Repositório RCAAP

Arco dental reduzido

Ter um sorriso perfeito é um desejo bastante comum em toda a população, no entanto muitos sofrem com alterações em sua arcada dental, causadas por caries, má oclusão problemas periodontais que podem levar às perdas de um ou mais elementos dentais,tornando reabilitação oral, uma indicação inevitável. A ausência de dentes posteriores constitui uma condição de encurtamento do arco dental e a reabilitação oral busca devolver não só a estética, mas principalmente a função e saúde a esses indivíduos. Sabe-se que a ausência de dentes pode provocar a perda estética com consequenteimpacto na qualidade de vida. Pode ainda prejudicar a estabilidade oclusal, causar transtornos para as articulações têmporomandibulares, e ainda uma diminuição da capacidade mastigatória. Esse estudo busca revisar e avaliar critérios de seleção para a escolha de um tratamento, considerando as limitações e vantagens de cada um.

Ano

2019

Creators

Gabriela Ribeiro Santos

O letramento crítico na pandemia: repensando as aulas de língua inglesa na adaptação híbrida da escola pública

Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso que investigou as oportunidades de letramento crítico no ensino e aprendizagem de língua inglesa durante o segundo ano de pandemia do COVID-19 no Brasil, em 2021, em uma rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram consideradas, como práticas sociais, as estratégias didáticas repensadas e adaptadas pela professora participante para o regime remoto emergencial (ERE) e para o regime híbrido emergencial (EHE), nos dois últimos anos do Ensino Fundamental, que preconizaram o desenvolvimento linguístico e de consciência cidadã. Objetivou-se analisar o ambiente escolar de acolhimento nos seus modos virtual e presencial, aliando-se a formação e o exercício da professora participante, a participação de seus alunos, aos impactos na comunidade do contexto específico. A geração de dados ocorreu remotamente, por instrumentos digitais, como a observação de salas de aula e grupos de interação síncronos e assíncronos, questionários e entrevistas através de formulário e diário em aplicativo de mensagens instantâneas. Somou-se aos dados um grupo focal de estudantes e o diretor da instituição. Os resultados da análise revelaram que a escola favoreceu os alunos na pandemia com atividades de desenvolvimento linguístico em letramento crítico e digital, no uso de aplicativos em ERE, e com os recursos presenciais lúdicos que motivaram os discentes em EHE. O grupo focal, ainda que apreciando aprender inglês, apresentou limitações técnicas e de concentração para o ERE em domicílio e ansiou o retorno presencial em EHE para interação social na escola com as atividades culturais promovidas pela professora.

Ano

2022

Creators

Isabelle Marine Rabelo Schieber

Efeitos do treino em esteira com ou sem suporte de peso em variáveis relacionadas à marcha de indivíduos hemiplégicos: revisão de literatura

Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das principais causas de incapacidade e deficiências. As deficiências apresentadas após o AVE usualmente influenciam negativamente o padrão de marcha dos indivíduos, sendo o retorno à marcha independente objetivo destes pacientes. Uma nova abordagem para o aprimoramento da marcha após o AVE é o uso do treino em esteira ergométrica, associada ou não ao uso do suporte parcial de peso. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a eficácia do treino em esteira, com ou sem suporte de peso, em relação à marcha de indivíduos hemiplégicos. Método: Foram consultadas as bases de dados Pedro e Scielo, e os artigos foram selecionados segundo os seguintes critérios de inclusão: 1- Desenho de estudo: ensaio clínico aleatorizado; 2- População: adultos acometidos por AVE, determinando hemiparesia unilateral; 3-Intervenção: treino em esteira com ou sem suporte parcial de peso; 4- grupo controle com intervenção diferente ou sem intervenção; 5- desfecho relacionado à marcha. Resultados: A pesquisa inicial encontrou 44 ECAs, sendo que 15, com média 6,4 na escala Pedro, preencheram os critérios de inclusão. Os protocolos e as medidas utilizadas apresentaram considerável variação entre estudos. Conclusão: Foi possível observar que o grupo experimental mostrou resultados mais positivos que o grupo controle, mostrando que o treino em esteira com ou sem suporte de peso é uma alternativa viável e segura para a melhora da marcha de hemiplégicos agudos ou crônicos.

Ano

2019

Creators

Maria Oliveira Paixão Fernandes

Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na psicologia e na educação

O estudo da personalidade na Psicologia percorre por diversos autores que produziram pesquisas, utilizando técnicas e métodos para desvendar a estrutura do mundo psíquico. Buscar conhecer o indivíduo na sua característica própria parece ter sido um dos pontos importantes da Educação e da Psicologia entre os séculos XIX e XX, principalmente para o psicólogo e psiquiatra russo Lazurski, que investiu em estudos da personalidade, por meio dos modelos de observação, experimentação e de classificação. No Brasil é possível encontrar a influência do trabalho de Lazurski na obra de Helena Antipoff, psicóloga e educadora russa que chegou ao Brasil em 1929, para trabalhar no estado de Minas Gerais, em um período de reformas educacionais do país pautadas pelo escolanovismo. Utilizando sua experiência na Rússia, tanto da época imperial quanto dos momentos iniciais da União Soviética, Antipoff investiu em pesquisas sobre a avaliação psicológica e trouxe o trabalho de Lazurski como referência para a investigação da personalidade no contexto da educação mineira. Paralelamente, Lazurski também é encontrado em publicações no estado do Rio de Janeiro com a tradução de uma de suas obras, dentre outros materiais que o citam como orientação para a classificação da personalidade. Assim, a presente tese foi elaborada por meio de uma pesquisa documental, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a apropriação da obra de Lazurski na Psicologia e na Educação do início do século XX, em Minas Gerais, a partir do trabalho de Antipoff e dos documentos encontrados no Rio de Janeiro. Esta pesquisa oferece a chance de debater, segundo a psicologia da época, a importância dos modelos experimentais na Psicologia, principalmente no que tange a um determinado tipo de entendimento do paradigma científico para os estudos da personalidade. É nesse contexto que a História da Psicologia retoma concepções que podem auxiliar na constituição do indivíduo e do seu mundo.

Ano

2020

Creators

Riviane Borghesi Bravo

Climatério: identificando as demandas das mulheres e a atuaçao das equipes de saude da familia nesta fase da vida

O climatério é um período que compreende a transição entre a fase reprodutiva e nãoreprodutiva da mulher. O aumento da expectativa de vida tem oportunizado que um número cada vez maior de mulheres vivencie o climatério. Este estudo objetivou, através de uma revisão bibliográfica, identificar as principais demandas das mulheres climatéricas e a forma como os profissionais da Estratégia Saúde da Família têm atuado na abordagem a estas usuárias. Identificamos que inúmeras necessidades biopsicossociais são demandadas pelas mulheres no climatério e a atuação dos profissionais ainda é fragmentada. Consideramos que novas abordagens devem ser instituídas de forma a prestar um atendimento qualificado.

Ano

2019

Creators

Alvia Maria Tereza Alves

Análise das redes de trânsito animal integrada à simulação da difusão de enfermidades infecciosas

A movimentação de bovinos em grande parte do território brasileiro é documentada eletronicamente através da emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs). Nessa dissertação foi desenvolvido um aplicativo, denominado EpiGTA, capaz de simular a transmissão de doenças de animais contagiosas a partir dos dados de trânsito fornecidos por essas guias. Para simular a transmissão de uma doença animal foram utilizados três modelo epidemiológicos do tipo SIR (Susceptível - Infectado-Recuprado). O modelo mais simples adorado, chamado de Nível Fazenda (Vernon e Keeling,2008), trata a fazenda como uma unidade epidemiológica básica. Os dois outros modelos, Greenwood(Greenwood, 1931) e Reed-Frost (Abbey, 1952), simulam a transmissão de doenças utilizandoo animal como unidade epidemioló-gica básica. A inserção dos modelos de Greenwood e Reed-Frosst em uma estrutura de redes possibilita atribuir pesos às conexões existentes entre cada para de vértices (fazendas), de acordo com o fluxo de animais e com o número de animais infectados no rebanho da fazenda de origem. A aplicação discutida no texto tem como foco o estudo da disse-minação da febre aftosa no estado do Mato Grosso do Sul. As simula-ções mostraram que as estimativas do número médio diáriode fazendasinfectadas pela doença são muito próximas nos modelos de Greenwoode Reed-Frist, enquanto o modelo Nível Fazenda estima valores relativa-mente mais baixos, especialmente com o passar do tempo desde o início da epidemia. Por outro lado, quando se trata do número médio diário de animais infectados, as estimativas geradas pelos modelos de Reed-Frost e de Greenwood não são tão próximas quanto na estima-ção realizada por fazendas. As simulação do modelo de Reed-Frost foram utilizadas para estimar a vulnerabilidade de cada fazenda à contaminação pela febre aftosa. Os resultados foram compados com as medidas centralidade da rede in-degree, betweenness, vizinhança es-tática e vizinhança dinâmica e também com fluxo de animais recebido por cada vértice. A análise mostrou que vértices com maior vizinhançadinâmica são também os mais vulneráveis à infecção pela febre aftosa

Ano

2019

Creators

Carolina Silva Pena

Eficácia da mobilização articular no tratamento da osteoartrite de joelho em idosos: revisão da literatura

Introdução: Osteoartrite é uma doença articular crônico-degenerativa, predominante na população idosa, sendo a articulação do joelho uma das mais acometidas. O tratamento da osteoartrite de joelho pode ser conversador ou cirúrgico. Dentre o tratamento conservador, destaca-se a mobilização articular. Objetivo: Avaliar a eficácia da mobilização articular no tratamento da osteoartrite de joelho em idosos, por meio de uma revisão da literatura. Metodologia: A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, PEDro, LILACS, MEDLINE e BIREME no período de 2013 a 2019, nos idiomas inglês e português. Resultados: Foram selecionados 23 estudos, sendo 9 incluídos. A idade dos indivíduos variou de 35 a 92 anos, com predomínio de idosos, sendo a maioria mulheres. Em 7 estudos, a mobilização articular foi analisada associada a outro tipo de tratamento conservador e em 2 estudos foi avaliada de forma isolada. Os efeitos mais significativos foram observados nos estudos que utilizaram a mobilização articular ligada a outra intervenção. Os efeitos proporcionados pelo tratamento foram melhora da capacidade funcional, analgesia, ganho de amplitude de movimento, aumento da velocidade de marcha e menor custo com assistência médica. Conclusão: A técnica de mobilização articular associada a outros tipos de tratamento conservador é eficaz na melhora do quadro clínico da osteoartrite de joelho em idosos.

Ano

2019

Creators

Giselle Gomide Britto Coimbra

Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (cr) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças

A frequência no fornecimento de conhecimento de resultados (CR) é um dos fatores que favorece a aprendizagem de habilidades motoras. E essa premissa tem sido assumida levando em consideração os resultados de estudos com adultos. Todavia, seriam esses achados os mesmos quando a amostra fosse constituída por crianças? As quais possuem entre suas principais diferenças com adultos o nível de desenvolvimento. A partir dessa questão, o objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças. O estudo foi constituído de dois experimentos. No primeiro experimento investigou-se os efeitos da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em adultos. Enquanto, no segundo experimento o objetivo foi investigar os efeitos da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em crianças. Ambos os experimentos utilizaram uma tarefa de transporte manual e com demanda temporal. Uma bola de tênis foi transportada em uma sequência e tempo alvo pré-determinados. O instrumento utilizado foi um aparelho de Controle de Tempo de Reação e Movimento (CTRM). Os procedimentos e delineamento experimental adotados foram os mesmos para os dois experimentos, tentando diminuir a interferência nos resultados por número de tentativas, intervalos e fases do experimento sobre o efeito da frequência de CR. Cada experimento contou com a participação de 30 voluntários de ambos os sexos e inexperientes na tarefa. Os voluntários foram divididos em três grupos (n=10) com frequências de CR de 100%, 66% e 33%. Os experimentos foram constituídos por fase de aquisição (30 tentativas com CR específico por grupo) e teste de retenção (10 tentativas sem CR). Os resultados do experimento um (adultos) determinaram que os grupos com frequência de 66% e 33% de CR apresentaram melhor desempenho na precisão em comparação ao grupo 100% de CR. Todavia, no experimento dois (crianças) não foram encontradas diferenças entre os grupos com frequências de 100%, 66% e 33% de CR. Esses resultados parecem estar ligados ao diferente nível de desenvolvimento das crianças, principalmente, no que se refere ao processamento de informação.

Ano

2019

Creators

Márcia Salomão de Castro

Implicações do rompimento da barragem de Fundão nos usos da água e da terra na bacia do Alto Rio Doce - MG

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021

Creators

Nayara Mariana Gonzaga Rosa

Os atores interestatais no desenvolvimento regional e a participação social: a atuação dos grupos argentinos nos projetos de infraestrutura da IIRSA e do FOCEM

Este artigo tem por objetivo analisar a participação da sociedade civil, por meio da identificação dos grupos de interesse argentinos, nos processos de integração regional, com destaque para a utilização e aplicação dos recursos originados do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e da Iniciativa para a Infraestrutura da Região Sul-americana (IIRSA), como uma vertente ancorada na União das Nações Sul-americanas (UNASUL). A metodologia buscou, ainda, por meio do método comparativo entre os mecanismos de redução de assimetrias regionais, delimitar as diferenças nos projetos de infraestrutura aprovados nos anos de 2012 e 2013, considerando as preferências dos grupos argentinos. Conclui--se sobre o distanciamento entre as preferências dos atores sociais estudados e o potencial dos modelos de integração correntes. Enquanto a IIRSA reforça o subdesenvolvimento latino-americano, o FOCEM é capaz de reduzir assimetrias regionais, mas não possui recursos suficientes para promover uma efetiva convergência infraestrutural regional.

Ano

2022

Creators

Jamile Bergamaschine Mata Diz Daniela Vieira Secches Mariana Porto de Paula

Tempos cotidianos de professoras/es fora da escola: outras histórias

O trabalho analisa as configurações do tempo de professoras e professores da Educação Bási-ca fora da escola, a partir de elementos dos processos sócio-históricos que as constituem. A pesquisa tem como pressuposto a ideia de que a noção de tempo é uma construção histórica e cultural, que traduz uma síntese simbólica relativa ao fluir os movimentos da vida, da nature-za, do mundo, dos acontecimentos (Norbert ELIAS, 1998), que envolve, entre outros aspec-tos, ritmos, durações e o trabalho da memória, das lembranças e as projeções dos indivíduos e grupos ao longo das suas histórias individuais e coletivas. Trata-se, ainda, de experiência e aprendizagem. Dentre os tempos sociais, o estudo focaliza o tempo livre, entendido como os tempos liberados das exigências profissionais e do trabalho assalariado. Entre eles, os perío-dos anteriores, posteriores e os interstícios das atividades laborais, como também os curtos e médios períodos de sua interrupção, tais como os feriados, finais de semana, e ainda os reces-sos e férias, respectivamente. Estas seriam ocasiões nas quais os indivíduos podem vivenciar atividades sob sua própria escolha, para sua satisfação e necessidades pessoais, dentre outras alternativas apresentadas em seus tempos cotidianos. Nos tempos livres incluem-se as ativi-dades de lazer, descanso, regeneração, as necessidades biológicas, o cuidado de si, dentre ou-tras, as quais variam de indivíduo para indivíduo e de um grupo social para outro (Erich WEBER, 1969; Norbert ELIAS e Eric DUNNIG, 1992). O estudo dos tempos de professoras e professores fora da escola, que em princípio, mas não de fato, seriam seus tempos livres, é pouco explorado nas pesquisas educacionais brasileiras, uma das razões pelas quais este tra-balho discute tal questão. Procura-se oferecer contribuições e trazer à luz o problema da es-cassez de tempos livres nos tempos cotidianos dos docentes, fenômeno que afeta seus corpos, suas mentes, seus desempenhos no trabalho e onde seja, um fenômeno que traz prejuízos, ten-sões, conflitos e consequências nefastos à condição humana e existencial dessas/es trabalha-doras/es, questões evidenciadas nas descobertas da pesquisa. A pesquisa se inscreve numa perspectiva sociológica, nos âmbitos da Sociologia do Trabalho e da Sociologia das Profis-sões e de uma Sociologia do Tempo, que tem alcançado uma relativa consolidação na literatu-ra sociológica. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e professores das redes públicas e particular de ensino de Educação Básica da cidade de Porto Seguro (Bahia, Brasil), os quais investigamos através da aplicação de questionários, da realização de entrevistas semi-estruturadas individuais, gravadas, e de grupos focais. Usamos também, como procedimento metodológico para a recolha de informações, correspondências/mensagens internautas, sendo que o período de campo transcorreu entre janeiro e dezembro de 2013. O trabalho está organi-zado em três planos analíticos: o primeiro contém um espectro geral dos tempos das/dos pro-fessoras/es fora da escola, tempos teoricamente livres, ou seja, elabora-se um traçado geral dos fazeres e viveres daquelas/es professoras/es nos seus tempos cotidianos fora da escola. O segundo discute as formas de comportamento no tempo livre, ou seja, os processos de suspen-são, compensação e regeneração (Erich WEBER (1969)). O terceiro plano busca compreender os desafios, tensões e conflitos inscritos nos viveres dos tempos cotidianos das/dos professo-ras/es fora da escola, bem como as estratégias e táticas mobilizadas pelas/os docentes pesqui-sadas/os para conciliar os tempos de trabalho com seus ditos tempos livres. Nos compassos e viveres dessas muitas outras histórias de professores e professoras, tornou-se evidente, entre as descobertas da pesquisa, que ambos vivem subsumidos, tensionados, em conflito entre a escassez do tempo livre e a sobreposição de trabalhos sem fim. Seus períodos fora da escola, que seriam tempos livres, se transmutam em períodos tantos de trabalhos outros. Conclui-se, entre outras descobertas do estudo, que os tempos cotidianos desses/as professores/as, fora da escola, não são propriamente tempos livres, porque são tempos de outros trabalhos. É uma experiência marcada pela atividade laboral, pelo desafio de articular as várias situações, mo-mentos, durações e ritmos do dia a dia às cadências e exigências do trabalho docente. É, so-bretudo, uma arquitetura temporal imbricada na condição histórica dos tempos modernos, tempos mercantis, com seus desdobramentos nas temporalidades da escola e da docência, nos quais os mestres e mestras vão tecendo o tempo que os tece em modos de viver e de ser, em presentes, pretéritos e devires históricos individuais e coletivos.

Ano

2019

Creators

Geovani de Jesus Silva

Caracterização do perfil alimentar e fatores nutricionais associados ao controle glicêmico de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

Objetivo: Avaliar o padrao alimentar de criancas e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e comparar dados de ingestao com as recomendacoes nutricionais vigentes.Metodos: Participaram do estudo 146 criancas e adolescentes, com idade entre 7 e 19 anos, com no minimo um ano de diagnostico de DM1, atendidos na Divisao de Endocrinologia Pediatrica do HC/UFMG. A dieta ingerida pelos mesmos foi avaliada por meio de um questionario quantitativo de frequencia alimentar (QQFA) validado e testado previamente em projeto-piloto. Informacoes complementares referentes a dieta ingerida, dados antropometricos, clinicos e socio-economicos foram obtidos por meio de um questionario semi-estruturado.Resultados: Verificou-se que o percentual medio de calorias ingeridas como proteinas e gordura poliinsaturada estava dentro das recomendacoes adotadas. A ingestao percentual media de gordura saturada e colesterol superou a recomendacao em toda a populacao estudada. Ja a ingestao de gordura monoinsaturada e a de carboidratos nos individuos com ate 14 anos de idade nao atingiu a recomendacao adotada. Adolescentes com idade entre 15 e 19 anos ingeriram maior percentual de calorias provenientes de carboidratos, enquanto que os participantes com idade entre 7 e 10 anos ingeriam mais gorduras e proteinas. Foi observada maior proporcao de individuos do subgrupo de 15 a 19 anos entre os que nao faziam refeicoes com a familia, nao possuiam horarios para refeicoes, consumiam .4 refeicoes/dia e entre os que compravam ou nao faziam lanche na escola.Conclusao: Os dados obtidos revelaram dieta com perfil lipidico insatisfatorio e habitos alimentares inadequados, principalmente entre os adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. Estes achados constituem motivo de preocupacao, pois inadequacoes nutricionais podem prejudicar o controle metabolico destes individuos.

Ano

2019

Creators

Karla Cristina Queiroz

Terapia periodontal conservadora X desinfecção completa da boca: uma análise crítica dos parâmetros clínicos

A terapia periodontal convencional (TPC) tem como objetivo a eliminação e controle da doença periodontal através de sessões de raspagens. Essas sessões são realizadas com intervalos de 1 ou 2 semanas. A hipótese de reinfecção de bolsas tratadas durante esses intervalos gerou a elaboração de um novo protocolo de tratamento. Com base nessa possibilidade, Quirynen e colaboradores introduziram, em 1995, oprotocolo denominado Full mouth disinfection (FMD), visando prevenir a reinfecção de áreastratadas através da raspagem de toda a boca em um curto espaço de tempo (24 horas). O objetivo desse trabalho foi realizar uma análise crítica da literatura comparando asvantagens, desvantagens e indicações da desinfecção completa com a terapia convencional no que se refere aos parâmetros clínicos.O debridamento mecânico constitui um importante fator no tratamento periodontal independente de sua realização através da TPC ou FMD. Há necessidade de mais estudos que avaliem a efetividade e a indicação da associação do uso de antimicrobianos.

Ano

2019

Creators

Fernanda Maria Trigueiro Rocha

Analysis of the Influence of Undergraduate Research on the Engineering Formation from the Point of View of Students

This paper presents a study carried out to verify how the Undergraduate Research Experience during graduation influences the formation and the decision regarding the professional future of the engineering courses students. In order to reach this goal, a survey was prepared and sent to the students linked to research projects at the Engineering School of the Federal University of Minas Gerais, followed by analyses based on the answers obtained. It can be noticed that most of the respondents believe that the scientific research experience contributes in a positive way to their formation and to their ability to learn, the mentors’ approach and mentory was also assessed as positive. However, the majority of the interviewees do not intend to pursue an academic career. It is concluded that the scientific research helped the students to become more critical and allowed them to broaden their knowledge about the topics studied.

Ano

2022

Creators

Marcelo Soares Santos Juliana Vieira Martins Ana Paula Ferreira Silva Fernanda Galvão de Paula Áurea Domingos White José Dos Santos

Estratégias de internacionalização: um estudo comparativo de casos de empresas do setor siderúrgico

A crescente formação de blocos econômicos regionais, a intensificação das relações comerciais e a interdependência e o aprofundamento das relações entre os países têm levado as organizações a intensificarem a expansão de suas atividades para os mercados externos. Nesse contexto, destaca-se a indústria siderúrgica, que sempre foi reconhecida por seu dinamismo e por sua importância no desenvolvimento econômico das sociedades, por fornecer insumos para a infraestrutura de vários setores estratégicos, além de responder por boa parcela do Produto Interno Bruto e pela geração de empregos em vários países. O objetivo desta dissertação foi identificar e descrever quais as estratégias de internacionalização adotadas por organizações no setor siderúrgico com atuação nacional ao longo do seu processo de inserção no mercado internacional e quais os resultados alcançados por tais empresas. Buscou-se, ainda, verificar por que e como se deu o processo de internacionalização, bem como analisar seus resultadosà luz da estratégia adotada pelas organizações estudadas. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa sendo caracterizada como um estudo comparativo de casos. Os resultados obtidos indicam que a aquisição é a estratégia de internacionalização mais utilizada pelas organizações do setor siderúrgico. A Gerdau, que se caracteriza como uma empresa totalmente nacional, apresentou um crescimento de dentro do país para fora. Já a Belgo-Mineira, que desde o seu surgimento contou com o aporte de capital estrangeiro, teve seu crescimento de fora, de suacontroladora, Arbed, para dentro do país. O posicionamento do grupo Gerdau é mais agressivo que o da Belgo-Mineira. No entanto, nos últimos anos, ambas as empresas passaram a focar suas estratégias de crescimento para outros países do continente americano. Entretanto, a Gerdau, tem focado suas estratégias em produtos de menor valor agregado, como os vergalhões que são considerados commodities. Por outro lado, a Belgo vem centralizando suas atividades em produtos de maior valor agregado, como o fio-máquina para steel cord. A empresacontinuará cumprindo a sua missão de ser um braço avançado da Arbed no Cone Sul. O fato de estar inserida em uma organização de alcance mundial dá à Belgo algumas garantias e respaldo para continuar a crescer nos mercados nacional e latino-americano. No entanto, torna-se fundamental destacar que os impactos dos problemas de racionamento de energia elétrica serão enormes não só sobre a produção atual, mas sobre os futuros investimentos das empresas do setor siderúrgico, incluindo-se aqui a Gerdau e a Belgo-Mineira. Dentre as limitações apresentadas pelo trabalho, destacam-se a pequena capacidade de generalização decorrente do próprio método de pesquisa adotado, ou seja, estudo de caso, bem como as peculiaridades do ramo industrial estudado.

Ano

2019

Creators

Junia Cerceau

Aspectos clínicos, patológicos e inflamatórios durante a isquemia e reperfusão encefálica em camundongos

No presente estudo foi utilizado o modelo de oclusão bilateral da carótida comum BCCAo) durante 25 minutos em camundongos machos C57BL/6 selvagens com objetivo de investigarmos as alterações neurológicas e os aspectos patológicos e inflamatórios durante a fase aguda da isquemia global transitória no encéfalo. Observamos déficits neurológicos associados à alterações morfológicas e processos inflamatórios no sistema nervoso central (SNC) após 72 horas de reperfusão. Nossos resultados demonstraram que os níveis de TNF, IL-1, CXCL1 e CCL5 aumentaram após isquemia/reperfusão no grupo BCCAo em comparação com o grupo sham. A atividade das etaloproteinases MPP-1 e MMP-2 foi analisada na área de lesão porimunoistoquímica. Os dois marcadores aumentaram no grupo BCCAo, em comparação com o grupo Sham. Com o mesmo modelo de BCCAo em camundongos machos C57BL/6 selvagens e deficientes para o receptor CCR5 (CCR5-/-), investigarmos a participação do CCR5 após isquemia e reperfusão por 24 horas. Na deficiência de CCR5, observamos uma melhora significativa nos déficits neurológicos associados à diminuição da área infartada e das áreas necróticas e de neurônios isquêmicos. Os camundongos CCR5-/- BCCAo apresentaram níveis mais baixos de CXCL1 e níveis mais altos de BDNF, em comparação com camundongos C57BL/6 BCCAo. O presente estudo demonstrou a associação dos déficits neurológicos com alterações istopatológicas e a expressão de fatores pró-inflamatórios após isquemia cerebral e reperfusão. Além disso, nossos resultados sugerem uma neuroproteção potencial na ausência do receptor CCR5 durante a lesão por isquemia/reperfusão global.

Ano

2019

Creators

Edna Constanza Gómez Victoria

Emília : potencialidade transgressora na formação de um novo conceito de infância

Este trabalho é uma análise da personagem Emília, criação de Monteiro Lobato, que é geralmente considerada pelos críticos como o 'alterego' do autor. Focalizamos sua constituição e desenvolvimento, buscando compreender a importância dessa personagem no universo fictício engendrado pelo 'Pai da Literatura Infantil Brasileira' e na formação de um novo conceito de infância. Abordamos a preocupação de Lobato com o exercício da linguagem e sua importância para a formação de indivíduos críticos, cultos e livres, capazes de construir uma nova nação brasileira. Tais preocupações, muito presentes em sua vida e obra, alcançam o ponto máximo em sua personagem mais importante: a Marquesa de Rabicó. Através de sua incomparável 'torneirinha de asneiras' essa personagem se apresenta como um alterego da própria infância, garantindo a identificação do público-leitor com a produção de Lobato e todo o seu poder de transgressão e ruptura.

Ano

2019

Creators

Margarida Maria Alacoque Chaves de Sousa

Caracterização do risco de disfagia e impacto na qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson do Ambulatório de Neurologia do Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte

INTRODUÇÃO: A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva. O quadro clínico é caracterizado por alterações motoras e não motoras, podendo ser citadas as alterações autonômicas, em especial, a disfagia, que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar pacientes com doença de Parkinson do Ambulatório de Neurologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Santa Casa de Belo Horizonte que apresentam disfagia e avaliar o seu impacto na qualidade de vida. MÉTODOS: Entre julho de 2017 e janeiro de 2018, 57 pacientes com diganóstico de DP idiopática foram convidados a participar do estudo. Desses, 46 atendiam aos critérios de elegibilidade, sendo que 30 participaram do estudo. Foi aplicado um questionário para coleta de dados sociodemográficos e clínicos e utilizados instrumentos para avaliação da função cognitiva (Mini Exame do Estado Mental, MEEM), gravidade dos sinais e sintomas da DP (Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson, UPDRS), determinação do estágio da doença e nível de dependência (Escala de Estágio de Hoehn e Yarh, Escala de Schwab e England). Foi utilizado um instrumento de triagem para risco de disfagia (Instrumento de Autoavaliação da Alimentação, EAT-10) e para avaliação de disfagia (itens 1 a 4 da Escala de Avaliação de Distúrbios Autonômicos na Doença de Parkinson, SCOPA-AUT) e a qualidade de vida (Questionário de Qualidade de Vida da Doença de Parkinson, PDQ-39). RESULTADOS: A idade média dos pacientes foi 65,9 (±10,3) com 7,9 (±4,9) anos de DP, sendo a maioria homens (17, 56,7%). A taxa de recrutamento obtida foi 52,6%. De acordo com a pontuação no instrumento EAT-10, 19 (63,3%) pacientes apresentavam indicativo de disfagia. Houve associação estatisticamente significativa entre EAT-10 e a seção III do UPDRS (rs = 0,362, p= 0,049) e o escore total (r = 0,402, p= 0,028). Foram encontradas associações entre SCOPA-AUT e os domínios mobilidade, atividades de vida diária, bem estar, estigma, desconforto corporal e o somatório total do PDQ-39. CONCLUSÃO: Nossos resultados indicam que a disfagia é muito frequente nos pacientes com DP que fazem acompanhamento clínico no CEM e interfere negativamente na qualidade de vida dos pacientes.

Ano

2019

Creators

Daianny de Souza Silva

Neologismos lexicais em gênero textual emergente: análise de textos veiculados no facebook

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, visa destacar, por meio dos textos emergentes presentes na rede social Facebook, a importância dos processos de formação de palavras para o ensino de língua portuguesa, bem como evidenciar a criação de palavras novas como situação recorrente nesse ambiente virtual. Para tanto, procurou-se caracterizar os textos virtuais emergentes e também o emprego linguístico ali adotado. Em seguida, apresentou-se uma descrição do Facebook, identificando, de modo geral, como é o funcionamento desta rede social, os seus usuários e o tipo de uso que estes fazem da língua portuguesa quando conectados à rede. Segue-se a isso uma abordagem sobre as transformações que as tecnologias midiáticas geram na sociedade e de que maneira tais transformações sociais motivam variações linguísticas. O objetivo central da pesquisa foi identificar e descrever os neologismos presentes nas mensagens escritas no ambiente do Facebook para, a partir da análise e classificação das unidades neológicas, refletir sobre o seu impacto no ensino de língua portuguesa. Para a delimitação da palavra neológica, adotou-se o critério lexicográfico, de registro dicionarístico, considerando como neologismo o item lexical que ainda não foi dicionarizado. Com a realização da pesquisa, foi possível verificar que, na rede social Facebook, há ocorrência de variados tipos de formação de palavras novas e que, entre os neologismos, o tipo mais frequente é aquele formado por variação gráfica. Assim, buscou-se também fazer uma reflexão sobre a importância dos neologismos na sala de aula de língua portuguesa, considerando os gêneros virtuais emergentes como material a ser aproveitado no ensino de língua materna.

Ano

2019

Creators

Renise Cristina Santos