Repositório RCAAP
Cutaneous granulomas in dolphins caused by novel uncultivated Paracoccidioides brasiliensis
Cutaneous granulomas in dolphins were believed to be caused by Lacazia loboi, which also causes a similar disease in humans. This hypothesis was recently challenged by reports that fungal DNA sequences from dolphins grouped this pathogen with Paracoccidioides brasiliensis. We conducted phylogenetic analysis of fungi from 6 bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) with cutaneous granulomas and chains of yeast cells in infected tissues. Kex gene sequences of P. brasiliensis from dolphins showed 100% homology with sequences from cultivated P. brasiliensis, 73% with those of L. loboi, and 93% with those of P. lutzii. Parsimony analysis placed DNA sequences from dolphins within a cluster with human P. brasiliensis strains. This cluster was the sister taxon to P. lutzii and L. loboi. Our molecular data support previous findings and suggest that a novel uncultivated strain of P. brasiliensis restricted to cutaneous lesions in dolphins is probably the cause of lacaziosis/lobomycosis, herein referred to as paracoccidioidomycosis ceti.
2022
Raquel Virgínia Rocha Vilela Gregory Dana Bossart Judy A. St. Leger Leslie M. Dalton John S. Reif Adam M. Schaefer Peter J. McCarthy Patricia A. Fair Leonel Mendoza
Intercomplementação do sistema categorial de Ranganathan e do modelo entidade-relacionamento de Chen para a modelagem conceitual: uma aplicação no domínio do biomonitoramento do Projeto Manuelzão/UFMG nas águas da Bacia do Rio das Velhas
A presente pesquisa teve como objetivo mostrar como o Sistema Categorial de Ranganathan e o Modelo Entidade Relacionamento de Chen se intercomplementam metodologicamente na modelagem conceitual de um domínio específico. Os dois autores são, respectivamente, da área de Ciência da Informação e da Ciência daComputação. A metodologia utilizada se caracteriza pela abordagem qualitativa, sendo a pesquisa do tipo bibliográfica e analítico-sintética de conceitos específicos do domínio. O levantamento das entidades se fundamenta na garantia científicotecnológica do domínio, sendo esse material composto de artigos publicados e formulários usados no domínio observado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo e de assunto, em seguida estruturados e modelados, segundo princípios e postulados do sistema categorial de Ranganathan e do Modelo Entidade-Relacionamento de Chen. Os principais resultados mostram que a teoria da Classificação Faceta de Ranganathan dá suporte substancial a estrutura do MER, de Chen, no processo de modelagem conceitual de um domínio específico. Os resultados apontam que há uma intercomplementação entre o Sistema Categorial de Ranganathan e o Modelo Entidade Relacionamento de Peter Chen para modelar conceitualmente um domínio de conhecimento. E mais, se os dois modelos forem usados conjuntamente a modelagem de um sistema terá um nível de qualidadeelevado.
O trabalho com educação musical: a percepção das crianças de quatro e cinco anos do CEMEI Mundo Maior
A presente pesquisa discute a importância do trabalho com música no interior da instituição de educação Infantil denominada CEMEI Mundo Maior como forma de contribuir para a formação integral da criança. Tem como principal ponto de apoio a coleção Cadernos de Currículo para Educação Infantil de Contagem, Experiências. Saberes e Conhecimentos com ênfase no caderno A Criança, a Música e a Linguagem musical. Utiliza como metodologia os princípios da pesquisa-ação. Fala da importância de se incluir no cotidiano da educação Infantil o trabalho com a educação musical e a arte em geral, buscando integração com as outras linguagens. Realiza experiências onde as crianças têm a oportunidade de participar ativamente, falando, explorando os instrumentos, cantando e ajudando na construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis, se esforçando em ouvir estilos musicais fora do contexto cultural revelado por elas. Revela um progressivo interesse por parte das profissionais da instituição em colaborar, contribuindo para o sucesso da pesquisa e comprometendo-se em considerar a importância de incluir a música e a arte em geral no planejamento pedagógico. Conclui que ainda é necessário colocar o assunto em pauta no momento de discutir e elaborar a proposta pedagógica para o próximo ano, solicitando aquisição de instrumentos convencionais ou não, maior divulgação do material já existente como CDs, DVDs, livros e instrumentos. E uma boa participação de todos para um trabalho de qualidade no CEMEI Mundo Maior.
Recuperação de finos de barragens no Complexo Paraopeba I
A presente monografia apresenta projetos realizados e em análise do aproveitamento de finos de barragens de rejeitos na indústria extrativa de minério de ferro como opção para atendimento a demanda de mercado, tendo como foco a unidade do Complexo Paraopeba I da Vale.Os projetos aqui apresentados são objetos de ações inovadoras e imediatas. Além de uma alternativa econômica, com lucros sem altos investimentos, são escolhas que permitem o adiamento de explotação de novas reservas e geram benefícios ambientais. Impulsionados pela alta demanda, preço favorável e fatores ambientais, grandes mineradoras vêm investindo no aproveitamento de minério de baixo teor de ferro. Uma fonte desse minério são as barragens de rejeito de minas, em que durante o decorrer do beneficiamento da matéria-prima, milhões de toneladas de minerais úteis foram descartados para esses contendores.A falta de registros históricos não foi um impedimento e sim um agente motivador para a criatividade e desenvolvimento de opções tecnológicas por parte dos envolvidos nos processos de planejamento e operação de lavra.O grande desafio foi saber tirar proveito da dificuldade gerada em um momento de adversidade, quando decisões tomadas na crise de 2008 acabaram por gerar impedimentos operacionais na retomada de produção em 2010.Além de se tornarem viáveis economicamente, os projetos se demonstraram benéficos ao meio-ambiente e a sociedade.
Avaliação da exposição à poluição ambiental por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em material particulado atmosférico em diferentes áreas urbanas
A concentração atmosférica dos 16 prioritários hidrocarbonetos policíclicos aromáticos segundo a Agência de Proteção Ambiental Americana, foi determinada em material particulado do ar ambiente de 3 diferentes regiões metropolitanas brasileiras: Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP e Londrina/PR. As amostras foram coletadas próximas às vias de grande tráfego de veículos e região industrial, em Amostrador de Grande Volume PM10 na Região Metropolitana de Belo Horizonte e São Paulo e em Amostrador de Pequeno Volume PM10 em Londrina. A concentração média total de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Londrina foi de 14,26 ng m -3, 20,38 ng m-3e 15,79 ng m-3, respectivamente. Foi utilizado um modelo com base na razão entre isômeros e análise de componentes principais para identificar as possíveis fontes antropogênicas dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos individuais no ar. Os resultados sugerem, que nas três regiões metropolitanas, as principais fontes desses poluentes foram os motores à combustão. Um método para coleta e análise de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos presente na fase gasosa foi desenvolvido utilizando espuma de poliuretano. Os oito hidrocarbonetos policíclicos aromáticos mais voláteis foram identificados e quantificados por cromatógrafo a gás acoplado à espectrometria de massas e extraídos por microextração em fase sólida no modo de imersão direta com fibra resfriada, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A concentração de benzo(a)pireno equivalente possibilitou estimar o excesso de risco para câncer para todos os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, tendo como referência o risco unitário de câncer de pulmão estimado pela Organização Mundial da Saúde que é de 8,7 10 -5 ng m-3 . Os valores estimados de risco encontrados para esse estudo foram de 2,5/10.000 para Região Metropolitana de Belo Horizonte, 2,9/10.000 para São Paulo e 3,0/10.000 para Londrina para um tempo de vida médio de 70 anos.
Desenvolvimento de novos catalisadores para reações de acomplamento cruzado e monitoramento por espectrometria de massas com ionização por eletrospray
Neste trabalho foram sintetizadas três bis-iminas aromáticas hidroxiladas com rendimento entre 70 e 90% a partir da condensação entre orto-hidróxi benzaldeídos com fenilenodiaminas ou entre o isoftalaldeído com orto-aminofenol. As bis-iminas foram transformadas nos respectivos análogos hidrogenados, com rendimentos entre 75 e 89% com o uso de boroidreto de sódio e cloreto de cério. Também foram sintetizadas duas bis-iminas iônicas a partir da condensação entre orto-hidróxi benzaldeído, funcionalizado com N-metilimidazólio, e orto-fenilenodiamina. A partir desses oito compostos (bis-iminas e bis-aminas), foram sintetizados oito complexos de paládio com rendimentos entre 57 e 88%, sendo seis deles inéditos na literatura. Posteriormente, todos os complexos de paládio foram avaliados como catalisadores da reação de Heck entre bromobenzeno e estireno, iodobenzeno/bromobenzeno e acrilato de metila/etila. As melhores condições de reação foram obtidas variando-se o tipo e a quantidade de complexo, o solvente, o tipo de base e o tempo de reação. Esse estudo forneceu o E-estilbeno e o E-cinamato de metila/etila em bons rendimentos, por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM), mostrando a viabilidade desses complexos como catalisadores para a reação de Heck. A última parte desse estudo consistiu na investigação dessas reações por espectrometria de massas com ionização por eletrospray (ESI-MS), com o objetivo de avaliar a participação dos complexos na reação.
Ômega conotoxina MVIIC no tratamento do trauma medular agudo em ratos Wistar
O influxo de cálcio é um mecanismo importante de lesão secundária do trauma medular agudo (TMA). Pesquisas com bloqueadores de canais para cálcio vêm sendo desenvolvidas com intuito de estabelecerem novas terapias para reduzir lesões secundárias ao trauma medular. Toxinas oriundas de veneno de caramujo marinho se mostram como terapia promissora por inibirem seletivamente os canais para cálcio e impedirem o influxo desse íon, o que reduziria a progressão da lesão. Dentre essas toxinas, a -conotoxina MVIIC, do caramujo Conus magus, tem sido utilizada por inibir seletivamente canais para cálcio, impedindo a progressão da lesão e atuando de forma benéfica no tratamento do TMA. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da -conotoxina MVIIC na medula de ratos submetidos a TMA por meio da análise de fatores de neuroproteção como extresse oxidativo e apoptose celular, efeitos sistêmicos da -conotoxina MVIIC, além da função locomotora. Foram utilizados 36 ratos Wistar, machos, adultos, pesando em média 450g, distribuídos aleatoriamente em seis grupos de seis animais: controle positivo (CTL+), controle negativo (CTL -), TOX 20 pMOL 30, TOX 20 pMOL 2h, TOX 40 pMOL 30, TOX 40 pMOL 2h. Todos os animais foram submetidos a laminectomia da vértebra T12 e TMA, sendo que o grupo CTL - não foi submetido ao trauma após laminectomia. As lesões foram produzidas obedecendo ao protocolo internacional MASCIS (Multicenter Animal Spinal Cord Injury Study), com a liberação em queda livre de haste de impacto de peso de 10 g, com altura pré-determinada de 12.5 mm sobre a dura-máter por três segundos. Após 30 minutos e duas horas do trauma inicial, o CTL+ recebeu injeção intratecal de 10µL de PBS estéril e os grupos TOX, volume equivalente de solução de toxina MVIIC na concentração preconizada para cada grupo. Foram observadas recuperação locomotora, redução da expressão gênica de fatores proapoptóticos e aumento da expressão gênica de fator anti apoptótico, além de redução de estresse oxidativo em ratos tratados com MVIIC pós TMA, o que sugere efeito neuroprotetor dessa toxina na medula espinhal.
Determinação simultânea de sódio, potássio, cálcio,magnésio e fósforo em biodiesel por espectrometriade emissão ótica por plasma indutivamente acopladosem preparo de amostra
Está sendo proposto um método alternativo para a determinação simultânea de sódio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo em biodiesel, frente aos disponíveis na literatura, focado na agilidade da análise. As amostras não passam por qualquer tipo de preparo, sendo inseridas diretamente em um espectrômetro de emissão óptica por plasma indutivamente acoplado (ICP OES). Além de garantir maior frequência analítica, a ausência de pré-tratamento do biodiesel reduz drasticamente o risco de contaminação e confere maior exatidão ao método, uma vez que não há diluição. Para a quantificação dos analitos em amostras comerciais foi utilizada curva analítica preparada com oleato de metila como simulacro de matriz, já que este alquil-éster está presente em grande quantidade no biodiesel independentemente da sua origem, e ítrio como padrão interno para correção de qualquer efeito de transporte. O uso do oleato de metila se mostrou satisfatório para eliminar efeitos de matriz, podendo prosseguir a quantificação pela curva analítica. Para a validação do método foi utilizado o guia de validação do MAPA. A veracidade foi verificada utilizando dois Materiais de Referência Certificados (MRC) de concentrações 2,5 e 5,0 mg kg-1, dois Materiais de Referência (MR) provenientes de ensaios interlaboratoriais da ANP e a comparação com o método ABNT NBR 15553, e apresentou boa concordância em todos os casos. A linearidade (R2 0,995) e repetitividade (< 7%) do método foram satisfatórias. Os Limites de Detecção (LD) e Quantificação (LQ) foram determinados pelo uso das Curvas Limites de Previsão (CLP), sendo encontrados para LD os valores de 0,12 mg kg-1, 0,16 mg kg-1, 0,23 mg kg-1, 0,21 mg kg-1 e 0,24 mg kg-1, respectivamente para Na, K, Ca, Mg e P. O método se mostrou adequado para aplicação em laboratório de rotina.
Aplicação de metodologia para avaliação de alternativas de intervenção em cursos de água em áreas urbanas: um estudo na Bacia Córrego Engenho Nogueira em Belo Horizonte
Observa-se que há uma tendência de incorporação de rios e córregos urbanos no processo de planejamento das cidades, em contraposição as intervenções tradicionais de canalização e retificação que visam satisfazer apenas aspectos hidráulicos e sanitários. No presente trabalho aplicou-se uma metodologia qualitativa, com base em indicadores que integra aspectos hidrológicos/ hidráulicos, ambientais, sanitários e sociais, para avaliar as obras de revitalização do córrego Cascatinha (afluente do curso de água Engenho Nogueira), nas proximidades do Parque de Lazer do Bairro Caiçara, realizadas pela prefeitura através do programa Drenurbs, Programa de Recuperação Ambiental e Saneamento dos Fundos de Vale e Córregos em Leito Natural da Cidade de Belo Horizonte. A integração da metodologia citada acima com o método Triz, Teoria para a Resolução de Problemas Criativos, se mostrou satisfatória tanto na fase de construção de alternativas de intervenção; os indicadores servem como guia para a síntese de intervenções que integrem elementos distintos, e auxilia na proposição de variantes da alternativa convencional; quanto na etapa de avaliação das alternativas selecionadas, através do método de avaliação global com notas e pesos para cada indicador, auxiliando na comparação e tomada de decisão da melhor alternativa a ser implementada.
Avaliação das provas de interpretação de texto com foco nas habilidades de leitura
Nesta tese, investiga-se o desempenho de alunos em itens de provas de interpretação de textos, com foco nas habilidades de leitura, elaborados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante cursos de formação continuada realizados nas redes municipais de onze cidades do sul de Minas Gerais, no período de 2007 a 2011. As provas foram aplicadas a 2.306 alunos. No primeiro semestre de 2013, foram aplicados outros 392 itens de diferentes habilidades de leitura, a 138 alunos de duas escolas estaduais de Alfenas, MG. A pesquisa demonstra haver relações entre o desempenho dos alunos nos testes com o modo de construção dos itens que compõem tais avaliações. Com o objetivo de verificar a eficácia das avaliações como elemento norteador de ações pedagógicas voltadas para o domínio das habilidades de leitura, e de verificar quais as estratégias/ habilidades são mobilizadas pelos alunos para responderem às avaliações, esta pesquisa desenvolveu-se em duas etapas correspondentes a dois blocos de dados. No Bloco 1, foram analisados itens das provas de leitura, criadas conforme a matriz de referência de habilidades do SIMAVE, relacionadas aos aspectos textuais como as relações lógico-discursivas do texto, marcadas por conjunções, advérbios e outros conectivos; repetições ou retomadas, realizadas por pronomes, elipses e outros recursos de referenciação, as inferências globais e as inferências de sentido de palavras ou expressões contextualmente. O Bloco 2 é composto por itens de avaliação de habilidades de leitura criados por bolsistas do PIBID, da Unifal-MG, cujo foco foi a análise das habilidades/ estratégias utilizadas pelos alunos ao responderem ao teste. Estabeleceu-se assim o contraste entre os blocos de dados que evidenciou a mobilização de habilidades, conhecimentos, estratégias pelos alunos diante de itens de leitura, independentemente do seu modo de construção. Investigaram-se as habilidades de leitura avaliadas pelos professores nos testes que elaboraram; definiu-se o desempenho dos alunos por prova; identificou-se o desempenho dos alunos por habilidade; foram classificadas as habilidades de leitura por grau de dificuldade; e averiguaram-se as estratégias/ habilidades mobilizadas pelo aluno para responder aos itens. Sustentam as análises, as concepções de gênero, textualidade e textualização, advindas da Linguística Textual, além de referenciais teóricos sobre a avaliação. Os resultados atestam que as habilidades descritas na matriz de referência são imprescindíveis para se garantir a competência leitora dos estudantes; e apontam ainda a Avaliação Diagnóstica de Habilidades como instrumento privilegiado no processo de ensino da leitura na escola.
A correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
Este trabalho apresenta os principais fatos descritos nas correspondências trocadas entre o musicólogo Curt Lange e o ex-diretor da Escola de Música da UFMG, o Sr. Levindo Lambert. Aborda fatos significativos no campo da produção musical e do movimento cultural em Minas Gerais, dentro do contexto nacional da América Latina.
O incentivo à leitura com bebês no espaço da biblioteca escolar: metodologias em construção
A criança, desde seu nascimento, pode estar em contato com a literatura como ferramenta-chave para seu desenvolvimento cognitivo, sua socialização e descoberta de mundo. Neste trabalho busca-se identificar as possibilidades metodológicas de leitura para crianças de 0 a 1 ano da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, a fim de refletir sobre possíveis falhas quanto aos procedimentos já adotados e traçar ações capazes de efetivar a prática de leitura com bebês no ambiente da biblioteca escolar.
Impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho
Este trabalho propõe uma reflexão sobre os impactos da gestão democrática nas tomadas de decisões e nas relações de trabalho dentro da unidade escolar visandomaior interação entre todas as partes envolvidas no processo de ensino aprendizagem. Este texto analisa o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, da cidade de Cláudio (MG), tendo como propósito viabilizar uma gestão capaz de suprir a demanda do local de maneira democrática viabilizando tomadas de decisões que atendam a instituição, mantendo boas relações de trabalho e uma gestão cada dia mais descentralizada. Essa análise está articulada ao eixo processos de decisão constante no projeto político-pedagógico e tem como propósito viabilizar uma gestão cada dia mais democrática e que atenda aos anseios de toda comunidade escolar. Para tal reflexão recorreu-se à contribuiçãodosautores das seguintes obras: Barreto (2005),Castro (2000), Japecanga (2000), Oliveira (2005), Souza et al. (2005) e Wittmann (2000). Por meio dessa analiseverificou-se o quanto é difícil gerir democraticamente uma escola, o quanto as tomadas de decisões e as relações de trabalho são difíceis.
Mecanismos moleculares da neutralização da atividade letal das toxinas escorpiônicas por anticorpos monoclonais e policlonais
Esta tese trata de um estudo imunoquímico das toxinas ecorpiônicas. Quatro artigos foram apresentados dentro desse tema. No primeiro, um imunógeno detoxificado foi preparado. Para isso, a fração tóxica do veneno de Tityus serrulatus (TstFG50) foi conjugada a albumina bovina (BSA) com gluteraldeído e injetados em camundongos, para obtenção de anticorpos. Ensaios de proteção In vivo mostraram que os camundongos vacinados resistiram ao desafio de duas DL.50 da TstFG50. Nós usamos o método de SPOT para caracterizar os epitopos dos anticorpos protetores. Acredita-se os epitopos encontrados correspondam a regiões das toxinas que são conhecidas por estarem envolvidas com o sítio ativo.No secundo artigo, anticorpos monoclonais (mAbs) contra o veneno de Tityus serrulatus foram produzidos e caracterizados. A capacidade neutralizante dos anticorpos frente a TstFG50 foi determinada em ensaios de neutralização in vitro. O mAbTsl foi capaz de neutralizer 50% dos efeitos tóxicos produzidos pelo veneno do escorpião e mostrou uma inibição de 35% da ligação de TsVIl- l125 a sinaptossomas. Para mapear os epitopos reconhecidos pelo mAbTsl, nós usamos o método de SPOT. As propriedades neutralizantes do mAbTsl poderiam ser explicadas pela localização espacial do epitopo reconhecido, que apresenta resíduos próximos aos resíduos que compõe o farmacoporo das toxinas.Num outro artigo, a técnica de SPOT foi utilizada para caracterizar a ligação dos peptídeos da Tsll, TslV eTsVIl com os soros de cavalo anti-Ts de uso terapêutico. Todos anti-soros testados mostraram reatividade com os peptídeos das três toxinas. Os peptídeos reativos foram sintetizados, acoplados a KLH e usados como antígenos em microplacas de ELISA. A mistura dos peptídeos indicou uma relação linear entre título e potencial neutralizante para os soros de baixa potência. No entanto, o mesmo não foi visto para os soros de alta potência. Esta observação é discutida no contexto de que as toxinas apresentem epitopos contínuos e descontínuos.No ultimo trabalho foi feito um estudo imunoquímico de uma proteína atóxica, a Amm VIII. Esta proteína foi previamente isolada do veneno do escorpião Androctonus mauretanicus mauretanicus. Ela apresenta 87% de identidade com a AaH II, uma potente a- toxina, e mesmo assim não é tóxica para camundongos. No entanto, anticorpos contra essa toxina foram capazes de proteger camundongos do efeito letal da AaH II. Aqui, nós mostramos que Amm VIII induz anticorpos que reconhecem somente epitopos do tipo descontínuos. Análises da localização 3D dos segmentos peptídicos descontínuos-contínuos antigenicamente ativos destaca propriedades antigênicas da anatoxina Amm VIII e explica de maneira razoável a capacidade dos anticorpos anti-AmmVIII neutralizarem uma potente a-toxina, a AaH II.
A educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêutica
Reforçando a luta e conquistas obtidas com a reforma sanitária, a humanização nos serviços de saúde vem revigorar os conceitos da Política Nacional de Saúde. Dessa forma, o cuidado com o paciente implica em uma ação humanizada, onde se dá lugar à palavra do usuário e do profissional, de forma a promover ações e políticas assistenciais com dignidade, ética, respeito, reconhecimento mútuo e solidariedade. Nesse sentido, considerando a importância da humanização na assistência farmacêutica, o objetivo deste estudo é identificar como a educação em saúde pode colaborar com uma atenção farmacêutica humanizada. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados sendo encontrados 20 artigos e compilado os principais achados sobre a educação em saúde como estratégia para humanização da atenção farmacêutica. Foi possível constatar que a educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. A Atenção Farmacêutica vem complementar essa ação uma vez que o farmacêutico passa a se responsabilizar e responder às angustias do paciente em relação aos medicamentos. Somado a isso, este estudo demonstrou a necessidade do profissional farmacêutico em aplicar suas habilidades na educação em saúde a fim de construir um sujeito com autonomia e cooperador para o seu bem estar, uma vez que, utilizada de práticas pedagógicas, que possam redesenhar, recriar e traçar novas configurações para os espaços terapêuticos, bem como utilização de dinâmicas para o ensino em equipe e o uso de figuras ilustrativas. A maioria das estratégias educativas descritas neste estudo foi simples e de baixo custo, exigindo apenas criatividade e sensibilidade do farmacêutico para adequá-las aos diferentes usuários que o procuram no dia-a-dia.
Associação de polimorfismos em genes de citocinas com complicações microvasculares e comorbidades no Diabetes mellitus tipo 2
O diabetes mellitus é um grupo de distúrbios metabólicos caracterizados por hiperglicemia e apresenta alta morbi-mortalidade com perdas importantes na qualidade de vida dos pacientes. Nas últimas décadas, vários trabalhos têm discutido que a patogênese do DM2, bem como de suas complicações, estão associadas a um estado inflamatório crônico de baixo grau e à ativação do sistema imune inato. A produção de citocinas pró e anti-inflamatórias, bem como de marcadores de fase aguda, podem ativar uma série de vias de sinalização que culminam na resistência à insulina e no desenvolvimento da doença. O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação dos polimorfismos nos genes das citocinas (TNF-á -308G/A, IL-10 1082G/A, IL-10 819T/C, IL- 10 592C/A, TGF-â1 codon 10 T/C, TGF-â1 codon 25 C/G, IL-6 -174G/C e IFN-ã +874T/A) com a retinopatia, nefropatia e neuropatia, bem como com a hipertensão arterial, dislipidemia e obesidade em indivíduos com DM2. Foram selecionados 102 pacientes com diagnóstico clínico e laboratorial de DM2 e as genotipagens foram feitas por PCR alelo-específica. A classificação das complicações e comorbidades foram realizadas segundo a Associação Americana de Diabetes. A retinopatia foi associada ao genótipo GG e ao alelo G do polimorfismo TGF-â1 codon 25 C/G e a nefropatia com menor frequência do genótipo GG do polimorfismo IL-10 -1082G/A. A hipertensão arterial foi associada ao genótipo CC e ao alelo C do polimorfismo IL-10 -592C/A. Também foi verificada uma maior frequência dos alelos T (TGF-â1 codon 10 T/C) e C (IL-10 -819T/C) entre os hipertensos. O polimorfismo TGF-â1 está associado ao IMC: o genótipo CC é o mais frequente no grupo com IMC < 25 Kg/m2 e o genótipo TC é o mais frequente no grupo com IMC 30 Kg/m2. Os resultados obtidos sugerem que polimorfismos em genes de citocinas estão relacionados às complicações e comorbidades no DM2, indicando que a inflamação contribui para a patogênese destas alterações clínicas.
Promovendo a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo em um curso de licenciatura de Ciências Biológicas: uma caracterização da prática do professor-formador em uma disciplina de laboratório de ensino
Esta pesquisa teve como objetivo de estudo descrever e analisar as práticas de uma formadora de professores com formação acadêmica apenas na área de Ciências Biológicas. Nosso foco são as ações dessa formadora que trazem contribuições para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo. Realizamos um acompanhamento das aulas de duas turmas de uma professora em uma disciplina denominada Laboratório de Ensino de Ecologia em uma universidade pública federal. Este estudo tem um enfoque no campo de pesquisa qualitativa com abordagem naturalística e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso instrumental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e registro de dados para o desenvolvimento da pesquisa: observação participante, notas de campo, registros de áudio e vídeo e entrevista. Embora nosso estudo não tenha sido orientado pelo método da etnografia, os instrumentos utilizados podem ser considerados ferramentas etnográficas. A análise dos dados envolveu a construção de quadros de apresentação, mapas de eventos e transcrições. A partir da análise e interpretação dos dados, identifiquei que a formadora norteava suas ações no sentido de ensinar futuros professores sob uma perspectiva reflexiva e não tecnicista. A partir do objetivo de ensinar futuros professores a ensinar conteúdos específicos, a professora Ana organizou a disciplina de uma forma que proporcionava aos licenciandos: a construção de conhecimentos, a capacidade de integrar diferentes domínios docentes, a competência de refletir-na-ação e, talvez, a competência de refletir sobre a reflexão-na-ação.
Material didático para o ensino de inglês: money matters
Consumerism, defined as a materialistic attachment to possessions, has become a major problem these days. The desire to buy and the urge to possess things has led many people to debts and despair. The media, especially television, has enforced the idea that happiness comes from materials, beauty and pleasure. We have noticed in Brazil the ¯ostentação phenomenon, which means that the more possession you have the more popular and successful you may become. Selfies and pictures in general in the social media have portrayed ¯happy people, showing their acquisition, which make us reflect on this important contemporary issue. Since 2013, I have been studying the consumerism phenomenon due to a school project in which I led. Since then I have attended several lectures aimed at alerting people about over-consumption, financial and shopping addiction. My motivation for doing this work is make students reflect and express themselves about this social behavior through readings, discussions and interactions in classroom or online.
Plano de intervenção para melhorar a assistência ao portador de transtorno depressivo maior na Unidade Básica de Saúde CAIC em Matozinhos/MG
Matozinhos é um município que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e localiza-se a 47 km da capital. A população estimada para 2013 é de 36.031 habitantes. Uma das atividades propostas pelo CEABSF foi a realização do diagnóstico situacional do território estudado, identificando e definindo os principais problemas encontrados na área de abrangência. O problema de maior relevânciaidentificado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Bom Jesus II foi a elevada procura de pacientes com transtornos psiquiátricos, principalmente transtorno depressivo maior. A maior parte desses pacientes está sem assistência e cuidados adequados, incluindo falta de consulta médica adequada. Apesar do município contar com um centro de atenção psicossocial, a porta de entrada da população é aunidade básica de saúde. Esse foi o problema escolhido para se elaborar um plano de ação, na tentativa de modificar e enfrentar o problema. Transtornos mentais são comuns na prática clínica, inclusive na atenção primária. A depressão é um transtorno do humor incluído nos transtornos depressivos unipolares. É considerado um problema de saúde pública, apresentando elevada morbidade e mortalidade eestá relacionado a uma maior procura pelos pacientes em serviços de saúde. Foram identificados como nós críticos desse problema, a falta de informação dos pacientes em relação à doença e uso incorreto dos medicamentos, o processo de trabalho que não oferece agenda específica para esses pacientes e os hábitos e os estilos devida que os pacientes assumem frente ao problema. Foi proposto nesse trabalho plano de intervenção como forma de enfrentamento desse problema. É necessário para sua execução a presença de equipe multidisciplinar e parceria com o centro de atenção psicossocial e secretaria municipal de saúde. Para a construção desse projeto foram utilizados trabalhos científicos disponíveis em base de dados como:Biblioteca Virtual em Saúde, PUBMED, Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Minas Gerais, SCIELO, dentre outros.
As pesquisas sobre periódico científico publicadas no Brasil: uma revisão sistemática de literatura
Constitui uma revisão sistemática da literatura sobre o tema periódicos científicos realizada na Base de Dados em Ciência da Informação. Objetiva identificar os artigos que versam sobre essa temática, de modo a apresentar uma lista de referenciais teóricos e refletir sobre os principais assuntos contemplados nessas pesquisas. Por meio dos descritores periódico científico, periódico eletrônico e portais de periódicos, selecionou-se um total de 52 trabalhos publicados no período de 1972 a 2017. Foi possível constatar como assuntos recorrentes na literatura, alguns aspectos relativos aos periódicos eletrônicos e portais, tais como: o processo de migração do impresso ao eletrônico, a adesão ao acesso aberto e o uso de softwares livres, como o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, além dos procedimentos de avaliação, uso e satisfação do usuário quanto da busca e recuperação da informação nos ambientes digitais. Sugere-se nova revisão sistemática em base de dados internacional como também o mapeamento da produção científica considerando ano de publicação, autorias, periódicos utilizados para publicação e métodos de pesquisa, no conjunto dos referenciais teóricos analisados
2022
Maria Elizabeth de Oliveira da Costa Jorge Santa Anna