Repositório RCAAP
Avaliação da função visual de sensibilidade ao contraste: estudo comparativo entre um novo teste e um teste padrão
Introdução: A sensibilidade ao contraste é uma das mais importantes funções visuais e reflete a visão funcional, relacionada à capacidade de realizar tarefas cotidianas. Sua avaliação pode ajudar a detectar e a monitorar várias doenças oculares, além de indicar e de acompanhar o resultado de diversos tratamentos oftalmológicos. Objetivo: Avaliar a sensibilidade ao contraste de uma população normal e de pacientes com ceratocone ou pós-cirurgia refrativa, por meio de um teste de sensibilidade ao contraste inédito, baseado no princípio de grades senoidais, impresso, para perto, de baixo custo e rápida execução, em comparação com um teste considerado padrão, o Optec 6500®. Métodos: Foram avaliados 200 olhos com sensibilidade ao contraste normal (grupo 1) e 113 olhos previamente submetidos a cirurgia refrativa ou com ceratocone inicial (grupo 2). Todos os pacientes foram submetidos a ambos os testes, pela mesma examinadora, no mesmo dia (“teste”) e duas semanas após (“reteste”). Foram mensuradas a concordância entre o novo teste e o teste padrão, a concordância entre “teste” e “reteste” de ambos os testes e as medidas de acuidade de ambos os testes (p < 0,05). Resultados: No teste padrão, 27,0% dos pacientes do grupo 1 foram classificados abaixo da curva de normalidade na frequência espacial de 1,5 cpg (“efeito chão”). Como a curva de normalidade do teste padrão não se aplicou ao grupo 1, foi definida uma nova curva para a população estudada pelos percentis 5 e 95. Foi observado um efeito aprendizado entre “teste” e “reteste” em ambos os testes. Avaliando a concordância entre “teste” e “reteste” de ambos os testes, houve uma boa concordância apenas na frequência espacial de 6,0 cpg no teste padrão (K =0,66). Avaliando a concordância entre o novo teste e o teste padrão, houve uma boa concordância apenas na frequência espacial de 12,0 cpg (K =0,64) quando os dois grupos foram considerados em conjunto. Conclusões: Houve uma moderada concordância entre o novo teste e o teste padrão. Ambos os testes apresentaram baixa reprodutibilidade teste-reteste. Foi observado um efeito aprendizado entre “teste” e “reteste” com ambos os testes. A curva de sensibilidade ao contraste obtida com o teste padrão parece diferir em populações distintas. O novo teste mostrou-se útil para avaliação da função visual de sensibilidade ao contraste, mas ainda precisa ser aprimorado.
Estudo de potenciais marcadores inflamatórios e fator neurotrófico derivado do cerebro na dor neuropática persistente em pacientes oncológicos
Introdução: A dor neuropática induzida por quimioterapia (DNIQ) é um grave efeito adverso que pode persistir por até 2 anos após a interrupção do tratamento antineoplásico. A consequência clínica da DNIQ envolve a perda dos beneficos do tratamento contra o câncer além de significativo impacto na qualidade de vida. Os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na DNIQ ainda não são totalmente elucidados e, geralmente, dependem do mecanismo de ação dos antineoplásicos. A neuroinflamação envolvida na fisiopatologia da DNIQ tem sido cada vez mais discutida. A lesão induzida por quimioterápicos estimula a infiltração de macrófagos e secreção de varias citocinas e quimiocinas. Objetivo: Avaliar os níveis plasmáticos de marcadores inflamatórios e fator neurotrófico derivado do cérebro em pacientes com dor neuropática persistente induzida por quimioterapia. Métodos: Estudo transversal analítico e correlacional, avaliamos 32 pacientes oncológicos sendo 19 sem dor neuropática e 13 com dor neuropática, 6 a 9 meses após tratamento quimioterápico e 23 controles saudáveis, utilizando-se entrevista clínica com auto relato de sintomas de dor neuropática, os questionários de dor Short McGill, Questionário de Neurotoxicidade Induzida por Quimioterapia (QNIA), escala para avaliar qualidade de vida (FACT/GOG-Ntx), escala hospitalar de ansiedade e depressão (HAD). Dosagens de BDNF, da citocina IL-6 e das quimiocinas CXCL8/IL-8, CXCL10/IP-10, CCL2/MCP-1, CCL5/RANTES, CXCL9/MIG e Eotaxina. Resultados: Os pacientes oncológicos apresentaram uma mediana de idade de 52,5 anos. Houve predomínio de mulheres, com diagnóstico de câncer de mama em estadiamento II ou III, em tratamento adjuvante principalmente com paclitaxel, sendo o principal protocolo antineoplásico, Adrianicina, Ciclifosfamida e Paclitaxel (AC-T). 62,5% dos pacientes apresentaram queixas de dor com intensidade moderada a intensa. Além disso, pacientes com dor neuropática apresentaram maiores índices de dor sensorial e afetiva. Neste mesmo grupo, sintomas de parestesia e disestesia em Membros Inferiores (MMII) e Membros Superiores (MMSS) foram mais presentes. Bem como, prejuízo da qualidade de vida nas subescalas bem estar físico e neurotoxicidade impactando na funcionalidade. Entretanto não houve diferença significativa nos sintomas de depressão e ansiedade entre os grupos. A presença de dor neuropática não se diferenciou entre os grupos sem dor neuropática e controle nas concentrações de marcadores inflamatórios e BDNF. Entretanto foi encontrado redução das concentrações de BDNF e CCL2/MCP1 no grupo sem dor neuropática comparado aos grupos com dor neuropática e controle. As proteínas CXCL8/IL8, CCL5/Rantes e CCL11/Eotaxina se correlacionaram positivamente com a qualidade de vida no grupo com dor neuropática. Enquanto CCL2/MCP-1 apresentou correlação negativa no grupo sem dor neuropática. Neste mesmo grupo BDNF correlacionou negativamente com a subescala neurotoxicidade. Conclusão: O presente estudo não mostrou associação entre dor neuropática, marcadores inflamatórios e fator neurotrófico. Entretanto, pacientes com dor neuropática apresentam maiores índices de dor sensorial e afetiva, maiores sintomas de parestesia e disestesia em MMII e MMSS, além de prejuízo na de qualidade de vida
Percepção ambiental de produtores rurais do entorno do Parque Estadual do Rio Doce (MG): subsídios para a educação ambiental
O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) é uma unidade de conservação de proteção integral que abriga o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica de Minas Gerais e um importante sistema de áreas úmidas, apresentando ainda uma alta diversidade biológica, com várias espécies ameaçadas de extinção e/ou endêmicas. Desde o final de 2013, o Instituto Estadual de Florestas, órgão gestor do PERD, vem desenvolvendo o Projeto de Recuperação de Nascentes com os produtores rurais de Dionísio (MG), um dos municípios no qual o parque se insere. A importância da conservação de áreas verdes e recuperação de nascentes está relacionada à manutenção de serviços ambientais que provém distintos benefícios aos seres humanos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos produtores rurais de Dionísio sobre os serviços ecossistêmicos providos pelo bioma Mata Atlântica, representado pelo PERD, e pelas práticas de recuperação de nascentes. Foi realizado um diagnóstico inicial com observações em campo e entrevistas semiestruturadas que serviram de base para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. Os 42 produtores rurais entrevistados listaram 36 influências do PERD e do Projeto de Recuperação de Nascentes sobre suas vidas e atividade econômica desenvolvida. Embora apenas nove (25%) das 36 influências citadas sejam reconhecidamente serviços ecossistêmicos, 44,4% delas são consequências de serviços ambientais. As ações, benefícios tangíveis ou desdobramentos das iniciativas promovidas por pessoas envolvidas com as atividades do parque ou do Projeto de Recuperação de Nascentes representaram 30,6% das influências. Notou-se certa dificuldade no reconhecimento de serviços ambientais cujos benefícios não são facilmente observáveis (ex.: serviços de suporte) ou que pelo menos pareçam não ter uma repercussão direta sobre as vidas dos produtores e atividades econômicas (ex.: polinização, tratamento de resíduos). A proposta de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um dos anseios dos produtores e, para tanto, foi realizada uma oficina para identificação de setores sociais com os quais poderiam ser estabelecidas parcerias para a implementação do PSA. Os produtores foram orientados sobre alguns procedimentos necessários para a adoção da proposta, objetivando concomitantemente a continuidade a longo prazo do Projeto de Recuperação de Nascentes. No entanto, não houve avanços, seja por falta de estímulos ou dificuldades em estabelecer grupos de liderança. As atividades de Educação Ambiental realizadas não objetivaram esgotar as várias possibilidades de ações que sensibilizem os produtores de Dionísio frente aos desafios de implementação de práticas conservacionistas com vistas à manutenção da diversidade biológica e dos serviços ambientais.
A fluorose dentária e a Saúde Pública: uma revisão de literatura
O uso do flúor tem promovido melhorias significativas na saúde bucal e na qualidade de vida das populações através da redução dos índices de carie dental. Entretanto, o uso inadequado desse composto pode levar à fluorose dentária, caracterizada principalmente por manchas de diferentes tonalidades na dentição permanente, conforme sua severidade. Coloca-se então a necessidade de avaliar criticamente os dados epidemiológicos existentes sobre a fluorose dentária, na perspectiva da mesma se constituir ou não em um problema relevante em saúde pública. Foi utilizado o unitermo fluorose saúde pública através de busca realizada na BIREME nas bases MEDLINE, LILACS e SCiELO. Foram obtidos 107 trabalhos acadêmicos entre artigos, monografias, dissertações e teses. Aplicados critérios de inclusão para leitura e análise restaram 6 artigos científicos. Os resultados permitem afirmar que a fluorose não se constitui em importante agravo de saúde pública; contudo novos estudos, utilizando diferentes metodologias devem ser realizados objetivando uma melhor elucidação dessa questão.
O papel das energias renováveis no processo de transição energética do estado de minas gerais: modelagem de sistemas energéticos para o horizonte 2030-2050
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
O professor de Arte em uma vivência extramuros escolares
Essa monografia apresenta uma pesquisa realizada entre dois tipos de professor que lecionam Artes: o professor que tem um trabalho artístico, mesmo que pequeno, e o professor que não tem esse trabalho artístico paralelo. Descreve uma breve trajetória do ensino de Arte no Brasil e faz uma reflexão da importância da Arte e do professor desta disciplina, que integra o Currículo Escolar da Educação Básica. O ensino de Artes Visuais é parte integrante da educação de toda criança e adolescente. Ao professor cabe a responsabilidade de unir o aluno com as Artes Visuais. Esta pesquisa também descreve uma breve trajetória do ensino de Arte no Brasil e faz uma reflexão da importância da Arte e do professor de Arte para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
2019
Maria de Lourdes Torres Horta Guimarães
Aplicação de separação magnética de alta intensidade (WHIMS) no beneficiamento de itabiritos pobres
Com a redução dos teores de ferro nos minérios que alimentam as usinas é necessário desenvolver processos adequados ao beneficiamento de minérios de baixo teor e/ou capazes de recuperar o ferro contido nos rejeitos. A necessidade de processar minérios com baixo teor do mineral útil associada à redução da granulometria de liberação e o desenvolvimento e utilização de materiais substitutos aumenta a pressão para redução dos custos e para aumentar a eficiência das operações de beneficiamento. Neste contexto, surge a oportunidade de aplicação de separadores magnéticos de alta intensidade na recuperação de partículas ferromagnéticas e paramagnéticas de granulometria mais fina. O objetivo deste trabalho consiste na comparação dos resultados de recuperação mássica e metalúrgica e de qualidade de concentrado, principalmente no que se refere ao teor de SiO2 no concentrado final, obtidos em ensaios tecnológicos que simulam a rota de processo atual caracterizada pelas etapas de deslamagem e flotação e a rota de processo alternativa caracterizada pela etapa de separação magnética seguida por flotação. A comparação dos resultados obtidos com as duas rotas de processo conforme descrito acima foi feita para uma amostra representativa de minérios futuros da mina de Alegria, localizada nos municípios de Mariana e Ouro Preto, de propriedade da Samarco Mineração S.A. Os resultados obtidos comprovam o potencial da rota de processo alternativa caracterizada pela etapa de separação magnética. As recuperações mássica e metalúrgica obtidas com a rota alternativa (separação magnética + flotação) foram em termos absolutos 3,3% e 4,4% maiores que as respectivas recuperações obtidas com a rota de referência (deslamagem + flotação). Considerando os testes de cinética de flotação, mesmo com o menor grau de liberação do quartzo na fração maior que 149m (68,0% para o pré-concentrado magnético e 78,0% para o underflow da deslamagem), os teores de SiO2 no concentrado obtidos na rota alternativa foram inferiores aos teores de SiO2 no concentrado obtidos com a rota de referência. Com o potencial demonstrado para aumentar as recuperações mássica e metálica do processo, para reduzir o teor de SiO2 na alimentação da etapa de flotação, além de permitir a obtenção de menores teores de SiO2 no concentrado, a rota de processo mista (separação magnética + flotação) se torna uma alternativa para o processamento dos minérios com baixo teor de ferro.
O uso do planejamento ambiental como estratégia para elaboração de plano de intervenção em micro-bacias hidrográficas: estudo de caso : micro-bacia hidrográfica do Córrego da Fazenda - Município de Sao Brás do Suaçuí/MG
A demanda crescente por recursos hídricos, aliada à falta de políticas e mecanismos eficazes de gerenciamento, têm agravado a problemática ambiental e provocado conflitos entre usuários de diversas regiões. O modelo de gestão vigente, proposto pela Lei nº 9.433/97, noâmbito Federal, e pela Lei nº 13.199/99, no plano Estadual, reforça o caráter descentralizado e participativo a ser atribuído à gestão, conforme ações recomendadas pela Agenda 21. Essa descentralização requer uma instrumentalização dos municípios para que os mesmos possamelaborar, implantar e monitorar planos condizentes, tanto socialmente quanto economicamente, com as prioridades da comunidade. Para tanto, estes planos devem contar com a participação do público e das comunidades locais nas diversas etapas do processo. E assim, criar condições para uma integração da gestão dos recursos hídricos às diversidades físicas, bióticas, sócio-econômicas e demográficas da região, além de permitir a articulação entre esta e o uso de terra. Diante desse quadro, é proposta do estudo de caso, além da caracterização da área em estudo e do município no qual está inserida, a elaboração de um plano de intervenção ambiental na área da Micro-Bacia Hidrográfica (MBH), apontando possíveis ameaças ao sucesso do trabalho e ainda, os possíveis instrumentos de gestão a serem utilizados.
Macrófagos associados a tumores: um potencial alvo terapêutico em câncer de mama
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura no contexto do Movimento Escola Nova: 1920-1940
Esta dissertação tem como objetivo investigar o lugar da biblioteca escolar no período de 1920 a 1940 em Minas Gerais. Metodologicamente utilizaram-se, dentre os métodos qualitativos, a análise histórica e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Incluíram-se na documentação analisada leis, decretos, cartas, relatórios de diretoria e inspeção agrupados em livros e códices dentro do recorte cronológico acima citado. Procedeu-se à análise de artigos da Revista do Ensino que tinham como tema biblioteca escolar, leitura e livros. Buscou-se contextualizar o arco temporal de 1920 a 1940, de modo a compreender as movimentações importantes para a constituição do Estado brasileiro, destacando-se a instalação da República e as reformas urbanas e educacionais. Identificaram-se os enunciados que construíram um modelo escolar que conformava ideias modernas, republicanas e civilizatórias e que modificaram os tempos, espaços, práticas e métodos escolares sob a luz de teorias educacionais advindas do movimento escola nova. Analisou-se o ideal renovador pedagógico, a partir de sua constituição europeia e norte-americana e suas reverberações no Brasil. Procurou-se, a partir do olhar regionalista, demonstrar como foi a reação de Minas Gerais frente às ideias inovadoras e relata a experiência do Instituto João Pinheiro. Situou-se a reforma educacional de Francisco Campos e o escolanovismo católico, marcas distintivas de Minas Gerais frente ao movimento escola nova. Identificaram-se os discursos de Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Armanda Álvaro Alberto, Lourenço Filho e outros, que ressignificaram livros, leitura e bibliotecas. Analisaram-se as assertivas que reestruturaram os seguintes aspectos: os modos de ler, a configuração do livro, sua presença nas escolas e a constituição de uma literatura infantil e de um mercado editorial. Apontaram-se os discursos dos educadores sobre a biblioteca escolar, sua importância e presença no contexto educativo e indicaram-se as experiências escolanovistas nas bibliotecas de São Paulo e Rio de Janeiro. Mapearam-se os dados sobre a existência de bibliotecas escolares no decorrer dos anos de 1933 a 1943 nos estados brasileiros, que permitem inferir que o aumento das bibliotecas liga-se às reformas educacionais e os discursos dos renovadores pedagógicos. Realizaram-se a contextualização e a análise das fontes mapeadas que oportunizaram produzir os seguintes resultados: a configuração e estruturação dos espaços dedicados à biblioteca escolar, a importância dos discursos de políticos e educadores mineiros, a presença destes espaços nas plantas dos grupos escolares, as normas disciplinares no ambiente, a questão da organização das bibliotecas escolares em termo de aquisição de materiais, projetos escolares, catalogação e políticas de empréstimos. Analisou-se a prescrição dos livros que comporiam os acervos e todo um campo discursivo que o conformava aos valores morais e sociais. Averiguou-se o papel e as atividades indicadas pelos educadores ao bibliotecário ou professor de biblioteca. Concluiu-se que houve um reposicionamento do lugar da biblioteca e que se conformou em suas práticas, tempos, espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, a ascensão industrial, o higienismo e o ideal da escola nova.
Impacto do processamento de transcritos por Spliced Leader trans-splicing no repertório proteico de Schistosoma mansoni
O Spliced Leader trans-splicing (SLTS) é um mecanismo de inserção do éxon 5 ou Spliced Leader (SL) de RNAs específicos (SL RNAs) em moléculas de mRNAs receptoras. A relevância do SLTS foi atribuída a mecanismos de regulação pós- transcricional, como alterações na estabilidade das moléculas de mRNA, o melhoramento da eficiência do processo de tradução e o aumento da diversidade do repertório proteico. A participação do SLTS nestes processos foi sugerida em diversos organismos, inclusive em Schistosoma mansoni. Todavia, o impacto do processamento de RNAs por SLTS nas proteínas do parasito ainda não é conhecido. A partir do desenvolvimento de programas nas linguagens Perl e Python para analisar dados de sequenciamento de transcritos processados por SLTS, este trabalho permitiu a descrição de diferentes formas de atuação do SLTS em transcritos codificadores de proteínas em S. mansoni e gerou uma concepção das situações frequentes e eventualidades deste processamento. Os resultados apontam que existe uma maior ocorrência de SLTS nos sítios de trans-splicing em regiões não traduzíveis (5 UTR). Qualitativamente, foi possível observar que os transcritos processados por SLTS podem produzir proteínas diferentes das produzidas por transcritos não processados, uma vez que a inserção do SL pode alterar a fase de leitura dos transcritos pelos ribossomos. A maioria dos transcritos que possuem mais de um sítio de entrada alternativa do SL produzem peptídeos menores, sem que seja observado um tamanho padrão dos peptídeos gerados; entretanto, a maioria deles tem a fase de leitura alterada e não portam metionina alternativa para início da tradução. Assim, peptídeos pequenos podem estar sendo produzidos provavelmente sem função e a síntese de algumas proteínas pode ser perdida. A maior parte das proteínas geradas a partir dos transcritos sem mudança de fase de leitura perdem grandes porções ou sequências completas de domínios funcionais, o que reforça a ideia de que o SLTS pode prejudicar ou impedir a atividade das proteínas processadas. Os dados gerados mostram a diversidade de funções do mecanismo de SLTS que impactam diretamente na regulação da expressão gênica e consequentemente em proteínas do S. mansoni.
Associação entre lócus de controle de saúde e benefício mínimo válido para tratamento em pacientes com dor lombar não específica
Embora seja atestado que a interpretação dos resultados de estudos clínicos aleatorizados e meta-análises devam considerar o que os pacientes acreditam ser o efeito mínimo para um tratamento valer a pena, ainda não é sabido se essas opiniões dos pacientes com Dor Lombar (DL) estão associadas com fatores psicossociais, tal como lócus de controle da saúde. Esse estudo transversal investigou a associação entre o fator psicossocial lócus de controle da saúde e o que pacientes com DL não específica consideram ser o benefício mínimo válido (BMV) relacionado a intervenções baseadas em evidências. Oitenta e seis pacientes com DL participaram do estudo. O lócus de controle dos pacientes foi avaliado através do questionário multidimensional de lócus de controle da saúde (MLCS). As opiniões quanto ao BMV, também conhecido como Sufficiently Important Difference (SID) foram avaliadas com uma escala visual análoga. O BMV dos pacientes foi associado com tratamentos baseados em evidência tais como exercícios de controle motor e terapia manual. Depois de resultados de correlação, modelos de regressão linear incluindo lócus de controle da saúde externo para exercícios de controle motor e lócus de controle da saúde externo e interno para terapia manual foram construídos para testar a associação com BMV, após ajustar para gravidade dos sintomas. Lócus de controle da saúde externo foi associado com altos níveis de BMV para exercícios de controle motor (=0,74; 95%IC:0,05_1,42; p=0,035) mas não para terapia manual (=0,41; 95%IC:-0,44_1,27; p=0,337). Lócus de controle da saúde interno dos pacientes não foi associado com BMV para terapia manual (=0,62; 95%IC:-0,50_1,76; p=0,274). Pacientes com DL que acreditam que outros são responsáveis pela condição deles têm maior BMV para tratamentos ativos, tal como exercícios de controle motor.
Análise de rotores flexíveis apoiados em mancais radiais elípticos e cilíndricos utilizando o método de elementos finitos
Este trabalho apresenta um procedimento computacional baseado no método de elementos finitos desenvolvido especialmente para predizer o comportamento dinâmico de sistemas rotativos apoiados em mancais hidrodinâmicos. O procedimento computacional proposto permite simular diferentes tipos de rotores compostos por eixo flexível, discos massivos e mancais rígidos ou hidrodinâmicos, com perfis circulares ou elípticos. São usados elementos finitos de viga baseando-se na teoria de vigas de Timoshenko no modelo do eixo, o que permiteincluir os efeitos de deformação por cisalhamento, inércia rotatória e efeito giroscópico. Um procedimento baseado no método de elementos finitos é aplicado para resolver a equação de Reynolds para fluidos incompressíveis, junto a um procedimento de perturbação linear para secalcular os coeficientes dinâmicos de força dos mancais cilíndricos e elípticos. As equações de movimento para rotores desbalanceados apoiados em mancais hidrodinâmicos são integradas usando-se o Método de Newmark para se obter a resposta no tempo. Os resultados são validados pela comparação com valores experimentais coletados em uma bancada de teste e também com valores publicados na literatura. São apresentadas algumas relações algébricas que permitempredizer os parâmetros de desempenho dos mancais e a resposta desbalanceada do sistema rotormancal em função dos parâmetros geométricos dos mancais, tais como pré-carga, razão de esbeltez, e folga radial. É identificada uma faixa operacional dos mancais onde estas relações algébricas apresentam uma boa aproximação com os resultados computacionais. Os resultados deste trabalho servem de base para o projeto de máquinas rotativas, uma vez que permitempredizer seu comportamento dinâmico para diversas condições operacionais.
Formulações lipossomais injetáveis análise sistemática para fins regulatórios
A nanotecnologia tem se destacado na área farmacêutica como alternativa para entrega de fármacos no local alvo, e engloba diversas categorias de carreadores de fármacos como os sistemas lipídicos coloidais e os sistemas poliméricos. Dentre estes, os lipossomos se destacam por suas características biocompatíveis, biodegradáveis, baixa toxicidade e alta versatilidade. Já existem muitos medicamentos lipossomais comercializados, a maioria de uso injetável. Do ponto de vista regulatório foram publicados alguns documentos pela FDA e EMA mas ainda não foi realizada uma análise sistemática dos fatores que influenciam a eficácia, toxicidade e estabilidade de produtoslipossomais injetáveis a fim de se identificar os itens relevantes do ponto de vista regulatório, principalmente no que se refere ao seu controle de qualidade e estabilidade. O objetivo deste trabalho foi realizar essa análise com uso de diagramas de causa e efeito (Ishikawa) a fim de proporcionar conhecimentopara a atuação regulatória e embasar o desenvolvimento de regulamentaçõesou guias contendo requisitos específicos para produtos lipossomais injetáveis, principalmente no que se refere ao seu controle da qualidade e estabilidade. Foi possível identificar: a necessidade de revisão do conceito vigente de excipiente; os paradoxos inerentes aos medicamentos lipossomais injetáveis; os atributos de qualidade críticos para a eficácia, segurança e estabilidade dessa categoria de produtos, bem como alguns dos testes a serem considerados na sua caracterização, controle de qualidade e estabilidade. Também foram identificados alguns aspectos importantes dos principais métodos analíticos utilizados na determinação de tamanho de partícula e cargaelétrica superficial dos lipossomos. Por fim foi possível fazer análises pontuais relacionadas às Boas Práticas de Fabricação de medicamentos lipossomais injetáveis. O processo de regulação envolve a tomada de decisões que requerem conhecimento. Este trabalho, em conjunto com a regulamentação vigente, é útil para a regulação dos produtos lipossomais injetáveis.
Identidade e qualidade do queijo de massa cozida do nordeste mineiro
Este trabalho foi desenvolvido para avaliar o nível do manejo sanitário do rebanho e das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) da produção artesanal do queijo cabacinha em pequenas unidades de produção no nordeste de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha). As coletas foram realizadas no mercado local da cidade de Teofilo Otoni no primeiro momento (14 amostras) e diretamente com os produtores, no segundo momento (30 amostras). Foi enviado por técnicos da EMATER regional Teófilo Otoni aos produtores da região, um questionário preparado para fazer um levantamento das condições do local de produção do leite e da produção do queijo. Das amostras de queijo coletadas foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Constatou-se a falta de padronização na produção e, consequentemente, no produto final. A composição média do queijo cabacinha variou de média a alta umidade (37,63% 52,16%); pH relativamente elevado (5,26 a 5,94); teor de cloretos, 0,67 a 1,85%; teor de lipídeos, 25,0 a 44,9% sendo classificado como queijo semigordo (com apenas uma amostra considerada como queijo magro com 21,8%); teor de acidez titulável em ácido láctico variou de 0,21% a 0,45% e o teor de proteínas variou de 22,93% a 27,88%. Do ponto de vista microbiológico, os resultados das análises mostraram que a qualidade das amostras se apresenta insatisfatória quanto a avaliação dos indicadores higiênicos. Com relação aos indicadores sanitários, as amostras apresentaram resultado satisfatório. Não foi detectada a presença de Salmonella ssp nem de Listeria monocytogenes em nenhuma amostra (ausência em 25g). Escherichia coli foi encontrada em apenas 3 amostras e Staphylococcus aureus foi encontrado em quantidade superior ao permitido em apenas uma amostra. Não foi detectado nenhum tipo de enterotoxina estafilocócica nas amostras. Os resultados deste trabalho servirão de base para a realização de estudos abrangendo a adoção de medidas de ajuste tecnológico e novas alternativas para a obtenção de um produto de qualidade e seguro para o consumidor.
Patologias em edificações devido ao recalque diferencial em fundações
A identificação e o acompanhamento dos problemas patológicos de uma fundação é fundamental para o desempenho, durabilidade e segurança de um edifício. Nos casos em que ocorrem patologia em fundações fica clara a falta de conhecimento dos projetos elaborados e/ou executados de forma inadequada, além da falta de investigações corretas do solo. O presente trabalho apresenta e analisa asprincipais patologias causadas pelo recalque diferencial em fundações de uma edificação. Através de pesquisas realizadas foi apresentado os principais danos ocorridos na edificação com o intuito de auxiliar o Perito Judicial em seu laudo pericial tornando possível a correta identificação das manifestações patológicas inerentes da interação solo-estrutura. Por meio do estudo de caso em uma residência, tal fato é ilustrado para uma correta apuração das causas e responsabilidades e, no caso da perícia judicial, dar ao Juiz uma visão real dos problemas de engenharia ocorridos
A implementação de políticas públicas em Minas Gerais: estudo de caso sobre a execuçãode três projetos estrat´rgicos
O objetivo principal deste trabalho foi identicar quais, na visão dos gestores, são os principais problemas para a implementação dos projetos estratégicos do estado de Minas Gerais. Com a reforma iniciada no ano de 2003, denominada Choque de gestão buscou-se um revigoramento das práticas do planejamento. Criou-se, assim, uma carteira de projetos prioritários que receberiam atenção e acompanhamento diferenciados visando elevar as chances de se alcançarem os objetivos pretendidos. No entanto, observou-se que, a despeito do esforço despendido para a materialização desses projetos, apenas 40% das metas físicas estabelecidas e 33% das metas nanceiras planejadas foram atingidas. Com o objetivo de aprofundar nas causas que levaram a esse resultado, foi realizado um estudo multicasos com três projetos que compunham essa carteira prioritária, quais sejam: Integração da gestão em segurança pública, Implantação das umidades de atendimento integrado e Ampliação das redes de urgência e emergência. Durante a pesquisa foram feitas entrevistas com gestores que trabalharam na execução desses projetos e a análise foi realizada utilizando-se teorias de políticas públicas. Os principais problemas apontados foram: a ausência de espaço para questionamentos técnicos das decisões políticas; o imediatismo por resultados; a realização de previsão de recursos apenas para a implementação, desconsiderando-se a necessidade de recursos para a manutenção das políticas e equipamentos públicos; a não alocação dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual; a comunicação voltada para o nível estratégico e caracterizada pelo amadorismo; limitações impostas pela legislação para contratação e concessão de incentivos para as pessoas; a complexidade de coordenação tendo-se em vista a multiplicidade do atores; a hierarquização excessiva das organizações pública; a descontinuidade política; as resistências as alterações no modo de trabalho propostas em decorrência das políticas implementadas; a dificuldade de contratação e ausência de treinamentos e a falta de confiança na relação entre técnicos e políticos. Frente a tantas dificuldades, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a gestão pública mineira conseguir implementar suas políticas de acordo com os planos realizados. As soluções dos problemas apontados passam por alterações na cultura da administração pública, que ainda se pauta por praticas antigas, como a politicagem, o patrimonialismo e o próprio insulamento de algumas áreas em detrirnento das demais. Além disso, as inúmeras disfunções decorrentes do modelo burocrático e a legislação atrasada são outras fontes de problemas que exigem mudanças. As reformas implementadas em Minas Gerais parecem ter gerado algumas melhorias, mas o planejamento estratégico ainda é um documento que enfrenta tantos problemas durante sua implementação, que acabam por distanciá-lo das intenções expressas em suas paginas.
Conselho escolar e a gestão democrática no trabalho coletivo
Este trabalho pretende abordar a relação estabelecida entre a gestão democrática e a participação do Conselho Escolar como auxiliar para a construção de um trabalho coletivo da escola. Para a efetivação de uma base de apoio sobre esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com teóricos que debatem sobre este assunto como Arroyo, Dalben, Gadotti, Freire e outros, além de entrevista com o gestor da escola campo da pesquisa e com alguns membros do Conselho Escolar para que pudessem ser enumeradas as ações que viabilizam a participação deste órgão nas decisões que ocorrem dentro da escola, mediante a gestão democrática, fazendo do trabalho coletivo uma base sólida para as tomadas de decisões de uma forma geral, objetivando realizar uma educação de qualidade e acessível a todos. Conforme a pesquisa realizada, o gestor moderno, atual, não trabalha sozinho, está sujeito a um desempenho de fracasso, principalmente, na área da educação, onde a participação de todos da comunidade é imprescindível, se não fizer da mesma, juntamente com o Conselho de Escola, uma base a de apoio para o sucesso da sua gestão.
Associação entre o lúpus eritematoso sistêmico e a periodontite crônica
Introdução: Vias imunológicas e fatores genéticos predisponentes comuns à doença periodontal e ao lúpus eritematoso sistêmico (LES) vêm sendo descritos. Estudos que avaliaram as associações clínicas e laboratoriais entre a periodontite e o LES, e as influências do tratamento de uma doença sobre as manifestações da outra apresentaram resultados conflitantes. Objetivo: Comparar a frequência e a gravidade da periodontite crônica em pacientes com LES com indivíduos sem doença reumática e estudar a relação dos parâmetros de avaliação periodontal com características clínicas, laboratoriais e terapêuticas dos pacientes com LES. Pacientes e métodos: Setenta e cinco pacientes adultos com LES, adultos, foram comparados com 75 indivíduos sem doenças reumáticas (grupo controle), pareados por idade, escolaridade e renda. A atividade do LES foi avaliada pelo Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index 2000 (SLEDAI 2K) e a presença de dano pelo LES foi avaliada pelo Systemic Lupus International Collaborating Clinics/American College of Rheumatology Damage Index for Systemic Lupus Erythematosus (SLICC/ACR). A avaliação odontológica incluiu a medida do índice de placa e de parâmetros usados na avaliação da doença periodontal (profundidade de sondagem, nível de inserção clínica e percentual de sítios gengivais sangrantes). Foram realizadas sialometrias em repouso e estimulada durante cinco minutos e coletas de amostras de sangue e saliva. Resultados: Cinquenta e um (68%) pacientes com LES apresentaram periodontite, comparado com 42 (56%) indivíduos do grupo controle (p= 0,13). Considerando os 93 indivíduos com periodontite, aqueles com LES eram mais jovens que os indivíduos do grupo controle (40,7 ± 9,8 versus 46,14 ± 12,5 anos, p = 0,02). Os parâmetros periodontais avaliados e a gravidade da periodontite foram semelhantes entre os pacientes com LES e controles saudáveis. Os pacientes com LES e periodontite apresentaram maior idade, menor escolaridade, maior tempo de doença, maior dose acumulada de corticosteroides e menor sialometria estimulada comparados com os pacientes com LES sem periodontite. Os pacientes com LES muito ativo (SLEDAI 2 K 6) não apresentaram condição periodontal diferente dos pacientes com menor atividade ou inativos. No grupo de pacientes com LES, a profundidade de sondagem e o nível de inserção clínico apresentaram correlações significativas com idade, escolaridade, tempo de doença e dose acumulada de corticosteroides. O nível de inserção clínico apresentou também significativa correlação com o SLICC/ACR. Na análise multivariada a idade foi independentemente associada com a presença de periodontite nos pacientes com LES. Conclusões: A frequência e a gravidade da periodontite crônica foram semelhantes entre os pacientes com LES e indivíduos do grupo controle, porém os pacientes com LES apresentam esta condição em uma faixa etária mais jovem. Os parâmetros periodontais apresentaram correlação com tempo de doença, dose acumulada de corticosteroide e SLICC/ACR, sugerindo que a periodontite crônica pode associar-se a maior risco de dano pelo LES.
Contribuições pedagógicas da rede social youtube para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira
O presente trabalho explorou as contribuições pedagógicas do YouTube na educação para o ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Objetivou-se problematizar, explorar e compreender as possibilidades e desafios que a rede social YouTube apresenta nosprocessos de ensino/aprendizagem de língua estrangeira na educação básica, assim como as habilidades que docentes e discentes precisam desenvolver para utilizar o YouTube nesses processos, pensando em uma proposta coerente com as práticas e métodos contemporâneos de ensino, compreendendo a cultura de participação da audiência deum canal do YouTube voltado para o ensino de língua estrangeira.A metodologia, de cunho qualitativo e fundamentação teórica, incluiu princípios da netnografia (etnografia virtual) e da pesquisa documental para alcançar os objetivos propostos. Foi aplicado um survey para geração de dados, a fim de avaliar o uso da rede social YouTube entre professores e alunos de inglês para aprendizagem dessa língua.Os resultados da análise evidenciaram que a utilização de abordagens contemporâneas de ensino utilizando redes sociais como o YouTube, por exemplo, permite o engajamento do ensino informal, assim como o desenvolvimento de habilidades mais avançadas de comunicação e interpretação, favorecendo o desenvolvimento da autonomia dosestudantes.