Repositório RCAAP

Eficiência em inovação de organizações associadas à Fundação Mineira de Software - FUMSOFT

Gerenciamento da inovação e métodos para avaliar organizações de tecnologia da informação em países como o Brasil é um problema para agências governamentais e fundações que buscam desenvolvimento sustentável. Organizações são solicitadas a levar em consideração indicadores financeiros e operacionais. Esta dissertação tem como objetivo construir um modelo de avaliação da eficiência das empresasassociadas a Fumsoft de Minas Gerais no âmbito da inovação. Foram coletados dados de 28 empresas associadas da Fumsoft. A pesquisa usou o método não paramétrico Data Envelopment analysis (DEA) - (CHARNES, COOPER, RHODES, 1978) para avaliar a eficiência dessas empresas. 0 modelo utilizado foi o Variable Return to Scale (VRS) - (BANKER, CHARNES, COOPER, 1984) orientado à maximização deproduto. A metodologia focou na estrutura integrada de métricas da produção da inovação. Os insumos foram número de empregados e número de empregados com mestrado ou doutorado. Por outro lado, os produtos foram faturamento bruto, número de projetos de inovação desenvolvidos com sucesso e participação de novos produtos/serviços no faturamento. 0 resultado foi a construção de uma fronteira de eficiência técnica relativa por meio da qual as empresas são classificadas em eficientes e não eficientes. Empresas que devem servir de benchmark para aquelas consideradas ineficientes assim como as metas que devem ser alcançadas são também produtos desta avaliação. Conclui-se que onze empresas associadas à Fumsoft operam de maneira eficiente, enquanto que nove têm espaço para melhoria de seu desempenho no total de vinte analisadas.

Ano

2019-08-14T23:09:02Z

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Eder Junior Alves

Caracterização e estabelecimento de um novo método para a purificação de uma protease de 60 kDa da secreção de cercária de Schistosoma mansoni

As glândulas acetabulares da cercária de Schistosoma mansoni produzem uma secreção que está envolvida no processo de penetração do parasita na pele do seu hospedeiro vertebrado. Nesta secreção existem proteinases que degradam macromoléculas da matriz extracelular da pele, participam da remoção do glicocálice e da transformação da larva cercariana em esquistossômulo e também induzem hipersensibilidade cutânea. Uma fração antigênica, capaz de induzir a liberação de histamina de mastócitos, foi obtida no nosso laboratório após passar uma fração parcialmente purificada da secreção de cercárias em uma coluna de Sepharose que continha IgGs de camundongos cronicamente infectados com S. mansoni. A fração imunogênica continha uma enzima de 60 kDa como componente principal que, entretanto, não estava isolada. Para concluir os estudos de caracterização bioquímica e imunológica desta enzima, desenvolvemos neste trabalho um novo método para a sua purificação. Filtração molecular, imunoafinidade e troca iônica foram as etapas de fracionamento cromatográfico utilizadas para obtenção da enzima purificada. A enzima de 60 kDa isolada é uma serino proteinase, inibida sobretudo por TLCK e TPCK, que apresenta atividade proteolítica sobre componentes de colágeno da pele. Sua atividade não é estimulada na presença de íons Ca2+. O seu pH ótimo de atividade é 8,0 e sua temperatura ótima é a 40 oC. A enzima é de natureza glicoprotéica mas os carboidratos que fazem parte da sua estrutura não contém resíduos de manose. A porção de carboidratos da proteinase de 60 kDa de cercária é o seu componente imunogênico principal apresentando em ELISA forte reação com soro de camundongo cronicamente infectado com S. mansoni.

Ano

2019-08-12T08:21:29Z

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Tulio Marcos Santos

Alocação e dimensionamento de terminais de transbordo de soja no estado do Mato Grosso via otimização e simulação em rede de Petri P-temporizada

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021-12-30T18:39:08Z

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Gabriel Faria de Oliveira

O estágio atual da reosseointegração

O objetivo deste estudo foi pesquisar na literatura evidências concretas para o tratamento de superfícies implantares contaminadas com enfoque nos procedimentos regenerativos visando a reosseointegração. Foi avaliado diversos tipos de tratamentos verificando em vários artigos as opções de tratamento cirúrgico e as terapias regenerativas no processo de reosseointegração existentes na prática moderna da odontologia reconstrutiva, e, diante de todas as técnicas abordadasobservou-se que a cirurgia de acesso com cicatrização fechada influenciou positivamente o índice de reosseointegração comparando com a descontaminação não cirúrgica da superfície implantar com cicatrização aberta. O debridamento aberto utilizado para descontaminação da superfície resultou em reosseointegraçãoe esta integração aconteceu de forma mais efetiva em superfícies ásperas do que sobre as lisas. Os resultados obtidos com o uso conjunto de procedimentos regenerativos para se obter reosseointegração variaram consideravelmente entre os estudos. Não foi possível determinar um método que conseguisse resolvercompletamente a lesão peri-implantar, porém, novos métodos estão sendo pesquisados buscando obter melhores resultados.

Ano

2019-08-14T12:45:13Z

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Cleia Marcia de Lima Tibo

O usuário do sistema de informação hospitalar: necessidades e usos no contexto da informação

Na sociedade da informação, onde ocorre uma grande explosão na geração de informação e no processo de comunicação, a preocupação concentra-se no indivíduo, na multiplicidade, na globalização, na integração dos sistemas. No ambiente da ciência da informação há uma busca por conhecer as necessidades e satisfações dos usuários no contato com a informação, resultando em inúmeros trabalhos. Ao mesmo tempo, no campo da saúde, o setor no Brasil passa por mudanças estruturais profundas, com a implantação do Sistema Único de Saúde. Assim, as instituições hospitalares, como provedoras de informação em saúde, têm buscado adequar-se a essas novas circunstâncias. Objetivou-se por isso, desenvolver este estudo para identificar as necessidades e usos de usuários dos sistemas de informação hospitalares, no contexto da informação, sendo pesquisados os usuários dos sistemas dos hospitais gerais em Teresina, Piauí. Através de questionários direcionados aos médicos e enfermeiros, usuários principais desses sistemas, e aos gestores dos sistemas, pesquisou-se se o setor hospitalar ainda mantém seus sistemas de informação com focalização tradicional no próprio sistema ou se já adequaram a realidade ao discurso, no novo paradigma, de centralização no usuário. Realizada a pesquisa, encontrou-se que esses sistemas de informação estão buscando observar as necessidades e usos dos usuários; entretanto ainda não estão direcionados aos usuários, pois, médicos (74,90%) e enfermeiros (67,01%) afirmam que nunca foram contatados para sugestões ou mudanças no sistema de informação hospitalar; além disso, enquanto os usuários apontam que nunca tiveram treinamento no primeiro contato com os sistemas, os gestores, por seu lado, afirmam que nunca deram treinamentos básicos, como a digitação em computadores.

Ano

2019-08-11T01:46:52Z

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Joao Luiz Vieira Ribeiro

Transformações de substratos terpênicos catalisadas por rutênio e heteropoliácidos: síntese de produtos de química fina

No presente trabalho, estudou-se a aplicação do H3PW12O40 (PW), o heteropoliácido mais forte da série Keggin, suportado em sílica para o rearranjo do óxido de estireno a fenilacetaldeído em fase líquida. Até então, observou-se que não houve tentativa em se utilizar heteropoliácidos como catalisadores para essa reação. Foi demonstrado que PW/SiO2 é um catalisador heterogêneo eficiente e ambientalmente correto para essa reação. Fenilacetaldeído é um importante intermediário utilizado industrialmente para síntese de produtos de química fina. A reação ocorre em ciclo-hexano como solvente em condições brandas, com baixa quantidade de catalisador e sem a lixiviação do PW para a solução. A 60 ºC, o rendimento para o fenilacetaldeído atinge 92 %, com um número de rotações (turnover number) próximo de 20 000. O catalisador é fácil de preparar, estável à lixiviação sob condições da reação e pode ser recuperado e reutilizado. Uma síntese simples e eficiente de várias fragrâncias altamente valiosas e/ou compostos farmacêuticos através da isomerização em fase líquida do óxido de a-pineno na presença de catalisadores de cério e de estanho foi desenvolvido. Um efeito notável da basicidade do solvente sobre a quimiosseletividade permitiu direcionar a reação a fim de obter trans-carveol ou trans-sobrerol. Cada um desses compostos foi obtido com quase 70 % de rendimento utilizando solvente polar. A basicidade do solvente afeta fortemente a distribuição dos produtos. Em acetona, um solvente fracamente básico, a reação catalisada com Sn/SiO2 ou Ce/SiO2 forneceu principalmente trans-sobrerol. Não houve lixiviação dos componentes ativos sob as condições da reação e os catalisadores puderam ser recuperados e reutilizados. Por outro lado, em dimetilacetamida, que é um solvente básico, a reação foi essencialmente voltada a fornecer o trans-carveol. Devido a problemas de lixiviação, a síntese do trans-carveol foi realizada sob condições homogêneas utilizando CeCl3 ou SnCl2 como catalisadores. Esses catalisadores forneceram um TON próximo de 1100. O método representa um dos poucos exemplos de síntese de isômeros do óxido de a-pineno diferente do aldeído canfolênico, além de possuir seletividade suficiente para uso prático. Finalmente, a aplicação da sílica funcionalizada revestida por nanopartículas magnéticas como suporte para a imobilização de hidróxido de rutênio foi estudada. O material Ru(OH)x/SiO2/Fe3O4 foi utilizado como catalisador para a oxidação de vários álcoois com oxigênio molecular. Na continuação do nosso projeto em curso que visa agregar valor aos ingredientes naturais dos óleos essenciais, foi estudada a oxidação de vários álcoois monoterpênicos (nerol, álcool perílico, isoborneol, carveol, mentol, citronelol e isopulegol) para fornecer aldeídos e cetonas de elevado valor comercial. Foi constatado que Ru(OH)x/SiO2/Fe3O4 é um eficiente catalisador heterogêneo para essas reações, que é ativo na ausência de co-catalisadores ou aditivos. As propriedades magnéticas do material permitiram a sua fácil separação do meio reacional através de um campo magnético externo. Não houve lixiviação dos componentes ativos para a solução mostrando que o processo é realmente heterogêneo

Ano

2019-08-13T19:00:01Z

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Vinicius Vieira Costa

Dosimetria em varreduras de tomografia computadorizada de cabeça e pescoço: uso de blindagem de bismuto de órgãos sensíveis

As varreduras de tomografia computadorizada (TC) geralmente promovem uma exposição à radiação maior que um exame de radiografia convencional. Logo, contribuem para o aumento da dose do paciente e da dose coletiva da população, sendo uma preocupação para a saúde pública. Os protocolos de varredura de TC de cabeça e pescoço estão entre aqueles que mais depositam dose em pacientes e aumentam o risco de desenvolvimento de cânceres, principalmente em bebês, crianças e adolescentes. Neste trabalho são avaliados valores de dose absorvida nos órgãos em varreduras de TC de cabeça e pescoço, utilizando objetos simuladores antropomórficos. Visando reduzir as doses de tireoide em varreduras de pescoço e de cristalinos em varreduras de cabeça, foram utilizadas blindagens de bismuto específicas para esses órgãos e foram avaliados os valores de dose absorvida nos órgãos. Para as varreduras de cabeça foi proposta uma técnica de posicionamento do paciente com a cabeça inclinada. Os registros das doses absorvidas foram realizados com tiras de filmes radiocrômicos e foram avaliados os órgãos radiossensíveis, tais como: o cristalino e a tireoide e estruturas próximas ao campo de irradiação, como: a nasofaringe, as glândulas salivares, as glândulas parótidas, a hipófise, a medula espinhal e as mamas. As varreduras de TC foram realizadas em três equipamentos de centros de imagens distintos. Neste estudo é descrito detalhadamente a metodologia aplicada para a avaliação da redução na dose no cristalino e tireoide sem e com a utilização de protetor de bismuto, assim como o uso da técnica de inclinação da cabeça do paciente. Os dados obtidos permitiram observar a variação da dose nos órgãos estudados. Nas varreduras de crânio o uso da blindagem de bismuto para os olhos reduziu em até 46% a dose absorvida nos cristalinos e a proposição de posicionamento do paciente com a cabeça inclinadada obteve redução de dose absorvida nos cristalinos de mais de 80%. A varredura de coluna cervical com o uso da blindagem de bismuto para tireoide reduziu em mais de 50% a dose absorvida neste órgão. Os resultados apresentaram a eficácia na utilização do protetor de bismuto e no posicionamento do paciente com a cabeça inclinada, sem que haja comprometimento da qualidade da imagem do exame

Ano

2019-08-13T09:06:21Z

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Fernanda Stephanie Santos

Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática

O estudo investiga o professor de matemática nas salas de aulas de hoje, privilegiando aspectos como as imagens/significados/sentimentos dos professores sobre a docência, sobre o ensino de matemática, sobre os alunos e sobre suas relações com eles. Discute, ainda, aspectos relativos à escola, às condições de trabalho desses professores e situações vividas por eles no cotidiano da sala de aula no contexto da organização do trabalho escolar, analisando-os a partir de questões presentes nas sociedades contemporâneas. O material empírico de investigação foi constituído por entrevistas narrativas realizadas entre 2006 e 2008 com quatro professores e duas professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, analisadas após a transcrição e transcriação das mesmas. Na discussão geral do problema e na interpretação das narrativas, mediante diálogos com autores do campo das Ciências Sociais e das Ciências da Educação e reflexões próprias, procurou-se compreender o que está se passando no cotidiano dos professores de matemática nas salas de aulas de hoje. O estudo constata que esses profissionais vêm passando por tensões em seu dia a dia na sala de aula, que os têm colocado em momentos críticos e momentos de crítica frente às demandas e às dificuldades de várias ordens. Entre elas, as referentes à acolhida do novo aluno, ao contexto da sala de aula atual, às condições de trabalho, as suas imagens e concepções, valores e sentimentos quanto à docência, ao lado de questões relativas à matemática, à matemática escolar e ao ensino de matemática nos dias de hoje. Considerando o material empírico e os referenciais que fundamentaram a pesquisa e partindo da compreensão da sala de aula como um locus de interações sociais mediadas pelos processos de transmissão de conhecimentos, constatou-se que muitos professores de matemática estão vivendo momentos críticos e momentos de crítica em/na sua busca de ensinar e acolher o novo aluno. Há indícios do surgimento de um novo professor de matemática e de uma nova sala de aula de matemática. Entretanto, a estrutura e organização da escola vêm sendo mantidas, conservando suas características anteriores, de modo incoerente e inadequado às necessidades atuais do novo aluno, da nova sala de aula, da nova docência e dos novos professores. Observa-se, ainda, que os desafios existentes hoje na sala de aula, na qual se destaca, entre outros fatores, a presença de um novo aluno, tem colocado em discussão a própria escola. Reafirma-se a premente necessidade de se indagar se essa escola está se organizando em função de uma nova sala de aula de matemática, que vem sendo exigida e se configurando, diariamente, na relação entre o novo aluno e o novo professor, entre velhas paredes.

Ano

2019-08-13T05:16:31Z

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Wagner Ahmad Auarek

Influência do tratamento fisioterápico da dor miofascial no manejo do bruxismo

Introdução: O bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos da mandíbula, podendo manifestar-se durante o sono, bruxismo do sono, ou durante a vigília, bruxismo acordado. A etiologia de ambos é desconhecida, no entanto vários fatores de risco foram identificados. O bruxismo parece estar mais relacionado às dores de cabeça do que um causador, sem fatores adicionais, de disfunção temporomandibular. Uma possível relação seja a transmissão de tensão miofascial criada a partir da musculatura oral que é transmitida para músculos adjacentes. Objetivo: Verificar se há na literatura estudos que suportam a hipótese da relação do tratamento da dor miofascial da região de cabeça e pescoço na repercussão do manejo do bruxismo. Metodologia: Busca realizada nas bases de dados Bireme, Scielo, PubMed e PEDro, em fevereiro de 2019. Não houve restrição de idiomas ou delimitação de datas de publicação para a inclusão dos artigos. Foram incluídos estudos com amostra da população adulta, com idade mínima de dezoito anos, ambos os sexos e com diagnóstico de bruxismo e cefaleia do tipo tensional. Tratamento fisioterápico na dor miofascial no bruxismo, desordens temporomadibulares e/ou cervicalgia do tipo tensional, sendo dor miofascial e cefaleia medidas de desfecho de interesse. Resultados: Foram selecionados 89 artigos sobre bruxismo, cefaleia do tipo tensional e fisioterapia. Após a leitura dos títulos e resumos, vinte e dois estudos foram eleitos para a leitura de texto completo. Desta forma, foram incluídos dezesseise artigos com intervenções como eletroterapêuticos, acupuntura, consciência postural, relaxamento muscular, massagem, alongamentos, estimulação elétrica, manipulação cervical, mobilização articular, cinesioterapia, liberação miofascial, energia muscular, tração, agulhamento a seco, entre outros. Conclusão: Dos estudos analisados apenas um avaliou os desfechos relacionados ao bruxismo e indicou que a técnica de EEC diminui a atividade eletromiográfica dos músculos implicado nesta patologia. Nenhum dos outros estudos de bruxismo, DTM e CTT demonstrou evidências que as intervenções fisioterapêuticas são eficazes no manejo do bruxismo, pois não avaliaram desfechos específicos.

Ano

2019-10-18T15:07:47Z

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Fabiana Amaral de Carvalho

O rompimento da barragem de Fundão: repercussões nos saberes e práticas dos professores da escola de Bento Rodrigues

No dia 05 de novembro de 2015, houve o rompimento da barragem de Fundão (RBF), da mineradora Samarco Mineração S/A, que comportava 55 milhões de m³ de rejeitos de minério de ferro. O subdistrito de Bento Rodrigues, juntamente com a sua escola, localizado em Mariana, Minas Gerais, foi devastado por parte desse rejeito. Diante dessa situação, esta pesquisa busca compreender como os professores dos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da instituição de ensino de Bento Rodrigues estão reconstruindo suas formas de pensar, sentir e agir sobre a escola. O percurso metodológico da pesquisa divide-se em dois momentos: 1º) levantamento de dados bibliográficos sobre a Teoria das Representações Sociais (TRS), a Teoria das Representações Sociais em Movimento (RSM), a Educação do Campo e a Abordagem Socioterritorial na perspectiva da tríade Territorialização/Desterritorialização/Reterritorialização (T-D-R); análise de documentos e relatórios oficiais produzidos acerca do RBF; coleta de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, também, no lócus da pesquisa, na escola, e em órgãos públicos de Mariana; 2º) realização de entrevistas narrativas com seis professores da Escola Municipal Bento Rodrigues, para proceder à análise dos dados, a fim de compreender as RSM. A hipótese dessa pesquisa é a seguinte: as sucessivas alterações de espaço para funcionamento da escola, a situação de choque emocional vivenciada pelos docentes, que evacuaram a escola no momento da chegada da lama, as demandas por parte de órgãos públicos, organizações não governamentais e da sociedade como um todo para realizar atividades na escola tencionaram os sujeitos investigados a movimentar suas representações sociais. Os posicionamentos da maioria dos sujeitos participantes oscilaram em dois movimentos: permanência e mudança das representações sociais. Os dados apresentados nas entrevistas narrativas demonstram que o RBF repercutiu sobre as práticas e saberes dos docentes, movimentando várias representações sociais já consolidadas, como as representações sobre si mesmos, a escola e a mineração. Os resultados também evidenciam que o RBF foi devastador para a vida pessoal e profissional dos professores, afetando aspectos cognitivos, sentimentais e atitudinais. Nesse contexto gerador de mudanças abruptas, as entrevistas narrativas indicam casos de doenças psicológicas dos alunos e professores. Por se tratar de contexto em movimento, as afetações ainda estão em curso, e, mesmo após quatro anos do RBF, a escola não foi reconstruída; as famílias não foram reassentadas. Existem também relatos de que os sujeitos atingidos sofreram discriminação no novo espaço social e escolar.

Ano

2020-03-16T19:21:23Z

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Adriane Cristina de Melo Hunzicker

Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche

O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.

Ano

2019-08-12T19:39:02Z

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Rivaldo Mangueira Maciel Junior

Estatuto da forma cê: clítico ou palavra?

O fato de cê ser considerado um clítico pronominal sintático em investigações anteriores e a constatação da possibilidade desta forma aparecer em posições em que um clítico não aparece fazem-nos questionar sobre o seu verdadeiro caráter. Fundamentando-se na Teoria da Cliticização e através de seus testes fonológicos, morfológicos e sintáticos propostos para identificar clíticos, constata-se que cê se comporta não como clítico, mas como palavra plena. Esta constatação é ratificada, segundo o quadro teórico da Fonologia Prosódica. Propõe-se, respaldados pela Fonologia Prosódica, que a atonicidade percebida em cê está no nível da frase e não na palavra. Justifica-se esta sua ausência de tonicidade através da possibilidade de alternância de proeminência acentual no constituinte prosódico frase entoacional. Por relacionar-se a aspectos semânticos, sintáticos e de desempenho do falante, este constituinte determina nó forte ou fraco a cê, ou seja, sua posição forte ou fraca na sentença.

Ano

2019-08-11T10:13:33Z

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Liliane Pereira Barbosa

Controle da infecção na odontologia

A odontologia, caracteriza-se por ser uma profissão onde existe contato do profissional com os agentes biológicos durante o tratamento do paciente, como sangue, saliva e outros fluidos. Atualmente o número de doenças infecto-contagiosas e infecção cruzada vem a cada dia aumentando e disseminando entre os profissionais da área odontológica . Percebe-se que o risco de transmissão viral é uma realidade, por isso é de suma importância que o dentista e sua equipe tenham conhecimento desses riscos biológicos que estão expostos e que é necessário adotar condutas eficazes para o controle da infecção. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso, foi através da revisão bibliográfica relatar e discutir os métodos de controle de microorganismos utilizados pelo cirurgião dentista em consultórios odontológicos.Para que haja esse controle será necessário uma boa avaliação, proteção ao paciente, proteção pessoal, esterilização e desinfecção química,assepsia de equipamentos , lixo adequado. Tais procedimentos são realizados em relação ao pessoal odontológico , aos instrumentos e acessórios, ao equipamento e proteção individual ( EPI). Espera-se com este trabalho um maior esclarecimento sobre as medidas de controle de infecção, buscando oferecer cuidados odontológicos seguros e efetivos a toda a população, e proporcionar segurança também a toda equipe odontológica .

Ano

2019-08-09T13:29:35Z

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Claudia Villela de Carvalho

Efeito agudo e subcrônico da amônia sobre a tilápia do Nilo Oreochromis niloticus

A presença de compostos nitrogenados em ambientes de confinamento e produção comercial de peixes é algo frequente. Estes compostos podem ser encontrados na forma de NH3, NO2- e NO3-, que podem atingir elevados níveis especialmente em sistemas de alta retenção de água. A amônia é a forma nitrogenada mais tóxica para os organismos aquáticos devido a sua capacidade de provocar danos ao organismo. A tilápia do Nilo é umas das espécies de peixes mais cultivadas no mundo, contudo, sua produção em sistemas intensificados, encontra problemas relativos ao acúmulo de amônia. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo estimar a concentração segura deste composto para juvenis de tilápia, estudar e avaliar as alterações causadas nos tecidos, hemático e branquial, decorrentes da exposição aguda e subcrônica à amônia e a eficácia do período de desintoxicação, buscando compreender o reflexo deste composto na criação de peixes. Os testes de toxicidade aguda duraram 96 h, enquanto o teste subcrônico e o período de desintoxicação duraram 8 e 4 dias, respectivamente. Grupos de 12 juvenis de tilápia (12,76±1, 24 cm e 34, 07±10,42 g) foram alocados em 20 tanques de 100 L de água e constituíram os tratamentos que receberam concentrações crescentes de amônia, com exceção do período de desintoxicação. Todos os tratamentos foram realizados com duas réplicas. Na etapa aguda, os animais foram submetidos às concentrações 0,42±0,03; 0,87±0,18; 1,52±0,25; 2,00±0,21; 3,77±0,46; 5,02±0,50; 5,52±0,63; 8,43± e 8,71±0,06 mg/L N-NH3 e na etapa crônica às de 0,42±0,03; 0,87±0,18; 1,52±0,25; 2,00±0,21 e 3,77±0,46 mg/L N- NH3. Os animais remanescentes dos testes agudo e crônico perfizeram os tratamentos 6 e 12 mg/L NAT, etapa de desintoxicação. A CL50 estimada para amônia em 24, 48, 72 e 96 h neste estudo foi de 133,29; 124,58; 113,52 e 112,57 mg/L N-AT; 6,08; 5,32; 4,42 e 4,35 mg/L N-NH3, respectivamente. Os parâmetros médios de lactato, ALT, AST, glicose e ureia foram maiores nas concentrações mais elevadas em comparação ao controle (P<0,05). A análise histopatológica revelou alterações nas brânquias dos animais expostos a amônia nos testes agudo (96 h), subcrônico (8 dias) e nos animais do período de desintoxicação (4 dias). Hiperplasia com fusão lamelar, perda da estrutura lamelar secundária, lamelas tortuosas com severa perda da estrutura, necrose, descolamento do epitélio, hiperplasia, aneurisma e edema foram lesões encontradas nas brânquias de animais do teste agudo e subcrônico. Houve recuperação nas brânquias de animais que passaram para o período de desintoxicação, contudo, ainda apresentavam algumas alterações. Os juvenis de tilápia se mostraram tolerantes a amônia e os níveis de segurança estimados foram considerados de fato seguros. O período de desintoxicação é eficiente para a recuperação de juvenis de tilápia intoxicados por amônia.

Ano

2019-08-13T09:05:35Z

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Franklin Fernando Batista da Costa

Nódulos de Aschoff em átrios de pacientes com cardiopatia reumática crônica

OBJETIVO: relatar a frequência de doença reumática em atividade no apêndice atrial dos pacientes com diagnóstico pré-operatório de doença crônica e sua correlação com a idade e gênero; identificar se as possíveis complicações intra e pós-operatórias e a localização do acometimento valvar estão relacionados à doença reumática em atividade. MÉTODO: estudo observacional prospectivo realizado no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014, em 72 pacientes com diagnóstico pré-operatório clínico, laboratorial e de imagem de cardiopatia reumática crônica. A idade variou entre 25 e 77 anos (média 47,24 anos), sendo que 40 pacientes eram do gênero feminino e 32 do gênero masculino. Foram incluídos pacientes com doença uni ou multivalvular, independentemente se primeira cirurgia ou reoperação, idade ou gênero. Durante a operação para tratamento da doença valvular foram realizadas biópsias do apêndice atrial para a pesquisa de nódulos de Aschoff. A obtenção dos espécimes foi feita mediante excisão de fragmentos do apêndice atrial após pericardiotomia e avaliação da anatomia cardíaca. As amostras foram acondicionadas em formaldeído e encaminhadas para estudo histopatológico. RESULTADOS: nódulos de Aschoff foram diagnosticados em sete pacientes (9,72%), sendo que seis (85%) com doença reumática mitral isolada e um (15%) com doença mitroaórtica. Ocorreram quatro óbitos: três nas reoperações e um na primeira operação. Eventos não fatais como sangramento leve, infecção respiratória, fibrilação atrial, distúrbio do equilíbrio hidroeletrolítico, assistência ventilatória prolongada e insuficiência renal foram verificados em dois pacientes. CONCLUSÕES: a doença reumática em atividade foi diagnosticada em aproximadamente 10% dos pacientes com diagnóstico pré-operatório de doença reumática crônica, mais frequente em indivíduos mais jovens e com frequência semelhante nos dois gêneros, assim como não influenciou na incidência de complicações intra e pós-operatórias e não mostrou relação com a localização da doença.

Ano

2019-08-13T17:28:57Z

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Moyses Pedro Amoury Nader

Abordagem da demanda espontânea na Unidade Básica de Saúde Cristais - Nova Lima

O modelo de saúde atualmente proposto pelo Sistema Único de Saúde atribui à Atenção Primária à Saúde, dentre outras, a função de ser a porta de entrada para o sistema. Para isso, as equipes de saúde devem possuir habilidades para atender as necessidades da população e apresentar resolubilidade. Nesse contexto, o atendimento à demanda espontânea é fundamental e é papel de todos os membros da equipe. Discutem-se estratégias de abordagem eficaz dos problemas apresentados pelos usuários que compõem essa demanda, de modo a atender o princípio da integralidade. Este estudo teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção que permita o aprimoramento do atendimento da demanda espontânea na unidade básica de saúde Cristais, em Nova Lima, Minas Gerais, fortalecendo os princípios de integralidade, equidade e universalidade. A elaboração do projeto de intervenção seguiu os passos do planejamento estratégico situacional, com apoio de revisão bibliográfica a respeito do tema e de conhecimentos adquiridos em reuniões com a equipe de saúde local. O plano de ação obtido a partir desses dados teve como base a capacitação da equipe para atuar de forma a realizar um acolhimento de qualidade e a triagem adequada dos problemas apresentados pelos usuários do serviço. Espera-se, portanto, a partir da execução da intervenção proposta, que se alcance uma assistência de saúde de melhor qualidade aos usuários, de modo a se consolidar cada vez mais os princípios do Sistema Único de Saúde.

Ano

2019-08-09T13:30:48Z

Creators

Juliana Barreto Caldas Maria Dolores Soares Madureira

Jogos digitais e aprendizagens: o jogo Age of Empires III desenvolve idéias e raciocínios históricos de jovens jogadores?

Esta pesquisa situa-se, em um campo de trabalho não só pouco explorado como também permeado por alguns pré conceitos da academia: os videogames (games de computador) e suas relações com a aprendizagem da História. Minhas observações cotidianas corroboradas por alguns autores nos levam a pensar que os jovens com acesso às diferentes mídias digitais criam novas relações com os saberes, novas maneiras de interpretar o mundo e, por que não, novas formas de aprendizagem e de construção do saber histórico. O objetivo geral deste estudo é o de identificar e analisar as aprendizagens de raciocínios e de ideias históricas que os sujeitos jogadores fazem por meio de um jogo de computador, que simula acontecimentos históricos. Esta pesquisa contou com um caráter essencialmente etnográfico, face à minha imersão por mais de dois anos no ambiente online do jogo Age of Empires III, e contou com o paradigma indiciário para compreender o problema de pesquisa proposto. Dentre os principais resultados deste trabalho, destaco: Os jovens apreciam a interatividade e a formação de laços sociais dentro e fora do jogo. A constituição de clãs, a organização em torno do jogo, a criação de fóruns de discussão e a ampliação dos diálogos travados entre eles para aspetos da vida cotidiana de cada um demonstram que este jovem não deseja ficar sozinho frente ao computador, mas constrói formas de socialização que, em alguns momentos, prescindem das socializações presenciais clássicas. Foi-me possível observar que o jovem não aprende a história ensinada na escola através do jogo, entretanto, ele opera com raciocínios e maneiras de pensar historicamente que são fundamentais para a compreensão da historiografia, para a sua posição analítica frente ao passado. Outro aspecto a ser considerado é a materialização de suas ações através da tela do jogo é uma oportunidade ímpar de visualizar as implicações das escolhas feitas pelo homem em dados contextos no caso do jogo, as escolhas feitas pelo jogador. O ambiente do jogo propicia esta vivência histórica, pois permite ao jovem visualizar-se como sujeito da história, como um personagem que modifica o mundo pelos seus atos. O jovem aprende ainda a contar histórias, a compreender a dimensão narrativa de sua ação no jogo. Não é uma compreensão direta ele não expõe esta compreensão através de discursos ou ações esta narrativa foi percebida nas entrelinhas de minhas observações. De maneira geral, é possível inferir que existem aprendizagens de raciocínios e de idéias históricas presentes nas ações dos jogadores observados e entrevistados, no entanto, acredito que a grande contribuição deste trabalho reside em construir pontes, relações entre estas estratégias de aprendizagem em história e as estratégias de ensino-aprendizagem em história, utilizadas pelos professores no ambiente escolar. Este trabalho deixa em aberto para os professores a criação das pontes, dos links entre a História que se ensina na escola e as aprendizagens de raciocínios e de ideias históricas que se aprende por meio dos jogos, assim como lança outros problemas para pesquisadores futuros.

Ano

2019-08-11T12:02:39Z

Creators

Eucidio Pimenta Arruda

Abordagem das parasitoses intestinais no município de Santa Rita do Ituêto - elaboração de um plano de ação

As condições sanitárias precárias relacionam-se com o número considerável de parasitoses intestinais, cuja transmissão se dá na maioria das vezes através de alimentos contaminados, como também por meio de água. A contaminação por parasitas intestinais pode ocorrer de diversas formas. As mais comuns são a transmissão oral-fecal, em que o próprio indivíduo se contamina, e a ingestão de alimentos contaminados por ovos ou cistos de parasitas. Esse tipo de transmissão pode ser evitado, caso haja um empenho das autoridades governamentais na implantação de políticas efetivas de saneamento básico e políticas sociais que tivessem como objetivo primordial à melhoria das condições socioeconômicas dos cidadãos de baixa renda. Percebeu-se a necessidade de construção de um plano de ação para abordar o problema em Santa Rita do Ituêto, Minas Gerais, expondo à comunidade as formas de contágio e transmissão destas enfermidades, para que algumas atitudes sejam tomadas, tais como, a higienização das mãos após o uso do banheiro, lavagem de alimentos cuja ingestão pode ser na forma crua (verduras, hortaliças), enfim tomar medidas profiláticas, para que o número de pessoas infectadas diminua com o passar do tempo. O plano contempla também informar a comunidade sobre a importância e necessidade da prevenção, bem como os meios para tal. Por fim, espera-se que a implementação deste plano de ação traga condições melhores de vida a todos os munícipes de Santa Rita do Ituêto, promovendo aos mesmos mais saúde.

Ano

2019-08-11T17:56:07Z

Creators

Tayllany Zimmerer Silveira

Modelagem da informação para Arquitetura da Informação: diretrizes para elaboração de metodologia para a câmara dos deputados

A partir de uma análise teórica dos elementos que compõem uma Arquitetura da Informação e dos princípios de organização da informação, organização do conhecimento e gestão da informação, este trabalho estabelece diretrizes para a elaboração de uma metodologia para modelagem da informação na Câmara dos Deputados, um dos produtos previstos pelo projeto de Arquitetura de Informação em andamento na instituição. Para estabelecer essas diretrizes, procedeu-se a uma descrição do próprio projeto e do ambiente informacional, por meio da análise de normas, relatórios internos especializados e sistemas. O objetivo dessa metodologia, destacada como um conjunto de atividades que devem ser executadas preferencialmente de forma integrada com metodologias de modelagem de processos e de desenvolvimento de sistemas de informação, é possibilitar a integração, o compartilhamento e a organização da informação, contribuindo de forma efetiva para a implantação de um modelo de Arquitetura da Informação na Câmara dos Deputados.

Ano

2019-08-11T18:14:58Z

Creators

Débora Andrade Cavalcanti

Professora, essa sua estratégia funciona mesmo: compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográfica

O presente trabalho é resultado do plano de Intervenção Pedagógica proposto para uma turma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender por que as crianças faziam trocas surdo-sonoras. Para tal finalidade o primeiro passo do plano de ação foi realizar uma revisão teórica baseada nos estudos de Artur Gomes de Morais (2007 e 2012) e Jaime Luiz Zorzi (1998) que permitiss diferenciar Sistema de Escrita Alfabético de Sistema Ortográfico, compreender como a norma ortográfica está organizada e a natureza de cada tipo de erro/ dificuldade de escrita, o que consequentemente exige intervenção diferenciada do professor. Baseando-se nas fontes teóricas citadas também desconstruiu-se a ideia de que as trocas teriam relação com questões orgânicas e exigiriam atendimento especializado e não pedagógico. Avaliou-se a escrita dos alunos, o que foi feito por meio de um ditado. Este também serviu como atividade de reflexão, mudança atitudinal e conceitual do professor e do aluno. O trabalho foi organizado em seis capítulos. Na introdução é apresentada a motivação para se fazer a pesquisa, sua importância e seus objetivos. Nos capítulos dois e três é feita a caracterização da escola e o perfil do grupo que participará da pesquisa-ação. No capítulo quatro foi realizada a revisão teórica como primeiro passo da Intervenção Pedagógica e a análise da ação No quinto capítulo foram feitas as considerações finais

Ano

2019-08-13T03:21:52Z

Creators

Greice Nolasco Gonçalves