Repositório RCAAP

Reforço e recuperação escolar: uma oportunidade de efetivação do ensino

Esse trabalho intitulado Reforço & Recuperação escolar uma oportunidade de efetivação do ensino tem como base a análise do PPP e se propõe a apresentar os processos pelos quais a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental EMEIF Professora Tereza Paulino da Costa, dentro de sua identidade e autonomia faz uso da ferramenta do reforço e da recuperação escolar para empregar meiosque faça com que todas as crianças obtenham êxito e sucesso em seu aprendizado. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é verificar e analisar como é desenvolvido o trabalho de recuperação e reforço no cotidiano escolar e os possíveis resultados alcançados perante o aprendizado e desenvolvimento escolar dos alunos desta unidade de ensino. A referência usada para refletir sobre a temática inclui a análise do PPP e pesquisa bibliográfica, sendo seus principaisreferenciais teóricos: Barreto (2002), Moço (2012) e Nucci (2009). Para tanto se faz necessário que seja exequível oportunizar a todo e qualquer aluno tempo, local, apoio e possibilidades para transpor e ultrapassar os obstáculos que emergirem na sua caminhada escolar em prol do conhecimento. Escola e profissionais da educação devem estar atentos e propiciar situações que levem os alunos a se aproximarem do conhecimento propriamente dito.

Ano

2019-08-14T17:13:37Z

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Elaine de Castro Rocha Andrade Pereira

Avaliação do uso da Linguagem PDDL no planejamento de missões para robôs aéreos

O planejamento de uma missão para robôs aéreos é um processo complexo e que exige, dentre outras coisas, determinar quais os veículos devem ser utilizados e quais as tarefas deverão ser executadas (por veículo) para o cumprimento da missão. Dependendo da instância do problema, esse processo pode se tornar muito complexo para um ser humano. Dessa maneira, o auxílio de ferramentas computacionais se torna muito desejável e, em alguns casos, essencial. No campo da inteligência artificial (IA), existe uma área denominada de Planejamento Automático que desenvolve linguagens e algoritmos de planejamentoque permitem a geração de sequências de ações de maneira automática. A Planning Domain Definition Language (PDDL) é fruto desse desenvolvimento e é a linguagem oficial das competições de planejamento automático da IA. Uma das suas vantagens é o fato dela ser independente de domínio, podendo, portanto, ser aplicada a uma variedade de problemas de naturezas distintas, desde o tradicional mundo dos blocos a problemas mais complexos como os de logística que envolvem as dimensões tempo e recursos. O presente trabalho avalia o uso PDDL dentro do planejamento de missões para robôs aéreos. A PDDL é utilizada para gerar automaticamente as sequências de ações necessárias para o cumprimento de duas missões desenvolvidas neste trabalho. A primeira missão trata especialmente do deslocamento, uma tarefa essencial para a maioria dos veículos aéreos. Nesta missão, são explorados alguns aspectos essenciais que devem ser considerados quando um veículo se desloca, entre elesestão a duração, a velocidade, a distância e o consumo de combustível. Esses aspectos são modelados utilizando a PDDL e, assim, é possível avaliar se a linguagem possui expressividade suficiente para lidar com este tipo de domínio. Além disso, os planos gerados são executados em um arcabouço experimental desenvolvido para este trabalho. Essa execução permite comparar o planejado (em PDDL) com o executado (no simulador de voo). A partir daí, refina-se o modelo, tentando aproximá-lo da realidade. Já a segunda missão, trata de um cenário hipotético de combate a incêndios florestais. O objetivo é explorar a capacidade que a linguagem possui de gerar planos temporais para múltiplos veículos.

Ano

2019-08-10T10:44:31Z

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Luiz Fernando Abras Cantoni

Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras

A Educação Física escolar é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. A diversidade de conteúdos ministrados pelos professores de Educação Física, proporciona aos alunos o conhecimento de inúmeras modalidades esportivas e principalmente a importância e a valorização dessa disciplina. Infelizmente, atualmente é notório o desinteresse dos próprios professores de Educação Física em planejar e ministrar as aulas, inúmeros professores preferem deixar os alunos apenas com atividades de bola ou até mesmo aulas livres, não exploram a capacidade dos alunos de aprenderem. Como por exemplo, a Ginástica, conteúdo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos a praticarem essa modalidade tão rica que a habilita para a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo. O objetivo do presente estudo foi verificar a situação atual, avanços e necessidades futuras na ginástica escolar. A metodologia pautou-se em um estudo qualitativo em uma análise descritiva, sua amostra foi com 87 professores de educação física de ambos os sexos, pertencentes ao corpo docente de escolas particulares, do estado e da prefeitura de Minas Gerais. A partir da análise do questionário com perguntas semiabertas, abertas e fechadas foi realizada uma análise dos conteúdos. Nos resultados encontrados, professores ainda criam barreiras em ministrarem o conteúdo Ginástica em suas aulas. Barreiras estas como a falta de espaço, materiais, do planejamento adequado e do domínio das aulas em seu conteúdo específico. Também foi possível verificarmos uma correspondência na escolha do conteúdo esportes ministrados nas aulas de Educação Física em relação às perspectivas futuras para as aulas de Ginástica, foi apontado uma procura maior na maior qualidade das aulas e fazer garantir espaços adequados para as aulas de Ginásticas. O presente estudo pretendeu recolher elementos essenciais da atualidade escolar, cuja discussões existem e são necessárias para a continuidade da investigação futura, como também, fornecer para o domínio da prática reflexões, referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino real

Ano

2019-08-09T20:39:53Z

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Jéssica Versiane Martins

Predição computacional de interações de proteína-proteína em proteomas preditos de Leishmania

Os parasitos Tripanosomatídeos Leishmania braziliensis, Leishmania infantum e Leishmania major são importantes patógenos humanos. Apesar de anos de estudo e da disponibilidade de seus genomas, nenhuma vacina eficaz foi desenvolvida até o presente momento, e os tratamentos disponíveis em geral são altamente tóxicos. Portanto, está claro que apenas estudos integrados com uma abordagem interdisciplinar terão sucesso na tentativa de buscar novos alvos paradesenvolvimento de drogas e vacinas. Uma parte essencial deste racional está relacionada ao estudo de redes de interações de proteínas as quais podem fornecer um melhor entendimento de interações proteicas complexas em sistemas biológicos. Assim, na presente tese de doutorado modelamos redes de interações de proteínas para as três espécies de Leishmania citadas acima através do método computacional que utiliza comparação de sequência (Interolog Mapping), e desenvolvemos um sistema de pontuação combinado para avaliar a robustez das predições. A avaliação de desempenho da abordagem de predição de redes foi realizada utilizando o conjunto de dados de interação de proteínas de Escherichia coli como padrão ouro positivo e negativo, e o valor de AUC obtido foi 0,94. Como resultado, 39.420, 45.325 e 43.531 interações foram preditas para L. braziliensis, L. Infantum e L. major, respectivamente. Para cada rede predita, as 20proteínas melhor ranqueadas pelo índice topológico MCC (Maximal Centrality Clique) foram selecionadas. Além disso, informações relacionadas ao grau de conservação da sequência proteica entre os ortólogos, grau de identidade comparado às proteínas de hospedeiros potenciais, e potencial imunológico foi integrado. Aqui vale a pena ressaltar que os algoritmos utilizados para predição de epítopos foram previamente avaliados em relação ao seus desempenhos. A avaliaçãoocorreu utilizando dados da base IEDB como padrão ouro. Deste modo, os programas com melhor desempenho foram então empregados.Portanto, esta integração fornece um melhor entendimento e sabilidade das redes preditas o que pode ver valioso para seleção de novos alvos biológicos potenciais para desenvolvimento de drogas e vacinas. Outro ponto que mereceu atenção neste estudo esta vinculado à modularidade das redes, em especial os módulos conservados, característica chave quando se está interessado em desestabilizar a rede de interação de proteína com propósitos de droga e vacina. Estas análises revelaram um padrão associado com renovação do repertórioproteico. Além disso, aproximadamente 50% das proteínas descritas como hipotéticas presentes nas redes de interação receberam algum grau de anotação funcional, o que representa uma contribuição importante uma vez que aproximadamente 60% do proteoma predito das espécies do gênero Leishmania não possui nenhuma predição defunção.

Ano

2019-08-13T17:58:49Z

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Antônio Mauro Rezende

A capacitação do agente comunitário de saúde: uma busca na literatura

A Estratégia de saúde da família (ESF) atualmente consolidada como importante estratégia assistencial à saúde e adotada pelo Sistema Único de Saúde nasceu da experiência acumulada pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) no Ceará. Esta objetivava com a figura do ACS (Agente Comunitário de Saúde) criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca, além de contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando a realização de ações de saúde da mulher e da criança e, para isto, bastava a ele morar na comunidade e saber se comunicar. Porém, com a reformulação do modelo assistencial a saúde e a implantação do PSF o papel do ACS foi ampliado, saiu do foco materno infantil para abranger a família e a comunidade, além de exigir novas competências no campo educacional, político e social. Diante deste novo perfil do ACS para lidar com situações mais complexas e abrangentes ligadas diretamente com a vida do individuo e da comunidade tornou-se importante questionar e refletir sobre a preparação/ capacitação deste profissional para a execução competente das ações. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura nacional a produção científica relacionada à capacitação do Agente Comunitário de Saúde. Para isto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica na internet, nos bancos de dados da saúde como na Rede de Universidades Brasil Universia, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, ScieLO (Scientific Electronic Library Online) ABRASCO (Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva) e BVSMS (Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde).onde foram selecionados 16 textos em português e publicados no período de 1995 a 2009, que trabalhavam o tema capacitação do Agente Comunitário de Saúde. Conclui-se, que a capacitação é um investimento de suma importância na formação destes indivíduos, ACS, para serem capazes de lidar com os múltiplos aspectos que revestem o atendimento à população na atenção básica, de forma integrada com a comunidade e assim, contribuir junto com os demais membros da equipe de saúde, para modificar os indicadores de morbimortalidade na população, tornando-o assim, um elo forte e verdadeiro. Observou-se também, a importância do envolvimento de toda a equipe do PSF, através da verificação dos resultados e no fornecimento de apoio cientifico, teórico e cultural aos ACS. Para tanto, faz-se necessário que sejam viabilizados investimentos na Educação permanente das Equipes de Saúde da Família, e principalmente dos ACS, para que a formação contínua do profissional seja uma realidade, respondendo às necessidades do serviço e o melhor aproveitamento deste educador em potencial.

Ano

2019-08-13T17:41:12Z

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Angela Marcia Siqueira da Costa

Estudo imunoistoquímico comparativo entre seis anticorpos anti-her2 emarrays de carcinomas mamários: correlação com hibridação in situ cromogênica e avaliação interobservador

OBJETIVOS: Comparar o novo anticorpo monoclonal de coelho com anticorpos monoclonais de camundongo e policlonais de coelho para avaliação do Her2 empregando arrays de carcinomas mamários correlacionando os resultados com a reação de hibridação in situ cromogênica (CISH) e avaliar a concordância interobservador na interpretação das reações. MATERIAL E MÉTODOS: Cortes seqüenciais de arrays contendo 84 carcinomas mamários foram submetidos à técnica imunoistoquímica empregando-se o SP3 (NeoMarkers), anticorpos policlonais de coelho HercepTest e A0485 (Dako), anticorposmonoclonais de camundongo CB11 (Novpcastra e CellMarque) e 4D5 (Genentech), e ao CISH (kit HER2 Spot-LightÒ da Zymed). As reações foram realizadas em duplicata e avaliadas duplo cego empregando-se o sistema de graduação do HercepTest para as reações imunoistoquímicas e o guia de interpretação do HER2 da Zymed para o CISH. Para a avaliação da concordância interobservador, uma lâmina corada por cada anticorpo foi submetida à avaliação individual por cinco observadores, e os resultados separados em três análises: I (0; 1+; 2+; 3+); II (0 e 1+; 2+ e 3+) e III (0 e 1+; 2+; 3+), e aplicado o teste estatístico de Kappa. RESULTADOS: No estudo comparativo entre os anticorpos, a melhor concordância foi entre SP3 e HercepTest (kappa=0,74). Os anticorpos SP3, A0485 e HercepTest detectaram todos os casos amplificados pelo CISH. Cinco casos não amplificados (13%) receberam escore 3+ utilizando SP3, 2 casos (5,3%), utilizandoHercepTest, e 10 casos (26,3%) utilizando A0485. Três casos amplificados (6,5%) foram negativos pelo CB11 e 1 caso (2,2%) foi negativo para o 4D5. A concordância interobservador foi boa quando os casos foram avaliados na análise I (0; 1+; 2+; 3+). Quando foram avaliados na análise II (0 e 1+, 2+ e 3+), a concordância interobservador foi boa nos casos corados por SP3 e CB11, e muito boa nos casos corados por A0485, HercepTest e 4D5. Na análise III (0 e 1+; 2+; 3+), foi observada concordância interobservador moderada para o os casos corados pelo anticorpo CB11, e boa para os casos corados pelos outros anticorpos. CONCLUSÕES: O novo anticorpo SP3 é mais sensível do que os anticorpos monoclonais CB11 e 4D5 para a detecção de Her2. Os anticorpos HercepTest, CB11 e 4D5 mostram maior especificidade do que o SP3. A concordância interobservador foi considerada entre moderada e muito boa nos casos corados pelos cinco anticorpos. A menor concordância interobservador ocorreu nos casos de marcação fraca (1+) e moderada (2+).

Ano

2019-08-12T07:56:40Z

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Cristiana Buzelin Nunes

Representações sociais de homens infectados pelo HIV acerca da AIDS

O processo histórico-epidemiológico da aids envolve as formas pelas quais a sociedade constrói os conhecimentos, as representações, as crenças e os significados conferidos à doença, à prevenção e à promoção da saúde, além daqueles conferidos à tecnologia colocada àdisposição para seu enfrentamento. Sendo assim, nesta pesquisa pretende-se investigar como homens vivendo com HIV/aids representam a doença atualmente. Este estudo está inserido no projeto de pesquisa Fatores Determinantes da Aderência ao Tratamento Anti-retroviral emIndivíduos Infectados pelo HIV/aids, em Belo Horizonte, Uma Abordagem Quantitativa e Qualitativa - (Projeto ATAR - Adesão ao Tratamento Anti-retroviral), desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS) e financiado pelo Ministério da Saúde. Foram analisadas 22 entrevistas, realizadas entre 2001 e 2003, com homens infectados pelo HIV/aids, acompanhados em dois serviços de referência para HIV/aids de Belo Horizonte, o Centro de Treinamento e Referência de Doenças Infecto Parasitárias - CTR-DIP Orestes Diniz e o ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes. Aanálise das entrevistas, com base na Análise Estrutural de Narração e com referencial da Teoria das Representações Sociais, resultou na identificação de grandes categorias sobre a experiência da doença, a experiência do tratamento com anti-retroviral, a experiência social da aids, a experiência religiosa frente à aids e a reorganização da vida para conviver com a doença e com o tratamento. A interpretação dos dados desvelou a existência de uma trajetória de ressignificação percorrida pelos pacientes, na qual as representações sociais vão sendoreorganizadas pela experiência, de forma a facilitar a incorporação de mudanças cotidianas na vida dos homens vivendo com o HIV. Essa trajetória começa no momento em que o paciente recebe o diagnóstico e se sente ameaçado por ele. Essa ameaça vivenciada pelos homens erepresentada pelo confronto com a situação limite entre a vida e a morte se renova com o início do uso de medicamentos anti-retrovirais (ARV), mas é relativizada ao longo do tempo. Estabelece-se, assim, uma forma de equilíbrio precário na convivência cotidiana com as mudanças devido ao impacto da aids em suas vidas, no contexto social e familiar. Osresultados apontam que as representações acerca da aids estão ancoradas em representações anteriores ao diagnóstico da doença e aquelas veiculadas ao longo da construção social da aids, presentes nos significados e sentimentos positivos e negativos dos homens entrevistados. Há, paralelamente, um processo de delimitação constante de autonomia e de decisão sobre a própria vida e o enfrentamento da doença. Dessa forma, pode-se dizer que as representações do HIV/aids, para esses homens, giram em torno de elementos referentes à morte, ao estigma da doença, presentes desde o início da epidemia, à perspectiva de convívio, até à eliminaçãodo vírus de seus corpos. A percepção de risco muda ao longo do tempo, sendo que, ao se saber portador do vírus, o risco, antes distante e ligado a grupos diferentes do seu, torna-se próximo e presente no cotidiano dos homens que sabem que podem infectar outras pessoas. Oestigma que a doença traz existe para todos, ainda hoje. Ele está fundado em representações de pessoa perigosa, suja e de que preconceito é do ser humano, representações existentesdesde o início da epidemia, explicitando formas de interação social que mantém sob segredo a situação de infectado pelo HIV. Pode-se afirmar, portanto, que os núcleos centrais das representações não mudaram ao longo do tempo, mas houve modificação em elementosperiféricos, sobretudo com o advento dos ARV, que transformaram a representação anterior da aids como morte certa e rápida em morte adiada.

Ano

2019-08-13T09:12:52Z

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Aglaya Barros Coelho

Execução provisória de pena no projeto "anticrime"

Cumprindo promessa de campanha, o atual Presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei “anticrime” (PL 882/20191) que pretende instituir, por meio de alterações na legislação ordinária, a execução provisória da pena.

Ano

2021-08-03T20:14:24Z

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Fernando Antonio Nogueira Galvão da Rocha

A organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idade

Objetivo: Analisar a organização e a integração entre a ESF e a ESB nas atividades educativas de saúde bucal direcionadas às crianças na faixa etária de seis a 10 anos de idade. Método: A coleta de dados aconteceu no período de março a abril de 2009. O evento foi realizado em maio e junho de 2009 e recebeu o nome de Sábado da Saúde, já que se tratava de uma atividade educativa e classificatória voltada para a higiene bucal e corporal. A execução do projeto constituiu na realização de atividades de orientação para higiene corporal e bucal seguida de prática de lavagem das mãos, lanche, escovação dental e codificação dos dentes. Resultados: A somatória dos códigos de comprometimento foi de 39,0%. A maioria das crianças do estudo não apresentou a doença cárie, mas o restante, apesar de não ter um grau de comprometimento grave, apresenta uma importante parcela de doentes. O grau de comprometimento zero apresentou percentual de 61,0% do total de crianças examinadas. Conclusão: Os resultados indicam que o diagnóstico precoce permite uma intervenção rápida, evitando a piora do caso e mesmo orientando a necessidade do trabalho educativo. A necessidade de organizar um fluxo de aproximação da equipe permitiu interação, diagnóstico e intervenção da saúde bucal das crianças.

Ano

2019-08-09T15:06:02Z

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Simone Amorim Machado

Prevalência de histamina em peixes escombrídeos e intoxicação histamínica no Brasil de 2007 a 2009

Este trabalho teve como objetivos investigar a qualidade de peixes da família Scombridae com relação aos teores de histamina e investigar a ocorrência de intoxicação histamínica. No Brasil, entre 2007 e 2009, amostras de atuns e afins foram obtidas e analisadas quanto aos teores de histamina por cromatografia líquida de alta eficiência por par iônico e detecção fluorimétrica após derivação pós-coluna com oftaladeído. De acordo com os mapas e diários de bordo, a captura dos peixes foi feita por espinhel pelágico ou por vara e isca viva. Os peixes mais analisados nos respectivos tipos de captura foram albacora lage (Thunnus albacares), bonito listrado (Katsuwonus pelamis), e espadarte (Xiphias gladius). As condições prevalentes durante a captura por espinhel pelágico foram 6 a 107 dias de pesca; temperatura da superfície da água de 18,3 a 30,8 °C; profundidade da isca 800 a 5.500 m; número de anzóis de 880 a 2.200; local da pesca latitude 04°47N a 22°20S e longitude 40°15O a 50°22O; e 3.320 a 195.000 kg de peixes capturados. As condições prevalentes durante a captura por vara e isca foram 2 a 35 dias de pesca; temperatura da superfície da água de 22,8 a 27,6 °C; profundidade da isca 100 a 2000 m; local da pesca latitude22°40S a 32°44S e longitude 20°11O a 48°30O; e 3.669 a 123.823 kg de peixes capturados. Após a captura, os peixes eram sangrados, eviscerados além de retiradas as nadadeiras e a cabeça. Dentre as 864 amostras analisadas, apenas 7,3% continham histamina em níveis que chegaram a 878,22 mg/kg (média de 5,8 mg/kg e mediana de 0,0 mg/kg). As amostras eram divididas em lotes de 9 amostras cada.Apenas dois (02) dos 96 lotes analisados não atenderam a legislação Européia. Os teores de histamina encontrados foram afetados pelo ano, mês do ano e região de captura. Três surtos de intoxicação por histamina envolvendo 25 indivíduos foram relatados na cidade de Natal, RN. Os sintomas incluíram eritema, prurido, vômito, náusea e taquicardia e foram observados 20 a 30 min. após o consumo do peixe. As amostras incriminadas continham histamina em teores de 3.701,8; 750,4 e 1.565,5 mg/kg.

Ano

2019-08-12T03:03:42Z

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Warlley Pinheiro Evangelista

Avaliação da metodologia de sequenciamento direto de blocos aplicada em depósitos de minério de ferro

A presente pesquisa pretendeu avaliar a aplicabilidade da metodologia de Sequenciamento Direto de Blocos em depósitos de minério de ferro. Para isso, foram realizados três estudos de caso em depósitos reais, comparando este método com a metodologia clássica de planejamento de lavra, que utiliza a aplicação do algoritmo de Lerchs-Grossmann. O Sequenciamento Direto de Blocos aplica um único processo de otimização, que engloba todas as etapas desenvolvidas na metodologia clássica, podendo levar em consideração a incerteza geológica na geração da sequência de produção. Nos estudos de caso foram utilizados dois depósitos representados por um único modelo estimado e um depósito representando tanto por um modelo estimado quanto por um modelo simulado. O objetivo foi avaliar as vantagens desta nova metodologia, levando em consideração as características e a forma de representação de cada um dos depósitos. Os resultados indicam que, ao aplicar a metodologia do Sequenciamento Direto de Blocos, é possível obter sequencias de lavra com maior valor presente líquido, aumentando o valor do empreendimento, mesmo em depósitos representados por modelos estimados (determinísticos). Esse aumento se deve principalmente a capacidade desta metodologia de aplicar corretamente o fator de desconto, o que permite que a decisão de retirada do bloco seja avaliada de acordo com o período em que realmente este bloco será lavrado. Esta consideração faz com que o material lavrado em períodos posteriores seja penalizado com um maior fator de desconto, assim como esperado na realidade. Desta forma, o sistema tende a buscar o material que irá gerar uma maior receita nos primeiros períodos, mesmo que em alguns casos isto também aumente ligeiramente a quantidade de estéril lavrada, mas que resultem em um maior valor do empreendimento. Esse aumento no valor do projeto também está relacionado com a heterogeneidade dos teores do depósito, de forma que depósitos mais heterogêneos tendem a apresentar maiores ganhos. Além disso, ao se utilizar modelos simulados, é possível avaliar os riscos associados a sequência de lavra definida, de forma a minimizar estes riscos nos primeiros períodos do empreendimento

Ano

2019-08-14T08:28:38Z

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Hudson Rodrigues Burgarelli

Habilidades intelectuais de idosos: um estudo longitudinal

A constatação do envelhecimento da população mundial tem contribuído para o crescimento das pesquisas relacionadas a idosos. Dados indicam que o envelhecimento, ainda que saudável, acarreta um declínio normal no desempenho intelectual. O presente estudo teve por objetivo investigar o desenvolvimento intelectual de idosos em diferentes domínios avaliados pelo WAIS-III. Resultados mostraram que correlações entre idade e desempenho nas habilidades vulneráveis foram negativas e as correlações apresentadas pelas habilidades estáveis foram positivas. Embora nem todas tenham se mostrado estatisticamente significativas, ocorreram nas direções esperadas. A partir de um delineamento longitudinal e de acordo com as características da amostra, os 47 participantes foram divididos em duas faixas etárias: idosos-jovens (até 74 anos) e idosos-idosos (acima de 75 anos). Os resultados mostraram que os idosos-jovens apresentaram ganhos nas habilidades avaliadas, embora em apenas dois índices estes tenham sido significativos. Com relação às capacidades de compreensão verbal e linguagem, os ganhos eram esperados. Já memória, organização perceptual, velocidade de processamento, QI de Execução e Total não se comportaram como a maior parte dos estudos reporta. Resultados para os idosos-idosos estão de acordo com a literatura: habilidades vulneráveis (organização perceptual, aprendizagem, memória, resolução de problemas e velocidade de processamento) tiveram decréscimos após os oito anos entre as avaliações. Embora nem todos os resultados tenham sido significativos, vão em direção aos das pesquisas que definem a idade de declínios significativos após os 75 anos. Duas amostras independentes foram comparadas a fim de verificar indícios de efeitos geracionais. Análises de caráter exploratório foram realizadas e, apesar do curto intervalo entre os anos médios de nascimento, foram encontradas tendências de aumento nos desempenhos dos participantes com mais de 60 anos. Os resultados estão em acordo com os reportados por Flynn (2006). Concluindo, os resultados apresentados mostram que os idosos não apresentaram declínio nas habilidades intelectuais avaliadas até a idade de 74 anos, a partir de quando alguma perda foi encontrada. A única habilidade que apresentou uma queda marcadamente superior foi a velocidade de processamento. Os resultados positivos dos idosos-jovens e os suaves declínios apresentados pelos idosos-idosos não foram suficientes para caracterizar um padrão de declínio geral nos idosos. Outras variáveis além das examinadas aqui podem estar associadas ao padrão encontrado por outros pesquisadores. Novas pesquisas seriam necessárias para investigá-las e determinar melhor o quanto a idade explicaria a tendência do desenvolvimento intelectual na terceira idade.

Ano

2019-08-12T08:27:45Z

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Ana Carolina Zeferino Menezes

Egressos da educação profissional técnica de nível médio na modalidade a distância: um estudo exploratório da proposta formativa e da inserção profissional

A presente pesquisa investigou as percepções dos egressos da educação profissional técnica de nível médio a distância, acerca da formação recebida e da inserção profissional. O estudo foi realizado no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) com os egressos de três cursos técnicos a distância da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec). Buscou responder a seguinte problemática: Como os egressos dos cursos técnicos na modalidade a distância, de um instituto federal avaliaram os resultados da formação acadêmica e profissional? Com base nessa questão, foi necessário aprofundar em estudos sobre educação profissional, Educação a Distância (EaD) e avaliação institucional no campo da educação que contemplaram dos autores Fidalgo e Machado (1999), Belloni (2000, 2005, 2012), Kuenzer (2006, 2007), Frigotto (2007a, 2007b), Gadotti (2010), Valente (2011), Gomes (2014, 2015), Machado (2015), Magrone (2017), Dore, Sales e Silva (2017), Mill (2016, 2018), Freire (2019). O levantamento bibliográfico e documental permitiu identificar conflitos na a permanência e na evasão acadêmica; na dualidade educacional; na expansão da educação profissional por meio da EaD; e na avaliação institucional como melhoria da qualidade da educação. A metodologia adotada envolveu pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo. Quanto aos procedimentos para coleta de dados foram utilizados o survey e a entrevista semiestruturada com os egressos. Os resultados revelaram que os parâmetros para a qualidade da formação recebida, na percepção dos egressos, têm influência direta quanto a sua inserção profissional. Verificou-se baixa inserção profissional na área de formação e as demandas de maior número de aulas práticas. Além disso, os egressos reconhecem a importância do curso na vida profissional e pessoal e o avaliam como uma experiência positiva na trajetória acadêmica.

Ano

2021-04-09T01:02:15Z

Creators

Deise Kinsk Reis Silva

Imagem e linguagem na pós-história de Vilém Flusser

Nossa dissertação versa sobre o conceito de pós-história do filósofoVilém Flusser, utilizando como base seu livro Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. Nosso objetivo é através da explanação do conceito de póshistória e das influências causadas por tal situação, argumentar sobre as possibilidades de liberdade em uma sociedade tecnicista. Sendo que, para Flusser, essa liberdade só é possível através da arte. Em um tom otimista utiliza a arte como instrumento necessário para a modificação da situação em que nosencontramos. A partir disso é possível concluir que ultrapassar as máquinas e produzir arte permite às pessoas se perceberem como livres, capazes de fazer algo sozinhos, sem a utilização das máquinas e, com isso, se perceberem como seres humanos.

Ano

2019-08-12T00:58:11Z

Creators

Rachel Cecilia de Oliveira Costa

Fatores determinantes da variação dos níveis séricos de BNP após valvuloplastia percutânea na estenose mitral reumática

A cardite reumática constitui uma complicação da febre reumática com sequelas graves e incapacitantes, limitando a expectativa de vida de seus portadores e produzindo elevado custo econômico e social. Representa a principal etiologia de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens no nosso meio. A dupla lesão mitral é a apresentação mais comum, e a estenose está presente como forma isolada em 25% dos casos. A valvuloplastia mitral percutânea tornou-se o tratamento de escolha para pacientes com estenose mitral grave. O BNP tem sido amplamente utilizado na cardiologia, com papel bem estabelecido na insuficiência cardíaca. Entretanto, poucos estudos avaliaram este peptídeo na estenose mitral, bem como o efeito da valvuloplastia sobre os seus níveis. O objetivo deste estudo foi identificar os parâmetros ecocardiográficos e hemodinâmicos determinantes da variação dos níveis séricos do BNP imediatamente após a valvuloplastia mitral percutânea nos pacientes com estenose mitral reumática. Foram selecionados 19 pacientes com estenose mitral candidatos à valvuloplastia mitral percutânea por cateter-balão, no período de dezembro de 2008 a novembro de 2009. História clínica, exame físico, eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma transtorácico foram obtidos em todos os pacientes. Pacientes portadores de fibrilação atrial, disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, insuficiência renal ou com outras doenças valvares de grau moderado a importante associadas foram excluídos. As medidas das pressões das câmaras cardíacas e grandes vasos foram realizadas antes e imediatamente após a abertura valvar mitral percutânea. Os níveis séricos de BNP foram dosados antes e 24 horas após a valvuloplastia mitral. Houve predomínio do sexo feminino (95% dos casos) com idade de 39 ± 9,8 anos. A maioria dos pacientes estava em classe funcional II e III da NYHA. Quatro pacientes foram excluídos por apresentarem complicações durante o procedimento. Após a valvuloplastia mitral ocorreu aumento da área valvar (1,0 ± 0,1 para 1,6 ± 0,2 cm²; p< 0,001) e redução do gradiente transvalvar (14,4 ± 6,0 para 7,1 ± 2,0 mm Hg; p= 0,003). Houve também redução das pressões arteriais pulmonares, embora o índice de resistência vascular pulmonar não tenha apresentado redução significativa (195,3 ± 183,9 para 143,2 ± 91,8 dynas/seg/cm-5/m²; p=0,153). Houve aumento do débito cardíaco (4,5 ± 0,9 para 5,4 ± 1,1 L/ min; p= 0,034) e do índice cardíaco [2,5 (2,2/2,9) para 3,2 (2,6/3,3) L/min/m²; p = 0,031]. Houve redução do índice de resistência vascular sistêmica (952,4 ± 329,9 para 730,2 ± 188,5 dynas/seg/cm-5/m²; p= 0,036). O índice de trabalho do ventrículo direito reduziu-se com o procedimento, porém de forma não significativa [13,8 (7,4/21,6) para 10,1 (6,0/24,5) gm/m²; p= 0,084]. Houve tendência à redução dos níveis séricos do BNP com a valvuloplastia [70,6 (41/213) para 52,6 (33/111) pg/ ml, p= 0,087]. Considerando-se a variação dos níveis do BNP (delta BNP) como variável dependente, observou-se correlação com as seguintes variáveis, medidas antes do procedimento: índice de resistência vascular pulmonar (r= 0,78; p= 0,002), índice de resistência vascular sistêmica (r= 0,81; p= 0,001), índice de trabalho do ventrículo direito (r= 0,53; p= 0,048), pressão média capilar pulmonar (r= 0,48; p= 0,066), pressão média em artéria pulmonar (r= 0,72; p= 0,006) e o gradiente transvalvar mitral (r= 0,45; p= 0,084). O delta BNP também se correlacionou com as variações do índice de resistência vascular pulmonar (r= 0,65; p= 0,015), do índice de resistência vascular sistêmica (r= 0,76; p= 0,003), da pressão média capilar pulmonar (r= 0,58, p= 0,031), do índice cardíaco (r= 0,42; p= 0,099), da pressão arterial média pulmonar (r= 0,57; p= 0,035), do gradiente transvalvar mitral (r= 0,47; p= 0,072) e da pressão média de aorta (r= 0,79; p= 0,002). Na análise multivariada, o índice de resistência vascular sistêmica e o índice de trabalho do ventrículo direito permaneceram no modelo final como preditoras independentes da variação do BNP. Concluindo, o presente estudo demonstrou que o índice de trabalho do ventrículo direito e o índice de resistência vascular sistêmica foram os principais parâmetros hemodinâmicos que determinaram a variação dos níveis sérios do BNP com a valvuloplastia mitral percutânea.

Ano

2019-08-13T17:22:30Z

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Willian Antonio de Magalhães Esteves

Entre o Erudito e o Popular: as tramas, os dramas e as aventuras progressivas de uma banda classe média em BH

Este trabalho de pesquisa foca a atividade musical de uma banda de rock tida por imprensa e fãs como representante do gênero progressivo. Buscando em jornais, revistas e fóruns de discussão algumas falas emitidas em torno dos dois discos lançados pelo grupo: Martelo (Cartoon, 1999) e Bigorna (Cartoon, 2002), constatamos a percepção coletiva de uma diferença, que se reflete nos discursos de forma variada. Por um lado, existe uma tendência à divisão da audiência em torno daqueles que preferem Martelo e aqueles que preferem Bigorna; por sua vez, os músicos procuram estabelecer uma relação de evolução entre os trabalhos. Partindo dessa multiplicidade de sentidos, nosso objetivo consiste na reconstrução dos processos de produção musical envolvidos, estes profundamente marcados pelo modo de uso da partitura e do estúdio de gravação. Isto reflete dois quadros diversos de convivência social entre os músicos, e diferentes atribuições de papéis dentro do grupo. A conseqüente mudança do discurso musical resulta no estranhamento da audiência, que se vê na condição de renegociar os sentidos da música da banda. Trata-se de um fenômeno local e marginal em relação à música pop das paradas de sucesso e dos hits musicais; não pressupomos, contudo, uma exata reprodução das estruturas matriciais. Entendemos o contexto filial como uma adaptação ressignificada e possível diante de tantas outras, e desta forma única. O mesmo se observa na questão do gênero progressivo, em relação ao qual a música do grupo cria movimentos de aproximação e afastamento que problematizam localmente tanto a questão da música pop quanto a noção do gênero musical.

Ano

2019-08-10T04:51:34Z

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Vladmir Agostini Cerqueira

Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração

Este trabalho está circunscrito pelo conjunto de indagações e problematizações acerca dos livros de leituras escolares, utilizados no Ensino Primário nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, período correspondente à Primeira Republica. A pesquisa trata maisespecificamente da análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, ao se basear em análises referentes aos conceitos de representação, imaginário,práticas culturais, cultura escolar e livros escolares. O Cuore de Edmundo de Amicis é uma obra emblemática, publicada em 1886 na Itália, traduzida em mais de vinte idiomas, teve inúmeras adaptações em diversos países e serviu de inspiração para várias obras. O Brasil,diferentemente de outros países como a Argentina com o seu Corazón, não teve uma obra de adaptação do Cuore, e sim obras inspiradas que se tornaram verdadeiros corações brasileiros. O livro Alma e Coração, de Hygino Amanajás, é considerado um desses corações. Por isso,nesta investigação, utilizou-se como fonte e objeto de pesquisa os livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Ao operar com um conjunto diversificado de fontes, buscou-se conhecer e compreender: o lugar ocupado por esses livros na escola primária; a materialidade desses impressos; as similitudes e diferenças existentes entre as obras pesquisadas. Os procedimentos metodológicos propiciaram uma produção enriquecedora e original. Nessa perspectiva, os elementos evidenciaram algumas facetas dos livros escolares investigados, aolançar luzes e sombras sobre aspectos do ensino primário, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento desse nível de ensino. Esses elementos serviram como peças para a composição deste mosaico que, por fim,resultou por construir um quadro da história da leitura.

Ano

2019-08-14T15:54:26Z

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Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo

Desenvolvimento de um Teste Intradérmico de Hipersensibilidade com antígenos secretados de Corynebacterium pseudotuberculosis para o diagnóstico subclínico da Linfadenite Caseosa em pequenos ruminantes

Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria que causa a Linfadenite Caseosa (LC) em pequenos ruminantes, promovendo redução da produtividade dos animais infectados. A doença se caracteriza pela formação de abscessos em nódulos linfáticos superficiais e/ou órgãos internos. Vários métodos diagnósticos para a LC na forma subclínica foram desenvolvidos, mas nenhum deles com eficácia e praticidade satisfatórias. Assim, neste trabalho foi realizada a padronização de um Teste Intradérmico de Hipersensibilidade (TIH) com proteínas secretadas de C. pseudotuberculosis para o diagnóstico subclínico da LC em pequenos ruminantes. Os animais utilizados nos experimentos foram avaliados através de exames clínicos e laboratoriais, e separados em dois grupos constituídos de 10 caprinos positivos (grupo A) e 10 caprinos negativos (grupo B) para a LC. Paralelamente, as proteínas secretadas da linhagem bacteriana MIC6 de C. pseudotuberculosis foram extraídas através da técnica de fracionamento em três fases (TPP) e quantificadas pelo método de Bradford. Posteriormente, o TIH foi padronizado e aplicado por via intradérmica na dose de 0,1mL na região cervical esquerda em uma área tricotomizada. Nos mesmos animais foi aplicado 0,1mL de Tris-HCl (pH 7,4) sem as proteínas secretadas, na região cervical direita para controle do experimento. As mensurações do TIH foram realizadas com cutímetro Hauptner, antes da inoculação e a cada 24h nos seis dias subsequentes. O grupo A apresentou a média geral dos valores do TIH em todos os dias avaliados, significativamente superior ao grupo B. Nas primeiras 24h houve um pico de reação, com maior evidência no grupo A, declinando até as 72h, com retorno à normalidade após 96h da aplicação do TIH. Todos os controles mantiveram seus valores semelhantes em ambos os grupos e ao decorrer dos dias avaliados. O TIH padronizado para diagnóstico subclínico da LC em caprinos demonstrou resultados promissores e será aprimorado para utilização no controle da LC

Ano

2019-08-13T06:16:59Z

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Camila Azevedo Antunes de Oliveira

Cores: processos e aprendizados de Artes Visuais

Esse estudoobjetiva analisar as cores no processo do ensino-aprendizagem de artes visuais na Educação Infantil. Indubitavelmente as cores despertam os interesses das crianças, estimulam a percepção e a expressão, influenciando diretamente no aprendizado de artes visuais. O contato com as cores envolve, além do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo, o aprendizado muito rico e significativo das artes visuais. A realização deste trabalho foi possível com a realização de um projeto em sala de aula onde a utilização das cores foi experimentada como elemento facilitador do aprendizado de artes visuais na Educação Infantil e através do estudo de alguns artistas que tem as cores como objetos de suas obras

Ano

2019-08-13T05:59:03Z

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Emilene de Cássia Faria Costa

Transversalidade no Ensino Fundamental de Língua Portuguesa: representações da mulher trabalhadora em canções brasileiras

Partindo da constatação de que muitos alunos apresentam dificuldades de compreenderem o que leem e de que necessitam de aulas que se aproximem da realidade deles, esta pesquisa pretende desenvolver estratégias que os levem a ampliar suas habilidades leitoras, a partir de canções brasileiras que abordem os temas Transversais Trabalho e Pluralidade Cultural, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, foram analisadas canções brasileiras em que mulheres trabalhadoras eram personagens protagonistas. Para realização deste trabalho, o corpus foi composto por teste inicial, anotações do diário de campo, conjunto de atividades de leitura, teste final e questionário avaliativo do plano de ensino aplicado. Ancorada nos fundamentos teóricos de autores como Soares (2004), Rojo (2004), Kleiman (2007), Antunes (2010), Faria (2016), Fiorin (2005), Marcushi (2002), Costa (2003), Camargos (2007), Coscarelli (2012), DellIsola (2013), Solé (1998) e PCN (BRASIL, 1998), esta pesquisa foi realizada em duas turmas de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, localizada na cidade de Contagem. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância de abordar temas de relevância social no ensino de língua portuguesa. Com a temática em estudo, Trabalho e consumo e Pluralidade cultural propostos pelos PCN os alunos, em meio às discussões, mostraram-se capazes de participar ativamente da sociedade na qual estão inseridos, mostraram-se capazes de modificar a realidade deles fato antes não observado. Ademais, o plano de ensino aplicado, além de suscitar o interesse dos educandos, contribuiu de maneira significativa para o aprimoramento linguístico deles. A cada atividade proposta, era possível observar a evolução gradativa dos alunos. Apesar de não atingirem os 100%, eles alcançaram resultados nunca antes atingidos. Assim, faz-se necessário dizer que o desenvolvimento de habilidades de leitura, a partir de canções brasileiras, colabora para a formação de leitores ativos, criteriosos e reflexivos..

Ano

2019-08-12T04:36:02Z

Creators

Fabiana Candida Borges