Repositório RCAAP

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ADOTIVO EM UMA VIA DE MÃO DUPLA

RESUMO. A constituição de uma família por meio da adoção legal não se dá de modo repentino, mas é fruto de uma delicada construção de projetos, sonhos e expectativas, que ocorrem tanto por parte dos postulantes à adoção, quanto da criança e/ou adolescente que aguarda por uma nova família. Buscou-se conhecer como ocorreu a construção do projeto adotivo, sob a perspectiva dos pais e dos filhos, para uma família composta por um casal e quatro irmãos que foram adotados juntos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observação com registro em diário de campo. Verificou-se que a principal motivação dos pais para adotar foi o desejo de constituir uma família e exercer a parentalidade. Constatou-se que houve abertura em relação ao perfil desejado e abertura para o encontro com a criança real. No que se refere às crianças, houve dificuldades para que expressassem como vivenciaram o projeto adotivo, o que sugere a necessidade de que haja mais ações voltadas para a preparação das crianças e adolescentes, em vias de serem adotados. Concluiu-se sobre a relevância da construção do projeto adotivo por todos os envolvidos e que é dado pouco espaço para que a criança apresente suas narrativas e faça suas elaborações sobre essa construção.

Ano

2022

Creators

Campanha-Araujo,Ivy Campista Nascimento,Célia Regina Rangel

A MODIFICAÇÃO DO SABER E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A TRANSFERÊNCIA

RESUMO. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig. Sua proposta é a de investigar as implicações do discurso contemporâneo no estabelecimento da transferência na análise hoje. Dentre suas formulações, Lacan (1964-2008) teoriza o fenômeno transferencial a partir da dimensão epistemológica, quando postula a função do ‘sujeito suposto saber’ como o seu pivô. Todavia, a incidência do discurso do mestre contemporâneo modifica a relação que o sujeito estabelece com o campo do saber. Quais as consequências clínicas dessa nova relação? Quais usos o sujeito faz do analista hoje? Buscaremos verificar a existência de novas formas de transferência, que não se instauram unicamente pela via da suposição de saber. Veremos, assim, que há diferentes usos para o analista, podendo a transferência ser estabelecida pela via do saber, mas também pela sua dimensão pulsional.

Ano

2022

Creators

Marcos,Cristina Moreira Parreiras,Laila Sampaio

DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES E FATORES PSICOLÓGICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO. As disfunções temporomandibulares (DTM) são condições biológicas que envolvem sinais e sintomas como dores crônicas na articulação temporomandibular e nos músculos da mastigação. O presente estudo tem como objetivo identificar quais e como conceitos psicológicos são descritos em artigos de intervenções odontológicas relacionadas à DTM, em artigos de revisão sistemática. Para isto foram utilizadas três bases de dados na busca e seleção: PubMed, Scopus e Web of Science. Aplicou-se em todas estas bases de dados a mesma formulação de termos-chave. Foram selecionados os artigos de revisões, publicados entre 2000 e 2017, escritos em inglês. Dos 4.092 artigos encontrados, sete foram selecionados descrevendo intervenções psicológicas envolvidas com o tratamento da DTM. Todos os artigos selecionados foram analisados com base em seus objetivos e discussões, considerando as características de apresentação e compreensão das variáveis psicológicas relacionadas à disfunção temporomandibular e às intervenções utilizadas. Para tanto, foram realizadas análises qualitativas e quantitativas. Pode-se concluir que a compreensão e a definição das variáveis psicológicas relacionadas à DTM não são evidentes, o que dificulta a produção de resultados claros sobre a eficácia dos diagnósticos e intervenções para DTM.

Ano

2022

Creators

Marin,Ramon Rolim,Gustavo Sattolo Granner,Karen Mendes Moraes,Antonio Bento Alves de

NECROPOLÍTICA E VIDAS NÃO PASSÍVEIS DE LUTO: A (RE)PRODUÇÃO MIDIÁTICA DO INIMIGO

RESUMO. Este artigo visa discutir a produção da personagem ‘envolvido’ pela narrativa midiática e seus efeitos na legitimação da necropolítica brasileira. Para tanto, faz uso das contribuições teóricas de Cecília Coimbra, Achille Mbembe e Judith Butler para analisar as repercussões das fake News nas redes sociais direcionadas ao jovem Marcos Vinícius da Silva, morto na favela da Maré, no Rio de Janeiro, quando ia para a escola. A maneira como esse assassinato foi tratado nas redes sociais oferece elementos para a compreensão da produção e ratificação da personagem ‘envolvido’ na justificação de mortes de pessoas que participaram (ou não) de situações ilícitas, colocando-os como sujeitos matáveis na atual política de gestão da morte. As considerações finais do trabalho assinalam a urgência de uma postura crítica por parte da mídia e um engajamento teórico-prático que desnaturalize a necropolítica e as relações de poder cada vez mais recrudescidas pela atual conjuntura política no Brasil.

Ano

2022

Creators

Silva,Maria da Conceição Gomes da Lima,Stephanie Caroline Ferreira de Lima,Aluísio Ferreira de Barros,João Paulo Pereira

‘LA MAMÁ SOY YO’: EXPERIENCIAS PARENTALES DE MADRES Y PADRES CON DISCAPACIDAD EN CHILE

Resumen: Las personas con discapacidad (PcD) suelen ser infantilizadas y consideradas como asexuadas y no reproductivas. Esto ha llevado a que sus procesos y experiencias parentales sean invisibilizados o violentados. En el marco de una investigación cualitativa se realizaron 20 entrevistas en profundidad a madres y padres con discapacidad - auditiva, visual, física, intelectual - en Chile. El entorno social de las PcD cuestiona sus posibilidades de ser madres y padres utilizando argumentos eugenésicos y de incapacidad. Una vez que tienen hijos(as) la combinación de la sobrevigilancia, la falta de apoyo y las barreras hace que la posición de madres y padres sea muy vulnerable. Madres y padres con discapacidad desarrollan estrategias de resistencia para contrarrestar las visiones negativas sobre la discapacidad y evitar la discriminación, lo que conlleva un trabajo oculto que tiene un alto costo emocional y físico para ellas(os). La maternidad y paternidad de personas con discapacidad puede ser vista como una estrategia de resistencia en sí misma ya que permite comprender que no existe una contradicción entre cuidar a otro y necesitar cuidado.

CARTOGRAFÍA Y EPISTEMOLOGÍAS FEMINISTAS: UNA INVESTIGACIÓN CON/EN FAMILIAS Y PARENTALIDADES

RESUMEN. En este manuscrito se presentan aportes y reflexiones acerca de cómo la cartografía y las epistemologías feministas, en articulación, son potentes y resultan pertinentes para la investigación con familias y parentalidades. Se puntualizan algunas decisiones y abordajes metodológicos realizados en la tesis doctoral Ficciones de familias, adolescentes entre cuidados y tránsitos, realizada durante los años 2015 a 2019, en Uruguay. En primer lugar se deja planteado el entramado teórico y epistemológico que da soporte al posicionamiento ético y político de las investigadoras y a las prácticas de investigación-intervención realizadas. A continuación, se marcan algunos puntos donde las conexiones epistémico-teóricas entre cartografía y epistemologías feministas fueron emergiendo en la práctica de investigación. A saber, en la reconstrucción del problema-objeto de investigación, en la elección del punto de vista de los participantes y en el proceso de análisis donde el énfasis se ubica en la experiencia de encuentro con los adolescentes y la emergencia de analizadores que desestabilizan y catalizan los procesos de investigación en familias y parentalidades.

Ano

2022

Creators

Méndez,Ana Cecilia Marotta Uziel,Anna Paula

INFÂNCIAS, GÊNEROS E SEXUALIDADES: IMPLICAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DAS PARENTALIDADES

RESUMO. Em diálogo com cenas do contexto brasileiro de políticas sexuais e de gênero e tomando como suporte os estudos feministas e queer, o artigo tem como objetivo problematizar a dimensão hierárquica e das relações de poder parentais na determinação das expressões de gênero de crianças e discutir as contribuições dos estudos feministas e queer para o debate sobre os direitos de crianças e jovens a seus corpos e desejos. Para isso, situa a infância como um dispositivo da biopolítica que se entrelaça com os dispositivos de gêneros e sexualidades nos modelos delineados pelas narrativas psicológicas e educacionais. Em seguida, discute a presença do familismo nas políticas públicas para famílias no Brasil em que discursos antigênero buscam a afirmação de um modelo hegemônico de família, como o lugar que salvaguarda a heteronormatividade e a cisgeneridade. Encerra delineando o campo de tensões sobre as relações entre adultos e crianças, que emergem das seções anteriores, buscando argumentos para posicionamentos epistêmicos e ético-políticos das parentalidades.

Ano

2022

Creators

Souza,Leonardo Lemos de Salgado,Raquel Gonçalves Mattos,Amana Rocha

EXPERIENCIAS COMUNITARIAS, CRIANZAS COMPARTIDAS Y POLÍTICAS DE CUIDADO

RESUMEN En el presente artículo, escrito en el contexto de la pandemia 2020-2021 y en el marco del cumplimento del Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio (ASPO), analizamos dos experiencias comunitarias vinculadas al cuidado de las infancias y adolescencias que se desarrollan en las provincias de Neuquén y Río Negro (Patagonia Argentina). Dicho análisis es resultado de una investigación cualitativa realizada desde la perspectiva de la Psicología Social Crítica y las Políticas Públicas en la que buscamos recuperar los saberes sociales que estas iniciativas comunitarias pueden aportar al diseño y reformulación de las políticas públicas de cuidado. Específicamente, las experiencias que aquí presentamos son: la Asociación Civil GAIA-Nueva Crianza, conformada por familias de niñes y adolescentes trans; y la Asociación Civil Lazos Azules, integrada por familias de niños y adolescentes con TEA (Trastorno del Espectro Autista). Si bien las dos asociaciones son muy diferentes entre sí, ambas coinciden en estar protagonizadas por familias que, a partir de haber escuchado y prestado atención a las necesidades de sus hijo/a/es, se organizaron colectivamente para visibilizar la realidad de sus niño/a/es y adolescentes generando distintas acciones. Dichas acciones tienden no sólo a hacer efectivos los derechos de las infancias y adolescencias, especialmente aquellos vinculados a la identidad, la educación y la salud, sino que están orientadas a incidir en las políticas públicas de cuidado a nivel local desde lo que Boaventura de Sousa Santos denomina la sociología de las emergencias y desde lo que Rita Segato designa como una politicidad en clave femenina anfibia.

AUTONOMIA POLÍTICA COMO PRÁTICA DE CUIDADO: A GRAMÁTICA DA EDUCAÇÃO ZAPATISTA

RESUMO. Este artigo tem como objetivo discutir, com bases em diferentes registros, a gramática presente na discursividade de informes oficiais do Movimento Zapatista, no que tange especificamente à educação zapatista, em especial desde a noção de autonomia como modo de organizar esta dimensão da vida em sociedade, entendendo a autonomia como resistência à tutela do Estado na gestão da escola e, micropoliticamente, a ruptura da tutela do processo educativo pelo promotor de educação. Observamos, a partir do estudo das Declarações da Selva Lancadona e da Escuelita Zapatista, que estas fundam-se numa crítica aos modelos estatais de governo da educação, refutando a perspectiva intercultural, defendendo a pluridiversidade. Este modo de compreender o processo educativo, e o modo de praticar o cuidado nos leva a uma compreensão mais ampla para a psicologia, refletindo sobre possibilidades de conexão entre novas invenções psi no trabalho junto à infância e à psicologia da educação.

Ano

2022

Creators

Guimarães,Rafael Siqueira de Aguiluz-Ibargüen,Maya

ASSIM SE BENZEM CRIANÇAS: GEOGRAFIAS DOS CUIDADOS E TERRITÓRIOS DE INFÂNCIAS

RESUMO. Neste texto, nossa atenção está voltada para entender como as relações de cuidado entre pais, filhos e filhas se materializam nos espaços. A intenção é compreender como as relações de cuidar se espacializam e como uma geografia dos cuidados engendrada pelos pais constitui uma geografia das parentalidades. Trazemos para o debate as pesquisas de Aitken (2019a, 2019b) sobre as famílias eslovenas que foram apagadas pela história, pelos instrumentos oficiais de cidadania e pela Lei de Estrangeiros e como isso afetou as relações de cuidado dos pais com seus filhos e suas filhas. Dando continuidade ao texto, apresentamos um tema que tem sido recorrente em nossas investigações, agora em território brasileiro: as práticas das benzedeiras e benzedores. Os trabalhos de Pereira e Gomes (2018) e Lopes (1998) nos ajudam a compreender melhor esses sujeitos que exercem os rituais de cura - que podem ser considerados práticas de cuidado - em que o benzedor vai forjando ao seu redor uma teia de proteção. Relacionando a figura do pai com a do benzedor, analisamos o personagem Zeca Chapéu Grande, do romance Torto arado, de Itamar Vieira Junior (2020), como uma representação possível desse sujeito que cuida de seus próprios filhos e filhas, ao mesmo tempo em que exerce uma paternidade que se expande para além de sua casa, abarcando todos aqueles que o procuram em busca de cuidado e proteção. Assim, ao longo do texto, a intenção foi evidenciar as relações entre pais e filhos e filhas que se dão nos espaços de suas vidas e como os pais vão criando uma geografia de cuidado em seu entorno.

Ano

2022

Creators

Lopes,Jader Janer Moreira Paula,Sara Rodrigues Vieira de

EL VÍNCULO EN LA INTERVENCIÓN SOCIAL: UN COMPONENTE PARADÓJICO DEL ACOMPAÑAMIENTO DOMICILIARIO

RESUMEN. Este estudio4 cualitativo describe las percepciones de profesionales de la salud acerca del componente relacional de un Modelo de Visita Domiciliaria Avanzada (ViDA). La implementación del modelo contempló una fase de capacitación de los profesionales y al mismo tiempo su participación en la puesta en práctica. Los datos cualitativos se obtuvieron de la aplicación de una entrevista telefónica a 12 profesionales, una entrevista en profundidad a 6 profesionales, 3 de ellos directores de centros de salud familiar, y del análisis de 85 reportes individuales de 34 profesionales capacitados en el modelo ViDA, pertenecientes a dos comunas de la Región Metropolitana de Chile. Los datos fueron organizados por temas y analizados usando el análisis de contenido. Los resultados señalan que el componente vincular del modelo es percibido como un aspecto clave en la realización de las visitas, siendo valorado positivamente por las y los profesionales. Desde su percepción este componente favorece la vinculación con las personas visitadas, motiva una actitud más favorable al cambio, genera transformaciones más profundas, facilita el logro de los objetivos de la intervención y promueve el empoderamiento de las mujeres. Asimismo, perciben desafíos que la capacitación no resuelve: la mejora en los registros, la planificación de la intervención y la formulación de objetivos de la visita.

Ano

2022

Creators

Alvarez,Marcela Aracena Muñoz,Fabiola Cortez-Monroy Infante,Consuelo Undurraga

EMOCIONES Y CUIDADOS EN EL CONFINAMIENTO HOGAREÑO DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19

RESUMEN El artículo problematiza, a través de relatos de prácticas cotidianas de cuidado, emociones que se organizan en torno a las diferentes configuraciones del cuidado infantil en el Área Metropolitana de Buenos Aires (Argentina). De esta forma, se trata de alimentar la mirada de las infancias, maternidades y paternidades urbanas en ‘plural’, con la meta de poder considerar el amplio repertorio de formas de disponerse, de estar y sentir que atraviesan el arco de experiencias de los arreglos familiares y el cuidado de hijos e hijas. ¿Cómo se reorganizaron los cuidados domésticos durante la pandemia? ¿Qué emociones y ‘reglas del sentir’ esto puso en evidencia? ¿Cómo impactaron los cambios en las fronteras del ‘adentro’ y el ‘afuera’ en las familias y en las subjetividades laborales y personales? Un primer nivel de análisis de la información empírica está estructurada por las formas de habitar (quiénes vivían con quiénes en términos de parentesco, con qué tipos de vivienda, haciendo qué uso del barrio), para presentar sobre ellas las tensiones emocionales, necesidades y estrategias que emergieron en los relatos.

Ano

2022

Creators

Grande,Pablo De Landeira,Florencia Paz Gaitán,Ana Cecilia Llobet,Valeria

Um percurso freudiano das depressões

Atualmente, as depressões aparecem como diagnóstico recorrente e com aperspectiva de tornar-se, em 20 anos, a doença mais comum do mundo.A abordagem dessa problemática esbarra na dificuldade da falta de umadefinição unívoca e de um consenso na diferenciação entre os termosdepressão e melancolia, reveladas pela bibliografia existente, incluindoa psicanalítica. Nessa perspectiva, este trabalho se propõe a investigar,na obra freudiana, as definições (ou aproximações) da depressão e damelancolia, traçando um mapeamento dos principais textos que abordamo tema, articulando-os com as reflexões de autores contemporâneos. Combase no percurso empreendido, concluímos que as depressões podem serconcebidas como neuroses de angústia decorrentes de uma inibição sexual;e a melancolia, como uma neurose narcísica, sendo entendida como umamodalidade especial da psicose. Desse modo, esperamos ter contribuídopara o avanço dos impasses e das questões advindos da prática psicanalíticae para decorrente direção do tratamento.

Ano

2016

Creators

da Costa, Mariana Carvalho

Tornar-se adolescente com HIV/Aids: possibilidades e limitações

Este estudo pretende conhecer como a presença do HIV/Aids interage no processo de adolescer com o vírus/doença, especialmente na construção de identidade. Estudos de Casos com três adolescentes, que conheciam seu diagnóstico para o HIV, foram realizados usando o método de entrevistas semiestruturadas e do Desenho da Figura Humana (DFH). Os resultados apontam para a vivência de um processo repleto de transformações físicas e psíquicas que podem ser comparadas à vivência comum da adolescência. No entanto, olhando mais cuidadosamente para a vida social desses adolescentes, percebe-se claramente que o silêncio resultante da experiência de viver com HIV/Aids, desde que nasceram, produz algumas limitações e implicações no processo de construção da identidade. Como conclusão, foi assinalado que é necessário discutir com os adolescentes, suas famílias e pares, e com os cuidadores sobre as representações sociais da aids e seus impactos na construção das identidades de todos que convivem com a doença.

Ano

2015

Creators

Berni, Vanessa Limana Roso, Adriane

Função fraterna: reflexões a partir do filme Príncipe das Marés

Somente a partir do século XXI surge um interesse maior pelo estudo da fratria na área da Psicologia. Neste trabalho, propõe-se desenvolver um estudo teórico na perspectiva psicanalítica, buscando analisar a importância da relação fraterna na estruturação do psiquismo do sujeito e a relevância da presença do irmão no compartilhamento de uma história comum ao longo da vida. São utilizados os conceitos de autores clássicos, como Freud e Lacan, e ainda de outros teóricos contemporâneos, como Kaës, Kancyper e Kehl. Para complementar a discussão, analisa-se a relação entre os irmãos, retratada no filme intitulado “Príncipe das marés”, no qual um irmão-gêmeo é convidado a ajudar no tratamento do quadro depressivo da sua irmã, a partir do resgate de sua memória e história de vida..

Ano

2012

Creators

Muniz, Aline Amaral Mussumeci Carneiro, Terezinha Féres

Abordagem psicanalítica da experiência de adoecimento neurológico: o trabalho de construção na contratransferência

A clínica com pacientes neurológicos apresenta especificidades técnicas relativamente aos procedimentos e tipos de intervenção. Em função das perdas cognitivas desses pacientes, um dos trabalhos principais do analista consiste em construir, junto com o paciente, um campo transfero-contratransferencial que privilegie a comunicação afetiva como ferramenta clínica, o que possibilita a atualização de questões anteriores e permite abordar outras surgidas com e após o adoecimento. Nosso objetivo é investigar a importância do trabalho de construção realizado a partir da contratransferência, características do atendimento desses casos. Para isso, após investigarmos os conceitos de construção e de contratransferência, utilizaremos vinhetas de um caso clínico, a fim de tecer considerações sobre as exigências que esse tipo de clínica demanda da presença do analista durante as sessões.

Ano

2012

Creators

Klautau, Perla Winograd, Monah

Hipnose e sentidos físicos em psicoterapia: sobre a reconstrução da experiência do sujeito

 Este trabalho visa a destacar como a hipnose pode ser um importante instrumento para a reconstrução da experiência subjetiva dos sujeitos. Parte de uma discussão com autores da fenomenologia e do existencialismo para quem a hipnose não proporciona um trabalho legítimo de reconstrução da experiência do cliente, uma vez que este não se coloca como sujeito no processo terapêutico. Em seguida, apresenta um estudo de caso clínico em que há considerável ênfase na utilização dos sentidos físicos em sessões de hipnose e como a cliente, inicialmente marcada por um intenso luto, efetiva uma série de reconstruções de sua experiência no que se refere à vivência de corpo, de espaço, tempo e mundo. Conclui-se que os sentidos físicos, como processos vividos, podem ser de grande importância na psicoterapia e que a hipnose pode proporcionar ao sujeito uma posição ativa na reconstrução de sua experiência.

Ano

2012

Creators

Neubern, Maurício da Silva

Contribuições de Baruch Espinosa à teoria histórico - cultural

L. S. Vygotski fez recorrentes citações das obras do filósofo holandês Baruch Espinosa. Foi desse pensador que emanou, dentro das concepções vygotskianas, a noção de corpo e sua relação com a mente. Essa concepção repercutiu diretamente naquilo que o bielorrusso entedia como funções psicológicas e emoções. Este artigo tem o propósito de fazer um cotejo dos pensamentos espinosianos e vygotskianos, a fim de mostrar as influências do primeiro pensador sobre o segundo. Conceitos como intelectualismo, os instrumentos intelectuais e o determinismo que são encontrados na psicologia vygotskiana procedem da filosofia de Espinosa. As aproximações entre a filosofia panteísta de Espinosa e a teoria histórico-cultural de Vygotski permitem elucidar a constituição de um caminho alternativo para a compreensão não dicotômica das emoções humanas.

Ano

2012

Creators

Chaves, Hamilton Viana Filho, Osterne Nonato Maia Oliveira, Juliano Cordeiro da Costa Neto, Francisco Edmar Pereira

O Desejo de Partir: Um estudo a respeito da tentativa de suicídio

O objetivo deste trabalho foi refletir, à luz de uma revisão de literatura, sobre a experiência vivenciada no atendimento psicológico aos pacientes internados em um hospital geral por tentativa de suicídio, dentro do Programa de Residência em Saúde – área: Psicologia Hospitalar. Não foi apresentado nenhum caso em específico, tampouco os pacientes foram abordados como participantes desse estudo. A experiência da autora serviu como pano de fundo para tais reflexões, assim como pode ser considerada como um elemento motivador para a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. As considerações apontaram para a relevância da discussão do tema entre a equipe visando um atendimento integrado, uma atenção global ao paciente e a prevenção de novas tentativas de suicídio.

Ano

2014

Creators

Vidotto Roman Toro, Giovana Guernelli Nucci, Nely Aparecida Bruno de Toledo, Tatiana Garcia de Oliveira, Andréia Elisa Bazanelli Prebianchi, Helena