Repositório RCAAP
Editorial
No summary/description provided
Comunicação e Mediações
One of the bases of mass culture is the game, permanent and unfinished. When dealing with the role of the means of social communication, it is fundamental that one know what results from the collision between the game that is in the media and the "plays" made by those who need to survive. How deeply is each of our identities marked by the mediations between these two levels of collision?
Cinema educativo: uma abordagem histórica
O cinema educativo é o precursor das tecnologias audiovisuais pensadas como ação pedagógica. Nas décadas de 20 e 30, pedagogos e intelectuais paulistas e cariocas já se preocupavam com o assunto.
Breve painel do cinema brasileiro
Documentation on the History of Brazilian cinema is not abundant. This is what this article shows by presenting a panoramic view of the five periods in which critic Paulo Emílio Salles Gomes divided the history of national filmography.
1995
Mendonça, Mary Enice Ramalho de
Televisão e escola: escolas paralelas?
O mesmo tempo gasto dentro de uma escola é gasto em frente a uma televisão, confrontando-se o aprendizado por obrigação e o aprendizado por prazer. A escola tem que conviver com essa realidade e deve encontrar maneiras de favorecer uma leitura crítica da televisão.
Autonomia no jogo da leitura
A partir de um texto de Michel Pichard, a autora mostra como ler um livro pode ser um jogo fascinante entre autor e leitor, evidenciando-se em ambos o melhor da sua criatividade imaginação.
Promoção cultural e ensino: alguns desafios
A promoção cultural, vista como refinamento e aprofundamento cultural, deve ser estimulada dentro das salas de aula. O desafio vale a pena pois, como seres culturais, vivemos da e para a coletividade.
Tecnologias da informação e novos atores sociais
Um dos papéis do exercício político da cidadania é garantir a vigência da democracia no sistema dos meios de comunicação. Os cidadãos, como novos atores sociais, podem e devem exercer esse direito. O artigo procura apontar alguns caminhos para isso.
Videogravação em sala de aula
A gravação em vídeo pode significar para o pesquisador de processos educacionais uma fonte de registros, imagens e sons, muito fidedignos, auxiliando na pesquisa e na formação de professores.
Vamos perseguir a informação
Saber pesquisar, orientar-se na busca da informação. As autoras do artigo mostram que as técnicas para classificar a informação vigoram desde o século XIX e informam sobre algumas teorias de classificação.
1995
Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves M. Lara, Marilda Lopes Ginez de Kobashi, Nair Yumiko
As múltiplas estratégias do ensino a distância
Segunda parte do artigo Transmissão Educativa da revista Tendências da Pesquisa de Comunicação do Centro para o Estudo da Comunicação e Cultura, da Universidade de St. Louis, EUA, com destaque para o papel das rádio-escolas na América Latina e da Universidade Aberta, na Inglaterra.
1995
White, Robert A. Thomas, Pradip
Cinema e História com humor e criatividade - Carla Camurati
Entrevista com a atriz e cineasta Carla Camurati revela a sua compreensão da atual fase do cinema brasileiro. E mostra, segundo ela, como se pode abordar determinados temas históricos com humor e irreverência.
1995
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Palavras de ordem
A ausência de informação, de jornalismo competente, permeia a cobertura do Jornal Nacional durante a greve dos petroleiros. A informação foi usada para esconder interesses de grupos econômicos e do governo.
Revista perde para TV
In a same week, a magazine and a TV network presented a story on Greenland. The magazine, despite the possibility it allows for reflection and analysis, is surpassed by the quality of electronic reporting.
Nos bastidores da telenovela
Lauro César Muniz, autor de 22 telenovelas, fala da crise por que passa o gênero no momento, mas sem ainda identificar com segurança o porquê dessa crise. A TV por assinatura e o videocassete teriam alguma coisa a ver com isso?
Bambalalão: o Teatro de Bonecos interativo na TV
No summary/description provided
1995
Carvalho, Maria Amélia de
O respeito à curiosidade infantil
Uma experiência chamada a hora da curiosidade levou a autora a refletir sobre as possibilidades pedagógicas a partir da própria curiosidade infantil na sala de aula, onde o conhecimento é um processo coletivo.
1995
Tavares, Cristiane Fernandes
Projeto Leitura 94
Relato dos objetivos e estratégias de um projeto de leitura realizado com os alunos das sétimas séries do primeiro grau de escola particular em São Paulo.
1995
Vidal, Marly Camargo B. Rola, Sandra Martins da
Museu de Arqueologia e Etnologia
Informações sobre a História e o acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
Centro Mário Schenberg de Documentação de Pesquisa em Artes
Informações sobre o Centro Mário Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes, precedido de uma pequena biografia do físico e crítico de arte.