Repositório RCAAP

Estudo do papel do receptor ativado por protease (PAR)-2 no recrutamento de eosinófilos induzido por triptase em modelo de pleurisia em camundongos

Os receptores ativados por proteases (proteinase-activated receptor, PAR) fazem parte de uma família de receptores acoplados à proteína G que são ativados por serino-proteases através da clivagem proteolítica de uma sequência específica de aminoácidos em sua porção N-terminal. Sua ativação vem sendo associada à regulação de diferentes fenômenos inflamatórios. Estes receptores foram classificados de 1 a 4 por ordem de descoberta apresentando similaridade estrutural mas, também possuem diferenças no grupamento N-terminal e da serino-protease responsável pela clivagem. PAR-2 é expresso nas vias aéreas, no epitélio, endotélio e músculo liso do tecido pulmonar, fibroblastos da traqueia e brônquios, e células inflamatórias tais como mastócitos e eosinófilos. Nos últimos anos, estudos têm demonstrado o envolvimento de PAR-2 no recrutamento e na ativação de leucócitos, no entanto, embora existam na literatura alguns estudos mostrando a presença e ativação de receptores PAR-2 em eosinófilos, ainda não estão bem esclarecidos os mecanismos moleculares envolvidos na sinalização desencadeada pela ativação deste receptor pelos seus respectivos agonistas. Nosso objetivo foi avaliar o papel do PAR-2 para o recrutamento de eosinófilos em pleurisia experimental, bem como a participação da triptase de mastócitos e a importância de sua inibição para este fenômeno. Os protocolos experimentais foram aprovados pelo comitê de ética animal (CEUA/UFMG, 193/2012). Após realização do protocolo de tratamento os animais foram sacrificados em câmara de CO2, e o lavado pleural foi coletado para posteriores análises nos tempos adequados. As análises estatísticas utilizadas foram: One-Way ANOVA seguido do pós-teste de Newman-Keuls para as análises de migração celular e Students t test para as análises de western blotting. A injeção intrapleural (i.pl.) em camundongos BALB/c naive com agonista seletivo de PAR-2 SLIGRL-NH2 (30 g), ou triptase de mastócitos (300 ng) ou ovalbumina (1 g), em animais previamente sensibilizados para este antígeno, induziu recrutamento de eosinófilos para a cavidade pleural destes animais. Sendo assim, camundongos foram injetados por via i.pl. com antagonista seletivo de PAR-2 ENMD1068 (3 g) 15 minutos antes da injeção i.pl. de OVA (OVA; 1 g), em camundongos imunizados, ou com triptase de mastócitos (300 ng) ou eotaxina-1 (100 ng) em camundongos naive para estudar o papel de PAR-2 no recrutamento de eosinófilos. O ENMD1068 inibiu a eosinofilia induzida por OVA (97%), por triptase (87%) como também por eotaxina-1 (61%), o que sugere a participação da ativação de PAR-2 no recrutamento de eosinófilos induzido por estes estímulos. De outra forma, em camundongos tratados com triptase (300 ng) foi avaliada a expressão de PAR-2 por western blotting 4, 8, 24 e 48 horas após o estímulo i.pl. demonstrando aumento da expressão do receptor 24 e 48 horas após o tratamento quando comparados aos respectivos controles, em leucócitos obtidos do lavado pleural. Além disso, testes de imuno-citoquímica demonstraram co-localização do receptor PAR-2 na membrana e citoplasma de eosinófilos e células mononucleares 24 e 48 horas após desafio i.pl. com triptase. Uma vez demonstrada a participação do PAR-2 no recrutamento de eosinófilos induzido pela triptase, foi avaliada a importância da triptase endógena para o recrutamento de eosinófilos no modelo de pleurisia, e o pré-tratamento com APC366 (5 mg/kg) via um inibidor seletivo de triptase, diminuiu o recrutamento de eosinófilos induzido pelo SLIGRL-NH2 (30 g) ou eotaxina-1 (100ng). Em conclusão, nossos resultados sugerem um papel de PAR-2 e de sua ativação no controle do recrutamento de eosinófilos, e consequentemente para o desenvolvimento da resposta inflamatória na cavidade pleural. O presente estudo contribui para o entendimento dos mecanismos envolvidos na eosinofilia, sugerindo uma nova estratégia terapêutica para o seu controle, através do bloqueio de PAR-2. Suporte financeiro: CNPq/CAPES/ FAPEMIG.

Ano

2019-08-11T06:14:43Z

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Natalia Alves de Matos

Níveis de Beta-glucanos em dietas de leitões de 21 a 60 dias de idade

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2020-01-16T12:41:31Z

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Clara Bandeira Silva Mendes

Metodologia para a representação de registro fotográfico de esculturas de arte sacra

A fotografia constitui um tipo de documento iconográfico, que deve ser analisado levando-se em conta o componente autoral (fotógrafo) e documental (fonte de informação). Pode, assim, desempenhar diversas funções: no campo das artes, a fotografia pode atuar como obra ou registro da obra; nas instituições de memória, tem papel documental e contribui para o registro de um domínio. A fotografia de arte sacra contém informações acerca das obras retratadas, possibilitando a sua divulgação e a disseminação da história e cultura. Os acervos de fotografias em repositórios físicos ou virtuais demandam organização e representação para que sejam destacados os conteúdos relevantes, alinhados à proposta do repositório, o que possibilita uma recuperação da informação mais eficiente. Pesquisas vêm propondo metodologias específicas para a representação de fotografias, que têm atributos distintos dos registros de textos verbais. Na literatura não foi encontrada uma metodologia que englobasse todos os aspectos relevantes na representação de fotografias de esculturas de arte sacras: dos aspectos biográficos e visuais aos interpretativos e simbólicos. Em razão dessa lacuna, como objetivo geral propõe-se uma metodologia para a representação de documento iconográfico do tipo fotografia e escultura, com vistas à recuperação das informações contidas nos registros fotográficos de esculturas de arte sacras, com base em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, e levando em consideração os atributos da fotografia e da obra retratada. O referencial teórico incluiu o estudo e narrativas sobre a fotografia como bem do Patrimônio Histórico e Cultural, o documento iconográfico, histórico, características e atributos de fotografias, e alguns padrões de metadados de representação de imagens. Para a construção da proposta, foram examinadas as metodologias relacionadas à representação de registros fotográficos que pudessem atender às especificidades das fotografias de esculturas de arte sacras, considerando-se os métodos de diferentes autores (PANOFSKY, 1979; BLÉRY, 1981; SHATFORD LAYNE, 1986; SMIT, 1996; ALVES, VALERIO, 1998; MANINI, 2002). Com base na revisão da literatura, verificou-se que essas metodologias enfocam tanto a representação temática quanto a descritiva. Em geral, elas não se excluem; algumas se sobrepõem, e outras, em certa medida, complementam-se, para favorecer uma representação mais abrangente. Na validação da metodologia proposta, trabalhou-se com uma amostra de quatro imagens de arte sacra oriundas de dois acervos: acervo fotográfico de artista e acervo fotográfico de especialista em História da Arte. As análises dos resultados obtidos indicam que os elementos da representação temática devem ser complementados com elementos da representação descritiva, já que estes podem ser considerados pontos de acesso relevantes para uma eficiente recuperação da informação. Ressaltar a importância do compartilhamento das informações sobre a arte sacra como forma de devolver para a sociedade o patrimônio, o legado histórico e cultural que a ela pertence é uma das contribuições desta pesquisa. Especificamente para a área da Ciência da Informação, a proposta de uma metodologia, apresentada neste estudo, pode atender a distintas demandas reais de representação de informação em acervos de imagens, físicos e virtuais. Finalmente, para a linha de pesquisa em Arquitetura e Organização do Conhecimento, este trabalho possibilita um avanço na construção do conhecimento sobre a representação de documentos iconográficos.

Ano

2019-12-26T12:58:31Z

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Adriana Aparecida Lemos Torres

Programa Saúde na Escola : conhecimento, participação e avaliação de professores de escolas públicas do ensino fundamental

O Programa Saúde na Escola (PSE) refere-se a uma estratégia de integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e saúde. É de suma importância que o trabalho de promoção da saúde a ser desenvolvido na escola seja avaliado sob a ótica dos envolvidos. Este estudo objetivou analisar o conhecimento, participação e avaliação de um grupo de professores de escolas públicas do ensino fundamental sobre o PSE. Participaram deste estudo 15 professores do ensino fundamental de escolas municipais que trabalham com o PSE na cidade de Belo Horizonte, região sudeste do Brasil. Considerando os princípios da abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas por um único entrevistador, de maneira individual. As falas foram posteriormente transcritas pelo entrevistador e analisadas por meio da análise de conteúdo temática. Três núcleos temáticos foram explorados: conhecimento sobre o PSE, prática do PSE na escola e problemas e desafios do PSE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (nº 15853813.0.0000.5149). As professoras demonstraram conhecimento limitado sobre o PSE, definindo-o de maneira superficial e portando-se de forma apática no que se refere a ele. Exibiram uma interpretação simplista a respeito do programa e uma tendência a responsabilizar o agente de saúde pela promoção do PSE nas escolas. As entrevistadas aprovaram o programa, inclusive salientaram a importância da atenção à saúde dos escolares. Descreveram o PSE como uma rota de encaminhamentos para a unidade básica de saúde. Concordaram ao destacar a relevância da parceria entre as áreas de Educação e Saúde. Porém, ressaltaram uma ausência de interação intersetorial bem como de retorno de informações da equipe de saúde para a escola. A maioria das entrevistadas afirmou não ter participado de atividades de capacitação sobre o PSE, contudo se mostraram interessadas em participar destas. Com relação à prática do PSE na escola, disseram que conteúdos sobre saúde são ministrados nas aulas. No entanto, não reconheceram este trabalho como parte do programa. As falas evidenciaram uma preocupação em relação ao envolvimento dos pais com o PSE. Concluiu-se que o conhecimento e envolvimento dos professores com o PSE mostrou-se aquém do esperado para seu fortalecimento. A falta de atividades de capacitação e treinamento sobre o PSE, assim como a necessidade de uma integração maior entre os profissionais de saúde, educação e familiares identificou-se como um obstáculo importante a ser superado pelos gestores responsáveis pelo programa

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2019-11-20T20:25:39Z

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Jéssica Gomes Pacheco

Estudo de novos nanomateriais por primeiros princípios: confinamento de oxigênio em nanotubos, camadas de AgSH, Ag2S e filmes finos ferroelétricos

Nesta tese, empregamos cálculos de primeiros princípios baseados na Teoria do Funcional da Densidade para investigar propostas de novos compostos nanoestruturados. Tratamos três problemas distintos. Em um primeiro trabalho, investigamos o encapsulamento de moléculas de O2 em fulerenos e nanotubos estreitos. Mostramos a auto-organização dessas moleculas em aglomerados, e o alinhamento desses aglomerados ao longo do eixo de nanotubos, formando cadeias lineares. Caracterizamos as estruturas obtidas e conduzimos simulações de dinâmica molecular para testes de estabilidade. O segundo relaciona-se com estruturas bidimensionais. Recentemente, materiais omo o MoS2 e outros dicalcogenios têm atraído grande atenção por suas propriedades físicas e pelo potencial de aplicação em nanote nologia. Seguindo essa tendência, e motivados por alguns resultados experimentais, propomos materiais com este- quiometrias Ag2X e AgXH, sendo X um elemento al ogênio, como o enxofre ou o selênio. Determinamos as propriedades eletrônicas e estruturais de mono e multi camadas baseadas nesses compostos. Discutimos suas estabilidades, e os caracterizamos, mostrando a existência de gaps de energia diretos e fortemente dependentes do número de amadas. Em alguns asos, mostramos a o orrência de transições semi ondutor-metal. Finalmente, investigamos lmes nos de óxido de bário, BaO. Motivados por trabalhos que indi am a possibilidade de mo- dulação de propriedades de polarização em função de deformações compressivas, realizamos estudos dessa fenomenologia em lmes ultra nos. Caracterizamos também a reconstrução das supercies dos lmes quando funcionalizadas com grupos hidroxila.

Ano

2019-08-11T06:28:06Z

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Daniel Vasconcelos Pazzini Massote

O Colóquio da CPPD com seus usuários: uma proposta de melhoria na informação de rotinas administrativas

O presente estudo tem por objetivo melhorar os procedimentos de informação existentes na Comissão Permanente de Pessoal Docente CPPD, a partir da criação de um canal virtual de atendimento aos usuários. Para tanto, propõe-se o aperfeiçoamento de ações junto à informação na rotina administrativa e operacionalsetor,considerando-se a evolução tecnológica e sistemas operacionais. Assim, durante o desenvolvimento deste projeto, busca-se fornecer alternativas em prol da qualidade do atendimento ao servidor público, sugerindo novas práticas organizacionais e modernização de infraestrutura que permitirão, ainda, beneficiar as condições de trabalho dos servidores. No tocante ao aspecto metodológico, trata-se de estudo de caso e, com o tipo de intervenção que se propõe, a partir da estrutura existente, de forma reorganizada, espera-se contribuir para a condução de ações e atividades que imprimam a qualidade nas tarefas desempenhadas e que possibilitem a expansão e aprimoramento do atendimento ao público. Acredita-se que, através do acesso tecnológico, a qualidade e a finalidade de cada serviço ou informação prestada, possam ser rapidamente exequíveis. Neste cenário, inclui-se o baixo orçamento como alternativa de ferramenta, capaz de assistir a gestão na tarefa de efetivar a presente proposta. Isto significa dizer que, com pouco recurso financeiro, acredita-se ser possível melhorar o diálogo do setor com seus usuários e obter o grau de eficiência e eficácia atribuída ao sistema de informação que, neste caso, torna-se um instrumento de apoio à tomada de decisão. Por fim, espera-se, também, que os resultados deste projeto de intervenção sejam percebidos na melhoria da qualidade do atendimento, em especial para o servidor público que lida diretamente com os assuntos relativos à política docente na UFMG e outras IFES. Outrossim, que ofereça condições para que se possa alcançar melhorias nas atividades relacionadas às rotinas administrativas da CPPD.

Ano

2019-08-10T01:58:26Z

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Vanete Marques Rodrigues

Transtornos de humor na Atenção Primária: realidade de uma Equipe de Saúde da Família de Governador Valadares Minas Gerais

INTRODUÇÃO. No Brasil, a Saúde da Família, estratégia priorizada pelo Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica, possui como desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde. Os Transtornos do Humor estão entre as desordens que mais frequentemente levam o paciente ao médico, sendo a depressão apontada como uma das doenças mais prevalentes na atenção primária à saúde. METODOLOGIA. O plano de intervenção foi elaborado a partir dos fundamentos e métodos do Planejamento Estratégico Situacional. A principal fonte de dados foi os registros escritos dos prontuários médicos e dados do SIAB e IBGE. As entrevistas foram feitas com a enfermeira, agentes comunitários de saúde e usuários da unidade A observação ativa da área foi realizada durante as consultas médicas e visitas domiciliares. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES INTERVENCIONISTAS. A partir dos dados coletados, estabeleceu-se como prioridade o problema dos transtornos do humor. Foram determinados os nós críticos do problema e criado as seguintes operações para resolução dos mesmos: viver melhor, saber mais, linha de cuidado e extensão do cuidado. Esses projetos apresentam os resultados e produtos esperados, os recursos necessários, a viabilidade, as ações estratégicas, os responsáveis pela execução e o prazo de tempo para implantação dos mesmos. CONCLUSÃO. O momento estratégico e operacional do Planejamento Estratégico Situacional é a hora de analisar as operações que serão realizadas, se há conflitos do ponto de vista político, muitas exigências do ponto de vista econômico e se necessitam de tecnologia de alta complexidade. Todas essas reflexões objetivam a construção de viabilidade para as propostas de intervenção elaboradas.

Ano

2019-08-12T22:30:26Z

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Mateus Nader Cunha

Efeito do Kinesio taping sobre a dor, função física, mobilidade, marcha e desempenho muscular de mulheres com osteoartrite de joelhos: um ensaio clínico aleatorizado

Introdução: A osteoartrite (OA) é uma das doenças musculoesqueléticas mais comuns em todo mundo e o joelho é a articulação mais comumente afetada. O sintoma mais comum é a dor, havendo, também, perda de função, mobilidade, redução da velocidade da marcha e do desempenho muscular de quadríceps e da musculatura do quadril e, estes déficits, são mais pronunciados nas mulheres do que nos homens. O Kinesio Taping (KT) é uma técnica que propõe a aplicação de bandagens elásticas para, entre outros efeitos, reduzir a dor e estimular a musculatura. Objetivos: Analisar a eficácia da adição da aplicação do KT no glúteo máximo à aplicação no reto femoral sobre a dor, função física, mobilidade funcional, parâmetros espaço-temporais da marcha e desempenho muscular de mulheres com OA bilateral de joelhos. Materiais e métodos: Neste estudo piloto de um ensaio clínico randomizado e cegado, 52 mulheres, com média de idade 66±10 anos foram alocadas aleatoriamente em dois grupos experimentais: grupo experimental I (GEI), que recebeu a aplicação do KT sobre o reto femoral e GE II, que recebeu a aplicação do KT sobre os músculos reto femoral e glúteo máximo. A dor e a autopercepção da função física foram avaliadas pelo Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC), a mobilidade funcional pelo teste Timed Up and Go (TUG), os parâmetros espaço-temporais da marcha pelo sistema GAITRite e o desempenho muscular dos extensores do joelho e rotadores externos do quadril pelo dinamômetro isocinético Biodex. Todas as medidas de desfecho foram obtidas antes e 48 horas após a aplicação do KT. ANOVAs mistas de medidas repetidas (2X2) foram utilizadas para avaliar os efeitos principais e de interação entre os grupos e o tempo, com um nível de significância de 5%. Resultados: A análise revelou efeitos estatisticamente significativos da aplicação do KT sobre a dor, autopercepção funcional, velocidade da marcha e desempenho muscular dos extensores de joelho para ambos os grupos de intervenção, sem efeitos de interação. Não foram observados efeitos sobre as medidas de mobilidade funcional e dos rotadores externos do quadril do MI mais sintomático. Conclusões: A aplicação de KT no glúteo máximo com a tensão e técnica empregada neste estudo, adicionalmente à aplicação do reto femoral, não gerou ganhos superiores nos desfechos avaliados. Foram observados, para ambos os grupos de intervenção, efeitos estatísticos e clinicamente significativos sobre a dor, autopercepção funcional e velocidade da marcha. Apesar de estatisticamente significativos, os ganhos observados no desempenho muscular dos extensores do joelho, não parecem ser clinicamente relevantes.

Ano

2019-08-11T15:55:03Z

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Jennifer Granja Peixoto

Subsídios para a inserção do design como estratégia para agregar valor ao resíduo de siderúrgicas: caso do pólo industrial do Alto Paraopeba, Vale do Aço e Zona da Mata, MG

O objetivo deste trabalho é inserir o design no reaproveitamento de resíduos de siderúrgicas, na busca de uma inovação tecnológica para agregar valor ao subproduto gerado. Para uma melhor compreensão deste estudo é apresentada uma pesquisa bibliográfica sobre a problemática dos resíduos, e das possibilidades de se subsidiar a metodologia do design como estratégia no desenvolvimento de novos produtos. Na pesquisa são apresentados estudos sobre a indústria siderúrgica, especificamente nas regiões do Alto Paraopeba, Vale do Aço e Zona da Mata, em Minas Gerais, que são o foco na elaboração do estudo de caso, considerando sua larga geração de resíduos observados nas fases de fabricação do aço. Percebe-se que são realizados grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, trazendo importantes frutos para as empresas, e que dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, existe uma preocupação fortemente das usinas na definição de alternativas ambientalmente amigáveis, dos resíduos gerados nos seus processos siderúrgicos. No final uma análise das empresas do setor, mostra os procedimentos adotados no que se refere ao reaproveitamento do resíduo dentro dos processos produtivos procurando gerar um retorno financeiro positivo. Em todas as condições estudadas não foi observada a presença do design dentro do redesign de subprodutos gerados de resíduos siderúrgicos. Diante disso, o presente estudo permitiu vislumbrar a possibilidade de pesquisas futuras, abrangendo outras utilizações de aplicação dos resíduos pesquisados. Esses estudos seriam uma grande contribuição ao meio ambiente, no que tange a redução da poluição e dos recursos naturais.

Ano

2019-08-12T23:24:09Z

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Vanessa Cristine Silva

Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja

Esta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural.

Ano

2019-08-11T06:41:00Z

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Graciele Silva Rezende

Instrumentos da gestão democratica na escola

O Presente estudo pretende analisar quais são os instrumentos de gestão democrática da escola? Se a gestão democrática é uma realidade? Os instrumentos de gestão democrática são decisivos para a qualidade da educação? Os instrumentos de gestão democrática dão autonomia à direção da Escola pública nas tomadas de decisões. Mostrando a importância da participação da comunidade pautada pelos princípios transparência e descentralização do poder. Tendo a Constituição Federal, a LDB 9394/96, as leis que asseguram o direito da gestão democrática nas praticas da escola, buscando fazer com que o Projeto Político Pedagógico seja a verdadeira representação dos desejos de todos os envolvidos com as mudanças na escola em fim sobre o prisma da Gestão Democrática.

Ano

2019-08-13T20:01:47Z

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Raquel Moreira Pinheiro Soares

O processo de formulação da estratégia: um estudo de caso longitudinal sobre o processo de construção das estratégias do Governo de Minas Gerais entre 1995-2011

Nesta tese pretende-se questionar os pressupostos de racionalidade instrumental do processo de planejamento governamental, a partir da análise do processo de formulação dos Planos Mineiros de Desenvolvimento Integrado e seus desdobramentos nos Planos Plurianuais de Ação Governamental no período de 1995-2011. Neste sentido, descreve-se o ambiente em que os Planos foram formulados, analisam-se suas premissas, os processos de priorização das estratégias, além do processo argumentativo contido nos Planos. Para tanto, nesta tese adota-se o estudo de caso único e longitudinal, combinado com o método da grounded theory, e análise de discurso para o tratamento e análise dos dados. A partir deste estudo, o autor defende o planejamento estratégico governamental como um ritual construído socialmente que visa dar legitimidade as decisões governamentais. Assim, o processo de planejamento como instituição política suficientemente adaptável, complexa e coesa deveria ser capaz de absorver e ordenar a participação de grupos de interesse numa arena capaz de assistir à luta entre esses interesses, sem que o conflito acabe em caos. Nesta perspectiva, o processo de planejamento estratégico governamental deveria alocar recursos e valores a favor da sociedade, num esforço conjunto de produzir e implementar políticas públicas de maneira democrática. O autor defende que o processo de construção do planejamento governamental é uma construção social. Como tal, muitas vezes, apoia-se em símbolos e rituais cujos significados, em alguma medida, são compartilhados socialmente. Na construção deste discurso legitimador, o processo de planejamento estratégico governamental se torna um espaço de competição entre discursos e regimes de verdade. Entre os símbolos usados na construção dos Planos, no sentido de se obter legitimidade, alguns se destacaram: a eficiência do setor privado, a racionalidade técnica, o líder-herói e a importância política de Minas Gerais. Além dos símbolos, o processo de planejamento governamental é marcado por diversos ritos, por exemplo, a participação social ou a participação do Poder Legislativo, que visam conferir legitimidade ao processo. Observa-se ainda que estes rituais de participação são extremamente formais e não produzem participação efetiva. Pelo contrário, o que se observou nos processos estudados é que a constituição destes Planos está diretamente ligada a um número muito pequeno de pessoas que fazem parte do Poder Executivo. Assim, o processo de planejamento estratégico governamental deve ser visto como uma série de eventos que dependem de uma cadeia complexa de interações recíprocas, sendo que, muitas vezes, esta cadeia não pode ser prevista ou controlada. Assim, apresenta-se uma crítica ao planejamento estratégico clássico, com seus diagramas e seus gráficos, que transmite um ideal de que tudo ficará bem desde que as regras sejam seguidas e que as boas práticas gerenciais sejam respeitadas. O que se observa nos processos estudados é um processo fluido, marcado pelas idas e vindas. Na formulação do planejamento estratégico governamental de Minas Gerais e seus instrumentos verifica-se a existência de fluxos distintos e simultâneos. De um lado, discute-se a visão, a análise do ambiente externo, os objetivos prioritários e as estratégias, de outro, são formulados os programas.

Ano

2019-08-11T02:57:40Z

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Mauro Cesar da Silveira

Avaliação da qualidade de vida dos adolescentes em tratamento oncológico no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Poucos estudos têm sido realizados durante o período de tratamento de crianças e adolescentes com câncer para avaliar sua interferência sobre a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). Os objetivos desse estudo foram avaliar a QVRS dos adolescentes em tratamento oncológico no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais no período de outubro de 2007 a julho de 2010, avaliar acorrelação entre pacientes, pais e médicos na avaliação da QVRS desses pacientes e comparar os escores de QVRS dos pacientes, de acordo com variáveis sóciodemográficas (gênero, idade e situação socioeconômica) e diagnóstico. Foi utilizado o Health Utilities Index (HUI), um instrumento genérico para avaliação da QVRS. Os 45pacientes incluídos no estudo, seu responsável e seu médico responderam ao questionário em dois momentos distintos: um mês após o diagnóstico da doença e início do tratamento (T1) e após quatro meses do início do tratamento para os pacientes com diagnóstico de tumor sólido e seis meses para os pacientes com diagnóstico de leucemia ou linfoma (T2). Foram utilizados testes não-paramétricos para a comparação entre os escores de QVRS nos dois momentos do estudo e o coeficiente de correlação de Spearman para a comparação dos escores obtidos entre o paciente, seu responsável e seu médico. A idade mediana dos pacientes ao diagnóstico foi de 14 anos. As neoplasias mais frequentes foram as leucemias agudas (40%) e os linfomas (26,7%). Quarenta e quatro pacientes foram submetidos à quimioterapia isolada ou combinada com cirurgia e/ou radioterapia. Na avaliação das três categorias de participantes, a dor foi o únicoatributo com melhora significativa de T1 para T2. Não houve associaçãoestatisticamente significativa dos escores de QVRS com variáveis sócio-demográficas (gênero, idade e renda familiar, escolaridade do cuidador e número de residentes no domicílio), com o tipo de neoplasia ou com a modalidade de tratamento. Constatou-se uma correlação alta entre os escores globais de QVRS obtidos a partir do paciente e deseu cuidador no T1 e no T2. O estado geral de saúde do paciente foi considerado como excelente ou muito bom pela maioria dos pacientes e dos seus cuidadores, independentemente do momento do estudo. Na maioria das vezes os médicos avaliaram o estado geral de saúde dos seus pacientes como bom ou regular no T1 e muito bom ou bom no T2. Houve uma alta correlação das avaliações do estado geral de saúde dopaciente entre este e seu cuidador no T1, mas não no T2. Em conclusão: 1) a avaliação da QVRS de adolescentes em tratamento oncológico mostrou que a maioria dos pacientes, cuidadores e médicos considerou que houve um comprometimento da mesma, mas que também houve melhora ao longo do tempo; 2) a dor foi o atributo maisreferido na avaliação da QVRS e houve melhora quando comparados os dois momentos da avaliação; 3) a correlação dos escores globais de QVRS entre pacientes e seus cuidadores foi alta, tanto em T1 como T2; 4) houve tendência dos médicos em atribuir escores globais de QVRS inferiores aqueles derivados dos próprios pacientes.

Ano

2019-08-10T03:51:16Z

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Karla Emilia de Sa Rodrigues

Perfis de espalhamento Raman ressonante em estruturas unidimensionais de carbono: cadeias lineares e nanotubos quiralmente enriquecidos

Em experimentos de espalhamento Raman ressonante utilizandodiversas linhas de laser, o perfil de intensidades dos espectros em função da energia de excitação está relacionado com a estrutura eletrônica e vibracional dos materiais. Neste trabalho nós medimos e interpretamos os perfis Raman ressonante para amostras de nanotubos de carbono de paredes simples quiralmente enriquecidas e perfis de ressonância para moléculas lineares de carbono do tipo poliinas alojadas no interior de nanotubos de paredes simples eduplas. Os resultados para as amostras de nanotubos quiralmenteenriquecidas nos permitiram obter o comportamento Raman ressonante da banda G de nanotubos de quiralidades (n,m) específicas e revelaram um comportamento dispersivo discreto para a banda G, que não é evidenciado em resultados para amostras em feixes ou de dispersões contendo várias quiralidades. O perfil de ressonância da banda G é muito bem representado por um modelo totalmente quântico baseado em teoria de perturbação de terceira ordem dependente do tempo considerando diferentes tempos de vida para os processos de ressonância com o fóton incidente e espalhado. O tratamentototalmente quântico dispensa as aproximações necessárias para explicar o perfil de ressonância da banda G usando o modelo semi-clássico. Um estudo comparativo entre os perfis ressonantes dos modos de vibração das cadeias lineares de carbono alojados no interior de nanotubos mostrou que estes produzem efeitos de blindagem sobre os estados excitônicos dessas moléculas. Além disso, alterações na banda G dos nanotubos hospedeiros também mostram que há transferência de carga entre os sistemas molécula/nanotubo.

Ano

2019-08-11T09:15:32Z

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Luciano de Moura Guimaraes

Atividades experimentais em aulas de física: repercussões na motivação dos estudantes, na dialogia e nos processos de modelagem

As atividades experimentais têm cumprido um inusitado papel no ensino de Física: promover um intenso debate sobre sua pertinência ou não para a aprendizagem de conceitos físicos. A presente pesquisa acompanhou por alguns meses dois professores de Física que tem se destacado em suas escolas por seu reconhecido trabalho calcado no ensino experimental de Física. Em diferentes contextos escolares, os professores utilizam as atividades experimentais para promover a aprendizagem em ciências. O objetivo deste estudo é examinar a efetividade de tais recursos em três direções complementares. Em primeiro lugar, examinamos as estratégias enunciativas utilizadas pelos professores em atividades experimentais, no sentido de verificar se tais atividades promovem o discurso dialógico. Na segunda direção, buscamos evidências de que o uso de experimentos propicia o interesse e engajamento dos estudantes nas aulas de física e quais as estratégias são usadas pelos professores com o propósito de sustentar tal engajamento. Na terceira direção, procuramos verificar se as atividades experimentais cumprem a função de mediar as relações entre mundo de objetos e fenômenos com o mundo dos modelos e teorias físicas, procurando evidências de que as atividades experimentais fornecem elementos para que os estudantes participem da construção e validação de modelos físicos. Para tanto nos valemos da abordagem sociocultural, apoiada em autores como Vygotsky, Bakhtin e Wertsch. Os dados da pesquisa foram construídos por meio de entrevistas, questionários e episódios de ensino selecionados a partir de gravação de aulas em vídeo e anotações de cadernos de campo. Constatamos que, em cenários diferentes, com recursos materiais diversificados e pressões diversas do currículo, os professores conseguem criar um cenário didático em que a experimentação está presente como recurso mediador na apresentação, exemplificação e problematização de conceitos físicos. Concluímos que, nos dois ambientes investigados, as atividades experimentais contribuem para o interesse e maior participação dos estudantes nas aulas de física, além de fornecer suporte ao processo de construção e validação de modelos físicos. No entanto, ao contrário do esperado, mesmo em atividades mediadas por atividades experimentais com problematização, discussão e interpretação de resultados, a abordagem comunicativa dialógica se fez pouco presente.

Ano

2019-08-10T20:05:55Z

Creators

Francisco Pazzini Couto

Currículo multicultural e a prática docente

O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos.

Ano

2019-08-11T20:17:26Z

Creators

Hermas Alves Ferreira

Análise da situação de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista a partir de registro escolar diário

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pelo deficit no desenvolvimento de duas áreas: habilidades sociocomunicativas e habilidades comportamentais, com presença de comportamentos ou interesses repetitivos e ou estereotipados. Os sintomas devem estar presentes precocemente e podem variar quanto à necessidade de apoio ou de suporte. A inclusão de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas comuns, dentre eles de alunos com TEA, vem crescendo a cada ano, principalmente após a criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em 2012. O aumento de matrículas garantiu um dos direitos previstos na legislação brasileira: o acesso universal à educação. Entretanto, a garantia do aprendizado dos alunos com autismo nas escolas comuns ainda é um desafio. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a inclusão escolar de 30 alunos com autismo, com perfis variados de desenvolvimento e matriculados em escolas comuns, a partir da análise de um registro escolar. A pesquisa, qualitativa e descritiva, empregou como procedimento a análise documental. Foi utilizado para análise o Registro Escolar Diário (RED). O RED é um instrumento que foi desenvolvido em um centro especializado no atendimento a pessoas com TEA, com o objetivo de registrar as atividades realizadas pelo aluno no ambiente escolar. Nessa pesquisa, foram analisados um mês de RED de 30 alunos com autismo, preenchidos pelos responsáveis da escola, dos anos de 2016 e 2017. As categorias utilizadas na análise são aquelas que constam no RED, a saber: atividades idênticas às da turma ou atividades diferentes às da turma; se idênticas, as atividades deveriam ser consideradas em seu nível de compreensão e de ajuda; se diferentes, as atividades seriam consideradas como planejadas ou não. As categorias foram analisadas a partir de um conceito proposto nessa pesquisa, a Situação de Inclusão, dividida nos tipos 1,2,3 ou 4. A hipótese é de que, por meio dos registros do RED, seria possível descrever a Situação de Inclusão do aluno, a partir da análise da frequência das categorias acima descritas. A análise dos dados permitiu concluir que grau de autismo do aluno não é o único elemento que determina a Situação de Inclusão. Verificou-se que alunos com autismo grave foram incluídos em muitas atividades iguais às da sua turma. Entretanto, por outro lado, notou-se que o autismo grave quando associado a séries mais avançadas da escolarização podem implicar em um aumento percentual de atividades individuais. Nesse ponto a pesquisa esclareceu a diferença entre o que são atividades diferentes da turma e o que são atividades planejadas. Por fim, é possível afirmar que o RED apresentou um retrato da Situação de Inclusão dos alunos da amostra. O conceito de Situação de Inclusão pode auxiliar o professor na tomada de decisões sobre o percurso escolar do aluno e o RED se tornar um instrumento importante nas escolas, principalmente se for utilizado em associação ao Plano de Desenvolvimento Individual.

Ano

2020-03-16T18:29:47Z

Creators

Mariana Viana Gonzaga

Densidade Populacional e Ecologia de um grupo macaco-prego-de-crista (Cebus robustus; Kuhl, 1820) na Reserva Natural Vale

Cebus robustus é uma espécie de macaco-prego ameaçada de extinção e atualmente categorizada como Vulnerável na lista nacional e Em Perigo na lista da IUCN. Sua distribuição geografica está limitada ao sul pelos rios Doce e Suaçuí Grande e ao norte pelo Jequitinhonha nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Embora tão ameaçada, nenhum estudo básico sobre sua ecologia havia sido realizado até o presente momento. Além disso, estudos sobre sua estimativa populacional já estão muito defasados e estimativas recentes são necessárias para se estabelecer um plano de ação adequado à espécie. O objetivo deste trabalho foi estimar a densidade populacional de Cebus robustus na Reserva Natural Vale, bem como estudar os padrões de atividades e área de uso de um grupo na reserva. Para a estimativa populacional, foi utilizado o método de amostragem por transecção linear e foram percorridos 314,7 km durante nove meses com um total de 75 avistamentos. Foram realizadas duas análises e ambas mostraram que a densidade de C. robustus é menor (0,54grupos/km2) se comparada ao estudo anterior realizado à 13 anos atrás. Porém o motivo dessa diferença pode ser o esforço amostral e não um declínio na população. Para o estudo de ecologia de C. robustus, um grupo foi monitorado durante 10 meses no período de março de 2009 a fevereiro de 2010. O grupo era composto por 15 indivíduos e foram observados por 370 horas. Este grupo habitava uma mata que possuía em seu entorno uma área antropizada com um plantio de nativas e exóticas. O padrão de atividades do grupo foi dividido em estação seca e chuvosa e não houve diferença significativa entre os comportamentos nas duas estações, exceto para o descanso onde, durante a estação chuvosa descansaram mais. A fenologia da área de reflorestamento mostrou que essa área produz frutos o ano inteiro, estando estes sempre disponíveis para o grupo de C. robustus. Uma análise de correlação demonstrou que mesmo durante o período de disponibilidade de frutos na mata, os frutos exóticos são bastante consumidos. Isso leva a crer que frutos exóticos na área estejam sendo um dos principais itens na dieta de C. robustus e que eles estão substituindo os frutos nativos em sua dieta. Esse resultado mostra a grande plasticidade ambiental e adaptabilidade de C. robustus e que mais estudos, com grupos que vivam em habitat menos antropizados, devam ser realizados para que se tenha uma idéia melhor de como se comporta a espécie em habitat mais selvagens. O estudo de área de uso foi feito de maneira concomitante à coleta de dados de ecologia. A área de uso foi de 110,5 ha e essa seria uma das menores áreas de uso para o gênero Cebus. No entanto, por se tratar de um estudo realizado com um grupo que habita uma mata próxima ao plantio de exóticas, aparentemente essa pequena área de uso pode ser devido ao grande aporte nutricional que faz com que os animais não tenham que se deslocar tanto em busca de alimento. O presente estudo trata-se do primeiro estudo de ecologia de C. robustus, porém mais estudos com outros grupos da espécie e em outras áreas devem ser realizados para um maior embasamento para futuros planos de ação para conservação da espécie

Ano

2019-08-11T02:22:13Z

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Waldney Pereira Martins

Resolvedor modular de satisfabilidade aplicado na verificação de circuitos combinacionais

Os resolvedores SAT atuais, como Chaff, zChaff, BerkMin, e Minisat geralmente compartilham das mesmas heurísticas principais, como por exemplo: aprendizado de cláusulas de conflito, backtracking não cronológico, e a estrutura dos dois literais vigiados. Por outro lado, eles se diferenciam na remoção de cláusulas de conflito, bem como na heurística de decisão do próximo literal. Esta dissertação apresenta uma nova abordagem para a construção de resolvedores SAT. Ela é baseada em fórmulas na forma normal conjuntiva, e implementa diversas heurísticas, como as propostas por Goldberg e Novikov em BerkMin, e em Equivalência de Circuitos Dissimilares, e Niklas Eén and Niklas Srensson no Minisat. O Minisat, que foi o ponto de partida para a abordagem proposta, foi reimplementado para prover um framework no qual novas heurísticas podem ser testadas pela simples descrição em arquivos XML, realmente facilitando e tornando mais rápida a geração de novos e diferentes resolvedores SAT. Para demonstrar a efetividade da abordagem, esta dissertação também propõe cinco instâncias do resolvedor SAT modular para um importante e complexo problema de SAT: o problema da Equivalência de Circuitos Combinacionais. A primeira instância é um resolvedor que utiliza as heurísticas do BerkMin e do artigo Circuitos Dissimilares, menos a de remoção de cláusulas aprendidas, que foi adaptada do Minisat; a segunda instância é uma modificação da primeira que chaveia entre as heurísticas de decisão do BerkMin e do Minisat em tempo de execução; a terceira instância utiliza as heurísticas do BerkMin e do Circuitos Dissimilares menos a de decisão e remoção das cláusulas aprendidas que são adaptadas do Minisat; a quarta instância utiliza todas as heurísticas do BerkMin e do Circuitos Dissimilares; e a última é uma modificação da primeira que chaveia entre as heurísticas de remoção de cláusulas aprendidas em tempo de execução. Os experimentos mostram que a primeira instância gera um resolvedor que é mais rápido que os resolvedores estado-da-arte BerkMin e Minisat para diversas instâncias do problema SAT escolhido.

Ano

2019-08-14T04:59:06Z

Creators

Bernardo Cunha Vieira

Utilização da energia solar como forma de diminuição do consumo de energia elétrica nas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Este trabalho é motivado pela percepção da ausência de iniciativas dainiciativa pública, da iniciativa privada, e também da sociedade civil, no que tange à economia de energia elétrica e utilização do potencial de energia solar, abundante em nosso país. O objetivo geral é discutir a viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos em escolas públicas de Belo Horizonte, a conseqüente diminuição de consumo de energia elétrica fornecida pela rede convencional e a proporcional redução dos custos nas contas de energia, além da possibilidade de geração de oportunidades de negócios tanto na implementação do sistema quanto na manutenção e conservação. A grande maioria das instituições de ensino públicas do Brasil, através de subsídios dos governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, poderiam instalar e utilizar os painéis fotovoltaicos em suas instalações. Todas as escolas tem espaço físico suficiente para a utilização dos painéis, e a insolação é disponível, praticamente o ano inteiro, em todas as regiões do país. Assim, a capacidade de geração de energia elétrica, através de umafonte limpa, renovável e abundante torna-se um fato de relevância, queprecisa ser considerado, na medida em que haverá diminuição significativa das despesas com energia elétrica em médio prazo. A utilização dos sistemas solares em instalações públicas, em especial em escolas, ainda não é uma realidade. Entretanto, é uma forma potencial de economia de energia, e conseqüentemente, diminuição dos gastos públicos com energia elétrica. Este trabalho preocupa-se unicamente com a viabilização da utilização em escolas, mas a mesma idéia pode ser aplicada a prédios administrativos, hospitais, presídios, postos de saúde, dentre outras edificações públicas. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem dos aspectos tecnológicos, econômicos e sociais, de forma a consolidar a visão desta possibilidade como uma realidade a ser viabilizada.

Ano

2019-08-10T06:47:15Z

Creators

Salomao Henrique de Andrade Brasil e Silva