Repositório RCAAP
Informação política, campanha negativa e eleições: o conteúdo das campanhas presidenciais de 2010 no Twitter
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Aspectos básicos da fisiopatologia e de cuidados às pessoas portadoras de doença falciforme
A doença falciforme é uma hemoglobinopatia estrutural, sendo uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e no mundo, de caráter dominante, transmitida dos pais para os filhos. Sua origem histórico-geográfica é reportada ao continente africano, sendo que atualmente se encontra em todos os continentes devido às migrações populacionais. Resulta de uma alteração genética e tem como consequência uma alteração estrutural na formação proteica da hemoglobina, surgindo outras diferentes da hemoglobina A, que é aquela encontrada normalmente em indivíduos adultos sem doença falciforme. As hemoglobinas anormais mais comumente encontradas são a C e a S. A alteração estrutural juntamente com outros fatores teciduais determina a falcização da hemácia, levando à oclusão de vasos sanguíneos (vaso-oclusão) e à morte precoce das hemácias (hemólise crônica). Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a fisiopatologia da doença falciforme, bem como os aspectos básicos sobre os cuidados que devem ser prestados às pessoas portadoras, em diversas situações de sua vida, como, por exemplo, na infância, na adolescência e na gestação. Também discorre sobre as situações de complicações agudas e crônicas da doença e das intervenções necessárias em cada caso, que devem ser adotadas pelas equipes de atenção básica. Finalmente, apresenta relatos da literatura sobre problemas enfrentados pelos portadores da patologia, como histórico de diagnóstico tardio, situação socioeconômica desfavorável e desconhecimentos dos profissionais da atenção básica a respeito da doença.
2019-08-10T20:56:50Z
Samuel Silva do Rosario
Processamento de consultas baseadas em palavras-chave sobre fluxos XML
Fluxos de dados XMLtornaram-se um relevante tema de pesquisa devido ao uso ge-neralizado de aplicações Web em tempo real, tais como notícias on-line e RSS feeds. Esses fluxos devem ser processados rapidamente e sem retenção. Aplicações sobre fluxos XML tornam-se complexas quando milhares de consultas devem ser processadas simultaneamente. Diferentes abordagens exploram o processamento simultâneo de con-sultas sobre fluxos XML. No entanto, elas são baseadas em linguagens estruturadas, tais como XPath e XQuery. Essas linguagens exigem conhecimento de suas sintaxes e doesquema de dados envolvido para a formulação de consultas. Palavras-chave são uma alternativa informal para submeter consultas a aplicações sobre fluxos XML, pois re-querem conhecimento mínimo do esquema de dados. Abordagens existentes, baseadas em palavras-chave, se concentram em melhorar o desempenho do processamento de consultas, mas geralmente envolvem documentos XML arquivados e estruturas auxi-liares, tais como índices. Abordagens mais recentes concentram-se em algoritmos para palavras-chave sobre fluxos XML ou processam uma única consulta por vez. A maioria dos algoritmos para processamento de consultas baseadas em palavras-chave considera a semântica do menor ancestral comum (LCA - Lowest Common Ancestor ). Especi-ficamente, o nó LCA de dois nós em uma árvore XML é o ancestral desses nós mais distante da raiz. Os algoritmos LCA mais populares são baseados nas semânticas SLCA(Smallest LCA) e ELCA (Exclusive LCA). ELCA lida com a ambiguidade que pode ex-istir em um documento XML pois uma palavra-chave pode ocorrer em diferentes níveis. As abordagens anteriores não suportam os grandes desafios para os novos cenários das aplicações sobre fluxos XML que são: (i) o processamento eficiente de milhares de consultas e (ii) desconhecimento os esquemas de dados envolvidos. Por isso, propomos novos algoritmos de processamento de múltiplas consultas baseadas em palavras-chave sobre fluxos XML. Os algoritmos exploram propriedades do processamento de fluxos e utilizam técnicas para melhorar o desempenho do processamento. Além disso, propo-mos estratégias para o ranking dos resultados. Experimentos abrangentes avaliam desempenho, escalabilidade e acurácia dos algoritmos e mostram que os mesmos são alternativas eficientes para serviços de consulta sobre fluxos XML.
Estudo da perda de heterozigosidade de genes supressores de tumor em tumores odontogênicos mistos
Os tumores odontogênicos representam um grupo de lesões derivadas de tecidos que formam os dentes e exibem características clínicas e patológicas variáveis. A avaliação da perda de heterozigosidade (Loss of Heterozygosity- LOH) pode permitir a identificação de alterações em tumores e lesões pré-cancerosas. Embora a LOH em regiões supressoras de tumor seja importante na compreensão do processo de formação das neoplasias, poucos estudos foram realizados com esta abordagem nos tumores odontogênicos. Neste trabalho, investigou-se a LOH através de um painel de nove marcadores para regiões microssatélites próximas a genes supressores de tumor nos cromossomos 3p, 9p, 11p, 11q e 17p em onze tumores odontogênicos mistos, incluindo cinco casos de fibroma ameloblástico (FA), três fibro-odontoma ameloblástico (FOA) e três de fibrossarcoma ameloblástico (FSA). Os loci mais frequentemente deletados foram dos genes TP53 (17p13, 62%) e CHRNB1 (17p13, 55%). LOH nas regiões cromossômicas 3p24.3, 9p21 e 9p22 foram observadas apenas nos FSA. Nenhuma amostra apresentou LOH nos loci cromossômicos 3p21.2 e 11q13.4. Para a região 9p22-p13, LOH ocorreu em apenas uma amostra de FOA. A média da frequência de perda alélica (fractional allelic loss) nas lesões benignas (FA e FOA) foi de 22%, enquanto nas lesões malignas (FSA) foi de 74,6%. Os resultados demostraram alta freqüência de perda alélica no fibrossarcoma ameloblástico comparado aos tumores benignos. Estes dados sugerem que a LOH pode ser útil no diagnóstico e na compreensão da patogênese dos tumores odontogênicos mistos.
2019-08-09T14:58:49Z
Clarice Ferreira Galvão
Programa de promoção de saúde da CEMIG e a prevenção de riscos cardiovasculares
Este estudo foi realizado na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e teve como objetivo apresentar e analisar o programa de promoção da saúde mantido pela empresa e como ele pode ajudar na conquista de uma maior produtividade dentro da companhia e na melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Com programas de prevenção e controle da Pressão arterial e das dislipidemias, o Procohar, o Repensar e o Prolongar, são programas oriundos do Programa Energia Vital criado em 2002 para minimizar os problemas de obesidade e hipertensão entre seus funcionários. A pesquisa de campo foi realizada em 2012 utilizando os dados de 2011, com a estimativa dos funcionários das Unidades de saúde e bem-estar (USB) quanto ao seu nível de gordura e de pressão arterial (PA). Concluiu que o número de inscritos em 2010 aumentou bastante em relação a 2011 e 2012 e que muitos participantes dos programas conseguiram manter sua pressão arterial e peso dentro da normalidade possível para cada caso.
Representação, recuperação e acesso da informação: a evolução da biblioteca 1.0 à biblioteca 3.0
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Atividade de compostos naturais e sintéticos contra fungos de interesse médico
É crescente a incidência das infecções fúngicas nas últimas décadas. O limitado número de antifúngicos disponíveis associado à resistência cada vez mais comum a eles tornam importante a busca por novos compostos com atividade antifúngica. A curcumina, um composto isolado do açafrão, apresenta atividade anti-inflamatória, antitumoral e antimicrobiana. Porém, não é hidrossolúvel e tem baixa e biodisponibilidade. As aldiminas (bases de Schiff) são compostos com atividades biológicas descritas, mas poucos estudos se direcionam à atividade antifúngica. Foram avaliadas as atividades da curcumina, curcumina encapsulada em goma arábica e aldiminas contra fungos de interesse médico. A curcumina apresentou atividade contra diversos fungos. Apesar de apresentar atividade contra algumas espécies, a curcumina encapsulada não foi mais ativa que o composto puro. A maioria dos compostos apresentou atividade fungicida. A interação da curcumina com fluconazol in vitro foi do tipo indiferente. A curcumina foi eficaz na inibição da viabilidade dos biofilmes em concentrações de 2 a 4 vezes a concentração inibitória mínima (CIM), inibindo também a biomassa de C. gattii na sua CIM. A curcumina encapsulada inibiu significativamente atividade e biomassa dos biofilmes em, no máximo, duas vezes a CIM. Entre as aldiminas destacaram-se aquelas que possuem hidroxila na posição orto da imina, em especial GQOB 3D3 (CIM de até 2 g/ml). GQOB 3E6 e GQOB 3D3 foram as mais eficazes em inibir a viabilidade dos biofilmes, enquanto GQOB 3E3 foi a menos eficaz. De maneira geral, a biomassa dos biofilmes foi mais sensível às aldiminas, sendo inibida na maioria das vezes em sua CIM. A aldimina GQOB 3D3 foi a que se mostrou menos tóxica a células VERO (IC50 > 250 g/ml), sendo selecionada para teste em modelo murino de criptococose, tendo, porém, se mostrado tóxica aos animais. Por outro lado, a curcumina, fluconazol e a combinação de ambos foram capazes de reduzir a carga fúngica nos pulmões e cérebro dos animais, assim como melhorar o estado geral dos mesmos no teste de avaliação do comportamento. A curcumina, portanto, se mostrou um promissor agente contra a criptococose. Estudos posteriores são necessários para a determinação dos melhores parâmetros de sua administração.
2019-08-10T13:52:40Z
Danielle Leticia da Silva
Memória, cotidiano, e as propostas institucionalizadas direcionadas ao Bairro Lagoinha em Belo Horizonte - MG: múltiplas visões de um mesmo lugar
A incorporação de conceitos empresariais no planejamento urbano e as frequentes parcerias público-privadas estabelecidas vêm se apresentando como uma forte tendência na condução das políticas públicas nas cidades brasileiras. Neste sentido, em Belo Horizonte surgem propostas de renovação urbana de áreas significativas por meio das operações urbanas. A Operação Urbana Consorciada Nova BH (2013), posteriormente denominada de Operação Urbana Consorciada Antônio Carlos/Pedro I Leste-Oeste(2014) foi aprovada pelo Conselho Municipal de Política Urbana e apresenta-se na atualidade como foco de várias discussões pela magnitude da proposta que abarca vários bairros do município, pela condução do processo participativo e de gestão da operação na sua formulação e pelas possíveis consequências que poderá gerar para os moradores e áreas da cidade. O Bairro Lagoinha, foco de estudo deste trabalho, está sendo contemplado na 1ª etapa dessa operação e tem sido, ao longo de décadas, foco de intervenções viárias diante da importante ligação estabelecida da região com o Centro e o Vetor Norte de BH. Não obstante, dependendo da forma como for conduzida a OUC ACLO, poderá constituir uma ameaça às características histórico-culturais do bairro que já se encontra em progressivo estado de degradação. Ao mesmo tempo, a frequente dessemantização da área pelo poder público e pela mídia, manifestado por meio de imagens e adjetivos depreciativos que são evidenciados no imaginário construído sobre o bairro, configura-se como ação estratégica para justificar as propostas da operação urbana direcionadas para a Lagoinha. Contudo, a vivência cotidiana, as memórias construídas por seus moradores e frequentadores e a riqueza do patrimônio material e imaterial do bairro mostram outros significados e interesses que muitas vezes se diferem ou não são contemplados nas propostas institucionalizadas preconizadas para a Lagoinha. A partir dessas ideias, o objetivo principal desta pesquisa é estabelecer um contraponto entre as propostas institucionalizadas direcionadas ao bairro através da OUC ACLO com as práticas cotidianas, que podem revelar outras perspectivas do bairro, por meio da vivência dos moradores da Lagoinha.
Wikis na produção textual colaborativa de notícias on-line em inglês como L2 no meio virtual: um estudo de caso
Este trabalho teve como objetivo principal investigar o potencial pedagógico da plataforma Wiki e seus recursos como suporte no processo de aprendizagem colaborativa. Buscou-se com isso compreender como essa ferramenta pode auxiliar e favorecer o processo de escrita em colaboração. Além disso, o presente estudo buscou verificar a influência das dinâmicas colaborativas no processo de aprendizagem de escrita e na produção escrita em língua estrangeira. A pesquisa foi realizada em uma turma de graduandos da Faculdade de Letras da UFMG e teve como eixo teórico a aprendizagem colaborativa. Além disso, os procedimentos didáticos que fundamentaram o ensino de escrita na plataforma Wiki enfatizaram o caráter processual da escrita e o estudo das características do gênero notícia on-line. A coleta de dados foi efetivada por meio de questionário inicial, produções textuais de criadas pelos participantes (individuais e em colaboração), observação das interações registradas no fórum de discussão do Wikispaces e o questionário final. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que a ferramenta Wiki pode: contribuir para transformar o modo produtivo de aprendizes criando oportunidades para colaborar e produzir conhecimento, privilegiar a autoria coletiva e possibilitar a ênfase na dimensão social do processo de escrita. Além disso, foi possível ratificar o potencial da abordagem pedagógica de escrita colaborativa ao verificar que a contribuição de cada participante no trabalho coletivo resultou em uma escrita de melhor qualidade.
2019-08-14T23:22:51Z
Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores.
Anemia ferropriva e seus fatores predisponentes, em escolares da área rural de Novo Cruzeiro - Minas Gerais - Brasil
A deficiência de ferro com ou sem anemia afeta diversas funções orgânicas, sendo problema de saúde pública e motivo de mobilização internacional e nacional para sua redução até 2003. Traçar a prevalência e etiologia desta carência é relevante, principalmente em populações de área rural, onde historicamente subsistem a pobreza com precárias condições sanitárias, educacionais e carência de serviços de saúde. Este estudo buscou caracterizar a deficiência de ferro e a anemia ferropriva bem como seus fatores predisponentes em 439 escolares da área rural de Novo Cruzeiro, MG, Brasil município situado no Vale do Jequitinhonha com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,425 considerado como baixo índice. Foram avaliados: hemoglobina, ferro sérico (Fe), capacidade de ligação de ferro (CTLF), índice de saturação de transferrina (IST), antropometria, parasitose intestinal e aspectos sócio-econômicos. As análises estatísticas foram realizadas pelo Epi Info 6.04. Os escolares apresentaram idade de 7 a 15 anos e 50,1% da amostra era do sexo masculino. A prevalência de anemia encontrada foi de 12,1%, entre os escolares sendo 41,5% dos casos anemia ferropriva, tendo a freqüência aumentada com a elevação da idade do escolar (p=0,0137). A carência de ferro medida pelos níveis de Fe, CTLF e IST foi 17,1%, 31,7 % e 36,2% de casos, respectivamente, e não variou com o aumento da idade (p < 0,05). A antropometria pelo índice de massa corporal indicou 9,1% dos alunos com desnutrição e pelo indicador Altura/Idade 23,9% eram desnutridos. A desnutrição aumenta com a elevação da idade dos escolares (p < 0,05). Não foi encontrada relação estatística, usando teste qui-quadrado, entre desnutrição e os parâmetros de carência de ferro. As enteroparasitoses ocorreram em 70,1% dos estudantes e 42,7% dos alunos apresentavam infecção por ancilostomídeos e 40,7% por Schistosoma mansoni. A relação entre parasitose e níveis de ferro não mostrou associação estatística (p < 0,05). A população apresentou-se homogênea com precárias situações de sobrevivência quando avaliadas condições sócio-econômicas como: escolaridade materna, renda per capta e aspectos sanitários. Pelos resultados faz-se necessário elaborar programas de intervenção com estratégias de vigilância epidemiológica no local. Considerando a presença concomitante de vários fatores predisponentes da deficiência de ferro e anemia nos escolares, torna-se necessário aplicar um modelo estatístico mais sensível para melhor investigar as associações entre variáveis. A análise multivariada pode ser recomendada.
Promoção de atividade física em indivíduos pós-AVE
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-02-16T13:40:07Z
Lívia Cristina Guimarães Caetano
Otimização do layout de um centro de distribuição
A logística de bens de consumo é um dos setores da economia que mais cresce no mundo, gerando constante aumento na demanda de novos serviços, modernos sistemas de gestão de estoque e máximo aproveitamento dos espaços. Esse mercado está em constante desenvolvimento devido ao alto nível de competitividade do setor, neste contexto, o conceito de gestão da cadeia de abastecimento conquista sua importância sendo implementado na pratica.
Marx como crítico do direito; para além de Pachukanis
No presente texto pretende-se problematizar a afirmação pachukaniana segundo a qual da análise marxiana presente em O capital, tem-se imediatamente a categoria “sujeito de direito”; assim, ao analisar a noção de “pessoa” nos capítulos I e II da obra magna de Marx, intenta-se mostrar que o central ao autor é a tematização sobre a forma social do valor, a qual, em verdade, traz consigo uma oposição entre reificação e a noção de pessoa. Por fim, pretende-se trazer o modo pelo qual Marx aponta elementos importantes em meio à “luta por direitos”, de modo oposto ao que se dá na teoria do autor soviético, deTeoria geral do Direitoe marxismo.
Af ec tos l l lacu nar e s: um estudo acerca da poética do arquivo e do impulso anarquivístico
Esta pesquisa parte de um arquivo e para ele se volta. Assim,propõe um estudo de cunho teórico e prático acerca dos novosmodos de investimento do artista contemporâneo no uso do materialde arquivo. Nos voltaremos às proposições de autores como WalterBenjamin, Maurício Lissovsky, Paul Ricoer, Lucia Castello Branco, AndréRoiullé, Georges Didi-Huberman e Maurice Blanchot, para refletir sobreas relações entre arquivo, memória, esquecimento, história e ficção, apartir de uma revisão crítica do poder documental e do valor probatóriodo arquivo. Ao longo desta dissertação, serão também convocadas obras de artistas contemporâneos, como Walid Raad, Susan Hiller, Mary Kelly, Zoe Leonard, Cristina De Middel etc, além de meus próprios trabalhos. A partir da figura da lacuna imprescindível à compreensão da existência de uma dimensão poética do arquivo pretende-se pesquisar as potencialidades da noção do impulso anarquivístico, usada pela primeira vez por Hal Foster (2004) em contraponto à pulsão de arquivo e ao impulso arquivístico, elaborados por Jacques Derrida (2001). Intentase, portanto, investigar os afetos que imagens e documentos evocam e os gestos que eles incitam quando apostamos nas lacunas que nos apresentam. Por fim, retomaremos as proposições de Blanchot a respeito das duas versões do imaginário, a fim de explorar a relação entre o visível e o não-visível; o passado e o futuro; a memória e o esquecimento; e entre o real e o ficcional, visando a potência poética da combinação entre a fabulação do gesto artístico e a realidade intrínseca ao arquivo.
2019-08-11T07:38:03Z
Gabriela Lopes Drumond de Sa
Propostas de produção escrita em livros didáticos: uma análise sob a perspectiva dos gêneros
A inserção de atividades com foco em gêneros textuais no ensino vem mudando a dinâmica da educação em língua portuguesa. A importância de se trabalhar a língua em uso, por meio de textos nos quais os gêneros se manifestam, tem mobilizado educadores, que procuram adaptar-se a essas novas perspectivas. Entretanto, ainda há equívocos na prática pedagógica. São fortes os indícios de que profissionais da educação não demonstram estar seguros para lidar com novas metodologias de ensino para a língua materna, fazendo persistir, em diversos contextos, o ensino tradicional em que a internalização de regras e uma visão estática da língua dominam o contexto da sala de aula. Essa é a realidade que ocorre muitas vezes, ainda que as escolas tenham logo reconhecido a importância do estudo dos gêneros textuais, incluindo-os em suas propostas pedagógicas. As editoras, de igual modo, rechearam suas coleções de livros didáticos com uma infinidade de diferentes gêneros textuais, sem trabalhá-los efetivamente, ou seja, sem levar em conta sua função social, evidenciada tanto na forma, como no conteúdo e também no estilo de cada gênero. A fim de buscar resultados voltados para a melhoria das práticas didáticas, nesta dissertação analisamos coleções de livros didáticos de língua portuguesa para verificar de que forma são trabalhados os gêneros textuais nas propostas de produção de texto. Levando-se em conta o fato de a produção de textos ser um produto imediato dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, tomamos as propostas de redação como objeto de estudo para verificar a produção de que gêneros está sendo exigida dos alunos e qual o contexto de produção que engloba essas atividades. Das lacunas que figuram a realidade dos livros didáticos, propomos, então, uma síntese de operações mentais necessárias às propostas de produção de texto que serve de guia para a análise e que pode contribuir para avaliações futuras.
Uso de adaptação de domínio e informação contextual em sistemas de pergunta-resposta
Geralmente coletamos dados de diversas fontes para montarmos um Corpus adequado para o aprendizado de modelos multi-domínio de pergunta-resposta (QA). Este tipo de sistema requer que o modelo seja capaz de realizar compreensão de linguagem natural, o que implica na necessidade de grandes bases de dados. Uma maneira simples de aliviar a demanda de dados é restringir o domínio abordado pelo QA, levando assim à modelos específicos. Embora o aprendizado de modelos de QA em um único domínio ainda seja uma tarefa desafiadora devido à escassez de dados de treinamento suficientes no tema de interesse, podemos obter instâncias adicionais por meio de domínios relacionados. Este trabalho investiga abordagens de adaptação a fim de obter vários modelos especializados em cada domínio alternativamente a aprender um modelo único de amplo domínio. Demonstra-se ainda que isso pode ser alcançado estratificando-se uma base original, sem a necessidade de buscar dados adicionais ao contrário de outras abordagens da literatura. Este trabalho propõe uma rede neural que explora o uso conjunto de redes convolucionais e recorrentes. Características gerais dos temas são compartilhadas enquanto características específicas dos domínios são aprendidas. Isso permite realizar a adaptação dos modelos utilizando diversos tipos de domínio fonte. São consideradas diferentes abordagens de transferência e de divisão de domínios desenvolvidas para aprender modelos de QA tanto em nível de spans, quanto em nível de sentenças. Observou-se que a adaptação ao domínio resulta em ganhos de desempenho, em especial à nível de sentenças. Observou-se também que podemos ter um aumento considerável no desempenho do modelo baseado em spans ao utilizar a informação de contexto presente no QA de sentenças.
Por dentro e por fora da paisagem: reflexões no fundo e na superfície de um processo artístico
A pesquisa procura se aprofundar nas questões mais relevantes que compõem uma ambientação poética para o meu trabalho artístico. Por meio de operações plásticas diversas, investigo a paisagem que me envolve, alguns de seus elementos e situações específicas. Trata-se da região do Quadrilátero Ferrífero mineiro: ambiente natural suntuoso, que vem sendo transformado pela indústria extrativa mineral. O conjunto de trabalhos é fragmentado em quatro grupos. Por Dentro se identifica com o conteúdo interno da paisagem, considerando aspectos culturais, simbólicos e filosóficos relacionados ao subterrâneo, especialmente à caverna. Por Fora se identifica com a dimensão externa do ambiente, levando em conta as mesmas perspectivas anteriores, mas ligadas à montanha. Em Por Dentro e Por Fora estão trabalhos e situações referentes ao terreno minerado, de onde percebo parte do recheio da paisagem exposto. Por último, Um Sistema Instável traz ações artísticas recentes, por meio das quais encontro novos inquéritos para compreender e problematizar a organização artificial da natureza imposta pelo homem.
2019-08-12T15:54:55Z
Jose Marcio de Oliveira Lara
Avaliação da qualidade ambiental de espaços urbanos através da análise espacial e das redes sociais formadas por tecnologia de informação: estudo de caso
A presente pesquisa insere-se no contexto do desenvolvimento simultâneo e acelerado dos processos de urbanização e desenvolvimento tecnológico. Por um lado, os conflitos socioespaciais derivados do adensamento das cidades têm resultado na perda significativa da qualidade de vida dos cidadãos e apresentado uma necessidade cada vez maior da promoção de uma gestão eficiente dos recursos urbanos, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil; por outro, começa-se a observar a dissolução de um pensamento determinista segundo o qual a tecnologia de informação seria responsável por uma revolução na sociedade com a diminuição das distâncias físicas e crescimento de uma interatividade generalizada baseada na onipresença da TI que culminaria na dissolução da cidade pela restrição da vida social, econômica e cultural nos espaços materiais. Nos últimos anos tem-se avançado no entendimento da TI como um agente independente de mudanças, porém, vinculada à produção de espaços materiais. Dessa forma, espaços urbanos e TI encontram-se num estado de influências mútuas e recursivas. Nesse sentido, toma-se como objeto de estudo desta pesquisa um recorte urbano situado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tendo-se como objetivo estudar as correlações existentes entre a análise configuracional e os registros de incidentes realizados pelos próprios usuários do espaço urbano e armazenados em redes sociais acessadas pela internet através de desktops e equipamentos de tecnologia móvel. Como principais resultados e contribuições da pesquisa, têm-se a avaliação da qualidade ambiental do espaço urbano analisado, bem como a constituição de uma possibilidade de metodologia para a gestão eficiente do espaço urbano. Visou-se compreender a temporalidade dos lugares pesquisados, ou seja, o modo como se dão suas transformações e para que um estado inicial pode evoluir. Dessa forma, verificou-se suas mudanças e a forma com que, recursivamente, formas físicas e formas sociais se modificam. Acredita-se que a utilização das tecnologias de informação aplicada à gestão urbana e somada aos estudos configuracionais seja capaz de refletir o dinamismo das situações urbanas mais críticas, possibilitando inclusive a orientação para futuras transformações urbanas a serem planejadas. Contudo, buscou-se verificar a possibilidade de uso dessas análises como um procedimento inovador mais do que chegar a uma conclusão sobre o estado ambiental do setor urbano estudado, tendo em vista que os fenômenos registrados são dinâmicos e devem ser compreendidos de acordo com as transformações recursivas entre espaços e atividades urbanas. Ao mesmo tempo, tais análises permitirão o encaminhamento de futuras pesquisas para o avanço da instrumentação do design e projeto urbano com a Computação Ambiental.
Conversas entre arquitetos e engenheiros no ensino de projetos
O ensino de estruturas é um elemento chave para estimular os estudantes de arquitetura a pensar sobre as relações entre forma, materialidade e tectônica, levando a um ponto de convergência entre as disciplinas de projeto arquitetônico e engenharia estrutural, cuja falta de organicidade reflete e acentua a fragmentação entre o projeto e o canteiro. Os planos de ensino das disciplinas de estruturas enfatizam que seu objetivo nos cursos de arquitetura seria promover o diálogo entre arquitetos e engenheiros na prática de projetação por meio de uma linguagem comum. Mas, na prática docente, esse desejável diálogo entre as disciplinas de projeto arquitetônico e o ensino de estruturas está efetivamente acontecendo? Os modelos hoje existentes para ensinar estruturas são capazes de absorver as mudanças e possibilidades abertas pelas novas tecnologias e seu impacto na prática do projeto arquitetônico? A mudança de métodos de ensino seria suficiente para corrigir trajetórias nocivas dos mecanismos de produção e reprodução do campo? Partindo do pressuposto de que é preciso desenvolver um novo modelo educacional interdisciplinar que integre questões arquitetônicas, estruturais e digitais, propusemos a realização de disciplinas híbridas, experimentadas entre os anos de 2016 e 2018, nos cursos de arquitetura da UFMG e da PUC Minas. O modelo desenvolvido ao longo dessas disciplinas permitiu uma efetiva prática dialógica do projeto, possibilitando que os estudantes de arquitetura elaborassem novos sistemas de projetação por meio da construção de processos cooperativos entre arquitetos e engenheiros, interagindo com ferramentas computacionais de simulação do comportamento estrutural como forma de auxiliar na tomada de decisões em situações complexas de projeto.