Repositório RCAAP

Norte, sul, leste, oeste: notas de um viajante

Esse trabalho aponta lugares e experiências de um certo período revelando conquistas, embates, problemas, e que leva consigo reflexões e referências do artista que o produziu. Embarcar numa viagem através desse material é um convite para adentrar em um novo universo, o universo particular desse viajante, que guiará aqueles que se permitirem nessa nova viagem. É com esse sentido que a dissertação NORTE, SUL, LESTE, OESTE - Notas de Um Viajante, teve desde o seu início a busca de um novo caminho no âmbito acadêmico, um lugar de reflexão e prática, em que pode ser lida como uma obra. Todo o foco da pesquisa está voltado para o processo artístico, em que ideias, êxitos e fracassos são utilizados como leituras para novas análises, buscando um entendimento quanto ao fazer em arte. Iniciando com a chegada a Belo Horizonte, passando por outras cidades e países no período da pesquisa, assumindo dessa maneira o período de desenvolvimento da dissertação como um novo lugar de atuação, sobretudo um novo desafio. Nessa dissertação a análise sobre a experiência e vivência são pontos cruciais. Partindo de um olhar através do caderno de anotações, lugar íntimo em que o pesquisador é exposto, através de seu cotidiano, como também a importância de suas fontes de pesquisa, buscando em teóricos, e outros artistas uma forma de diálogo.

Ano

2019

Creators

José Bruno de Faria Neto

Uso dos resíduos da construção civil para a produção de pavimento intertravado a base de concreto de cimento portland e escória

A pavimentação é um dos pilares da infra-estrutura de um país. Dentre os diversos tipos de pavimentação destaca-se a intertravada, dado a sua versatilidade de uso nos mais diversos ambientes urbanos. Comumente os blocos de concreto para intertravados são fabricados com cimento e agregados. Com o crescimento das cidades a demanda por matéria prima para a construção civil, cujas jazidas de materiais ficam cada vez mais distantes dos centros consumidores, é cada vez mais expressiva. Alternativas tecnologias tornam-se importantes para contribuir com a diminuição do consumo energético dos processos de produção e com uso racional dos recursos naturais. Construção e demolição são duas etapas do ciclo de vida das edificações em que a geração de resíduos é imperativa, dado aos processos que são comumente pouco industrializados. As escórias granuladas de alto-forno têm grande potencial de utilização. No Brasil, tem sido pouco aproveitadas, principalmente na região sudeste, dado ao modelo econômico. Visando contribuir para a produção de pisos intertravados, a presente dissertação discute a possibilidade do uso dessas escórias ativadas com hidróxido de sódio e de resíduos de construção e demolição como uma alternativa à redução do consumo de cimento Portland e agregados. As características dos concretos estudados são discutidas, tendo como ênfase a resistência a compressão, o módulo de elasticidade e a absorção.

Ano

2019

Creators

Edmundo Abi-ackel

Figurações do estrangeiro em Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll

Este trabalho tem como objetivo analisar os romances Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll, a partir da temática do estrangeiro, linha de força que atravessa ambos os livros, os quais pensamos poderem compor, no contexto da obra deste ficcionista, uma espécie de díptico. É possível entrever, nos primeiros romances publicados pelo autor no século XXI, uma maneira particular de se escrever a viagem, que nos convida a aproximar os viajantes, ali encenados, do sujeito que se vislumbra "estrangeiro para si mesmo". Os narradores-protagonistas, ao empreenderem jornadas no exterior, colocam sob suspeita a própria identidade, uma vez que reconhecem, na estranheza, não apenas uma situação transitória de quem está fora do país de origem, mas, antes, uma condição estruturante do sujeito. Os conflitos engendrados na terra estranha - sejam com relação à língua, como em Berkeley em Bellagio, sejam no confronto com a auto-imagem, como em Lorde - levam-nos a pensar, com o apoio da argumentação de Julia Kristeva, que a noção de estrangeiro, em Noll, aparece como algo que está para além das definições convencionais, uma vez que se situa, sobretudo, no terreno da subjetividade.

Ano

2019

Creators

Bruno da Costa e Silva

Efeitos tóxicos do ácido tranexâmico e da povidonaiodo na cartilagem articular de coelhos

Introdução: o uso tópico intra-articular do ácido tranexâmico (ATX) e da povidonaiodo (PVPI) em artroplastias do joelho está crescendo ao longo dos últimos anos devido às evidências da literatura que confirmam reduções na perda sanguínea, necessidade de hemotransfusão e nas taxas de infecção pós-operatória, respectivamente. Entretanto, são necessários mais estudos sobre a toxicidade dessas substâncias para a cartilagem residual em pacientes submetidos à artroplastia unicompartimental do joelho e artroplastia total do joelho, quando não ocorre a substituição da patela. Objetivos: avaliar os efeitos do uso tópico intra-articular do ATX 20mg/kg e/ou PVPI 0,35% na cartilagem articular do joelho em um modelo experimental de coelhos. Material e Método: quarenta e quatro coelhos machos, com menos de seis meses de vida, da raça Nova Zelândia, alocados de modo aleatório em quatro grupos (controle; ATX; PVPI e PVPI + ATX), tiveram a cartilagem articular do joelho exposta ao soro fisiológico SF 0,9% (grupo controle), ao ATX, ao PVPI e ao PVPI seguido do ATX. Decorridos 60 dias do procedimento cirúrgico os animais foram sacrificados sendo obtidos fragmentos osteocondrais do fêmur distal. Cortes histológicos da cartilagem da área de apoio do fêmur distal foram corados com hematoxilina/eosina e azul de toluidina. Os seguintes parâmetros da cartilagem foram avaliados pelo sistema de graduação histológica/histoquímica de Mankin: estrutura, celularidade, conteúdo de glicosaminoglicanos na matriz extracelular e integridade da linha de maré. Resultados: o uso isolado do PVPI causa alterações na estrutura, celularidade e conteúdo de glicosaminoglicanos da cartilagem, enquanto que o uso isolado do ATX altera o conteúdo de glicosaminoglicanos. O uso sequencial do PVPI + ATX provoca alterações mais pronunciadas tanto na matriz extracelular quanto na estrutura e na celularidade. Conclusão: os dados sugerem que o uso tópico intra-articular do ácido tranexâmico 20mg/kg, após o fechamento da cápsula articular e a lavagem intra-operatória, com solução de povidona-iodo 0,35%, durante três minutos, são tóxicos para a cartilagem articular em um estudo experimental in vivo em joelho de coelhos. Demonstrou-se também que o uso sequencial dessas substâncias apresenta maior toxicidade para a cartilagem articular.

Ano

2019

Creators

Frederico Silva Pimenta

Gestão escolar democrática: a efetivação do conselho escolar na Escola Municipal "Francisco Diniz", em Luminárias - MG

O presente trabalho Gestão Escolar Democrática: a efetivação do conselho escolar na Escola Municipal Francisco Diniz, em Luminárias-MG, apresenta a forma que a gestão escolar é empregada na referida escola e aponta propostas de subsídios para a implantação dessa gestão democrática, bem como do Conselho Escolar. Para a realização do trabalho foi adotada uma pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos de coletas de dados, livros e artigos científicos, além de referenciais disponíveis na internet. Tratou-se de uma leitura atenta e sistemática acompanhada de anotações e observações que foram essenciais para a fundamentação teórica do estudo. Como resultado, observou-se que a forma como a gestão escolar é praticada nessa escola, ainda segue os modelos autoritários e retrógados que tem somente a figura do Diretor como o centro das decisões e não a palavra dos professores que estão vivenciando a educação. Diante disso, percebe-se que, somente com a implantação e efetivação de um Conselho Escolar, é que se pode oferecer uma boa qualidade na educação. Nesse presente trabalho, iremos abordar acontecimentos não exitosos que ocorreram dentro da escola, devido a não existência do Conselho Escolar, e apontar algumas medidas que poderão ser tomadas para a solução desses problemas.

Ano

2019

Creators

Thiago Ferreira Furtado

Nas bandeiras, nos algoritmos, nos espaços: erupções / on the flags, inside the algorithms, in spaces: eruptions

O presente trabalho tem como objetivo discutir as imagens dos filmes apresentados na Mostra e Seminário de cinema 68 e depois em que o ano de 2013 é o tema e referência de uma disputa por um país, nação, povo e povos, com picos de visibilidades singulares.

Ano

2021

Creators

Frederico Canuto

O ex-libris e a xilogravura como possibilidades de exploração no ensino de Artes Visuais

Este trabalho apresenta reflexões sobre o ex-libris e busca aproximar essa modalidade do ensino de Artes Visuais e da xilogravura mais especificamente, técnica muito utilizada na sua criação. Aborda o conceito e a trajetória histórica, tanto do ex-libris quanto da xilogravura a partir da invenção da imprensa e traz informações de artistas conceituados das Artes Visuais, como Albrecht Dürer e Pablo Picasso, que criaram ex-libris, um fato pouco conhecido por muita gente. Busca, com isso, contextualizar a relação ente gravura e ex-libris propondo reflexões sobre essas expressões como possibilidades de desenvolvimento no ensino de Artes Visuais.

Ano

2019

Creators

Márcia Maria Palhares

O uso de smartphones no apoio às ações educacionais e sua regulamentação no Projeto Político Pedagógico

Este Trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o Projeto Político e Pedagógico da Escola Estadual Prefeito Walter Trezza, localizada no Município de Maripá de Minas. De acordo com o que foi observado ficou-se entendido que o Projeto Político não define uma regulamentação específica a respeito do uso de dispositivos móveis como apoio às práticas pedagógicas. Esse assunto torna-se relevante e muito polêmico, já que na construção coletiva e democrática do documento, no chegou-se a um consenso acerca da utilização desses recursos. O presente trabalho, propõe uma análise da mediação do uso dos dispositivos caracterizando experiências e teorias que defendem a utilização ou não do instrumento.

Ano

2019

Creators

Tiago Alves Reis

Modelagem e análise espacial da paisagem urbana de Divinópolis/MG

O adensamento construtivo, em específico aquele gerado pela verticalização, é um processo que tem se intensificado nas cidades de médio porte, ainda que geralmente concentrado nas áreas centrais. Esse fenômeno é regido por coeficientes urbanísticos legais e avaliar o seu impacto na produção do espaço urbano, suas consequências, em um momento em que a tecnologia aponta em direção a um planejamento urbano inteligente e participativo, torna-se cada vez mais relevante. Destacasse, nesse contexto, o uso de ferramentas que possibilitam sua visualização tridimensional e seu entendimento, campo novo e em expansão na realidade brasileira. Uma destas, a Modelagem Paramétrica, destaca-se por traduzir coeficientes em modelos tridimensionais e permitir avaliações de cenários variados com dinamismo e profundidade. Por conseguinte, esse trabalho tem como objetivo a proposição de modelos de representação do adensamento construtivo na paisagem urbana da área central do município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Objetiva-se reconhecer e explorar modelos preditivos capazes de alertar sobre as possibilidades da legislação urbana e ampliar a discussão sobre um novo processo de planejamento e gestão urbana, por meio das Geotecnologias e da representação espacial empregados na modelagem paramétrica. Foram utilizadas análises multicritérios para a espacialização do fenômeno do adensamento construtivo e um modelo auto-regressivo de médias móveis (ARIMA) para a predição do volume construído anual na cidade. Para os modelos foram utilizados dados colhidos no setor cadastral da prefeitura de Divinópolis e para representação tridimensional e tradução do coeficientes urbanos optou-se pela utilização do software ESRI CityEngine, programa que utiliza a parametrização de dados e algoritmos. Em geral, as predições mostram-se compatíveis com a lógica de mercado atual e permitem a visualização de processos como a impermeabilização do solo excessiva, a falta de afastamentos efetivos e a homogeneização de paisagem. Por fim, a utilização de modelos na visualização e espacialização do adensamento construtivo se mostrou uma ferramenta efetiva para análise da paisagem urbana, útil à discussão da produção do espaço urbano, bem como à gestão e o planejamento da paisagem urbana, no que diz respeito às possíveis alterações nos Planos Diretores já elaborados pelo município, nas Leis de Uso e Ocupação de solo e nos planos de reordenamento territorial.

Ano

2020

Creators

Diogo de Castro Guadalupe

Acompanhante durante o trabalho de parto: visão da puérpera

Introdução: O processo de parturição envolve momentos de intensa emoção à mulher, marcados pelos sentimentos de ansiedade e medo. A presença do acompanhante nesse momento transmite à parturiente a segurança necessária para tranquilizá-la.Objetivo: Compreender a percepção da puérpera acerca da presença do acompanhante durante o trabalho de parto. Metodologia: Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Neste estudo foi realizadas entrevistas com vinte e três puérperas internadas no Alojamento Conjunto do Hospital Sofia Feldman (HSF), no período de fevereiro a março de 2013, entrevista aberta com um roteiro contendo dados de identificação das entrevistadas e uma questão norteadora, Como você percebeu ter um acompanhante em seu trabalho de parto? Resultados: Emergiram três categorias empíricas e em cada uma delas duas subcategorias; Acompanhante: Alicerce para o enfrentamento do trabalho de parto, O acompanhante como amenizador do sentimento de solidão, Acompanhante como fonte de apoio; Quem é o acompanhante da mulher durante o parto? O acompanhante familiar/ o acompanhante profissional, A equipe de enfermagem como acompanhante; Sentimentos vivenciados por parturientes, Enfrentamento emocional da parturiente durante o trabalho de parto, Participação do acompanhante vivência da mulher. Conclusão: O cuidado e a atenção provindos dos profissionais de saúde ou dos acompanhantes revelam-se imprescindíveis para garantir conforto e bem-estar para mulheres no momento da parturição. Nesse sentido a análise das descrições acerca de experiências durante o trabalho de parto com a presença de alguém da escolha da parturiente contribui para ampliar a sensação de conforto e amparo nessa fase peculiar que é o ato de gerar um novo ser humano para que ela sinta-se acolhida pelas pessoas e o ambiente torne-se aconchegante. Diante disso, possibilita-se refletir sobre a percepção de cada mulher quanto à vivência desses momentos com o intuito de auxiliá-la na escolha de estratégias de cuidados que possam atender as suas peculiaridades.

Ano

2019

Creators

Ana Lívia Santana Santos

Um estudo sobre cristais fotônicos 1D e 2D

Nesta tese iremos exibir uma série de trabalhos realizados em sistemas de cristais fotônicos unidimensionais e bidimensionais, sendo eles, em ordem: micropilares circulares de AlGaAs/GaAs, cristais fotônicos do tipo heteroestrutura dupla (PCDH) e cavidades do tipo L3. Primeiramente abordaremos um trabalho realizado em micropilares circulares onde o intuito foi estudar a influência da luz emitida pelos pontos quânticos (QD) inseridos sobre a intensidade relativa dos modos excitados da cavidade. Como resultado mostramos que tal intensidade depende tanto da posição quanto da polarização média do ensemble de QD. No segundo trabalho propomos uma maneira mais cômoda e eficiente de se realizar experimentos de transmissão em cristais fotônicos com excitação e coleta de sinal feitas na direção normal. Para tal utilizamos amostras que possuíam grades de difração fabricadas dos dois lados de estruturas PCDH. Através de imagens de infravermelho constatamos a transmissão da luz através do dispositivo, contudo nas medidas de transmissão não fomos capazes de observar nenhum modo da cavidade devido presença de vários modos de Fabri Perot. No final desta tese exibimos os resultados de medidas de sintonia QD/modo em cavidade L3 fabricadas no interior de junções p-i-n e estudamos seus efeitos em experimentos de fotoluminescência (PL) com excitação ressonante e não ressonante. Observamos uma sensível diminuição do background dos espectros das amostras que foram excitadas com excitação ressonante em relação àquelas com excitação não ressonante. Além disso, em experimentos de refletividade observamos uma considerável queda na intensidade do pico de refletividade do modo fundamental quando este se encontrava em perfeita sintonia com um QD num sistema governado pelo acoplamento fraco. Por fim relatamos, em experimentos de refletividade com polarização resolvida, interessantes mudanças na forma de linha do espectro de refletividade do modo fundamental de cavidades L3 causadas pela variação da polarização da radiação incidente. Nossos resultados apontam que tal fenômeno causado, de forma controlada, pela interferência entre o modo quantizado da cavidade e o contínuo de modos eletromagnéticos espalhados no entorno do cristal em uma clara assinatura do fenômeno de interferência de Fano.

Ano

2019

Creators

Pablo Thiago Valentim

A síndrome da exclusão social: As origens, os fatores de risco, os múltiplos sintomas biopsicosociais ao longo dos períodos do ciclo de vida e os fatores perpetuadores

Introdução: este projeto originou-se quando ainda estudante de medicina, comecei a observar que as crianças carentes adoeciam de forma difusa, ou seja, vários sistemas do organismo eram afetados simultaneamente, inclusive a saúde mental. Essas observaçõescontinuaram na residência e na prática de pediatria e, mais tarde, em um ambulatório de psiquiatria infantil, onde constatei que, além do adoecimento difuso, as crianças encaminhadas o eram, principalmente, devido às dificuldades escolares (D.E). Decidi na ocasião que este tema deveria ser abordado em atenção primária, portanto, na comunidade enão em atenção secundária como é o caso dos ambulatórios de psiquiatria infantil. Desde então venho trabalhando em atenção primária onde realizei uma primeira pesquisa, em nível de mestrado, em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida que teve como finalidade descrever o perfil biopsicossocial de crianças que estavam na 1ª série, isto porque na época, ano de 1990, grande número delas era reprovada e evadia-se da escola nessa série. Naquela pesquisa empreguei o método Estudo de Caso e foram examinadas 39 crianças de 1ª serie de uma escola pública, escolhidas aleatoriamente entreas 465 que cursavam essa série. Os achados mostraram que: antes da entrada para a escola a maioria das crianças da amostra foi exposta a múltiplos fatores de risco; à entrada para a 1ª série a maioria apresentava-se multiplamente impactada, ou seja, com impactos na saúde física, psíquica e social e suas famílias apresentavam muitos problemas; três anos após, 1993, a amostra estava tendo prejuízos na inserção escolar. Este estudo, portanto, contribuiu para a compreensão das causas da repetência e evasão escolar na perspectiva da medicinade crianças. Justificativa: após a realização da pesquisa acima, a qual fundamentou projetos de intervenção, continuei trabalhando na comunidade. Mas, à medida que fui me inteirando cada vez mais da realidade local, constatei, porém, que os problemas escolares, em geral, nada mais eram do que um dos sintomas do fenômeno da Exclusão Social, um processo histórico que, na verdade, as pessoas da comunidade estavam envolvidas por ele. Essas observações se estenderam até os primeiros anos da década atual quando, então, decidi revisitar o trabalho de mestrado e também verificar como estavam os participantes da pesquisa de 1990, hoje adultos. Objetivos: os objetivos dessa nova pesquisa foram estudar os impactos biopsicossociais do processo da Exclusão Social sobre um grupo de pessoas em diferentes momentos dos seus ciclos de vida. Métodos: o método empregado, Estudo de Caso, constituiu-se de duas partes. Na parte I foi realizada a releitura da dissertação do mestrado cujos achados foram reinterpretados a partir da pediatria, psiquiatria e de teorias do desenvolvimento da criança, tendo como pano de fundo a Exclusão Social. Na parte II, realizada em 2008, foram entrevistados 26 dos 39 participantes da pesquisa de 1990. Nessa segunda parte o método empregado foi uma entrevista inicialmente aberta seguida por uma semi-estruturada para pesquisar a História de Vida. Apenas alguns tópicos da história de cada um foram pesquisados: a trajetória escolar, a trajetória no trabalho e as queixas sobre a saúde ao longo dos 18 anos que separaram as duas pesquisas. Resultados e discussão: a análise e interpretação da releitura da dissertação de mestrado mostraram como o processo da Exclusão Social pode ter produzido os múltiplos impactos encontrados na pesquisa de 1990. A pesquisa atual mostrou que este processo excludente continuava atuando de várias formas adversas sobre a amostra, uma vez que foram identificados impactos negativos na trajetória escolar, na trajetória do trabalho ediversas reações psíquicas às situações estressantes, experimentadas ao longo da vida dos participantes, resultando em prejuízos enormes na inclusão social dos indivíduos da amostra. Além disso, provavelmente, essa história de fracassos causou prejuízos também nas estruturas psíquicas das pessoas. Entretanto, ao longo das entrevistas outros fatos relevantes se destacaram conforme relato espontâneo dos participantes, como por exemplo, um número importante de pessoasda comunidade envolvidas com o abuso de drogas e/ou tráfico foram assassinadas ou detidas em penitenciária. O entendimento sobre essas constatações, é que, além das influências da adolescência, período do ciclo de vida crítico para o desenvolvimento, por exemplo, da auto-estima, a droga, ao chegar à comunidade, encontrou um cenário propício para se multiplicar. Primeiramente porque se constituiu em uma possibilidade real de aumento da renda das pessoas as quais enfrentavam dificuldades de inclusão social o que poderia ser resolvido com o tráfico; em segundo lugar, como as pessoas tiveram impactosna estruturas psíquicas, provocadores de frustrações, ansiedade, depressão, angústia, raiva, a droga, poderia ser uma forma de aliviar esses sintomas e/ou encorajar os sujeitos. Mas, se de um lado o tráfico levava à disputa por espaços para aumentar a venda, por outro a dependência da droga levava o indivíduo a roubar, assaltar, vender bens de familiares para a compra da mesma. Ambos os caminhos geraram a violência no interior da própria comunidade que acabou em mortes e prisões de forma expressiva. A chegada das drogas em uma comunidade vitimizada pelo processo de Exclusão Social precipitou opróprio auto-extermínio de um segmento importante da própria comunidade formado por jovens. Em outras palavras, a Exclusão Social preparou o cenário de adversidades para que a entrada das drogas se encarregasse de acelerar o processo excludente ao colocar um fimna vida de grande número de jovens da comunidade. Conclusões: com este estudo foi possível identificar as possíveis origens da Exclusão Social e a associação dela com inúmeros fatores de risco que por sua vez podem ter produzido os múltiplos impactos biopsicossociais sobre a amostra estudada nos diferentes períodos do ciclo de vida. A constatação da existência de um processo evolutivo, articulado, justificou a denominação Síndrome da Exclusão Social para o quadro descritoe, este título, preenche uma lacuna existente na literatura quanto à definição desse quadro clínico tão freqüente, mas que ainda é tratado com muita indiferença. Essa definição dá maior consistência e visibilidade ao fenômeno ao mostrar como determinantes sociaispodem produzir impactos devastadores na saúde e intergeracionais. Ao mesmo tempo a denominação ainda é capaz de convergir para si a atenção de várias áreas do conhecimento para sua compreensão e uma melhor abordagem. Considerações finais: esse estudo aponta caminhos para a intervenção, prevenção e promoção de saúde. Ao descrever a evolução dos efeitos da Exclusão Social sobre os sujeitos nos diferentes momentos do ciclo de vida, o fenômeno tornou-se maiscompreensível e, portanto, factível de sofrer transformações.

Ano

2019

Creators

Antonio Benedito Lombardi

Aspectos epidemiológicos das infecções de sítio cirúrgico em cirurgias ortopédicas com implante em um hospital de reabilitação

Este estudo é uma coorte histórica, com informações de 517 pacientes submetidos à cirurgia ortopédica com implante da Rede SARAH Hospitais de Reabilitação, unidade de Brasília, entre os meses de janeiro de 2010 a julho de 2015. Teve como objetivo geral analisar os aspectos epidemiológicos das infecções de sítio cirúrgico em cirurgias ortopédicas com implante. Como objetivos específicos, pretendeu-se estimar a incidência global da infecção, estimar a incidência de infecção por topografia, por tipo de cirurgia, segundo ASA e potencial de contaminação da ferida operatória, identificar possíveis fatores de risco para ocorrência da infecção, identificar os microrganismos responsáveis pela infecção e propor um modelo de predição de risco com as variáveis estudadas. Para alcançar os objetivos propostos, analisaram-se os dados descritivamente através de frequência simples e medidas de tendência central como média mediana e variabilidade desvio-padrão. Em seguida realizou-se modelo de regressão logística GEE para verificar os possíveis fatores de risco associados à infecção de sítio cirúrgico. A população foi caracterizada por pacientes do sexo feminino, com média de idade 58 anos e estar acima do peso corporal (IMC >25kg/m²). Foram diagnosticadas 22 ISC, com incidência global de 3,5% [IC95% 2,1-5,5]. As infecções superficiais foram as mais incidentes (1,4%) e dentre os procedimentos cirúrgicos, as artroplastias de quadril tiveram a taxa mais alta de infecção (4,2%). A incidência de infecção em pacientes classificados com ASA III e IV (6,9%) foi maior do que nos classificados com ASA I e II (2,6%) e a taxa de infecção foi maior em cirurgias classificadas como potencialmente contaminadas e contaminadas (15,6%), enquanto as cirurgias limpas cirurgias limpas a incidência foi de 2,6%. O S. aureus foi o microrganismo mais prevalente. O modelo de ajuste final definiu como fatores para infecções cirúrgicas ortopédicas com implante: o tempo total de permanência hospitalar, o número de hemotransfusões e o potencial de contaminação da ferida operatória. Conclui-se que a incidência apresentou-se menor que estudos nacionais em cirurgias ortopédicas com implante. A identificação da real incidência e dos fatores de risco associados pode subsidiar programas de cirurgia segura.

Ano

2019

Creators

Aline Rodrigues de Abreu Miranda

Pesquisa de anticorpos neutralizantes para o vírus da diarréia bovina: doença das mucosas em Minas Gerais

Com o objetivo de determinar a frequência de anticorpos neutralizantes para BVD em bovinos no Estado de Minas Gerais, foram analisadas 264 amostras de soro, proveniente de matadouros e rebanhos com e sem histórico de problemas reprodutivos, através do teste de Soroneutralizacão em placa (micro- técnica), utilizando como vírus a amostra Oregon C24V. Foram encontradas 1999 amostras com títulos variando de 1:8 a 1:512 (75,38%). Dos 77 soros provenientes de rebanhos com histórico de problemas reprodutivos com resultados negativos para brucelose, leptospirose e IBR, 63 (81,82%) apresentaram títulos que variaram de 1:8 a 1:512. OS resultados obtidos sugerem uma elevada disseminação da infecção entre os rebanhos bovinos do Estado de Minas Gerais

Ano

2019

Creators

Teresinha Romano Vieira

Dinâmicas corporais de estudantes de saxofone e considerações de um profissional da Educação Física para a prática do instrumento

A temática saúde do músico tem sido amplamente discutida por diversas áreas da Saúde, como a Medicina, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, áreas da reeducação do uso do corpo, como a Técnica de Alexander, dentre outras. Entretanto, foram encontrados poucos referenciais teóricos que discutissem este tema sob o olhar da Educação Física. Este trabalho apresenta possíveis intervenções do Profissional da Educação Física que podem contribuir para a promoção da saúde e prevenção de lesão dos saxofonistas. São elas: a educação corporal para a prática do instrumento, o controle dos estudos musicais e o treinamento de força específico para a performance do saxofonista. Para tanto, foi realizada uma observação da performance de quatro saxofonistas por um painel de profissionais da Saúde (Educação Física, Fisioterapia e Medicina), da reeducação do uso do corpo (Técnica de Alexander) e da Música (Saxofone). Verificou-se que, durante a prática musical, os saxofonistas adotaram técnicas posturais para tocar o instrumento, que incluem a flexão do ombro esquerdo, a extensão do ombro direito, a flexão dos cotovelos e o giro de tronco para a direita. Além disso, observou-se que eles realizaram constantemente movimentos corporais durante suas performances. Essas ações estáticas e dinâmicas acontecem de forma integrada e são influenciadas pela ergonomia do instrumento, pelo tipo de correia de sustentação utilizada, pela regulagem da altura da estante de partitura, pelo posicionamento assumido pelo corpo (de pé ou assentado) e pelo nível de desenvolvimento físico específico para a prática deste instrumento. A interação destes fatores e das ações estáticas e dinâmicas ocasionaram, nos estudantes desta pesquisa, adaptações físicas, tais como hipertrofia do grupo muscular eretores da espinha à esquerda da coluna torácica, protusão de pescoço, postura de sway back, depressão escapular, inclinação anterior de escápulas, protusão de ombros, hipercifose torácica e extensão do ombro direito. Finalmente, a pesquisa conclui que, possuindo o papel de professor e educador do físico, o Profissional da Educação Física poderá evitar as adaptações físicas impostas pela prática do instrumento e que são nocivas à saúde, e contribuir para a promoção da saúde e prevenção de lesões de saxofonistas.

Ano

2019

Creators

Alexandre Vianna Meireles dos Santos

Residência Docente: refletindo e aprimorando o "fazer docente"

No summary/description provided

Ano

2021

Creators

Renata Amaral de Matos Rocha

Efeito da fadiga mental, da estimulação cerebral e da associação de ambas no desempenho físico e em variáveis psicofisiológicas durante atividades aeróbicas prolongadas

A fadiga mental é um estado psicobiológico caracterizado pela queda do desempenho cognitivo, e pode ser provocada por períodos prolongados de tarefas que envolvam uma elevada demanda cognitiva. Tem sido demonstrado que ela também é capaz de alterar o desempenho físico, principalmente por meio da alteração em variáveis perceptivas ligadas ao desempenho humano. Para neutralizar o possível efeito deletério da fadiga mental no desempenho físico, diversas intervenções são apontadas, que podem ser crônicas ou agudas. Dentre elas, destaca-se a estimulação cerebral que é capaz de reduzir variáveis perceptivas ao longo de uma tarefa física ou cognitiva prolongada. A presente tese teve como objetivo estabelecer relações entre a estimulação cerebral, por meio da estimulação transcraniana por corrente contínua, e a fadiga mental. Em uma série de 3 artigos, atletas e indivíduos destreinados foram expostos a um protocolo de fadiga mental (estudos 1, 2 e 3) e a estimulação cerebral em diferentes áreas (estudos 2 e 3) com o objetivo de testar se a fadiga mental afeta o desempenho nessas diferentes populações, se a estimulação cerebral de diferentes áreas é capaz de anular o possível efeito deletério provocado pela fadiga mental, e se a estimulação cerebral em diferentes áreas é capaz de melhorar o desempenho nessas populações. No estudo 1 foi identificado que a fadiga mental foi capaz de reduzir o desempenho em jovens atletas de natação. No estudo 2, o mesmo efeito não foi observado em atletas masters, e não foi identificada influência positiva na estimulação cerebral do Córtex Temporal no desempenho físico. Contudo, após uma abordagem qualitativa, os atletas reportaram uma maior dificuldade em se manterem concentrados ao longo da prova quando mentalmente fadigados, o que repercutiu em outras variáveis psicológicas e comportamentais, e que provavelmente a capacidade de se auto motivar ao longo da prova impediu a observação da queda do desempenho. No estudo 3, a fadiga mental também não foi capaz de alterar o desempenho de indivíduos destreinados e a estimulação cerebral tanto do córtex pré-frontal, quanto do córtex motor primário não foi eficiente em melhorar o desempenho tampouco melhorar as respostas perceptivas ao longo do desempenho. Discussões a respeito da especificidade da população mais vulnerável aos efeitos deletérios da fadiga mental, assim como quanto aos efeitos positivos da estimulação cerebral (em suas diferentes regiões corticais) foram desenvolvidas. Conclui-se que a fadiga mental é capaz de alterar o desempenho de populações específicas, e que provavelmente ela está relacionada com alterações perceptivas, principalmente relacionadas com a diminuição da capacidade de concentração ao longo da prova. De forma semelhante, a estimulação cerebral pode ser capaz de alterar o desempenho de populações específicas, e que essa alteração também parece estar ligada com a estimulação de áreas específicas do córtex cerebral.

Ano

2019

Creators

Eduardo Macedo Penna

Anemia na malária vivax: perfil de anticorpos IgG e IgM contra moléculas de superfície de hemácias de diferentes grupos sanguíneos do sistema ABO

A destruição de hemácias não infectadas tem sido associada à anemia na malária, porém, os mecanismos imunológicos envolvidos na destruição dessas células permanecem desconhecidos, principalmente nos casos de infecção por P. vivax. Um dos fatores que poderiam contribuir para a destruição dessas hemácias são os auto-anticorpos produzidos durante a infecção. Entretanto, nota-se, na literatura, uma escassez de estudos no que se refere à relação entre autoimunidade e anemia em infecções por P. vivax. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar as associações entre a resposta de anticorpos, IgG e IgM, contra moléculas de hemácias de diferentes grupos sanguíneos (A, B e O) e a anemia em pacientes infectados por P. vivax. Para isso, ensaios de Cell-ELISA foram realizados, utilizando-se eritrócitos de indivíduos saudáveis nunca expostos à malária e pertencentes a três grupos sanguíneos (A, B e O). Foram incluídos, ainda, pacientes com malária vivax não grave residentes em áreas de baixa transmissão na Amazônia brasileira (n = 75) e pacientes com malária vivax grave residentes em área de transmissão intensa no Peru (n = 18). Verificou-se que, para pacientes com malária não grave, o reconhecimento, por anticorpos IgG, contra moléculas de hemácias do grupo sanguíneo A, foi inferior ao observado para hemácias dos grupos B e O. Por outro lado, no que se refere à resposta de IgM, observou-se que as hemácias do grupo B foram menos reconhecidas que os eritrócitos dos demais grupos sanguíneos. Ainda no que se refere aos pacientes não graves, não foi encontrada nenhuma associação significativa entre a exposição ou a parasitemia e a resposta de anticorpos contra moléculas de hemácias dos diferentes grupos sanguíneos. Além disso, associações negativas entre os níveis de hemoglobina e os de anticorpos IgG, bem como os de IgM, foram observadas. Quando comparamos a resposta de anticorpos IgG ou IgM entre pacientes anêmicos e não anêmicos, observou-se que ambas as respostas foram maiores para pacientes anêmicos. Resultados contrários foram encontrados para pacientes com malária grave residentes no Peru, já que nesse caso, os pacientes anêmicos apresentaram níveis de IgG e IgM inferiores aos observados para os não anêmicos. Todos esses achados ampliam a nossa compreensão sobre a relação entre a resposta de anticorpos direcionada contra hemácias dos diferentes grupos sanguíneos e a anemia na malária vivax.

Ano

2019

Creators

Jamila da Silva Sultane Aboobacar

Homo experimentalis: dispositivo da experimentação e tecnologias de subjetivação no currículo de aulas experimentais de ciências

No quadro atual da Educação em Ciências, livros didáticos são bem avaliados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos ao apresentarem atividades de experimentação. Estudantes são premiados/as por utilizar sucata na produção de materiais de práticas em projeto de popularização do ensino. Professores/as são incentivados/as pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) a realizarem feiras que estimulem atividades de iniciação científica. Tais incentivos para utilização de aulas experimentais no ensino de Ciências foram engendrados histórica e culturalmente. À medida que reformas foram operadas nas disciplinas científicas aproximação do ensino básico ao ensino nas universidades no século XIX, método ativo de John Dewey no início do século XX, posteriormente, método de identificação de problemas na década de cinquenta, métodos construtivistas e investigativos na década de setenta, abordagem sociocultural na década seguinte , essa modalidade didática ganhou papel-chave no currículo de Ciências. Nesse contexto em que a experimentação é produzida como uma grande necessidade, tomo, para esta tese, o currículo de aulas experimentais de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte-MG como objeto de investigação. Por meio da etnografia pós-moderna, deixo experimentos, livros, roteiros, gestos, objetos, vestimentas, professores/as, alunos/as tornarem-se elementos para a análise do currículo experimental. O argumento geral desta tese é o de que o dispositivo da experimentação no currículo escolar arranja arquiteturas, organiza instrumentos, produz cruzamentos discursivos, estabelece uma racionalidade, conecta um espaço específico a outras práticas culturais, demarca o que conta como verdade, define autoridades, estabelece métodos e metodologias, produz o padrão, institui normas, destina condutas, faz aprender diferente, produz sujeitos Homo experimentalis. Nas análises aqui realizadas, utilizo conceitos dos Estudos Culturais e dos trabalhos de Michel Foucault, tais como: cultura, relações de poder, saber, verdade, governo e dispositivo. Com tal forma de problematizar, parto do pressuposto de que, no currículo experimental, não só verdades científicas são produzidas, mas uma multiplicidade de discursos de diferentes campos é divulgada e disponibiliza, em meio a relações de poder-saber, posições de sujeito que convocam docentes e discentes a certas formas de vivenciar a ciência, pensar o mundo, governar-se, constituir-se. Tais modos são estrategicamente operacionalizados de modo a imprimir marcas em arquiteturas, infâncias, gêneros, sexualidades, corpos, bem como nas formas de lidar com a natureza, o cotidiano e a vida. Essas marcas são construções culturais que, no currículo investigado, ganham contornos normativos ao se articularem com discursos da ciência moderna, pedagógicos, ambientalistas, religiosos, médicos e da psicologia.

Ano

2019

Creators

Lívia de Rezende Cardoso

Captura, armazenamento e utilização de dióxido de carbono na indústria de cimento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020

Creators

Débora Goulart Faria