Repositório RCAAP

Lip sync for your theory

This article discusses dubbing as a dispositif in communication theory education, considering possibilities, limits and gaps. Based on pedagogical experiences in the classroom in undergraduate courses, this paper aims to understand questions of praxis, circulation of meanings, remix and the very communication/circulation of communication theories beyond the academic field, in a movement between “epistemologizing pop culture” and “popularizing epistemology”.

Ano

2021

Creators

Grohmann, Rafael

Cinema, poesia e história: uma leitura do filme El espíritu de la colmena de Victor Erice

O filme El espíritu de la colmena (1973) de Victor Erice é considerado um dos mais belos do cinema espanhol dos anos 1970. O filme, além de articular internamente a complexa rede de significados que a Guerra Civil e o franquismo desempenharam na história e na cultura espanhola, permite que nosso olhar perceba outras sutilezas e estratégias utilizadas pelo diretor para construir sua narrativa. Uma delas é a poesia. E como muitas das imagens do filme nos reportam para alguns dos poemas de Antonio Machado, proponho para esta resenha o exercício de ver como Victor Erice entrelaçou imagens e poesias para falar de um dos períodos mais trágicos da história espanhola.

Ano

2020

Creators

Magno, Maria Ignes Carlos

Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária

The article explores and articulates the concepts of educommunication and community communication in the perspective of the practices of subjects that produce communication, based on the investigation of proposals by Brazilian and Latin American researchers considered relevant for the treatment of these concepts. The reflections undertaken have as horizon the concrete needs of a research that investigates the educommunicative processes developed in the production of the newspapers Boca de Rua and O Cidadão and their role in the construction of communicative citizenship. The proposals, studied in articulation, dialogue and confrontation with data from empirical explorations, are productive to understand the community educommunication processes developed by the communicating subjects in the investigated contexts.

Ano

2021

Creators

Saggin, Livia Freo Bonin, Jiani Adriana

Folhetos de cordel e a poesia popular

Este artigo é uma apresentação e contextualização da poesia popular de folhetos, conhecida também como folhetos de cordel. Os folhetos surgem, como registro escrito e prática editorial, em fins do século XIX. Sua gênese está ligada à prática de uma poesia oral cantada em diversos espaços públicos e privados no Nordeste brasileiro, marca que carrega até os dias atuais. Na parte final do artigo, foram abordados os trabalhos de três relevantes poetas da primeira geração de autores brasileiros: Silvino Pirauá de Lima (1848-1913), Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e João Melquíades Ferreira da Silva (1869-1933).

Ano

2020

Creators

Rebechi Junior, Arlindo

Integrative and complementary health practices: Analysis of truth regimes and medical-hegemonic discursivities

In this study, we present an analysis of the discursivities regarding the Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) that circulate in Brazilian journals. We use Cultural Studies as a reading key to articulate health discursivities with cultural artifacts, thinking them as potent spaces in the production of meanings. As a methodological procedure, we carried out an analysis of the materials from Michel Foucault's tool concept named truth regime. We observe the legitimizing discursivities of medical knowledge that promote discursive displacements about the PICS from a terrain of scientific hesitation, to a “validated” field, when conditioned to the endorsement of the medical professional.

Ano

2021

Creators

Mallmann, Camila Luzia Rocha, Cristianne Maria Famer Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa

Elementar, meu caro mestre: cinema, literatura e educação medieval no filme O nome da rosa (1986)

Neste artigo será focado a questão do ensino e da aprendizagem durante a Idade Média, conforme representado no filme O nome da rosa, lançado em 1986, com direção do francês Jean-Jacques Annaud, um cineasta especialista em obras com temática histórica, como a Guerra do fogo (1981), o Amante (1992) e Círculo de fogo (2001). O filme é uma adaptação do romance homônimo do escritor italiano Umberto Eco. Partindo de sua narrativa de suspense investigativo, analisar-se-á a relação entre mestre (o monge franciscano Guilherme de Baskerville, inspirado em figuras históricas e da ficção policial) e discípulo (o noviço Adso de Melk, inspirado no narrador do romance A montanha mágica, de Thomas Mann), tomando como base o ensino das sete artes liberais (o Trivium e o Quadrivium), de acordo com a tradição medieval.

Ano

2020

Creators

Silva, Ademir Luiz da

Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação

A ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica.

Ano

2020

Creators

Almeida, Renata Cardoso de Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la

Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda

A exclusão da comunidade surda ocorre, muitas vezes, devido à falta de acessibilidade deste público quanto às informações, ao conhecimento e aos poucos materiais educomunicativos disponíveis gratuitamente. Neste trabalho, o foco recai em materiais que abordam questões socioambientais relacionadas à água. A experiência relatada refere-se à produção de seis vídeos em Libras, sobre a temática água, realizada no segundo semestre de 2018, a partir de um estudo em conjunto com surdos de uma associação. Esses materiais estão disponíveis gratuitamente na Internet e têm como público-alvo indivíduos e comunidades surdas, profissionais e instituições que atuam na área. Espera-se que os vídeos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e sirvam como ferramenta de estudo para possíveis ações e projetos de Educação Ambiental, promovendo, assim, a gestão compartilhada das águas.

Ano

2020

Creators

Brando, Fernanda da Rocha Teixeira, Tabita

The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”

Este artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento.

Ano

2020

Creators

Drigo, Maria Ogécia Cuter, Paula Beatriz G.

Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet

Neste artigo, abordamos as mudanças sociotécnicas na contemporaneidade a partir de uma abordagem histórica advinda da introdução da internet na cultura. Posteriormente, investigamos a importância do conhecimento dos códigos informático- -digitais neste contexto. Desenvolvemos a hipótese de que é necessário enfrentar a complexidade do entendimento da infraestrutura técnica da rede para que possamos formar cidadãos, e não usuários que consomem toda sorte de códigos a partir de dinâmicas complexas e constantes de codificação e recodificação, sem a competência semiótica adequada para a interpretação crítica a partir da autorreferencialidade que a linguagem nos impõe neste novo quadro histórico. Concluímos que é necessário um projeto de alfabetização que contemple o entendimento do uso dos códigos na comunicação.

Ano

2019

Creators

Machado, Irene de Araujo Ramos, Daniela Osvald

Os rumos do Ensino Superior brasileiro em contexto de crise: da Declaração de Córdoba aos cortes no orçamento das Universidades

Marco Antônio Rodrigues Dias, autor da obra Ensino superior como bem público: perspectivas para o centenário da Declaração de Córdoba, concedeu uma entrevista na qual reflete sobre o passado, presente e futuros possíveis para o ensino superior no Brasil. Professor aposentado da UnB, Dias é ex-diretor da Divisão da Educação Superior da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Paris (1981-1999). Na entrevista, ele discute sobre a educação superior como bem público e, também, pondera as forças operantes nos últimos anos no modelo privado de ensino superior no Brasil.

Ano

2020

Creators

Guazina, Liziane Moura, Dione Oliveira

Educommunication in the fight against fake news

This article addresses two fundamental concepts, educommunication and disinformation, trying to show the manipulation of information and that the influence of communication technologies on public opinion has been a central concern of philosophers and scholars of human communication. Thus, analyzing disinformation as a current phenomenon, the main theories of communication sciences are presented, which provide subsidies to study it – from different but complementary perspectives. From this approach, issues such as democracy, ideology and power become elements that bring these analyses together.

Ano

2019

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Romanini, Vinícius

The qualification of the educommunicator: challenges of a new profession in the context of the world of work transformations

This article discusses Educommunication as a formative perspective and necessary competence to face contemporary challenges considering the recent transformations in the world of work. The professional of Educommunication is qualified to creatively seek opportunities and promote communication practices with educational purposes in a critical manner and with transformative potential. To do so, the article is structured in two axes: (1) the diagnosis of the transformations in the world of work in the digital context and its implications in professional training; (2) the proposal of the degree in Educommunication as a course capable of offering job prospects for a new professional who can contribute to the education of new generations.

Ano

2019

Creators

Fígaro, Roseli Viana, Claudemir Edson Mungioli, Maria Cristina Palma

Today’s education towards tomorrow’s planetary education

Este artículo propone el comienzo de una discusión amplia y abierta sobre los problemas que afectan la educación hoy en día, debido a los impactos de los medios digitales en un contexto de conexión permanente con el proceso de enseñanza-aprendizaje. La premisa básica es que las demandas y los desafíos de la educación a distancia (DE) son, en principio, los mismos que afectan a la educación en su conjunto. Ambas, profundamente afectadas por el paradigma de la Complejidad de la Dimensión Planetaria, conceptos ilustrativos traídos del trabajo de Edgar Morin. Al final de esta serie de reflexiones, el objetivo es señalar la necesidad de una mirada que trascienda cuestiones puramente tecnológicas y operativas, al tiempo que reafirma la importancia y relevancia del enfoque educomunicativo.

Ano

2019

Creators

Cury, Lucilene Consani, Marciel

A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance

A questão da alteridade se consolida no campo da Educação a partir da década de 1990, e aparece como essencial no campo da Educomunicação. Este artigo parte do conceito de alteridade, relacionando-o aos Estudos de Gênero, de Performatividade e ao conceito de interseccionalidade. O objetivo é apresentar chaves que permitam pensar as diferenças que constituem as relações sociais, aproximando estes conceitos da perspectiva educomunicativa. Espera-se, assim, caminhar no sentido de ampliar a compreensão da Educomunicação em sua relação com a emancipação dos sujeitos, em um mundo marcado pelos conflitos com o Outro.

Ano

2019

Creators

Lago, Cláudia Martins, Ferdinando Nonato, Cláudia

Presentation: From the edited world to the world edition

Apresentação do número especial, 25 anos, retoma a apresentação publicada no número 1 de Comunicação & Educação, de autoria de Maria Aparecida Baccega.

Ano

2019

Creators

Fígaro, Roseli Baccega, Maria Aparecida

Folkers, bardos e barbados: memória, utopia e política no medievalismo brasileiro

Este artigo é parte de uma ampla pesquisa sobre o medievalismo brasileiro praticado por grupos jovens que se reúnem presencialmente para combates, piqueniques, festas e feiras, cuja inspiração é o período medieval. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a memória produzida nestes grupos revela dimensões utópicas e políticas geradas das urgências do tempo presente. A metodologia se vale de pesquisa etnográfica (flânerie), por meio de pesquisa de campo em eventos realizados por estes grupos, especialmente na cidade de São Paulo, e bibliográfica a partir dos estudos da semiótica da cultura e da mídia, das teorias sociais e da memória, assim como do estudo das teatralidades juvenis.

Ano

2020

Creators

Bin, Marco Antonio Nunes, Mônica Rebecca Ferrari

Educomunicação: referências para uma construção metodológica

This article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task.

Ano

2019

Creators

Citelli, Adilson Odair Soares, Ismar de Oliveira Lopes, Maria Immacolata Vassallo de

Educomunicação nos movimentos artísticos urbanos venezuelanos: Muraleja, Urbano Aborigen e Ksa La Tribu

This investigation aimed to understand how Venezuelan urban artistic movements communicate their propositions. For such purpose, research was conducted on social networks and analysis of the written and visual narratives of the Venezuelan collectives: MURALeja, Urbano Aborigen and Ksa La Tribu. Based on the narrative analysis, we organized four categories: Approach and conceptualization of Urban Art; Urban Art Collectives; Art Circuit: Production, Reception, Living Culture and Financing; Artistic productions. In the analysis, the need to understand the concepts of Territorialities, Educommunication and Circuit of Art became evident to show the relations of resistance and power based on urban artistic movements.

Ano

2021

Creators

Baptaglin, Leila Adriana

In Memoriam - Tribute Maria Aparecida Baccega (1943-2020)

Abstract: In the early days of January 2020, the year in which the journal Comunicação & Educação celebrates its 25th anniversary, one of its main creators, first publisher and mentor, left us. Professor Maria Aparecida Baccega lost the battle against a number of health problems, but not without leaving an enviable legacy, which is recorded in the thousands of photographs and messages left on the social networks of students, co-workers, friends and admirers. Her career was marked by firmness of principles and courage, fraternity and resistance, as can be observed in the following tribute.

Ano

2019

Creators

Fígaro, Roseli Nonato, Claudia Soares, Ismar de Oliveira