Repositório RCAAP

Reflexiones sobre la anorexia

El propósito de este artículo es presentar algunas reflexiones sobre el trastorno anoréxico, algunas posibles explicaciones sobre el mismo, y proponer una respuesta posible desde la perspectiva psicoanalítica. Este estudio plantea el sufrimiento del sujeto como la manifestación de una relación inconsciente entre las ecuaciones afectivas y el entramado social de la persona. Se discute la particular relación que se establece entre la necesidad, la demanda y el deseo en este tipo de trastornos, y cómo el síntoma anoréxico se plantea como estrategia enferma de defensa del deseo. Se puede considerar el impacto que la presión de la cultura tiene en la manutención del síntoma anoréxico, dada la importancia del ideal de delgadez y belleza, también asociados con la obtención de mayor éxito y felicidad. Finalmente, se plantea el valor del análisis de la personalidad en relación a aspectos sociales para la consideración del trastorno anoréxico, el cual debe ser comprendido singularmente, más allá de sus manifestaciones y de la posible limitación a la estructura de la histeria.

O ambiente de trabalho no setor bancário e o bem-estar

O século XXI passa por transformações da estruturação produtiva, e o trabalho bancário foi um dos setores atingidos. Dada a importância de compreender como, neste contexto, encontram-se os bancários no tocante ao seu bem-estar, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga o ambiente de trabalho no setor bancário e o bem-estar desses trabalhadores. Como norte teórico da pesquisa utilizou-se o modelo ecológico de saúde mental. Aplicou-se um questionário a 200 bancários, dos quais 58,1% são do sexo masculino, 60,9% são casados e 28,4%, solteiros. Como um dos resultados constatou-se que a quase-totalidade dos fatores ambientais repercutiram positivamente na saúde mental, com exceção das relações interpessoais. Parte da amostra apresentou indicativos de depressão e insatisfação com a vida. Conclui-se que o ambiente de trabalho pode exercer impacto sobre o bem-estar do trabalhador. Os resultados podem ser úteis para fundamentar intervenções profissionais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Paiva,Cynthia Suennia Damasceno Lucena de Borges,Lívia de Oliveira

O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares

Este estudo relacionou indicadores do envolvimento paterno com indicadores de desenvolvimento social dos filhos. Participaram 97 pares de pais e mães (com filhos na 1ª ou 2ª série) e 20 professoras. Para avaliar o envolvimento paterno, pais e mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna, e para avaliar o desenvolvimento social das crianças, os pais, as mães e as professoras preencheram o Social Skills Rating System-SSRS. Quanto maior a freqüência de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nos cuidados e nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, menor o índice de hiperatividade e de problemas de comportamento e mais adequado o repertório de habilidades sociais das crianças. Os resultados indicam a provável importância do envolvimento positivo do pai para o desenvolvimento social dos filhos e os prováveis benefícios de programas para promover envolvimento paterno.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Cia,Fabiana Barham,Elizabeth Joan

Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários

O objetivo principal deste estudo foi verificar a correlação entre satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho de docentes universitários. Este é um estudo transversal de abordagem quantitativa. Dele fizeram parte 154 docentes, dos quais 50,6% eram homens e 49,4% eram mulheres e cuja idade média era de 39,25 anos. A coleta de dados incluiu três questionários: 1. Dados sociodemográficos e funcionais, 2. Escala de satisfação no trabalho; 3. Índice de capacidade para o Trabalho - ICT. A satisfação no trabalho e o ICT mostraram correlação estatisticamente significativa (r=0,23, p<0,01). Conclui-se que o aumento da satisfação no trabalho pode melhorar a capacidade para o trabalho entre os docentes.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Marqueze,Elaine Cristina Moreno,Claudia Roberta de Castro

Álbum de família e esquizofrenia: convivência em retrato

A incidência da esquizofrenia em um membro da família freqüentemente gera sofrimento psíquico intenso e persistente em seus cuidadores. Este estudo teve por objetivo investigar o funcionamento psicodinâmico de mães cuidadoras de indivíduos com mais de cinco anos de diagnóstico de esquizofrenia. Para tanto, utilizou-se um procedimento intitulado Álbum de Família, no qual fotografias do arquivo familiar serviram como estímulo de apercepção temática. Foram investigadas três mães e os dados obtidos foram coletados e analisados na perspectiva metodológica qualitativa. Os resultados obtidos apontaram para raras fotografias do período pós-diagnóstico, escasso número de fotografias que incluíam o pai e significativa preocupação em enfatizar as características saudáveis da infância do filho acometido. As narrativas sugeriram vivência de culpa, sobrecarga emocional, fixação no passado e repressão dos afetos. Concluiu-se que, mesmo após longo tempo de convivência com o transtorno esquizofrênico do filho, muitas feridas permanecem, ainda que significadas de maneira particular para cada mãe, indicando a necessidade de atenção psicológica a essa população.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Silva,Gisele da Santos,Manoel Antônio dos

Estudo do manejo do estresse em pacientes acometidos por alopecia areata

Alopecia Areata é uma dermatose caracterizada pela perda repentina de pêlos em uma única ou em várias áreas, na forma de círculo. Normalmente a perda se inicia no couro cabeludo, podendo também ocorrer em outras partes do corpo. Fatores emocionais traumáticos são referidos como desencadeantes. Um grupo de 12 pacientes acometidos de alopecia areata foi avaliado por meio de entrevista psicológica e do método de Rorschach (Sistema Compreensivo por Exner), com vista a identificar as condições de personalidade dos pacientes no que se refere ao manejo do estresse. Todos os pacientes relataram episódios traumáticos em suas vidas que poderiam ser considerados como desencadeantes da doença, e nove apresentaram nítidas dificuldades no controle e manejo do estresse.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Godinho,Simone Maria Andreoli,Sérgio Baxter Yazigi,Latife

Estudo das habilidades sociais em adolescentes usuários de maconha

Esse estudo objetivou avaliar as habilidades sociais de adolescentes usuários de maconha e comparar seu desempenho com o de não-usuários. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais - IHS; Screening Cognitivo do WISC-III e do WAIS-III, Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. A amostra constituiu-se de 98 adolescentes, com idades de 15 a 22 anos, dos quais 49 eram usuários de maconha e 49 não o eram. Os resultados mostraram maiores prejuízos no grupo de usuários de maconha no screening cognitivo e na presença de sintomas de ansiedade e depressão. Os achados evidenciaram diferenças estatísticas significativas no grupo de usuários de maconha, com um desempenho mais prejudicado no Fator 4 (auto-exposição a desconhecidos ou a situações novas) e no Fator 5 (autocontrole da agressividade em situações aversivas). Conclui-se que adolescentes usuários de maconha apresentam mais prejuízos nas habilidades do que adolescentes não usuários de substâncias.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Wagner,Marcia Fortes Oliveira,Margareth da Silva

Violência intrafamiliar: crimes contra a mulher na área metropolitana do Recife

Esta pesquisa pretende analisar a relação entre a organização familiar e a criminalidade contra a mulher, perpetrada por companheiro ou membro de sua família. Utilizamos a análise quantitativa descritiva para o exame dos documentos e a qualitativa (análise do discurso) para as entrevistas semidirigidas realizadas com as vítimas e seus familiares. Os documentos foram provenientes dos processos judiciais disponíveis nos Fóruns de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife no biênio 2004/2006. Os resultados revelaram aspectos relevantes à prática da violência, tais como: ingestão de bebidas alcoólicas, ciúmes, rompimento da relação matrimonial por iniciativa da esposa / companheira e rivalidade de gênero.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Melo,Zélia Maria de Silva,Diogivânia Maria da Caldas,Marcus Túlio

Maus-tratos na infância de mulheres vítimas de violência

O presente estudo teve por objetivo identificar os comportamentos de risco de mulheres que presenciaram violência na família durante a sua infância e/ou adolescência e foram vítimas de violência na vida adulta, bem como determinar a prevalência desses casos e o perfil dessas mulheres. As mulheres investigadas eram assistidas no ambulatório de ginecologia do Centro de Atenção à Mulher do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, um centro de prestação de serviço terciário de saúde localizado no Nordeste do Brasil. O estudo foi um corte transversal e foram realizadas análises uni e bivariada em 619 questionários aplicados. Os resultados indicaram uma elevada prevalência (39,7%) de história de violência familiar na infância e/ou adolescência de mulheres vítimas de violência na vida adulta. Concluiu-se que é importante e necessário identificar e assistir as famílias de risco, com o propósito de prevenir a prática de violência, haja vista a relevância da sua transmissão transgeracional.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Silva,Maria Arleide da Falbo Neto,Gilliatt Hanois Cabral Filho,José Eulálio

O sujeito da educação superior: subjetividade e cultura

Alguns questionamentos acerca do “Sujeito da Educação” nos foram lançados em nosso ciclo de estudos em Educação, destacando-se entre eles: "Quem é o sujeito da educação?" e "As formas de ensinar e aprender modificaram-se, com o tempo?". O presente artigo constituiu-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, enquadrando-se como um levantamento bibliográfico. O estudo mostra que o aluno de hoje não aprende, nem convive ou se relaciona do mesmo modo que no passado. Ele traz os adultos como responsáveis pela organização e significação psicológica da vida dos alunos. Concluiu-se que o questionamento sobre "Quem é o sujeito da educação" parece indispensável para todo educador, e também constatou-se que a definição do espaço de cada um em sala de aula coloca o aluno no centro e o professor como um mediador.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Souza,Karina Silva Molon de

Representações e práticas educativas de mães referentes a filhos atendidos pelo Conselho Tutelar

Este estudo investigou as representações das mães atendidas pelo Conselho Tutelar sobre “filhos que dão problema” e práticas educativas. Participaram do estudo 11 mães de adolescentes envolvidos com drogas, em situação de rua e/ou praticantes de pequenos delitos. Utilizou-se um roteiro de entrevista com questões de evocação e questões abertas. O material foi trabalhado a partir da análise temática de Bardin. A representação das mães apresenta elementos como incontrolável, influenciável, de mente fraca e rebelde. As causas do problema parecem ser, principalmente: as características pessoais e internas; as amizades e o meio de convívio; falta de controle; necessidade de obter bens e questões religiosas. Já as práticas estão embasadas no diálogo e conselho. Não obstante, na concepção das mães, a única prática capaz de resolver o problema dos filhos seria a internação. Como esta medida geralmente não compete ao Conselho Tutelar, há um descompasso entre o desejo das mães e as medidas aplicadas pelo Conselho para a resolução do problema.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Espíndula,Daniel Henrique Pereira Trindade,Zeidi Araujo Santos,Maria de Fátima de Souza

Clínica, a interpretação psicanalítica e o campo de experimentação

O presente trabalho se propõe a questionar se o método de interpretação na clínica psicanalítica pressupõe relações de poder que engessam a experiência clínica em valores universalizantes. Partindo das críticas de Deleuze, Guattari e Foucault à psicanálise, os autores concluíram que a prática da interpretação pode obliterar a experiência clínica, enquadrando-a em um ciclo de idéias universais e intimistas que apontam para a pressuposição de verdades instituídas pelos próprios conceitos psicanalíticos. Esta crítica indica que a clínica psicanalítica pode ser um campo de experimentação onde o sofrimento psíquico seria tratado sem priorizar a violência interpretativa.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Almeida,Leonardo Pinto de Atallah,Raul Marcel Filgueiras

O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura

Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da

Investigação sobre a formação do clero católico num seminário teológico

Neste artigo procuramos fazer uma análise psicossocial de um seminário teológico católico onde vivem 50 seminaristas em regime de internato, na etapa final de preparação para o sacerdócio, os quais, uma vez ordenados, passarão a ocupar posições de relevância, que consistem na coordenação de comunidades paroquiais amplas. Utilizando o instrumental teórico da análise institucional, procuramos mapear os operadores institucionais subjetivadores do dispositivo pedagógico seminário. Apresentamos dados relativos à observação participante realizada no campo de investigação. Detectamos que o seminário, além dos operadores presentes no discurso oficial institucional, implementa na prática cotidiana outros procedimentos, que podem ser designados como totalitários e disciplinares, produzindo um padre de perfil clericalizado.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Benelli,Sílvio José

Estilos parentais e consumo de drogas entre adolescentes: revisão sistemática

Na tentativa de compreender o consumo abusivo de álcool e outras drogas durante a adolescência, inúmeras pesquisas têm apontado a família como um importante fator de risco ou proteção. Diante disso, o presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito de trabalhos científicos sobre a associação entre os estilos e práticas parentais de socialização e o consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes. Os artigos foram pesquisados em três bancos de dados - Medline, Adolec e Pubmed, sendo utilizados dois descritores de busca bibliográfica: parental styles e parental monitoring juntamente com substance use. A amostra final se constituiu de 30 artigos, provenientes de diferentes países. Através dos resultados deste trabalho, foi possível constatar uma significativa associação entre o consumo abusivo de álcool e outras drogas na adolescência e os estilos e práticas parentais. Estes achados apontam a importância de se conhecer essa relação no contexto brasileiro.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Paiva,Fernando Santana de Ronzani,Telmo Mota

Crianças e a construção de limites: narrativas de mães e professoras

A questão dos limites na educação infantil tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. Neste estudo foram investigadas as representações sociais de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento infantil. O estudo contou com a participação de 14 mães e oito professoras de educação infantil de escolas particulares de Porto Alegre. A entrevista narrativa e a análise de conteúdo foram utilizadas como procedimentos de coleta de dados e análise. Os resultados indicaram que os limites são representados como fronteira a ser respeitada em prol da moralidade. A prática do diálogo é um recurso presente nas narrativas de mães e professoras, assim como a necessidade de tolerância. Ambas demonstram muitas dúvidas e culpas no tocante aos limites a serem impostos às crianças. As professoras atribuem a responsabilidade da falta de limites às famílias, já as mães não percebem a escola como uma aliada no processo de construção de limites.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Araujo,Greicy Boness de Sperb,Tania Mara

Apoio social: aspectos da validade de constructo em estudantes universitários

Embora o conceito de apoio social venha recebendo atenção da comunidade científica, ainda não há uma medida válida para diferentes culturas e contextos. O objetivo deste artigo é reaplicar uma escala de apoio social em universitários de Goiânia. Os participantes foram 129 estudantes de quatro instituições de ensino superior. Como medida utilizou-se o Questionário de Suporte Social adaptado para a população brasileira. Os resultados apontaram boa adequação da escala, com alphas entre 0,95 e 0,76, e adequação da estrutura fatorial quando comparada com a do estudo original. Não foram identificadas diferenças significativas entre apoio social e a maioria de variáveis sociodemográficas. Não obstante, as mulheres relataram mais apoio material (p=0,01) e afetivo (p=0,01) do que os homens, e aqueles que relataram morar com alguém perceberam mais apoio emocional (p=0,00) e afetivo (p=0,03). Discute-se a necessidade de novos estudos para posteriores esclarecimentos do comportamento desta medida e construto em diferentes populações e culturas.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Zanini,Daniela Sacramento Verolla-Moura,Adriana Queiroz,Ivana Pinheiro de Abreu Rabelo

Na contramão para o rumo certo

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Tuleski,Silvana

"Quando eles crescem, eles voam": percepções e sentimentos maternos frente ao desenvolvimento infantil aos 18 - 20 meses

O presente estudo visou investigar as percepções e sentimentos maternos diante das aquisições de desenvolvimento da criança dos 18 aos 20 meses. Participaram 14 mães primíparas, com idades entre 20 e 37 anos, de níveis socioeconômicos variados, residentes com o marido na região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada e submetida à análise qualitativa de conteúdo uma entrevista semiestruturada que abordava a experiência da maternidade e o desenvolvimento da criança. Buscou-se examinar semelhanças e particularidades das percepções e sentimentos maternos ante as aquisições de desenvolvimento infantil. Os resultados revelaram um incremento nas aquisições de linguagem, motoras, socioemocionais e intelectual-cognitivas. As crianças demandaram maior atenção e disponibilidade materna, acarretando nas mães sentimentos positivos, negativos e ambivalentes. É importante que a mãe compreenda as aquisições próprias desse período, pois isso contribuirá para que ela lide mais adequadamente com uma relação que oscila entre dependência e independência.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lopes,Rita de Cássia Sobreira Vivian,Aline Groff Oliveira,Débora S. de Silva,Carla da Piccinini,Cesar Augusto Tudge,Jonathan