Repositório RCAAP

TELETANDEM INTERINSTITUCIONAL PORTUGUÊS X ESPANHOL

Este trabalho faz parte de pesquisa em andamento e objetiva observar como alunos brasileiros de um curso de Letras, habilitação português e espanhol, organizam e põem em prática o ensino de português para parceiros hispanofalantes, no contexto Teletandem. Buscamos compreender como/se são planejados os conteúdos de LP que ensinam e o impacto das práticas de Teletandem para a formação desses professores de línguas. Tal investigação ancora-se no arcabouço da pesquisa qualitativa crítica, fundamentada na visão de Carspecken. Os dados coletados até o momento mostram que pela proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões linguísticas e culturais que devem ser consideradas.

Ano

2013

Creators

Messias, Rozana Ap. Lopes de Carvalho, Kelly C. H. P.

O USO DAS TICs NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O uso das TICs pode melhorar a ação pedagógica, já que inserem novos dispositivos que facilitam e dinamizam o processo de ensino aprendizagem. Com o objetivo de compreender a importância das TICs na formação dos professores, o artigo apresenta alguns recursos educativos e suas funcionalidades para esse fim. Os recursos educativos estão divididos segundo suas principais funções: compartilhamento de conteúdos, apresentação de perfis, desenvolvimento de cursos à distância, criação de conteúdo colaborativo e espaço para fóruns de debate. Os resultados obtidos indicam que as TICs não apenas dinamizam a prática pedagógica como também favorecem novas perspectivas para a construção de conhecimento.

Ano

2013

Creators

Siqueira, Jéssica Câmara

DICIONÁRIOS ESCOLARES E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O presente artigo busca discutir aspectos referentes à utilização de dicionários escolares de língua portuguesa ao longo dos cinco primeiros anos da Educação Básica. Embora a inclusão dos dicionários escolares ao Programa Nacional do Livro Didático tenha aprimorado a concepção e compilação destas obras, a proposta lexicográfica vigente não parece condizer com o plano de ensino fixado por outros documentos oficiais relativos à alfabetização e consolidação da escrita. Desta forma, chama-se a atenção para a necessidade de reelaboração da atual proposta lexicográfica, de modo a contemplar de maneira mais satisfatória as diferentes fases de aprendizado linguístico inerentes aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Ano

2013

Creators

Brangel, Larissa Moreira

LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura.

Ano

2013

Creators

dos Santos, Solange da Silva, Leilane Ramos

O OUTRO E O ESPELHO EM “AS HORAS NUAS”: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DE ROSA E(M) ANANTA

Este trabalho tem por fito, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, precipuamente as noções de sujeito e discurso de Michel Pêcheux, conjugados às concepções dialógico-polifônicas de Mikhail Bakhtin acerca de linguagem, literatura e sujeito, analisar a discursividade produzida pelo atravessamento singular da enunciação policialesca da narrativa de Ananta Medrado nas memórias de Rosa Ambrósio. Ressaltando que os enredos funcionaram enquanto espelhos que refletem “versos e inversos”, e que a subjetividade é sempre produzida na relação com outro, evidenciaram-se Ananta e sua história como o outro e o espelho que refletiam e projetavam o lugar em cujo ínterim Rosa aspirava estar,com efeitouma imagemde busca e de validação sujeitudinal.

Ano

2013

Creators

Ferreira-Rosa, Ismael

O RECURSO EXTRAVERBAL DA LÍNGUA E O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA

O presente trabalho tem por objetivo não criticar qualquer ação docente na orientação da escrita, mas discutir uma possível ampliação teórica com fins a uma proposta de ensino para o desenvolvimento da habilidade. Assim, tomar-se-á por base teórica os conceitos que levam em consideração fatores que vão além de um comportamento tradicional de ensino que se restringe à estrutura linguística, conceitos que consideram, portanto, a relação dialógica entre sujeitos inseridos na sociedade. Nesse sentido, o estudo estará pautado em princípios que abrangem uma dimensão discursiva de língua, considerando o recurso extraverbal em uma situação de interação. Para tanto, apresentar-se-á uma breve discussão a respeito da importância da adoção e de um posicionamento do professor em face a uma concepção de língua para, posteriormente, sugerirmos, com base em um trabalho realizado em uma sala de aula no ensino superior, uma proposta de reflexão sobre a escrita. 

Ano

2013

Creators

Nascimento, Simone Maria Barbosa Nery

DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA-ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS E ARTES

Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de leitura-escrita. Segundo as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e da Prova Brasil, os alunos do ensino fundamental devem chegar ao final do processo dominando certas habilidades de leitura e escrita. Para se atingir essa meta, defendemos um ensino de língua portuguesa que alie artes e a didatização de gêneros textuais que atenda aos novos preceitos e paradigmas despertados pelos estudos e pesquisas da Linguística, como a teoria dos gêneros textuais. Para estar a par disso, é necessário que o professorado se coloque em processo de formação continuada. Contudo, se há um desinteresse por parte dos alunos, isso é reflexo, além de um despreparo técnico-didático-pedagógico, da resistência por parte de professores em mudarem seus paradigmas e métodos de ensino.

Ano

2013

Creators

de França, José Marcos

REALIDADE VIRTUAL: ARTICULAÇÕES COM OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Este artigo tem por objetivo apresentar duas tecnologias – a Realidade Aumentada (RA) e a Herança Virtual (Virtual Heritage -VH) – situando-as em relação ao amplo espectro das técnicas de Realidade Virtual (RV). No entanto, para além das características das tecnologias envolvidas, tal apresentação é articulada com reflexões realizadas na perspectiva da linguagem, com o objetivo de apontar caminhos e possibilidades de investigação para pesquisadores. Por fim, são sugeridos alguns repositórios de informação sobre essas tecnologias, assim como links para páginas de grupos de pesquisa na área.

Ano

2013

Creators

Sobrinho, Evaldo Carneiro de Mello Haguenauer, Cristina Jasbinschek

APRESENTAÇÃO

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UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA

O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.

DESAFIOS DA LEITURA LITERÁRIA E ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE: CULTURA DA CONVERGÊNCIA E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL

Este artigo analisa a série literária infanto-juvenil Origami Yoda (2010-2012), de Tom Angleberger (EUA) a partir da perspectiva da cultura da convergência (JENKINS, 2008), da materialidade de textos literários e implicações para a leitura e papéis do leitor (CHARTIER, 2002). Sugere-se que perspectivas multimodais dos produtos culturais contemporâneos podem abrir espaços para epistemologias que não privilegiam o texto escrito linear como forma de produção e circulação de conhecimento apenas. A análise temática e da materialidade dos livros da série sugere que um produto da cultura da convergência, por sua característica multimodal, pode contribuir para a inclusão social em ambiente escolar.

Ano

2013

Creators

Wielewicki, Vera Helena Gomes

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRICANA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES NO BRASIL

O trabalho apresentado propõe realizar breves reflexões sociológicas sobre a importância da literatura africana nas salas de aula brasileiras. Partindo dos estudos pós-estruturalistas e pós-coloniais, é discutida a imbricação entre linguagem, poder e performatividade nesse processo de adequação das ementas escolares, após a aprovação da Lei 10.639/2003. Defendemos a inserção dos textos literários africanos nos currículos, com vistas à renovação do repertório educacional e à valorização da negritude, esta compreendida e trabalhada junto aos alunos a partir da analítica da diferença e de uma perspectiva anti-essencialista.

Ano

2013

Creators

de Andrade, Michely Peres

TRANSNATIONAL ZONES OF CONTACT AND CRITICAL LITERACY: EDUCATIONAL USES OF THE IMMIGRATION MUSEUM

This paper analyses the pedagogical agendas of immigration museums, which have emerged in recent decades as key educational sites for transcultural education. Through discussion of the Lower East Side Tenement Museum (New York), and the Melbourne Immigration Museum (Australia), I identify two pedagogical narratives which seek to produce intercultural empathy through engagement with individual experiences: personalisation and universalisation. I further consider the ways in which critical educators can make use of the online and onsite resources provided by the museums, and possibilities for adaptation and extension of a critical approach to historical accounts of transcultural contact and conflict.

O QUE (AINDA) PODEM AS CARTAS?

Neste artigo discuto a noção de correspondência como práxis política para autoformação do pesquisador em campo, analisando como a escrita de cartas promove o descentramento do eu-remetente-destinatário, na maneira como, forçosamente, tanto quem escreve, quanto quem lê essa narrativa é autoconvocado para uma conversa sobre a própria interlocução na presença/ausência do outro ou na representação/tradução de si. Para tanto, retomo uma carta que escrevi para auto/etno/biografar as experiências vividas em campo, desde o começo da minha atuação como professora de Língua Portuguesa e Literatura, no Programa de Formação de Professores Indígenas na Bahia.

REPRESENTAÇÕES SOBRE O CONTEXTO MULTILÍNGUE DA SURDEZ

O objetivo do artigo é apresentar uma reflexão sobre representações de língua(s) no contexto da surdez, uma vez que, também nesse espaço, há, frequentemente, a invisibilização de certas variedades linguísticas em detrimento de outras. Essa reflexão é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com surdos e intérpretes de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de mapear as diferentes representações acerca das variedades linguísticas/diferentes línguas em contato que habitam o contexto multilíngue da surdez e tentar desconstruir a quase sempre vista como desejável “homogeneidade” da Libras. Observa-se resistência em relação à aceitação de algumas formas de uso de Libras que são, em geral, vistas como “erros” ou equívocos. Espera-se contribuir para o reconhecimento e a valorização da pluralidade linguística do surdo.

Ano

2013

Creators

Silva, Ivani Rodrigues Kumada, Kate Mamhy Oliveira

AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM

Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas.

Ano

2013

Creators

Stella, Paulo Rogério

TEACHERS’ REPRESENTATIONS ABOUT GENDER AND DIVERSITIES IN AN OLINE DISCUSSION FORUM

In this paper, I discuss an investigation about teachers’ representations of different subjects in a discussion forum of a continuing education course in the on-line context about gender and diversity. The aim is to amplify the understanding of how the homoerotic theme is presented in the participants’ discourse. The data analyzed is based on the Critical Discourse Analysis and is supported by studies about gender and sexuality. This study was conducted using an interpretative research methodology, and the analysis focused on identifying the discursive representations that emerged in the linguistic choices of the users’ course. The results showed that teachers, despite the training course, tended to interpret through a heteronormative hegemonic discourse (BUTLER, 2006) in order to describe an individual with a homosexual identification.

Ano

2013

Creators

de Jesus, Dánie Marcelo

TRADUÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL

Discutimos neste artigo a construção da identidade sexual do sexo feminino subalterno. As mulheres de seios nus (representativas de nudez tribal) retratadas na fotografia de National Geographic que interpretamos, pertencem ao grupo étnico Lisu e este fato atribui à representação características diferentes do retrato da nudez da mulher ocidental e acaba perturbando noções hegemônicas de representação por reescrever a relação entre o olhar do fotógrafo, o sujeito representado e o espectador.

DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA

Este estudo discute os encaminhamentos adotados pela supervisora-pesquisadora durante uma reunião pedagógica visando o desenvolvimento da reflexividade dos professores (em formação) de um curso de inglês para a comunidade. A análise é feita com base em pesquisas sobre letramento crítico que afirmam que a reflexividade consiste na identificação dos nossos próprios pressupostos e na análise das consequências em adotá-los. É uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, cujos instrumentos de levantamento de dados são gravações em áudio e notas de campo feitas durante uma reunião. A partir da análise constatou-se que as perguntas feitas pela supervisora-pesquisadora contribuíram para que os professores (em formação) refletissem criticamente sobre novos caminhos nas suas práticas pedagógicas.

Ano

2013

Creators

de Souza, Marlene de Almeida Augusto

VISÕES SOBRE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE PROEJA: UM ESTUDO DE CASO

A educação profissional integrada à educação básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja) enfrenta muitos desafios, como a heterogeneidade discente em termos de idade, classe social e variação linguística. Este artigo analisa se a diversidade linguística pode constituir uma barreira ao aprendizado dos alunos de Proeja no IFMT – campus Campo Novo do Parecis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo aplicando questionários a alunos e professores. Os resultados indicam divergências de opinião quanto ao impacto da diversidade linguística nas relações de ensino-aprendizagem e sugerem uma reprodução, na escola, das relações de poder que fundam o preconceito linguístico na sociedade.

Ano

2013

Creators

Pereira, Vinícius Carvalho Kusano, Vanessa Hiroko