Repositório RCAAP
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: SEU STATUS ONTOLÓGICO
O status ontológico das representações sociais (RS) tem seus próprios fundamentos filosóficos, o que indica sua origem e identidade. Moscovici (1925–2014), idealizador da teoria das representações sociais (TRS), recorreu a diferentes pensadores para demonstrar como se dá a formação das representações sociais nos seres humanos. Entre estes destacam-se Durkheim, Lévy-Bruhl, Piaget e Freud. Significa que o status ontológico das representações sociais encontra fundamentos nos aspectos sociológicos, antropológicos, cognitivos e psicanalíticos. O objetivo deste artigo consiste em mostrar como esses pensadores influenciaram na criação do status ontológico das representações sociais. Para alcançar essa finalidade, o estudo valeu-se do método dedutivo como base lógica de raciocínio, da pesquisa bibliográfica como técnica de investigação e realizaram-se diversas análises das obras, em diferentes etapas, pela utilização de fichas de documentação. A conclusão a que chegamos é que as representações sociais não são apenas ideias filosóficas, mas especialmente práticas vivenciais transmitidas por meio da comunicação.
2020
Santos, Elismar Alves dos Guareschi, Pedrinho Arcides
O PRAZER NAS MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE: A PULSÃO DE MORTE E A EXPERIÊNCIA DO ESPECTADOR
Este artigo analisa brevemente a história do combate esportivo, a fim de elucidar algumas características dos espetáculos das modalidades esportivas de combate na sociedade capitalista contemporânea, na medida em que a indústria cultural vende as competições esportivas como mercadoria. Com esse viés, a reflexão se detém em um estudo preliminar sobre o prazer do espectador no ato de assistir aos espetáculos. Nessa perspectiva, propomos a concepção das lutas “estéticas”, considerando-as como aquelas que podem proporcionar maior prazer aos espectadores. Para essa tarefa, utilizamos a teoria psicanalítica, sublinhando sobretudo a metapsicologia freudiana a respeito do prazer e da pulsão de morte para descrever que, por meio de mecanismos de identificação e projeção, o espectador pode expressar indiretamente sua agressividade ao assistir aos espetáculos das modalidades esportivas de combate. Palavras-chave: Espectador. Modalidades esportivas de combate. Prazer. Psicanálise. Pulsão de morte.
2020
Secotte, Guilherme Dionisio, Gustavo Henrique
CHILD AND ADOLESCENT SURGICAL PSYCHOPROPHYLAXIS: PHYSICIANS’ VIEW
O estudo teve por objetivo conhecer as percepções dos médicos cirurgiões, de um hospital-escola do interior paulista, sobre a psicoprofilaxia cirúrgica de pacientes infantis e adolescentes. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com seis cirurgiões pediátricos. As entrevistas seguiram um roteiro tópico flexível, e os dados coletados foram analisados mediante a análise de conteúdo temática de Bardin (2004). Os resultados indicaram que os participantes julgam necessária a preparação psicológica dos pais dos pacientes infantis para diminuir a ansiedade destes, torná-los mais cooperativos com a equipe de saúde e não influenciarem negativamente os comportamentos dos filhos. Contudo não adotam a psicoprofilaxia cirúrgica como prática rotineira, dirigindo-a apenas aos casos nos quais consideram que os comportamentos da criança ou dos pais prejudicam a recuperação e, ou, os procedimentos da equipe. Concluiu-se ser necessário aumentar a compreensão dos médicos, do hospital, sobre como as práticas de psicoprofilaxia cirúrgica podem satisfazer as necessidades da população atendida e aos profissionais envolvidos. Palavras-chave: Psicoprofilaxia. Cirurgia. Criança.
2020
Prebianchi, Helena Bazanelli Ferracini, Ariane
A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE FRANCESA
Este artigo tem o objetivo de retraçar o percurso da Psicanálise na universidade francesa, apresentando um panorama de sua atual conformação, com destaque para as produções psicanalíticas das universidades Paris VII e Paris VIII, pioneiras na inserção da Psicanálise no ambiente universitário do país. Para tal fim, percorremos a história da Psicanálise na universidade, na França, desde os estudos de Freud com Charcot até a criação dos dois Departamentos de Psicanálise. Em seguida, realizamos um levantamento das teses produzidas entre 1987 e 2012 nas referidas instituições francesas, com exame de temas, métodos e referenciais teóricos. Como resultado dessa investigação, estimamos ter oferecido uma dimensão compreensiva à relação entre Psicanálise e universidade. Além disso, o exame da produção ao longo de mais de duas décadas pode fornecer um panorama específico do campo psicanalítico universitário francês, com o qual o Brasil sempre manteve relações de intenso intercâmbio e proximidade. Palavras-chave: Psicanálise na França. História da Psicanálise. Teses psicanalíticas. Estudos sobre a universidade.
2020
Fonteles, Camila Santos Lima Coutinho, Denise Maria Barreto
A TRANSFERÊNCIA COMO MEIO DE TRATAMENTO DO OUTRO E RECURSO DE CONTENÇÃO À PASSAGEM AO ATO NA PSICOSE
Este artigo se propõe a investigar, com base no estudo de um caso clínico, de que modo a manobra da transferência na psicose nos permite apostar em sua eficácia como meio de tratamento do Outro e recurso de contenção à passagem ao ato nessa estrutura. Orientados pela leitura lacaniana, constatamos que, na psicose, o simbólico não opera na negativação do gozo, o que faz com que este retorne sobre o psicótico de forma maciça na figura de um Outro ameaçador. Consequentemente, a passagem ao ato nessa estrutura se configura como uma tentativa de extrair o excesso de gozo no campo do Outro. Diante dessa observação, a manobra da transferência seguiu como orientação o tratamento do Outro para fazer barreira ao transbordamento da pulsão, ou seja, uma modalidade de trabalho que buscou regular o gozo do Outro mediante estratégias criadas pelo que se mostrou possível na particularidade do caso. Palavras-chave: Psicose. Transferência. Tratamento do Outro. Passagem ao ato.
2020
Santos, Mynéia Campos Oliveira Rocha, Guilherme Massara
MÉTODOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS
O aumento da produção científica nas diversas áreas do conhecimento e a velocidade de sua divulgação reivindicam estudos de reconhecimento dos avanços científicos. Diferentes métodos de revisão bibliográfica surgem como alternativas de compreensão ampla do conhecimento da produção científica de um campo, área ou tema. Esses métodos apresentam variações em rigor e complexidade que, apesar de manterem pontos comuns, têm objetivos distintos. Assim, buscou-se caracterizar e identificar as especificidades dos métodos de revisão bibliográfica que são empregados no domínio acadêmico por meio de uma revisão narrativa de literatura. Indica-se a importância do reconhecimento da complexidade, rigor e amplitude de cada método, a fim fazer melhor uso. Conclui-se que esses tipos de estudo configuram-se como lugar privilegiado de proposições de políticas sociais e educacionais, e ainda como meio de crítica e desenvolvimento teórico e metodológico da própria Ciência.
2020
Canuto, Lívia Teixeira Oliveira, Adélia Augusta Souto de
SIGNIFICAÇÕES DE CRIANÇA/INFÂNCIA NO UNIVERSO DAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE – MOMENTOS DA VIDA
As expressões artísticas constituem e são constituídas pelos contextos sociaise históricos, contribuindo para uma compreensão ampliada das realidades.Refletindo sobre as significações de infância e criança nas canções de ChicoBuarque, este estudo efetivou: pesquisa bibliográfica sobre arte e realidadesocial, infância e ser criança, escuta e reescuta do conjunto de suas cançõesdesde a década de 1960 a 2000. Submetemos os dados construídos à análisede conteúdo temática, emergindo, desse modo, as seguintes categorias:brincadeira, características da infância, cuidados e descuidos, infâncias,momentos da vida. Neste artigo, apresentaremos e discutiremos a categoria“momentos da vida”. Encontramos que ser criança faz-se esperança; ser adultoe velho não. Ao adulto cabe trabalho e cuidado; ao velho, desesperança,tristeza e cansaço.
2020
Frota, Ana Maria Monte Coelho Pinheiro, Ângela de Alencar Araripe Barbosa, Rita Cláudia Aguiar Cavalcante, Laisa Forte Freire, Mateus Frota
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONTEXTOS INTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO
Considerando a importância da interação social para o desenvolvimento sociocomunicativo infantil, este estudo busca, com base numa revisão teórica, discorrer acerca das similaridades dos contextos interativos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e de crianças com deficiência visual, focalizando os aspectos sociocomunicativos. Entre as semelhanças entre tais crianças são apontadas na literatura dificuldades em expressar e reconhecer emoções, presença de comportamentos repetitivos e prejuízos na atenção compartilhada. Nesse sentido, considerando os contextos interativos, os estudos na área apontam para a importância da bidirecionalidade e da responsividade por parte do mediador, no sentido de favorecer a interação social dessas crianças, como também do uso de estilos linguísticos diretivos e de objetos concretos, com base nas características comportamentais e sociocomunicativas das crianças. Salienta-se, por fim, que a compreensão dos contextos interativos pode contribuir na elaboração de propostas interventivas que visem a potencializar o desenvolvimento de tais crianças. Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Deficiência visual. Interação social. Desenvolvimento infantil.
2020
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias Medeiros, Carolina Silva Agripino-Ramos, Cibele Shírley Salomão, Nádia Maria Ribeiro
O amor e o stalkeador: novos recursos para a vigilância nas redes sociais
O objeto de estudo deste artigo é o fenômeno do “stalkear”, que consiste na vigilância permanente da pessoa amada por meio das postagens nas redes sociais virtuais. Fundamentados na teoria psicanalítica, acredita-se que as relações virtuais são marcadas pelo imaginário da completude. Com base nos mitos dos Andróginos e de Diotima, em “O Banquete”, de Platão, discute-se o amor, que se caracterizaria pela busca de uma unidade perdida no primeiro mito, e como oscilação e falta no segundo. Na contemporaneidade, a dimensão do outro como a dimensão da falta aparece eclipsada, acarretando consequências ao campo amoroso. A tecnologia virtual favorece a ilusão da completude quando rompe as distâncias entre os sujeitos, já que é possível se falar a qualquer hora e local. O fenômeno do “stalkear” nas redes sociais aparece facilitado pela própria lógica de funcionamento das redes e das possibilidades que elas abrem aos sujeitos.
2017
Moreira, Jacqueline de Oliveira Lima, Nádia Laguárdia de Stengel, Márcia Santos, Lucas Ferreira Pedro dos Bouzada, Gabriela Costa Freitas
IMAGINÁRIO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE MÃES DE BEBÊS DISPONÍVEIS PARA SEREM ADOTADOS
Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de profissionais de saúde sobre mães biológicas de bebês disponíveis para serem adotados, justificando-se na medida em que pode produzir conhecimento clinicamente relevante na área da Psicologia. Articula-se metodologicamente por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema em dez entrevistas individuais, registradas sob a forma de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do material permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: “mãe vítima” e “mãe desnaturada”. O quadro indica a coexistência de imaginário conservador, baseado na condenação da mulher, com imaginário mais compreensivo e solidário, de reconhecimento das adversidades enfrentadas por pessoas que vivem em situações de precariedade social que dificultam o cuidado dos filhos. Quando comparados com outras pesquisas, os resultados encontrados podem ser pensados como indícios de que uma mudança no imaginário dos profissionais se encontra em curso.
2020
Ferreira-Teixeira, Marcela Casacio Visintin, Carlos Del Negro Aiello-Vaisberg, Tania Maria José
Psicanálise aplicada à terapêutica em clínicas universitárias e a experiência do Centro Psicanalítico de Consulta e Tratamento de Minas Gerais
O artigo foi produzido com base na pesquisa de pós-doutorado desenvolvidano Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais, no ano de 2014, sobre a psicanálise aplicadano contexto das clínicas universitárias. Dedica-se fundamentalmente aomaterial recolhido em entrevistas com alguns supervisores em clínicapsicanalítica de duas clínicas universitárias da cidade de Belo Horizonte:PUC Minas e Fumec. As perguntas giraram em torno da especificidade daclínica psicanalítica na universidade, sobretudo acerca de questões comotempo e dinheiro. Alguns dos professores entrevistados participaram,como psicanalistas, da experiência do Centro Psicanalítico de Consulta eTratamento da Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (CPCT-MG),que oferecia tratamento psicanalítico gratuito com tempo determinado.Buscou-se saber, portanto, se essa experiência contribuiu, de algum modo,para a formação desses profissionais como psicanalistas e supervisores.
2016
Santos, Lúcia Grossi dos Ferrari, Ilka Franco
RESILIENCE ASSESSMENT: AN INTERNATIONAL REVIEW
O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se às condutas assumidas pelos indivíduos ante condições adversas. Há cerca de 40 anos, pesquisadores têm buscado compreender o fenômeno e propor formas de avaliação dessa característica. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma pesquisadores internacionais têm abordado a questão da avaliação da resiliência. Para isso, a revisão da literatura científica foi feita junto a três bases eletrônicas de dados (Academic Search Premier, Academic Search Elite e Medline Complete), nas quais foram selecionadas 68 publicações. Os dados indicaram predominância de estudos empíricos, voltados a adultos, sendo a construção de instrumentos tomada como temática mais frequente (35,29%), 55 diferentes técnicas foram usadas como formas de aferir o construto, sendo somente 10 relacionadas diretamente à resiliência. É possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento internacionalmente e que apresenta relevância para o cenário científico.
2020
Oliveira, Karina da Silva Nakano, Tatiana de Cássia
CHILD PHOBIA: FROM THE PSYCHIATRIC DISORDER TO THE SYMPTOMATIC RESPONSE IN PSYCHOANALYSIS
This paper discusses the psychoanalytical approach of the phobic symptom, in comparison to the way phobia is approached by psychiatry, more specifically in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – V (DSM-V, and the effects these approaches have on the clinic for children. Even though Freud did not carry out the analysis of children, he set the basis for this practice by stating that childhood experiences can be the source of anguish and even neurosis. In psychoanalysis, listening to the subject is paramount, even in early childhood; that is what the case of “Little Hans” illustrates. On the other hand, the psychiatric notion of disorder prevents the subject from taking part in the process of dealing with his own suffering. The present discussion seeks, therefore, to reflect upon the consequences, for the clinic with children, of treating the symptom of phobia as a disorder from which the subject needs to be set free, denying its value of truth.
2020
Silva, Diana Lídia Chaves, Wilson Camilo Calazans, Roberto
REPRESENTATIONS UNDER CONSTRUCTION BETWEEN ELDERLY WOMEN AND YOUTHS EXPOSED TO NEW SOCIAL PRACTICES IN OLD AGE
This study analyzes social representations about elderly people and the aging process in two focus groups, one composed of elderly women and the other of youths. The investigation was performed in institutions that propose activities for these age groups in Juiz de Fora (State of Minas Gerais) and it is based on the Moscovici and Jodelet theory, and the analysis, using the Alceste software, identifies five classes. The characteristic classes of youths bring the figure of the old ones in the past time and nowadays, as well as the wisdom of old age. The typical class of old women points to the fear of loneliness and dependence as well as the wish for autonomy. Other participants point out the lack of patience and disrespect as a problem in the relationship between society and the elderly. In conclusion, the data unveil, despite the presence of hegemonic representations, signs of a “new old age”: the linkage of the elderly with technology, according to the youths; and the search for autonomy, for old women.
2020
Rabelo, Vannessa de Resende Cardoso Arruda, Angela
IMAGINATION AND NARRATIVE IDENTITY IN THE PROCESS OF A TEACHER
This study aimed to investigate the constitution of a teacher’s identity in the narrative of her life history, taking into account the imagination in the narrative process. We performed an approach based on the dialogical self theory, through a narrative and episodic interview with a 6th to 9th year biology teacher at a private school in the Brazilian Federal District. Throughout the research, we used the thematic dialogical analysis of the conversation with table and semiotic map. We recognize that a teacher identity is composed of a dialogical process of the self with the participation of the imagination in the development of the image that the individual has of him/herself as hero of his/her history. The results suggest a misalignment between the teaching position developed by the teacher and her professional context, resulting from the dialogical relationship between her positions and the value of affectivity in the relationship with the students.
2020
Araújo, Patrício Câmara Borges, Fabrícia Teixeira