Repositório RCAAP
Editorial
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Da Pedagogia da Educomunicação à Pedagogia na Educomunicação
A Educomunicação é uma área que tem tido gradativamente mais visibilidade em instituições educacionais e suscita, portanto, articulação com a Pedagogia em pesquisas no intuito de compreender e contribuir para o paradigma educomunicativo. Nesse sentido, este estudo apresenta uma análise linguística das palavras e dos conceitos que a Educomunicação tem em seu âmbito pedagógico. A partir da reflexão teórica os autores deste artigo redefiniram terminologias e chegaram a área de interlocução denominada “Pedagogia na Educomunicação” como proposta que incorpora a Pedagogia da Comunicação, as Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE) e os Ecossistemas Educomunicativos.
2020
Reginaldo, Thiago Sartori, Ademilde Silveira
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.
2021
Aviz, Roselete Fagundes de Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
Neste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos.
2021
Ghisleni, Taís Steffenello Sandri, Rubiana de Quadros Becker, Elsbeth Léia Spode
Impacto da Covid-19 nos sistemas de mídia: consequências comunicativas e democráticas do consumo de notícias durante o surto
A Covid-19 é um fenômeno de enorme magnitude e relevância. Seu impacto tem afetado vários domínios sociais, incluindo as mídias e o jornalismo. Desde o início desta crise sanitária, as notícias se tornaram um recurso valioso para os cidadãos. Estudar as dinâmicas de consumo de informação é altamente relevante tanto por sua capacidade de transformar o sistema midiático quanto por seu impacto democrático. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Coronavírus no consumo de notícias, a credibilidade dada pelos cidadãos à mídia e sua capacidade de detectar notícias falsas. Para responder a estas perguntas, se fez uma análise exploratória e inicial a partir de dados secundários das pesquisas on-line do Pew Research Center’s American Trends Panel nos Estados Unidos, fazendo comparações entre antes e depois do surto. Os resultados apoiam o impacto da Covid-19 no sistema midiático [...]
Leitura em foco: estratégias de produção e consumo de produtos editoriais no Brasil
Of communicational products, books and reading are those that have historically received less attention from researchers in the field. This scenario has changed with the already consolidated research group of Intercom (Brazilian Society of Interdisciplinary Studies in Communication), which has studied editorial productions and their reception since 1994. The work we reviewed, Edição: agentes e objetos, organized by Ana Cláudia Gruszynski, Bruno Guimarães Martins and Márcio Souza Gonçalves, is the result of investigations led by professionals from this team of researchers, proposing accurate investigations and fruitful reflections on the universe of the reading and the reader in Brazil.
Atividades em Sala de Aula
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A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela sequência Fedathi
Este artigo analisa o que docentes de uma escola municipal de (CE) pensam a respeito da “descentralização pedagógica” a partir de suas próprias rotinas profissionais. O ensaio é fruto de uma atividade de extensão realizada no período de agosto de 2019 a outubro de 2019 que ofereceu uma formação pedagógica educomunicativa, tendo como suporte metodológico a sequência Fedathi, uma metodologia de ensino que busca estimular o raciocínio científico nas práticas pedagógicas por meio do aprimoramento da ação docente. Pôde-se constatar que os educadores interpretaram a ideia de democratizar a prática docente como algo quase inaplicável, e que o conceito de “descentralização pedagógica” era quase sempre atrelado à perda de autoridade em sala de aula.
2020
Ponte Filho, Marcus Henrique Linhares Borges Neto, Hermínio
Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona
En este artículo informamos la experiencia del proyecto "#MDDFcontrocorona", una acción educativa con los medios de comunicación en comunidades vulnerables en la región ABC de São Paulo. Formamos un comité con residentes de favelas y especialistas en educación y comunicación y, a través de un proceso colaborativo de diseño, producción y distribución, completamente virtual y digital, seis puntos de audio educativos sobre prevención COVID-19 dirigidos a la realidad de aislamiento social y desinformación en las favelas. Las entrevistas con los residentes nos permitieron evaluar los matices para promover cambios en el conocimiento, las habilidades y las actitudes.
2020
Angeluci, Alan César Belo Rosa, Beatrice Bonami Passarelli, Brasilina
Representações e discursividades da educação na comunicação
A partir da ótica das teorias sobre narrativa audiovisual e dos estudos em comunicação e educação, lançamos nosso olhar sobre uma série ficcional contemporânea, Merlí, produzida na Espanha, veiculada no Brasil via plataforma de streaming, e cuja temática gira em torno do ambiente e das questões educacionais. Nosso interesse é captar os discursos e representações que ganham, nesse produto midiático recente, a figura do professor e a imagem da educação; particularmente, do docente e do ensino de Filosofia. Empreendendo uma reflexão eminentemente teórica a partir do objeto empírico situado, questionamos se há a reprodução de estereótipos da docência, ou a sua quebra; e quais são os enunciados hoje construídos em torno da educação.
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.
Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
This article adopts the perspective of Educommunication of emphasizing the increasing importance of the media as a knowledge socialization agency, parallel to the school, and the potential of the comparative method to elucidate similarities and differences between its gnoseological practices. For such purpose, it observes Formal Education and Journalism as communicational phenomena, and points out some similarities and divergences between the characteristics of both, considering the elements of the Communicative Contract as defined by Patrick Charaudeau. The results, although limited by the space and scope of the study, show the potential of unveiling the characteristics of the knowledge socialization agencies studied in the scope of Educommunication, when it dialogues, in its multidisciplinary perspective, with specialized areas of Communication, in this case, Journalism Studies.
2021
Meditsch, Eduardo Kronbauer, Janaíne
Cultura digital e aprendizagem colaborativa:: estratégias virtuais pós-Covid 19
This article presents an experience with teaching strategies for the collaborative learning in virtual contexts, during the period of social isolation caused by COVID-19. The subject is Science, Technology and Society, with 30 students from the first semester of the Language Course at a private university. The synthesis activities proposed consisted in the construction of a collaborative mural using the PADLET tool on the theme “What is Society?”, and in individual record in students’ Learning Diary. The qualitative analysis of the participants was adopted, seeking to apprehend how the articulation between the methodology, the use of digital tools and media convergence contributed to the learning process. We make considerations about the incorporation of digital culture in pedagogical practices, from the perception of significant learning by students.
2020
Lopes, Ana Lucia de Souza Vieira, Marili Moreira da Silva
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
In our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject.
Piagetian contributions to journalism education
The article aims to present contributions of Jean Piaget’s thought to the teaching of journalism. It focuses on the active nature of the student in the construction of knowledge, as recommended by the National Curriculum Guidelines for the Journalism Course (MEC / CNE, 2013), and the importance of cognitive conflict, the value of error and the knowledge about how learning is constructed. Although Piaget did not conceive a pedagogical methodology, adaptations, appropriations, reflections and new theorizations about the precepts of his genetic epistemology can offer approaches to constructivist teaching and learning processes. In this paper, a dialogue is elaborated between the DCNs and the didactic models of Piagetian inspiration proposed by Gruber and Vonèche (1977) and updated by Macedo (2012).
2021
Ratier, Rodrigo Pelegrini
Reseña del livro " Arte y oficio de la investigación científica: cuestiones epistemológicas y metodológicas"
This text consists of a review of the book Arte y oficio de la investigación científica: cuestiones epistemológicas y metodológicas (GONZÁLEZ and Peruzzo, 2019), edited by Ciespal. Trough a scanning mode, this paper offers the reader a structural view of the work in its transversality and the main epistemological and theoretical-methodological triggers and summons that they carry out throughout its 10 chapters and appendices.
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.
2021
Moreira, Sonia Virgínia Pereira, Antonia Alves
A extensão universitária durante a pandemia do coronavírus: experiências educomunicativas do curso de Comunicação Social da UFPE
This paper aims to problematize extension projects developed by professors from the Social Communication course, from the Design and Communication Center, from the Centro Acadêmico do Agreste, campus of the Universidade Federal de Pernambuco in Caruaru, during the Covid-19 pandemic. For the development of the paper, we opted for the bibliographic review and the experience report. The research analyzes four extension projects: Rádio Cordel: na frequência do Agreste; Radionovela: literatura nas ondas do rádio e Solte sua voz: os invisíveis midiáticos. Finally, extension projects are understood as relevant educative communicative experiences because they democratize communication, contribute to the education of society and train students who produce them in contemporary communicational experiences.
2020
Moreira, Diego Gouveia Oliveira, Sheila Borges de Mesquita, Giovana Borges
Editorial
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2020
Citelli, Adilson Nonato, Claudia Figaro, Roseli
Reflexões sobre formação de professores, linguagem e tecnologias
This article aims to discuss the changes that a module in the undergraduate program in Letras at Unicamp underwent due to social distancing and Remote Emergency Classes, both imposed by the world’s pandemic in 2020. The module named “Language and Technologies” already had an important component related to communication and its importance in teaching. However, the new situation led to the strengthening of these themes, given the pressing need for students to interact in the new context that had arisen. By discussing the course, its objectives and the changes made to adapt it to this new context, we reflect upon the course results and the methodological processes.
2021
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de Câmara, Marco Túlio Oliveira, Maria Luiza Tápias