Repositório RCAAP

Uma metodologia empírica para a identificação e descrição de ilocuções e a sua aplicação para o estudo da Ordem em PB e italiano

Esse trabalho apresenta uma nova proposta de metodologia empírica para o estudo de ilocuções e a aplica para uma investigação da ilocução de Ordem em quatro de suas possíveis atitudes (atitude de Referência, Cortesia, Instrução e Urgência) em Português Brasileiro (PB) e em Italiano. A base teórica desse trabalho é a Language into Act Theory (L-AcT) (CRESTI, 2000; RASO, 2012; MONEGLIA; RASO, 2014), que define o enunciado como a menor sequência linguística dotada de interpretabilidade pragmática e prosódica, identificável por meio de quebras prosódicas terminais. A ilocução seria a ação verbal realiza pelo falante sobre o seu interlocutor por meio de um enunciado. Para que um enunciado realize uma ilocução, deve apresentar um conjunto de propriedades prosódicas associadas a ela, chamado forma prosódica ilocucionária. A atitude é definida como a maneira pela qual a ilocução é realizada (irritada, cortês, sedutora, autoritária), expressa prosodicamente em toda a unidade tonal. A metodologia aqui apresentada consiste de uma fase empírica e uma fase experimental: (a) identificação de ilocuções em corpus, por meio de uma análise pragmática dos enunciados; (b) eliciação, em contexto controlado, de enunciados pragmaticamente compatíveis com os encontrados em corpus e descrição da forma prosódica ilocucionária. Por meio da análise de dados do C-ORAL-BRASIL corpus de fala espontânea do Português Brasileiro (RASO; MELLO, 2012) e de enunciados eliciados em contexto artificial, observou-se que a ilocução de Ordem é realizada, em PB, por enunciados cujo núcleo apresenta dois movimentos de f0. O primeiro é um movimento nivelado ou ascendente com pico alinhado à primeira postônica do enunciado. O segundo é sempre um movimento descendente. O 1º pico de f0 apresenta uma variação entre 85% e 95% a depender da atitude e do tamanho de conteúdo locutivo com que é realizada. O ataque e o valor mínimo de f0 apresentam uma variação expressivamente menor (33-45% para o ataque e 17-29% para o valor mínimo), sugerindo que a excursão de f0 na ilocução de Ordem seja regulada pela altura do 1º pico. Além disso, foi notado que a primeira vogal tônica do núcleo deve apresentar uma duração compatível à da última, a qual deve ser realizada em um movimento descendente. A análise de enunciados em Italiano eliciados em contexto artificial mostrou que as principais propriedades observadas para a ilocução de Ordem e suas atitudes em PB se confirmam em Italiano. Além disso, durante o exame do C-ORAL-BRASIL, foram encontradas uma série de ilocuções ainda não presentes no repertório LABLITA (MONEGLIA, 2011). São elas: Oferta, Pergunta de Confirmação, Permissão para Falar, Pedido de Repetição Total, Manifestação de Atenção Continuada e Pedido de Concordância. Por fim, esse trabalho ressalta a importância de uma perspectiva pragmática de base empírica para o estudo dos atos de fala, aponta a necessidade do refinamento dos parâmetros pragmático-cognitivos usados na definição das ilocuções e explora a interação prosódica entre as categorias de ilocução e atitude na construção do enunciado, aprofundando o conceito de forma prosódica ilocucionária.

Ano

2019-08-10T16:05:57Z

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Bruno Neves Rati de Melo Rocha

Torneamento do ferro fundido cinzento com ferramentas de corte texturizadas

Em todo o mundo é comum o uso da operação de torneamento na indústria manufatureira, por isso, diversos estudos são realizados para melhorias neste processo. Atualmente, existe um grande foco em ferramentas com superfícies texturizadas artificialmente para aumentar seu desempenho em diversos processos da usinagem. O presente trabalho investiga o processo de torneamento de um ferro fundido cinzento com pastilhas de metal duro que foram submetidas à texturização a laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) na aresta de corte chanfrada, sendo produzidas três variações de texturas (cavidades semiesféricas). Também foi utilizado um grupo de pastilhas chanfradas sem texturização para comparação com as pastilhas modificadas. Os experimentos foram divididos em dois grupos: torneamento a seco e torneamento com a utilização do sistema de mínima quantidade de fluido de corte (MQF). Este trabalho avaliou a variação da textura da ferramenta sobre: a força de usinagem, a rugosidade da peça torneada, o cavaco produzido e o desgaste de flanco dos insertos. Os resultados obtidos indicaram que no corte a seco o uso de texturas não é vantajoso para a redução da força de usinagem e da rugosidade. As texturas só são interessantes com o uso do sistema de MQF, mas apenas para alguns valores de velocidade de corte, avanço e profundidade de usinagem. Além disso, o uso da mínima quantidade de fluido de corte propicia um aumento considerável da vida de todas as ferramentas testadas, principalmente, para as de texturas com maior número de cavidades. Mas esta redução do desgaste não está vinculada a uma redução da força de usinagem ou da rugosidade da peça.

Ano

2019-08-11T11:26:35Z

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Carlos Artur Alevato Leal

Utilização de atividades experimentais investigativas com abordagem interdisciplinar para favorecer a apropriação dos conteúdos químicos pelos estudantes do Ensino Médio

As atividades investigativas experimentais tem o potencial para promoverem a aprendizagem participativa, favorecendo que os estudantes sejam protagonistas em todas as ações desenvolvidas. Para isso, é importante que elas apresentem uma problematização que instigue o estudante a buscar soluções para determinada situação problema. Nesse contexto, é importante que o professor exerça o papel de mediador no processo de construção do conhecimento, incentivando e provocando a autonomia do estudante, de modo a aumentar sua capacidade para a tomada de decisões. Durante as atividades investigativas, os estudantes são estimulados a levantarem hipóteses, sintetizar e expor suas opiniões, desenvolvendo a argumentação e o raciocínio. Diante do exposto, buscou-se desenvolver um projeto utilizando recursos didáticos vinculados às práticas cotidianas de quatorze estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública localizada na comunidade de Ponte dos Ciganos, município de Coração de Jesus (MG). Assim, investigou-se como tal comunidade descarta o óleo doméstico usado na cozinha e, ao mesmo tempo, buscou construir possíveis sugestões para orientar sobre o descarte correto deste óleo. A pesquisa procurou estabelecer, a partir de uma atividade investigativa experimental, relações entre o cotidiano dos estudantes e alguns conteúdos químicos, tais como: reações químicas (principalmente reações de saponificação), funções orgânicas, sistemas homogêneos e heterogêneos, medidas de pH, acidez e alcalinidade. Além da utilização de materiais didáticos pertinentes ao tema, foram realizadas com os estudantes pesquisas e debates em sala de aula. Orientados e motivados com a proposta, os mesmos realizaram entrevistas na comunidade local sobre as formas usadas para o descarte do óleo. Durante as entrevistas foram recolhidos aproximadamente 20 litros de óleo doméstico, volume destinado à produção, pelos estudantes, do chamado sabão ecológico. O trabalho realizado potencializou o protagonismo social entre os estudantes e a comunidade, a qual pôde se apropriar dos resultados da pesquisa e aproximar-se mais da Escola, participando do processo de construção social do conhecimento. O reaproveitamento do óleo doméstico para produção de sabão líquido pode configurar-se como fonte de renda alternativa para a comunidade, reduzindo a poluição ambiental causada pelo seu descarte inadequado e incentivando a adoção de práticas sustentáveis nesta e em outras comunidades carentes. Por meio dos relatos verbais e escritos dos estudantes, foi possível concluir que a atividade investigativa experimental pode ser uma alternativa interessante para despertar a curiosidade e o interesse em aprender alguns conteúdos da Química, favorecendo o processo de apropriação dos mesmos. Além disso, tem o potencial para auxiliar tanto na redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo doméstico, como na conscientização da comunidade a respeito das questões ambientais.

Ano

2019-08-10T07:52:39Z

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Jackelany de Souza França Durães

Candidatos no twitter: um olhar sobre a performance e as interações de Dilma e Serra durante a campanha eleitoral de 2010

Este trabalho investiga a presença e a performance de Dilma Rousseff e José Serra, candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro de 2010, em perfis da rede de microblogs Twitter. Parte-se de uma discussão sobre as interseções entre comunicação e política e a formação da imagem pública política em um contexto de midiatização crescente, para focar a situação de comunicação que se institui entrecandidatos e eleitores e candidatos e sociedade na rede social telemática escolhida. Com a apropriação dos conceitos de performance (social e linguística) e ethos discursivo, investiga-se como os candidatos se constituem, se apresentam e interagem com outrossujeitos, contemplando-se as posições que assumem e as trocas que estabelecem como uma prática social, constituída através da linguagem, e capaz de dizer sobre eles e sobre a disputa simbólica (e política) travada. Como resultado da investigação, são apontadostemas, valores e princípios postos em jogo nessa dinâmica de apresentação frente ao outro, e o modo como a troca comunicativa e a incidência de quadros de sentido contribuem para o posicionamento dos candidatos, apontando fissuras, mudanças ou reforços nos papéis assumidos.

Ano

2019-08-13T22:18:40Z

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Danny Marchesi de Almeida

A produção do imaginário de eficiência escolar das aulas de instrução elementar de mestres particulares em Minas Gerais, século XIX (1835-1889)

O objetivo desta dissertação é investigar o processo de institucionalização da instrução elementar em Minas Gerais, no período de 1835 a 1889, apresentando as especificidades da organização e do funcionamento das aulas particulares em relação às aulas públicas. No Brasil, o século XIX foi marcado pelo ideário de construção de uma nação, com o fortalecimento do Estado Nacional. Uma das ações que foram feitas no sentido dessa construção foi a implementação e difusão da instrução elementar, ou seja, do saber ler, escrever e contar. Desde a Constituição de 1824, a instrução primária foi instituída gratuita para todos os cidadãos. O Ato Adicional de 1834 regulamentou a obrigatoriedade desse ensino e a descentralização das normatizações que organizam a instrução, ficando a cargo de cada província elaborar e reger esse processo de estruturação legislativa educacional. As políticas educacionais elaboradas pelas elites no Brasil contemplavam o acesso à instrução elementar para todas as classes como maneira de formar e civilizar o povo. A instrução foi tida como uma forma estratégica de manutenção da ordem. Nesta dissertação, analisamos as legislações educacionais mineiras, demonstrando as normatizações despendidas aos mestres particulares e aos públicos. Apresentamos as políticas liberais que favoreceram a existência das aulas elementares de mestres particulares, além de discutirmos as redes clientelistas que se formaram entre mestres e gestores e que também corroboraram o funcionamento dessas aulas. Analisamos como se deu a organização do trabalho docente, a inspeção e o controle exercidos pelo Estado e pelos pais nas aulas elementares particulares, e a forma de subvenção estatal, estabelecendo comparações com o salário dos mestres público, particulares e funcionários ligados à instrução, além da análise de documentos produzidos por gestores e que indicam uma maior qualificação dos mestres e das aulas elementares particulares em detrimento ao ensino público. Discutimos os fatores que, ao longo do período oitocentista na província mineira, contribuíram para a construção de pensamentos coletivos que desvalorizavam os mestres e as aulas públicas e valorizavam os mestres e as aulas particulares, estes como componentes de um imaginário de eficiência escolar das aulas elementares de professores particulares. As discussões propostas serão abordadas a partir do cruzamento e diálogo das fontes documentais, tais como relatórios de presidentes de província, a legislação educacional da província mineira, relatórios dos ministros do império, a Revista Escolar, a Revista do Ensino e ofícios diversos encontrados no Arquivo Público Mineiro, juntamente com bibliografias que discutem as temáticas.

Ano

2019-08-14T15:39:44Z

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Flávia Gontijo de Sousa

Trincas nas edificações: uma revisão prática baseada no processo de causa x efeito

As trincas são uma alerta da edificação onde é possível detectar que alguma deformidade está acontecendo fora do desempenho esperado pela peça, devido à fatores internos ou externos que precisam ser interpretados. Diante deste sinal, esta deve ser analisada para identificar qual é a causa do seu problema para que possa sercorretamente reparado. Muitas obras públicas sofrem com a deterioração causada pelo intemperismo, por agentes externos, internos, variação de temperatura, dilatações, variações higroscópicas, recalques, movimentações, sobrecargas, ataques de agentes agressivos, dentre outros fatores. Como o governo conseguiria identificar as obras que deveriam ser prioridades mediante a gravidade da situação em que se encontram? Este trabalho tem como objetivo apresentar os diversos tipos de trincas e fissuras, analisar o que causou cada uma e esclarecer os distintos métodos de recuperação encontrados no mercado. Através deste diagnóstico, iremos realizar uma análise crítica mercadológica e estabelecer critérios para realizar uma identificação de casos dos mais severos aos mais amenos, e com isso obter uma lista de prioridades para a recuperação das peças deterioradas.

Ano

2019-08-11T23:35:46Z

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Thabita Perreli Lança

Trauma perineal: influência do parto na água e posição adotada pela mulher

Introdução: O risco de ocorrência de trauma perineal durante o parto vaginal é multifatorial. A posição verticalizada e a imersão na água quente para o nascimento do bebê tem despertado interesse nas gestantes para alívio da dor e, também, na redução desse tipo de trauma. Entretanto, este ainda é uma assunto escasso na literatura. Objetivos: Comparar os partos fora da água com os realizados na água e as posições adotadas durante o trabalho de parto em relação ao grau de laceração perineal espontânea. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional documental, no qual participaram parturientes que evoluíram para parto normal, no período de 01 de janeiro de 2012 a 13 de junho de 2012, no Hospital Sofia Feldman e todas as parturientes do Centro de Parto Normal Dr. David Capistrano do ano de 2012, totalizando 2280 parturientes. Foram incluídas as gestações únicas, a termo, com apresentação cefálica e feto vivo. Foram excluídas as de parto vaginal assistido e as que tiveram episiotomia. As parturientes foram alocadas em dois grupos: parto na água e parto fora da água. Analisou-se o desfecho dos partos em relação à ocorrência de laceração perineal, além da idade, paridade, posição da mulher no momento do parto e peso do recém-nascido. Resultados: Do total da amostra analisada, 1508 (66,1%) apresentaram laceração, sendo que 1100 mulheres apresentaram laceração de primeiro grau (48,2%), 379 de segundo grau (16,6%), 27 de terceiro grau (1,2) e 2 (0,1%) de quarto grau. As mulheres cujo parto foi realizado na água apresentaram menor chance (risco se reduziu em 33%) de laceração que aquelas de parto fora da água (IC95%: 51% a 90%). A posição do parto também apresentou influência significativa no grau de laceração, sendo que a posição de cócoras apresentou maior chance de aumento no grau de laceração se comparados as parturientes cujo parto foi dorsal (IC95%: 3% a 79%). Conclusão: O parto realizado na água foi considerado um fator de proteção para laceração perineal juntamente com a presença de parto vaginal anterior. Já a posição de cócoras e o peso do recém-nascido foram fatores de risco.

Ano

2019-08-12T20:13:33Z

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Raquel Rabelo de Sá Lopes

WebQuest Health Matters: a Checklist for International Travelers

Segundo Dias (2010), a Internet não é apenas uma ferramenta de busca de informações. Para a autora, ela transformou-se, na atualidade, em um espaço privilegiado para discussões, troca de experiências e co-construção de conhecimentos, em que são oferecidas inúmeras possibilidades de aprendizagem colaborativa online no âmbito de aprender a ler e a escrever em L2

Ano

2019-08-10T15:58:47Z

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Sérgio Belo Coutinho

MOE, TAS e COM: delineamento e avaliação de objetos de aprendizagem em anatomia para o movimento

Este trabalho busca refletir sobre o desenvolvimento de metodologias de ensinoaprendizagem no âmbito da atuação docente em Artes/Dança. Para isso, propõe-se três objetos de aprendizagem destinados à disciplina Anatomia para o Movimento do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). O material didático é composto pelo jogo digital Monte o Esqueleto (MOE) e os players de vídeo Tipos de Articulações Sinoviais (TAS) e Coordenação Motora (COM). Dessa forma, a pesquisa se destacou por duas fases distintas. Na primeira, necessitou-sedelinear (e produzir) estes objetos de aprendizagem obtendo como principal referência os constructos teóricos sobre analogias e metáforas de George Lakoff e Mark Johnson (2002), bem como alguns conceitos de Anatomia Humana abordados na disciplina sobre a perspectivada Educação Somática. A próxima fase se constituiu pelo processo de avaliação desses materiais dada em uma primeira instância sobre a identificação das metáforas conceituais nos objetos produzidos, a fim de verificar se os conceitos pretendidos foram devidamente representados. E a segunda avaliação refere-se aos dados coletados em sala de aula, que buscam constatar as possíveis contribuições ou limitações dos objetos de aprendizagem produzidos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Esta última contou com aaplicação de uma entrevista semiestruturada com a professora da disciplina e de um questionário e grupo focal com os alunos, com o propósito de averiguar os impactos nesse processo em uma perspectiva tanto grupal quanto mais individualizada. Os dados foramanalisados a partir do conceito de embodiment (GIBBS, 2005) a fim de se compreender o conteúdos dos objetos de aprendizagem propostos. Nesse sentido, este estudo intenta ampliar concepções contemporâneas acerca das possibilidades de recursos e práticas didáticas na formação docente em Dança no ensino superior.

Ano

2019-08-11T20:07:26Z

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Siane Paula de Araujo

Análise da relação entre perfil psicológico e performance de day traders no mercado futuro da B3

Nem sempre a tomada de decisão acontece baseada na racionalidade. Uma série de alterações comportamentais/emocionais pode ser responsável por alterar o desempenho de um agente do mercado financeiro. Dessa forma, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar o perfil dos day traders que operam no mercado futuro da B3, com vistas a avaliar a relação entre fatores e traços da personalidade na performance desses operadores, bem como identificar a existência do efeito disposição e sua relação com os resultados financeiros, por meio de dados oriundos da negociação de contratos futuros em frequência diária. Os fatores são Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade e para cada um deles têmse seis traços. Tratouse de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do Inventário de Personalidade NEO PIR e do relatório de performance de 53 day traders. A análise de resultados deuse por meio de estatística descritiva sobre as condições sociodemográficas dos amostrados, de testes de pseudomedianas, da verificação da existência do efeito disposição, da análise fatorial para a compreensão de quais traços da personalidade são mais relevantes a cada um dos cinco fatores e da regressão logística, por meio da qual verificouse a relação entre os domínios da personalidade, advindos da Teoria Big Five, e sua relação com a performance dos day traders atuantes na B3. Os principais resultados foram: day traders com Neuroticismo muito alto obtiveram, em média, prejuízo líquido de R$6.533,17(ao final dos três meses), enquanto os classificados com Neuroticismo muito baixo obtiveram lucro líquido, em média, de R$21.856,90 (ao final dos três meses). Acerca do domínio Extroversão, aqueles que foram classificados na faixa muito alto foram, em média, lucrativos em R$ 18.064,60, enquanto aqueles na faixa muito baixo obtiveram, em média, um prejuízo de R$12.770,46. Por meio de teste de diferenças de médias, identificouse que os domínios Neuroticismo e Extroversão apresentam diferença estatisticamente significativa em relação às classificações de performance satisfatória e insatisfatória. Com relação à percepção da personalidade, os traços mais importantes foram depressão, gregarismo, estética, complacência e competência. Na identificação de aspectos emocionais e/ou comportamentais que afetam a probabilidade de os day traders atingirem uma performance lucrativa, o fator Conscienciosidade foi estatisticamente relevante. Sobre o efeito disposição, podese concluir a sua prevalência entre os day traders que obtiveram desempenho insatisfatório, entre mulheres e entre operadores com idade mais avançada. Esses day traders tiveram prejuízo (resultado financeiro líquido) ao final dos três meses de operações diárias. Tal resultado pode ser explicado pela demora em sair de operações perdedoras em detrimento da pouca permanência em operações ganhadoras. Ou seja, em situação de perda iminente, esses day traders assumiram mais risco que nas operações de ganho iminente. Além disso, pessoas com Conscienciosidade alta e muito alta não costumam sofrer com o efeito disposição.

Ano

2021-07-02T21:56:26Z

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Paulo Celso Pires Sant'Ana

Avaliação da sincronia rítmica em crianças com transtorno do espectro do autismo em atendimento musicoterapêutico

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento de início precoce e curso crônico, não degenerativo, com impacto heterogêneo em várias áreas do desenvolvimento, em especial na interação social, na comunicação verbal e não-verbal e no comportamento, com a presença de padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses. Nas últimas décadas, estudos em Neurociências têm buscado compreender e descrever como ocorre o processamento da música no sistema nervoso em pessoas com ou sem TEA. A Musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover a saúde utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem através delas como forças dinâmicas de mudança, sendo o atendimento musicoterapêutico a pessoas com TEA bastante difundido no Brasil e em vários outros países. Pesquisas em Musicoterapia tem comprovado a eficácia de alguns modelos clínicos de tratamento baseados em evidências, principalmente em relação a habilidades de interação social e comunicação. No entanto, há uma carência na literatura específica da área de avaliações quantitativas do desenvolvimento do processo terapêutico. Esta Tese de Doutoramento no Programa de Neurociências da UFMG está inserida num projeto de pesquisa mais amplo intitulado Sincronia Rítmica e Interação Social no Autismo, registrado na Plataforma Brasil sob o número CAAE 17568513.0.0000.5149, que tem por objetivo desenvolvimento de modelos sistematizados de mensurar a evolução clínica de crianças com TEA ao longo de atendimentos musicoterapêuticos. O objetivo desta Tese foi o desenvolvimento do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia (PSinc) e a realização de estudos inicias de confiabilidade, de validade estrutural e de aplicabilidade ao contexto clínico. Foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo consiste em uma revisão de literatura na qual pesquisas sobre autismo, num enfoque das neurociências e, em particular, das neurociências da música, servem como fundamento para um novo pensar sobre a prática musicoterapêutica com pessoas com TEA. O segundo estudo aborda a confiabilidade do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia por meio de uma avaliação de vinte trechos de vídeo aleatoriamente selecionados de atendimentos clínicos musicoterapêuticos com crianças com autismo por seis juízes (duas professoras de educação inclusiva e quatro musicoterapeutas). Verificou-se a consistência interna do Protocolo, com 56% das correlações dos itens do PSinc apresentando valores iguais ou superiores a 0,71 e Alfa de Cronbach=0,85. Na análise inter-examinadores, todas as correlações policóricas encontradas são de potência alta (acima de 0,71). As correlações dos escores atribuídos pelo pesquisador e por cada um dos juízes foram iguais ou superiores a 0,7 em aproximadamente 63% dos casos. O nível de concordância W de Kendall inter-examinadores foi de 0,66, sugerindo a necessidade de um treinamento específico para utilização do PSinc. No terceiro estudo foram avaliadas 758 sequências de um caso clínico musicoterapêutico por meio da análise fatorial confirmatória dinâmica (AFCD) com o objetivo de verificar a validade estrutural do PSinc. O modelo fatorial único com a presença de uma defasagem mostrou bom ajuste aos dados (X2[177]=719, 12 com p<0,001; CFI=0,985; e, RMSEA=0,064 com intervalo de confiança de 90% entre 0,059 e 0,068 e p<0,01), indicando que o protocolo apresentou validade estrutural para mensurar a habilidade da paciente em sincronizar e manter-se sincronizada. O quarto e último estudo abordou a aplicação do PSinc a oito sessões de um caso clínico de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo atendida em um processo clínico musicoterapêutico a fim de averiguar se houve o desenvolvimento da habilidade de sincronizar ritmicamente. A análise da aplicação do protocolo apresentou consistência interna dos dados com Alfa de Cronbach=0,84, IC(95%)=0,82-0,87 e desvio padrão= 0,31. A série temporal para a habilidade de sincronizar ritmicamente apresentou ajuste a um modelo estacionário (X2=67,887, GL=64 e pequenas autocorrelações de resíduos) sugerindo que não ocorreu desenvolvimento desta habilidade no período de atendimento avaliado. O Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia mostrou-se um instrumento de avaliação com nível de confiabilidade satisfatório, consistente validade estrutural e útil para acompanhamento da evolução clínica de crianças com TEA em atendimento musicoterapêutico, embora ainda sejam necessários mais estudos de validade concorrente, de construto e preditiva e que mais esforços sejam empreendidos para aumentar a confiabilidade da utilização do protocolo.

Ano

2019-08-13T08:38:23Z

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Renato Tocantins Sampaio

Síntese, avaliação farmacológica e estudos computacionais de dímeros de tacrina 

Este trabalho apresenta os resultados de síntese, determinação de constante inibitória, valores de CI50, mecanismo cinético e docking molecular de quinze novos dímeros de tacrina em relação à colinesterases; e os resultados de avaliação de atividade antiproliferativa das novas moléculas para dez linhagens celulares representativas bem como de docking molecular em relação a possíveis alvos biomoleculares. Os dímeros de tacrina foram obtidos com bons rendimentos (78% em média), sendo o menor rendimento (43%) para o composto 24 (espaçador naftalênico) e o maior rendimento (98%) para o composto 21 (espaçador benzidínico). Os bons rendimentos podem ser entendidos em termos da ativação da reação de substituição nucleofílica aromática pelo nitrogênio piridínico. Além disso, a disponibilidade de par eletrônico não ligante da amina espaçadora associado ao quesito de orientação molecular adequada no momento de reação parecem importantes para o rendimento das reações, onde efeitos de impedimento estérico e de restrição conformacional parecem determinar a ocorrência do processo. Por outro lado a cristalização é uma técnica mais efetiva na obtenção de maiores rendimentos de reação. Nos testes enzimáticos, os dímeros obtidos mostraram-se como inibidores colinesterásicos na ordem de nanomolar. O inibidor de AChE mais potente foi o composto 15 (Ki EeAChE = 0,61 nM) enquanto para BChE foi o composto 16 (Ki hBChE = 3,14 nM). Dentro os dímeros com espaçadores aromáticos, a maior potência inibitória foi alcançada pelo composto 21 (Ki hAChE = 2,67 nM), sendo este composto aquele com melhor perfil de seletividade para hAChE (44 vezes mais seletivo). Em oposição, o melhor perfil de seletividade para hBChE foi alcançado pelo dímero 25 com espaçador naftalênico (38 vezes mais seletivo). Assim, espaçadores aromáticos constituem estratégia útil para se estabelecer interações interaromáticas com a região de meia fenda da enzima, possibilitando modular a seletividade dos ligantes. Além disso, como no caso do composto 16, a ampliação da região hidrofóbica dos dímeros de tacrina pode ampliar sua capacidade inibitória. Como a tacrina, observou-se que seus dímeros são inibidores mistos, sendo que os dados de potência relativa obtidos pela avaliação da atividade inibitória frente às colinesterases não-humanas podem ser estendidos à potência esperada às colinesterases humanas. Por último, como se observou para o composto 15, os parâmetros de comprimento ideal (10Å) e flexibilidade estrutural dos espaçadores são indispensáveis para a efetividade de inibidores duais de colinesterases. A avaliação de atividade antitumorigênica mostrou que os dímeros de tacrina apresentam CI50 médio da ordem de micromolar, sendo mais potente o composto 16 em relação à linhagem SKMEL5 (CI50 < 7,5 nM), além de ser este composto o mais potente para as linhagens IMR32, SKOV3, SKMEL2, BT549 e U87MG. Dentre os compostos com espaçadores aromáticos, o composto 26 é o de mais amplo espectro, sendo mais potente que o composto 16 para as linhagens C6, TOV21G e COLO205. A tacrina mostrou-se inativa para todas as linhagens avaliadas. Os dímeros de tacrina apresentaram-se com significativo perfil de seletividade para algumas linhagens, sendo o composto 16 mais seletivo para SKMEL5 em pelo menos uma ordem de grandeza. Por outro lado os dímeros de tacrina podem combinar citotoxicidade com manipulação seletiva do sistema colinérgico. Além disso, os derivados de tacrina podem apresentar significativa capacidade de interação com vários alvos de DNA, além da tubulina e do transportador multidrogas, sendo que, embora essa capacidade de interação não apresente correlações simples com as atividades in vivo, há possibilidades de se estabelecer relações estrutura-atividade. Neste contexto, observa-se que a natureza (alquílica versus aromática) e o comprimento do espaçador bem como a dimensão do anel alicíclico (5, 6 ou 7 carbonos) da componente hidroacridina dos dímeros parecem estar entre os elementos que modulam a citotoxicidade dessa classe de moléculas. Isso pode ser inferido a partir da análise das variações observadas nas atividades citotóxicas dos dímeros, suas energias de interação e conformações de associação com possíveis biomoléculas.

Ano

2019-08-13T18:46:07Z

Creators

Roney Anderson Nascimento de Aquino

A importância da participação da família na vida escolar dos filhos

O presente trabalho visa refletir sobre a importância da participação da família nas atividades da escola, tendo em vista que os alunos tem mais chance de avançar e ter sucesso na aprendizagem quando apoiados pela família. Essa participação se dá através do acompanhamento diário da vida escolar dos filhos, das reuniões ou nos conselhos escolares promovidos pela escola. Através de análise bibliográfica ficou evidente que o dever de educar é atribuição da família e do estado, ambos trabalhando de forma conjunta buscando alcançar as metas com o objetivo de formar cidadãos autênticos e preparados para exercerem cidadania e conviver em sociedade.

Ano

2019-08-13T11:31:43Z

Creators

Vania Gonçalves dos Reis

Motivação pessoal em equipes de trabaho: uma proposta de diagnóstico a partir do "motivograma" de Maslow

Este trabalho tem como foco o comportamento organizacional na área de motivação pessoal. O tema é de grande relevância, haja vista estar diretamente relacionado a resultados de produtividade, eficiência e eficácia, bem como implicações como rotatividade, absenteísmo e o clima da organização. A preocupação em relação ao estudo da matéria tende a crescer em função da evolução das profissões, dos postos de trabalho e das tecnologias, áreas em que a utilização do ser humano em atividades físicas é substituída por máquinas e as atividades humanas são voltadas para o desenvolvimento e aplicação do conhecimento. Neste trabalho serão apresentadas as relações entre o trabalho e a motivação, os aspectos influenciadores de motivação, as teorias de motivação clássicas e apresentação de instrumentos de avaliação do grau da melhor técnica de motivação das pessoas no trabalho, partindo do modelo original de Maslow (1954).

Ano

2019-08-10T01:51:15Z

Creators

Lucas Daniel Soares de Araujo

Coordenação federativa e a armadilha da decisão conjunta: as comissões de articulação intergovernamental das políticas sociais no Brasil

Órgãos colegiados, formados por representantes dos governos municipais, estaduais e federal, foram organizados para discussão de ações governamentais em algumas políticas públicas brasileiras no pós-88. Todavia, conforme aponta a literatura em ciência política, sistemas de decisão conjunta entre distintos níveis de governo podempropiciar riscos de paralisia decisória ou resultados subótimos. Este trabalho pretendeu investigar se as comissões intergestores de políticas sociais (saúde, assistência social e educação) apresentam resultados positivos quanto à produção normativa para coordenação entre os entes federados, apesar de serem espaços consensuais de decisão política com representação direta das unidades subnacionais. À luz das evidências empíricas disponíveis, as comissões estudadas promoveram um elevado número de deliberações relevantes, com exceção da educação, cujo desenho institucional é bastante restritivo. Ao final, algumas hipóteses tentam explicar esses resultados, abrangendo desde a existência de identidades setoriais comuns, passando pelo poder de agenda e controle de recursos estratégicos pelo Executivo Federal até a dinâmica do processo de pactuação em si e seu desenho institucional.

Ano

2019-08-13T22:25:42Z

Creators

Pedro Lucas de Moura Palotti

Uma abordagem funcionalista das relações retóricas em anúncios publicitários

Este trabalho investiga, no português em uso, as relações retóricas materializadas no gênero anúncio publicitário da mídia impressa, em diferentes suportes. Procede-se, inicialmente, a uma breve revisão do tratamento dado à articulação de orações pela gramática tradicional, bem como pela Gramática Sistêmico-Funcional, nos termos de Halliday (2004 [1985]). Ancorada na premissa funcionalista de que as formas linguísticas não são arbitrárias no que concerne ao seu significado e à sua função, e com uma abordagem qualitativo-interpretativa, a análise empreendida neste estudo apoia-se, fundamentalmente, nos construtos teóricos funcionalistas da Costa-Oeste dos Estados Unidos, em especial na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory RST ), tal como postulada por Mann e Thompson (1983), Matthiessen e Thompson (1988), Mann (2005), entre outros. A hipótese que norteia o trabalho é a de que o tipo de relações retóricas, ou relações de coerência, ou proposições relacionais que emergem entre as porções textuais, configuradas como orações ou não, decorre do gênero textual e do tipo de suporte midiático que o veicula. Tendo como escopo tanto a macro- como a microestrutura, a análise aponta para uma diversidade de relações retóricas que se configuram como estratégias de argumentação e persuasão nesse gênero. Considerando somente os elementos verbais na materialidade do texto, analisa-se a organização retórica de textos de um corpus de dados escritos, constituído de trinta anúncios publicitários, nos quais são identificadas e descritas as relações implícitas e explícitas que emergem entre suas partes. Os resultados revelam uma maior ocorrência de relações retóricas, do tipo núcleo-satélite, de ELABORAÇÃO, PREPARAÇÃO e CONDIÇÃO, permitindo comprovar a hipótese da interferência do gênero na organização retórica do anúncio publicitário. Quanto aos suportes, os resultados indicam, também, uma materialização diversificada e diferenciada de relações retóricas, assim como o emprego multivariado de estratégias de persuasão. Entre essas, merecem destaque o uso de formas verbais no imperativo, presente e pretérito perfeito, bem como de formas verbais perifrásticas, uso recorrente do dêitico você e de orações marcadas pelo conectivo e.

Ano

2019-08-13T18:37:08Z

Creators

Arlete Ribeiro Nepomuceno

Estimativa de perda na produção de leite pela mamite subclínica bovina através do "California Mastitis Test" e contagem global de células somáticas aliados à bacterioscopia

Este trabalho teve o objetivo de avaliar as perdas de produção de leite, provocadas pela mamite subclínica (MSC) através do escore linear de KIRK (1984), bem como a sensibilidade da contagem global direta de células somáticas (CGCS) no leite, como método indireto de diagnóstico da MSC em bovinos. Foram trabalhados quatro rebanhos de Propriedade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAHIG. Pertenciam às raças e foram caracterizadas de respectivamente, Holandesa preto e branco pura de cruzamento HPB-PC e Mestiço Girolando (R1), Mestiço Girolando (R2), Holandesa preto e branco pura de origem HPB-PO (R3) e Mestiço Girolando (R4). Estavam lotados no Centro Regional de Pesquisa Centro Oeste- CRCO (R1 e R2) e na Fazenda Experimental de Pitangui- FEPI (R3 e R4), situados nos municípios de Prudente de Morais e Pitangui-MG, respectivamente. De 112 vacas em lactação foram testadas 425 amostras de tetas pelo "California Mastitis Test" (CMT), que forneceram 96 amostras de tetas pareadas na coleta inicial e 150 nas demais colheitas, que totalizaram 12, ou seja, de três colheitas em cada um dos quatro rebanhos trabalhados. Nas tetas pareadas ao CMT uma não reagia e a paralela era positiva em qualquer grau de uma, duas e três cruzes ao teste. A coleta inicial forneceu a prevalência da MSC nos rebanhos trabalhados que foi de 43,21%, 32,69%, 57,14% e 33,33% no R1, R2, R3 e R4, respectivamente. A produção foi avaliada após a pesagem por tetas amostrais pareadas e as amostras de leite submetidas aos testes de contagem global direta de células somáticas (CGCS x 10³) células/ml de leite e bacterioscopia. As médias da CGCS da coleta inicial foram de 135,25, 755,25, 1.473,25 e 3.640 x 10³ células/ml de leite para as reações de negativo +, ++ e +++. Nas reações positivas ao CMT nesta mesma coleta, foram observados os percentuais de perdas de produção de 14,68%; 34,84% e 45,00% para +, ++ e +++, respectivamente. Na amostragem total de 150 amostras de tetas pareadas as médias da CGCS foram crescentes de 91; 690: 1.659 e 5 723 x 10³ células/ml de leite enquanto as produções foram de 1.85; 1 47; 1.39 e 1.20 kg de leite/teta de negativo +, ++ e +++, respectivamente. O comportamento da CGCS e produção apresentaram correlação negativa que na análise de regressão foi significante ao nível de 7% de probabilidade e pelo teste de "t". apresentou alta significância ao nível de 1% de probabilidade. O percentual de ocorrência dos cinco agentes verificados pela bacterioscopia bem como as médias de CGCS x 10³ células/ml de leite e de produção em quilos/teta foram de 73 (48,67%, 1.403 x 10³ e 0, 226 kg para Staphylococcus sp; de 24 (16,00%, 2.358 x 10³ e 0,223 kg para Streptococcus sp; de 3, (2,00%, 567 x 10³ e 0,366 kg para bacilares; de 47 (31,33%, 2 355 x 10³ e 0,241 kg para infecções mistas Staphylococcus sp + Streptococcus sp) e de 3 (2,00%), 633 x 10³ e 0.089 kg para Micrococcus sp, respectivamente. Os achados do escore linear de KIRK (1984) e as perdas de produção de leite para fêmeas primíparas e pluríparas foram inconsistentes e invalidadas pelo desconhecimento do passado sanitário das tetas trabalhadas. A CGCS direta não apresentou maior eficiência que CMT como testes indiretos de diagnóstico da MSC, pois quando avaliados pelo teste de Qui-quadrado, não apresentaram diferença significativa com X² = 0,23.

Ano

2019-08-14T22:36:36Z

Creators

Marcia Caldeira Brant

Relação afetiva entre o professor e o aluno no processo ensino/aprendizagem: revisão integrativa da literatura

Este trabalho tem como objetivo analisar as publicações científicas que abordam a relação entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem, na educação brasileira. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. É, portanto, uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Dentre dos 105 estudos incluídos na população, após o processo de exclusão, chegou-se a uma amostragem de oito publicações. No decorrer da análise dos trabalhos selecionados identificou-se as seguintes categorias: Interação requer construção, Interação e papel do professor, Interação e procedimentos didáticos-pedagógicos, Interação e diferenças no tratamento; Interação e poder, Interação e intervenções necessárias; Interação e arte. Observou-se depois da reflexão das categorias, que existe uma preocupação em saber como está à relação professor/aluno na pratica pedagógica atual. A interação proporciona a troca de conhecimentos, ideias, valores, culturas, melhorando a formação da consciência crítica do educando, o que reverterá no aprimoramento da capacidade de julgamento e opiniões próprias, tornando-os mais capazes de mudar a realidade onde estão inseridos, em beneficio da qualidade de vida.

Ano

2019-08-14T13:29:08Z

Creators

Lidiane Fernandes da Silva

Stryphnodendron adstringens: barbatimão

No summary/description provided

Ano

2022-05-19T16:27:04Z

Creators

Ernane Ronie Martins Lourdes Silva de Figueiredo Paulo Sérgio Nascimento Lopes

Ciclos de Goodwin e o paradigma BOPC: um modelo macrodinâmico de crescimento e flutuações

Esta dissertação apresenta um modelo macrodinâmico não linear para estudar a relação entre a distribuição funcional da renda, o progresso técnico e o crescimento econômico. No curto prazo a interação entre o regime de produtividade, o regime de demanda e o conflito distributivo são capazes de gerar trajetórias cíclicas a la Goodwin. No longo prazo a taxa de crescimento é restrita pelo balanço de pagamentos a la Thirlwall, em que as elasticidades de comércio exterior são modeladas como uma função da relação complexa entre o wage-share e a capacidade inovativa da economia.

Ano

2019-08-14T10:10:38Z

Creators

Marwil Jhonatan Dávila Fernandez