Repositório RCAAP

Obstáculos à aceleração da taxa de crescimento equilibrado da economia brasileira: aspectos macroeconômicos e inserção nas Cadeias Globais de Valor

A literatura dos modelos de crescimento orientados pela demanda aponta que a taxa de crescimento equilibrado da economia de longo prazo pode ser restrita por problemas no Balanço de Pagamentos. Esta dissertação tenta demonstrar que essa restrição pode ser relaxada com o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Inovação mais maduro e com o ingresso competitivo de um país nas Cadeias Globais de Valor, feitos de maneira conjunta. Através de tratamentos teóricos e empíricos ao longo do trabalho, aponta-se que o Brasil ainda não conseguiu se livrar da restrição externa e tampouco desenvolveu um Sistema Nacional de Inovação maduro ou ingressou de forma qualificada nas Cadeias Globais de Valor. Condições macroeconômicas mais benignas, com a combinação de uma taxa de juro baixa e pouco volátil e uma taxa de câmbio levemente subvalorizada e pouco volátil, podem favorecer esse processo.

Ano

2019-08-14T21:41:27Z

Creators

Helder Lara Ferreira Filho

Efeito dos cloradores simplificados sobre a qualidade bacteriológica de águas de poços rasos (cisternas) na comunidade de Bom Jardim, Ibirite-MG

Com o objetivo de se avaliar os efeitos de cloradores simplificados por difusão sobre a qualidade bacteriológica da água, foram utilizados 30 poços rasos (cisternas) de residências sorteadas ao acaso, da comunidade de Bom Jardim, município de Ibirité-MG. Todas essas amostras se apresentavam, inicialmente, contaminadas por coliformes totais, 86,62% por coliformes fecais e 63,32% por estreptococos fecais. O clorador por difusão constatou de uma mistura de 340 g de hipoclorito de cálcio a 10% e de 850 g de areia lavada, acondicionada em uma garrafa plástica provida de 2 orifícios opostos, com 0,6 cm de diâmetro. Esses cloradores quando imersos no lençol freático, liberavam cloro, geralmente após o 3° dia de uso, sendo que no decorrer de 30 dias os valores de cloro se mantiveram bastante homogêneos (até 0,3 mg) Após 15 dias, já se verificou que 62,0% das amostras se tornaram potáveis (coliformes totais) e após 30 dias, com correções necessárias em 12 residências (ajuste da posição de 5 cloradores e colocação de mais um clorador em 7 residências), foram alcançados os seguintes resultados: 82,72 de potabilidade, pelo coliforme total, 86,22% pelo coliforme fecal e 86,22% pelo estreptococo fecal. constatou-se que níveis de cloro residual inferiores a 0,1 mg/1 (limiar) em alguns casos foram suficientes para reduzir ou mesmo eliminar bactérias do grupo coliformes e estreptococos fecais. Concluiu-se que a técnica empregada foi bem aceita pelos proprietários em estudo e que a baixo custo, a eficiência e a simplicidade dos cloradores, permitem que comunidades, mesmo de baixo nível socio-econômico, tenham condições de adotar essa tecnologia.

Ano

2019-08-12T11:16:54Z

Creators

Ângela Cleusa de Fátima Benzatto de Carvalho

O que é extensão? Incertezas e provocações

No summary/description provided

Ano

2021-09-24T21:57:20Z

Creators

Denise Morado Nascimento

Do pecado pessoal ao pecado Social: a solidariedade na reatualização do ensino religioso da Companhia de Jesus

Este trabalho de tese aborda o itinerário de constituição da Companhia de Jesus como primeira Ordem de Ensino da Igreja Católica, com ênfase especial em seu ensino religioso. Partindo da análise de fontes remotas (secs. XV a XVII) e recentes (séc. XX), investigaram-se as reatualizações das representações de pecado e solidariedade feitas pela Companhia ao longo de sua história, principalmente a partir das decisões do Concílio Vaticano II (1962-1965). Observou-se que, a partir desse concílio, o pecado deixou de ser um atributo do sujeito, passando a ser um atributo de uma sociedade. Fez-se a passagem do pecado pessoal para o pecado social, sendo que este último se encontra intimamente relacionado com a questão da solidariedade. Para melhor entender a questão do pecado e suas representações, de acordo com o conceito proposto por Roger Chartier, foi necessário recorrer aos escritos de diversos religiosos (jesuítas e de outras ordens), bem como de leigos; e para se compreenderem os atuais desafios enfrentados pelo ensino religioso da Companhia de Jesus, na busca de uma educação para a solidariedade, discutiram-se as diferenças entre os conceitos de indivíduo e sujeito, este último tendo como referencial teórico a Psicanálise. Verificou-se que o ensino da Companhia de Jesus visa não somente à transmissão de informações científicas, que preparam o jovem para o mundo do trabalho, mas, e principalmente, transmitir valores que possibilitem ao aluno refletir sobre si próprio e sobre o mundo que o cerca, com intenções de transformá-lo em um ser humano mais justo. Dessa forma, a educação em valores perpassa todo o currículo de ensino das escolas da Companhia, e não apenas as matérias do ensino religioso. O pecado, agora transmudado em pecado social, manifesta-se nas iniquidades da sociedade contemporânea, e sua remissão se dá pela via da prática diuturna da solidariedade. E é essa solidariedade que a Companhia visa inculcar nos seus alunos, ex-alunos e comunidade escolar, numa reatualização das representações de pecado, em consonância com as decisões do Concílio Vaticano II.

Ano

2019-08-10T18:02:26Z

Creators

Renata Dumont Flecha

A inserção dos egressos da educação popular na escola pública: tensão entre regulação e emancipação

Esta investigação teve como fio condutor a pesquisa dos significados e sentidos atribuídos aos conhecimentos escolares pelos educandos jovens e adultos egressos de movimentos de educação popular, em continuidade ou não de estudos no ensino regular noturno em Guanambi (BA). A pesquisa tem como finalidade analisar se há ou não tensão entre as práticas pedagógicas emancipatórias e regulatórias ao se converter a Educação de Jovens e Adultos, herdeira da tradição da educação popular, em educação escolarizada. Busquei verificar ainda em que medida essa tensão seria percebida e responderia pela continuidade ou não dos estudos por parte desses sujeitos. Para orientar a realização deste estudo, destaco Fávero (1983; 2006), Arroyo (2005, 2006), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (1987; 1996), Santos (1997, 2000) e outros. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizei diário de campo constituído a partir da observação nos espaços educativos e entrevistas, visando discutir os motivos que levam o jovem e adulto a buscar a escolarização, a permanecer na escola e/ou abandoná-la. Os resultados da investigação reafirmam a necessidade, ainda, de reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico na escolarização de jovens e adultos; os modos de os professores lidarem não somente com os educandos, mas também com as práticas pedagógicas de EJA; e o movimento de tensão produzido nos grupos de diversas gerações e no processo de ensino e de aprendizagem que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Por fim, esta análise sinaliza a necessidade de uma formação docente que contemple as particularidades da EJA, conhecimentos e saberes teórico-metodológicos que contribuam para uma prática educativa emancipatória nos espaços e nos tempos da EJA.

Ano

2019-08-12T02:13:53Z

Creators

Sonia Maria Alves de Oliveira Reis

A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula.

Ano

2019-08-11T17:08:11Z

Creators

Eliana Maria Gomes

A dramaturgia do teatro experimental do negro (TEN) e do teatro profissional do negro (TEPRON): corpo e identidades

Esta tese se propõe a identificar a presença do corpo e de identidades na dramaturgia dos grupos Teatro Experimental do Negro (TEN) e Teatro Profissional do Negro (TEPRON) por meio da leitura de duas peças de cada companhia, respectivamente: Além do Rio (de Agostinho Olavo) e Auto da Noiva (de Rosário Fusco); Fala pra eles, Elisabete e Tuti (ambas de Ubirajara Fidalgo). Esta é a última parte da tese e contará com o auxílio dos trabalhos realizados por Eduardo de Assis Duarte, Inaicyra dos Santos e Muniz Sodré, entre outros da área. Além disso, este trabalho busca fazer uma abordagem geral do termo teatro negro a partir dos fundadores dos grupos citados: Abdias Nascimento e Ubirajara Fidalgo; este, em especial, portador de um acervo ainda não explorado, pouco conhecido e que, por isso, favorece a escrita de um trabalho inédito. Contextualizando a presença negra no Teatro Brasileiro, também expomos as conquistas de alguns de seus predecessores, suas principais influências e trabalhos realizados por suas companhias, realizando um cruzamento de dados. A pesquisa se valeu do meio impresso, eletrônico, acervos digitais e não digitais, bem como de entrevistas.

Ano

2019-08-12T20:49:06Z

Creators

Girlene Verly Ferreira de Carvalho Rezende

Aminas bioativas e atividade antioxidante em cogumelos

O presente trabalho teve como objetivo investigar os teores de aminas bioativas, os teores de fenólicos, a atividade antioxidante e a existência de correlação entre a atividade antioxidante e os teores de poliaminas e fenólicos em oito tipos de cogumelos comestíveis comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte MG. As aminas foram determinadas por cromatografia líquida de alta eficiência com par iônico. A capacidade antioxidante foi investigada pelos métodos de inativação do radical DPPH, redução do íon Mo (VI) e aceleração da oxidação lipídica por Rancimat®. Também foram determinados os teores de fenólicos totais nos cogumelos pela reação de Folin Ciocateau. Foram detectadas as aminas espermidina, putrescina, agmatina, cadaverina, tiramina, triptamina e feniletilamina nas amostras analisadas. A espermidina estava presente em grandes quantidades em todos os cogumelos. O maior teor de espermidina foi encontrado no cogumelo Shimeji Preto (1366,7 mg/kg massa seca). Em 6 dos 8 tipos de cogumelos analisados foi detectada a agmatina. O maior teor dessa amina foi encontrado no cogumelo Salmão (2205,9 mg/kg massa seca). Todos os cogumelos apresentaram baixo teores de aminas biogênicas com potencial tóxico. Os teores de fenólicos variaram de 6,15 a 11,74 mg EAG por grama de cogumelo (massa seca). O cogumelo Shimeji Preto apresentou maior teor médio de fenólicos totais (11,74 mg EAG/g). O extrato metanolico da maioria dos cogumelos apresentou atividade antioxidante em todos os métodos antioxidantes avaliados. Apenas os cogumelos Shitake e Eryngii não apresentaram atividade antioxidante no estudo da aceleração da oxidação lipídica por Rancimat. Nenhum cogumelo apresentou atividade antioxidante predominante nos ensaios. Não houve correlação significativa entre os métodos antioxidantes. Foi observada correlação forte dos teores de espermidina nos cogumelos e os resultados do ensaio de inibição DPPH, e correlação moderada dos teores de espermidina com os teores de fenólicos.

Ano

2019-08-09T17:56:16Z

Creators

Guilherme Coelho Lopes dos Reis

Pelas fronteiras: andarilhos em J.M. Coetzee e João Gilberto Noll

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2019-11-04T16:45:37Z

Creators

Fernanda Dusse

Análise temporal da fauna de pequenos mamíferos em paisagens silviculturais: uma abordadem em múltiplas escalas

Os padrões e processos ecológicos que operam em uma área em particular são o resultado tanto da dinâmica local como de processos atuando em escalas mais amplas, da paisagem circundante a essas áreas (Pearson, 2002). A importância de se considerar fatores em múltiplas escalas atuando sobre comunidades já foi evidenciada (Vogeli et al., 2010; Kent et al., 2011).

Ano

2019-08-13T01:43:11Z

Creators

Daniele Bilate Cury Puida

Análise do transcriptoma de Corynebacterium pseudotuberculosis em resposta à limitação por ferro

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-03-19T10:03:50Z

Creators

Izabela Coimbra Ibraim

A evolução temporal da competência em física escolar e habilidades cognitivas amplas na primeira série do ensino médio

Esta dissertação relata uma investigação sobre a existência da relação entre a evolução temporal da aprendizagem em física escolar, através da sua representação como competência em física escolar, e seis das habilidades cognitivas amplas do estrato II do modelo de estrutura das habilidades intelectuais humanas, proposto por Carroll (1993). Essa investigação se situa na área temática que investiga a relação entre a aprendizagem escolar e as habilidades cognitivas amplas. Investigaram-se duas questões: (1) a dependência da evolução temporal da competência em física escolar em relação às variáveis demográficas e contextuais e, após controlar para os efeitos de tais dependências, (2) a relação entre a evolução temporal da competência em física escolar e algumas das habilidades cognitivas amplas do estrato II do modelo de Carroll. Para realizar esta investigação utilizaram-se os dados cognitivos dos estudantes obtidos de uma investigação anterior (Gomes, 2010) e dados das avaliações escolares ordinárias existentes nos registros acadêmicos da escola. A partir dos dados das avaliações escolares, de natureza ordinal, construiu-se uma escala intervalar para mensurar a competência em física escolar em três ocasiões distintas durante o ano letivo. Usando-se os resultados dos testes marcadores das habilidades cognitivas do estrato I do modelo de Carroll, construíram-se escalas intervalares (baseadas nos escores padronizados) para as seis habilidades amplas mensuradas pela bateria BaFaCaLo (Gomes, 2010). Construíram-se, também, indicadores dicotômicos ou categóricos para as variáveis demográficas e contextuais. A evolução temporal da competência em física escolar foi analisada utilizando-se o modelo multinível de regressão múltipla, com um nível intra-individual e outro inter-individual. O nível intra-individual mostra que a competência em física escolar de cada estudante varia de forma sistemática e linear com o tempo, além de sofrer variações aleatórias entre as ocasiões. O nível inter-individual, como o intercepto e a inclinação de cada estudante, depende das variáveis demográficas (gênero, idade, e renda familiar), contextuais (freqüência da presença em sala, turma, professor de física, escolaridade do pai e da mãe), e das seguintes habilidades cognitivas amplas: a inteligência fluida (Gf), a inteligência cristalizada (Gc), a habilidade visuo-espacial (Gv), a fluência (Gr), a memória de curto prazo (Gy) e a rapidez cognitiva (Gs). O resultado mostra que, depois de controlado para os efeitos das variáveis demográficas e contextuais, a inteligência fluida e a memória de curto prazo diferenciam os estudantes segundo a sua competência em física no início do ano letivo e que a inteligência fluida influencia a taxa de variação da competência em física escolar ao longo do ano letivo

Ano

2019-08-10T02:46:26Z

Creators

Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira

Trabalho docente e adoecimento: impactos psicossociais do ajustamento de professores da rede estadual de ensino

O mundo do trabalho tem-se transformado ao longo dos anos, mudanças significativas ocorreram, novas formas surgiram com as modificações a alienação é percebida de diferentes formas, através do grande número de trabalhadores desempregados, isolados, excluído da sociedade, muitos profissionais encontram-se apáticos. Nesse contexto diversos conflitos pessoais surgem associados ao trabalho, à necessidade de executar suas atividades e cumprir suas metas em tempo hábil, a realização pessoal e profissional e a intensificação do trabalho geram ansiedade, angústia, desequilíbrio emocional, acarretando riscos à saúde e comprometendo o desempenho no trabalho.

Ano

2022-05-05T16:41:24Z

Creators

Cledinaldo Aparecido Dias Maria Vivaldina Rodrigues de Moura

Comparação entre a ultra-sonografia e a ressonância magnética do abdome na avaliação da morbidade na esquistossomose mansônica

Comparou-se a ultra-sonografia (US) com a ressonância magnética (RM) do abdome na avaliação da morbidade na esquistossomose mansônica, em estudo transversal. Sessenta pacientes com idade média de 42,1 ± 13,4 anos, atendidos no complexo do Hospital dasClínicas da UFMG, foram avaliados. Incluíram-se pacientes com história de exposição à esquistossomose, preenchendo um dos critérios: demonstração de exposição à esquistossomose por técnicas parasitológicas ou histológicas, ou evidência ultrasonográficade fibrose periportal, independentemente da demonstração de exposição à esquistossomose, e ausência de evidências de outras doenças que acometam o espaço periportal. A US do abdome foi realizada utilizando-se o aparelho ALOKA SSD 1700 Dynaview com transdutores convexos eletrônicos de 3,5 MHz. Os exames por RM foramrealizados usando-se o sistema magnético supercondutor GE Sigma 1,5 tesla, com bobina de corpo de oito canais. A RM apresentou concordância moderada com a US na identificação de fibrose periportal. As melhores correlações entre os dois métodos foramobservadas para a detecção de esplenomegalia, aumento do calibre dos vasos do sistema porta (veias porta, esplênica e mesentérica superior) e espessamento em torno da veia porta em sua bifurcação e em torno dos ramos portais de segunda ordem. Obteve-se correlaçãoapenas discreta entre a US e a RM para a identificação de espessamento da parede da vesícula biliar e da parede da veia porta no hilo hepático. Nos casos discordantes em relação ao acometimento periportal, a RM revelou tecido adiposo onde a US indicava espessamento ecogênico sugestivo de fibrose de Symmers. A RM mostrou que, independente da intensidade da fibrose periportal ou dos sinais de hipertensão portal, o espessamento pericolecístico ultra-sonográfico freqüentemente correspondia a tecido adiposo preenchendo a fossa da vesícula alargada, sinal antes descrito como específico da cirrose. A RM revelou-se superior à US na identificação de vasos colaterais. Portanto, este estudo é o primeiro a comparar a US com a RM na avaliação de pacientes portadores de esquistossomose, e aquele que avaliou o maior número de casos utilizando a RM. Pelaprimeira vez observou-se que os espessamentos ecogênicos da parede da veia porta no hilo hepático e da parede da vesícula biliar detectados na US freqüentemente não correspondem a processo inflamatório ou fibrótico, mas sim, a gordura. Estudos com avaliação da histologia hepática e análise morfológica do fígado na RM são necessários para se esclarecer o mecanismo de alargamento da fossa da vesícula na esquistossomose.

Ano

2019-08-12T14:46:03Z

Creators

Luciana Cristina dos Santos Silva

A influência da família no processo de aprendizagem da criança

O trabalho em evidencia: A Influencia da Família no Processo de Aprendizagem da Criança, está embasado no valor da presença dos pais no universo da Escola Municipal Professora Simone Soares estreitando laços com a gestão democrática. O objetivo desse estudo visa aproximar as famílias definitivamente no âmbito escolar, fortalecendo o elo família-escola com o intuito de melhorar o desempenho do discente. Ao que se refere ao processo ensino aprendizagem va loriza a maior participação dos familiares junto à gestão escolar, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os responsáveis a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões fazendo parte do colegiado e naparticipação de trabalhos como revisão do Projeto Político Pedagógico. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será utilizada a pesquisa bibliográfica e analise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho inferir as propostas que possam contribuir para o ingresso de finitivo das famílias na escola.

Ano

2019-08-09T21:08:42Z

Creators

Elza Clementina Lopes Gomes

Distribuições quase estacionárias em modelos de catálise heterogênea

Alguns modelos de sistemas fora do equilíbrio com estados absorventes admitem uma fase ativa para certos valores de seus parâmetros. Esse é o caso do modelo de Zi®, Gulari e Barshad (ZGB), para a reação CO + 1/2O2 ! CO2 em uma superfície catalítica. A análise de campo médio revela que o modelo ZGB apresenta um estado ativo, em que a reação ocorre indefinidamente, para uma região y1 < Y < y2, onde Y representa a taxa de chegada de uma molécula de CO na superfície. Para valores de Y fora dessa faixa, a superfície fica saturada por um dos dois reagentes, bloqueando a adsorção de novas moléculas. Essa análise não é válida em um sistema finito, em que os únicos estados estacionários possíveis são os absorventes. Para redes finitas, o sistema admite um estado quase-estacionário (QE), em que suas propriedades independem do tempo enquanto ele não cai no estado absorvente. Dessa forma podemos obter informações do estado ativo a partir do estudo de sistemas finitos.Nesta dissertação fazemos uma breve revisão dos modelos para catálise de CO, bem como dos estudos sobre distribuições QE sob o ponto de vista da literatura em Física Estatística. Como contribuição original, estudamos as propriedades QE para o modelo ZGB, e para algumas de suas variações. Para tanto escrevemos a equação mestra (truncada) do processo, que é integrada via métodos de integração padrão e através de um método iterativo, que se mostra muito mais eficiente que os métodos de integração usuais. Conseguimos obter valores esperados e razões entre momentos que estão fora do alcance de outras abordagens mais simples. Também em caráter inédito, apresentamos alguns resultados preliminares de um outro método, para se obter os estados QE através de simulações de Monte Carlo.

Ano

2019-08-10T08:31:11Z

Creators

Marcelo Martins de Oliveira

Identificação da Fragilidade Ambiental na Serra do Caraça/MG

Atualmente o Geoprocessamento vem sendo uma ferramenta muito utilizada para tomadas de decisões, integrando dados espaciais e não espaciais e relacionando-os com o meio ambiente. Para os estudos de fragilidade ambiental não é diferente, o Geoprocessamento auxilia em análises gerando resultados significativos da área, levando em consideração os aspectos físicos, bióticos e abióticos. Com isso, o presente trabalho apresenta análise de algumas variáveis e através das mesmas, a identificação de áreas de fragilidade ambiental na Serra do Caraça/MG; com o objetivo de criação de mapas temáticos correlacionados aos dados. A metodologia para análise dos dados e o cruzamento dos mesmos foi baseada na metodologia proposta por Ross (1994).

Ano

2019-08-11T14:31:44Z

Creators

Edigreice Karoline Gomes Gusmão Muniz

Protocolo de Manchester na atenção primária à saúde: visão de profissionais, usuários e gestores

O presente estudo teve como objetivo compreender a visão de profissionais, usuários e gestores sobre o Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde, no município de Sarzedo, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Constituíram o estudo sete enfermeiros, onze técnicos de enfermagem, quatro médicos e dezessete usuários, perfazendo 39 participantes. Os participantes foram divididos em dois grupos: os primários enfermeiros; e os secundários técnicos de enfermagem, médicos e usuários. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (Parecer: 535.523) e pela secretaria de saúde do município de Sarzedo por meio de carta de anuência. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2014, sendo utilizada a entrevista com roteiro semiestruturado e observação, após a aquiescência dos sujeitos e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados foram organizados em três categorias, a saber: Compreendendo a utilização e implantação do Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde; Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde e nos Serviços de urgência pra urgência, é perfeito, mas na Atenção Básica não rola; Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde na visão do ser cuidado. A análise dos dados permitiu identificar desafios e potencialidades que permeiam a utilização do Protocolo de Manchester na APS. Os participantes salientaram a importância de se instituir critérios para a classificação de risco de usuários que buscam atendimento no primeiro nível de assistência, no entanto, criticaram e consideraram insuficiente utilizar um sistema de triagem desenvolvido para os serviços de urgência e emergência. Na visão dos profissionais, é inviável adotar uma conduta de classificação que não pode ser efetivada, afinal, diferente dos serviços para os quais o Protocolo de Manchester foi criado, os profissionais da APS lidam com horário de trabalho limite, que não condiz com o tempo de espera instituído para a triagem. Além disso, um aspecto importante destacado pelos enfermeiros é que a implementação da classificação de risco pelo Protocolo de Manchester afeta ações preconizadas para o primeiro nível de atenção. Os enfermeiros afirmam que a implantação do Protocolo de Manchester afetou o vínculo com o paciente, a escuta qualificada e a resolução de demandas que ultrapassam as questões diagnósticas e os discriminadores elencados pelo TRIUS. Apesar de entenderem que a classificação de risco rompe com um sistema de filas e atendimento por ordem de chegada, os profissionais sinalizam também que o cerne da APS, pautado no acolhimento, está sendo negligenciado. As potencialidades citadas pelos participantes consistiram no respaldo propiciado pelo PM, por conter documentos eletrônicos que comprovam as condutas realizadas; na possibilidade de classificar os usuários de acordo com a condição clínica, para estabelecer prioridades e organizar o atendimento; e no rompimento com o atendimento por ordem de chegada/filas. No que tange a visão dos usuários, estes declararam que a triagem consiste em uma ferramenta útil para priorizar casos mais graves que demandam atendimento com mais urgência, no entanto, à demora em receber atendimento e o agendamento de consultas foram críticas que emergiram dos depoimentos. O estudo possibilitou a compreensão de que a utilização do Protocolo de Manchester na Atenção Primária à Saúde acarreta lacunas que precisam ser rompidas para garantir a continuidade dos princípios que regem a prática profissional neste nível de atenção. Os enfermeiros que atuam na APS devem estar atentos para as necessidades de cada individuo e compreenderem que o adoecer pode ser expresso e entendido de maneiras distintas entre os usuários. O importante é que a classificação de risco seja pautada no acolhimento, na escuta, no estar com o outro, sendo um momento de encontro, de vínculo e de cuidado.

Ano

2019-08-10T04:27:18Z

Creators

Danielle de Araújo Moreira

Um conceito para autossuficiência em energia: abordagem sobre a demanda residencial de eletricidade em Minas Gerais com vistas à universalização

Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, que aborda o tema sobre autossuficiência energética no sentido de contribuir com uma proposta de definição abrangente sobre o termo. Aplicando-se uma metodologia de revisão bibliográfica sobre autossuficiência pôde-se verificar que, na maioria casos, os sentidos de autonomia e independência, quase sempre estão associados ao conceito. Assim, com base nesses sentidos, buscou-se estabelecer essa relação e contextualização dentro do escopo dos sistemas energéticos. A definição desenvolvida neste trabalho seguiu o formato de uma pirâmide, composta de uma série de requisitos hierarquizados que necessariamente precisariam ser integralmente cumpridos para se atribuir a condição de autossuficiência em energia à região geográfica delimitada para estudo. Uma vez que o conceito proposto permite também a análise sobre energéticos tomados isoladamente, como forma de apreciar o conceito desenvolvido, realizou-se um exercício de avaliação da autossuficiência em energia elétrica do estado de Minas Gerais. A energia elétrica foi escolhida por ser uma das principais fontes de energia utilizadas pela sociedade, além de sua ampla gama de usos finais e melhoria da qualidade de vida da população. O estudo de caso caracterizou o estado de acordo com os requisitos que compõem o conceito, da base para topo: Disponibilidade de Fontes Primárias; Setor Energético; Serviços Energéticos; Parâmetros de Eficiência, Suficiência e Qualidade dos Serviços; Sustentabilidade; Universalização de Acesso aos Serviços Energéticos, evidenciando este último, considerado nesta pesquisa como aquele de maior relevância. Com destaque para a demanda por eletricidade do setor residencial de Minas, desenvolveu-se um indicador denominado Padrão Básico de Consumo de Eletricidade, para se estimar o nível da universalização dos serviços tidos por essenciais. O resultado indicou que uma parte significativa da população mineira possui algum tipo de restrição a esses serviços. A partir da demanda universalizada, projetou-se três cenários para a demanda do setor residencial no período 2019-2030. Nesse mesmo horizonte de tempo e cenários, foram cruzados os dados de oferta e demanda total com o intuito de subsidiar a análise sobre a autossuficiência. Os resultados indicaram que, em termos gerais, o estado possuiria uma infraestrutura de geração de energia capaz de atender sua própria demanda até 2030. Em suas conclusões o trabalho procurou traçar um panorama geral sobre as oportunidades e barreiras no que tange à autossuficiência em energia elétrica de Minas Gerais e a universalização de acesso aos serviços providos por essa fonte.

Ano

2022-03-30T20:18:42Z

Creators

Fabrício Pinheiro Calil

Desempenho e qualidade da carne de suínos suplementados com magnésio e creatina no período pré-abate

Para avaliar o efeito da suplementação dietética de magnésio e creatina, durante cinco dias antes do abate, sobre o desempenho e a qualidade da carne suína foram utilizados 24 suínos da linhagem comercial Dan Bread e peso médio de 102,2 Kg. Os animais foram distribuídos em blocos inteiramente ao acaso com quatro tratamentos e seis repetições, sendo um animal por unidade experimental. A dieta comercial usada foi suplementada com: T1 = Controle (sem suplementação); T2 = 36g de sulfato de magnésio 9% (3,2g de magnésio); T3 = 26g de creatina monoidratada 98% (25g de creatina); T4 = 36g de sulfato de magnésio 9% (3,2g de magnésio) com 26g de creatina monoidratada 98% (25g de creatina). Os animais foram abatidos ao final do período experimental em abatedouro comercial. O ganho de peso, a conversão alimentar e o rendimento de carcaça não foram afetados pelos tratamentos. Todos os animais suplementados obtiveram maior (P<0,05) valor de pH aos 45 minutos em relação ao grupo controle. Houve um aumento significativo do pH 24 horas para os animais do T2 e T4 em relação ao T1. Os animais do T2 apresentaram carne menos pálida, enquanto os suínos do T3 e T4 apresentaram carne mais vermelha, em relação aos demais tratamentos. Não houve efeito significativo dos tratamentos sobre as análises de capacidade de retenção de água e força de cisalhamento. Os resultados indicam que os tratamentos T2 e T4 apresentaram os melhores resultados pelo aumento do pH final e pela melhora da cor da carne fresca.

Ano

2019-08-10T10:34:23Z

Creators

Olivia Didier Machado