Repositório RCAAP
Efeitos inflamatórios de dieta rica em sal na mucosa intestinal
A relação do consumo excessivo de sódio com desenvolvimento de doenças cardiovasculares já foi amplamente relatada. No entanto, alguns estudos recentes mostraram efeitos da dieta rica em sal (NaCl) na ativação de células Th17 e no aumento da severidade de doenças autoimunes. No presente estudo, mostramos que o consumo de dieta rica em sal (HSD) por camundongos C57BL/6 levou à inflamação no cólon associada à produção de IL-23, recrutamento de neutrófilos e aumento da frequência de células da resposta imune inata, innate lymphoyd cells do tipo 3 (ILC 3), produtoras de IL-17. Além disso, nosso estudo demonstrou que a inflamação no cólon não foi observada quando a dieta rica em sal foi administrada em camundongos que não possuíam o gene que codificava a citocina IL-17 (IL-17-/-) mas estava presente, ainda que em menor grau, em camundongos que não possuíam o gene que codificava as enzimas de recombinação gênica de linfócitos (RAG-/-). Estes dados sugerem que os efeitos inflamatórios da dieta rica em sal foram dependentes de IL-17 mas apenas parcialmente dependentes de linfócitos diferenciados em Th17. A expressão de SGK1, quinase envolvida na homeostase do sódio, não teve produção aumentada após o consumo de dieta rica em sal nos tempos testados. Além de observar alteração na mucosa do cólon de camundondos, investigamos também se a dieta rica em sal teria efeito em dois modelos de colite experimental: a colite induzida por sulfato de sódio dextrano (DSS) e na colite induzida por 2,4,6-ácido trinitrobenzenosulfonico (TNBS). Observamos que a doença foi exacerbada em ambos modelos pelo consumo da HSD e a piora estava associada ao aumento da frequência de células RORgt+CD4+ e de netrófilos na lâmina própria do cólon. Com isso, nossos resultados sugerem que o consumo de uma dieta rica em sal foi suficiente para levar à inflamação na mucosa do cólon de camundongos C57BL/6, além de exacerbar a colite em camundongos por meio de um mecanismo dependente da produção de IL-17 e apenas parcialmente dependente de células T.
Estudo de um arranjo especial de aterramento que atenua o problema do comprimento efetivo
A confiabilidade e disponibilidade do sistema de transmissão de energia elétrica é severamente afetada pelas descargas atmosféricas. No Brasil, a incidência destas é a causa de 65% dos desligamentos das linhas de transmissão aéreas, sendo o desligamento por backflashover preponderante frente à falha de blindagem. A obtenção de um baixo valor para a impedância de aterramento de torres de transmissão é fundamental para melhoria do desempenho da linha de transmissão frente ao backflashover. No entanto, a combinação das características das ondas de descargas atmosféricas e a faixa de resistividade dos solos encontrados em Minas Gerais levam à ocorrência de um conhecido fenômeno denominado comprimento efetivo de um eletrodo enterrado. O efeito provocado por esse fenômeno é um limitador de projeto, uma vez que, quando ele ocorre, aumentar as dimensões da malha de aterramento não leva a uma redução de sua impedância. Neste trabalho, um arranjo especial de eletrodos de aterramento é avaliado, evidenciando uma solução que atenua o problema do comprimento efetivo para o caso de solos com alta resistividade. A resposta transitória desta malha de aterramento de baixo valor de impedância é determinada numericamente com o auxílio de modelagens computacionais baseadas na teoria de linhas. Com o propósito de validação dos resultados numéricos obtidos, foram desenvolvidos dois modelos de simulação analógica, um modelo em escala reduzida e um modelo em escala real, permitindo a aquisição de dados de medição que foram comparados com as simulações computacionais.
Estudo de caso de exportação em CKD (completely knocked down) em uma montadora de carros
Esta pesquisa investigou a logística existente no fluxo de exportação de materiais de uma montadora do setor automobilístico, de classe mundial, instalada na cidade de Betim, em Minas Gerais. O objetivo foi descrever o funcionamento da operação de exportação em CKD (do inglês, Completely Knocked Down, ou seja, carro desmontado) para verificar melhorias na logística existente, bem como apontar as vantagens e desvantagens desse conceito, inclusive em face aos outros conceitos de exportação: CBU (do inglês, Completely Build Up, ou seja, carro completamente montado), SKD (do inglês, Semi Knocked Down, ou seja, carro semidesmontado) e PBP (também do inglês Part by Part, ou seja, peça por peça). A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na montadora e no operador logístico, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois funcionários envolvidos diretamente na operação. Também foi realizada visita ao porto seco EADI Grambel (Estação Aduaneira Interior), em Betim, local onde ocorre o despacho aduaneiro. Dentre os resultados obtidos, foram comprovadas as vantagens de custos logísticos na utilização do conceito CKD para a exportação de materiais. Também se observou que a parceria entre a montadora e o operador logístico permite àquela delegar a este as atividades de armazenagem, embalagem, movimentação e recebimento de materiais, abastecimento da produção, ovação / desova de contêineres e efetivo controle do estoque de materiais. Contudo, para a garantia da eficiência e eficácia do fluxo logístico no conceito de exportação CKD, é preciso que haja sinergia entre a montadora, o operador logístico e a cadeia de fornecedores de materiais, ou seja, as informações têm de ser transmitidas de forma coerente e em tempo hábil, para garantir a consolidação de toda a programação feita pelo polo cliente.
Medo de falar em público e timidez em universitários
Objetivos: identificar a prevalência de sintomas somáticos do medo de falar em público e verificar sua associação com as variáveis sociodemográficas, autoavaliação da voz, da fala em público, capacidade de influenciar o outro e captar e manter a atenção do ouvinte durante o discurso. Identificar a prevalência da timidez em estudantes universitários e verificar sua associação com as variáveis: sexo, idade, medo de falar, frequência e autopercepção da fala em público e de aspectos não verbais da fala em público. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico com a participação de 1124 estudantes universitários, com idade entre 17 a 63 anos matriculados no Campus Pampulha e Campus Saúde da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online elaborado no mestrado, dividido em quatro blocos. O primeiro abordava características sociodemográficas: idade, sexo, referência sobre ser ou não gago, curso universitário da gradação, área de concentração do curso, frequência de participação em atividades da fala em público. O segundo bloco continha perguntas sobre a manifestação de sintomas somáticos de ansiedade que caracterizam o medo de falar em público: tremor, suor ou esfriamento das mãos, enrubescimento da face, aceleração dos batimentos cardíacos e aceleração da frequência respiratória. Diante do relato da presença de três ou mais sintomas somáticos foi estabelecida a variável medo de falar em público. Havia também perguntas referentes aos aspectos não verbais da fala em público como: autopercepção dos parâmetros: tom de voz, velocidade de fala, intensidade; contato visual com a plateia, uso das mãos durante as apresentações orais e aspectos da autoavaliação da comunição oral: capacidade de captar e manter a atenção do ouvinte ao falar em público, influenciar os outros com a sua comunicação e autopercepção vocal. O terceiro bloco foi composto pela Escala para Auto Avaliação ao Falar em Público (SSPS), protocolo fundamentado nas teorias cognitivas que a ansiedade social é resultado de uma percepção negativa de si. A escala é subdividida em uma subescala positiva e outra negativa. A mediana, com valor de 32 pontos, foi utilizada como ponto de corte para identificar a autoavaliação positiva ou negativa da fala em público. Os universitários que pontuaram abaixo da mediana foram classificados com autoavaliação negativa e aqueles que obtiveram a pontuação igual ou superior a 32 pontos, com autoavaliação positiva ao falar em público. O ultimo bloco do questionário constou da Escala Revisada de Timidez, um protocolo, com treze perguntas referente à comportamentos comunicativos relacionados ao cotidiano. Os participantes foram considerados tímidos quando a pontuação foi superior a 34 pontos. As informações obtidas na coleta de dados foram armazenadas em um banco de dados e analisados posteriormente. Foram utilizados Teste qui-quadrado de Pearson e regressão logística multivariada. Resultados: no primeiro artigo: os resultados indicaram alta prevalência de sintomas somáticos do medo de falar em público em universitários (59,7%). Os sintomas somáticos mais frequentes foram: respiração ofegante (95,6%) e taquicardia (64,7%). A maioria dos universitários autoavaliaram positivamente sua fala em público, autopercebeu sua voz como ruim (55,2%), relatou que não consegue influenciar o outro com o discurso (53,0%) e captar ou manter atenção do ouvinte (57,6%). O medo de falar em público foi associado com a autopercepção negativa da voz, incapacidade de influenciar o ouvinte e capacidade de captar e manter a atenção do ouvinte. O medo de falar não se diferenciou entre os sexos feminino e masculino, idade e autoavaliação de fala em público negativa ou positiva. No segundo artigo: 70,1% da população universitária autorreferiu timidez. Houve associação da timidez com a idade inferior a 30 anos, presença do medo de falar em público, pouca participação em atividades da comunicação oral e autopercepção negativa da fala em público. A timidez também se associou aos aspectos não verbais da fala em público, para intensidade da voz reduzida, velocidade de fala aumentada, uso inadequado das mãos ao falar em público e falta de contato visual com o público. As variáveis: sexo e tom de voz não se diferenciaram em relação à presença de timidez. Conclusão: primeiro artigo: Os sintomas somáticos do medo de falar em público são mais frequentes entre estudantes que apresentam autopercepção negativa da voz, naqueles que não conseguem influenciar o interlocutor com seu discurso e nos estudantes que captam e mantém a atenção da plateia durante suas apresentações. Segundo artigo: A timidez é prevalente nos estudantes universitários jovens, que participam de poucas atividades da comunicação oral, que apresentam medo de falar e autoavaliam negativamente sua fala em público. A autopercepção da timidez também apresenta associação com os aspectos não verbais da fala em público como intensidade vocal reduzida, velocidade de fala acelerada, falta de contato visual com a plateia e inabilidade de usar as mãos com naturalidade durante as apresentações em público.
A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia
O Choro caracteriza-se, segundo estudiosos e cultores devotados, por gestos específicos de interpretação e de expressividade musical. A questão da expressividade musical, por sua vez, é assunto dos mais discutidos por pensadores e músicos de diferentes épocas, e o consenso ainda não se atingiu. Concernente à expressividade musical específica do Choro, a realidade não é diferente. O intuito deste trabalho, considerando isto, é o de uma busca no sentido de compreender algumas das características da expressão musical no contexto do Choro e contribuir, em alguma ordem, para sua compreensão. Assim sendo, a pesquisa gira em torno de um relato etnográfico-fenomenológico oriundo das apreensões do trabalho de campo realizado em meio a Rodas de Choro em Belo Horizonte. A seguir, a tarefa é o desenvolvimento de uma aproximação entre os apontamentos epistemológicos surgidos da formulação complexa quando se concatenam referenciais teóricos em especial da Etnomusicologia e da Fenomenologia e da revisão orientada de literatura; e a efetiva realização de uma audição-observação-participação em eventos musicais, especificamente, Rodas de Choro da capital mineira.
Carboidrato -Gal acoplado à VLP como candidato vacinal contra leishmaniose causada por Leishmania infantum e L. amazonensis
As manifestações clínicas da leishmaniose são dependentes de uma complexa interação entre a espécie infectante e o sistema imune do hospedeiro. Carboidratos têm sido considerados essenciais para a virulência e viabilidade de Leishmania spp. Os glicoconjugados, secretados ou presentes na superfície do parasito, podem contribuir para a sobrevivência e proliferação deste após a evasão do sistema imune. A produção de anticorpos que reconhecem o carboidrato -Gal já foi relatada em seres humanos infectados com Leishmania infantum, L. major e L. tropica. No Brasil, as espécies de L. infantum e L. amazonensis estão relacionadas as Leishmanioses Visceral e Tegumentar, respectivamente. Assim, este trabalho teve por objetivo verificar a presença do epítopo -Gal nas cepas de L. infantum e L. amazonensis. O epítopo -Gal acoplado ao vírus Q (denominados Q--Gal) foi explorado como vacina para leishmaniose experimental usando como modelo camundongos C57BL/6 knockout para - Galactosiltransferase (-GalT-KO), que mimetizam o hospedeiro humano na produção de anticorpos anti--Gal. O epítopo -Gal foi identificado em maior proporção na superfície de L. amazonensis em comparação com L. infantum. Os camundongos -GalT-KO infectados com 107 promastigotas das espécies de L. amazonensis e L. infantum apresentaram redução significativa da carga parasitária no baço e no fígado quando comparados com camundongos C57BL/6 wild type para -Galactosiltransferase. Em seguida, camundongos -GalT-KO foram vacinados com nanopartículas de Q--gal e infectados com as espécies de L. amazonensis e L. infantum. A infecção e proliferação dos parasitos foram controladas eficientemente no baço e no fígado, não sendo detectados parasitos por PCR quantitativa. Assim, o epítopo -Gal pode ser explorado como candidato vacinal contra as leishmanioses cutânea e visceral.
Um novo espaço de similaridade projetado para o aprendizado supervisionado de métricas profundas
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Tratamento de efluentes de biodiesel pelo processo combinado de coagulação-floculação e fenton
O biodiesel é produzido, principalmente, através transesterificação, uma reação química, envolvendo triglicerídeos, álcool e catalisador. O efluente gerado nesse processo é considerado altamente poluente e apresenta glicerol livre, sabão, álcool em excesso, catalisador residual e óleo emulsionado. O presente trabalho objetiva a caracterização dos efluentes do processo de purificação do biodiesel e avaliação de alternativas de tratamento utilizando métodos de coagulação-floculação e oxidação avançada pelo processo Fenton. As amostras foram caracterizadas pelos parâmetros: pH, turbidez, cor, DQO, DBO5, COD, óleos e graxas e biodegradabilidade. O planejamento fatorial foi empregado nos ensaios de coagulação-floculação, em que selecionou-se o melhor dentre três coagulantes (sulfato de alumínio, cloreto férrico e hidroxicloreto de polialumínio) assim como as condições experimentais (dose coagulante; pH do efluente) adequadas para o tratamento. Adicionalmente, o processo Fenton foi otimizado quanto as concentrações de Fe2+:H2O2 em planejamentos fatoriais sequenciais. Experimentalmente, foi observado que os efluentes coletados apresentaram elevada carga orgânica e acentuada razão DQO/DBO5. Os testes de biodegradação conduzidos com o efluente puro (Efluente D) demonstraram baixa biodegradabilidade, no entanto, a diluição do efluente proporciona o aumento da degradação. Nos ensaios de coagulação-floculação selecionou-se experimentalmente o coagulante hidroxicloreto de polialumínio que apresentou eficiência de remoção de cor, turbidez e DQO de 86%, 97% e 30%, respectivamente, nas condições experimentais de dose coagulante = 3,0 mg.L-1, pH = 5, dose floculante = 40 mg.L-1. Nos experimento de oxidação avançada por processo Fenton três conjuntos de experimentos foram realizados e a razão [Fe2+]:[H2O2]=2 resultou nas melhores eficiências de remoção de DQO (50%) nas condições de [H2O2] =1.500 g.L-1 e [Fe2+] = 250 mg.L-1. As melhores condições dos tratamentos por coagulação-floculação e processo Fenton foram combinados e resultaram na eficiência de remoção de DQO em torno de 60%.
Hip Hop e feminismo negro nos processos de participação de jovens negras
Este trabalho se dedicou a compreender as maneiras pelas quais o Feminismo Negro poderia estar sendo vivido por jovens negras para além de espaços, formatos e sentidos consolidados nas trajetórias de outras gerações do Movimento de Mulheres Negras. A pesquisa foi realizada junto à Organização de Mulheres Negras Ativas, um coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte vinculado ao Hip Hop e ao Movimento de Mulheres Negras. Como procedimentos metodológicos adotamos observação participante, análise de documentos e materiais de produção simbólica, entrevistas individuais e roda de conversa, com o intuito de favorecer a interlocução, a interpretação e a prática argumentativa entre os diferentes saberes em jogo no processo investigativo. Analisamos as dinâmicas do campo social no qual a Organização de Mulheres Negras Ativas se insere lançando mão do Hip Hop tanto como estratégia quanto como espaço de atuação coletiva. Ao identificarmos oportunidades e dificultadores para a participação política nesse cenário, investigamos em quais circunstâncias o Hip Hop pode aparecer como algo que escapa de normatizações, regulações e enquadramentos que incidem sobre a ação coletiva de jovens negras. Discutimos se e como a Cultura Hip Hop, como expressão dessas jovens, tem se relacionado a conflitos estabelecidos na esfera pública que interpelam determinada ordem social e explicitam bandeiras e projetos de sociedade feministas negros.
Validação e normatização do índice de complexidade da farmacoterapia para idosos atendidos na atenção primária à saúde
A complexidade da farmacoterapia tem sido associada com desfechos indesejáveis, como a hospitalização e a não-adesão. Farmacoterapias complexas são comuns entre os idosos devido à alta prevalência de comorbidades e à utilização de múltiplos medicamentos por essa população. Esse cenário evidencia a necessidade de mensuração da complexidade, a fim de propor estratégias de simplificação da farmacoterapia, aumentando a adesão, a efetividade do tratamento e a segurança no uso dos medicamentos. O objetivo do estudo foi validar e normatizar a versão brasileira do Medication Regimen Complexity Index, intitulada Índice de Complexidade da Farmacoterapia (ICFT), para idosos da Atenção Primária à Saúde; e avaliar a relação entre a complexidade da farmacoterapia e a adesão aos medicamentos por uma revisão sistemática da literatura. Estudo metodológico transversal, realizado com idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte. A validade convergente foi testada pela correlação dos escores do ICFT com o número de medicamentos. A validade divergente foi testada pela correlação dos escores do ICFT com a idade, o sexo, a cognição, as atividades básicas e instrumentais da vida diária. Foi avaliada a confiabilidade inter e intraexaminador. Para a normatização, foram calculados os postos percentílicos para os escores totais do ICFT. Na revisão sistemática, foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE, LILACS, Cochrane, CINAHL e PsycINFO e as referências dos estudos incluídos. Ensaios clínicos, estudos transversais, coorte ou caso-controle foram incluídos se analisassem quantitativamente a relação entre a complexidade e a adesão em pacientes de qualquer idade e sexo, sob qualquer tipo de farmacoterapia. Foram incluídos 227 idosos, com idade média de 71,4 anos (DP=7,5 anos), sendo a maioria mulheres (70,9%). Houve correlação entre o ICFT e o número de medicamentos (rho=0,890; p=0,000). Não houve correlação entre o ICFT e a idade (p=0,192), o sexo (p=0,052), a cognição (p=0,267), as atividades básicas (p=0,682) e instrumentais da vida diária (p=0,582). Foi obtida excelente confiabilidade inter (ICC=0,981; rho=0,991) e intraexaminador (ICC=0,996; rho=0,985). Foram considerados complexidade baixa: ICFT9,0; média: 0,9<ICFT16,5 e alta: ICFT>16,5. Na revisão sistemática, foram incluídos 54 estudos: 37 transversais e 17 coortes. Mais frequentemente, os estudos foram realizados com pessoas que convivem com HIV/AIDS (10) ou pacientes com condições crônicas: diabetes mellitus (8), epilepsia (3) e hipertensão arterial (2). Os métodos mais frequentemente utilizados para mensurar a complexidade e a adesão foram os índices de complexidade (19) e o autorrelato (27), respectivamente. A complexidade foi associada à adesão em 35 estudos: 28 identificaram que participantes com farmacoterapias complexas eram menos propensos a aderir aos medicamentos; sete estudos encontraram uma associação direta entre a complexidade e a adesão. Os demais estudos encontraram resultados inconclusivos ou nenhuma correlação entre a complexidade e a adesão. O ICFT apresentou qualidades psicométricas satisfatórias para a mensuração da complexidade da farmacoterapia de idosos, sendo que a normatização pode aumentar a aplicabilidade do ICFT. Houve variabilidade quanto à associação entre a complexidade e a adesão, mas a maioria dos estudos concluiu que o aumento da complexidade da farmacoterapia reduz a adesão aos medicamentos
Quatro experiências extensionistas: deslocamentos espaciais e narrativos
Neste artigo pretendemos fazer uma discussão sobre as formas de interação e interlocução entre o saber acadêmico e o saber não acadêmico, a partir de experiências desenvolvidas por meio da parceria entre grupos de pesquisa da Escola de Arquitetura da UFMG e um movimento de luta pela moradia, sustentadas na articulação do tripé pesquisa, extensão e ensino. Elegemos quatro experiências extensionistas realizadas ao longo dos últimos seis anos, que serão analisadas a partir da constatação que, mesmo sem ter sido programado, houve, ao longo desse tempo, uma ampliação da escala de abrangência espacial das ações realizadas, acompanhada por um outro movimento, relativo ao alcance das contranarrativas mapeadas sobre as ocupações urbanas autoconstruídas, visibilizadas e amplificadas por meio de cartografias coletivas, cujo intuito foi o de complexificar o entendimento sobre esses territórios, muito vezes marcado exclusivamente pelo discurso da falta e da precariedade.
Ensaios sobre atenção pública à saúde em Minas Gerais
O estado de saúde da população é dependente do acesso aos serviços oferecidos e à adequação dessa atenção. Devido a isso, essa dissertação promoveu duas análises para investigar esse acesso, referentes aos níveis de atenção à saúde existentes, em Minas Gerais no ano de 2004.O primeiro artigo analisa a extensão e qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) sobre a assistência à saúde de maior complexidade por meio do indicador de internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial (CSAA). Essa análise foi realizada por um modelo hierárquico e por um modelo de Mínimos Quadrados Ordinários, segundo grupos etários. Os resultados, de uma forma geral, sugerem que a APS provida nos municípios não tem efeitos sobre o conjunto de internações considerado. Isso parece refletir problemas na qualidade do cuidado prestado. Vale ainda destacar a significância da disponibilidade de leitos hospitalares para o aumento da (probabilidade de) ocorrência de internações por CSAA.O segundo artigo busca analisar o acesso a serviços de maior complexidade/custo por meio da distribuição geográfica dos mesmos e da população demandante. Essa análise baseou-se nos fluxos intermunicipais de pacientes para a utilização desses serviços, a partir de duas abordagens para a definição de municípios pólos (elegidos pelo Plano Diretor de Regionalização e maiores recebedores de demanda externa) e para a delimitação das áreas de influência (maior fluxo direto aos pólos selecionados e maior fluxo do município, apoiado no critério de transitividade). Graves problemas de iniqüidades no acesso e distorções em relação ao planejamento proposto foram encontrados. Os resultados mostraram, em alguns casos, a necessidade de grandes deslocamentos para atendimentos desses serviços, decorrentes da incapacidade de polarização de alguns municípios, tanto para a média quanto para a alta complexidade/custo. Esses resultados são preocupantes, uma vez que a população com mais difícil acesso é aquela caracterizada por piores condições econômicas, o que restringe sua possibilidade de deslocamento.
Perspectivas de consolidação da educação matemática como campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG
O objetivo desta pesquisa é lançar luzes sobre as perspectivas de consolidação da Educação Matemática como campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG PPGE-UFMG. Partindo das considerações de Pierre Bourdieu sobre o campo científico e de Antonio Miguel sobre o processo de disciplinarização (consolidação) da prática social em Educação Matemática, buscou-se investigar o modo como a pesquisa no campo foi realizada nesse Programa, no período 1971-2007, e identificar as possíveis sintonias entre as tendências temáticas delineadas por tal pesquisa e as que se verificam mais amplamente no Brasil. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas leitura e análise de documentos referentes à administração acadêmica do PPGE-UFMG, tais como atas das reuniões do Colegiado e editais de processos seletivos; entrevista com a professora e orientadora da linha de pesquisa Educação Matemática do Programa, Maria Manuela David; aplicação de questionário a dois ex-alunos que realizaram tentativas não concluídas de pesquisa em Educação Matemática no PPGE-UFMG; leitura integral das 35 dissertações e sete teses defendidas no Programa entre 1971 e 2007; leitura de resumos das dissertações e teses defendidas no período de interesse em três importantes instituições brasileiras que desenvolvem investigações em Educação Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após a proposição de uma possível distribuição dos trabalhos investigados em eixos temáticos, percebeu-se uma considerável semelhança entre as principais temáticas focalizadas pelas dissertações e teses em Educação Matemática do PPGE-UFMG e aquelas investigadas nas três instituições estudadas. Além disso, foi identificado um conjunto de iniciativas (intencionais ou não) empreendidas em favor do processo de disciplinarização da prática social em Educação Matemática no âmbito do PPGE-UFMG de acordo com a proposta de Antonio Miguel. Conclui-se que tais iniciativas vêm contribuindo para a sustentação, o fortalecimento, enquanto prática social, e a continuidade dessa prática social no Programa.
Utilização da estrutura de ligações da Web em problemas de recuperação de informação
A popularidade e o crescimento da World Wide Web oferecem uma oportunidade única para a experimentação em larga escala, o que tem afetado de sobremaneira a pesquisa em várias áreas do conhecimento, particularmente, a área de Recuperação de Informação (RI). Por exemplo, entre as muitas novas técnicas criadas no contexto da Web, análise de ligações (links) é uma que tem atraído grande atenção. A razão é que informação sobre as ligações entre páginas e pode ser usada para melhorar a qualidade das respostas de uma consulta do usuário. Neste trabalho, estudamos como ligações entre páginas e podem ser aplicadas na resolução de dois problemas distintos: (a) ordenação de respostas a uma consulta e (b) classificação de documentos da Web. Para isso modelos formais baseados em redes Bayesianas são propostos. Estes modelos são validados através de testes executados numa coleção extraída da Web brasileira. Os resultados mostram que, efetivamente, ligações entre páginas Web são umas fontes de evidência importantes, tanto para ordenar como para classificar documentos. Em ambos os caso, combinação de informação de ligações entre páginas Web com informação sobre o conteúdo das páginas produz resultados melhores do que aqueles obtidos com o uso de cada fonte de evidência isoldamente. Para o problema de ordenação das respostas, informação sobre as ligações entre páginas Web produz resultados de alta precisão no topo do conjunto ordenado de documentos. Na tarefa de classificação, as ligações entre as páginas demonstraram ser uma fonte de evidência mais confiável que o próprio texto dos documentos.
Letramento matemático na educação infantil
A presente monografia buscou analisar as contribuições do Letramento Matemático para o ensino da Linguagem Matemática na Educação Infantil. Essa prática social de uso da linguagem matemática se torna relevante no âmbito deste nível de ensino, pois na maioria das vezes, essa linguagem é abordada de modo mecânico e sem nenhuma ligação com o cotidiano das crianças. Do ponto de vista teórico a pesquisa se fundamenta na conceituação contemporânea de Educação Infantil (CURY, 1998; SILVA e VIEIRA, 2008, dentre outros), além dos conceitos de Matemática na Educação Infantil (SMOLE, 2000, dentre outros); Letramento Matemático (FONSECA, 2004, dentre outros) e; Conceito de Número (KAMII, 1995). Desse modo, o objetivo principal deste estudo foi analisar como as atividades entendidas como potencialmente relevantes para o aumento do letramento matemático contribuem para que a criança construa a noção de número, que é um dos temas mais complexos da matemática na Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura como um estudo qualitativo (MINAYO, 1994); no qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados: análise documental; registros audiovisuais e notas em caderno de campo. A investigação possibilitou perceber que o conhecimento matemático está presente em inúmeras situações do cotidiano escolar das crianças e também a importância e a necessidade do trabalho com Letramento Matemático ser desenvolvido de forma lúdica e com base em materiais concretos. E que, embora se trate de crianças muito novas (3-4 anos) elas já haviam iniciado a construção do conceito de número o que é um processo contínuo e que não pode ser interrompido
A adesão dos alunos do terceiro ciclo ao programa escola integrada
A finalidade deste estudo é identificar os fatores que favorecem a adesão dos alunos do terceiro ciclo no Programa Escola Integrada (PEI) nas escolas de Ensino Fundamental Regular de Belo Horizonte. O Programa Escola Integrada (PEI) foi implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2006, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação através da extensão da jornada escolar e da utilização dos diversos espaços da cidade como espaço educativo. Para este estudo, foram utilizados questionário e a entrevista não-estruturada e as metodologias quantitativa, qualitativa e qualitativa quantificada. Como resultado desta pesquisa, a partir do olhar dos profissionais que atuam no PEI, concluiu-se que os fatores que contribuem para uma maior adesão dos alunos do terceiro ciclo ao PEI são: a existência de atividades que promovam a competição e a apresentação dos alunos, uma maior integração entre o professor coordenador e os professores do ensino regular, a presença de monitores comprometidos com o programa e a permanência dos alunos no programa por vários anos.
Avaliação de conteúdo e serviços de informação: um estudo das fontes de informação para monitoramento dos clientes do mercado livre de energia no Brasil
Este trabalho analisou as fontes de informação utilizadas na CEMIG para monitoramento dos clientes potenciais e avaliou a qualidade do serviço de informação (newsletter de mapeamento de novos investimentos) fornecido aos colaboradores da Diretoria Comercial desta mesma empresa. O setor elétrico é um ambiente altamente competitivo e a atuação local não é mais suficiente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para se aprofundar o conhecimento sobre conceitos relativos ao monitoramento de clientes, inteligência competitiva, fontes de informação e os mecanismos de coleta, bem como os modelos referentes à avaliação de fontes de informação. Como resultado desta etapa, foi elaborada uma metodologia para avaliação de fontes de informação sob o ponto de vista dos produtores e usuários da informação e apontou a existência de mais de trinta estudos sobre avaliação de fontes e serviços de informação. Na etapa seguinte, de cunho exploratório, realizou-se uma pesquisa nos sites dos principais jornais privados das capitais do Brasil, sites de Governo, secretarias de desenvolvimento econômico e as agências de notícias. Chegou-se a um montante de 88 fontes de informação existentes para o monitoramento das ações de clientes potenciais no mercado livre de energia. Estas fontes foram avaliadas pelo pesquisador quanto ao custo, abrangência, origem, acesso, confiabilidade, frequência de uso, relevância, regime jurídico, layout e facilidade de uso. Para finalizar, buscou-se descrever, por meio de uma pesquisa descritiva, as características e os perfis dos usuários da informação na Diretoria Comercial da CEMIG, estabelecer relações entre as variáveis e levantar opiniões da população estudada a respeito do serviço de informação utilizado (newsletter). Verificou-se que com relação ao perfil dos respondentes, a maioria (56,76%) possui o curso de engenharia como formação. Ao avaliar a newsletter de novos investimentos, constatou-se que para conhecer melhor os clientes, os colegas de trabalho são as principais fontes para se obter informações diariamente. As fontes documentais externas são as mais utilizadas pelos entrevistados e a internet foi comprovada como sendo a única fonte dentre as apresentadas que os respondentes nunca deixariam de utilizar. Quanto aos setores da economia considerados mais importantes pelos colaboradores da Diretoria, são quatro: indústria metalúrgica, extração de minerais, automobilístico, máquinas e equipamentos e agronegócios, alimentos e bebidas. A avaliação de critérios como confiabilidade, relevância e frequência de recebimento confirmou a importância e aceitação da newsletter por meio de seus usuários. Entretanto, houve consenso com relação ao fato de que a estratégia de uso das informações apresentadas pela newsletter é falha. Concluiu-se que este estudo foi de grande valia para a empresa estudada, pois permitiu avaliar um serviço de informações estratégicas, elencar as oportunidades de melhoria, entender o perfil de seus usuários e o comportamento na busca de informações, estruturar a atividade de busca de informação e criar métodos para avaliação das fontes.
Experiências de ensinar/aprender artes visuais: o estágio curricular como campo de investigação na formação inicial docente
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Identificação e análise das unidades de paisagem do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e Estação Ecológica de Fechos, Quadrilátero Ferrífero - Minas Gerais
O Quadrilátero Ferrífero (QF), território localizado na porção centro-sudeste de Minas Gerais, Brasil, caracteriza-se historicamente pela extração de recursos minerais. Essa região se destaca por apresentar uma biodiversidade singular, belezas cênicas e um elevado grau de endemismo, o que a configura como uma área prioritária para conservação. Nos limites do QF, pode-se encontrar um número elevado de áreas protegidas, categorizadas como Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral ou de Uso Sustentável. Dentre estas, tomou-se como escopo geográfico neste trabalho o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM) e a Estação Ecológica de Fechos (EEF), UCs de Proteção Integral situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O PESRM e a EEF são caracterizados por uma particular diversidade biológica, tendo como suporte uma geodiversidade peculiar, por um alto grau de endemismo de fauna e flora e por abrigar seis importantes mananciais. Este trabalho teve como finalidade estabelecer uma subdivisão da área em Unidades de Paisagem com base conceitual na análise sistêmica da paisagem e metodológica em algorítmos computacionais para a identificação de padrões. Para tanto, foram considerados os seguintes elementos: geologia (CPRM), litologia (CPRM) hipsometria (SRTM), declividade (SRTM), relevo (IBGE), densidade hidrográfica (SRTM), cobertura vegetal e uso do solo, pedologia (CPRM) e zoneamento. A integração desses dados foi processada por meio da combinação de seus respectivos layers, no software ArcGIS 10.1.2, gerando 2260 combinações de informação. Estas foram submetidas a um processo de mineração de dados com classificação baseada em árvore de decisão, no software Weka Explorer, utilizando o algoritmo J48. A classificação apresentou taxa de acerto total de 94,69% e desempenho quase perfeito, de acordo com o índice Kappa. As combinações geraram subdivisões, cujos limites foram refinados em função da contiguidade de áreas, permitindo a identificação de quatro Unidades de Paisagem no PESRM e EEF, que foram nomeadas e caracterizadas. Entende-se que a subdivisão proposta em UPs detalha a subdivisão em Unidades de Relevo adotada no Plano de Manejo do PESRM e pode subsidiar de forma mais adequada o planejamento de políticas e configuração de estratégias para a conservação e a preservação daquelas Unidades de Conservação.
Proposta de identificação das necessidades de educação permanente dos profissionais de saúde da atenção primária do município de Nova Lima- MG
O município de Nova Lima localiza-se na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na secretaria de saúde, o serviço de Educação Permanente foi criado em 2008 com o intuito de avançar nas ações de qualificação profissional de toda a rede de saúde pública municipal. Atualmente, não apresenta uma política municipal de educação permanente, porém, o setor realiza o controle da frequência das capacitações, planeja e organiza as capacitações realizadas no município e intermedia todo o processo de qualificação profissional quando é oferecida por outros órgãos públicos. O objetivo foi propor um método de identificar as necessidades de educação permanente dos profissionais de saúde da atenção primária no município de Nova Lima no ano de 2014. Através da proposição de um método simples, eficiente, prospectivo. O período de realização do projeto foi de cerca de três meses. Sendo formulado: questionário semi-estruturado que será aplicado aos profissionais de saúde de Nova Lima. Esse questionário foi baseado em estudos de TEIXEIRA 2004, SALLES 2013 e TRONCHIN 2009 e adaptados em reunião do Departamento de Educação em Saúde de Nova Lima para adequação das necessidades locais para melhor atender aos anseios dos profissionais do município. A realização do estudo propiciou um método que pudesse identificar os interesses prioritários dos profissionais de saúde da atenção primária para tentar ao máximo contemplá-los, levando a maior participação e adesão ao processo de educação profissional em questão. Favorecendo o conhecimento das necessidades e contribuindo para o fortalecimento da política de educação permanente no município.