (i) amplificação do domínio D7 do gene 24S do DNA ribosomal (rDNA 24S); (ii) gene mitocondrial citocromo oxidade subunidade II (COII) e (iii) amplificação da região intergênica dos genes de mini-exon (SL-IR). Um total de 77 amostras do T. cruzi (procedentes de 32 pacientes) foram analisadas utilizando nove loci de microssatélites. Os dados relacionados aos marcadores rDNA 24S e COII mostraram que a maior parte dos isolados pertencem ao grupo rDNA 1 e haplogrupo mitocondrial C, associados à linhagem T. cruzi II. Por outro lado, os isolados de dois pacientes foram inicialmente caracterizados (rDNA 24S) como T. cruzi I e cepas híbridas. Entretanto, a análise dos genes COII e SL-IR confirmaram que esses isolados pertencem a linhagem T. cruzi III e ao grupo de cepas híbridas, respectivamente. Esses resultados sugerem que a caracterização genética utilizando somente um marcador molecular não é suficiente para classificar as amostras do T. cruzi dentro das linhagens principais T. cruzi I, II e III, bem como cepas híbridas. As análises dos perfis de microssatélites mostraram que diferentes amostras do T. cruzi isoladas de um mesmo paciente foram geneticamente idênticas e monoclonais, exceto, nas amostras do parasito procedentes de dois pacientes, onde observamos uma alternância de correspondência entre os alelos para o locus SCLE11, sugerindo que pelo menos duas populações do parasito estariam circulando no sangue desse paciente. Os isolados obtidos de outros dois pacientes amplificaram simultaneamente três fragmentos de tamanhos diferentes para o locus de microssatélite TcAAAT6, sugestivo de policlonalidade ou aneuploidia para esse locus. Sendo assim, nossos resultados enfatizam a necessidade e relevância do estudo de diferentes amostras do T. cruzi isoladas de um mesmo paciente em diferentes períodos de tempo, incluindo amostras antes e após tratamento específico, para investigar a estrutura e a dinâmica populacional do T. cruzi durante a fase crônica da doença de Chagas.

Ano

2019-08-11T16:11:37Z

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Daniella Alchaar D Avila

Análise da resposta imunológica e das lesões intestinais em camundongos C57BL/6 CD1-/- na fase aguda da infecção amebiana inoculados com Entamoeba histolytica

A Entamoeba histolytica é o protozoário causador da amebíase, doença que produz cerca de 50 milhões de casos e 100 mil óbitos por ano em todo o mundo. Estudo recente demonstrou que os linfócitos Natural Killer T (NK T) constituem barreira importante contra o desenvolvimento do abscesso hepático amebiano em suas fases iniciais. A atuação dos linfócitos na proteção de infecções invasivas é ainda um assunto controverso devendo ser melhor investigado. Neste contexto, os linfócitos NK T são especialmente atrativos devido a escassez e relevância de estudos na área. Portanto, objetivo do presente estudo foi avaliar a infecção, lesões e imunidade induzida pela E.histolytica em camundongos C57BL/6 WT e C57BL/6 CD1-/-. Camundongos C57BL/6 wild-type e camundongos CD1-/- foram inoculados intracecalmente com a E. histolytica, sacrificados após 48 horas de infecção para a coleta de baço, linfonodo mesentérico (LnM) e ceco. Suspensões celulares do baço e do LnM foram utilizados para análise por citometria de fluxo dos linfócitos NK T, LTCD4+, LTCD8+ e L B. O ceco foi utilizado para a análise quantitativa das lesões e, dos trofozoítos, linfócitos NK T e MUC-2 através de reações imuno-histoquímicas. A analise quantitativa da frequência de linfócitos NK T do LnM demonstrou redução significativa nos grupos CTRL-CD1-/- e Eh-CD1-/- quando comparados com os grupos Eh-WT e CTRL-WT. Também foi verificada redução significativa da frequência de linfócitos CD19+ CD69+ e T CD8+ CD69+ no LnM dos grupos CTRL-CD1-/- e Eh-CD1-/-, em comparação aos grupos CTRL-WT e Eh-WT. Foi observado aumento significativo na frequência de linfócitos B do LC do grupo Eh-WT em comparação ao grupo CTRL-WT e, a sua redução no baço dos animais do grupo Eh-WT quando comparada com os grupos CTRL-CD1-/-, Eh-CD1-/- e CTRL-WT. A extensão de mucosa necrosada, bem como o número de trofozoítos, foi maior nos camundongos do grupo Eh-CD1-/- em relação ao grupo Eh-WT. A análise quantitativa mostrou que os linfócitos NK T foram significativamente menos frequentes nos camundongos dos grupos CTRL-CD1-/- e Eh-CD1-/-. Também foi observado aumento significativo no número de linfócitos NK T nos animais do grupo Eh-WT em relação a todos os outros grupos de animais. A área de mucosa do grupo CTRL-WT foi maior do que a observada no grupo CTRL-CD1-/-. Nos animais de ambos os grupos CTRL-CD1-/- e Eh-CD1 foi verificada redução significativa da área de marcação para MUC-2 em relação aos grupos CTRL-WT Eh-WT. Já no grupo Eh-WT, a área positiva de MUC-2 foi significativamente superior a observada nos camundongos do grupo CTRL-WT. Nossos resultados mostraram que os linfócitos NK T são eficazes na resistência contra os trofozoítos de Entamoeba histolytica e que a sua deficiência favorece o surgimento de colite experimental amebiana grave. Além disso, a mucosa cecal mais delgada e com menor produção de MUC-2 em camundongos CD1-/- favorece a infecção amebiana e o surgimento de lesões intestinais. Os linfócitos NK T estão relacionados com a produção de MUC-2 e a ação conjunta destes dois mecanismos da imunidade inata atuam na resistência contra a infecção amebiana em suas fases iniciais.

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2019-08-09T14:55:31Z

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Fabricio Marcus Oliveira

O comum no horizonte da metrópole biopolítica

O trabalho, iniciado sob a efervescente atmosfera das jornadas de junho de 2013, parte de uma aposta política que se confirma a cada novo embate travado nas metrópoles brasileiras: a centralidade do comum nas lutas em tempos de capitalismo financeiro globalizado. Se de um lado o comum está ameaçado pela disseminação das parcerias público-privadas no contexto do urbanismo neoliberal, por outro se abre como possibilidade para a produção de resistências positivas e novas subjetividades no seio da metrópole biopolítica. O comum é tomado tanto como trincheira privilegiada de enfrentamento ao Estado-capital, ou seja, a defesa dos bens comuns no contexto da cidade-empresa subjugada ao urbanismo neoliberal, quanto como expressão das novas formas organizativas dos movimentos multitudinários na atualidade, cada vez mais conectados em redes colaborativas e marcados pelo desejo de democracia real, horizontalidade, autonomia, pela produção de afetos, novas subjetividades e modos de vida não capitalistas. O debate teórico que subjaz as apostas em torno do comum passa pela crise do fordismo, pela ascensão do neoliberalismo com a ofensiva público-privada sobre os bens comuns, pelas mutações no mundo do trabalho e do chamado capitalismo cognitivo e imaterial, até a emergência da multidão como novo sujeito político da contemporaneidade que tem na metrópole biopolítica o locus privilegiado de ação biopotente, cenário ainda subjugado ao paradigma hegemônico da cidade-empresa e do planejamento estratégico. Nesse contexto, é razoável apostar que a construção de espaços comuns seja um importante horizonte de convergência possível das forças vivas que enfrentam o Estado-capital. Ao longo desse percurso, o texto é atravessado por alguns excursos, ou rolezinhos, escritos de modo imanente e processual a partir das resistências positivas experienciadas em copesquisa cartográfica, método adotado, cujas ferramentas investigativas se mostram adequadas às pesquisadoras e aos pesquisadores ativistas que, mais do que analisar as cidades, almejam transformá-las.

Ano

2019-08-13T16:22:42Z

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Joviano Gabriel Maia Mayer

Hipertensão e Diabetes: estratégias para melhorar a adesão ao tratamento

O município de Ponto Chique localizado no norte de Minas, às margens do rio São Francisco, possui uma população aproximada de 4.000 habitantes de nível socioeconômico muito baixo e carente de educação em saúde. Portanto, há a necessidade de detectar quais são as principais necessidades nesta importante área. Através de análise direta, conversa com os membros da equipe e entrevista com os usuários, foram definidos problemas a serem resolvidos. Após serem definidas as prioridades e a capacidade de enfrentamento de cada um, é escolhido o que deverá ser abordado. O diagnóstico situacional da ESF Antônio Colivan apontou a necessidade de maior adesão ao tratamento de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica como principal meta para intervenção do serviço, tendo como alvo uma maior informação sobre a doença, incentivo a exercícios físicos, uso correto da medicação e maior atuação da equipe no enfrentamento destas patologias. Este trabalho representa uma proposta de intervenção da equipe da ESF Antônio Colivan sobre estratégias para melhorar a adesão ao tratamento de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica.

Ano

2019-08-14T06:21:13Z

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Saulo Corradi Bechelaine

A small inconsistency in salop and stiglitz 1977: an alternative model introducing lost consumers

O artigo de Salop e Stiglitz 1977 “Bargains and Ripoffs: A Model of Monopolistically Competitive Price Dispersion” apresenta duas “hipóteses” auto excludentes. A presença desse problema leva a resultados que não deveriam ocorrer, principalmente em seu lema 4. Assumiremos que ambas “hipóteses” sejam verdadeiras, não simultaneamente, e exporemos os dois modelos resultantes.

Ano

2020-01-23T19:20:16Z

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Lauro Henrique Amaral Botelho

Soluções de viscosidade para o infinito-laplaciano

Neste trabalho temos como objetivo principal apresentar os resultados alcançados por Marian Bocea e Mihai Mihailescu no artigo [2], em que buscam tratar da existência de soluções não negativas para uma classe de problemas que dependem de um parâmetro real e envolvem o operador -Laplaciano. Alguns resultados utilizados ao longo do artigo foram obtidos do artigo [15], de Petri Juutinen, Peter Lindqvist e Juan J. Manfredi, em especial os que envolvem o primeiro autovalor do -Laplaciano.

Ano

2019-08-13T19:41:51Z

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Lucas Martins Rocha

Trajetórias de Apropriação de Vídeos e Filmes por um Grupo de Professores de Língua Inglesa

A TV e o vídeo já chegaram a ser vistos como ameaça à educação formal, acusados de disseminar um mundo fictício à realidade dos alunos, induzi-los a mergulhar em um mundo violento e de controle de ideologias, além de roubar-lhes tempo que poderia ser gastoestudando. Entretanto, esta visão tem sido substituída à medida que, cada vez mais rápido, os meios e tecnologias de comunicação e informação se estabelecem como espaços de socialização e de aprendizagem. Associados a recursos e desenvolvimentos tecnológicosrecentes, as produções audiovisuais estão presentes nos mais diversos aparelhos e ambientes, inclusive na escola, mostrando que a popularização da tecnologia pode dar outros rumos às tradicionais práticas escolares, consolidando novos hábitos, valores, tipos de interação e formas de aprendizado. No ensino de línguas estrangeiras, por exemplo, é comum a ideia de que a TV e o vídeo podem proporcionar experiências de aprendizagem mais autênticas esignificativas para os alunos. Entretanto, a inserção de novos recursos tecnológicos no ensino (ou de novos usos para recursos antigos) não é um processo simples. Ela envolve diversos fatores, dentre eles, alguns relacionados ao professor. São os professores que, na prática,determinam se uma tecnologia será ou não implementada com eficiência. Simplesmente exigir que professores adotem novas práticas e artefatos tecnológicos em sua atividade profissional sem antes considerar como eles os veem, quais suas expectativas, necessidades e disponibilidades pode contribuir para que a tecnologia não seja adotada com eficácia, mesmo quando motivada por decisões políticas, decretos e leis. Este trabalho considera o professor como o elemento-chave para a mudança no ensino formal e para a adoção de artefatos tecnológicos, como a TV e o vídeo, à medida que investiga como se dá o processo de adoção de vídeos e filmes por um grupo de professores de língua inglesa. Para isto, o referencial teórico se baseia em elementos da Teoria Sociocultural tais como a Teoria da Atividade(Engeström, Miettinen & Punamäki, 1999; Tolman, 1999; Lekstorsky, 1999; Lantolf, 2000), a Teoria do Aprendizado Expansivo (Engeström, 1999), a Teoria da Percepção e Ação e a Teoria da Affordance (Gibson, 1986; Van Lier, 1998; Albrechtsen et al, 2001; Günter, 2003). Conceitos como o de Normalização (Bax, 2003), de Multimodalidade (Granström, House & Karlson, 2002; Massaro, 2002; Chares & Kalterbacher, 2004), de Convergência (Jenkins, 2004), e o modelo de apropriação tecnológica proposto por Sandhotlz, Ringstaff & Dwyer (1997) também foram amplamente utilizados. Este estudo consiste em uma investigação de natureza qualitativa orientada pelos princípios e procedimentos da pesquisa-ação e verifica os estágios/trajetórias pelos quais os professores de língua inglesa de um curso de extensão daUniversidade Federal do Piauí passaram ao participar em um grupo de trabalho criado para discutir os benefícios, problemas e procedimentos relativos ao uso de filmes e vídeos como ferramenta didática. Seus objetivos iniciais eram descobrir as percepções que os referidosprofessores tinham sobre filmes e vídeos como artefato didático-tecnológico, as relações entre percepções positivas e negativas a respeito da tecnologia e as ações para a sua adoção, alémde investigar como se processava a busca pela solução de problemas decorrentes da implementação tecnológica na sala de aula. Os resultados mostram que experiências profissionais e pessoais dos professores com vídeos e filmes podem afetar a forma como elesenxergam a tecnologia em seu ambiente de trabalho e que a rejeição está relacionada a um alto grau de incertezas sobre sua a aplicabilidade e eficácia. Entretanto, à medida que incertezas são reduzidas, os professores tornam-se mais receptivos à tecnologia e passam aassumir posturas que visam inseri-las de forma integrada em suas aulas.

Ano

2019-08-13T10:03:26Z

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Francisco Wellington Borges Gomes

Exercise as a favorable non-pharmacologic treatment to Sleep-Related Movement Disorders: a review

Non-pharmacologic treatments of Sleep-Related Movement Disorders (SRMD) are already well described in the literature. The physical activity has been presented as a factor to improve quality of life and in several aspects related to sleep disorders. Thus, the purpose of this review was to analyze the benefits of physical exercise and your indication to improve to SRMD. In the research, 19 studies were found that evaluate the efficacy of physical exercise on SRMD in both human and animal models. The results demonstrate that both acute and chronic physical exercises are effective in reducing symptoms of SRMD. However, most studies were performed with aerobic exercise. Three studies evaluated the efficacy of combined exercise, and no studies have investigated the relationship of resistance exercise. Regarding the mechanisms involved, a study discusses the relationship between the release of beta-endorphin and the exercise practice, and two studies with animal models show the changes of the dopaminergic system after physical exercise. From this evidences, we suggested that physical exercise is a favorable non-pharmacological treatment for SRMD. However, more studies should be available for a better understanding of the molecular mechanisms involved, as well of the type, duration and better time of the day to practice.

Ano

2022-04-25T18:23:00Z

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Beatriz Franco Paulo Daubian Rubini dos Santos Nosé Marco Tulio de Mello Andrea Maculano Esteves

Avaliação de uma bacterina na prevenção da rinite atrófica

Quatro amostras de B. bronchiseptica, em fase I, isoladas de caso clínico, foram utilizadas na preparação de uma bacterina, com títu1o de 1 x 10¹° bactérias/m1, inativadas pelo formol e adsorvidas em ge1 de hidróxido de alumínio. Ao teste do potência em camundongos, a bacterina diluída a 10-¹ protegeu 90% dos animais desafiados com 100 D1.50/0,2 m1 de B. bronchiseptica. Em suínos, a nível de campo, a vacina foi testada da seguinte forma: formaram-se três grupos - A, B e C, com oito porcas gestantes em cada. No grupo A, as porcas foram vacinadas aos 60-70 e 100 dias de gestação e suas leitegadas, aos sete e 28 dias. No grupo B, as porcas não foram vacinadas, mas apenas suas leitegadas, aos sete e 28 dias e o grupo C foi o controle, com porcas e leitegadas não vacinadas. Aos quatro, cinco e 10 dias, respectivamente, seis leitegadas de cada um dos grupos A, B e C foram desafiados com 0,5 m1 de uma cultura com 1 x 10¹°/ml deB. bronchiseptica. Todas as leitegadas aos 28, 56, 90, 120, 150 e 180 dias foram examinadas para os seguintes aspectos: secreções mucosas e purulentas, espirros, hemorragia nasal, dificuldade respiratória, bacteriologia nasal e sorologia para B. bronchiseptica o peso médio. Observou-se uma redução dos sinais clínicos e mais rápida e acentuada descontaminação nasal para B. bronchiseptica nos sub-grupos A1 e A2 vacinados, em relação aos controles não vacinados. O título médio de anticorpos séricos aglutinantes nas porcas do grupo A, antes da primovacinação era de 1:17,50. Após a segunda vacinação, o título elevou-se para 1:960,00. A transferência de anti-corpos passivos da porca aos leitões, verificados aos sete dias pós-parto, apresentou títulos médios de 1:354,66. Aos 180 dias o grupo vacinado era 15% (14 kg) mais pesado do que os grupos não vacinados. A média de peso dos Sub-grupos vacinados, a partir dos 56 dias, foi estatisticamente significativa em relação aos controles não vacinados. Não foram observadas reações adversas gerais ou locais, após a inoculação da vacina em camundongos, porcas e leitões

Ano

2019-08-10T04:06:21Z

Creators

José Lucio dos Santos

O Ensino-Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) no Espaço Dentro-Fora da Lei de uma Unidade Socioeducativa para Adolescentes infratores

Esta pesquisa investiga o modo como os sentidos são arrolados no ensino e na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) em uma Unidade Socioeducativa para menores em conflito com a LEI da cidade de Belo Horizonte, MG. Após cometer uma infração grave ou gravíssima, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o adolescente seja submetido às medidas socioeducativas que podem incluir a internação do menor. Durante o tempo de internação, os alunos devem ter acesso à mesma grade curricular das escolas regulares do estado de Minas Gerais. Deste modo, os adolescentes internos têm acesso a aulas de ILE, juntamente com as aulas de outras disciplinas curriculares do ensino fundamental e do médio. Descrevemos e analisamos quais e como são as ações dentro do (não) ensino e da (não) aprendizagem do ILE nesse espaço. O estudo explora a noção de memória relacionada à noção de espaço como ponto central para compreender como ILE é nomeado nesse contexto. A investigação objetiva, portanto, compreender como são estabelecidos e negociados, entre a professora e os alunos, o espaço institucional ou físico e o espaço discursivo na constituição do ensino e da aprendizagem do ILE. Dentre as gravações feitas em áudio na sala de aulas de inglês, analisamos uma aula apresentando uma detalhada descrição do modo como os participantes tomam a palavra, constituindo sua posição discursiva e revelando os diversos entrelaçamentos das relações. A partir da gravação em áudio e da transcrição da aula, foi estabelecido um minucioso mapa estrutural das tomadas de posição dos envolvidos. Os temas emergentes na análise da aula são confrontados com os diários e com as entrevistas coletados para a pesquisa. Utilizamos teorias do discurso como metodologia de análise, sendo que a formação do corpus e o tratamento dos fatos linguísticos estão ancorados nos princípios etnográficos de pesquisa. Mais especificamente, o estudo se constitui como uma perspectiva discursiva comprometida com a noção de subjetividade psicanalítica. A análise aponta a constituição de um espaço confuso advindo do entrelaçamento entre os significantes educacional e prisional, mas, também, do modo com que os participantes assumem ou não suas posições enunciativas nesse espaço discursivo. Além disso, constatamos que o espaço confuso é também delimitado por meio do efeito de suspensão, a partir do qual o momento presente do ensino e da aprendizagem do ILE mostra-se suspenso ou até mesmo estagnado através da incansável repetição de um dado conteúdo linguístico. O efeito de suspensão se dá também por meio de retomadas de discursos sobre o que acontece(u) aos alunos em outro lugar, em outro tempo jogado em cena pelo trabalho da memória que aí circula.

Ano

2019-08-12T20:01:57Z

Creators

Valdeni da Silva Reis

Menos é mais?: uma análise da relação entre os gastos do domicílio e o número de filhos residentes

O objetivo deste estudo é testar a associação entre o número de filhos de uma família e a o volume de gastos por filho no domicílio. Apesar de estar baseado na teoria do trade-off entre a qualidade e a quantidade de filhos, proposta inicialmente por Becker, este trabalho inova ao utilizar dados de gastos como indicador do investimento no filho. A associação é testada para os gastos totais do domicílio por filho, os gastos com educação por filho, os gastos com cultura e lazer por filho e os gastos com assistência à saúde por filho, utilizando dados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) de 2002-2003 e os modelos de regressão múltipla e o modelo Tobit. Os resultados apontam para uma diminuição do volume gasto com cada filho residente no domicílio com o aumento do número de filhos. A queda é mais expressiva para os gastos com educação por filho, sugerindo que o aumento do número de filhos está relacionado a uma nova distribuição de recursos do domicílio que prioriza os gastos essenciais, em detrimento de gastos com investimentos no filho, como gastos em educação.

Ano

2019-08-12T19:40:07Z

Creators

Elaine Soares Rodrigues