Repositório RCAAP

Otimização e validação da técnica de extração sólido-líquido e purificação em baixa temperatura para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em lodo de esgoto

O produto final das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), gerado a partir de águas residuais domésticas ou efluentes industriais, é denominado lodo de esgoto. Toneladas deste resíduo são produzidas a cada ano em diversos países e a disposição final deste material muitas vezes não é realizada de maneira sustentável. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa realizada em 2001, constatou que 50% dos biossólidos são descartados em aterros sanitários, 15,1% como insumos na agricultura e 34,9% possuem destinação indefinida (ANDREOLI et al., 2008; CESAR et al., 2010). A introdução deste material na agricultura e na recuperação de áreas degradadas tem sido, em muitos países, uma via econômica de reaproveitamento desde 1980. Essa prática é objeto de crescente interesse devido aos impactos ambientais decorrentes de outras opções de disposiçãoe por ser econômica (VACA et al., 2011). Fato também justificado pelos teores elevados de matéria orgânica e de nutrientes, capazes de incrementar níveis de fertilidade, porosidade, permuta catiônica, permeabilidade e agregabilidade aos solos (MOTTA; MAGGIORE, 2013).

Ano

2019-08-10T17:19:49Z

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Érica Soares Barbosa

Estruturação de um Arquivo Setorial atendendo os setores Financeiro eControladoria da empresa Sei Consultoria de Projetos

Nesta pesquisa foi realizado um estudo sobre os setores de Controladoria e Financeiro da empresa Sei Consultoria de Projetos, em que foi vista a necessidade da estruturação de um arquivo setorial devido ao grande fluxo de informações contidas em documentos que não possuíam uma organização que fizesse com que a recuperaçãodessas informações fosse eficiente. O principal objetivo foi estruturar este arquivo para que o setor fosse responsável por organizar, dar acesso e preservar as informações dos setores. Apresenta uma revisão de literatura, trazendo conceitos relacionados ao tema do estudo,como documentos, arquivos e gestão documental. Neste estudo também são expostos o levantamento dos dados colhidos através da pesquisa e a metodologia a ser utilizada para a estruturação, e por fim, os resultados e considerações do estudo.

Ano

2019-08-09T17:27:35Z

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Livia Emanuela Andrade Paulino

Não comparecimento às primeiras consultas odontológicas na atenção secundária em um município mineiro de grande porte

O não comparecimento de usuários a consultas agendadas, especificamente aquele relativo à atenção secundária odontológica em Belo Horizonte, não é problema recente, representando impactos à saúde, prejuízos à resolutividade e integralidade do cuidado, além de custos desnecessários ao sistema. O presente estudo, por meio do método quantitativo, visou à identificação e análise de possíveis fatores associados aos não comparecimentos, em 2011, às primeiras consultas odontológicas agendadas de usuários residentes em Belo Horizonte, pertencentes a ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos referenciados, a partir da atenção primária, para as especialidades odontológicas cirurgia, endodontia, periodontia e disfunção têmporo-mandibular, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Centro-Sul. Foi utilizada pesquisa em base de dados secundários do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (SMSA/PBH). A variável dependente foi o não comparecimento à primeira consulta agendada e as variáveis independentes analisadas foram: idade, tempo na fila de espera, sexo, distrito sanitário de origem e especialidade para a qual o usuário foi referenciado. Foram utilizados os testes de Mann-Whitney e qui-quadrado de Pearson para análise bivariada e regressão de Poisson com variância robusta para análise multivariada. Os testes foram conduzidos com um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Entre as 6.428 primeiras consultas odontológicas agendadas para 2011, nas quatro especialidades selecionadas para análise, 32,9% não foram realizadas em função da ausência do usuário. A partir da análise bivariada foi verificada associação estatisticamente significante entre o não comparecimento do usuário à primeira consulta odontológica e as cinco variáveis independentes: idade (p<0,001), tempo na fila de espera (p<0,001), sexo (p =0,003), distrito sanitário de origem do usuário (p=0,001) e especialidade para a qual foi referenciado (p 0,001). A análise multivariada permitiu constatar que todas as variáveis estavam independentemente e significativamente associadas ao evento. Adultos jovens, do sexo masculino, residentes em determinados distritos sanitários, referenciados para as especialidades de cirurgia e endodontia e que ficaram mais tempo na fila de espera apresentaram maiores frequências de não comparecimentos às primeiras consultas odontológicas agendadas para 2011 no CEO Centro-Sul.

Ano

2019-08-12T03:20:56Z

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Alessandra Trindade Machado

Biomarcadores Imunológicos do Envelhecimento Saudável em idosos de Belo Horizonte

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2021-06-30T16:19:26Z

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Fernanda Calvo Fortes

Imprensa operária e educação: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1987-1930)

Esta tese teve como principal objetivo identificar e discutir as demandas educacionais de trabalhadores de Belo Horizonte a partir da análise de periódicos de quatro associações operárias, quais sejam, Associação Beneficente Tipográfica, Centro Confederativo dos Operários, Confederação Auxiliadora dos Operários e Confederação Católica do Trabalho, no período compreendido entre a última década do século XIX e o final da década de 1920. A hipótese desta pesquisa é a de que as políticas públicas educacionais, por meio de reformas estaduais e municipais, não contemplavam as necessidades dos trabalhadores e de seus filhos, e nem foram efetivadas a contento. Desse modo, surgiram iniciativas, promovidas por associações operárias e divulgadas em seus impressos, com a intenção de fomentar a instrução para os trabalhadores. Para o desenvolvimento da pesquisa, afora levantamento e leitura bibliográfica, foram analisados os seguintes periódicos das associações: O Labor (1905-1906), da Confederação Auxiliadora dos Operários, O Confederal (1907), doCentro Confederativo dos Operários, O Operário (1920-1929), da Confederação Católica do Trabalho, e a revista da Associação Beneficente Tipográfica (1906, 1908, 1911, 1920, 1925, 1930, 1936). Além destes, outras fontes foram pesquisadas: estatutos das associações operárias; documentos de caráter oficial; leis mineiras, especialmente aquelas relativas à implantação da escola primária; reformas da instrução pública e educação de adultos; além de anuários e recenseamentos. Para análise dos documentos, foramfeitos estudos teóricos conceituais no campo da história social, com ênfase nas contribuições de E. P. Thompson, bem como outros autores concernentes à história do trabalho, história de Belo Horizonte e história da educação. A tese está dividida em quatrocapítulos. O primeiro apresenta revisão bibliográfica de estudos sobre trabalho e movimento operário no Brasil, enfocando particularidades do movimento operário em Belo Horizonte. O segundo capítulo trata do surgimento das quatro associações operárias, nadinâmica de construção e desenvolvimento de Belo Horizonte, nova capital de Minas Gerais, e suas relações nos processos de debate, elaboração e implementação das políticas educacionais de governo. O terceiro capítulo aborda os objetivos e a materialidade dos periódicos das associações operárias, para compreender as demandas educacionais propostas. Por fim, o quarto capítulo relaciona e analisa tais demandas cotejando com as reformas educacionais estabelecidas no período de implantação da escola primária pública e educação de adultos.

Ano

2019-08-12T08:45:14Z

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Renata Garcia Campos Duarte

Avaliação da cinética da infecção por uma linhagem atenuada de Corynebacterium pseudotuberculosis em camundongos e caprinos

Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria Gram-positiva, patógeno intracelular facultativo, causador da Linfadenite Caseosa (LC) em caprinos e ovinos. Essa doença consiste em desenvolvimento de abscessos em linfonodos superficiais e internos. A infecção por C.pseudotuberculosis representa um grande impacto na produção de subprodutos da ovinocaprinocultura em diversos países, e até o presente momento não existem informações suficientes a respeito da profilaxia imunológica contra a doença. Portanto, é necessário odesenvolvimento de novas alternativas vacinais contra a LC. Através da mutagênese aleatória utilizando-se o sistema TnFuZ, foi obtida uma linhagem atenuada de C. pseudotuberculosis, chamada de CP13, a qual demonstrou resultados promissores em ensaios de imunização em camundongos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade protetora da CP13 em modelo murino e caprino. Na primeira parte do estudo foram avaliadas as respostas imunes humoral e celular produzidas após uma inoculação intraperinotenal com a linhagem mutante CP13 em camundongos BALB/c. As respostas induzidas foram avaliadas durante 28 dias, com posterior desafio utilizando linhagem virulenta. Títulos de IgG1 e IgG2a no soro foram determinados e as respostas imunes celulares foram medidas por mensuração de TNF-alfa, IL-10, IL-4 e IFN-gama em células esplênicas. O ensaio piloto de imunização em caprinos avaliou o potencial desta linhagem na redução das lesões causadas pela LC. Vinte e três cabritos jovens receberam uma ou duas doses da CP13, por via subcutânea, e uma infecção experimental com linhagem virulenta MIC-6 de C. pseudotuberculosis foi feita 30 dias após a imunização. O perfil de resposta imune do tipo Th1 induzido por esta linhagem recombinante em modelo murino provavelmente é responsável pela proteção observada. Em caprinos, as avaliações realizadas revelaram que o tratamento com duas doses apresenta potencial na redução das lesões em linfonodos após desafio com linhagem virulenta.

Ano

2019-08-14T10:59:30Z

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Dayana Ribeiro

A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação

Nesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o trabalho com máscaras teatrais, entre eles Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jacques Lecoq; aborda-se o uso de três máscaras de cunho pedagógico: a máscara neutra, as máscaras larvárias e as máscaras expressivas inteiras de anciãos de olhos pintados e, consequentemente, o trabalho com uma dramaturgia do silêncio; salienta-se o uso das máscaras de base no processo de iniciação teatral, considerando-as como alicerce para o uso futuro da meia máscara expressiva; busca-se, também, refletir sobre o ofício do ator, pautado, aqui, pelo domínio artesanal de uma técnica codificada, apontando a necessidade do trabalho de preparação corporal pré-expressivo como condição primeira para o ator vestir uma máscara. Discutem-se, ainda, questões pertinentes à máscara como dispositivo mediador que impõe ao ator a assunção de suas características intrínsecas e, ao mesmo tempo, exige dele uma generosidade total para que a torne maleável como uma segunda pele.

Ano

2019-08-12T07:22:31Z

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Fernando Joaquin Javier Linares

Proteína 1 de merozoíto de Plasmodium vivax: estudo da resposta imune específica contra domínios polimórficos e conservados em populações brasileiras

A maioria dos estudos sobre o papel da proteína MSP-1 de Plasmodium vivax na imunidade naturalmente adquirida contra a malária concentra-se na região conservada C-terminal da molécula. No entanto, evidências substanciais provenientes de estudos experimentais com roedores apontam as sequências polimórficas da MSP-1, as quais se encontram sob seleção balanceada, como alvos da resposta imune protetora alelo-específica. Apesar destas evidências, o nosso atual conhecimento a respeito da resposta de anticorpos naturalmente adquiridos contra domínios polimórficos da PvMSP-1 é muito limitado. Neste trabalho de doutorado, foi avaliada a resposta de IgG dirigida contra epitopos conservados (MSP119) e polimórficos (blocos 2 e 10) da PvMSP-1 em 214 pacientes com malária clínica, monoinfectados por P. vivax, residentes na área endêmica brasileira. Dez proteínas recombinantes correspondentes às variantes alélicas do bloco 2 (BR07, BP29, BP39, BP30, BEL) e bloco10 (BR07, BP29, BP39, BP01, BP13) da PvMSP-1 já descritas entre os isolados brasileiros de P. vivax, além de uma recombinante correspondente a subunidade conservada C-terminal da PvMSP-1, a proteína MSP119 foram expressas em Escherichia coli. Com exceção das variantes antigênicas BR07 e BP13, cujo reconhecimento por anticorpos IgG foi superior a 40%, nossos dados mostram que as demais variantes foram pouco reconhecidas (13 a 31%) por soros dos indivíduos avaliados. Com relação à magnitude da resposta variante-específica, os níveis médios de IgG também foram baixos, com as maiores reatividades detectadas para anticorpos dirigidos contra as variantes BR07 e BP13. Diferente do padrão de resposta observado para os epitopos polimórficos, 89% dos indivíduos apresentaram IgG contra o domínio conservado C-terminal (MSP119); corroborando a alta imunogenicidade desta região da molécula. Presença e níveis de anticorpos detectados contra a variante BP13 do bloco 10 e anti-MSP119 foram associados ao tempo de exposição à malária (número de episódios clínicos prévios), sugerindo que durante um episódio agudo de malária, há um boosting na resposta de anticorpos dirigidos contra estes epitopos C-terminais da PvMSP-1. Um aspecto importante, mas ainda pouco explorado nas infecções por P. vivax é a associação de parâmetros clínicos associados à morbidade na malária, como anemia e plaquetopenia e a resposta de anticorpos alelo-específicos. Os resultados obtidos a partir de uma combinação de análises empregando técnicas estatísticas uni e multivariada (ACP), mostraram a presença de correlações negativas entre níveis séricos de hemoglobina e níveis de IgG contra as variantes BR07 e BP13 do bloco 10. Interessantemente, as mesmas sequências destas variantes foram identificadas, em maior prevalência, nos parasitos infectantes isolados de indivíduos anêmicos quando comparados aos não anêmicos, evidenciando uma associação entre a variante alélica infectante e a resposta de anticorpos específica. Estes dados sugerem o possível envolvimento dos anticorpos IgG específicos para a variante alélica infectante e direcionados para a regiao polimórfica C-terminal da PvMSP-1 na etiologia da anemia observada durante a malária por P. vivax. De modo geral, nossos resultados evidenciam o padrão de reconhecimento imune distinto, em termos de anticorpos variante-específicos, entre os domínios N- e C- terminais da PvMSP1, o que pode ter implicações para o desenvolvimento de vacinas baseadas na PvMSP1; além de destacarem a real necessidade de se ampliar os estudos sobre a reposta imune dirigida contra epitopos polimórficos desta proteína em diferentes realidades epidemiológicas.

Ano

2019-08-13T08:54:41Z

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Cristiane Guimaraes Morais

Estudo comparativo de duas técnicas de lavra em barragem de rejeito sob o ponto de vista geotécnico

Com a escassez de recursos minerários ricos, tal como hematita, a mineração de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero, vem beneficiando, desde 1970, minérios de baixos teores, como itabirito friável. O novo desafio das mineradoras do Quadrilátero Ferrífero está relacionado com o beneficiamento de minérios de baixo teor estocados em barragens de rejeitos e pilhas de estéril. Estudos de viabilidade técnico-financeira do aproveitamento do rejeito estocado em barragens foram desenvolvidos por instituições de pesquisas e mineradoras do estado de Minas Gerais. Permitiu-se, então, a modernização de usinas de beneficiamento de minério de ferro visando o aproveitamento de rejeitos. A retomada do rejeito estocado em barragens pode ser realizada por métodos via úmida ou a seco. Foram abordados nesta dissertação, os métodos de desmonte hidráulico e mecânico, os quais correspondem a processos via úmida e a seco, respectivamente. O método mecânico consiste da escavação por meio de escavadeiras e transporte do rejeito por caminhão até a usina. O desmonte hidráulico ocorre por meio do lançamento de jatos de água em alta pressão no material a ser desmontado, seguido de bombeamento até a usina de beneficiamento. Esta dissertação buscou avaliar a influência geotécnica destes métodos na estrutura de disposição de rejeitos selecionada. A estrutura de disposição de rejeitos corresponde a um Empilhamento Drenado, constituído por rejeitos arenosos dispostos por aterro hidráulico, desativado por 15 anos. Desse modo foram realizados estudos contemplando análises de tensão deformação, análises de percolação, análises de estabilidade e análise do potencial de liquefação. De posse dos resultados das simulações numéricas elaborados, constatou-se que o método mecânico pode não comprometer a estabilidade do Empilhamento Drenado. As simulações numéricas indicaram que a prática de retomada de rejeitos via desmonte hidráulico no Empilhamento Drenado pode não ser capaz de instabilizar a estrutura. Entretanto, caso haja comprometimento da eficiência do sistema de drenagem interna, o desmonte hidráulico pode contribuir para o desenvolvimento de falhas.

Ano

2019-08-10T05:17:57Z

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Henrique Oliveira Alves

Desenvolvimento de dispositivo original para medição e registro de ondas de corrente de descargas atmosféricas

A representação da forma e amplitude da onda de corrente de descarga atmosférica constitui elemento fundamental para definição e dimensionamento das práticas de proteção contra o fenômeno. As estações de pesquisas que realizam o registro de formas de ondas de correntes de descargas a partir de torres instrumentadas requerem investimentos altos para sua construção e operação, o que inviabiliza a aquisição de dados de várias localidades em uma determinada região. O trabalho de doutorado consistiu na concepção e desenvolvimento de um dispositivo, capaz de medir e registrar a forma de onda da primeira corrente de retorno de descargas atmosféricas por meio do campo eletromagnético próximo. Tal dispositivo, de custo reduzido e baseado em DSP, tem o propósito de fornecer uma alternativa consistente aos sistemas tradicionais de medição de correntes impulsivas. Desenvolveram-se dois sistemas de medição, sendo a principal diferença entre eles o sensor de aquisição de tensão induzida. Um utiliza uma antena loop e o outro uma bobina de Rogowski. Ambos os sistemas incluem funções adicionais, tais como acesso remoto, autoteste e transferência de dados que podem ser acionadas remotamente por meio de internet. A validação dos sistemas propostos ocorreu em duas etapas. A primeira baseou-se em ensaios laboratoriais e a segunda na medição de corrente de descargas atmosféricas na estação de pesquisa do Morro do Cachimbo (MCS). Em 2018, instalaram-se quatro dispositivos nessa Estação, sendo três com antena loop e um com bobina de Rogowski. Estes dispositivos registraram a forma de onda de cinco primeiras correntes de retorno de descargas descendentes negativas que atingiram a torre instrumentada de MCS. Os resultados obtidos pelos sistemas desenvolvidos mostraram-se consistentes com aqueles obtidos pelo sistema de medição tradicional. Como continuidade do projeto de doutorado, pretende-se constituir uma rede de dispositivos distribuídos em diferentes localidades numa região determinada por um raio da ordem de 30 km, para composição de uma base de dados local de parâmetros de corrente de retorno num curto período.

Ano

2020-08-03T20:42:06Z

Creators

Listz Simões de Araújo

Validade e confiabilidade do teste do esfigmomanômetro modificado para a avaliação da força muscular de membros inferiores e tronco de indivíduos na fase crônica do acidente vascular encefálico

A fraqueza muscular é comumente observada em indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE). Os métodos comumente utilizados para avaliar este desfecho na clínica apresentam importantes desvantagens. Os objetivos deste estudo foram: a) investigar a validade de critério concorrente e confiabilidades teste-reteste e interexaminadores do TEM para avaliar a força muscular de MMII e tronco de indivíduos na fase crônica do AVE;e b) verificar se o uso de diferentes formas de operacionalização das medidas altera os seus valores e suas propriedades. A força dos músculos flexores/extensores de quadril, joelho, tornozelo, tronco, abdutores de quadril, flexores laterais e rotadores do tronco de 59 indivíduos na fase crônica do AVE (57,80±13,79 anos; 90,97±71,34 meses de AVE) foi avaliada com o dinamômetro portátil (padrão ouro) e o TEM bilateralmente no primeiro dia de avaliação, pelo examinador-1. No segundo dia (uma a quatro semanas após o primeiro), o examinador-1 e examinador-2 avaliaram a força desses grupos musculares com o TEM de forma independente e utilizando o mesmo protocolo. Um examinador auxiliar fez a leitura e registro de todas as medidas. Para investigar a validade, teste de correlação de Pearson foi utilizado para avaliar a correlação entre as medidas do dinamômetro portátil (Kgf) e do TEM (mmHg). Análise de regressão simples foi utilizada para identificar o melhor modelo para explicar a relação entre as medidas obtidas com os dois equipamentos e fornecer equações de predição dos valores de força em kgf a partir dos valores em mmHg. Para investigar as confiabilidades teste-reteste e interexaminadores do TEM, utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse (CCI). One-way ANOVA foi utilizada para comparar os valores de força muscular obtidos com o TEM entre as diferentes formas de operacionalização das medidas (=0,05). Valores significativos e classificados como no mínimo moderados foram encontrados para a validade (0,79r0,90;p0,001), confiabilidades teste-reteste (0,57CCI0,98;p0,001) e interexaminadores (0,53CCI0,97;p0,001) para todos os grupos musculares considerando as diferentes formas de operacionalização, exceto a confiabilidade interexaminadores da primeira repetição dos flexores plantares do lado não parético, classificada como baixa (CCI=0,34;p0,001). ANOVA evidenciou valores similares entre as formas de operacionalização das medidas para todos os grupos musculares (0,003F0,08;0,92p1,00). A análise de regressão linear demonstrou que os valores em mmHg foram bons preditores dos valores em kgf (0,62r20,90;p0,001). Portanto, o TEM apresentou validade de critério concorrente e confiabilidades teste-reteste e interexaminadores adequados para avaliar a força muscular de MMII e tronco de indivíduos na fase crônica do AVE, sendo necessária a realização de apenas uma repetição após familiarização. Recomenda-se a média de duas medidas do TEM para os flexores plantares do lado não parético quando avaliado por dois examinadores.

Ano

2019-08-12T05:33:27Z

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Lucas Araujo Castro e Souza

Perfil conceitual de molécula: heterogeneidade de modos de pensar e falar no ensino superior de química

Nesta tese, buscamos remodelar o perfil conceitual de molécula baseado no perfil pré-estabelecido por Mortimer e Amaral (2014). Realizamos a coleta de dados empíricos em cursos de graduação em Química seguindo as bases metodológicas do programa de pesquisa em perfis conceituais. Nesse sentido, foram analisados dados obtidos em livros didáticos indicados para o ensino superior, questionários, entrevistas e aulas de química, todos desse nível de ensino. Após análise e diálogo entre os dados, propusemos o novo perfil conceitual de molécula constituído por seis zonas: primeiros princípios, substancialismo, átomos geometricamente arranjados, composicionista, interacionista e molécula moderna. As zonas foram delimitadas por compromissos epistemológicos e ontológicos que foram identificados nas diversas formas de falar e pensar reconhecidos nos dados. Dos questionários, observamos, por exemplo, a predominância das zonas interacionista, composicionista e átomos geometricamente arranjados, respectivamente; nas aulas de química e nos livros, verificamos que ainda há o uso do substancialismo. Posteriormente, produzimos e aplicamos uma atividade envolvendo as zonas do novo perfil de molécula de forma a abordá-las em uma única aula. Essa atividade foi executada em aulas de Química Orgânica do ensino superior e da pós-graduação. Observamos que os modos de pensar e falar sobre as mesmas questões diferiram nos dois níveis de ensino e que os estudantes da pós-graduação têm uma maior apropriação das formas de falar relativas à zona molécula moderna. Alguns estudantes sinalizaram que fazem escolhas das formas de falar sobre molécula dependendo do contexto de uso da fala, ou seja, podemos perceber que eles têm a consciência do perfil e do uso de diversas zonas em diferentes contextos. O perfil proposto neste trabalho apresenta zonas que remetem aos princípios básicos da química, o que demonstra sua relevância e importância para a área. Além disso, o estudo ressalta a importância e a centralidade do conceito de molécula no ensino de química. Entendemos que determinados conteúdos abordados nas aulas podem favorecer o surgimento de algumas zonas específicas desse perfil, além de que parece haver variações do uso de zonas em relação às diferentes representações de molécula. A consciência desse perfil pode auxiliar o professor no planejamento de atividades que promovam o entendimento das distintas formas de falar e modos de pensar para resolver problemas distintos. Os estudantes também precisam ter consciência desse perfil para, então, perceberem que as formas de falar e os modos de pensar sobre molécula não são igualmente poderosos para resolver problemas distintos.

Ano

2020-09-29T13:29:34Z

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Renata Reis Pereira

Articulação entre disciplinas de uma escola de tempo integral: reverberações de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) nas aulas de Matemática

O momento presente tem evidenciado a demanda dos cidadãos brasileiros pela qualificação das escolas públicas. O Estado, de certo modo, reconheceu essa demanda ao explicitar, na meta seis do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que uma forma de qualificar as escolas públicas seria ampliar suas jornadas, tornando-as de tempointegral. Contudo, o que se tem observado historicamente no Brasil é que algumas ampliações do sistema educacional têm sobrecarregado essas instituições, ao fazerem com que elas assumam novas tarefas e, sem o investimento necessário, tais ampliações têm se convertido em ampliações para menos, ao enfraquecerem o seu trabalho pedagógico. Inserido nesse contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de iluminar o trabalho pedagógico de uma escola, para identificar reverberações de novas disciplinas nas aulas de Matemática e descrever como foram os desdobramentos dessas reverberações nessas aulas. Ancorada em referenciais teórico-metodológicos daTeoria Histórico-Cultural da Atividade, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, em uma sala de aula de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede federal de Minas Gerais. O material empírico foi produzido durante todo o ano de 2014, em duas etapas. Na primeira delas, realizada de abril a junho de 2014, foram observadas todas as aulas de Matemática de uma turma de 7° ano e,paralelamente, as aulas da disciplina intitulada Grupo de Trabalho Diferenciado O Homem, o Meio Ambiente e suas Interações. Na segunda, realizada de julho a dezembro de 2014, as aulas de Matemática continuaram sendo observadas, e o pesquisador passou a ofertar uma disciplina intitulada Grupo de Trabalho DiferenciadoEspaço Potencializador de Articulações (GTD EPA), na expectativa de que ela reverberasse nas aulas de Matemática. Os instrumentos utilizados na produção desse material foram entrevistas e diário de campo. Os registros das interações produzidas pelos participantes da pesquisa foram gravados em áudio e vídeo. A unidade de análisefoi delimitada nas aulas de Matemática. Caracterizou-se uma atividade, levando-se em consideração suas dinâmicas internas e mudanças históricas. Esta, quando analisada, deu visibilidade a algumas tensões provocadas pelas reverberações do GTD EPA nas aulas de Matemática. Tais tensões foram identificadas, especialmente quando os estudantes utilizaram nessas aulas ações desenvolvidas no GTD EPA, que se chocaram com algumas das regras dessas aulas. Desta análise, destaca-se, como resultado de um ponto de vista mais específico, que, por um lado, as referidas tensões demonstraram ter contribuído para iniciar um miniciclo potencialmente expansivo de aprendizagem, noqual um estudante, em sala de aula, passou a ponderar sobre o procedimento utilizado na transformação dos números decimais em frações e a discutir sobre a conveniência de seu uso em detrimento de apenas utilizá-lo mecanicamente. Por outro lado, salienta-se que determinadas tensões, sob certas circunstâncias, mostraram que podem alienar os sujeitos da atividade. Destaca-se ainda, de um ponto de vista mais amplo, que as reverberações do GTD EPA, nas aulas de Matemática, revelaram que é possível potencializar articulações entre disciplinas diferentes de uma escola de tempo integral. Contudo, também se evidenciou que as expansões nas aprendizagens dos estudantes passam, além de garantir a articulação das disciplinas, pela forma com que a comunidade envolvida enfrenta suas tensões, ou seja, mostrou-se que as articulações sozinhas não garantem expansões nos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos nas disciplinas articuladas.

Ano

2019-08-14T00:30:05Z

Creators

André Augusto Deodato

Atividade antagonista de extrato intracelular obtido de Fusobacterium necrophorum: modo de ação e caracterização bioquímica

Fusobacterium necrophorum é considerado membro da microbiota indígena da cavidade oral, intestino e trato geniturinário de animais e está associado a etiopatogenia de diversas doenças que acometem seres humanos e outros animais, expressando uma gama de fatores de virulência para tanto. A habilidade de produção de substâncias antagonistas, capazes de inibir a multiplicação ou matar bactérias competidoras, é considerada importante fator de virulência bacteriana. Dentre elas, destacam-se as bacteriocinas, um grupo heterogêneo de compostos antibacterianos de natureza peptídica. Nosso grupo demonstrou, pela primeira vez, a produção de substância(s) antagonista(s) por F. necrophorum ativas contra bactérias de outras espécies, bem como a natureza proteica de tais substâncias. A presente investigação teve como objetivo contribuir para a compreensão bioquímico-molecular dessas moléculas. O extrato intracelular, precipitado com sulfato de amônio à saturação de 50% de (C50) obtido a partir de cultura de F. necrophorum ATCC 25286, foi capaz de matar a amostra reveladora Peptostreptococcus anaerobius. A atividade foi completamente perdida quando C50 foi submetido à temperatura igual ou superior a 45°C e quando exposto a proteases. O extrato manteve-se estável em uma ampla faixa de valores de pH (6,0 a 11,0) e quando incubado junto a solventes orgânicos e sua atividade antibacteriana foi quase completamente perdida após tratamento com EDTA e recuperada com o acréscimo de zinco. A concentração inibitória mínima de C50 para P. anaerobius foi 6,25UA/mL, coincidindo com a concentração bactericida mínima. Em 30 minutos, todas as células bacterianas de P. anaerobius estavam mortas. A tentativa de purificação da substância antagonista foi realizada com fracionamento por precipitação com sulfato de amônio à saturação de 50%, cromatografia de troca iônica, seguida por exclusão e, finalmente, por fase reversa. Entretanto, a purificação não foi alcançada.

Ano

2019-08-12T17:59:45Z

Creators

Carolina Nicolai Valeff

Espaço físico e o desenvolvimento cognitivo e social na educação infantil

O projeto de intervenção foi realizado numa instituição pública de Educação Infantil com crianças, mais especificamente uma turma com a idade de 4 (quatro) anos, com o objetivo de refletir acerca dos modos de interação das crianças com o espaço físico da sala de aula. Discuti-se a importância do espaço físico, não somente como um espaço vazio e sem interferência no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas como instigador para a construção e aprendizagem do conhecimento pela criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando pesquisadores como: Horn (2004), Zabalza (1998), Edwards, Gandini, Forman (1999), os quais discutem a importância do espaço no desenvolvimento infantil e como ele é percebido e utilizado pelas crianças. O resultado do projeto de intervenção foi a percepção por parte das crianças do espaço da sala de aula como um lugar de possibilidades, promotor da autonomia e aprendizagem.

Ano

2019-08-11T01:56:34Z

Creators

Janaina Pedrosa de Souza

Desenvolvimento de circuito pré-amplificador rápido sensitivo à carga para detecção de radiação Gama

Este trabalho propõe revisar a contribuição da eletrônica nuclear para análise e aplicação de fenômenos da física nuclear, dando ênfase à recuperação e à reconfiguração de espectrômetros gama diferenciais de ótima qualidade, mas degradados devido à obsolescência de seus circuitos eletrônicos. Para efeito prático, são mostrados os principais métodos de medição de energia de radiação por espectrometria, e de medição de posição para obtenção de imagem. Os métodos nucleares de imagem são comparados com métodos convencionais de análise de altura de pulso, buscando-se confrontar, entre outras informações: (a) resolução em energia, (b) resolução espacial e (c) relação sinal ruído que cada método fornece. São abordadas técnicas de obtenção de histograma de amplitudes, de determinação da posição da interação e de formatação de sinal. Com o uso de um simplificado hardware de aquisição de dados baseado no dispositivo lógico A-101 da Ampetek, esta dissertação apresenta um projeto de implementação de um pré-amplificador digital conectado a um conjunto detector contendo cristal um cintilador de iodeto de sódio dopado com tálio, privilegiando a cadeia eletrônica de detecção de radiação gama formada por um circuito pré-amplificador discriminador e com saída de pulsos ordenados.

Ano

2019-08-14T20:03:38Z

Creators

Jose Carlos da Cunha

Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl

Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento dos índices físicos do brasileiro. O cinema foi um importante instrumento utilizado para legitimação do regime autoritário vigente no Brasil nos anos de 1937 a 1945. Através dele, Getúlio Vargas pode divulgar o ideal físico e comportamental do novo homem brasileiro, com uma estética que remete, em alguns pontos, àquela utilizada por Leni Riefenstahl nos filmes de propaganda nazista.

Ano

2019-08-14T19:43:51Z

Creators

Clara Alves Teixeira

Identidade e aprendizagem de inglês sob a ótica do caos e dos sistemas complexos

Este trabalho tem como objetivos apresentar a identidade social na contemporaneidade como um sistema caótico e complexo e demonstrar a inter-relação existente entre os processos de (re)construção identitária e o de aprendizagem de língua estrangeira. Para tanto, utiliza como referencial teórico as teorias da Complexidade e do Caos e reflete sobre as questões identitárias no momento atual, recorrendo às contribuições de Bakhtin, Giddens e Hall. Para a compreensão do processo de aprendizagem, toma o conceito de comunidades de prática, proposto por Wenger. O trabalho realizado é de cunho qualitativo/interpretativo e orientado pelo paradigma da Complexidade. Com essa base epistemológica, é desenvolvido através da pesquisa-narrativa. Os dados para análise são constituídos de narrativas selecionadas do corpus do projeto AMFALE, desenvolvido na UFMG. A análise é realizada em duas etapas: uma categórica e outra holística e desenvolvida à luz das teorias propostas. Os resultados obtidos revelam que os processos de reconstrução/emergência identititária e de aprendizagem de línguas guardam entre si não apenas uma relação de interação, mas de inteiração. O entendimento da relação identidade / aprendizagem pela ótica da complexidade contribui para uma nova visão do processo de aprendizagem que rompe com posições determinísticas, responsáveis por atitudes preconceituosas e hegemônicas. Finalmente, evocando a figura do fractal, é sugerido um novo termo - identidades fractalizadas - para se referir à forma pela qual o momento contemporâneo, ao fractalizar o sistema identitário do ser humano, o torna mais complexo.

Ano

2019-08-13T08:12:36Z

Creators

Liliane Assis Sade Resende

Dos trabalhos coletivos aos coletivos de trabalho: uma experiência agroecológica em uma ocupação urbana

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021-11-11T19:18:56Z

Creators

Vivian Franchi Tofanelli

Uma leitura bourdieusiana da arquitetura

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Ano

2021-09-24T21:10:10Z

Creators

Denise Morado Nascimento