Repositório RCAAP
Relações entre práticas tradicionais e práticas escolares de saúde das populações rurais em Minas Gerais (Ibirité, 1940 a 1970)
Essa pesquisa teve o objetivo de identificar e compreender as relações entre práticas tradicionais e práticas escolares de saúde das populações rurais, entre as décadas de 40 e 70, do século XX em Ibirité, Minas Gerais. Para tanto, foram analisadas, em um primeiro momento, as ações e prescrições relativas à saúde realizadas nos Cursos de Aperfeiçoamento oferecidos na Fazenda do Rosário, por ser essa uma das primeiras iniciativas de formação de professoras rurais em Minas Gerais na qual era dada ênfase a construção de novos hábitos de saúde e de higiene da população rural. Em um segundo momento foram analisadas as práticas de saúde realizadas pela comunidade local. Foram consultadas fontes escritas, como documentos relativos à organização e ao currículo dos Cursos de Aperfeiçoamento; textos escritos por Helena Antipoff; jornais e revistas de circulação interna à Fazenda do Rosário; leis e impressos pedagógicos. Foram também realizadas entrevistas com ex-professoras/alunas e mulheres da comunidade, por meio da metodologia da História Oral. O estudo está baseado, teórica e metodologicamente, nos pressupostos da História Cultural; em particular, no conceito de representações, de acordo com a perspectiva de Roger Chartier e de táticas e estratégias, de Michel de Certeau. Também foram utilizados os conceitos de escolarização e cultura escolar. No primeiro capítulo, foram abordadas as estratégias utilizadas na formação das professoras rurais no sentido de instrumentalizá-las para que pudessem intervir nos modos de vida da população. No segundo capítulo, foram abordadas as práticas de saúde realizadas pela comunidade e as formas de transmissão e aprendizado dessas práticas. No terceiro capítulo, foram analisadas as relações entre as práticas escolares e as práticas da comunidade em relação aos cuidados com a saúde e a higiene, como essas práticas circularam tanto nos Cursos de Aperfeiçoamento, como no cotidiano da comunidade, e os espaços nos quais foram vividas, buscando evidenciar compartilhamentos e tensões. A pesquisa nos permitiu identificar o silenciamento sobre saberes tradicionais de saúde ao longo da formação das professoras, pois raros eram os momentos em que apareciam nas fontes consultadas, referências - e até mesmo críticas - a esses saberes. Isso não significa dizer que esses saberes não circulavam e não eram praticados pela comunidade e/ou pelas professoras/alunas. Na tentativa de afirmar os saberes da medicina erudita, a estratégia utilizada foi a de não dar voz e expressão às práticas tradicionais de saúde no currículo dos Cursos de Aperfeiçoamento. Havia um ideal médico higienista que necessitava ser divulgado e apropriado pelos sujeitos. É, portanto, esse discurso que vai circular nas prescrições que pautavam as atividades direcionadas para as professoras/alunas, que visavam à formação de um cidadão higienizado, saudável e civilizado. No entanto, as entrevistas realizadas com as ex-professoras/alunas e com mulheres da comunidade mostram que os saberes tradicionais sobre saúde eram utilizados no cotidiano de modo significativo. Esses saberes eram inventados e reinventados nos modos de vida da comunidade, pelas professoras/alunas e até mesmo pelos médicos e enfermeiras responsáveis pela formação que elas recebiam.
Complementos preposicionados no sintagma verbal do português: uma abordagem sincrônica e diacrônica
Trabalho de natureza sincrônica e diacrônica, que objetiva caracterizar como objeto direto preposicionado (ou não) os complementos preposicionados do sintagma verbal no Português Moderno e no Português Antigo, precedidos por a e de, bem como identificar os processos de mudança ou fenômenos de retenção envolvidos nos mesmos. Sincronicamente, adotamos como conceituação/caracterização do objeto direto um conjunto de traços sintáticos, a exemplo de Perini (1989) e das gramáticas tradicionais portuguesas. Diacronicamente, seguimos a concepção de Lingüística Histórica proposta por Bynon (1977).
2019-08-09T19:50:36Z
Maria Auxiliadora da Fonseca Leal
Comparing conditional and stochastic volatility models: goodness of fit, forecasting and value-at-risk
Nesse trabalho uma comparação das três familias de volatilidade Autoregressive Conditional Heteroskedasticity (ARCH), Stochastic Volatility (SV) e Non-Gaussian State Space Models (NGSSM)é feita de acordo com três diferentes métricas: ajuste, previsão e Value-at-Risk (VaR). Procedimentos de inferência sobre a distribuição Skew Generalized Error são detalhados. Os respectivos critérios de avaliação usados para cada métrica são o Critério de Informação de Akaike, ErroQuadrático Medio das previsoes um passo a frente e Cobertura Incondicional do VaR um passo a frente. A amostra utilizada e composta por series de retornos diarios (Ibovespa, Hang Seng Index,Merval Index e S&PTSX Index) de Janeiro de 2000 ate Janeiro de 2016 ou 4000 observacoes, das quais 3000 sao utilizadas para estimacao e 1000 s~ao reservadas para previsao e avaliacao do VaR. As estimativas obtidas servem de base para a conducao de um experimento de simulacao envolvendo 1000 replicacoes de series com o mesmo numero de observacoes para estimacao e previsao dos dados de retorno. Resultados das simulacoes indicam que o modelo SV apresenta consistentemente o melhor desempenho quanto ao ajuste e previsao, ficando atras apenas do APARCH na avaliacao do VaR umpasso a frente. Conclusoes para o EGARCH e o NGSSM sao mistas: quanto ao ajuste, o APARCH fica em segundo, o NGSSM em terceiro e o EGARCH em ultimo; quanto a previsao, o EGARCH fica em segundo, o APARCH em terceiro e o NGSSM em ultimo; quanto ao VaR, o APARCH fica em primeiro, o EGARCH em terceiro e o NGSSM em ultimo. O tempo de CPU gasto na estimacao de cada modelo tambem é reportado e comparado: tomando o NGSSM como base, a estimacao do modelo SV demora 82 vezes mais, enquanto a estimacao do APARCH demora 4 vezes mais e o EGARCH 2 vezes mais.
"Vai jogar?”: fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral na educação física escolar
O objetivo do estudo foi compreender fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral (PC) na Educação Física Escolar. Dez adolescentes com PC foram entrevistados utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujo conteúdo foi gravado, transcrito e submetido à Análise de Conteúdo. Três categorias e sete subcategorias emergiram dessa análise. Verificou-se que fatores ambientais (atitudinais e físicos) e pessoais influenciaram a participação. Especificamente, as atitudes de colegas, professores e monitores, bem como a disponibilidade de dispositivos de auxílio para marcha e a acessibilidade física da escola foram elementos importantes que impactaram, negativamente ou positivamente, a participação na Educação Física. Características pessoais, como medo de realizar as atividades e baixa ou alta percepção de autoeficácia, também influenciaram o engajamento dos adolescentes na Educação Física e devem ser consideradas por profissionais da Educação Física e reabilitação.
2022-04-08T13:56:30Z
Priscilla Rezende Pereira Figueiredo Marisa Cotta Mancini Marina De Brito Brandão
Representação (em) cena: o sujeito professor na atualidade
À luz de algumas leituras no campo da psicanálise em interface com a educação, este trabalho propõe reflexões sobre a profissão docente na atualidade e sobre os efeitos das imagens relativas à essa profissão no processo de formação de professores. Refletir sobre esse assunto requer considerar em que medida o discurso do professor da atualidade e de estudantes em formação docente é atravessado por um discurso social e historicamente construído, tendo em vista as constantes mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Certas questões de fundo orientam a investigação a ser realizada, tais como: a) Quais representações de professor emergem no discurso dos sujeitos-professores alcançados pela pesquisa? b) Como essas representações deixam marcas na constituição da subjetividade do professor? c) Quais representações de ensino-aprendizagem atravessam os dizeres docentes? A justificativa que fundamenta a pesquisa pauta-se na necessidade de contribuir para a reflexão sobre as questões envolvidas nas representações que os professores têm de si, do seu fazer docente e, além disso, do modo como essas imagens incidem no modo de si dizer e de ser professor.
2021-07-22T19:25:42Z
Hermínia Maria Martins Lima Silveira
História das práticas de diversão em Cataguases - MG: indícios a partir do Jornal Cataguazes (1906 a 1930)
Esta investigação buscou retratar as práticas de diversão que ocorreram entre 1906 e 1930 na cidade de Cataguases - MG. Para a realização desta tese, utilizou-se como fonte primária o jornal Cataguazes, órgão oficial do poder público local. As bases teóricas da História Cultural alicerçaram os diálogos estabelecidos entre fontes e literatura científica. Através da análise documental dos jornais, foi possível perceber que as práticas de diversão divulgadas faziam parte de um movimento da elite local interessada em colocar a cidade na vanguarda modernista, progressista e civilizada da época. Para tal, as práticas de diversão encontradas nos jornais revelaram as mudanças nos hábitos dos/das cataguasenses e um clamor jornalístico que influenciava o pensamento coletivo de acordo com os interesses educacionais, classe e gênero. O jornal defendia valores normativos que conjecturavam com a norma local a ser estabelecida; dessa forma, a frequência aos circos passou a ser mal vista e o teatro tornou-se a diversão adequada, devido ao caráter educativo e civilizatório. Teatro e cinema dividiam o mesmo espaço e, em momentos alternados, representavam a educação e o progresso cataguasense. Enquanto Humberto Mauro produzia os primeiros filmes nacionais na cidade, os esportes modernos indicavam os caminhos futuros e reificavam as questões de gênero. A prática do basquete pelas mulheres, por um lado, sinalizava o avançar dos tempos com a conquista do direito à prática esportiva, por outro, a permanências da beleza, da delicadeza e de saias longas. Metaforicamente, a capacidade física, a brutalidade e a força ficavam a cargo dos homens, com a prática do futebol nos campos de várzeas e nas ruas da cidade, influenciando na dinâmica citadina espalhando poeira pela urb. Foram criadas associações, das quais originaram clubes de futebol, como o Flamengo e o Operário, espaços que mesclavam diversão e labor, rivalidades expressas pelo esporte. Nenhuma outra diversão parece ter alterado a dinâmica da cidade como o futebol, a frequência do público, a logística dos transportes, a criação de espaços para a prática, o fretamento de trens para as excursões desportivas, os uniformes compostos por shorts (enquanto as mulheres permaneciam com as longas saias), as relações com o corpo, com o idioma e o trânsito cultural, que ocorria de forma sorrateira. O mercado em torno das diversões foi também potencializado pelos esportes e as competições eram frequentemente realizadas; os empresários locais passaram a investir nesse negócio e, ao final da década de 20, fundaram na cidade um clube elitista que ofereceria esportes como basquete, futebol, remo, ginástica, vôlei, natação, tênis, patinação e velejamento. Observou-se que as práticas de diversão divulgadas, na maioria das vezes, estavam relacionadas à elite citadina. A participação dos diversos extratos sociais ficou invisibilizada no jornal, limitações da fonte utilizada para a pesquisa, jornal Cataguazes, fato que instiga novas pesquisas em prol de identificar os silenciamentos em torno de outras práticas de diversão que ocorreram na cidade e não foram noticiadas pelo jornal Cataguazes, desafio que ficará para um próximo investimento.
Rejection of pharmaceutical compounds from surface water by nanofiltration and reverse osmosis
Os fármacos representam um conjunto diversificado de moléculas biologicamente ativas utilizadas na medicina humana e na medicina veterinária. O aumento no consumo de medicamentos contribui paraa ocorrência constante desses compostos em ambientes aquáticos. Em condições de ausência de sistema de tratamento de esgoto, a situação é ainda mais grave. É o caso da cidade de Governador Valadares, localizada no estado de Minas Gerais, que lança todo o seu efluente no rio Doce, que abastece a região. Para garantir a qualidade da água, principalmente a destinada ao consumo humano, são necessários investimentos em tratamentos adicionais. Dentre essas tecnologias, destaca-se o emprego de membranas, que combinam a estabilidade do processo com a excelente qualidade do tratamento. Dessa forma, membranas de nanofiltração (NF) e osmose inversa (OI) foram testadas visando à retenção de fármacos na água bruta do rio Doce. O estudo foi dividido em três fases. Na primeira, foram investigados os fármacos presentes em todas as amostras coletadas no rio Doce, destacando a ocorrência dos seguintes: Fenilbutazona e Prednisona, que tiveram a retençãode 98 e 80% pela membrana DK, enquanto a Betametasona teve rejeição de 40.85% por essa membrana. Além disso, a eficiência da estação central de tratamento de água de Governador Valadarestambém foi avaliada, a qual apresentou redução na concentração dos produtos farmacêuticos na água potável quando comparado à água bruta do rio Doce. Na segunda parte foram testados cinco tipos demembranas de NF e dois tipos de OI para avaliação da qualidade físico-química e de presença de compostos farmacêuticos nos permeados. Adicionalmente, foram avaliadosas resistências, permeabilidades e gastos da energia especifica para cada membrana. Foi observada uma alta eficiência de remoção dos parâmetros avaliados para as membranas de OI, porém, essas membranas apresentaram as maiores resistências, gastos energéticos e menores fluxos de permeado. As membranas de NF densas apresentaram ummelhor conjunto de resultados. A terceira fase refere-se à escolha da melhor condição operacional, avaliando a melhor pressão transmembrana e vazão de alimentação para a produção dos permeados com alta qualidade nos parâmetros físicoquímicos, bem como remoção dos fármacos em comparação à água bruta do rio Doce. A melhor condição operacional obtida no estudo foi de 10 bar de pressão e vazão de alimentação de 3,2 L/min que apresentou fluxo de permeado de 45,99 L/m².h e gasto de energia específica de 0,44 KWh.m³ m²
2019-08-14T10:48:05Z
Ana Flávia Souza Foureaux
"Gente, por favor, fala um de cada vez.": etnografia, análise conversacional e inter-relações entre linguagem, cognição e cultura na comunidade dos Tipis
Nesta tese tomo linguagem, cognição e cultura como fenômenos relacionais decorrentes de entrelaçamentos de nossas histórias filogenética e ontogenética em um meio. A linguagem é observada como uma congruência operacional, uma conduta no meio. O ato cognitivo básico, como a distinção/configuração de objetos consensuais e domínios, em dinâmicas comportamentais. A cultura, como padrões históricos de ações comunicativas co-relacionadas com cognição e linguagem. Entendo que a linguagem ocorre em uma estabilidade dinâmica, como uma ação situada em práticas culturais, de modoemergente e contingente aos contextos nos quais estruturamos nosso viver. Já a prática sócio-cultural da fala-em-interação ocorre como inteligibilidade situada para os fins práticos que emergem na própria atividade, quando assumimos uma dimensão argumentativa, perspectiva, engajada, e (re)tomamos, (re)organizamos, configuramossocialmente um mundo. Apresento uma etnografia da comunidade sertaneja dos Tipis como uma produção coletiva da ordem. As práticas e relações sócio-culturais e as condições infra-estruturais da comunidade constituem-se em atividades lingüísticointeracionais locais e em suas interações com outras comunidades. Os contextos dessaspráticas não são prévios aos afazeres nem autônomos à sua implementação: configuram-se na interação, enquanto a moldam reflexivamente. Proponho ainda análises conversacionais de procedimentos observados em uma reunião da Associação dosMoradores dos Tipis, onde os participantes fazem emergir objetos discursivos, exibindo sua escuta, atenção, compreensão, avaliação e inteligibilidade sobre o que estão fazendo.
2019-08-10T14:46:07Z
Eudenio Bezerra da Silva
Mímica, suplemento, carnavalização: uma leitura de Grande Sertão: Veredas
Esta dissertação visa a realizar uma leitura do romance Grande Sertão: Veredas (1956), escrito por João Guimarães Rosa (1908-1967), à luz dos conceitos: mímica (H. K. Bhabha), suplemento (J. Derrida) e carnavalização (M. M. Bakhtin). Nessa discussão, os três conceitos norteiam a lógica argumentativa da análise do romance com o sentido de discutir as relações de força articuladas na escrita literária no momento em que esta tem de se medir direta ou indiretamente com questões da ordem do poder. Além dos três conceitos em questão, apontamentos em torno de temas como dialogismo, autoridade, tradução cultural, literatura de viagem, história oficial, historiografia literária brasileira, estranhamento, subalternidade, hegemonia, ambivalência e zona cinzenta, permitem argumentar que ao representar uma outra face da história do sertão mineiro - que no universo extraliterário apresenta-se silenciosa, apócrifa e proscrita - a narrativa opera um aproveitamento de elementos dessa história e local de cultura
Gestão democrática e importância do conselho escolar para sua efetivação
O presente trabalho surgiu de reflexões feitas a partir do processo de análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Virgílio Alves Pereira, da cidade de Olímpio Noronha. Foi constatado que na escola não havia sido implantado o Conselho Escolar, importante instrumento da gestão democrática nas escolas públicas. Portanto, nota-se a necessidade da escola rever seu processo de tomada de decisões, no qual a criação do Conselho é imprescindível para se concretizar a gestão democrática na escola e contribuir para a construção de uma sociedade mais participativa e comprometida com a educação. Este estudo mostrou a importância da gestão democrática, identificando não só práticas de participação popular, mas, também de descentralização dos recursos e transparência dos processos de gestão financeira. O sucesso dos alunos depende de vários fatores, os quais devem ser trabalhados sistematicamente dentro de uma escola. A gestão democrática e o Conselho Escolar são importantes formas de conquista de uma educação voltada para a formação para a cidadania e que represente, de fato, os reais interesses da população. Só o comprometimento da comunidade e o envolvimento efetivo de todos pode assegurar uma melhoria na qualidade da educação. Este trabalho mostrou que comunidade, quando atua conjuntamente com a gestão da escola passa a operar em bases realistas em relação às suas demandas e desejos em relação à educação, ao mesmo tempo em que possibilita à escola e seus profissionais compreenderem melhor as demandas e desejos dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar. Sob este aspecto, a escola passa a ser um espaço de interação, de troca, onde todos podem não só colocar suas ideias e opiniões, como também influenciar a forma de funcionamento e os rumos da escola. Por fim, este estudo enfatizou a importância da atuação do Conselho Escolar nas relações de poder e tomada de decisões para se efetivar uma gestão democrática, na qual a participação de todos é decisiva no trabalho da escola.
2019-08-14T01:27:29Z
Maria Angélica Martins Vilela
Carreira, remuneração e perspectivas das lutas docentes a partir da criação do cargo de educador infantil e da lei do piso
Esta dissertação buscou apreender e analisar as mudanças implementadas na carreira e na remuneração dos professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) a partir de 2003, com a criação do cargo de Educador Infantil (EI) e de 2008 em diante, com a instituição da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (Lei do Piso), e seus possíveis efeitos quanto à precarização do magistério. Para a análise dos achados utilizam-se como referencial teórico autores clássicos, como Marx (1978, 1996, 1996); Marx e Engels (2008); Lênin (1917); e contemporâneos, como Santos (2004); Bernardo (1991, 1998, 2006); Antunes (2009), Alves (2007), entre outros. Essa investigação integra a pesquisa intitulada Piso Salarial Profissional Nacional em Minas Gerais: implicações sobre a carreira, a remuneração e representação sindical docente que foi desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A pesquisa teve caráter qualitativo e contou com estudo bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo amparada por entrevista, como instrumento de coleta de dados de informantes. Foram realizadas entrevistas com dez professores, uma Secretária Municipal de Educação e uma Dirigente Sindical. O estudo evidenciou que a criação do cargo diferenciado para a Educação Infantil, por meio da Lei nº 8.673/2003, com uma remuneração inferior à dos professores que atuam no Ensino Fundamental, foi uma estratégia realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para ampliar o atendimento da Educação Infantil no município a baixo custo. A unificação das carreiras é a principal reivindicação dos professores da Educação Infantil. Constatou-se que o Plano de Carreira não contempla as reais necessidades dos professores e a remuneração encontra-se defasada. Nos últimos anos, ocorre na RMEBH a implantação de uma lógica explicitamente empresarial, sobretudo por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com a construção de escolas e o poder de gestão para o setor privado. Do estudo, pôde-se depreender também que a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público, instituída em âmbito nacional em 2008, não era utilizada como parâmetro nas campanhas salariais, porém constitui-se referência para a luta pelo 1/3 da jornada para atividade extraclasse. Percebe-se que a Lei do PSPN induziu a um rebaixamento na remuneração e restrição do horizonte de lutas dos professores. Com relação ao tempo de atividade extraclasse, constatou-se que a PBH não cumpre efetivamente a Lei do PSPN e alega motivos meramente econômicos. Assim, verificou-se que se opera um processo de precarização e proletarização do trabalho docente na RMEBH que tende a se intensificar com as atuais medidas de austeridade em curso no país, regressivas de direitos dos trabalhadores.
2019-08-11T10:22:29Z
Francilene Macedo Rocha
Novas tecnologias organizacionais e seus impactos sobre o trabalho: o caso Samarco
Analisa os impactos da adoção de novas tecnologiasorganizacionais pela Samarco, empresa mineradora localizada nacidade de Anchieta no Estado Espírito Santo. A pesquisa procuraexplicitar, primeiramente, as grandes crises enfrentadas pelo capitalismo ao longo de sua história e as formas como vem reagindo a essas crises. Mais especificamente, realizou-se uma pesquisa na Samarco Mineração S.A., com o intuito de observar, na prática, os impactos das mudanças verificadas como reação à crise capitalista iniciada nos anos 60-60 e seus reflexos no trabalho das pessoas que atuam ou que atuavam naquela organização. A base teórica parte de autores brasileiros como Marcus Alban, Ricardo Antunes, Gilberto Dupas, Jorge Mattoso e Márcio Pochmann e estrangeiros como Harry Braverman, Benjamin Coriat, Richard Sennett, Jeremy Rifkin e Eric hobsbawm. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a estratégia qualitativa, procurando valorizar ao máximo o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação estudada. O grupo estudado dentro da empresa teve como critério a ligação direta com o processo produtivo do setor e a permanência na organização por mais de dez anos. Concluiu-se, pela pesquisa, que a reação do capitalismo a mais uma crise iniciada nos anos 60-70, com a globalização econômica, o advento do neoliberalismo, a mudança tecnológica de uma base eletromecânica para uma base eletroeletrônica e, com uma forte reestruturação produtiva nas organizações, seguindo o modelo japonês, têm provocado transformações radicais no mundo do trabalho. As novas tecnologias organizacionais adotadas pela empresa, impactaram o trabalho, principalmente, no que se refere ao trabalho em equipe, polivalência, carga e ritmo, papéis gerenciais, processo de tomada de decisão, relacionamento chefe x subordinado, sistemas de avaliação de desempenho e conflitos. As estratégias adotadas pela organização para obtenção do envolvimento e comprometimento dos empregados e as percepções sobre a participação no processo, da alta administração e da média gerência, na maioria das vezes, diferem da percepção dos supervisores e dos empregados de execução. Enquanto a alta e média gerência percebe as mudanças de uma forma extremamente otimista e até eufórica, os trabalhadores dos níveis mais baixos repetem o discurso reinante na empresa, mas, mesmo que involuntariamente, deixam escapar as tensões decorrentes das pressões a que são submetidos no dia-a-dia organizacional. Aqueles empregados entrevistados fora do ambiente da empresa, ex-empregados ou aquelesmais politizados conseguem ver e retratar com clareza a verdadeira facedo sistema, inclusive relacionando a situação na Samarco com outrasorganizações. Com base na pesquisa realizada e nas idéias defendidaspela maioria dos autores citados no referencial teórico, pode-se afirmarque as mudanças promovidas pela Samarco realmente têm possibilitado um grande ganho para a empresa, principalmente no que se refere ao aumento da produtividade. Contudo, os ganhos conseguidos pela empresa e pela maioria das organizações que adotam sistemas semelhantes não estão sendo devidamente distribuídos. Os custos sociais decorrentes de tais estratégias superam em muito os ganhos econômicos e financeiros. Os resultados alcançados pela pesquisa corroboram, de uma maneira geral, a literatura pesquisada.
Seminaro all´Università della Calabria II - appunti sul programma di studio e programma della lezione
Corsi giuridici in Brasile: Programma di studio: riassunto (ementa); gli obiettivi; contenuto programático; metodologia; valutazione dell’apprendimento; bibliografia basica e bibliografia complementare; il piano della lezione.
Modelos de regressão normal independente com erros de medida e dados censurados
Modelos com erros de medida (MEM) são úteis para descrever diferentes fenômenos em diversas áreas do conhecimento. São utilizados para comparar dispositivos de medição que variam em custo, tempo e eficiência. Embora vários modelos considerem a existência de covariáveis mal medidas, muitos deles não consideram observações censuradas para a variável resposta. Por outro lado, isto é fundamental uma vez que em vários estudos a resposta observada está sujeita a limites de detecção máximos e/ou mínimos. Neste contexto, estendemos o trabalho de Matos et al. (2016), que desenvolveram a estimação dos parâmetros do modelo com erros de medida multivariado usando a distribuição t-Student com observações censuradas, a uma classe mais geral de distribuições normal independente (t-Student multivariado e slash multivariado). Além de desenvolvermos os procedimentos de estimação e inferência robusta, no sentido de utilizar uma distribuição que acomode observações outliers de forma mais eficiente do que a distribuição normal, também realizamos um estudo de diagnóstico de influência global e local utilizando a metodologia proposta por Zhu e Lee (2001).
2019-08-10T07:12:25Z
Alejandro Guillermo Monzon Montoya
Deslocamentos Identitários de Professores no Discurso sobre sua Prática de Avaliação no Processo de Educação Continuada
Neste estudo investigamos as representações de professores de língua inglesa (LI) da rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais (MG) em relação à língua, língua estrangeira (LE) e a avaliação de aprendizagem desta. Nosso objeto de estudo baseia-se principalmente no discurso relacionado à avaliação de aprendizagem de LE (re)produzido por professores em serviço e inseridos em um curso de educação continuada (EC). Adotamos a perspectiva da Análise do Discurso atravessada por conceitos da Psicanálise para procedermos às análises dos fatos linguísticos relacionados à avaliação de aprendizagem de LI, adquirindo este estudo o caráter interdisciplinar característico dos estudos em Linguística Aplicada (LA). Utilizando a perspectiva discursiva, acreditamos que os sujeitos e os discursos são construídos sócio-histórico e ideologicamente, sendo esses sujeitos sempre desejantes e constituídos na e pela linguagem. Nesse sentido, por meio do conceito de avaliação historicamente representado na área de educação e culminando no campo da LA, apresentamos nosso corpus de análise, apoiado, predominantemente, no discurso dos sujeitos professores-alunos inseridos em um curso de EC. Através de entrevistas gravadas em áudio, realizadas com os sujeitos professores-alunos no início e ao final do referido curso, bem como de notas de campo provenientes de observações de aulas, tivemos disponíveis fatos linguísticos por intermédio dos quais pudemos flagrar suas representações que produzem sentidos em sua aprendizagem de LE e em sua prática profissional. Objetivamos observar ainda os (possíveis) deslocamentos identitários presentes no discurso e as tomadas de posições contraditórias principalmente em relação à avaliação de aprendizagem a partir da inserção desses professores no processo de EC. A análise deste estudo se baseia nas noções de interpretação, de ressonâncias discursivas e da contradição, sendo que compreendemos as ressonâncias discursivas como marcas linguísticas que se repetem, fazendo com que possamos depreender sentidos predominantes. Por meio de nossos gestos de interpretação da heterogeneidade, dos conflitos e das contradições presentes no fio do discurso, tentamos observar as representações desses sujeitos professores-alunos sobre língua, LE, e sobre a avaliação de aprendizagem desta. Percebemos que os sujeitos enunciadores convivem com diversas representações acerca de língua, LE, e da avaliação no processo de ensino/aprendizagem que os constituem sem que tenham consciência de sua existência, e os efeitos delas em sua prática pedagógica. Problematizamos, assim, os efeitos de sentido no discurso dos sujeitos enunciadores a partir do discurso da ciência (ou discurso universitário) produzido pela EC, pois este muitas vezes encontra resistência não transparente nesses professores para deslocamentos externos, e contribui para uma repetição vazia dos conceitos aprendidos, mas não uma apropriação destes em sua prática didática e avaliativa.
2019-08-14T09:13:21Z
Fernanda de Fatima Serakides Hon
Políticas culturais de lazer e esporte nas universidades públicas federais de Minas Gerais
O presente estudo, desenvolvido a partir do campo de estudo específico das políticas públicas, teve por objetivo debater o papel das universidades públicas federais do Estado de Minas Gerais na formulação de políticas de lazer e de esporte nos campi, por meio da análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), dos Estatutos e dos Regimentos Gerais. A partir da análise das filosofias institucionais, das ideologias e dos princípios que regem as práticas pedagógicas das universidades federais mineiras pude constatar que todas definem, em maior ou menor grau, sua responsabilidade com a promoção de uma educação emancipatória, humanística, integral e cidadã. De tal forma, a partir da compreensão do lazer e do esporte enquanto constitutivos da cidadania e instrumentos de formação e emancipação humana, busquei analisar a maneira que as universidades têm olhado para estas dimensões. Os resultados revelaram que embora todas as instituições contemplem o lazer e o esporte em, pelo menos, um de seus documentos, dentro da dinâmica da maioria, eles foram desenvolvidos por diversas instâncias organizativas (Assistência Estudantil, Extensão Universitária, Infraestrutura física) na forma de eventos isolados e não como uma política efetiva de animação (um processo). A maioria das universidades concebeu o lazer e o esporte de maneira funcionalista e assistencialista, como estratégia de promoção à saúde e à qualidade de vida; como condição para a manutenção e permanência dos estudantes na instituição; e como possibilidade de contato e interação social. Apenas quatro universidades indicaram compreendê-los de forma mais abrangente, enquanto parte integrante das ações educativas que desenvolvem e enquanto direito constitucional que deve ser universalizado. Não coincidentemente estas foram as mais propositivas no desenvolvimento das políticas de lazer e indicaram possuir um órgão específico para tal fim. A análise dos Regimentos Internos dos órgãos destas quatro universidades evidenciou seus objetivos, fontes de financiamento, metas e ações, fornecendo evidencias para inferir que a existência de órgãos específicos destinados ao lazer e ao esporte se configura como elemento significativo para que existam possibilidades concretas de implementação dessas políticas. Destaco, por tanto, a necessidade de que as estruturas universitárias compartam sinergicamente de um objetivo comum, a partir de um consenso mínimo em relação às concepções ampliadas do lazer, a fim de desenvolver uma política adequada à sua efetivação.
Vias de sinalização de proteínas MAPKS em Schistosoma mansoni
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Estudo genético de pacientes brasileiros com miopatias relacionadas à selenoproteína N1
Introdução: Diferentes formas de miopatias estão relacionadas ao gene da selenoproteína N1, entre as quais a distrofia muscular congênita tipo espinha rígida (DMER), miopatia multiminicore (Mm), desmiopatia com mallory body e miopatia com desproporção congênita de fibras (MDCF). Até o momento, não há estudos nacionais sobre mutações no gene SEPN1 em pacientes brasileiros com miopatias relacionadas à selenoproteína N1. O presente estudo é uma tese de doutorado apresentada na forma de dois artigos científicos: o primeiro, uma revisão da literatura sobre o sequenciamento de nova geração no estudo de miopatias relacionadas à selenoproteína N1; e o segundo apresenta os resultados da aplicação do sequenciamento de nova geração no estudo de mutações em pacientes brasileiros portadores de miopatias relacionadas à selenoproteína N1, assim como o estudo destes pacientes para outros genes relacionados a doenças neuromusculares. Objetivo: Avaliar a presença e caracterizar as mutações no gene SEPN1 em pacientes brasileiros com miopatias relacionadas à selenoproteína N1, correlacionando tais mutações aos achados clínicos e histopatológicos, assim como realizar a verificação de possíveis mutações em outros genes relacionados a doenças neuromusculares que apresentam características fenotípicas semelhantes aos das selenopatias. Metodologia: Incluíram-se 19 pacientes portadores de miopatias relacionadas à selenoproteína N1 de 16 famílias diferentes. Desses, 14 foram classificados como portadores de DMER, quatro com Mm e um com MDCF. Foram avaliados os aspectos clínicos, histopatológicos musculares (reações histológicas e histoquímicas musculares) e moleculares. O estudo genético foi feito através de sequenciamento de Sanger afim de detectar mutações no gene SEPN1. Os demais genes foram avaliados através de sequenciamento de nova geração realizado em painel contendo 61 principais genes relacionados a doenças neuromusculares. Realizou-se estudo de segregação familiar em alguns familiares por sequenciamento de Sanger. Resultados: O estudo molecular revelou mutações em 12 famílias. Família 1: um paciente com fenótipo clássico de Mm, apresentou uma mutação nova (c.1010G>T) em heterozigose composta com uma mutação patogênica já descrita (c.1384T>G) no gene SEPN1. Famílias 2, 3, 4 e 15: quatro pacientes não aparentados, com fenótipo de DMER, apresentaram a inserção de uma base fora de fase (c.713-714insA), três deles em heterozigose composta com outras mutações patogênicas, sendo uma delas uma mutação nova (3UTR:c.53G>T) e um em homozigose (caso 18). Família 5: um paciente com Mm forma pré-natal com artrogripose e mutação com sentido trocado em heterozigose (c.583G>A), cuja alteração complementar não foi identificada. Família 16: um paciente com Mm no qual foi encontrada uma mutação patogênica (c.1406G>A) em heterozigose composta com uma mutação nova (c.1396C>T) no gene SEPN1. Família 14: um paciente com MDCF com inserção de 12 bases em fase (c.316-317ins12bp) no gene SEPN1, esta alteração foi considerada como um polimorfismo, neste paciente foram detectadas mutações em heterozigose composta (c.6469G>A/c.9457G>A) no gene RYR1. Família 12: três irmãos afetados com quadro de miopatia e rigidez cervical, nos quais foi identificada uma inserção em fase, de três pares de base, em heterozigose (c.438-439ins3bp) no gene SEPN1, esta alteração foi considerada como um polimorfismo e posteriormente foi detectada uma mutação patogênica no gene LAMA2 em heterozigose composta com uma mutação nova (c.1259delA). Na Família 10 e 11 foram detectadas mutações em heterozigose composta nos genes COL6A1 e COL6A3, sendo na família 10 ambas já descritas como patogênicas (c.6859delG/ c.6064_5G>A) e na família 11 uma mutação patogênica (c.850G>A) em heterozigose com uma mutação nova (c.2959G>A). Conclusão: As miopatias relacionadas à selenoproteína N1 apresentam ampla variabilidade fenotípica e genotípica. Foram detectadas 12 mutações patogênicas no gene SEPN1 em 7 pacientes com DMER e Mm, dentre estas 4 não haviam registros na literatura médica. Além disso, foi possível detectar 10 mutações em 7 pacientes em outros 5 genes relacionados a doenças musculares incluídos no painel de NGS, sendo 8 descritas como patogênicas e duas mutações novas. A análise molecular pôde ajudar a confirmar o diagnóstico de doenças complexas que apresentam ampla variabilidade genética e fenotípica, bem como no aconselhamento genético das famílias
2019-08-14T00:59:33Z
Eralda Luíza Castro Concentino
Avaliação da associação entre admissão em fim de semana, evento adverso relacionado ao uso de medicamento e morte intra-hospitalar em hospital universitário de Belo Horizonte
Introdução: A segurança do paciente no contexto assistencial durante as internações tem sido tema bastante discutido em nível global. A ocorrência de desfechos ruins, incluindo mortes, em admissões que ocorrem em fins de semana comparadas àquelas que ocorrem em dias de semana tem sido descrita. Esse fenômeno é denominado “efeito de fim de semana”. Questões relacionadas a diferenças na gravidade dos pacientes admitidos, nos processos de cuidado e no número e experiência de profissionais disponíveis entre dias de fins de semana e dias de semana têm sido implicados para explicar esse fenômeno. Objetivo: O estudo teve como objetivo averiguar a associação entre internações em fins de semana e ocorrência de eventos adversos ao uso de medicamentos (EAM) bem como morte intrahospitalar entre pacientes internados em hospital universitário de Belo Horizonte/MG. Métodos: Trata-se de estudo de coorte prospectivo realizado com a participação de 1.151 pacientes cuja idade foi igual ou superior a 18 anos, internados por pelo menos 24 horas nos setores de Pronto Atendimento, Clínica médica e cirúrgica, CTI e Ginecologia/obstetrícia do Hospital estudado. O desfecho morte intrahospitalar foi coletado em bases administrativas da instituição. Para definição do desfecho EAM, utilizou-se busca ativa junto aos profissionais de saude, prontuáarios méedicos e prescriçõcoes baseada em rastreadores propostos pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) adaptados para a realidade local. Esses rastreadores são ferramentas que podem indicar a presença de um EAM, tornando a revisão de prontuário mais objetiva e direcionada por meio de exame laboratorial alterado, medicamentos utilizados para neutralizar ou tratar eventos adversos e relatos do corpo clínico. A busca de rastreadores foi realizada diariamente através de revisão dos registros médicos e prescrições além de consultas a profissionais envolvidos no cuidado por médicos e farmacêuticos e acadêmicos de farmácia, medicina, enfermagem e fonoaudiologia. Os casos com rastreadores positivos foram analisados paralelamente por um farmacêutico e um médico especialista em Clínica médica quanto à plausibilidade clínica e farmacológica para confirmação ou exclusão do EAM. Construiu-se modelos de regressão logística multivariada para investigação da associação entre os desfechos do estudo (um modelo para EAM e um modelo para morte intrahospitalar) e o efeito de fim de semana ajustados por variáveis referentes ao paciente e ao cuidado. Resultados: A média de idade da população estudada foi 52 anos (desvio padrão de 18,44). A maioria da população era do sexo feminino. Houve 315 (27,36%) admissões ao fim de semana, feriados e recessos e 836 (72,64%) admissões em dias de semana ao longo do estudo. O desfecho morte intrahospitalar ocorreu em 67 (5,82%) pacientes enquanto o desfecho EAM foi verificado em 154 (13,37%) pacientes. O maior risco de morte intrahospitalar se associou a: maior idade (OR1,028 e IC1,010 a 1,047), maior escore de comorbidades (OR 1,357 e IC1,232 a 1,505) e maior tempo de internação (OR1,014 e IC1,007 a 1,021). A maior chance de ocorrência de EAM se associou a maior tempo de internação (OR1,008 e IC 1,003 a 1,013), caráter da internação (OR3,880 e IC1,202 a 12,527) e grau de comorbidades vigentes (OR1,191 e IC1,098 a 1,291). Não houve associação significativa entre internação de fim de semana, EAM e morte intrahospitalar. Conclusão: Não se observou associação entre internação de fim de semana e morte intrahospitalar ou ocorrência de EAM no presente estudo. Palavras-Chave: Efeito fim de semana. Evento adverso medicamentoso. Morte Intra- hospitalar.
Proposta de software de orientação geográfica para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016
Nos últimos anos, o Brasil tem ganhado grande destaque no cenário mundial, não apenas pelo fortalecimento de sua economia e pelos seus já conhecidos vastos recursos naturais, mas também pela organização em seqüência de dois dos maiores eventos esportivos do planeta; aCopa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade do Rio de Janeiro será sede da Edição XXXI dos Jogos Olímpicos de Verão, que ocorrerá entre os dias 05 e 21 de agosto de 2016, promovendo as diversas disputas esportivas olímpicas entre os melhores atletas do planeta, e despertando o interesse de grande parcela da população mundial. Para isso, as organizações e comitês responsáveis, estão viabilizando uma série de obras em instalações, acomodações e corredores de mobilidade, com o intuito de aprimorar a infraestrutura na cidade. Juntamente com esta infraestrutura, serão necessárias informações de diversas naturezas para orientação dos turistas interessados em acompanhar os jogos pessoalmente. Diante deste cenário, este trabalho propôs a utilização de meios tecnológicoshoje existentes, para reunir e apresentar estas informações num sistema baseado em mapas disponibilizado para plataformas móveis, simplificando a orientação dos turistas e seus deslocamentos aos pontos de interesse na cidade, como locais de disputas esportivas, vilaolímpica, parques olímpicos, pontos turísticos, aeroportos, entre outros. A facilidade para obtenção de coordenadas a partir de um smartphone ou tablet, tornou essa tarefa de orientação bastante prática e instantânea, e mostrou capacidade para poupar consideráveisparcelas de trabalho dos voluntários da organização, contribuindo ao mesmo tempo com a sustentabilidade, dada a redução da necessidade de guias e impressos informativos.