Repositório RCAAP
Venício Lima: em defesa da democratização dos meios de comunicação / Venício Lima: in defense of democratization of communication medium
Venício A. de Lima é um estu- dioso de mídia e de política, além de defensor da liberdade de expressão e da democratização da comunicação no país. Nesta entrevista, o professor, aposentado como titular de Ciência Política e Comunicação da UnB, autor de diversos livros e articulista permanente dos sites Observatório da Imprensa e Carta Maior, além da revista Teoria em Debate, entre outros, fala de sua formação acadêmica, de sua visão da contemporaneidade a partir da introdução das novas tecnologias, e faz uma reflexão sobre a Lei de Meios argentina. Também mostra os problemas causados pela concentração da mídia e pela falta de uma regulação dos meios de comunicação no Brasil.
Comunicação, educação, práticas de consumo e cidadania: em perspectiva o rap da periferia paulistana / Communication, education, consumption practices and citizenship: focusing on the rap from the outskirts of São Paulo
O presente artigo consiste em uma apresentação de resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que propõe investigar o universo simbólico do hip hop, atendo-se à vertente do rap. Mais especificamente, analisar, a partir de revisão de literatura e da perspectiva da análise de discurso de linha francesa, as produções de um grupo de rap que nasceu na periferia de São Paulo, os Racionais MC’s, na intenção de compreender como a cultura midiática e a de consumo figuram em suas narrativas (letras das mú- sicas) e, nisso, procurar entender também como se constrói o sentido de cidadania.
2014
Budag, Fernanda Elouise Marcelino, Rosilene Moraes Alves Junqueira, Antonio Helio
Raimundo Pereira: em busca de uma comunicação popular / Raimundo Pereira: searching for a popular communication
O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira é hoje reconhecido como um gran- de nome da imprensa nacional, devido à sua intensa atuação nos semanários Opinião (1972-1977) e Movimento (1975-1981), dois dos principais periódicos populares políticos que nasceram para combater a ditadura militar. Aos 73 anos de idade, qua- se 50 de profissão, ele continua na ativa, fazendo um jornalismo contra-hegemônico, investigativo e imparcial. No depoimento para Comunicação & Educação, ele fala sobre como é fazer jornalismo hoje, além de mostrar os caminhos percorridos des- de a infância em Exu, em Pernambuco, passando pela militância na juventude, até chegar à revista Retrato do Brasil, um projeto que “busca uma comunicação popular para o Brasil”.
A produção de jogos eletrônicos por crianças: narrativas digitais e o RPG Maker / The production of electronic games by children: digital narratives and the RPG Maker
Este artigo descreve a utilização do software RPG Maker 2003 em uma ação interdisciplinar de trabalho com mídias em uma escola particular. A proposta de atividade foi a de planejar e desenvolver um jogo eletrônico. O RPG Maker 2003 mostrou-se um software de fácil aprendizagem para a construção de narrativas, oferecendo recursos que possibilitam desenvolver jogos diversificados e interessantes. A experiência foi proveitosa na abordagem de mídia-educação.
2014
Cruz, Dulce Márcia Albuquerque, Rafael Marques de
A poética da catimba: poesia e futebol / The poetics of “catimba”: poetry and soccer
Às vésperas da Copa do Mundo, a revista Comunicação & Educação brinda os seus leitores com uma série de poemas escritos por poetas e letristas amantes do futebol. São cenas de jogos, homenagens a jogadores, críticas e comentários de lances, louvações a gingados, expressões retóricas que marcam o mundo do chamado “esporte bretão”.
2014
Citelli, Adilson Garcia, Thiago Muniz
Manuais de Educomunicação: subsídios das organizações sociais e da política pública / Educommunication manuals: allowances of social organizations and public policies
O artigo analisa três sistematizações, denominadas “Manuais de Educomunicação”, que apresentam experiências, reflexões e práticas de programas e projetos voltados para o tema da educomunicação, tanto na educação não formal quanto no complexo espaço da educação formal. Os suportes midiáticos são roteiros para o desenvolvimento de ações similares, destinando-se às organizações sociais, escolas, instituições e pessoas interessadas em promover, com coerência e criatividade, práticas educomunicativas.
2014
Soares, Ismar de Oliveira Próspero, Daniele
Memória e ficção televisiva ibero-americana / Memory and fiction of Iberoamerican television
A resenha apresenta aspectos do Anuário Obitel 2013 – Memória social e ficção televisiva em países ibero-americanos, obra que abarca pesquisas desenvolvidas em 12 países sobre a ficção televisiva. No presente texto, destacamos alguns resultados relevantes do ano de 2012, objeto do presente Anuário, ao mesmo tempo em que pretendemos oferecer um panorama da estrutura do conteúdo e metodologia utilizados no conjunto da obra, atualmente em sua sétima edição consecutiva.
2014
Lemos, Ligia Maria Prezia
1984 e Nós. Um filme, dois romances e a sociedade atual / 1984 and We. A movie, two novels and current society
A autora sugere a releitura de 1984, em livro, de George Orwell, e em filme de Michael Anderson; além do livro Nós, de Eugene Zamyatin. Para ela, esses clássicos merecem ser retomados no momento em que a sociedade passa por uma nova reconfiguração, rodeada de imagens técnicas. São obras interessantes para pensarmos a ficção e a atualidade, uma vez que vivemos a insegurança pe- rante o novo.
2014
Magno, Maria Ignês Carlos
Atividades com Comunicação & Educação – Ano XIX – n. 1 / Activities with articles of Communication & Education – Year XIX – n. 1
A revista, segundo seus editores, desde o primeiro número tem o objetivo de criar uma publicação voltada para as inter-relações comunicação, cultura, educação, e tem como premissas que os meios de comunicação estão na sala de aula de diferentes classes sociais, e os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas.
A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma se constitui o imaginário da violência escolar no texto midiático. Ao proceder à análise de textos midiáticos impressos buscamos a compreensão dos constituintes imaginários subjacentes à ideia de violência escolar conformada nesses discursos. Por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da Violência Escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção. Para tanto, julgamos importante conjugar estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica. Como uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, expomos um prelúdio da tessitura de tal pesquisa.
2015
Silva, Livia Sousa da Mendonça, Kátia Marly Leite
Critérios para a elaboração de materiais multimédia
Este trabalho faz parte de uma linha de pesquisa iniciada no Mestrado em Comunicação e Educação da Universidade Autônoma de Barcelona. Nós analisamos os pontos de coincidência entre as teorias de TIC e aprendizagem, gerando a discussão sobre o conceito de interatividade e multimodalidade de compreender a sua importância no design de um site. Além de vários aspectos que lançam luz sobre a aplicabilidade das teorias discutidas dentro de um sistema de educação à distância são analisados. Por fim, analisamos um site educacional que exemplifica o processo de revisão anterior, e nós fornecemos critérios para análise de otimização de material multimídia, um site educacional.
Dalinianas e outras metamorfoses imagéticas
A partir das propostas do seminário de Pós-Graduação ministrado na Universidade Paulista (UNIP) Imagens e Travessias: suportes, experimentações, transmutações e transmediações. (2014), a autora reflete sobre alguns processos de metamorfose imagética. Algumas obras do pintor catalão Salvador Dali servem como inspiração para apontar desafiadores processos de transformação da imagem, num amplo leque que vai desde metamorfoses intra-textuais até passagens de suportes como foto para pintura, instalação e até mesmo a serialização em objetos de grife. Se estabelecem também paralelos entre tais procedimentos na arte e na comunicação, sempre com base na semiótica visual, o suporte metalingüístico do artigo.
Partnership and Cooperation as Management Devices for Radio Thematic Networks
The paper revisits the experiences of management and evaluation of thematic networks of partnership and cooperation developed since 1994 at OBORÉ Radio, a popular communication company based in São Paulo. It also presents the Permanent Evaluation Model – an intervention project specially produced by the author of the paper in the course of Management of Communicative Processes at ECA-USP and used as an alternative way of measuring the use of radio material for mobilization distributed to their partner radio stations with educational information, especially in the field of Health and Education.
Espaços educativos na perspectiva da educação integral
The purpose of this paper is to discuss the educational spaces as possibility of learning. The investigation discusses the routine of science classes and has as instrument the participant observation. The audience is composed by twenty-three 6th grade elementary students from the State Full-time School in the city of Goiás. The theoretical assumptions that guide the research base on the conceptions of Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jacqueline Moll and others. In the results, it became clear that the educational spaces – particularly the source of the Red River located at Serra Dourada – contribute significantly to the integral development of children and adolescents.
2014
Lobato, Iolene Mesquita Mendonça, Mercês Pietsch Cunha Morais, Carlla Barbosa de
Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas)
The collection on Educommunication (by Paulinas Publishing House) became consolidated in the occasion of the publication of its fifth volume. The set of publications includes two books by singe authors (Educomunicação: o conceito, a aplicação, o profissional, by Ismar de Oliveira Soares, and Educomunicação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania, by Guillermo Orozco Gómez) and three compilations (Educomunicação, construindo uma nova área de conhecimento, by Adilson Citelli and Maria Cristina Costa, Educomunicação: imagens do professor na mídia also by Adilson Citelli, and Educomunicação: mais além dos 2.0, organized by Roberto Aparici). Three books were published by Brazilian authors and two by foreigners (Latin American and European). The collection was organized a decade after the redefinition of the concept by the Center for Communication and Education Research at USP (Fapesp, 1999), and it was published when the legitimacy of Educommunication has increased, either with its inclusion in public education programs, such as the municipal education of the city of São Paulo, or with the consolidation of the subject as an object of academic research.
2014
Soares, Ismar de Oliveira
School Media: The Citizenship in the Educommunication Practice
A noção de cidadania é apropriada por diversos campos sociais, sobretudo o educacional, o qual, através do desenvolvimento de práticas comunicacionais, reintroduz novas questões e importantes problemáticas sobre a relação educação e meios de comunicação. Assim, o presente artigo objetiva compreender como a noção de cidadania é tecida a partir de práticas educomunicacionais, protagonizadas por alunos do ensino fundamental porto- -alegrense vinculados ao projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares. A partir da pesquisa participante, analisamos depoimentos de professores e de estudantes, os quais revelam que a noção cidadania na prática da Educomunicação é reconstruída nas possibilidades de acesso e de apropriação tecnológica; na efetivação de redes e práticas pedagógicas e nos espaços de produção e veiculação de conteúdos.
2014
Morigi, Valdir José Corrêa, Franciele Zarpelon Guindani, Joel Felipe
Educommunicative Practices in the Project Alunos em Rede - Mídias Escolares and Communicative Citizenship
The article focuses a study which had as main objective to investigate the educommunicative practices conceived in the process of radio production by students of the project Alunos em Rede – Mídias Escolares (Porto Alegre, RS) and its connections with communicative citizenship development. In the text, is recovered the theorical-metodological design used in order to build this research. Also, the educommunicative practices developed and the products performed by the students in the perspective of thinking possibilities to learn and practice communicative citizenship are analyzed in this project.
2015
Bonin, Jiani Adriana Corrêa, Franciele Zarpelon
Cinema e Educação: reflexões e interfaces
Thinking about using movies during classes infers some reflections on how to develop a constructive approach concerning this educational instrument. We choose the French philosopher Gilles Deleuze (1925-1995) and the French director Alain Resnais (1922) as mediators of the dialogue between Education and Movies here proposed, for considering the concepts developed by both as detachable assumptions to teachers´ interdisciplinary reflections about their classes. Always proposing thinking as a starting point, we will expose some concepts developed by Deleuze about movies as a philosophical production and, in a second turn, we will apply a deleuzian reading, including an interdisciplinary dialogue among education, arts and philosophy, to the short-feature movie Toute la Mémoire du Monde (1956), from Alain Resnais. We see this short-feature movie as good thematic and aesthetic example to be worked during a class for it shows time-memory concepts applied to the library.
2014
Motta, Leda Tenório da Fusaro, Márcia do Carmo Felismino
Organizações civis e apropriações das plataformas digitais: desafios e potencialidades da web
Este trabalho tem como objetivo avaliar os desafios e perspectivas das organizações civis perante as transformações impulsionadas pelas ferramentas oferecidas na internet. Mais especificamente, objetiva-se demonstrar como a iniciativa se apropria das plataformas digitais para ampliar espaços de participação e cumprir seus objetivos de ação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo questões relativas à sociedade civil e sua interface de atuação nas redes digitais, e um estudo exploratório com uma organização específica, o Cidade Democrática. Essa análise compreende a avaliação de todas as ferramentas que a iniciativa utiliza: site, blog, Twitter, YouTube, Facebook e Catarse para que se entenda como esses instrumentos se articulam a fim de cumprir seus objetivos principais.
2015
Rossetto, Graça Penha Nascimento Carreiro, Rodrigo Silva, Maria Paula Almada e
Transmídia na teleficção brasileira: produtos e possibilidades
The review provides an overview of the book Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira, which is the result of researches conducted in 2012 and 2013 by researchers from Brazilian Obitel (Ibero-American Television Fiction Observatory). In this paper, we focus on some aspects of the different approaches brought by the researchers about transmediation strategies in Brazilian television fiction production; we also discuss some concepts that are important to understand the television production in the context of convergence.