Repositório RCAAP

Comunicação e Práticas de Consumo, Uma Relação Inovadora em Termos de Programa de Pós-Graduação

The Masters Program in Communication and Consumer Practices (PPGCOM), School of Advertising and Marketing (ESPM), of São Paulo presents an innovative proposal, it is the only one in Brazil that is based on relations of consumption and communication. Therefore, this article aims to analyze it. To begin the process of communication process for the dissemination of academic production of PPGCOM – ESPM, as well as its consolidation in academia. Below, we discuss some topics as the history of post-graduate programs in Brazil, and the history of PPGCOM and its activities. From the standpoint of theory and methodology, we list some authors and their precepts ranging €eld of science, theories of communication and reception and consumption, the conceptual point of view. To get to the intervention project, we developed hypotheses, we conducted a survey of faculty, students and graduates, and indicate some actions that should take ESPM-PPGCOM to consolidate its program in the academic €eld.

Ano

2012

Creators

Bogner, Ana Claudia Marigliani

Para Além da Forma, Trabalhar o Conteúdo

Gianna Cappello, presidente da Associazione Italiana per l’Educazione ai Media e alla Comunicazione (MED), fala sobre o aumento geral do interesse pela Media Education no mundo – e sobre as prioridades que os pro!ssionais envolvidos com os campos da Comunicação e da Educação devem ter em mente nesses novos tempos, ao trabalhar com seu público.

Ano

2012

Creators

Winkel, Juliana

Avançando Pelo Século XXI: Telenovela, Um Gênero Perene

Neste texto apresento o perfill mais amplo da produção/exibição de telenovelas ao final da primeira década do século XXI, caracterizado pela presença da tecnologia, promotora de novas configurações de interações narrativas (convergência, transmidialidade). Como fica a telenovela neste contexto? O que muda e o que permanece? Mudam as formas de ver, comentar, interagir. Permanece o gosto pela emoção, pelo ficcional que toca o real – mas que seja fantástico e fantasioso, colorindo os finais de dias exaustivos. Para quem gosta ou para quem não gosta (mas assiste), a telenovela continua sendo a síntese da dinâmica da sociedade – síntese esta que amplia as possibilidades de uma vida marcada pela emoção e pelo reconhecimento de uma identidade que a todos une, mesmo diante das diversidades.

Ano

2012

Creators

Tondato, Marcia Perecin

Photography was not invented but discovered

O fotógrafo, professor e pesquisador Boris Kossoy fala sobre sua carreira como acadêmico e profissional da fotografia. Comenta, ainda, seu trabalho como pesquisador da obra do desenhista francês Hercule Florence, discutindo as vantagens em atuar simultaneamente na pesquisa e junto ao mercado, bem como dos desaos e diferenças de visão de ambos os campos.

Ano

2012

Creators

Winkel, Juliana Leão, Izabel

Juventude, Radioescola e Cidadania: Apontamentos Teórico-Metodológicos

This article discuss the methodology of a research on the role of citizenship in radio schools conducted by young elementary school students in the public system of education of Fortaleza. The main objective was to analyze the experiences and practices in juvenile processes of production, circulation and content management in radio schools. The eldwork focused on four schools that participated in the program developed Antenados by the NGO named Catavento Communication and Education.

Ano

2012

Creators

Campos, Tarciana Barbalho, Alexandre

A poet on Red

No summary/description provided

Ano

2012

Creators

Citelli, Adilson

Meio Ambiente: Gestão Pública e Educomunicação

The article analyzes three works on the topic of public management of the environment and media education, identifying a clear connection between public policies for the environment and socio-environmental media education – a fact that cannot go unnoticed by those who study the interrelation between communication and education in Brazil.

Ano

2012

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Dimensões da Telenovela em Portugal

A autora faz uma análise do livro Memórias da telenovela: programas e recepção, lançado em 2011 pela professora Isabel Ferin Cunha, discutindo a importância e a trajetória da telenovela na formação da cultura portuguesa e relacionando-a com a própria história e organização socioeconômica de Portugal.

Ano

2012

Creators

Alves, Clarice Greco

Das Imagens Cinematográ€cas à Proposta de Um Estudo das Representações dos índios do Brasil

O artigo traça uma análise das diversas formas de representação do índio brasileiro dentro da cinematografia nacional, detendo-se, em especial, aos fiƒlmes Hans Staden, de Luis Alberto Pereira (1999), e Caramuru: a invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado (2001). Por meio dessas obras, faz ainda uma reflexão a respeito das formas de efetivação da dominação cultural sobre os povos originais do Brasil.

Ano

2012

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

A Autora e Leitora Renata Pallottini

Based on the study of the work of the writer and poet Renata Pallottini, the article discusses the inuence of the public on the development of artistic and cultural works, consolidated by the cultural industry. Using her readings of Georges Simenon as a starting point, the author writes a detective novel named Chez Mme. Maigret, in which the main character is the wife of the famous French Police Inspector Jules Maigret. Pallottini brings the character to life and participates in Simenon’s literary universe.

Ano

2012

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho

Atividades com Comunicação & Educação Ano XVII – n. 2

Ruth Ribas Itacarambi propõe atividades a serem desenvolvidas em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, utilizando artigos publicados neste número.

Ano

2012

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

No summary/description provided

Ano

2014

Creators

Os Editores, Os Editores

2014 À altura de nossas esperanças e aspirações / 2014 – Matching our hopes and ambitions

The author uses as a reference the works of the historian Eric Hobsbawm to present the articles of this issue of the magazine Communication and Education, the first one to be simultaneously published on-line and printed. This change provides a wider scope, reaching farther readers, from different places and institutions, allowing Communication and its resources to leverage pedagogical, educational and human development processes, which are the main objectives of researchers, teachers and scholars from this field of study, which has an interdisciplinary nature.

Ano

2014

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho

Comunicação & Educação: 20 anos. Uma trajetória para consolidar o campo da Educomunicação no Brasil / Communication & Education: 20 years. A path of consolidation of the Educommunication field in Brazil

Este artigo apresenta a experiên- cia de criação, implantação e difusão da revista Comunicação & Educação. Trata-se do periódico acadêmico com mais larga tradição no Brasil para o debate envolven- do as interfaces Comunicação e Educação. Em suas páginas, foram publicadas, desde o primeiro número em 1994, relevantes contribuições de pesquisadores e pensa- dores dedicados ao campo da Educomu- nicação. Ao completar 20 anos, a revista continua sendo uma fonte fundamental de pesquisa e circulação de materiais que pensam os vínculos entre Comuni- cação e Educação. Neste texto-balanço de aniversário, buscar-se-á recuperar a trajetória da C & E mostrando as suas fases, circunstâncias de publicação, repercussões e inserções no debate intelectual afeito à área à qual está dedicada. E também anunciar uma nova fase da revista, que a partir do presente número ganha, também, o formato eletrônico livre, disponível em: <http://revistas.usp.br/comueduc/index>.  

Ano

2014

Creators

Citelli, Adilson Odair

Aspectos da inovação para televisão digital / Aspects of innovation for digital television

Em estudos interdisciplinares sobre televisão digital, verifica-se a ocorrência de fundamentos conflitantes no que tange à na- tureza transformadora dessa mídia, que ora é definida como revolução, ora como inovação. À luz dos conceitos de gênero/movimento da linguagem audiovisual e a partir de uma abordagem histórica, identificaram-se requi- sitos que aproximam a televisão digital mais ao fundamento da inovação. Acionamentos transgressores, no entanto, podem apontar horizontes de superação do status quo, a partir de espaços de experimentação e invenção social que permitem à tecnologia exercitar seu potencial reflexivo. 

Ano

2014

Creators

Angeluci, Alan César Belo Franco, Marília da Silva

Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogia / Notes on the concepts of community, community communication and dialogue

A proposta deste artigo é discutir o conceito de comunicação comunitária. Para tal, parte-se de uma breve revisão e de algumas aplicações do conceito de co- munidade, em diferenciação à concepção de sociedade. Diante do desenvolvimento das tecnologias da comunicação, abordam- -se as diferentes formas de manifestação social do ideário ligado à comunidade, demonstrando-se como o conceito é central para a compreensão dos proces- sos de comunicação desenvolvidos hoje. Ao final deste percurso, será analisado como o conceito de dialogia, inaugurado por Bakhtin e desenvolvido por Freire, relaciona-se à comunicação comunitária e significa novas perspectivas para a Teoria da Comunicação e, em última instância, para a própria Teoria Política. 

Ano

2014

Creators

Macedo, Marcelo Ernandez Gonçalves, Livia Maria Abdalla

Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. 

Ano

2014

Creators

Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Drigo, Maria Ogécia

O cinema reinventando a escola – Um diálogo da Educomunicação com o filme A invenção de Hugo Cabret / The cinema reinventing the school – A dialogue between Educommunication and the movie Hugo

Uma das obras de Martin Scorsese – A invenção de Hugo Cabret – olha para o surgimento do cinema, no início do século XX, e o encantamento que essa in- venção proporcionou. A partir desse filme, a pesquisadora faz uma retrospectiva sobre a relação cinema e educação, na perspectiva da Educomunicação. O cineclubismo como formador cultural e as pesquisas de campo realizadas com professores alimentam essa reflexão. 

Ano

2014

Creators

Mogadouro, Claudia

O grau de competência em comunicação audiovisual entre os cidadãos da Andaluzia (Espanha) / The degree of competence in audiovisual communication between citizens from Andalusia (Spain)

A competência em comunicação audiovisual entre os andaluzes passa, na atualidade, por importantes carências e graves demandas, tanto na disposição para interpretar mensagens audiovisuais de modo reflexivo e crítico, quanto na capacidade de expressão por meio da linguagem audiovisual com um mínimo de correção e criatividade. Este estudo aborda de forma geral um processo de planeja- mento, elaboração, validação e aplicação de um questionário sobre a competência audiovisual na população andaluza em função das variáveis gênero, idade, nível de escolaridade e província. Os dados extraídos fazem parte de um estudo de alcance estatal em toda a Espanha.

Ano

2014

Creators

Aguaded, Ignacio Cruz-Díaz, Rocío

A Comunicação no currículo do ensino médio: (des)caminhos da teoria à prática / Communication in high school curriculum: (mis)directions from the theory to practice

Este artigo faz uma análise sobre as formas e a intensidade com que a teoria insere-se em disciplinas ou atividades do ensino médio relacionadas à Comunica- ção. Tal investigação visa a desencadear uma discussão que favoreça a inserção significativa das práticas educomunica- tivas no ambiente escolar. Para tanto, a análise parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e, em seguida, focaliza as diretrizes de Códigos e Linguagens e de Ciências Humanas, áreas que, segundo o documento, concentram os conceitos e procedimentos relativos à Comunicação. Por fim, a partir da análise de depoimentos de professores das áreas mencionadas, e, com base nos estudos introdutórios à interface Comunicação e Educação, busca-se perfilhar as razões que, tanto na prática quanto na teoria, deslocam e desarticulam os estudos sobre Comunicação de seu lugar mais abrangente: a grande área das Ciências Sociais. 

Ano

2014

Creators

Pedroza, Érica Schneider de Vilhena