Repositório RCAAP
Capri: uma base de dados para análise comparativa de paradigmas paraprospecção de contatos em interfaces proteína-proteína
Estudos que envolvem estrutura de proteínas lidam na maioria das vezes com uma grande quantidade de informação. Para compreender melhor o processo de interações proteína-proteína é necessário estudar os fenômenos que ocorrem em suas interfaces moleculares. Interações podem ser observadas do ponto de vista de resíduos, porém sabe-se que elas ocorrem na realidade em nível atômico. Vários paradigmas propõem formas distintas para definir interações atômicas e sabe-se que é necessário comparar estes paradigmas para melhorar nossa compreensão sobre interações moleculares, permitindo abranger nosso conhecimento sobre os vários mecanismos e funções celulares. Com isso, propomos aqui o banco de dados CAPRI, para análise comparativa entre três paradigmas distintos que são usados paradefinir contatos em interface proteína-proteína. O banco de dados CAPRI possui informações de cerca de 45 mil complexos proteicos, contendo dados quanto as interações realizadas entre pares de átomos, resíduos e cadeias. Ao todo, quatro tipos de interações são investigadas,sendo elas: pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, pontes salinas e empilhamento aromático. Os resultados obtidos, juntamente com a obtenção da base de dados criada podem ser acessados através do endereço: http://homepages.dcc.ufmg.br/~pmartins/capri1/.
2019-08-11T23:16:56Z
Pedro Magalhaes Martins
Gravidez na adolescência: um olhar diferenciado sobre a gestante e a família
Os profissionais de saúde nem sempre se mostram preparados para lidar com a complexidade psicológica da adolescente grávida. Este trabalho objetivou realizar uma revisão narrativa acerca da gravidez na adolescência, na base de dados LILACS, no período de 1992 a 2012, utilizando como descritores, gravidez na adolescência, família e sexualidade. Foram encontrados 801 artigos, que após seleção pelos critérios de exclusão, compuseram o arcabouço deste estudo 30 artigos, dissertações e teses. A leitura e análise deste material mostrou que a sexualidade precoce pode envolver vários riscos, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis, conflitos familiares, abandono escolar e a gravidez não planejada. As principais causas deste tipo de gravidez são a ausência de informação, negligência ou erros no uso de métodos contraceptivos, necessidade inconsciente de satisfação com os pais e de insatisfação com a vida no lar e na comunidade. Uma crise familiar geralmente é instalada quando ocorre uma gravidez não planejada na adolescência. Há necessidade de melhor capacitação e de um olhar diferenciado dos profissionais de saúde para a gravidez na adolescência, considerando as consequências negativas e positivas para todos os envolvidos. Conclui-se que apesar de todo esforço de conscientização sobre os riscos de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis em campanhas governamentais e nas escolas, a gravidez na adolescência continua sendo um grave problema social.
Construção, validação de conteúdo e semântica de um instrumento de acolhimento e classificação de risco da urgência na demanda espontânea dos serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
Este estudo objetiva construir e validar o conteúdo e a semântica de um instrumento de acolhimento e classificação de risco da urgência na demanda espontânea odontológica na atenção primária à saúde, baseado no Protocolo de Manchester e nas orientações do Ministério da Saúde. É um estudo metodológico no qual o instrumento contém perguntas sobre os sinais e sintomas apresentados pelos usuários. A delimitação do modelo teórico, validação de conteúdo e alocação dos agravos nos escores, de acordo com o protocolo de Manchester, é fruto de grupos focais realizados com experts. A validação semântica se deu por meio de grupos focais, realizados com auxiliares e técnicos em saúde bucal, e aplicação do instrumento a 48 usuários, que procuraram o serviço de urgência em odontologia; juntamente com uma escala de dor. Estes dois instrumentos apresentaram resultados semelhantes discriminando os agravos em urgentes, pouco urgentes e não urgentes. O protocolo se mostrou válido para o acolhimento e classificação de risco nos serviços odontológicos da atenção primária podendo ser utilizado para organizar a demanda de maneira humanizada e eficaz.
Propriedades das funções de base radiais aplicadas à identificação de sistemas dinâmicos não-lineares
Um estudo das propriedades dos modelos RBF é apresentado sob o ponto de vista da aplicação dessa representação na identificação de sistemas dinâmicos não -lineares. graças a esse estudo foi possivel desenvolver mecanismos simples para incorporar informação auxiliar sobre o sistema investigado no processo de identificação. os modelos caixa-cinza obtidos são em relação aos caixa-preta, emm geral mais robustos e apresentam uma faixa de validade mais ampla, com menos parâmetros e melhor desempenho na descrição dos comportamentos dinâmicos e státicos observados no sistema real. Também é apresentado um estudo de caso sobre o uso de termos lineares ARX em modelos RBF, tendo sido observadas algumas vantagens para seu emprego., tais como bom desempenho com massas de dados de pucas amostras e maior validade do comportamento em estado estacionário. O uso de termos ARX nos modelos RBF facilitou o estudo sobre o mapeamento de não-linearidade estáticas (estados estacionais e função autovalores) nessa representação. São derivadas expressões matemáticas apresentando as não- lineriaridades estáticas em função dos parâmetros livres dos modelos. A partir dessas expressões matemáticas são derivadas restrições para a estrutura e os parâmetros, impondo as seguintes caracteristicas: localização das RBFs sob essa visão caixa-cinza é ilustrada por meio de estudos de caso com dados de sistemas reais e simulados.
2019-08-14T20:01:49Z
Gladstone Barbosa Alves
Histórias de aprendizagem: um estudo de caso no setor de telecomunicações
Inspirada nas perspectivas crítica e construtivista (GUBA AND LINCOLN, 1994), esta tese contribui para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional como área de estudo, dado que, sobretudo no Brasil, este campo é ainda incipiente. Centrada em um estudo de caso no setor de telecomunicações, ela teve como objetivo explorar a aprendizagem organizacional como estratégia de competitividade no cenário de globalização econômica em que o país como um todo e a organização que constitui o foco da pesquisa em particular, a TELEMAR-Minas, estão inseridos. Para a TELEMAR-Minas, esta inserção concretizou-se por meio de sua privatização embora as aprendizagens que apóiam e apoiaram esta transição sejam bem mais remotas. Estando agora exposta à dinâmica do mercado, a ex-TELEMIG tem agora não apenas uma nova configuração, mas uma nova orientação estratégica. Esta tese é um desdobramento dos trabalhos de Rodrigues (1991 e 1999). O seu ponto de partida é a constatação de que o antigo paradigma organizacional, ancorado no ideal burocrático, tem-se mostrado inadequado diante não apenas da multiplicidade de elementos que interagem no cenário organizacional atual, mas também da dinamicidade destes elementos. Neste contexto, a noção de aprendizagem organizacional constitui um passo concreto na construção de uma nova forma de se compreender, gerenciar e vivenciar não apenas as organizações, mas também as inter-relações destas com seus indivíduos e ambientes. Ela nos permite, também,lidar com paradoxos, que, em geral, são uma marca distintiva de todo o processo de privatização da organização. Em nenhum momento, este processo é simples ou uniforme. Ele representou uma série de aprendizados, por vezes, incrementais de circuito único (ARGYRIS e SCHÖN, 1978) ou adaptativos (SENGE, 1990) , muitas vezes,transformacionais de circuito duplo (ARGYRIS AND SCHÖN, 1978) ou generativos (SENGE, 1990). Numa perspectiva histórica, a aprendizagem na TELEMIG se deu de forma natural, surgindo, muitas vezes, como um traço da cultura da organização que, tradicionalmente, sempre investiu muito no desenvolvimento de seu pessoal. Ao mesmotempo, a aprendizagem organizacional está associada às mudanças ocorridas ao longo da evolução da organização, como atestam dois dos seus grandes marcos, a qualidade total e a reengenharia. A partir da segunda metade da década de 1990, o foco desta aprendizagem emnível da organização, dos grupos e dos indivíduos voltou-se para a aquisição das chamadas novas competências de mercado. Embora tenham sido de extrema relevância para os indivíduos, tendo sido inclusive, em alguns casos, determinantes na continuidade destes naempresa, estas aprendizagens em nível individual subordinaram-se, em geral, aos interesses de aprendizagem da própria organização em seu esforço de redirecionar-se estrategicamente para o mercado, rompendo assim sua longa história de empresa de engenharia detelecomunicações e passando a ser uma empresa de serviços de telecomunicações. Deste modo, a ênfase em tecnologia é substituída pela ênfase em negócios, como indicado no esquema teórico-metodológico no capítulo três, figura 6. Este esquema guiou odesenvolvimento da pesquisa, sumarizando e evidenciando a lógica a ela subjacente do ponto de vista macro-estrutural, em que a globalização e o neoliberalismo são os dois grandes vetores de cuja interação recíproca no nível econômico, político e ideológico resultou aprivatização do setor de telecomunicações. Ademais, tomando por base os modelos de ciclo de aprendizagem organizacional de Nevis et al. (1985) e o de Dixon e Ross (1999), o esquema chama atenção não apenas para a relevância dos processos por meio dos quais oconhecimento organizacional é adquirido, utilizado e disseminado, mas também para as interrelações entre estes processos uma vez que é a partir destas que as aprendizagens que consubstanciaram a transição da antiga TELEMIG para o mercado, viabilizando assim o desenvolvimento e sustentação de seu novo foco estratégico, a orientação para negócios, aconteceram. Por fim, o esquema reflete o fato que as aprendizagens ocorridas, em geral, relacionadas a estratégias emergentes, um traço marcante do estilo de aprendizagem da TELEMAR-Minas, serviram como fator incrementador da competitividade da organização em seu novo cenário, o mercado livre. Neste trabalho, a coleta e análise de dados alinham-seao enfoque da grounded theory (GLASER AND STRAUSS, 1967; STRAUSS AND CORBIN, 1990; 1994). A categorização foi o principal procedimento utilizado no tratamento dos dados. Para a análise dos processos de aprendizagem enfocados, foram reconstruídas trêshistórias de aprendizagem (ROTH AND KLEINER, 1995) que, constituem narrativas independentes, porém inter-relacionadas. No capítulo final são sumarizados os principais achados da pesquisa.
2019-08-11T21:29:13Z
Augusto Cezar de Aquino Cabral
Estudo comparativo do perfil apoptótico ativado pelas vias intrínseca e extrínseca na próstata ventral de ratos Wistar durante o envelhecimento
O crescimento e diferenciação da próstata, bem como a manutenção de seus componentes e sua função são dependentes da ação de andrógenos. Porém, os estrógenos também apresentam papel importante na sua diferenciação e crescimento, além de participar de desordens patológicas como a hiperplasia benigna (HPB) e o adenocarcinoma, comuns na velhice em humanos e outros mamíferos. Os estrógenos desempenham seus efeitos biológicos através da ligação a receptores ER e ER, destacando a intensa expressão de ER no epitélio prostático, relacionado com função pró-apoptótica, anti-proliferativa e pró-diferenciação. Tanto o adenocarcinoma como HPB estão relacionados com distúrbios no balanço entre proliferação e morte celular. Essa homeostase das células epiteliais é dependente de andrógenos, mas há evidências de que estrógenos participam no processo. Confirmando tal fato, existe marcante redução na expressão de ER em tecidos malignos ou pré-malignos de próstata humana e de roedores. Considerando as funções já conhecidas para ER, é possível que o silenciamento desses receptores possa estar relacionado com o desequilíbrio entre proliferação e morte celular nessas condições patológicas. A apoptose é um tipo de morte celular programada, cuja sinalização pode ser iniciada pela via intrínseca (dependente de caspase-9) ou extrínseca (dependente de caspase-8). Evidências apontam que a apoptose no órgão pode ser ativada pela via intrínseca quando privada de testosterona e pela via extrínseca quando tratados com agonista de ER. No entanto, não está esclarecido se há variação nos diferentes componentes das vias de ativação de apoptose na próstata dependendo da idade.Dessa forma, nosso objetivo foi determinar se ocorre variação nos mecanismos de apoptose na próstata de ratos Wistar em diferentes idades (3, 6, 12, 18 e 24 meses). As análises morfológicas e imunohistoquímicas para caspase-3, caspase-9 e TUNEL revelaram que apoptose é escassa no epitélio glandular nas diferentes idades. Já as análises para caspase-8 mostraram aumento progressivo da positividade no epitélio com o envelhecimento, preferencialmente em locais de atrofia e em células sem características morfológicas de apoptose, os quais apresentam também reduzida expressão de ER e TNF que são fatores pró-apoptóticos. Dessa forma, é possível que os baixos níveis de ER e TNF estejam direcionando a ativação de caspase-8 para sua ação alternativa pró-sobrevivência. Esses dados são inéditos e de importância para a área, indicando mais um possível alvo na profilaxia e manejo de patologias envolvendo a homeostase tecidual da próstata em humanos e outros mamíferos.
2019-08-14T03:52:13Z
Amanda Cristina Reis Gonzaga
Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
Este trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA.
2019-08-10T19:56:44Z
Anne Kely Marques Nascimento
Caracterização molecular e biológica de amostras de vaccinia virus isoladas durante surtos de vaccinia bovina no Brasil
O gênero Orthopoxvirus (OPV), pertencente à família Poxviridae, compreende vírus com morfologia complexa, sítio de multiplicação no citoplasma e um grande extenso genoma de DNA de fita dupla. O Vaccinia virus (VACV), membro deste gênero, é um importante agente zoonótico, acometendo principalmente o gado de leite e ordenhadores, o que confere a esta doença um caráter ocupacional. Desde 1999, o VACV vem sendo relacionado a surtos de uma doença denominada vaccínia bovina (VB), caracterizada por lesões exantemáticas nos tetos e úbere de animais em lactação, e mãos e antebraço de ordenhadores, em várias regiões e biomas no Brasil, principalmente na região sudeste. Estudos moleculares e biológicos indicam a circulação no Brasil de dois grupos de VACV com características fenotípicas e genéticas distintas. Devido ao grande número de casos de VB reportados nos últimos anos ao grande impacto da doença para a economia do país, tradicional na produção de leite e seus derivados, este trabalho tem como objetivo avaliar a diversidade genética e fenotípica das amostras brasileiras de VACV detectadas em espécimes humanos e bovinos entre os anos de 2005 a 2011 em várias regiões do Brasil. Dentre as 402 amostras analisadas, 168 (41,8%) foram positivas após triagem por PCR para o gene viral vgf. Destas, 92 amostras foram selecionadas para caracterização molecular. Apenas 3 amostras, provenientes do mesmo surto que ocorrem na região do Serro em 2011, apresentaram a assinatura genética do grupo 1 de VACV-BR, que compreendem isolados como GP1V, SAV, BAV e P1V, enquanto que as demais amostras apresentaram perfil genético do grupo 2 de VACV-BR, que compreendem isolados como GP2V, PSTV, ARAV, CTGV e S2V. Os dados biológicos e moleculares apresentados neste trabalho comprovam que diferentes amostras de VACV co-circulam no Brasil, com uma maior prevalência de amostras do grupo 1, porém, os motivos para tal permanecem desconhecidos. Esta foi a primeira vez em que uma amostra de VACV-BR do grupo 2 foi isolada de humanos. O estudo do polimorfismo entre os diferentes VACV isolados abre as portas para estudos envolvendo a genética evolutiva destes isolados, a sua patogênese e até mesmo métodos de controle antivirais.
Resposta eletromiográfica ao longo da série em protocolos de treinamento com diferentes durações das ações musculares concêntrica e excêntrica
O objetivo do presente estudo foi comparar o comportamento do aumento da amplitude do sinal eletromiográfico, ao longo de cada série, em dois protocolos de treinamento que diferiram somente pela duração das ações musculares. Dezenove homens realizaram os protocolos compostos por três séries do número máximo de repetições, pausa de 3 minutos entre as séries, intensidade de 60% de 1 repetição máxima e duração da repetição de 6s. Um dos protocolos apresentou ação concêntrica de 2s e excêntrica de 4s (protocolo 2-4) e o outro, ação concêntrica de 4s e excêntrica de 2s (protocolo 4-2). A atividade eletromiográfica dos músculos peitoral maior e tríceps braquial foi registrada, sendo os valores encontrados para cada repetição submetidos a uma análise de regressão linear. Como cada voluntário realizou um número diferente de repetições, esse procedimento foi realizado para que eles pudessem ser comparados no mesmo tempo percentual. Foram encontrados os valores da integral da atividade eletromiográfica relativos a cada 10% do tempo sob tensão (TST) de cada série (%iEMG). Então, foram comparadas as médias dos %iEMG obtidas em cada tempo entre os dois protocolos utilizando a ANOVA two-way com medidas repetidas (fator 1 protocolo; fator 2 tempo). O %iEMG foi maior no protocolo 4-2 que no protocolo 2-4 após 70%TST, na primeira série; e após 80%TST, na segunda série para o músculo peitoral maior. Entretanto, ao longo da terceira série para esse músculo, bem com ao longo das três séries para o músculo tríceps braquial, não houve diferença significante entre os protocolos. Em protocolos de treinamento que diferem somente pela duração das ações musculares, há um aumento mais acelerado do %iEMG no protocolo com maior duração da ação muscular concêntrica. Além disso, os dois músculos estudados responderam de maneira diferente aos mesmos protocolos
2019-08-12T20:49:36Z
Bruno Magalhães de Castro
LEI 10.639/03: identidade e diversidade Étnico-Racial na Educação Infantil
O presente trabalho descreve e analisa a ação pedagógica desenvolvida na Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI Granja de Freitas cujo eixo norteador é a questão étnico-racial. O trabalho tem como objetivo a valorização da construção da identidade étnico-racial das crianças do berçário. Para tanto, o Plano de Ação envolve uma intervenção no espaço escolar, ações desenvolvidas com os bebês e um trabalho com os familiares das crianças do berçário. O referencial teórico baseia-se na Lei 10.639/03, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e nos textos de autores como Gomes (2008), Meyer (2002) e Rocha e Trindade (2006). Este Plano de Ação aborda ainda o envolvimento da comunidade escolar no que se refere às discussões acerca da temática já referida. Propõe-se a contribuir quanto ao despertar de reflexões que envolvam a importância de um trabalho centrado na diversidade, em especial, na Educação Infantil.
2019-08-13T01:18:21Z
Luciana Gonçalves Pinho
Substituição de farinha de peixe por farelo de soja para juvenis de pacamã (Lophiosilurus alexandri)
O objetivo desse trabalho foi avaliar parâmetros bioquímicos e de desempenho de juvenis de pacamã (Lophiosilurus alexandri), submetidos a dietas formuladas com diferentes níveis de substituição de farinha de peixe por farelo de soja como fonte proteica na ração. Para isso foram analisados ganho de peso; consumo; eficiência proteica; tamanho das vilosidades intestinais; índice hepatossomático; composição química corporal; proteína plasmática total; glicemia; hematócrito; dosagens de alanina transaminase e aspartato transaminase. Os animais foram separados em três categorias (P, M e G) de acordo com seu peso. Cada categoria compôs duas repetições por tratamento. Foram testadas cinco dietas (0, 25,50, 75 e 100% de inclusão de farelo de soja em substituição a farinha de peixe) e seis repetições, totalizando 30 parcelas. O experimento teve duração de 74 dias, sendo cinco dias de adaptação e 69 dias de fornecimento das dietas experimentais. A alimentação foi fornecida três vezes ao dia, as 08:00, 12:00 e 16:00 horas. O ensaio experimental foi realizado em laboratório de recirculação de água, onde foram utilizadas 30 caixas de fibra de vidro, com capacidade total de 100L cada. A temperatura foi monitorada diariamente, duas vezes ao dia, às 08:00 e às 16:00 horas. O monitoramento do pH e do oxigênio foi realizado semanalmente. Os dados obtidos foram analisados com auxilio software INFOSTAT. As médias foram comparadas pelo teste de probabilidades de Tukey, a 5% de significância quando paramétricas, e pelo teste de Kruskal Wallis, também a 5% de significância, quando não paramétricas. A temperatura se manteve estável durante todo o período experimental, apresentando valor médio de 28,93±0,36°C. O mesmo aconteceu com os valores de pH e oxigênio dissolvido, que apresentaram valores médios de 7,40±0,14 e 6,13±0,50 mg/L respectivamente. A sobrevivência foi de 100% para todos os tratamentos. As médias de consumo, ganho de peso (diário e médio), índice hepatossomático, demonstraram diferença estatística entre categorias, já a eficiência proteica, tamanho das vilosidades intestinais, ganho de peso total não apresentaram diferença entre os tratamento e categorias testados. Análise das carcaças dos animais também demonstrou diferença estatística entre as categorias para matéria mineral, proteína bruta, matéria seca e extrato etéreo, sendo este último também diferente estatisticamente entre os tratamentos. Dentre os parâmetros sanguíneos analisados (glicemia, hematócrito, proteína total, enzimas AST e ALT) apenas hematócrito não apresentou diferença significativa entre as categorias. Proteína plasmática total foi diferente entre categorias e tratamentos. Apesar de alguns índices zootécnicos apresentarem diferença estatística, podemos concluir que se pode substituir totalmente a farinha de peixe por farelo de soja para juvenis de pacamã, sem que haja prejuízos à fisiologia dos animais e consequentemente à criação, dentro de um período de 69 dias.
2019-08-13T12:15:46Z
Deborah Rodrigues Pedrosa Soares
Avaliação da resposta humoral a antígenos de Lacazia loboi utilizando sorosde pacientes com lacaziose
A doença de Jorge Lobo é uma micose da pele e do tecido subcutâneo causada pelo fungo Lacazia loboi que apresenta muitas semelhanças fenotípicas com o Paracoccidioides brasiliensis. Pela dificuldade do cultivo de L. loboi em laboratório, torna-se problemática a caracterização de suas proteínas antigênicas e o isolamento de seu DNA-genômico. Por isso, a maior parte dos estudos sorológicos publicados até hoje foi feita utilizando antígenos de P. brasiliensis. O objetivo do presenteestudo foi avaliar a resposta humoral a antígenos de células leveduriformes de L. loboi extraídos de camundongos experimentalmente infectados com o fungo. Neste estudo, antígenos de L. loboi foram obtidos a partir de infecção em modelo animal.Camundongos BALB/c foram inoculados com extratos de leveduras preparados a partir de fragmentos de biópsia retirados de lesões de pacientes infectados com L. loboi. Seis meses após o inóculo os camundongos desenvolveram lesões típicas no coxim traseiro. Fragmentos do coxim dos camundongos sacrificados, contendofungos viáveis, foram macerados e filtrados em condições estéreis para eliminar detritos. Os antígenos de L. loboi foram extraídos e mantidos a -20ºC. A glicoproteína gp43 de P. brasiliensis obtida com a utilização da cepa Pb18, foi purificada do concentrado de exantígeno e a solução final foi aplicada em coluna de CNBr-4B aderida a anticorpos monoclonais de gp43 17c por cromatografia de afinidade. Realizou-se análise por Western blotting em 24 soros de pacientes com lacaziose, cinco soros de pacientes com paracoccidioidomicose e em soros de cincovoluntários procedentes de área não endêmica. O mesmo procedimento foi feito com soros de seis camundongos infectados e nove camundongos sadios. Os anticorpos da classe IgG nos soros de todos os pacientes e camundongos com lacaziose reconheceram um antígeno de ~ 193kDa. A gp43 de P. brasiliensis purificada foiidentificada pelos anticorpos IgG de todos os soros de doentes avaliados, mas estes anticorpos não revelaram a mesma molécula antigênica nos extratos protéicos de células leveduriformes de L. loboi. Os soros de voluntários sadios e de camundongos controle não reagiram com os antígenos utilizados neste estudo. A caracterização molecular dos antígenos identificados, especialmente a proteína de193kDa, pode ser importante para o desenvolvimento de novos tratamentos, imunoterapia, vacinas e testes diagnósticos para a lacaziose.
Revestimentos pétreos: estudo de desempenho frente às técnicas e condições de assentamento
Este trabalho analisa algumas rochas para revestimento e o desempenho da fachada em função das condições de assentamento através de medidas de aderência do revestimento por ensaios de resistência de aderência à tração. Foram utilizadas quatro argamassas (sendo uma tradicional e três colantes) para assentamentos e realizados ensaios de arrancamento nos períodos de 28 dias, 6 meses e 1 ano. Utilizou-se a técnica de microscopia eletrônica de varredura associada à espectrografia por dispersão de energia para analisar a microestrutura da zona de interface da rocha e substrato. Os resultados do programa experimental evidenciaram que, quando se utiliza qualquer das argamassas colantes, há aumentos de resistência de aderência do revestimento comparados com a tradicional nas idades de 28 dias, 6 meses e 1 ano.
2019-08-13T04:02:27Z
Luiz Antonio Melgaco Nunes Branco
Formação, declínio e inflexão: reflexões sobre a centralidade da cidade do Rio de Janeiro
Neste trabalho, sustenta-se que a crise da cidade do Rio de Janeiro foi caracterizada, além da verificada perda de sua participação na economia brasileira, pela perda de sua centralidade política e econômica. O Rio de Janeiro foi o primeiro grande centro urbano-cosmopolita do país. Ao longo da primeira metade do século XX, contudo, o desempenho da economia de São Paulo fomentou o surgimento de um centro urbano concorrente. Com a transferência da capital federal para Brasília, nos anos de 1960 e de 1970, alterou-se a vantagem competitiva comparada entre as duas maiores cidades do país, retraindo a economia carioca em relação a paulista. Assim, as economias de aglomeração favoreceram um círculo vicioso de esvaziamento das atividades centrais do Rio de Janeiro. Pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade, revela a importância desses fatores na decisão das firmas de deixarem a cidade, sobretudo, entre os anos de 1980 e de 1990. Atualmente, uma série de acontecimentos parece vir promovendo um ponto de inflexão no desempenho da economia do estado do Rio de Janeiro. Esse novo cenário pode favorecer a recuperação da centralidade da cidade, embora, até recentemente, os resultados têm sido ambíguos.
Atuação e interação do hormônio do crescimento e do fator de crescimento semelhante à insulina no processo de hipertrofia muscular
O objetivo deste trabalho foi descrever como os processos responsáveis pela hipertrofia muscular desencadeados pelo Hormônio do crescimento (GH) e pelo Fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I) atuam e se interagem. O aumento de massa muscular se deve a uma adaptação ao treinamento de força e esse aumento denominado hipertrofia é caracterizado por um maior volume ou área de secção transversa do músculo. Esse aumento da massa muscular pode ocorrer por aumento no número de mionúcleos. Evidências vêm sugerindo que esse aumento de mionúcleos é alcançado através da proliferação e diferenciação das células satélites. Entre os mecanismos responsáveis pela ativação das células satélites se destaca o sistema endócrino. Após um exercício de força ocorre a liberação de alguns hormônios já descritos na literatura como mediadores do mecanismo de hipertrofia muscular, entre eles, o hormônio do crescimento (GH) e os fatores de crescimento semelhante à insulina (IGFs). O GH é responsável pelo crescimento de vários tecidos do organismo. Ele é um potente hormônio anabólico que influencia o aumento da massa muscular. Muitos dos efeitos do GH são mediados pelo IGF-I que é sintetizado pelo fígado através do controle do GH e exerce um efeito de feedback negativo na liberação de GH, porém, especula-se atualmente que além dessa ação mediada pelo IGF-I, o GH possui uma ação direta nos tecidos.
Sexismo linguistico e nomes gerais: a construção de uma língua inclusiva
Este estudo objetiva analisar estratégias linguísticas que evitam o uso do gênero gramatical masculino como forma de referência a homens e mulheres. Políticas linguísticas para um uso inclusivo da língua têm se tornado mais comuns nas sociedades contemporâneas e são questionadas sobre a necessidade das normas prescritivas que visam evitar um sexismo linguístico, conforme discutido por Bodelón e Rubio (2012), Bengoechea (2015), Mäder, Severo (2016) e Lagares (2018). Nesse sentido, o estado do Rio Grande do Sul criou um guia de redação para um uso não sexista da língua (TOLEDO et al., 2014). Em uma perspectiva da variação e mudança linguística, de Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), da variação linguística em nível lexical, Biderman (2001), além das noções de norma linguística e prescrição de usos, por Coseriu (1962, 1980) e Faraco e Zilles (2017), busca-se, neste trabalho, observar diferentes formas de referência a homens e mulheres de modo simultâneo, em especial o uso de nomes gerais. Os nomes gerais são itens em processo de gramaticalização e muito frequentes para referência a seres humanos quando não se deseja identificar características específicas, como o sexo, e são dotados de traços semânticos mínimos, conforme Halliday e Hasan (1995 [1976]), Amaral (2013a, 2013b), Amaral e Ramos (2014), etc. Todo conjunto de dados da pesquisa foi tratado com auxílio do software AntConc (ANTHONY, 2018). Foram analisados 3680 dados de textos de falas de parlamentares em pronunciamentos nas assembleias legislativas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Foi possível classificar os dados quanto ao uso: sexista (2242 ocorrências) e não sexista (1438 ocorrências). Observa-se um processo de variação nos dois estados, mas tendendo a uma mudança mais acentuada no estado gaúcho, onde os usos não sexistas cresceram acompanhados de redução de usos sexistas. Por outro lado, no estado mineiro, os usos sexistas apresentaram aumento. Constatou-se ainda que o uso de nomes gerais de referência a seres humanos é uma estratégia relevante na construção de uma língua inclusiva. Esses itens representam 26,7% do total de dados, e 68,2% das estratégias consideradas não sexistas, tendo maior relevância de usos entre os/as parlamentares do estado de Minas Gerais. Entre os nomes gerais analisados, pessoa mostrou-se como item mais frequente e relevante como referência não sexista a seres humanos, com 506 ocorrências. Os resultados nos apontam a possível existência, no estado gaúcho, de uma maior preocupação com o uso de uma língua com mais equidade entre homens e mulheres, devido às políticas linguísticas para esse fim. Além disso, os resultados obtidos nos permitem compreender a efetividade das sugestões para um uso não sexista da língua, como a duplicação de nomes, professores e professoras, ou de determinantes, como nossos atletas e nossas atletas, além da utilização dos nomes gerais. Tais propostas de uma linguagem não sexista se mostram frequentes no uso empírico e bem aceitas entre os críticos da elaboração de uma língua inclusiva.
Perfil de consciência sintática de crianças nascidas prematuras e nascidas a termo: um estudo comparativo aos sete anos de idade
Tema: As habilidades metalinguísticas e suas implicações na aquisição da leitura e da escrita são alvo de interesse, principalmente, a partir da década de 1970. Dentre as habilidades metalinguísticas destaca-se a habilidade sintática. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura, a partir de 1971, através de livros e artigos sobre o tema para fornecer informações a fonoaudiólogos, profissionais da saúde e da educação acerca das habilidades sintáticas, visto que essa é uma habilidade ainda pouco estudada. Conclusão: Ao longo do desenvolvimento da criança, a linguagem, tem papel importante na estruturação da comunicação social e também possibilita à criança a aquisição de conhecimentos linguísticos formais, dentre eles a sintaxe, que se mostra relevante devido ao seu papel preditor do sucesso no aprendizado da leitura e da escrita.
2019-08-12T01:12:27Z
Carolina de Freitas do Carmo
O canal de empréstimo e o papel das captações externas
O presente trabalho utiliza vetores autorregressivos para analisar o canal de crédito da economia brasileira entre 2000 e 2011, a partir de choques nas seguintes variáveis: preço de commodities, prêmio de risco-país e taxa básica de juros. Agregados bancários são incorporados à análise, com destaque para as captações feitas em moeda estrangeira no exterior. Essas captações, embora sejam direcionados para expansão do crédito, não são capazes de contornar os efeitos tradicionais de política monetária. Além disso, o ativo líquido dos bancos se caracteriza por uma destinação conservadora de recursos. As estratégias utilizadas para identificação dos modelos asseguram a inexistência de puzzles.
2019-08-11T00:40:50Z
Claudio de Oliveira Lacerda
Desenvolvimento de um modelo de transferência de calor e solidificação de placas no processo de lingotamento contínuo
Defeitos superficiais e internos em placas obtidas no processo de lingotamento contínuo, normalmente estão relacionados a quatro aspectos: (i) condição de resfriamento primário e secundário; (ii) alinhamento de máquina; (iii) escoamento do aço no molde e (iv) propriedades físico-químicas do aço. Dentre os aspectos citados, as condições de resfriamento da placa são de suma importância para o processo de solidificação, pois afetam parâmetros como a espessura da camada solidificada, as temperaturas em função da posição na máquina e o ponto final de solidificação da placa. Tais parâmetros são essenciais para qualquer análise de falha ou adequação no processo de lingotamento contínuo e podem ser obtidos por modelos de transferência de calor e solidificação da placa. Sendo assim, neste estudo foi desenvolvido um modelo pelo método 2½ D, que consiste em acompanhar uma secção transversal da placa, em regime transiente, durante toda a extensão da máquina, ajustando as condições de contorno para cada região. O modelo foi desenvolvido de forma parametrizada sendo possível ser adaptado para máquinas de lingotamento contínuo com secções retangulares. Os fluxos de calor nas faces do molde foram obtidos em função da distância do menisco levando em consideração as condições reais de vazão e diferença de temperatura de água de entrada e saída. No resfriamento secundário, foram implementadas rotinas para considerar as condições de contorno da extração de calor pelos rolos, por radiação, pela convecção devido à incidência do jato de spray e pelo acúmulo de água nos rolos. Para a condição de contorno por convecção, foi considerada a fração de vazão específica de água nos sprays da extremidade, da face larga da placa, em função da vazão específica dos sprays centrais. Para validação do modelo foram inseridos termopares entre os rolos e a placa para obtenção do perfil de temperatura superficial da placa em função da distância do menisco bem como medições pontuais com pirômetro ótico para obtenção do perfil de temperatura em função da largura da placa. Para validação da espessura da camada solidificada foram realizadas medições em placas oriundas de rompimento de pele na região do molde e bender. Portanto, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático, utilizando métodos numéricos, para simular as condições de resfriamento durante a solidificação da placa no processo de lingotamento contínuo. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos por simulação e apresentaram ótima concordância. Sendo assim, o modelo desenvolvido foi validado e pode ser utilizado para auxiliar nas alterações de processo que visam, por exemplo, a melhoria da qualidade interna e superficial de placas para a máquina de lingotamento contínuo de placas da Gerdau Ouro Branco.
Ações do educador físico junto ao Programa de Saúde da Família
Os brasileiros estão cada vez mais sedentários, adquirindo doenças crônicas e sofrendo das comorbidades que a inatividade acaba gerando. Neste contexto as políticas públicas de saúde estão se mobilizando para mudar este quadro. Neste sentido observamos a criação do Sistema Único de Saúde no início da década de 1980, passando pelo Programa de Saúde da Família e por fim originando os Núcleos de Apoio à Saúde da Família como locais nos quais as equipes de saúde podem vislumbrar os contextos particulares de cada comunidade e atender a demanda de saúde de forma centralizada e integral. Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família o profissional de saúde da Educação Física passa a ser inserido e requisitado neste contexto. Suas ações, papel e perfil neste ambiente começam a ser questionados e investigações que respondem a isto se iniciam. Com isto este trabalho se mostra pertinente e tem por objetivo identificar o papel do Educador Físico junto ao Programa Estratégia Saúde da Família por meio de uma revisão de literatura publicada no período entre 2009 e 2014. Os trabalhos foram selecionados nos sites da Biblioteca Virtual de Saúde e no Google Acadêmico. Como resultado percebeu-se um número pequeno de trabalhos na área, fator que indica a necessidade de estimular a inserção do profissional de educação física neste ambiente de atenção primária a saúde. Foi verificado que as ações realizadas focavam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a mudança de hábitos através da promoção de práticas corporais e atividades físicas, esportivas, grupais e lúdicas para alcançar os objetivos necessários. Conclui-se que o educador físico é de suma importância na formação das equipes de saúde da família e que seu papel neste ambiente é o de oferecer sua especificidade na promoção da saúde e na possibilidade de estreitamento das relações entre a comunidade e os profissionais da saúde que a atende.
2019-08-11T09:39:48Z
Shirley Pereira de Amorim