Repositório RCAAP
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
O presente artigo trata da Glocalização como um fenômeno presente nas práticas sociais de ensino de Leitura e Escrita; traz uma reflexão acerca das avaliações estandardizadas, em específico a Prova Brasil; e apresenta o quadro de propostas e monitoramentos de práticas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de atingir os rankings avaliativos, que são marcas de mudança discursivas oriundas de práticas globalistas na escola. O aporte teórico para a discussão proposta neste trabalho é ratificado pelos trabalhos de Fairclough (2006), Robertson (2000), a partir dos estudos acerca dos discursos em mudança, práticas sociais e os processos reais de Globalização. A exposição apresentou o quadro de transição pelo qual passa a escola e como a orientação para o trabalho docente está caminhando para um conjunto de proposições resultantes de um processo glocal no ensino de Língua Materna da Educação Básica.
2014
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza Pedrosa, Cleide Emília Faye
PROGRESSÃO DAS ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º CICLO: O CASO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE
Esse estudo buscou analisar a progressão das atividades de leitura, compreensão e produção textuais no interior do 1º ciclo e, para isso, acompanhamos nove professoras, de três escolas da Secretaria Municipal de Ensino de Recife, em 2007. Sublinhamos a predominância de leitura de textos pelas mestras, ao compararmos com a mesma atividade realizada pelo aprendiz. No concernente ao eixo de compreensão textual, os dados indicaram uma ênfase na exploração oral do texto e uma quase ausência de compreensão escrita. Ao nos remetermos à progressão no ciclo, realçamos a não exploração dessa atividade nas turmas de primeiro ano e uma proximidade entre os segundos e terceiros anos. Por fim, verificamos uma predominância de escrita de textos, somente, nas turmas de terceiro ano.
2014
de Oliveira-Mendes, Solange Alves
A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: DIVERGÊNCIAS ENTRE AS ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA E AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO
O cenário atual da educação básica no Brasil é modelado por uma série de políticas públicas de estado, que vem sistematicamente instituindo avaliações (seletivas e diagnósticas) de larga escala, como Provinha Brasil, Prova Brasil e ENEM. Tais políticas educacionais são pautadas em diretrizes curriculares que, em muitos casos, não dialogam com as diretrizes da academia (universidades e centros de pesquisa e de formação docente), e nem entre si, configurando uma tensa relação dissonante. Neste trabalho, mostramos que a matriz de competência para avaliação da prova redação do ENEM não está em consonância com as diretrizes dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e com o Programa Nacional do Livro Didático, ao cobrar norma padrão e tipificar os erros em “leves”, “médios” e “graves”, sem, no entanto, apresentar justificativas ou embasamento linguístico (seja teórico, seja empírico). Este cenário de dissonância entre academia e avaliação penaliza o estudante da escola pública, e amplia ainda mais o abismo social existente hoje no Brasil.
2014
Ko. Freitag, Raquel Meister
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Três diferentes frentes de trabalho têm sido efetivadas, visando a construção de uma pedagogia da variação linguística na escola. A implementação desse trabalho tem como pressupostos a teoria laboviana da variação e mudança linguísticas (LABOV, [1972]2008) e a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), que compreende a linguagem a partir do dialogismo de Bakhtin (2006) buscando, na enunciação, os procedimentos didáticos em que se baseia. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação implementada em salas de aula do Ensino Fundamental e em projeto escolar de ação educativa, também nesse nível de ensino. Os resultados têm mostrado que, apesar de desafiadora, a proposta é exequível e produtiva.
2014
Barroso, Bruna Loures de Araújo Cyranka, Lucia F. Mendonça de Oliveira, Luís Carlos da Silva, Maria Diomara
ENTREVISTA – JOÃO WANDERLEY GERALDI: UM PENSADOR ALÉM DE SEU TEMPO COM O PÉ NA ESCOLA
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2014
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
DA INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS DE UM TEXTO À PRODUÇÃO DO “MESMO”: A POLISSEMIA
Sob perspectivas teóricas da Análise de discurso de linha francesa e da Linguística daenunciação, analiso, no presente artigo, a noção de polissemia em reescritas designadas por doiscorretores de redação de vestibular como sendo gestos de "não paráfrase" do chamado textomotivador que compõe a prova de redação de vestibular. Para isso, parto de algunspressupostos teóricos de Orlandi (1998, 2004, 2008), a fim de, aqui, asseverar que paráfrase epolissemia são dois processos fundantes (próprios) à/da linguagem; daí, a meu ver,inalienáveis, e por isso inconcebíveis simetricamente.
2013
Santos, Hélder Sousa
Apresentação
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2015
Gomes, Carlos Magno de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA, TICS E A LINGUÍSTICA CRÍTICA
Este artigo tem como objetivo traçar um perfil da Língua de SinaisBrasileira – LSB – nas escolas a partir da Línguística Aplicada Crítica, bem como doensino de língua pelo olhar das tecnologias da informação e comunicação em que amultimodalidade e os múltiplos letramentos estão presentes nacontemporaneidade. Nesta linha, através da desconstrução do ideário patológico dasurdez, reconhecemos a importância do ensino/aprendizagem da Língua Portuguesacomo segunda língua ao estudante surdo em um ideário de uma escola bilíngue.
2015
Dantas, Ricardo Santos Aragão, Rodrigo Camargo
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
Este artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura.
2015
Menezes, Maria Aparecida Alves de Menezes, Marylin Vieira de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
O presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita.
2015
Henz, Rossana Ramos Xavier, Germano Viana Medeiros, Adelmo Francisco da Silva
O FEEDBACK COLABORATIVO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO E-MAIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Este artigo descreve uma sequência didática desenvolvida em uma turmado Ensino Fundamental de uma escola pública do RN, a partir da didatização dogênero textual e-mail, com ênfase no feedback colaborativo. O corpus constituiu-sede textos produzidos pelos alunos, desde a primeira versão (manuscrita) à versão‘final’ (digital). O estudo ancora-se nos postulados de Bakhtin (2011 [1992]),Marcuschi (2008; 2010), Soares (2009), Oliveira (2010), Paz (2010), Koch (2012),Fernández (2012), Passarelli (2012), dentre outros. A análise aponta para resultadosexitosos, considerando-se a participação dos alunos nas atividades e o retornopositivo do feedback dos colegas. Evidenciou-se a necessidade de formaçãocontinuada que ofereça bases teóricas para subsidiar a prática dos professores queatuam nos diferentes níveis de ensino.
2015
Assunção, Maria Angela Lima Paz, Ana Maria de Oliveira
USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
A sociedade contemporânea encontra-se totalmente inserida no contextotecnológico, em todas as áreas possíveis. Basicamente todas as atividadescotidianas, para serem realizadas, necessitam de alguma ferramenta midiáti ca.Porém, as escolas, em sua grande maioria, ainda insistem em utilizar metodologiasobsoletas, descontextualizadas com a realidade dos estudantes, estimulando osaltos índices de evasão escolar e desinteresse. Diante do exposto, o presentetrabalho propõe reflexões acerca das dificuldades encontradas na escola,especialmente no tocante à prática de leitura e produção de texto e propõe tambémrealização de atividades lúdicas com a utilização das novas tecnologias, como ofacebook e o blog, objetivando a inclusão social e tecnológica dos estudantes noambiente escolar e sua motivação à permanência na escola. As práticas de leitura,interpretação e produção de texto são pedagógicas e sociais, na perspectiva deformar cidadãos conscientes e críticos, portanto, tais habilidades devem sertrabalhadas em consonância com as expectativas e interesses dos partícipes.
2015
de Lira, Evandro Alvares Silva, Jorgevaldo de Souza
A TEORIA NA PRÁTICA: PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTOS DIGITAIS
Inúmeras modificações sociais e tecnológicas têm contribuído para o desenvolvimento de novas maneiras de ser na sociedade contemporânea. No contexto educacional, recursos digitais vêm sendo incorporados, favorecendo novasestratégias metodológicas. Desse modo, apresentamos, neste artigo, trabalho queutilizou uma rede social como recurso pedagógico, a fim de propiciar odesenvolvimento de práticas argumentativas. A abordagem teórica deste trabalho,então, está ancorada em estudos de Schneuwly e Dolz (2004) e Charaudeau (2010)e suas contribuições sobre o texto argumentativo; nos apontamentos Rojo (2012)sobre multiletramentos e em Silva (2002), em seu estudo sobre interatividade nasala de aula.
2015
Vieira, Fábia Magali Santos de Freitas, Helen Josy Monteiro Silva, Leila Tupinambá Silva, Vanely Cristiany Oliveira
O CONTO CONTEMPORÂNEO SOCIO-DOCUMENTAL E A POSSIBILIDADE DE RE(CRIAÇÃO) EM MÍDIAS DISTINTAS
O conto contemporâneo, multifacetado, foi se revestindo de formatos detal modo que a hibridização de linguagens passou a ser tendência no século XXI.Nesse sentido, o estudo deste, em combinação com diferentes linguagens,disseminou-se havendo a tradução em suportes e signos distintos. Neste artigo há,pois, a análise de um conto sócio documental, bem como sugestão de reflexão emsala de aula, devido à intensidade, concisão, linguagem moderna deste gênero. Háainda sugestão de (re)criação em mídias distintas, pois com o atrativo de recursosaudiovisuais como vídeos, quadrinhos, a força retórica reside tanto no texto escritocomo em aspectos audiovisuais.
2015
de Sousa, Edilaine P. Botelho, Amara Cristina
FRAGMENTOS DA LEITURA ESCOLAR: PRÁTICAS LEITORAS RESSIGNIFICADAS EM FOTOGRAFIAS
Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas leitoras representadasem fotografias produzidas por crianças dos três primeiros anos do EnsinoFundamental. A produção fotográfica foi concebida tanto como uma atividadeescolar de linguagem quanto como fonte de pesquisa. Selecionamos fotografiasproduzidas por crianças em contexto escolar, neste estudo, como objeto de análisesobre a leitura na escola do ponto de vista da criança. O corpus da pesquisa foi obtidoda exposição fotográfica: Olhar dos Alunos sobre a Escola. Duas questões nortearama análise: (1) onde a leitura escolar foi representada nas imagens captadas pelacriança? (2) que práticas leitoras foram representadas pela fotografia? A análise dasfotografias pode revelar a percepção da criança sobre as práticas leitoras naalfabetização escolar.
2015
Trescastro, Lorena Bischoff
PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA “CORRIGIR” ERROS ORTOGRÁFICOS
O presente artigo trata do ensino da língua materna no campo daortografia com o objetivo de colaborar com seu aprendizado. Assim, realizamos umapanhado teórico a partir de Zorzi (1997), Lévy (1999), Morais (2003), Rojo (2009),Soares (2012), Lazzarotto-Volcão (2012) e outros autores. A seguir, extraímos dadosde texto produzido por um aluno, os quais possibilitaram estudar a presença de errosde natureza ortográfica, especialmente nas representações das irregularidades, quesão dependentes de memorização por serem convenções da língua. Para tal análise,optamos pela proposta de Lazzarotto-Volcão (2012). Ao final, propomos algumaspráticas de letramento e letramento digital para “corrigir” erros ortográficos.
2015
Rossarola, Lenir Maria Lazzarotto-Volcão, Cristiane
ENTREVISTA - LETRAMENTO DIGITAL E RESPONSIVIDADE: MOVIMENTOS DIALÓGICOS POSSÍVEIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Você já parou para pensar o quanto as tecnologias digitais deinformação e comunicação (TDIC) estão impactando as salas de aula? O quepodem (e devem) fazer os professores para que as TDIC possam colaborar com asaprendizagens dos estudantes? Que recursos estão disponíveis aos professoresde língua portuguesa, em particular? Como os professores podem se prepararpara acompanhar as mudanças que acontecem continuamente no mundo digital?Essas e outras questões são discutidas pela Dra. Nukácia Araújo na entrevistaregistrada a seguir. Convidamos você a uma leitura instigante e esclarecedora.
2015
Araújo, Nukácia Meyre Silva
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.
2015
de Castro, Raimundo Márcio Mota Baldino, José Maria
A MÚSICA PROFANA DE PÉRICLES PRADE
Neste artigo interdisciplinar, pretendemos analisar os contos de Ao Somdo Realejo – narrativas profanas, da autoria de Péricles Prade2, com o objetivo detratar da questão da lógica do absurdo e da relação da linguagem literária com amusical, visando a demonstrar que o homem não tem mais raízes e vive num mundosem unidade. O método adotado no artigo foi o da análise das imagens musicai s emíticas das narrativas,com o auxílio das teorias de música de Hegel e as teorias sobreos mitos de Eliade, Frazer e Gusdorf.
2015
Gomes, Álvaro Cardoso
O ETHOS DISCURSIVO EM O JORNAL DA SENHORAS: O PROCESSO DE RUPTURA E CONTINUIDADE
Este artigo se propõe a trazer algumas reflexões sobre a constituição doethos discursivo na imprensa feminina, mais especificamente em O Jornal dasSenhoras, na edição de 1 de janeiro de 1852. A base teórica que pautou este estudofoi Maingueneau (1997, 2004, 2008, 2010 e 2014)em relação ao discurso e ao ethosdiscursivo; com Melo (1985), Souza (2006)e Silva (2007), no tocante ao editorial ecom Sodré (2011), Mouillaud e Porto (2012), Buitoni (1981, 2009)quanto àimprensa.Por meio de levantamento bibliográfico e análise do discurso do editorialdo corpus escolhido, pode-se constatar que a voz feminina enunciadora revela nãosó a consciência da realidade em que estava inserida, como também a necessidadede se lutar pelos direitos das mulheres daquele século XIX no Brasil.
2015
da Silva, Sandro Luis