RCAAP Repository
Aspecto: núcleo licenciador da alternância incoativa no PB
Esta dissertação tem como objetivo investigar os verbos causativo-incoativos do português brasileiro. No intuito de descrever os tipos de argumentos selecionados por esses verbos, bem como compreender a forma de licenciamento dos traços aspectuais [+incoativo] e [+télico], os verbos são agrupados em duas subclasses. Na primeira subclasse, estão os verbos do tipo de apodrecer que carregam o morfema aspectual incoativo {-ec-}. Na segunda, estão os verbos do tipo de quebrar que não exibem morfologia incoativa visível. A investigação começa a partir de estudos de Hale & Keyser (1993; 2002) sobre a estrutura argumental de verbos locativos que possuem um componente semântico chamado manner em sua representação lexical, o qual permite que tais verbos alternem na forma incoativa. Por outro lado, quando esse componente não está presente dentro do VP lexical, a alternância incoativa é, então, bloqueada. Com base nessas intuições, a hipótese assumida é a de que o componente semântico manner corresponde ao traço aspectual [+incoativo]. Consequentemente, eu hipotetizo que este traço deve ser coindexado com o argumento interno [+afetado], em [Spec-VP]. Portanto, afirmo que a presença do traço [+incoativo] no significado do predicado é diretamente responsável pela interpretação da mudança de estado do argumento interno. Como resultado desta análise, assumirei que predicados que expressam mudança pontual devem apresentar uma leitura [+télica].
2019-08-14T11:11:18Z
Maria Jose de Oliveira
A retórica do desarmamento: uma análise de proferimentos de parlamentares sobre o comércio de armas de fogo e munição no Brasil
É proposta do presente trabalho investigar aspectos da argumentação retórica produzida por parlamentares, em torno da temática do desarmamento no Brasil, tendo como foco central de interesse o viés violência, criminalidade, segurança pública e direitos individuais. Para essa investigação, foram selecionados como corpus 2 (dois) discursos pertencentes ao gênero político parlamentar, sendo um deles proferido por Alberto Fraga (PFL/DF), Deputado Federal contrário à proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil e o outro proferido por Raul Jungmann (PPS/PE), Deputado Federal defensor da proibição desse comércio. Buscou-se analisar, então, as condições prévias para a instalação da argumentação em um e outro proferimento, a constituição dos sujeitos como oradores e a composição de seus auditórios, as técnicas argumentativas por eles desenvolvidas com vistas à persuasão, os valores mobilizados por meio de seus discursos e, por último, a construção de imagens de si (ethos) no interior desse intercâmbio linguageiro. As análises foram desenvolvidas segundo ospostulados teóricos da Nova Retórica (Perelman & Olbrechts-Tyteca, 1996), complementados pelos estudos acerca das marcas lingüísticas da argumentação.
2019-08-14T02:23:24Z
Maysa de Padua Teixeira
Apropriação dos recursos tecnológicos pelo ensino de Geografia: uma perspectiva de análise da formação profissional e do fortalecimento da profissionalidade docente
Esta dissertação analisa os contornos assumidos pelo trabalho docente quando este é confrontado com as tecnologias que combinam texto, arte gráfica, som, animação e vídeo, apresentadas ao usuário por um computador ou por outro recurso eletrônico. Especificamente, busca compreender como os professores de Geografia que atuam na Educação Básica assimilam essas tecnologias, incorporando-as à sua prática pedagógica e, sobretudo, o que essa assimilação revela sobre sua profissionalidade conceito formalizado no campo da sociologia das profissões, e que tem prestado grande contribuição à reflexão dos problemas com que atualmente se defrontam as escolas e o fazer docente. Para isso, investiga as possíveis apropriações por parte desses professores dos recursos multimídia disponibilizados pelos espaços destinados à formação e divulgação científica, tomando como base o recurso audiovisual Sertão Vivo, hipertexto que integrou, entre os anos de 2010/2013, a exposição Demasiado Humano, organizada e apresentada pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Um dos museus pertencentes ao conjunto de espaços culturais denominado Circuito Cultural Praça da Liberdade, situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, locus de realização da pesquisa. Nesse sentido, ao investigar em que medida as informações produzidas em diferentes domínios e territórios do saber podem conformar um conhecimento legítimo e relevante, capaz de assegurar a qualidade da abordagem geográfica, essa pesquisa busca contribuir para a discussão da valorização social do trabalho docente, em especial para o avanço dos processos de formação do professor, já que problematiza aspectos essenciais que interferem na dinâmica dessa profissão. Por meio de investigação empírica, de caráter qualitativo, essa realização nos permitiu obter dados colhidos em observações de minicursos destinados à formação docente, promovidos pelo referido museu na intenção de apresentar-lhes o audiovisual mencionado, e em entrevistas individuais com sete professores de Geografia que atuam no município de Belo Horizonte. As informações aí geradas foram posteriormente cotejadas com aquelas referendadas por uma pesquisa bibliográfica que focaliza esse campo de investigação. Assim, orientados pela metodologia de Análise de Conteúdo, construímos um conjunto de categorias para explicitar, com base nos objetivos traçados, os resultados alcançados. Estratégia que nos possibilitou verificar que o chamamento que recai sobre os docentes acerca da necessidade de se incorporar os produtos disponibilizados pelo avanço tecnológico à sua ação pedagógica esbarra em problemas que se constituem nas próprias características das práticas escolares e dos sistemas formalizados de ensino. O que reflete amplamente em suas ações cotidianas, já que se essa incorporação exige saberes que precisam ser aprendidos e apreendidos pelos professores, e depende também das condições materiais disponíveis para o exercício de seu trabalho. Dessa forma, constatou-se que a maneira pela qual esses professores compreendem os recursos multimídia, assim como os produtos tecnológicos que incorporam ao seu trabalho cotidiano, está intimamente relacionada ao modo como reagem às exigências postas para o exercício dessa profissão, cujo ofício é hoje referenciado pelos mais diferentes contextos. Uma constatação que nos leva a considerar quão importante é refletir sobre o significado da tecnologia, bem como do tratamento das informações geradas nos ambientes informatizados, o que requer um olhar cuidadoso por parte dos atores envolvidos no processo de formação docente. Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Ensino de Geografia. Profissionalidade docente.
Percepção de idosos muito idosos sobre a dor na realização das atividades diárias
O envelhecimento populacional é um fenômeno que acontece em todo o mundo. No Brasil, o grupo que mais cresce corresponde à faixa etária de 80 anos e mais, os chamados idosos muito idosos. Com o aumento da proporção de idosos, há o aumento de doenças crônico degenerativas, que podem provocar dor e levar a um processo de incapacidade funcional. A dor é uma experiência subjetiva e diz respeito a um feito existencial, no qual a pessoa sofre em sua totalidade, sendo sua reação mediada pela cultura, pela história de vida do indivíduo e por sua relação com o que o cerca. O objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção de idosos muito idosos sobre a dor. Os objetivos específicos foram: discutir os elementos que participam da construção dos significados da dor entre idosos muito idosos; compreender como a pessoa muito idosa, com dor, percebe o modo de realização das atividades diárias; e identificar as estratégias utilizadas durante a realização das atividades da vida diária. Estudo qualitativo baseado no referencial antropológico, realizado com idosos com 80 anos e mais que compõem o estudo multicêntrico, internacional, longitudinal Back Complaints in the Elderly (BACE). A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. O número de participantes foi definido pelo critério de saturação e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Após a análise criteriosa das entrevistadas, as três categorias que emergiram foram: A vivência constante da dor, A compreensão da dor e A realização das atividades no cotidiano da dor. Participaram do estudo 30 mulheres e 02 homens com idade entre 80 a 91 anos. Os participantes afirmaram sentir dor com frequência, relacionaram a dor ao envelhecimento, à incapacidade e à solidão, e, apesar da dor constante, eram independentes para a realização das atividades básicas de vida diária. Quanto às atividades instrumentais de vida diária, relataram fazer de modo intermitente ao longo do dia e recorrerem a familiares e amigos para auxiliá-los. O envolvimento em atividades avançadas de vida diária foi considerado uma maneira de aliviar a dor. Por meio desses resultados foi possível dar voz aos idosos com dor, bem como compreender a maneira subjetiva com qual eles se relacionam com a dor e o que faz com que permaneçam independentes e engajados em atividades ainda que sintam dores fortes e constantemente.
2019-08-11T17:28:37Z
Barbara Pires de Andrade Lage Cabral
Discurso político e poder no Brasil da era neoliberal: argumentação e construção do ethos no manuseio do poder
No presente trabalho realizamos um estudo da argumentação retórica e da construção do éthos nos pronunciamentos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, proferidos nos dois mandatos exercidos por cada um, de 1995 até 2010. Noperíodo considerado, examinamos um total de oito pronunciamentos: dois pronunciamentos de posse e dois pronunciamentos que denominamos de balanço de cada ex-presidente. Assim, considerando a retórica como a essência persuasiva da linguagem e o éthos como imagem de si que o orador constrói, adotamos um referencial teórico baseado em autores como Aristóteles e Perelman (retórica), Amossy e Charaudeau (éthos). Como nosso trabalho seinsere no domínio da Análise do Discurso, em que a relação texto/contexto é fundamental e com vistas a facilitar o entendimento da relação entre o discurso político e o poder, fizemos o levantamento dos dados históricos que demonstram a evolução do poder nas sociedades, bem como discorremos sobre o contexto sócio-histórico do Brasil no período considerado. Os resultados obtidos permitem observar que, no que tange à ideologia, tanto FHC quanto Lula apoiaram-se na bandeira social para legitimar suas ações, tema esse usualmente mais associado à esquerda. As principais diferenças entre eles residem, pois, no modo de governar e nas intenções de cada um ao ascender ao governo. Assim, no que tange às estratégias argumentativas, FHC procurou fundar seu discurso na eficiência, sustentando uma imagem de credibilidade e de êxito proveniente de administrações passadas. Nos momentos em que a realidade não era favorável à construção dessa imagem, ele procurou direcionar estrategicamente o foco para os possíveis avanços conquistados por seu governo e para os benefícios que este ainda propiciaria. Lula, por seu turno, procurou fundar seu discurso na mudança que conduziria o País a novos rumos. Para tanto, pautou sua argumentação no seu conhecimento prévio das carências do auditório universal (o povo), tendo por base suas origens. Procurou, desse modo, construir uma imagem paternal e solidária, sem, no entanto, abrir mão da imagem de ator político eficaz e carismático, portanto, apto à tarefa de dirigir o País. O manuseio do poder, sobretudo na era da globalização, não permite que as correntes ideológicas desprezem conteúdos que a priori seriam facilmente identificados em uma corrente e não em outra (como é o caso das lutas sociais). Num primeiro momento, a correção da injustiça social é uma bandeira reconhecidamente dos partidos ditos de esquerda e não necessariamente dos partidos ditos de direita. O que foi possível verificar é que, atualmente, o cerne da argumentação política está no social, ou seja, independentemente de posições ideológicas dos partidos, de modo geral, eles levantam a mesma bandeira do combate às desigualdades, cada um a seu modo. Ao que tudo indica, na realidade do fazer político atual, quem não se ajustar a essas novas necessidades corre o risco de experimentar um longo exílio do poder.
2019-08-14T16:48:03Z
Andreia Aleixo da Silva
Anquilose da articulação temporomandibular
A anquilose da ATM gera problemas funcionais, tais como, abertura bucal reduzida, deficiência na fonação, dificuldade de mastigação, higiene bucal pobre, cáries dentais, assimetria facial, distúrbios de crescimento facial e mandibular, maloclusão e comprometimento agudo das vias respiratórias. Esse processo patológico está mais comumente associado ao trauma, infecções locais ou sistêmicas, doenças sistêmicas, como a espondilite anquilosante, artrite reumatoide, fraturas condilares não tratadas ou tratadas de forma inadequada. Várias técnicas cirúrgicas para a remoção da massa anquilótica têm sido preconizadas para o tratamento da anquilose temporomandibular. Assim, este trabalho se propõe a fazer uma revisão de artigos e trabalhos presentes na literatura científica que se referem ao tema: anquilose da articulação têmporomandibular
2019-08-12T02:57:17Z
Danillo Costa Rodrigues
"Introdução à álgebra" nos livros didáticos voltados para a EJA
Este trabalho traz uma análise de alguns livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Analisamos especialmente a parte de introdução da álgebra" em dois livros didáticos, descrevendo sua linguagem, apresentação e conteúdo, de acordo com a especificidade do público da EJA, além de investigar a importância do estudo desse conteúdo para essa modalidade. A Matemática tem um papel muito importante na formação do cidadão, visto que está presente no dia a dia e é essencial saber lidar com ela. Como na EJA a duração do curso é menor, os conteúdos a serem trabalhados devem ser mais objetivos e não dar margem para a infantilização, fazendo com que os alunos da EJA se sintam desestimulados e ocorra a evasão escolar. Pelas pesquisas bibliográficas, observamos um certo consenso de que os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto são bem diferentes daqueles que se propõem para as crianças e os adolescentes e que, portanto, tanto os conteúdos a serem trabalhados, como os tempos e os métodos de ensino deveriam ter perfis próprios. Os principais resultados que alcançamos nesse trabalho, ao analisar os livros didáticos, mostram que, ainda que em número reduzido, as atividades podem contribuir para a elevação da consciência dos educandos sobre seu papel na sociedade na qual estão inseridos e que o livro didático seria uma das ferramentas para alcançar esse objetivo.
2019-08-12T12:23:32Z
Jorge Andrade dos Santos
Análise das perdas de água em um sistema público de abastecimento: enfoque na influência da classe metrológica e do tempo de uso dos hidrômetros
No Brasil, o valor médio do índice de perdas de faturamento das concessionárias de água é de aproximadamente 36%. Esse valor, considerado elevado, é devido às perdas de água, que correspondem não somente às perdas reais (vazamentos em tubulações, extravazamento de reservatórios, etc.), mas também às denominadas perdas aparentes (ligações clandestinas, submedição em hidrômetros, erros de leitura, etc.), que podem representar mais de 50% das perdas totais de água. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as perdas de água em um sistema público de abastecimento, avaliando a influência da classe metrológica e do tempo de uso dos hidrômetros nas perdas aparentes ocasionadas por submedição. Esse trabalho foi dividido em três etapas: (i) quantificação e análise das perdas de água de um condomínio localizado em Itabira-MG, constituído por 83 ligações ativas, mediante a realização de leituras diárias dos hidrômetros classe B, que já estavam instalados no condomínio, e posteriormente dos hidrômetros de classe C, que substituíram os primeiros, para comparação do desempenho dessas classes; (ii) cálculo do tempo de retorno do investimento na substituição dos hidrômetros, visando verificar a viabilidade econômica dessa ação; e (iii) realização de testes em escala de bancada em 12 dos 83 hidrômetros classe B do condomínio para determinar os erros de indicação e verificar a existência de uma possível correlação entre este parâmetro e o tempo de uso dos hidrômetros. As médias das perdas de água do condomínio foram 18,9% e 10,4%, para micromedição realizada com hidrômetros classes B e C, respectivamente. Foi comprovado que a substituição dos hidrômetros de classe B pelos de classe C reduziu significativamente as perdas aparentes de água do condomínio, a um nível de significância de 1%. O tempo necessário para recuperar o capital investido na substituição dos aparelhos foi estimado em 5,6 meses, sendo o investimento considerado economicamente viável. Não foi possível detectar evidência de correlação entre o erro de indicação e o tempo de uso dos hidrômetros, a um nível de significância de 5%.
Construindo redes de atenção à saúde primária: do movimento sanitarista ao PFS - uma revisão da literatura
Este trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica, que visa sistematizar as referências da literatura para os conceitos envolvidos na Reforma Sanitária Brasileira; Processo de Consolidação do SUS; Modelo de Atenção Básica à Saúde e Programa Saúde da Família. Foram consultados Documentos Normativos Oficiais, Relatórios Finais de Conferências de Saúde e 492 textos, publicados entre os anos de 1984 e 2009, disponíveis na base de dados SciELO, dos quais 27 foram selecionados e examinados na integra. Os resultados foram sistematizados em três temas: Reforma Sanitária, SUS e Programa Saúde da Família. Um tópico especial sobre o processo de organização do trabalho foi incluído nas discussões finais. A análise dos textos mostrou que o Movimento da Reforma Sanitária contribuiu para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a qualidade e a quantidade dos serviços públicos de saúde oferecidos à população brasileira. A implementação do Programa Saúde da Família apresenta-se como principal eixo de implantação do SUS e uma oportunidade para melhorar a prática multissetorial e multiprofissional em Cuidados Primários de Saúde. A avaliação do Programa de Saúde da Família é essencial para a validação e condução da estratégia de atenção primária à saúde.
Fatores de risco simultâneos para doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes escolares brasileiros
Objetivo: Estimar a prevalência da simultaneidade de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e o agregamento não aleatório destes, além dos fatores associados em adolescentes escolares brasileiros. Método: Estudo epidemiológico, transversal, analítico, desenvolvido com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2015). As variáveis de exposição foram: sociodemográficas, psicossociais, de contexto e supervisão familiar e comportamento parental e dos pares. A variável resposta foi número de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Foram estimados a prevalência, a simultaneidade e o agragamento dos fatores de risco: tabagismo, uso de álcool, inatividade física e baixo consumo de frutas e legumes. O agregamento foi verificado quando a razão entre a prevalência observada e esperada foi superior a 1. Para verificar os determinantes associados à ocorrência de fatores de risco simultâneos foi utilizada regressão de Poisson para dados de contagem. As análises foram realizadas no software Stata 15.0. Resultados: A prevalência de dois fatores de risco simultâneos foi mais alta (56,1%; IC95%: 55,5-56,6). A combinação de fatores de risco mais prevalente foi ―Baixo consumo de frutas e hortaliças + Inatividade física‖ (66%; IC95%: 65,8-66,9). Houve agregamento de fatores de risco e a maior razão entre a prevalência observada e esperada foi para: ―Tabagismo + Álcool‖ (79,0; IC95%: 73,8-84,2). O modelo final de regressão mostrou que sentimentos de solidão, perda de sono, não ter amigos próximos, menor supervisão familiar, ter pais que fumam e amigos que bebem foram associados ao aumento no número esperado de fatores de risco. Conclusão: Os achados mostram elevada prevalência de fatores de risco simultâneos, com agregamento nos adolescentes. Os adolescentes com menor supervisão parental, cujos pais fumam e amigos bebem apresentaram maior número esperado de fatores de risco. Intervenções com foco nos determinantes podem ajudar a diminuir a agregação de fatores de risco e prevenir desfechos crônicos na fase adulta.
Inclusão cultural: narrativas estéticas na docência
O texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa.
Novo modelo experimental de alergia alimentar à proteína do leite -Lactoglobulina em camundongos
A alergia alimentar é uma resposta imunológica anormal frente aos antígenos ingeridos pela dieta e sua incidência tem aumentado em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Sabe-se que a alergia alimentar ao leite é bastante frequente, principalmente em crianças, afetando cerca de 2,5% delas em seu primeiro ano de vida. Já existem descritos vários modelos para indução de alergia alimentar ao leite de vaca, focando em um dos seus maiores componentes imunogênicos: a proteína -lactoglobulina (BLG). Porém, esses modelos exigem um tempo longo de execução, implicam no uso de toxina colérica ou intensa manipulação dos animais. Nosso grupo desenvolveu um modelo alimentar de alergia à BLG utilizando um protocolo mais rápido e de simples execução. Camundongos BALB/c foram sensibilizados por via intraperitoneal com o antígeno adsorvido em hidróxido de alumínio em salina e, 14 dias depois, receberam a imunização secundária com antígeno em solução salina. Uma semana após essa imunização, os animais foram desafiados por via oral com solução contendo o antígeno em mamadeiras. Dois tempos experimentais foram testados para o desafio oral: 7 ou 14 dias. Observamos que os camundongos sensibilizados e desafiados oralmente exibiam níveis elevados de IgE específica para o antígeno em ambos os tempos experimentais, perda de peso e redução de tecido adiposo perigonadal. Entretanto, os camundongos não alérgicos mantiveram níveis basais de IgE específicas, mantendo também o peso corporal e do tecido adiposo dentro dos valores obtidos no grupo controle. A alergia alimentar gerou um fenômeno classicamente conhecido como aversão, durante o qual os animais rejeitam a ingestão do antígeno utilizado na sensibilização alérgica (alérgeno). No entanto, quando submetidos ao teste de preferência entre o consumo de solução contendo o antígeno ou outra sem a presença do mesmo, tanto animais não alérgicos quanto alérgicos optaram pela ingestão da solução contendo o alérgeno. Medimos também alguns parâmetros histológicos e demonstramos que houve aumento do infiltrado eosinofílico no jejuno proximal, o mesmo acontecendo com o número de linfócitos intra-epiteliais (IELs). Já a produção de muco não se alterou nesse modelo. Os níveis de IgA secretória estavam elevados nos camundongos alérgicos desafiados por 14 dias. Além disto, os níveis de IL-4 estavam aumentados nos linfonodos mesentéricos e jejuno proximal enquanto que os níveis IL-10 e em TGF- estavam reduzidos no jejuno proximal de animais alérgicos e desafiados. O modelo desenvolvido representa uma ferramenta útil e de fácil execução para estudos em um tipo de alergia alimentar de grande importância clínica.
2019-08-10T22:47:37Z
Luísa Lemos dos Santos
Coleta seletiva solidária: agregando valor pela integração da cadeia da reciclagem
O montante do faturamento das Associações de Catadores de materiais recicláveis (ACs) é pequeno se considerarmos a baixa remuneração dos associados e a ausência de recursos excedentes para investir na melhoria dos processos produtivos nas associações. Uma das estratégias para melhorar este quadro é a ampliação da atuação dos catadores nas atividades à montante da cadeia produtiva da reciclagem, visto que atuação deles se atém, sobretudo, às atividades de triagem e coleta informal. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar a posição das ACs nesta cadeia para entender porque a remuneração dos catadores é relativamente baixa e como esta condição poderia ser mudada. Buscamos fornecer subsídios para a formulação de diretrizes para a coleta seletiva solidária com o propósito de garantir a viabilidade e eficiência da coleta seletiva ao longo do tempo, considerando os efeitos de decisões tomadas sobre o gargalo do processo que é a triagem dos materiais. Foram realizados estudos de casos em cinco municípios nos quais foram realizadas análise dos dados de produção, observação em campo e entrevistas com os catadores e gestores municipais. Observamos como os arranjos institucionais, organizacionais e operacionais impactam na coleta seletiva solidária.
2019-08-13T04:27:16Z
Gabriela Fonseca Parreira
Aspergilose em pacientes submetidos a transplantes
Nos últimos anos ocorreu um crescimento exponencial no número de transplantes realizados mundialmente. Seu grande limitador é a rejeição, que pode ser mediada por reação celular e/ou humoral. O uso de drogas imunossupressoras tem por objetivo o controle deste fator. Desta forma, os pacientes submetidos a transplantes são um dosprincipais grupos de imunossuprimidos, e estão sujeitos à infecção por espécies de Aspergillus. Estas infecções acometem de 2 a 26% de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea e entre um e 15 % dos pacientes que receberam algum órgão sólido. A taxa de mortalidade entre os transplantados com aspergilose invasivavaria entre 74 a 92%, e é estimado que 9,3 a 16,9% de todas as mortes em pacientes no primeiro ano após o transplante é atribuída à aspergilose invasiva. Devido à relevância epidemiologia da aspergilose em pacientes transplantados e principalmente à alta taxa demortalidade desta doença, e crescente aumento de Aspergillus spp. resistentes às medicações disponíveis, faz-se necessário um estudo recente sobre a fisiopatologia da aspergilose, visando destacar os pontos cruciais para o desenvolvimento de ações que previnam o surgimento de novos casos e apontar os melhores métodos diagnósticos e formas de tratamento.
2019-08-10T09:14:46Z
Ana Raquel de Oliveira Santos
Grande sertão: inovação social e promoção da sociobiodiversidade
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Efeitos do nível de estabilização do desempenho no aumento de complexidade no processo adaptativo em aprendizagem motora
O modelo teórico do Processo Adaptativo compreende a aprendizagem motora como um processo contínuo de mudança em direção a níveis superiores de complexidade. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do nível de estabilização do desempenho no aumento de complexidade no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora. Vinte estudantes universitários (24,6 ± 4.4 anos), destros e inexperientes na tarefa participaram desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos: grupo estabilização (GE) e grupo superestabilização (GS). O experimento foi divido em três fases: Estabilização 1, Adaptação e Estabilização 2. Todos os participantes praticaram uma tarefa que contém dois componentes, representados pelo controle de dois percentuais da força máxima isométrica dos flexores do cotovelo. Em todas fases do experimento, as tentativas tinham duração de 3 segundos. Na fase de estabilização, todos os participantes tinham como meta alcançar, na primeira metade de duração da tentativa, 20% sua força máxima e na metade final, 35% da força máxima. Nessa fase, foi adotado o critério de desempenho do estudo para cada grupo. O GE praticou até alcançar 3 tentativas consecutivas com o %RMSE menor ou igual 5,99 no componente 20% e 3,99 no componente 35%, indicado como estabilização do desempenho. O GSE praticou até repetir o mesmo critério por seis blocos de três tentativas consecutivas, indicado como superestabilização do desempenho. Vinte e quatro horas após a estabilização 1, foi realizada a fase de adaptação, na qual a perturbação foi manipulada pela mudança no segundo componente, que passou a ser 45% da força máxima. Nesta fase, todos os grupos praticaram até alcançarem o critério de estabilização do desempenho adotado para o estudo. Quarenta e oito horas após a estabilização 1, foi realizada a fase de estabilização 2, na qual foi retirada a perturbação e os dois grupos praticaram até atingirem novamente o critério de estabilização do desempenho. Os resultados mostraram que houve alteração na organização entre os componentes da habilidade da fase de estabilização 1 para a estabilização 2, com o grupo superestabilização apresentando uma força total menor que o grupo estabilização ao final da fase de estabilização 2. Pode-se concluir que a alcançar várias vezes a estabilização do desempenho como foi o caso do grupo superestabilização, bem como a passagem pela fase de adaptação representam duas formas do sistema neuromtor adquirir informação e alcançar estados de maior complexidade
2019-08-13T00:25:37Z
Maria Flavia Soares Pinto Carvalho
Entre o antigo e o novo, o próprio e o alheio: o crítico Machado de Assis e os problemas literários de seu tempo
Inserindo-se nos grandes debates culturais de seu tempo, Machado de Assis defende que a autonomia literária do país só seria possível com o trabalho de críticos e de criadores literários que tomassem a literatura como arte, trabalho de transfiguração, e não reprodução chapada da realidade. Atento a isso e a um cânone, já em formação no país, Machado faz um balanço da massa literária, colocando em prática o seu projeto de educar autores e leitores, num percurso de leituras que se estende das obras dos árcades às dos poetas que se alinhavam ao Realismo. Reflexão, invenção, análise, estudo, equilíbrio, conciliação entre passado e presente, nacional e estrangeiro são os pontos centrais de sua crítica, que deságuam principalmente nos seus livros de poesia, em que poeta e crítico se mostram em ato. Tal é o que procuramos analisar nesta pesquisa, em que, sem fazer um recorte absoluto, privilegiamos os ensaios "O passado, o presente e o futuro da literatura" (1858), "O ideal do crítico" (1865), "Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade" (1873), "A nova geração" (1879), os estudos que ele realiza de poetas, bem como os seus próprios livros de poesia: Crisálidas (1864), Falenas (1872), Americanas (1875) e Ocidentais (1900).
Predição do risco de adoecimento por hanseníase em contatos de casos da doença de uma região endêmica brasileira
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-04-07T12:36:33Z
Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma
Câmbio, inovação e crescimento em uma abordagem evolucionária-Pós-Keynesiana
Este trabalho busca demonstrar teórica (via abordagem Evolucionária - Pós-Keynesiana) e empiricamente (por painel dinâmico) que a taxa de câmbio real (seu nível e volatilidade) afeta a inovação e, deste modo, tem implicações para o crescimento econômico. A hipótese defendida é que o impacto do câmbio sobre a inovação ocorre via efeitos sobre o fluxo de informação e sobre a decisão de investimento dos agentes econômicos. Três resultados importantes foram verificados. Primeiro, que uma taxa de câmbio desvalorizada desencadeia dois efeitos - o efeito push for innovation e o efeito developing innovation - que se complementam no estímulo a inovação. Juntos eles aumentam o fluxo de informação e o aprendizado nas firmas tradables e elevam as chances de inovações bem sucedidas, tornando seus resultados menos incertos e aumentando a confiança dos empresários em relação ao retorno futuro do investimento em ativos inovativos. No âmbito da teoria da taxa própria de juros de Keynes, menor incerteza e maior confiança inibem a preferência pela liquidez dos investidores e abre espaço para o aumento relativo da taxa própria de juros dos ativos inovativos, estimulando o investimento em inovação. Segundo, que uma taxa de câmbio volátil impede a continuidade deste processo porque leva, simultaneamente, ao rompimento do fluxo de informação na cadeia produtiva dos tradables (desestruturando as capacidades inovativas construídas) e ao aumento da incerteza empresarial. Isto reduz a confiança e aumenta a preferência pela liquidez dos investidores desestimulando o investimento em ativos inovativos. Terceiro, que o Sistema de Inovação (SI) é condição imprescindível para o funcionamento deste canal câmbio-inovação. Pois, o SI viabiliza interações e feedbacks mútuos entre agentes, potencializando o aumento do conhecimento e facilitando sua circulação na cadeia de inovação do setor de tradables. Quanto mais desenvolvido for o SI maior será o fluxo de informação nesta cadeia e maior o efeito da desvalorização cambial sobre a inovação. Além disso, com SI desenvolvido, mais fortes são os canais de interação e menor é o efeito adverso de uma taxa de câmbio volátil nesses canais. Os testes empíricos confirmam, por fim, as hipóteses de que um câmbio desvalorizado e estável estimula a inovação e que estes efeitos diferem de acordo com o grau de desenvolvimento dos SIs.
2019-08-13T17:43:07Z
Keynis Candido de Souto
A integração do direito brasileiro pelo mandado de injunção: perspectivas para o instituto no Brasil, em face da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
A presente dissertação objetivou identificar as perspectivas para o mandado de injunção no Brasil, levando-se em consideração a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e verificar a legitimidade do Supremo Tribunal Federal para integrar o ordenamento jurídico brasileiro, com efeito erga omnes, por meio do mandado de injunção, inclusive na hipótese de ausência de qualquer legislação versando sobre o direito constitucionalmente assegurado. Foram estudados o Pós-positivismo, o Estado Democrático de Direito, a nova Hermenêutica, as formas de integração do ordenamento jurídico brasileiro, as correntes doutrinárias sobre a decisão do mandado de injunção, a evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em mandados de injunção, o princípio da divisão de Poderes e o princípio do acesso à Justiça. Verificamos que, no contexto atual, o papel do juiz deve ser repensado, pois a ele cabe aplicar os valores constitucionais ao caso concreto, independentemente da existência de legislação específica. Constatamos que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em mandados de injunção é vacilante, já que após adotar a tese concretista geral em casos relativos ao direito de greve dos servidores públicos, o Supremo Tribunal Federal adotou a tese concretista individual em diversos casos relativos ao direito de aposentadoria especial. Concluímos que o acesso à Justiça só foi plenamente observado naqueles mandados de injunção em que o Supremo Tribunal Federal disse o direito no caso concreto, utilizando-se, para tanto, dos meios permitidos para a integração de lacunas, de modo que esses mandados de injunção devem ser os norteadores para os próximos julgamentos. Concluímos também que o fato de o Supremo Tribunal Federal colmatar a lacuna do ordenamento jurídico no caso concreto, em mandado de injunção, não fere a divisão de Poderes, na medida em que ele apenas viabiliza o exercício dos direitos constitucionalmente assegurados no caso concreto. Por outro lado, concluímos que não cabe ao Supremo Tribunal Federal conferir efeito erga omnes à decisão em mandado de injunção, sob pena de ferir o princípio da divisão de Poderes, considerando que a Constituição não lhe autorizou a elaborar normas gerais e abstratas por meio do mandado de injunção.
2019-08-11T14:52:02Z
Débora Pereira Turchetti