Repositório RCAAP
Para manter vivo o pensamento crítico da comunicação latino-americana: entrevista com Delia Crovi
The interviewee Delia Crovi Druetta is a Professor at the National Autonomous University of Mexico. For a long time, she has contributed to the field of communication studies. Her career in journalism began on the radio and television and was consolidated in teaching and research. Her professional and academic experience affects her research by focusing on the communication/education relationship, being recognized as a great Latin American researcher on youth and uses of digital technologies. She is an enthusiast of school as an space of access and critical training for the use of new media. Delia Crovi highlights the pioneering and essential contribution of the Latin American people to Educommunication studies. She is the current President of the Latin American Association of Communication Researchers (Alaic).
2018
Crovi, Délia Nonato, Cláudia
Atividades em Sala de Aula
“Estamos passando de uma sociedade com sistema educativo para uma sociedade do conhecimento e aprendizagem contínua. Assim o que outrora foi um lugar de densa socialização converteu-se em um espaço cada vez mais dedicado à administração de saberes, estes que agora os especialistas dos ministérios pretendem “modernizar” chamando-os de competências...” Barbero, 2014
Materialidades do Trabalho Digital no Sul Global e Invisibilidades Comunicacionais
The book The Privilege of Servitude: The New Services-Proletariat in the Digital Age, by Ricardo Antunes, offers a reading of the mutations and contradictions of the world of work, through the materialities of digital labour and the morphologies of the "class-that-lives-from-labour ", in a dialogue both theoretical-conceptual from the Global South and in a conjunctural analysis of the last years in Brazil, including the bourgeois counterrevolution and the devastation of the labour in the Temer government. The review aims to make Antunes’ book dialogue with communication research.
Editorial
Editorial
Transferência de Conhecimentos para a Sociedade: o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais
Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) devem, entre outros aspectos, contemplar a área de “Transferência de Conhecimentos para a Sociedade”, a qual, em linhas gerais, é voltada para a educação e a divulgação científica. Nesta pesquisa, tem-se como objetivo geral explorar as atividades realizadas pelo INCT Biodiversidade e Produtos Naturais (BioNat) na referida área, com foco em educação ambiental (EA), divulgadas em seu site entre junho de 2017 e junho de 2018. Os objetivos específicos são coletar e analisar as postagens sobre EA publicadas na seção Novidades do Site e investigar se o BioNat produz comunicação ambiental ou jornalismo ambiental. Como considerações, é possível afirmar que este INCT produz comunicação ambiental e possui interesse na EA voltada para a população em geral.
2020
Tuma, Ana Beatriz Camargo Silva, André Chaves de Melo
The conditions of sustainability, the organization and the effects of “midiativismo” in Rio de Janeiro
This article is the second of a trilogy about “midiativismo” (media activism). In the first one, recently published, the origins and the social conditions for the formation of its collectives are approached; in the third one, their ideology will be portrayed. Here, the focus is on the functioning of such groups, how they face the challenges of activism and the struggle for human rights, the weakening of popular manifestations, as well as the hegemony of corporate media. The networks of cooperation formed among “midiativistas”, the search for resources for sustainability and the disputes between groups are central aspects to understand the phenomenon of “midiativismo”, showing its influence in transforming the hegemonic means of audiovisual creation.
2020
Macedo, Marcelo Ernandez Silva, Elis Carneiro Bandini, Barbara
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino.
2019
Fernandes, Meirilene Alves Felicetti, Vera Lucia Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
Sobre mulheres: palavras e ações
This review presents an analysis of the work Empoderadas – mulheres eternas corpo a corpo, by Palmério Dória. This book had a key power – women’s empire. The result is a smooth flowing and interesting text, which contributed to explain the significance of women’s political activism in different social fields. There is a dialogical dynamic that allows the reader to know the interaction of women with the same objectives regardless of the geographical borders separating them.
Haikai, a poética da intensidade e da percepção
Este breve artículo tiene el propósito de presentar la poesía japonesa conocida como haikai. Su principal maestro fue Matsuo Bashô (1644-1694) y fue responsable de dar un nuevo estatuto al haikai, creando una escuela llamada Shômon en la que formará muchos discípulos.
Education for Social Communication: educational experiences with journalism in Portugal: Interview with Manuel Pinto
The Dean of the Doctoral Program in Communication Sciences of the University of Minho (Portugal) and member of the Center for Communication and Society Studies (Cecs), Professor Manuel Joaquim Silva Pinto, gave an exclusive interview to Comunicação & Educação journal in the occasion of his visit to Brazil. Manuel Pinto tells us what motivated his entrance into the field of Education for Social Communication. He also addressed the results of his researches about the role of journalism in this area and stressed the importance of looking at children not only as sons and daughters or students, but as subjects who have their own rights of expression and participation.
2019
Rehder, Maria Saldanha, Felipe
Identidade e alteridade em Gabriel e a montanha e Sem teto nem lei
This review aims to comment on the movies Gabriel e a montanha, directed by Fellipe Barbosa, and Vagabond, directed by Agnès Varda, and promote a reflection about the concepts of identity and otherness by comparing the movies – which contain similar narrative aspects, since the main characters of both movies are travelers; however, the path and the journey convey quite distinct significances, which are of interest for this review.
2019
Magno, Maria Ignês Carlos Eduardo, André Gustavo de Paula
Editorial
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Atividades em sala de aula
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Comunicação e cultura na telenovela juvenil: naturalismo, nação e contaminação de temas em Malhação: Vidas Brasileiras
Malhação: Vidas Brasileiras destacou-se pelos temas de cunho social abordados. O objetivo deste trabalho é compreender suas dimensões comunicacionais e os desdobramentos culturais que podem impactar na fruição dos jovens telespectadores, a partir da análise das narrativas culturais da trama. A metodologia adotada mescla os métodos observativo e interpretativo, partindo das descrições de algumas cenas do produto e cotejando-as com as teorias e discussões a respeito dos fenômenos. O corpo teórico que respalda essas leituras reúne Maria Immacolata Vassalo de Lopes (2009; 2014), Elizabeth Rondelli (1997), entre outros autores que versam sobre a telenovela e sua relação com os entrelaçamentos socioculturais. O resultado apontou, dentre outros aspectos, que a geração dos videogames e das redes sociais tem um produto televisivo à sua disposição, com elementos de seu contexto sociocultural: uma tradicional telenovela brasileira, fórmula consagrada no imaginário e na cultura.
2020
Hergesel, João Paulo Ferreira, Paula Regina da Silva
Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
O objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.
2020
Neves, Thiago Tavares Lemos, Elizama das Chagas
Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje
Based on the concept of reading as social practice and inspired by cultural history studies and literacy theories, this work presents a discussion about reading practices of young high school students of a Brazilian public school, especially regarding the devices most used for carrying and reading texts. To verify the practices of this group of readers, two focus groups were conducted with second - and third - year students in the school environment. Discussions were recorded in audio and later transcribed and analyzed. The results indicate non-exclusive and quite diversified uses of multiplatform books, contradicting a polarizing discourse that seems to be more interested in industry and the market than the people. Keywords: book; reading practices; digital technologies.
Democratización de las medias e educación
This text approaches the obstacles that prevent the general public from differentiating messages and information from the reality. For such purpose, we work with two basic ideas: on the one hand, the advances of democracy in the Western world and, on the other hand, the development of the media and the establishment of media society. We present the conflict between republican political mechanisms and freedom of speech, and between market interests and information. By historically analyzing different stages of these conflicts, this article proposes, in a globalized society connected by network communication, the fight for the democratization of the media as a way to free the public from Plato’s Cave of the contemporary world.
2021
Costa, Maria Cristina Castilho
Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária
Este artigo é uma fração da investigação longitudinal intitulada O Ensino de Criação Publicitária realizada pelo grupo de pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade. Nele refletimos sobre outros modos de ensinar, tomando a sala de aula como campo de observação. Para tanto, analisamos uma experiência significativa na disciplina de Direção de Arte II da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): criação de embalagens e peças promocionais à Feira Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O material foi produzido e disponibilizado durante a Semana dos Produtos Orgânicos da EFASC, em 2016. A situação acompanhada e monitorada se revelou significativa porque a ação criativa do professor, planejando cuidadosamente a atividade, gerou um exercício desafiador favorável à prática criativa. Igualmente, a criação de mecanismos de recompensa estimulou a inserção estudantil em práticas sociais, potencializando experiências vividas em outras situações de aprendizagem. Desse modo, o ensino baseado em projetos beneficiou a integração entre os conteúdos programáticos com problemas vivenciados por comunidades, trazendo sentido para a experiência de aprender criatividade.
2020
Kopp, Rudinei Hansen, Fábio
A produção de uma memória discursiva na série de reportagens: “Joga que nem mulher”
O artigo, a partir das contribuições do pensamento de Michel Foucault, assim como dos estudos de gênero, analisa a produção de uma memória discursiva na série de reportagens “Joga que nem mulher” veiculada pela RBS TV. Metodologicamente, trata-se de uma análise do discurso, na qual se questionam os modos como a produção discursiva enunciada na série oportuniza rearranjos das posições das mulheres nos esportes. Através das análises, destaca-se que o enunciado reitor “Joga que nem mulher” opera como memória de combate, contrapondo-se à expressão “Joga que nem homem”, flexibilizando a ação de jogar e sinalizando que jogar também é atividade feminina. Desse modo, verifica-se a importância do enunciado reitor veiculado pela série, já que provoca alterações nos discursos acerca das mulheres nos esportes, contribuindo com a difusão de outros modos de enunciação.
2020
Schwengber, Maria Simone Vione Brachtvogel, Caterine de Moura Carvalho, Rodrigo Saballa de
The toying boy, the speaking body toy: cartoon, communication and imagination in child development
From theoretical construct based on the construction of language and the imaginary seen by the field of neurosciences and philosophy, along with the productions of cartoons, the text discusses the benefits of audiovisual productions aimed at children applied to teaching and learning. It is an approach based on bibliographic research and aims to critically reflect on audiovisual media as subsidiary objects in the development of language and knowledge of the child, within the educational framework. It also aims to discuss the relations between communication and education.
2020
Pereira, Isac dos Santos Peruzzo, Cicilia Maria Krohling