Repositório RCAAP

Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations

Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. 

Ano

2008

Creators

Arashiro, Leda Márcia

A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity

O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável  e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação.

Ano

2008

Creators

Fígaro, Roseli

A ficção nossa de cada dia: para uma leitura crítica da telenovela pautada por uma teoria das mediações

Este artigo discute novas possibilidades de análise crítica da telenovela brasileira para além de uma leitura linear de causa e efeito, mas sim enquanto “texto em aberto”, a partir do qual se torna possível compreender um amplo diálogo social em que o público, muitas vezes, é interpelado a participar da feitura da obra. Esta evidência demonstra que precisamos entender a presença da telenovela não como imposição da indústria cultural, mas como narrativa que ativa competências culturais e na qual as classes populares se reconhecem.

Ano

2008

Creators

Orofino, Maria Isabel

Mostrar o Brasil e suas populações! Esta é a tarefa sobre a qual tenho me debruçado por longos anos

Neste depoimento, a jornalista Paula Saldanha conta como seu trabalho de autora e ilustradora de livros para crianças e jovens levou-a a atuar na televisão, em programas como Fantástico, telejornal Hoje e Globinho – primeiro telejornal para crianças e jovens da TV brasileira que marcou toda uma geração. Idealizando o trabalho independente, passou a produzir reportagens especiais, viajando por todo o Brasil, gravando grandes reportagens sobre questões ambientais, especialidade de sua produtora, a RW Cine, responsável pelo renomado projeto Expedições – coroamento de todo o trabalho independente para televisão: documentação do Brasil, suas populações e divulgação nas TVs públicas – TV Brasil e TV Cultura. 

Ano

2008

Creators

Saldanha, Paula

Brincando e aprendendo nos mundos virtuais: o potencial educativo dos games de simulação

Este artigo descreve uma pesquisa que investigou como os docentes do Ensino Médio podem traduzir conteúdos e estratégias didáticas de suas disciplinas usando games e quais mudanças eles percebem na criação, administração e regulação das situações educacionais com o uso da inovação. A pesquisa foi realizada entre 2003 e 2004 na Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI), ligada à FURB, Universidade Regional de Blumenau, acompanhando o trabalho dos professores de Português, Matemática e Geografia. A partir de uma breve revisão da literatura sobre a função social e educacional do lúdico e as características dos ambientes digitais, o artigo descreve as possibilidades narrativas do game SimCity4, o planejamento dos professores em relação às atividades com o jogo e os resultados da experiência-piloto com os alunos durante um semestre.

Ano

2008

Creators

Cruz, Dulce Márcia Ilha, Paulo César Abdalla

A comunicação e extensão no Museu Paraense Emílio Goeldi

The paper presents a brief chronological overview of the Museu Paraense Emilio Goeldi, and the current structure of the institution, highlighting its research and communication activities. Principles and values that form the basis for scientific communication are exposed, and the main services offered by the Museu Goeldi are listed, with the goal of demonstrating the institution dynamism and social capillarity.

Ano

2008

Creators

Sanjad, Nelson

In the ballet of kites of Kabul sky: the revelation of historical complexity that permeates the tenuous borders between fictions and realities

A proposta desta Videografia é tentar entender como questões referentes à intersticialidade e o hibridismo cultural, às fronteiras nacionais e culturais, à situação dos refugiados e deslocados, entre outras histórias, podem ser abordadas a partir dos filmes O Caçador de Pipas, Osama e A Caminho de Kandahar.

Ano

2008

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Atividades com Comunicação & Educação Ano XIII – n. 2

As atividades propostas privilegiam a discussão sobre a relação entre escola e trabalho, baseadas na afirmação de que é preciso garantir aos jovens sólida formação cultural para a inserção no mercado de trabalho, bem como a construção de uma consciência individual e coletiva dos significados e contradições presentes no mundo do trabalho e das possibilidades de transformação. A autora destaca três atividades abordando os temas Saberes na formação profissional, Recepção da mídia televisiva e sua interferência nas representações de jovens em formação profissional e O potencial educativo dos quadrinhos e dos jogos virtuais. 

Ano

2008

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

No summary/description provided

Ano

2008

Creators

Editores, Os

Celebrations in 2008: literature, history, politics, theater, cinema and television. Everything at school!

In 2008, there is a lot to commemorate: two hundred years of press in Brazil; one hundred years of Machado de Assis’ death; one hundred years of Guimarães Rosa’s birth; fifty years of Cinema Novo and of Bossa Nova, and there is the re-edition of the album Chega de Saudade. But it is also the anniversary of May 1968, year to remember of the social upheaval, of the Brazilian artists and youth fights against the Military Dictatorship and AI-5. Those are unforgetable themes to be approached in school with creativity and good humor.

Ano

2008

Creators

Fígaro, Roseli

Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht

O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.

Ano

2008

Creators

Frederico, Celso

A perception of the look: the three paradigms of the image according to Peirce’s semiotic

As concepções de Charles Peirce sobre Semiótica e seus estudos acerca da Percepção nos permitem fazer uma leitura das imagens nas mais diversas formas de criação e cruzar esse tipo de linguagem com outros modos de expressão em uma relação ilimitada de possibilidades. Signos que vão se recriando à luz do interpretante, formando uma “colméia” que abraça inúmeras interpretações do olhar. No esteio dessas teorias é feita a análise do cruzamento das imagens de Scatamacchia com o poema A princesa Raga-Si, de José Arrabal, segundo a Semiótica peirceana.

Ano

2008

Creators

Silva, Rosane

Citizen journalism and Independent Media Center

The Independent Media Center (IMC), present in the fi ve continents and in 57 countries, including Brazil, is the major reference of the citizen journalism, because it has increased the common individuals’ participation as producers and consumers of news. Based on its auto defi nition, evolution, philosophy ofaction, operacionalización and its editorial politics, the central objective of this work is to analyze the external processes of thecentral site IMC. This analysis is made in order to verify the equilibrium between its theoretical proposition and its technicaloperacionalización.

Ano

2008

Creators

Targino, Maria das Graças

When the Educator of the Year is an educommunicator: USP’s role at the concept’s legitimation

2007 was a specially outstanding year for the 10 schools group with the highest grades in “Prova Brasil”. They reached that position because, independent of their infrastructure quality or of their students socioeconomic level, all of them adopt permanently educommunicative practices that involve art and mediatic production. It was also a special year for this journal and for ECA/USP because one of its professors, Ismar de Oliveira Soares, after an Internet survey by Grupo Educartis,was indicated to receive the title of Educator of the Year, for his involvement with Educommunication. In this article, in a text of autobiographic characteristic written by request of Revista Comunicação & Educação, Ismar de Oliveira Soares introduces to readers the formulation and consolidation of the concept by which a remarkable number of educommunicators become, in their students’ heart, “educators of the year”, in their schools, NGOs and communities.

Ano

2008

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Bicentenary of the press dares the society to promote the cognitive inclusion

Print press bicentennial celebration is the starting point to issue the Brazilian society exclusion question in the field of mass media audience. In order to face this social gap created by illiteracyand stressed by elite press, the author rescue the trajectory of Alfredo de Carvalho \Network, focusing its compromise withprint media democratization.

Ano

2008

Creators

Melo, José Marques de

Freedom, identity and creativity in Uruguayan Popular Music

The author tackles dictatorial period in Uruguay (1973-1985) and shows how censorship did not manage to stop thecoming out of numerous poets and artists who, following the precursor way of the Uruguayan poet Bartolomé Hidalgo (1788-1822), registered the historical and cultural processes that happened in Uruguay. Under extremely severe conditions, the creative freedom of most musitians made itself present as a political commitment to counterbalance one of the worst dictatorships in Latin America, that, almost in unison, alsohappened in Argentina, Brazil, Chile and Paraguay. She highlights two exponents that, in her understading, synthesize the highest exercise of creative freedom in the second half of the 20th century: Alfredo Zitarrosa and Eduardo Mateo.

Ano

2008

Creators

Cabanne, Josseline I.

Advertising, the art of discrediting

This study tries to evidence the damages in the image of Credicard SA, financial services company, because of itsmassive investiments in advertisement. I presented this proposal of analysis to the specialization course in Communication Management, offered in Escola de Comunicações e Artes of USP, which would give me the necessary theoretical aparatus to think this issue and propose a solution. We analysed client complaint letters sent to newspapers and magazines in comparison with communication practiced by the corporation to sell its services. Six years later, this study would become the book “Advertising,the art of generating discredit”, published by Editora da Fundação Getúlio Vargas.

Ano

2008

Creators

Maman, Armando Levy

Teaching obligation in Portugal: a challenge to the social inclusion

The researcher Ana Cabrera, PhD in Political and Institutional Contemporary History and teacher in the Liceu Passos Manuel, central school in Lisbon, talks on the changes in Portuguese Education with the teaching obligation, that forces schools to receive all youngs in school age. For the educator, school has a fundamental role in social change and the challenge presented to teachers is how to take charge of the inclusive teaching as a real opportunity for youngs and children manage to displace from the adverse social situation in which their families live. She worries on how to reach those objectives considering the acceleration of changes that occurred in Portuguese society along last 20 years and how to adequate teachers capacitation for this reality.

Ano

2008

Creators

Costa, Cristina

Communication, reception and consume: theirs interconnections in Rebelde-RBD

Our study object is the interrelations reception/consumption in the Rebelde soap opera and RBD teenage band. We emphasize issues related to the production of meanings that, according to our analysis, in despite of promoting polissemy, are situated so close to the hegemonic message conveyed. We also upon the practices of consumption that permeate the reception of that media product and we identified that the importance so striking of the material consumption front of the symbolical one is situated in what we callmaterialization of memory.

Ano

2008

Creators

Budag, Fernanda Elouise