Repositório RCAAP

Música na educação infantil: possibilidades e dilemas na prática musical do professor

O presente estudo refere-se as possibilidades e dilemas nas praticas musicais das professoras da educacao infantil. O objetivo central da pesquisa e discutir a relacao entre as praticas de professores no trabalho com a linguagem musical e a formacao especifica. Para desenvolver esse trabalho foi realizada observacao em campo, questionarios e entrevistas com professores sem e com formacao na area musical. Na primeira parte, buscou-se enfatizar os conceitos de musica, linguagem musical e musicalizacao infantil e, principalmente, a sua importancia para a crianca. Na segunda parte, foi feito um resumo de como a musica acontece na Escola Municipal Professor Christovam Colombo dos Santos, escolhida para a realizacao da pesquisa. Na terceira parte, e feita a analise de dados e, num confronto com oRCNEI, buscou-se enriquecer os dados coletados e justificar alguns dilemas percebidos. Apos as analises, foi imprescindivel ressaltar a necessidade da formacao continuada para as professoras sem formacao especifica, de maneira a contribuir com uma pratica mais coerente e significativa no desenvolvimento das criancas.

Ano

2019-08-10T19:22:40Z

Creators

Josiane Aparecida Ferreira de Matos

Caracterização e previsão do tom emocional de usuários das comunidades online de transtornos mentais

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2020-01-20T18:45:28Z

Creators

Bárbara Silveira Fraga

Estudo dos impactos da geração alternativa residencial de energia elétrica na rede de distribuição

O presente trabalho dedica-se ao estudo dos impactos da geração de energia elétrica advinda de fontes alternativas na rede de distribuição, com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de estabilidade de tensão e análise de redes no domínio do tempo. Através de uma análise a respeito da qualidade energética inerente aos sistemas de geração eólica, é feita uma qualificação dos impactos deste tipo de geração na rede de distribuição elétrica. Este trabalho engloba em seu referencial teórico os tópicos relacionados à qualidade de energia, geração eólica e solar, entre outros. Como estudo de caso, é avaliada uma situação específica envolvendo geradores eólicos, ondeos problemas inerentes à variação na velocidade dos ventos e consequente geração não uniforme de energia elétrica será estudada a fim de obter soluções que mitiguem estes efeitos, concentradas nosistema de conversão de energia. O objetivo deste trabalho é definir padrões aceitáveis de qualidade de energia para facilitar a especificação de equipamentos e propor soluções práticas tanto para instalações existentes quanto futuras instalações baseadas em fontes de energia alternativa

Ano

2019-08-12T22:27:10Z

Creators

Vinicius Oliveira Gomes

Dificuldades e encontradas na execução de obras de saneamento em centros urbanos: análise conceitual e estudos de caso

O presente estudo, desenvolvido a partir da análise de dois casos concretos, traz à tona duas questões problemáticas que são de conhecimento geral de todos, mas que muito pouco tem sido feito para evitá-las: atrasos nos prazos de entrega e alterações orçamentárias vultosas, nas obras de saneamento em centros urbanos. Tais questões são decorrentes das dificuldades encontradas durante a execuçãodessas obras, e têm sua origem na ação isolada ou combinada de diversos fatores, intervenientes e relevantes, de natureza social, técnica, ambiental, meteorológica, geológica, etc., não previstas nos projetos e nos orçamentos. Com a finalidade de contribuir para a redução da influência desses fatores, foram identificados, ao final, alguns procedimentos preventivos, de fundamental importância para harmonizar, em um objetivo único, o desenvolvimento social e econômico à preservação do meio ambiente e da própria espécie humana.

Ano

2019-08-11T05:25:31Z

Creators

Artur Augusto Varella Vargas

Defeitos FeN4 em nanoestruturas de carbono: um estudo comparativo com as moléculas Fe-porfirina e Fe-ftalocianina

Neste dissertação realizamos um estudo comparativo entre as moléculas Fe-porfirina e Fe-ftalocianina e nanoestruturas de carbono com defeitos FeN4 através de cálculos de primeiros princípios, baseados na Teoria do Funcional da Densidade. Para todos os sistemas, fizemos cálculos variando a carga total. No caso da Fe-por firina e da Fe-ftalocianina estudamos os sistemas neutros e os resultantes da adição ou remoção de um elétron e, no caso das nanoestruturas de carbono, colocamos uma quantidade de carga por átomo de carbono equivalente a cada caso estudado para as moléculas. Observamos que existe uma tendência do ferro a manter sua carga constante quando a carga total do sistema muda, enquanto o momento magnético de spin nos sistemas varia com a carga total. Os sistemas têm momento magnético de spin igual a 2muB quado estão neutros, mas esse momento aumenta (diminui) quando elétrons são retirados (adicionados) do (ao) sistema. Devido à importância para a bioquímica de hemoproteínas e para a fabrição de células de combustível, estudamos também a ligação da molécula de O2 á Fe-porfirina e ao fulereno C60 com defeito FeN4. Observamos que para as duas moléculas o estado fundamental do complexo ligado à molécula de O2 é um singleto. Este se caracteriza pelo acoplamento antiferromagnético entre um elétron localizado no ferro e outro localizado na molécula de O2, e por uma ligação sigma resultante da combinação dos orbitais dz2 do ferro o pi anti-ligante da molécula de O2. Após a ligação ao fulereno ou à Fe-porfirina, a molécula de O2 pode ser dissociada através de uma segunda interação com uma outra molécula de fulereno ou Fe-porfirina, respectivamente. A ligação da molécula de O2 a um defeito tipo N4H2 no fulereno também foi estudada. Observamos que, neste caso, a energia de ligacão da molécula de O2 é 0.9 eV menor que a encontrada no caso do defeito FeN4 e que a molécula de O2 é dissociada após uma segunda interação com outro fulereno, formando duas moléculas de água com os hidrogênios retirados dos defeitos N4H2.

Ano

2019-08-10T07:29:54Z

Creators

Ingrid Carolina Ibagon Pardo

Produção de valor nas redes sociais: Marx e o debate contemporâneo

Nesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão.

Ano

2022-03-29T19:45:41Z

Creators

Rodrigo Moreno Marques

O cinema de Abbas Kiarostami: Entre a transparência e a auto-inquirição

Este estudo propõe reflexões acerca da obra do cineasta iranianoAbbas Kiarostami, a partir da análise fílmica de algumas de suas obras,especialmente do período entre Onde fica a casa do meu amigo? e O vento nos levará, sendo que outros filmes serão solicitados de modo acomplementar as análises. O presente estudo se divide em duas partes a primeira tratando do esforço do cineasta em diminuir a distância entre signo e realidade, por meio da objetividade da narrativa, e a segunda da autoconsciência que sua obra carrega, o que se manifesta de diferentes maneiras, desde a sua presença na diegese dos filmes ou através de personagens alter ego, até procedimentos narrativos que explicitam a linguagem cinematográfica.

Ano

2019-08-11T07:56:16Z

Creators

Douglas Mosar Morais Resende

Avaliação do TiO2 em filmes de tintas na degradação do corante laranja II e influência no desenvolvimento de larvas de Aedes aegypti

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2019-12-10T17:20:05Z

Creators

Luiz Augusto da Silva Castro

A crise do sujeito: aspectos da modernidade em dois contos Primeiras estórias, de Guimarães Rosa

Neste trabalho é propostauma leitura dos contos Nenhum, nenhuma e O espelho, presentes no livro Primeiras Estórias,de Guimarães Rosa. As duas estóriassão analisadasinserindo-as no contexto da modernidade, tendo como tema principal a crise do sujeito. É abordada como se dá,nas duas narrativas,a noção de que o sujeito é, na verdade, fragmentado,e também a busca e a impossibilidade de atribuir sentido ao eu. No conto Nenhum, nenhuma, considerandoa importância do passado para a constituição do sujeito, a impossibilidade de reconstituí-lo por meio da memória acaba resultando em uma crise de identidade, marcada no conto pela oscilação constante do foco narrativo e pela interrogação acerca do eu que se apresenta na narrativa. Já no conto O espelho, a crise de identidade se inicia quando o narrador-personagem, diante de um espelho, vê, no lugar de seu reflexo, a imagem de uma espécie de monstro, que ele percebe se tratar dele mesmo. Reconhecendo, então, a existência de um eu que se esconde por detrás das aparências, o narrador se propõe a realizar um experimento, buscando, assim, alcançar essa parte oculta de si.

Ano

2019-08-14T07:50:09Z

Creators

Ana Danielle Lemes Mayer

O perfil do gestor do conhecimento nas empresas públicas e privadas no Brasil

A proposta do trabalho é desenvolver um projeto para elaboração do perfil do Gestor de Conhecimento no Brasil, nas empresas públicas e privadas, visando a melhor definir este profissional.A motivação para este trabalho se encontra na deficiência, controvérsias e falta de definição de um perfil para esse profissional que é o responsável pela gestão do conhecimento, indefinição que vai desde a nomenclatura do cargo à definição de atribuições bem como à existência ou não desse cargo dentro das empresas.

Ano

2019-08-11T15:57:19Z

Creators

Jaqueline de Oliveira Silva

Uma metodologia para avaliação automática de sites e sua aplicação em sites do Governo do Estado de Minas Gerais

É necessário avaliar a eficácia dos sites, sobretudo dos sites públicos criados para o contribuinte e com seu dinheiro. As atuais metodologias limitam-se a avaliar poucas páginas, a partir da página principal, e de maneira indireta e manual, sendo insuficientes diante do tamanho e da complexidade dos sites, e da rapidez de análise exigida pelos administradores e usuários. Este trabalho propõe uma metodologia automática de avaliação, criada a partir de experiências, embasada teoricamente e testada com estudos de caso. O trabalho contém todas as informações para que a metodologia proposta possa ser usada pelos usuários de sistemas de informação. Por fim, é proposta, num anteprojeto, uma ferramenta que deverá preencher as lacunas encontradas.

Ano

2019-08-11T19:37:58Z

Creators

Luis Carlos Silva Eiras

Modelagem das trajetórias médias e funções de covariância do peso vivo e do rendimento de carcaça de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) utilizando polinômios B-spline

Neste trabalho foram analisados diferentes modelos estatísticos para identificar o mais apropriado para modelar as trajetórias médias e as funções de covariância do peso vivo e do rendimento de carcaça de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) por meio de polinômios B-spline quadráticos. Dados de peso vivo (8.758) e de rendimento de carcaça (2.042) de tilápias com idades entre 106 e 245 dias foram obtidos de 72 famílias provenientes de 36 machos e 72 fêmeas. As variáveis sexo e tanque de criação foram consideradas como efeitos fixos classificatórios. Os efeitos genético aditivo direto, de ambiente permanente direto e residual foram considerados como aleatórios e os modelos estatísticos foram testados com e sem o efeito aleatório de família. As variâncias residuais foram modeladas com duas até cinco classes de idade e como covariáveis foram utilizados os coeficientes dos polinômios B-spline quadráticos com dois a cinco intervalos equidistantes. As trajetórias médias do peso vivo e rendimento de carcaça dependem do sexo e tanque de criação. Os modelos que consideraram os efeitos classificatórios de sexo e tanque de criação, a interação desses fatores e polinômios B-spline quadráticos aninhados em cada nível dos fatores sexo x tanque foram os mais adequados. A inclusão nos modelos estatísticos dos efeitos classificatórios de sexo, tanque de criação, da interação desses efeitos e do polinômio B-spline quadrático aninhado a essa interação indicou que, com o decorrer do tempo, cada sexo, cultivado em diferente tanque, apresenta trajetória média diferente. Aninhar o efeito da idade na interação sexo x tanque de criação é necessário para que em programas de melhoramento genético da espécie os valores genéticos dos candidatos à seleção não sejam sub ou superestimados. Com o aumento do número de intervalos do polinômio B-spline há aumento do número de funções base que, consequentemente, melhoram o ajuste dos polinômios aos dados. A maioria dos critérios de ajuste utilizados indicaram os modelos com polinômio B-spline quadrático com cinco intervalos equidistantes como de melhores ajustes, para as duas características. Para peso vivo, a inclusão do efeito aleatório de família pode ter causado confundimento entre as estimativas de variância genética aditiva direta e de ambiente permanente direto. Para rendimento de carcaça, a inclusão desse efeito aleatório não resultou em melhoria do ajuste. As estimativas de herdabilidade para peso vivo variaram de 0,36 a 0,61, e para rendimento de carcaça de 0,18 a 0,76, indicando que essas características podem ser incluídas como critérios de seleção em programas de melhoramento genético da espécie. As médias das correlações genéticas entre os pesos em diferentes idades foram maiores que 0,69 e entre os rendimentos maiores que 0,47, sugerindo que a seleção em idades precoces pode ser realizada. Os critérios de ajuste indicaram diferentes modelos como sendo os mais adequados. Considerando processos de seleção realizados com base em avaliações genéticas pelos modelos apontados como de melhores ajustes, os indivíduos selecionados seriam diferentes. Consequentemente, é possível haver diferenças nas respostas à seleção de acordo com o modelo estatístico considerado. Em avaliações genéticas reais, a escolha dos modelos estatísticos deve ser realizada com cautela para otimizar o progresso genético.

Ano

2019-08-12T12:27:00Z

Creators

Dalinne Chrystian Carvalho dos Santos

Infância e relações de cuidado na escola pública de tempo integral

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020-03-04T18:28:17Z

Creators

Aline Regina Gomes

Entre a Monarquia, o Catolicismo e a Razão: contribuições de Antônio Pereira De Figueiredo para o Reformismo Ilustrado

A presente dissertação tem como objeto central a atuação política e literária de Antônio Pereira de Figueiredo em sua relação com o reformismo ilustrado pombalino. Ao longo do trabalho, primeiramente, discutiremos o conjunto de ideias que caracterizou o Século das Luzes e as peculiaridades do Iluminismo português sob a ótica dos despotismos esclarecidos. Em seguida, analisaremos alguns dos principais livros escritos por Antônio Pereira, bem como os documentos que produziu para a Real Mesa Censória, a fim de desvendar os possíveis pontos de contato entre o pensamento desse letrado e o contexto político reformista. A hipótese sustentada é a de que, como representante do reformismo e da Ilustração, este letrado buscou promover os ideais que lhe pareciam mais ajustados às necessidades do Estado, tendo o poder régio como centro, o catolicismo como base e a razão como guia. Assim, buscaremos mostrar que sua obra afina-se inteiramente com o ideário político que orientou o reformismo pombalino, além de colaborar de forma decisiva para a difusão desse ideário junto aos seus leitores.

Ano

2019-08-12T14:24:17Z

Creators

Emilly Joyce Oliveira Lopes Silva

Regiões funcionais brasileiras: dinâmica recente, policentricidade e relocalização seletiva da atividade econômica

Trabalhos que procuram investigar e compreender as relações dos centros urbanos com seus entornos têm ganhando importância na literatura da economia regional ao longo das últimas décadas. O conceito de cidade-região merece destaque nesse sentido, por fornecer um substrato teórico capaz de abarcar as estruturas e dinâmicas socioeconômicas possíveis em tal âmbito. Dentre os fatores que caracterizam as cidades-região encontra-se a integração do mercado de trabalho local, cuja representação empírica no espaço pode ser dada pelas regiões funcionais. Estas compreendem delimitações geográficas que tradicionalmente levam em consideração os movimentos pendulares, com vistas a definir a dimensão espacial do mercado laboral algo que já vem sendo realizado oficialmente por diversos países, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. A presente tese tem, assim, um duplo objetivo: definir regiões funcionais para o Brasil e, de posse de tal recorte, investigar a evolução recente da divisão espacial do trabalho e da centralidade das redes urbanas destas regiões. Para a construção das regiões funcionais são utilizados fluxos pendulares obtidos dos Censos de 1980, 2000 e 2010, com a aplicação de métodos de análise de redes. A investigação se desenvolve então sobre as 26 principais regiões funcionais, constituídas pelos maiores centros urbanos do país. Dentre os resultados obtidos, observa-se que a desconcentração produtiva nas décadas recentes é espacialmente mais circunscrita do que o apontado pela literatura, ocorrendo sobretudo dentro dos entornos dos principais núcleos urbanos nacionais. Além disso, apesar de também existir um movimento de desconcentração de atividades que estão na vanguarda das transformações produtivas, este é menos intenso do que o observado em geral para as demais atividades. Adicionalmente, o núcleo urbano de São Paulo tem elevado sua concentração em tais atividades ao longo dos últimos anos. Ao mesmo tempo, o emprego nos entornos das regiões funcionais tem se tornado mais diversificado em termos setoriais, indicando maior autonomia econômica destes e ampliação de suas complementaridades produtivas com os núcleos. Destaca-se, por fim, que mesmo com alguma tendência de diminuição do perfil monocêntrico das redes urbanas regionais, tal movimento tem ocorrido em termos concentradores, com os centros secundários ganhando força polarizadora mais em detrimento de outros municípios de menor porte na do que do núcleo da região funcional.

Ano

2019-08-12T10:10:32Z

Creators

Cassiano Ricardo Dalberto

Comitês de bioética e banco de amostras biológicas: uma reflexão jusfilosófica acerca do direito à liberdade de pesquisa científica

Os avanços tecnocientíficos e a utilização de amostras biológicas em pesquisas são cada vez mais recorrentes e fruto de conquistas trazidas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Nesse sentido, é importante a criação de banco de amostras biológicas, denominados biorrepositórios ou biobancos, para adequado armazenamento dos dados e melhor organização das pesquisas. Ao possibilitar o acesso irrestrito das informações genéticas de um ser, é necessário que as pesquisas protejam o participante envolvido o que, de certa maneira, mitiga a liberdade de atividade científica. Assim, o que se pretende é demonstrar a necessidade de coexistência das liberdades individuais, tanto daquele que consente em participar de uma pesquisa quanto do pesquisador, ambas consideradas direitos fundamentais e inseridas no rol dos direitos da personalidade. Além disso, demonstrar que o burocrático procedimento existente para criação de banco de amostras genéticas não se coaduna com a justificativa de proteção dos sujeitos envolvidos, uma vez que não necessariamente protege as informações ali contidas, tampouco o ser-aí que com-vive.

Ano

2019-08-10T10:08:51Z

Creators

Patricia Gazire De Marco

O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática

O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática.

Ano

2019-08-11T11:48:16Z

Creators

Eva Beatriz da Silva Ferreira

Sapore, Sapere: por uma poética dos cinco sentidos em Italo Calvino

Ao comentar sobre o livro que estava escrevendo que abordaria os cinco sentidos, Italo Calvino afirmou que o homem contemporâneo havia perdido o uso deles. Esse livro, que veio a ser publicado postumamente com o título de Sob o sol jaguar, suscitou reflexões que nortearam este trabalho em seu propósito de investigar a relação entre os cinco sentidos e a linguagem na obra do escritor italiano. A partir de indagações sobre a possível atrofia dos sentidos e o declínio da experiência no homem moderno, problematiza-se se a linguagem tornaria o homem insensível aos estímulos externos, ou se ela permitiria que as experiências sensíveis se tornassem acessíveis a ele. A palavra, ao criar um universo sensível à parte, pautado na ausência do referente, não nos deixaria esquecer o ausente, complementando-o com sua força conotativa. Assim, tanto os objetos quanto os signos que os representam podem exercer uma ação física sobre o nosso corpo: uma palavra pode estimular sentidos e despertar memórias; ficamos literalmente tocados por um texto. Para alcançar essa sensação de concretude, para que a palavra evoque seu referente, tornando-se um vestígio dele, a linguagem deve ser usada com precisão, buscando descrever uma gama de sensações. Calvino, o escritor míope, escrevia do fundo do opaco, completando as partes obscuras e nebulosas com sua imaginação. Ampliando as perspectivas que associam o escritor italiano a uma vertente mais intelectualista e racionalista, procura-se evidenciar o lado sensorial de alguns textos de Calvino, o qual também exercitou uma linguagem sensível, recorrendo aos cinco sentidos, ao sapore do mundo, para alcançar múltiplos saberes.

Ano

2019-08-14T08:17:48Z

Creators

Bruna Fontes Ferraz

Produção e nutrição mineral de milheto e de milho adubados com biofertilizante suíno em diferentes épocas no norte de Minas Gerais

A produção de forrageiras adubadas com biofertilizante suíno no semiárido norte-mineiro pode proporcionar efeitos sobre produtividade, desenvolvimento da cultura e características nutricionais das plantas e do solo, favorecendo os agricultores familiares, devido, sobretudo, à economia de fertilizantes químicos e sustentabilidade dos sistemas agrícolas, além de promover produção de silagem de boa qualidade e ainda dar uma destinação ambientalmente correta para os dejetos de suínos. Objetivou-se, com a presente pesquisa avaliar a produção e nutrição do milheto e do milho forrageiro adubados com doses de biofertilizante suíno, em diferentes épocas no norte de Minas Gerais. Os experimentos foram conduzidos em num Latossolo Vermelho, simultaneamente implantado durante o período de junho a setembro de 2011 e conduzido novamente em outubro de 2011 a fevereiro de 2012. Em ambos, utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos: doses de biofertilizante suíno para fornecer 0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 de P2O5, e um tratamento adicional com adubo mineral (571,4 kg ha-1 formulação 4-14-8). Verificou-se que as características morfológicas e a produção de matéria fresca e seca das plantas de milheto e milho, exceto as características morfológicas das plantas de milho, foram influenciadas pelos tratamentos, sendo as maiores produtividades obtidas com a adubação mineral e com as maiores doses de biofertilizante suíno, evidenciando a eficiência da adubação de biofertilizante suíno na produção dessas forrageiras. O biofertilizante suíno foi fonte de macronutrientes e micronutrientes para as culturas.

Ano

2019-08-10T18:20:29Z

Creators

Elwira Daphinn Siiva Moreira

Avaliação da Demanda Preliminar de Atendimento Dirigida pelo Aluno ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina (Napem) da Universidade Federal de Minas Gerais

O sofrimento psíquico do estudante universitário, particularmente do estudante de Medicina, é conhecido e tem sido motivo de preocupação. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina (Napem) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como função acolher o estudante que demanda ajuda espontaneamente. O objetivo deste trabalho foi analisar os motivos da busca por atendimento descritos pelos próprios estudantes ao preencherem a ficha de inscrição no Napem. Foram catalogadas 273 fichas, que representam o total de inscrições de novos estudantes em dois anos da última década. Para preservar a identidade dos estudantes, os anos analisados não foram identificados. Desse grupo, 235 eram estudantes de Medicina, 28 de Fonoaudiologia, 4 do curso superior de Tecnologia em Radiologia e 6 eram estudantes de outros cursos. A metodologia utilizada para análise dos dados foi qualitativa, com análise de conteúdo, e o teste do qui-quadrado foi empregado para a comparação de frequências. Os motivos descritos pelos estudantes foram alocados em cinco categorias estabelecidas pelos pesquisadores – distúrbios do humor, problemas pessoais, características de personalidade, questões acadêmicas e outros. Os resultados mostraram que os distúrbios do humor foram os mais frequentemente relatados (44,3%), seguidos por características de personalidade (26,4%) e por problemas pessoais (13,9%). As questões acadêmicas foram as que apresentaram menor frequência (5,5%). O desejo de morrer foi descrito por 17 (6,2%) estudantes. Quando os estudantes de Medicina foram comparados aos dos demais cursos, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre as categorias (p = 0,21), sendo também observado o predomínio de motivos alocados na categoria distúrbios do humor (41,7%). Entretanto, quando considerados separadamente os dois períodos analisados, a frequência de distúrbios do humor nos alunos do curso de Medicina foi significativamente maior (p = 0,0005) entre os inscritos no segundo ano, comparados aos inscritos no primeiro ano do estudo. Deve ser ressaltado, ainda, que quase 50% do total de estudantes que se inscreveu no segundo ano analisado neste estudo cursavam os períodos iniciais, resultado significativamente maior (p = 0,002) quando comparado ao dos inscritos no primeiro ano do estudo. Embora reconhecendo as limitações referentes à análise da demanda preliminar de atendimento formulada pelo aluno ao procurar ajuda, particularmente quando expressa de forma escrita, acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a organização dos serviços de apoio psíquico e servir de alerta para essa questão. Pela magnitude do problema, fica evidente a necessidade da existência de espaços de acolhimento para os estudantes e de atuação precoce no início do curso, com atividades que possam recebê-los e escutá-los quando do ingresso na faculdade, como, por exemplo, os programas de tutoria.

Ano

2022-04-27T21:45:46Z

Creators

Maria Monica Freitas Ribeiro Jordan Diego Costa Melo Andreia Maria Camargos Rocha