Repositório RCAAP
Análise de isolados de Leishmania major-like por abordagens de genômica comparativa
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
O trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco a formação docente para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo de caso cujo lócus de investigação foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que se destaca no meio acadêmico pela existência de diversas atividades ligadas à questão racial, seja no âmbito da militância e atuação política de parte de sua comunidade acadêmica, seja na produção e na difusão de conhecimentos sobre a temática, em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. O estudo centrou-se nos currículos do Curso de Pedagogia (modalidade presencial), tendo como preocupação analisar como se dá a preparação de professores para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais, na formação inicial, bem como os interesses e as relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais e de seus docentes para materializar esse percurso/aspecto formativo. Utilizando como metodologias a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso (ACD), a análise se concentrou no conjunto de documentos curriculares relativo ao curso em questãoe nas percepções e nos sentidos atribuídos, por parte dos professores e por estudantes do curso, à formação para trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, ao currículo
Jurisdicción y el papel del juez en el estado democrático de derecho: un cambio paradigmático en América Latina
El modelo de Estado adoptado por las democracias occidentales en la post-guerra implica una transformación paradigmático, teórico y pragmático, de la práctica jurisdiccional y de la función del Poder Judicial. En esta perspectiva, el Poder Judicial es llamado a contribuir, eficazmente, a la realización del proyecto constitucional de la sociedad democrática. Tal exigencia requiere una nueva epistemología indispensable para la comprensión de los fenómenos sociales, económicos, políticos y jurídicos en su complejidad, con la superación de la racionalidad jurídica tradicional de carácter liberal-técnico-positivista derivada y que subyacente a la práctica jurisdiccional del Estado liberal. Hay, en América Latina, una progresiva auto-comprensión de los tribunales constitucionales acerca de la misión constitucional del Poder Judicial en el Estado Constitucional Democrático de Derecho.
Atividade lítica pelo sistema complemento em promastigotas de Leishmania (Leishmania) infantum frente a componentes salivares de Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Diptera: Psychodidae)
Desde os primeiros relatos de leishmaniose visceral no Brasil, o flebotomíneo Lutzomyia longipalpis tem sido incriminado como o principal vetor de Leishmania infantum, agente causador da leishmaniose visceral nas Américas. A saliva do vetor modula a resposta imune do hospedeiro em diferentes níveis, incluindo a inibição da ativação do complemento, tornando-se um componente de grande importância no processo de transmissão desta parasitose. O presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância dos inibidores do complemento salivares de L. longipalpis para a sobrevivência de promastigotas de L. infantum quando expostas ao soro humano ou de cães. A quantidade de saliva liberada pelas fêmeas durante o repasto sanguíneo também foi estimada. Considerando que a opsonização com C3b parece ser importante para a fagocitose de Leishmania de uma maneira que evite a ativação de macrófagos, investigamos a deposição de C3b na superfície do parasita na presença ou ausência de saliva por imunofluorescência indireta. Promastigotas em fase estacionária foram parcialmente sensíveis ao soro humano normal (5% de soro matou quase 50% das promastigotas). Observamos uma redução significativa na morte celular quando as promastigotas foram expostas ao soro humano normal na presença de saliva. Este efeito foi dependente da concentração de saliva. Embora apresentem relativa sensibilidade ao complemento humano, as promastigotas apresentaram grande resistência à lise pelo complemento de cães infectados e não infectados. Para todos os hospedeiros, a deposição de C3b foi eficiente na presença e ausência de saliva, mostrando que, embora diminuindo a ação lítica pelo soro humano normal, a saliva não impede a opsonização das promastigotas pelo complemento. Como a saliva favorece a sobrevivência das promastigotas de L. infantum quando expostas ao soro humano, ela poderia ser fundamental no processo de transmissão do parasita ao homem. De modo geral, nossos resultados poderiam explicar por que os cães são mais suscetíveis a serem infectados por L. infantum que os humanos
Ensinando crianças autistas a requisitar: avaliação da aquisição e generalização de comunicação mediada por figuras com uso do PECS
Autismo se caracteriza por prejuízos severos e invasivos em trêsáreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipados. Em relação à comunicação, as intervenções para desenvolver uma comunicação funcional devem ser prioridades na intervenção, tendo em vista que 30 a 50% dos afetados pelo transtorno não desenvolvem nenhuma fala natural. O objetivo deste estudo foi promover a aquisição e investigar a generalização de mandos por crianças autistas, às quais foram ensinadas as três primeiras fases do Sistema de Comunicaçãopor Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System -PECS). Participaram do estudo quatro crianças autistas, selecionadas por apresentarem déficitssignificativos na comunicação com os outros. O estudo implementou as três primeiras fases doPECS para o ensino de respostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de estímulos reforçadores. Foram registradas as respostas de mando dos participantes durante e após a intervenção em dois diferentes contextos (escola e residência). Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em promover a aquisiçãoe a generalização de mandos em casaparaostrês participantes. São discutidos alguns aspectos de procedimento que podem explicar o insucesso na verificação da generalização, entretanto,na escola.
Determinantes da estrutura de capital de companhias brasileiras em anos recentes
O objetivo deste artigo foi identificar e analisar os determinantes da estrutura de capital (tamanho, grau de tangibilidade, lucratividade, liquidez corrente e oportunidade de crescimento) de empresas brasileiras não financeiras listadas no Índice Brasil 100 (IBrX-100) da BM&FBovespa, durante os anos de 2008 e 2014. Quatro modelos de endividamento foram analisados: longo prazo, curto prazo, oneroso e total. Foi utilizado o modelo de regressão múltipla com dados em painel em uma amostra de 72 empresas com dados anuais, totalizando 504 observações. Os resultados sinalizam que a teoria do pecking order foi a que apresentou maior aderência e a teoria do market timing não pôde ser comprovada. Em relação ao tipo de endividamento, pode-se perceber que no de longo prazo a teoria que prevalece é o trade-off enquanto nos outros endividamentos a prevalência é do pecking order
2022
Maurício Pinheiro Abrantes Mirela Castro Santos Camargos Marcos Antônio de Camargos
Gestão e controle de qualidade nos procedimentos referentes a revestimento argamassado
A argamassa é um dos materiais mais utilizados na construção civil. O trabalho apresentado tem como objetivo organizar conceitos básicos à execução de revestimentos de argamassa. Percebemos que a utilização adequada da argamassa na construção civil é essencial para prevenir as diversas patologias. Com o passar dos anos, as argamassas foram evoluindo. Novas técnicas e materiais foram incorporados na confecção da argamassa para os mais variados fins e aplicações. Desta forma, constata-se que o conhecimento prévio e o planejamento vão interferir diretamente na logística e custo da obra
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: possibilidades de ensinar e aprender
O presente estudo delineia as concepções da educação permanente em saúde, sua importância, possibilidades e desafios no âmbito das equipes de saúde da família. Tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais acerca do tema e possibilitar o fortalecimento das ações produzidas no cotidiano das equipes de saúde, através da criação de espaços coletivos de reflexão, discussão e avaliação, tornando as unidades de saúde em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem. Para o procedimento de investigação empírica foi realizada uma pesquisa utilizando-se de um questionário aplicado aos profissionais que compõe uma das três equipes de saúde da família do município de Araçuaí. Os dados revelam tratar-se de um grupo com pouca experiência profissional na rede de atenção básica em saúde. A maioria dos profissionais expressa conhecimentos sobre a prática da educação permanente e consideram um processo pedagógico de ensinoaprendizagem institucionalizado, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, porém pouco utilizado nas equipes.
A pragmática dos emojis na comunicação digital
Partindo da noção de que a Comunicação Digital (CD) apresenta características híbridas, da modalidade escrita e da modalidade oral, esta pesquisa analisa os emojis, pictogramas que podem representar sentimentos, ideias, entidades, estados ou eventos (EVANS, 2015). O referencial teórico que fundamentou o estudo partiu dos estudos ligados à Polidez (BROWN E LEVINSON 1978/1987) e o Trabalho de face (GOFFMAN 2011)). O objetivo central do estudo foi investigar o potencial pragmático-discursivo dos emojis para além de expressões de emoções. Objetivou-se, também, verificar como os emojis podem contribuir para que o falante (ou usuário) comunique o que pretende com aquilo que digita. Para isso, as seguintes perguntas foram formuladas: Como os emojis contribuem para mitigar ou para intensificar a força ilocucionária dos atos de fala aos quais se ligam? Mais especificamente, como eles contribuem para preservar a face dos interactantes? Os dados foram coletados por meio de trechos de interações retiradas de um grupo de Whatsapp com o consentimento de todos os participantes do mesmo. Os resultados apontam para o fato de que os emojis funcionam não só como elementos atrelados às emoções, como também são capazes de expressar um tipo de intenção do falante (ou usuário) (DRESNER; HERRING 2010), ou seja, eles ultrapassam a comunicação de estados emotivos na CD.
Avaliação da reinfecção de camundongos BALB/c e C57BL/6 com cepas de Toxoplasma gondii isoladas no Brasil.
No presente trabalho foi estudado a reinfecção de camundongos BALB/c e C57BL/6 pelo Toxoplasma gondii. Para determinar se o genótipo das cepas pode modificar o padrão de proteção, a primo infecção e o desafio foram realizados utilizando diferentes cepas recombinantes tipo I-III de T. gondii. Os camundongos foram primo infectados com a cepa D8, não virulenta, e desafiados após 45 ou 180 dias da primo infecção com as cepas EGS, CH3 e N, recombinantes tipo I-III. Após trinta dias do desafio, os cistos cerebrais obtidos dos camundongos sobreviventes foram inoculados em camundongos BALB/c ou C57BL/6 para a realização do bioensaio e em camundongos swiss para induzir uma infecção aguda e replicação dos taquizoítos que foram obtidos pela lavagem do peritônio. As amostras de DNA purificadas dos taquizoítos foram submetidas à PCR-RFLP utilizando os marcadores cS10-A6 e L363 para distinguir diferentes cepas de T. gondii em possíveis coinfecções. A resposta imune anti-T. gondii foi avaliada por meio da dosagem de IFN- e IL-10 em sobrenadantes de culturas de esplenócitos obtidos de camundongos BALB/c e C57BL/6, 45 e 180 dias após a primo infecção e estimulados in vitro com antígeno de T. gondii. No plasma destes animais foram dosados os níveis de IgG total, IgG1, IgG2a, IgM e IgA. A PCR-RFLP demonstrou que 45 dias após a primo infecção com a cepa D8 a reinfecção ocorreu em camundongos BALB/c desafiados com as cepas EGS e N ou EGS, CH3 e N aos 180 dias da primo infecção. Os camundongos C57BL/6 se reinfectaram com as cepas EGS, CH3 e N aos 45 e 180 dias após a primo infecção. Em camundongos BALB/c foram detectados altos níveis de IFN- após a infecção com D8, sem diferença significativa entre 45 e 180 dias. Entretanto, foram observados níveis significativamente maiores de IL-10 na cultura de esplenócitos e de IgG1 e IgA plasmáticos quando foram testadas as amostras obtidas aos 180 dias de infecção. Os níveis de IFN- após infecção com D8 foram mais baixos em camundongos C57BL/6 que em camundongos BALB/c. Em camundongos C57BL/6 foram observados níveis plasmáticos maiores de IgG1 e IgG2a quando testadas as amostras obtidas aos 180 dias da primo infecção em comparação às amostras obtidas aos 45 dias. Em conclusão, camundongos BALB/c e C57BL/6 são susceptíveis a reinfecção com diferentes cepas de T. gondii e a susceptibilidade de camundongos BALB/c se correlaciona com o aumento da produção de IL-10. Foi demonstrado que a reinfecção pelo T. gondii depende da linhagem de camundongo, do tempo de infecção e do genótipo da cepa utilizada no desafio.
Possibilidades e limites de uma educação integral pautada na gestão democrática
O presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que se origina da análise crítica do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal George Ricardo Salum-EMGRS, apresenta, a partir dessa reflexão, os limites e possibilidades do trabalho de educação integral no ambiente escolar pautado numa gestão democrática. Tal análise pretende contribuir para que estudos acerca da educação integral possam levar em conta todos os aspectos relevantes ao melhor desenvolvimento na aprendizagem e socialização dos estudantes. Este trabalho foi elaborado tendo como objetivo realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o Programa Escola Integrada na EMGRS, suas principais características, as possibilidades e limites que o mesmo apresenta, além de tentar apontar caminhos e estratégias possíveis para que esse Programa possa qualificar o processo de aprendizagem dos alunos em integração com as demais ações já implementadas na escola. Para essa reflexão, autores ligados aos estudos de tempo integral tais como Arroyo (2012) e Moll (2012) foram lidos, a fim de enriquecer e respaldar as principais ideias aqui apresentadas. Além desses, outros autores de assuntos ligados à Educação Integral, diretamente, ou ao trabalho de gestão democrática como caminho para uma verdadeira educação integral, também foram estudados, tais como Cavaliere (2007) e Freitas(2004), entre outros.
Autonomia e melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de distúrbio mental e de suas famílias: intervenções pedagógicas e seus impactos
A Reforma Psiquiátrica no Brasil tem se reestruturado focando o cuidado baseado na autonomia de seus usuários e de seus familiares, através da educação em saúde, gerando mudanças práticas, de saberes e sociais. Proporcionando empoderamento e qualidade de vida através de estratégias de educativas, evitando a institucionalização e a aumento de sua autonomia. Pretende-se reconhecer os impactos que essas estratégias pedagógicas têm gerado nesse público, em relação a sua vida cotidiana, podendo assim melhorar as que vêm dando certo e rever as que têm gerado menos impacto. O método escolhido para elaboração do trabalho foi a Revisão integrativa, já que esse instrumento possibilita delimitar as informações, de forma a criar etapas metodológicas que proporcione base que melhorem o uso das informações, fornecendo aos profissionais de saúde o melhor aproveitamento das evidências demonstradas em diferentes estudos. Ficou evidente que os autores pretendiam com essas estratégias pedagógicas, resultados positivos de aumento de autoestima, fim da estigmatização e hospitalização, sempre visando à escuta e participação dos principais interessados no assunto o próprio paciente.
2019
Andre Caribdis do Nascimento de Carvalho
Um estudo do desempenho econômico-financeiro e operacional de concessionárias de rodovias federais
A infraestrutura é um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico de longo prazo de qualquer país. Embora o serviço seja originalmente provida pelo governo, tem apresentado cada vez maior participação de empresas privadas. Dentre as subáreas da infraestrutura, destaca-se a de transportes, em especial o modo rodoviário. Por se tratar da principal forma de transporte de cargas e pessoas no país e pelo fato de nas últimas décadas ter sofrido déficit de investimentos para a ampliação e manutenção da rede, deu-se início a um programa nacional, com algumas modalidades estaduais, de concessão de rodovias. A regulação econômica dos contratos é regida pelo princípio do equilíbrio econômico-financeiro, expresso pela tarifa básica de pedágio, por meio da manutenção da taxa interna de retorno (TIR) durante todo o contrato. Dessa forma, a aferição do desempenho das concessionárias e seus determinantes tornam-se essencial para assegurar a continuidade do serviço prestado. Nesse sentido, é necessário analisar não somente o desempenho econômico-financeiro das concessões, mas também o desempenho operacional, uma vez que os objetivos das empresas operadoras podem ser divergentes em relação ao interesse do Poder Público. Isso evidencia o problema de agência que ocorre na regulação econômica, em que o principal é o órgão regulador e o agente as firmas reguladas. Assim, as concessões consideradas eficientes, comparadas ao poder público, são aquelas que conseguem minimizar os custos de agência, ao apresentar ganhos econômico-financeiros e serviço adequado aos usuários. Tendo em vista tal contexto, este estudo buscou analisar o desempenho das concessões rodoviárias federais em operação no país, por meio de indicadores econômico-financeiros e operacionais, comparando-os com as premissas contratuais de cada um. Além disso, buscou-se identificar quais os fatores críticos para a eficiência de tais concessões. Para isso foram analisados os dados das demonstrações financeiras padronizadas (DFPs), relatórios técnicos, contratos e aditivos, entre outros documentos acerca das concessões federais, disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no período entre 2009 e 2012. Os dados foram tratados a por meio de quatro procedimentos analíticos: técnicas de análise vertical, horizontal e índices econômico-financeiros das DFPs; estudo das premissas contratuais, operacionais e indicadores técnicos das concessões; análise de correlação das variáveis estudadas; aplicação de testes de estatística não paramétrica de diferença de média e distribuição. Os resultados indicaram que, em média, as concessões mais eficientes nos aspectos analisados (econômico-financeiro e operacional) foram aquelas que apresentaram demanda média abaixo de 30 milhões de veículos anuais e com mais de 9 anos de contrato, ou seja, aquelas feitas na primeira etapa do programa de concessões federais. Verificou-se ainda que as concessionárias com melhores desempenhos econômico-financeiros não são, em geral, as mesmas que apresentaram melhor desempenho operacional. O que evidencia a dificuldade de se minimizar os custos de agência no setor.
Pré-eclâmpsia grave: via do fator tissular e polimorfimos no gene do fator VII
A pré-eclâmpsia (PE), na forma pura, é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão e proteinúria em gestantes normotensas após a vigésima semana de gestação. A PE está associada a um estado de hipercoagulabilidade ainda mais evidente que a condição fisiológica da gravidez. O modelo atualmente aceito para o processo da coagulação destaca o fator tissular (FT) como um componente essencial para iniciar a sequência de reações em cascata, que culmina com a formação do coágulo de fibrina. Quando ocorre lesão vascular, o sangue é exposto ao FT, que se liga ao fator VII (FVII), tornando-o ativado (FVIIa). O complexo FT/FVIIa ativa diretamente os fatores X e IX, o que resulta na geração de trombina e, consequentemente, na clivagem do fibrinogênio em monômeros de fibrina. O inibidor da via do fator tissular (TFPI) é o principal inibidor endógeno, in vivo, da via do FT. Estudos sugerem uma relação dos polimorfismos -401G/T e -402G/A no gene do FVII e os níveis plasmáticos desse fator. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação dos níveis plasmáticos de FT, TFPI, FVII e FVIIa, a presença de polimorfismos nos genes do FVII e a ocorrência de PE grave. Foram avaliadas 335 mulheres, das quais 109 eram gestantes com PE grave (grupo I), 106 gestantes normotensas (grupo II) e 120 mulheres não gestantes (grupo III). A comparação dos níveis de FT nos três grupos não mostrou diferença (333,91; 290,13 e 392,95 pg/mL para os grupos I, II e III respectivamente). Os níveis plasmáticos de TFPI (83,48; 56,09 e 46,29 ng/mL para os grupos I, II e II respectivamente), FVII (521,88; 294,63 e 134,85 ng/mL para os grupos I, II e II respectivamente) e FVIIa (88,68; 67,78 e 45,28 mU/mL para os grupos I, II e II respectivamente) foram significativamente maiores no grupo I quando comparado aos grupos II (p<0,001; 0,001 e 0,014, respectivamente) e III (p<0,001, nos três casos). A comparação entre os grupos I e II, agrupando a idade gestacional, revelou níveis mais elevados de TFPI e de FVII no grupo I, quando comparado ao grupo II, em todas as faixas de idade gestacional avaliadas. O FVIIa não apresentou diferença nesta comparação. A correlação dos grupos I x II, I x III e II x III por meio da avaliação da curva ROC, revelou que o TFPI, FVII e FVIIa são capazes de distinguir gestantes com PE grave ou normotensas de mulheres não gestantes, mas não são capazes de distinguir gestantes com PE grave de gestantes normotensas. A frequência genotípica dos polimorfismos -401G/T e -402G/A não apresentou diferença comparando-se os três grupos. Os polimorfismos avaliados não estão associados à alteração dos níveis plasmáticos do FVII nas gestantes com PE grave. O alelo -401T foi mais frequente no grupo com PE grave e mostrou-se associado à redução dos níveis plasmáticos do FVII quando as mulheres foram avaliadas em conjunto.
Avaliação do impacto do teor de enxofre de carvões metalúrgicos nos seus valores em uso
A origem do enxofre no aço está relacionada com a utilização do coque e a injeção de carvão pulverizado para a produção de ferro-gusa nos altos-fornos. Para alguns tipos de aço maiores teores de enxofre são necessários devido à formação de camadas de sulfeto, o que aumenta a usinabilidade. No entanto, na maioria dos aços são requeridos baixos teores de enxofre porque este elemento afeta a isotropia das propriedades mecânicas, notadamente a tenacidade. Considerando-se a limitada capacidade de dessulfuração no refino primário do aço, são necessários processos de dessulfuração entre o alto-forno e aciaria. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do teor de enxofre dos carvões metalúrgicos nos seus valores em uso. Valor em uso é definido como sendo o preço máximo que uma determinada empresa está disposta a pagar por um material de substituição, sem deteriorar os resultados econômicos. Foi desenvolvido o modelamento matemático integrado das etapas de coqueria, altoforno e dessulfuração com o intuito de avaliar o impacto do teor de enxofre dos carvões metalúrgicos nos seus valores em uso. Os agentes dessulfurantes considerados foram magnésio, escória sintética, carbureto de cálcio e mistura à base de óxido de cálcio. A penalidade estimada por agência de avaliação de preços para cada 0,10% de enxofre adicional no carvão é de 1,20 $/t, considerando o preço do carvão de referência igual a 120 $/t. Os resultados mostraram que para 18 das 19 condições avaliadas os valores estimados de penalidade por enxofre adicional foram menores e consequentemente os valores em uso dos carvões foram maiores que os valores publicados pela agência de avaliação de preços. Os valores de penalidade estimados ficaram entre 0,41 $/t e 1,45 $/t, sendo que o menor valor foi obtido na dessulfuração com magnésio, considerando partição de enxofre no alto-forno igual a 60 e o maior valor foi obtido na dessulfuração com escória sintética, considerando uma temperatura do gusa igual à 1300oC.
Volatile compounds and fatty acids present in sour cassava starch produced with the starter cultures lactobacillus plantarum and pichia scutulata
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Fernanda Corrêa Leal Penido Denise Sande Gustavo Pereira Cosenza Bruna de Almeida Martins Carlos Augusto Rosa Inayara Cristina Alves Lacerda
A formação e a atuação do profissional fisioterapeuta: um estudo com egressos da UFMG - 1982-2005
Nesta pesquisa, buscou-se contribuir para melhor clareza e maior aprofundamento das discussões sobre o processo de formação e profissionalização do fisioterapeuta formado na UFMG. Para tanto, analisou-se a avaliação que os egressos do Curso de Graduação de Fisioterapia da UFMG fazem dele, bem como de seus percursos profissionais e as relações que possam ser estabelecidas entre ambos. Optou-se por um estudo transversal tipo survey, com questionário auto-aplicável em egressos selecionados pelo método de amostragem estratificada. A amostra foi calculada com base na população total de 828 ex-alunos, graduados entre dezembro de 1982 a janeiro de 2005, subdivididos em três estratos. Considerando o processo histórico do curso na UFMG, essa população foi dividida em três estratos para facilitar a análise das respostas desses egressos de acordo com o contexto curricular do curso: a criação, a reestruturação e o amadurecimento do curso. Dessa forma, para a população total de 828 egressos, o número total da amostra calculada neste estudo foi de 92 egressos, sendo 27 no Estrato 1, 31 no Estrato 2 e 34 no Estrato 3. Na coleta de dados deste estudo, foram abordados os seguintes aspectos: identificação e contatos; estudos após a graduação; atividades profissionais; mercado de trabalho; avaliação do curso de graduação. Os questionários foram auto-administrados, enviados por e-mail e pelo correio. Os dados obtidos foram armazenados em um banco de dados e organizados com o aplicativo estatístico SPSS, de uso corrente nas ciências sociais. Estudos no campo da sociologia das profissões e na área de currículo fundamentam este trabalho e constituem a referência para a análise dos dados. Os resultados obtidos mostram, por um lado, que o Curso de Graduação em Fisioterapia da UFMG não só alcançou seu objetivo inicial de atender à demanda de formar profissionais para atuar na reabilitação, como teve importante participação na construção da identidade da profissão em Minas Gerais, tendo impacto nas representações interna e externa ao grupo, ampliando e delimitando fronteiras do campo de atuação. Por outro lado, constatou- se que, segundo a avaliação dos ex-alunos, é um curso de práticas pedagógicas tradicionais, estruturado no modelo da racionalidade técnica, sem um espaço mais amplo de inserção dos estudantes na realidade da futura prática profissional. Os dados mostram, ainda, que a maioria dos profissionais formados na UFMG é do sexo feminino, com idade média de 34 anos, tendo cursado a pós-graduação em níveis de especialização e/ou mestrado, trabalhando grande parte em instituições de ensino superior e em funções de gestão no serviço público e no setor privado. A maioria está inserida no mercado de trabalho, satisfeita com sua atividade profissional e reconhece que introduz novas técnicas e formas de atuação no mercado de trabalho. Praticamente, todos os ex-alunos disseram estar em atividades relacionadas com a fisioterapia e avaliam que vale a pena ser fisioterapeuta. Os dados sugerem também que as possibilidades de trabalho para os graduados em Fisioterapia pela UFMG são bastante amplas.
Uma escola sem muros: Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1964)
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a produção da memória coletiva referente ao Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1964), que tem como marca a excelência acadêmica, a cultura e a liberdade. O recorte temporal toma o ano de 1956, quando a escola, que funcionava no bairro Barro Preto, é transferida e reinaugurada no bairro de Lourdes. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, representado por seus ex-alunos como uma escola sem muros, além de ser um marco na história da instituição e da cidade de Belo Horizonte, possibilitava a liberdade de ir e vir e a ampliação do número de vagas. O trabalho teve como figura de fundo a escola secundária brasileira, historicamente estruturada para atender a poucos, que, pressionada por vários setores da sociedade, abre suas portas para uma parcela cada vez maior da população, e isso por diversos motivos que extrapolam a unidade escolar em Belo Horizonte e se insere num contexto maior de industrialização e da reestruturação do ensino secundário no Brasil. Nessa perspectiva, a representação de uma escola sem muros se mostrou ambígua. A ausência de muros como buscamos demonstrar, no sentido arquitetônico, anunciava o livre trânsito, próprio de um espaço democrático. Mesmo sendo essa a intenção ou linguagem do arquiteto, a escola sem muros contrastava com o difícil acesso de grande parcela dos jovens belo-horizontinos aos seus estudos. Para ali entrar e permanecer, era preciso transpor outros muros. Essa pesquisa buscou demonstrar as tensões envolvendo essas duas lógicas. Identificamos, na memória dos entrevistados, sendo 11 ex-alunos e 03 ex-professores, dois tempos e discursos distintos com relação à escola, daí tomá-los como limite temporal da pesquisa: o antes e depois da abertura dos anexos da escola e do golpe militar, ambos em 1964. No estudo do tema utilizamos um conjunto de fontes documentais: a imprensa, a fonte oral, fotografias, a documentação escolar e o periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do período de 1953 a 1963. Como referencial teórico, o diálogo mobilizou autores da história da educação e da sociologia da educação.
O problema da arvore de custo minimo com k arestas: reformulações e relaxação lagrangeana
Dado um grafo G = (V,E), com custos nos vértices de V e nas arestas de E, o Problema da Árvore de Custo Mínimo com k Arestas (k-ACM) consiste em encontrar uma sub-árvore T em G com exatas k arestas, com o objetivo de que o custo de T seja mínimo. Este problema possui aplicacoções nas áreas de arrendamento de campos de petróleo, telecomunicações e roteamento, dentre outras.Neste trabalho, são propostas reformulações de Programação Inteira que se baseiam em uma transformação realizada sobre o grafo de entrada do problema. Após uma análise empírica do comportamento de algoritmos Branch-and-Bound que empregam as reformulações, foi proposta uma Relaxação Lagrangeana para uma delas. Esta Relaxação, que visa obter limites inferiores para o problema, foi integrada a uma heurística que se mostrou capaz de gerar limites superiores de qualidade para o mesmo.
Entangled stories: the significance of the 'story' in Ceremony, by Leslie Marmon Silko
O presente trabalho analisa o romance 'Ceremony' da autora Leslie Marmon Silko com o objetivo de investigar as várias histórias que compõem o romance, discutindo suas formas e funções, e como essas histórias contribuem para o desenvolvimento do enredo. O enredo é composto por vários fragmentos em prosa e textos na forma de poesia em meio a eles. Os textos na forma de poesia são em sua maioria narrativas míticas da tradição oral das tribos Laguna e Navajo, e estão intimamente ligados à história de Tayo, o protagonista do romance. Tayo, após retornar da segunda guerra mundial sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), inicia uma jornada com o objetivo de completar uma cerimônia de cura. Durante essa jornada em busca de cura, Tayo tem a chance de enfrentar suas mémorias traumáticas, retomar seu contato com a natureza, avaliar seu relacionamento com sua família e estabelecer seu lugar junto a ela, e lidar com sua condição de liminaridade. Contudo, o processo de cura descrito só é possível devido às histórias que Tayo escuta e às de que ele se lembra. Somente quando ele compreende as ligações entre todas essas histórias é que ele consegue completar sua cerimônia. São essas ligações que eu procuro explicar na minha discussão, levantando questões tais como: a performance de histórias de guerra como forma de lidar com o trauma cultural; a importância da performance para a preservação da herança cultural indígena; e o papel das histórias na formação da identidade. Na minha discussão, eu também avalio a classificação de 'Ceremony' como sendo um romance pós-modernista a partir da análise de sua estrutura à luz de teorias pós-modernistas, e examino o hibridismo como tema recorrente no romance