Repositório RCAAP
Educação popular: algumas reflexões para uma análise prospectiva desse paradigma educativo
O presente texto é parte de um estudo de doutoramento em EducaçãoPopular, o qual se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Objetiva apresentar algumas reflexões para uma análise prospectiva da educação popular, reconhecendo-a, no contexto da globalização, como um paradigma educativo comprometido com um projeto societário de busca pela emancipação das classes subalternas, no qual os educadores devem fazer dialogar velhos e novos modelos explicativos a fim de uma visão, de fato, holística, no contexto teórico-prático da educação popular.
2007
Batista, Aline Maria de Melo
Televisão: ficção seriada e intertextualidade
O artigo discute os conceitos de intertextualidade, sobretudo a partir das propostas de Genette e revistas por Glowinski, com a finalidade de fazer asnecessárias precisões e adaptações dessa metalinguagem, na origem voltada ao literário, para otimizar a análise das singularidades da televisão. Para tanto, recorre-se também aos insights de críticos da mídia, como Fiske e Vilches.
Desafios atuais da área da comunicação
Este artigo propõe reflexões sobre os problemas enfrentados atualmentepor profissionais e acadêmicos da área da Comunicação na América Latina. Parte da premissa de que esse campo vem se transformando de maneira significativa, a partir dos anos 1970, sob três eixos: as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC; o modelo político-econômiconeoliberal; o paradigma da Sociedade da Informação e do Conhecimento – SIC. Distingue dois grandes universos de ocupações no campo da Comunicação: o profissional e o acadêmico. Neste texto, vamos nos referir especificamente ao segundo, mesmo sabendo que muitos profissionaisatuam nos dois universos. Esses âmbitos podem compartilhar desafios semelhantes ou específicos. Tal contexto permite-nos sustentar que, enquanto conjunto, o campo da Comunicação apresenta desafios deordem endógena e exógena.
Arte e mídia: a gestão da comunicação no Arte na Escola on-line
Este trabalho trata do Projeto Arte na Escola e de seu site. Realizandouma pesquisa com usuários do Arte na Escola on-line, fundamentada no conceito de consumo midiático desenvolvido por Nestor García Canclini, o estudo procurou conhecer as experiências e o background intelectual, cultural e artístico desse público, a fim de propor um projeto de intervençãopara atendê-lo. Tal projeto tem a arte como interface e o site Arte na Escola como meio de informação e formação para os professores de arte que o acessam, procurando corresponder aos novos paradigmas de um mundo em constante mutação. A finalidade é possibilitar que os alunos desses professores se tornem sensíveis, críticos, participativos e exigentes.
A escola e o fenômeno midiático
Entrevista com a pesquisadora francesa Geneviève Jacquinot-Delaunaysobre seu percurso na área da comunicação-educação, iniciado na década de 1960. Professora de francês na escola pública, Jacquinot-Delaunay começou a trabalhar na área da comunicação-educação através daprodução de filmes educativos. A partir daí, tornou-se pesquisadora na área, defendendo uma tese de doutorado sobre a semiologia da imagem, orientada pelo professor Cristian Metz. Desenvolveu programas de televisão educativa na França e em países africanos e criou cursos de graduação e depós-graduação em Educação e Tecnologias na Universidade Paris VIII, tornando-se uma referência na área. Atualmente, exercendo a função de chefe de redação da revista Médiamorphose, faz uma análise da crise da escola, relacionando-a não apenas com a sociedade midiática, mas com todas as mudanças ocorridas nos últimos anos na França e na Europa.
2007
Costa, Rosa Maria Cardoso Dalla
Rebelde: estratégia mercadológica de rizoma e tática discursiva de árvore
Fenômeno comunicacional, a telenovela mexicana Rebelde é apenas um dos produtos de uma estratégia de marketing que se espalha por meio doconceito de rizoma cunhado por Deleuze e Guattari. No plano discursivo, todavia, o conteúdo da novela, bem como o de outros bens de sua rama, como as letras da banda RBD, apresenta-se no formato de árvore, revelando uma hierarquia típica dos discursos conservadores como o da publicidade. O presente artigo busca discutir essa estratégia mercadológica que se ramificacomo rizoma, enquanto seu discurso, como o publicitário, mantém-se preso ao modelo arborescente dos valores dominantes.
2007
Carrascoza, João Anzanello Furtado, Juliana de Assis
O nascimento da música instrumental brasileira
O pianista Amilton Godoy conta neste depoimento sua trajetória de músicoerudito apaixonado por música popular brasileira. No início de 1964, ele ajudou a fundar em São Paulo o primeiro grupo de música instrumental brasileira – o Zimbo Trio. Integrante do momento de maior efervescência da música brasileira – sendo marco de referência desse período o showO Fino da Bossa, realizado em 1964 –, o músico relata como o cenário musical iniciado com a bossa nova e o samba-jazz contribui para a bem-sucedida trajetória do Zimbo Trio em 43 anos de carreira e quase 50 discos gravados. Em 1973, os integrantes do Zimbo fundaram o Clam– Centro Livre de Aprendizagem Musical, com metodologia própria e responsável pela formação de mais de duas gerações de músicos de alto nível.
Revista Viração: um projeto social impresso
A experiência relata e analisa o projeto da revista Viração, veículo queprocura envolver os jovens dentro da noção de protagonismo infanto-juvenil. Composta por um Conselho Jovem que, além de propor pautas e avaliar a publicação, se envolve diretamente com a realização das matérias, a Viração é divulgada como um projeto social impresso. Discutem-se as possibilidades e dificuldades de apropriação pelos jovens de conceitos do jornalismo e de sua transformação efetiva em instrumento de resgate da cidadania, relacionando essa discussão aos movimentos da sociedade civil para se apropriar e interferir nos processos antes reservados exclusivamente a profissionais legitimadosdentro do campo jornalístico.
2007
Lago, Cláudia Leão, Izabel
Uma educação poética: João Cabral de Melo Neto
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Duas importantes revistas de educação para os pesquisadores da área
O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br), organização do TerceiroSetor de atividade educacional, resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Desenvolve suas atividades em universidades brasileiras, por meio de um trabalho extensionista. Hoje conta com 55 Pólos Universitários, presentes em 48 cidades de 24 Estados brasileiros e do Distrito Federal, compondo a Rede Arte na Escola que, com seus 413 parceiros (instituições educacionais e culturais, públicas e privadas), dissemina e multiplica ações de educação continuada para professores da rede pública de ensino em todo o País, além de distribuir materiais educativos de apoio ao professor.
A África no cinema e nos currículos escolares
A proposta da Videografia é uma reflexão sobre a complexidade históricae cultural do continente africano, que, apontado como berço da humanidadee das civilizações, mostra também seus paradoxos e contrastes. A escolha do filme Hotel Ruanda se deu em função das possibilidades de discutir, além das histórias da África em si, os meios de comunicação no contexto de uma guerrae a introdução do estudo da História da África nos currículos escolares. Paraauxiliar a atividade, a autora apresenta uma lista de filmes e documentáriosexistentes sobre o assunto.
2007
Magno, Maria Ignês Carlos
Atividades com Comunicação & Educação - Ano XII - N.3
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Editorial
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The importance of poetry and imagination
The author remembers her past of young reader interested in literary works underestimated by school and the embarrassment that has marked her youth because of Gone with the Wind, classic example of book censored by the old school and homonymous of the motion picture acclaimed until nowadays. Thus, she commemorates with readers the change of times and how education watches with good eyes the interest of students by media, reading novels and almost all sorts of literature. She emphasizes how this revolution approaches students to teachers and teaching to what effectively concerns and attracts students.
2008
Costa, Maria Cristina Castilho
The audiovisual experience in educative places
The present article considers a quarrel on the audiovisual experience in the context of the educative spaces. When calling attention for the complexity the moment where we live, be situated it Education as important sociocultural mediation in the processes of appropriation of the languages and uses of different supports, especially the video, for the expression, creation and communication.
The educative attitude of O Tico-Tico: an analysis of the first Brazilian comic book
Este trabalho discute a produção da revista O Tico-Tico, publicação de quadrinhos de mais longa duração no Brasil. A revista, que teria completado 100 anos em outubro de 2005, caracterizou-se por uma postura didático-pedagógica e pela disseminação de produtos quadrinhísticos genuinamente nacionais, dando oportunidade para a atuação de dezenas de desenhistas brasileiros e propiciando o aparecimento de diversos personagens de histórias em quadrinhos. Na década de 1960, desgastada pelo tempo e sofrendo a concorrência da televisão, a revista encerrou suas atividades, ficando na lembrança de seus leitores por sua abnegação a um modelo de educação para a infância que privilegiava o civismo, os bons costumes e a religiosidade.
2008
Vergueiro, Waldomiro Santos, Roberto Elísio dos
The reception of Malhação and the routine of possible rural extensionists in formation
This text deals about some theoretical and research partial results from na empirical research with young people, in a perspective of a joint reception study along with students of the average level course of Professional Formation – Farming Technician (FT) of the Dom Augustin Ikas Agricultural College, in São Lourenço da Mata in Pernambuco State. The concern is to analyze, in the reception space how the agrarian course students mean again the urban messages, spread by television soap opera Malhação and if, in some way, these messages exert any influence in the day by day of these probable agricultural extent. It was appealed, among others, to Martín-Barbero, Guilhermo Orozco, Maria de Lourdes Motter, in a dialogue effort facing the produced empirical data. The analysis, shows that the messages interferes in a relative way in the students day by day, mediate by several social groups that propitiate approximation, negotiations and rejections from urban and rural.
2008
Jesus, Paulo de Patriota, Nara Silvana Albuquerque
Censura não é educação
Este texto analisa a censura a partir de acontecimentos recentes ocorridos no mundo todo e também no Brasil, obrigando-nos a pensar sobre como age a censura instituída como poder público. Com base na pesquisa realizada no Arquivo Miroel Silveira, da Escola de Comunicações e Artes da USP, a autora demonstra como se procedia à censura prévia de peças teatrais no Estado de São Paulo, entre 1930 e 1970, e sustenta que só a educação pode garantir a defesa do público e o combate aos abusos na arte e nos meios de comunicação.
2008
Costa, Maria Cristina Castilho
O método do jornalista
Jornalistas utilizam um método quando produzem suas notícias e reportagens? Como é este método? Neste artigo, pretende-se responder a estas perguntas através de um estudo empírico com jornalistas brasileiros e alemães. Os resultados mostram não só como jornalistas procuram conhecer a realidade, como também os problemas enfrentados ao tentarem alcançar este objetivo.
Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos
Este artigo descreve e analisa reportagens produzidas pelos principais jornais britânicos sobre as eleições presidenciais no Brasil. Ao explorar a produção e verificar como se diferenciam com relação à posição ideológica, este estudo discute características dos diários relacionadas ao estilo jornalístico e ao conteúdo das notícias. A análise está delimitada na produção dos quality newspapers: The Guardian, The Independent e The Times, de setembro a novembro de 2006, por ocasião dos primeiro e segundo turnos, em 3 e 29 de outubro, respectivamente.O objetivo é identificar de que modo os diários britânicos estão endereçando temas brasileiros às suas audiências, a partir das contribuições de Stuart Hall e R. Fowler.