Repositório RCAAP

As regras do mercado: dinâmicas e construção do valor no mercado de arte contemporânea

Entre todos os mercados que lidam com bens culturais e artísticos, o mercado de arte contemporânea permanece como um dos mais inacessíveis e desconhecidos. A dificuldade em estabelecer relações objetivas entre arte e economia, típica dos mercados de bens simbólicos, parece atingir seu ápice quando se trata de discutir as artes visuais. Em relação ao mercado de arte, atribui-se com frequência a ideia de um campo sem regras, caracterizado por valores exorbitantes, eventos espetaculares e agentes orientados para a obtenção do máximo lucro. Porém, a partir de uma análise detalhada do campo, é possível identificar uma série de normas e estratégias econômicas e simbólicas que regulam o mercado e sobre as quais se estabelece o preço das obras e o valor artístico. Deste modo, a presente pesquisa busca analisar as leis que operam este mercado, assim como a construção do valor das obras de arte contemporâneas, levando em consideração as especificidades e o lugar que o mercado de arte brasileiro ocupa dentro deste sistema como um todo

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Naira Cristina Rodrigues de Assis

A presença da atriz negra na cena teatral paulistana: quatro trajetórias

A partir de um primeiro questionamento sobre onde estavam as atrizes negras de teatro na cidade de São Paulo, desenvolveu-se esta pesquisa que buscou observar e salientar a trajetória, a partir de entrevistas e falas em diferentes momentos de suas carreiras, das atrizes Dirce Thomaz, Cleide Queiroz, Lizette Negreiros e Roberta Nunes que trabalham, vivem nesta cidade e que têm idade acima dos 40 anos. Antes porém, de focar em suas trajetórias, foi necessário uma contextualização de como o teatro brasileiro se fundou e a partir de quais narrativas a presença negra nos palcos aconteceu durante os anos. Muitas vezes, permitidos nos palcos desde que seus rostos e mãos estivessem pintados de branco ou quando atuavam como objeto falante e ou como paisagem que compunha o cenário. Durante muito tempo também, as personagens desempenhadas por negras e negros eram as estereotipadas, como o moleque de recados, a mulata faceira, o Pai João, entre outras. Além dessas formas, havia o blackface que consistia em uma técnica utilizada por atores brancos para interpretar personagens negros. Ao se deparar com essa técnica, Abdias Nascimento teve a ideia de pensar um teatro negro feito por negras e negros. Dessa forma, surge o TEN Teatro Experimental do Negro que rompe com a tradição de se colocar artistas negros sempre em papéis subalternos ou figurativos. No TEN, passam a atuar como protagonistas das histórias. Desde a criação do TEN até os dias de hoje podemos observar que muito foi alcançado no sentido de mudar as perspectivas da atuação negra no teatro, mas há, por outro lado, a insistência ainda em promover a presença negra em papéis estereotipados em que atrizes interpretam empregadas domésticas e babás, e atores negros interpretam seguranças, malandros, motoristas, ladrões. Em contraponto e como exemplo de resistência a essas estereotipias, há também a potência de vida e a beleza da trajetória de artistas negras representadas neste trabalho, por estas quatro mulheres

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Eliane Weinfurter dos Santos

A gastronomia e a Feira Kantuta: cultura e identidade de imigrantes bolivianos em São Paulo

Se em tempos idos a alimentação era utilizada para nutrir e saciar o ser humano e relacionava-se apenas à vida doméstica, hoje essa relação ultrapassa esse limite e avança para os restaurantes, praças de alimentação e feiras gastronômicas. Nesse sentido entende-se que os alimentos e consequentemente a gastronomia constituem-se em um processo histórico, carregado de simbolismos e dizem muito da estrutura econômica e social estabelecidas em uma determinada comunidade, a qual encontra em suas expressões culturais uma forma de manutenção de sua identidade. Este é o contexto social em que esta pesquisa se insere. Um mundo aparentemente sem fronteiras, que parece ter-se rendido ao capitalismo e no qual as identidades culturais entre os países vêm-se tornando mais difusas. O desemprego abrange parte significativa da população mundial e a economia informal é responsável por boa parte da produção. Países com economias mais frágeis tornam-se pólos de emigração para países em que, aparentemente, a economia está mais equilibrada. As culturas locais são influenciadas e influenciam as culturas dominantes. Este estudo busca refletir sobre algumas implicações geradas pela utilização da gastronomia enquanto forma de trabalho, cultura e lazer na vida de um grupo de imigrantes bolivianos residentes no Brasil, verificando possíveis reflexos nas vivências associadas ao campo da cultura. Enquanto procedimento metodológico optou-se por uma abordagem qualitativa, combinando os enfoques bibliográfico e de campo. Como objetivo, buscou-se responder à seguinte questão: O que representa, para os integrantes da Associação Gastronômica, Cultural e Folclórica Padre Bento, as atividades gastronômicas desenvolvidas na Feira Kantuta: oportunidade de trabalho, lazer e/ou ambiente para reprodução de sua cultura em terra estrangeira? Elaborou-se algumas hipóteses sobre o problema descrito e considera-se: que a gastronomia é utilizada como forma de renda; que as atividades gastronômicas, para além do trabalho, são percebidas como forma de reprodução de sua cultura e possibilidade de lazer e por último que a Feira possibilita o desenvolvimento de redes de suporte para os imigrantes que chegam. Desenvolveu-se uma coleta de dados por meio de documentação direta, realizando entrevistas através da metodologia/técnica da história oral (entrevistas temáticas) e tendo como recorte os imigrantes bolivianos que residem no Município de São Paulo e trabalham ou visitam a Feira Kantuta. Realizou-se visitas sistemáticas à Feira e desenvolveu-se conversas com seus integrantes e visitantes, posteriormente escolheu-se dez associados e quatro visitantes para as entrevistas. A Feira acontece todos os domingos na Praça Kantuta, localizada no Bairro do Pari no Município de São Paulo. Como principais considerações percebeu-se que os sujeitos entrevistados, num primeiro momento, pouco reconhecem a importância da gastronomia para a preservação de sua cultura e manutenção de suas identidades. A gastronomia aparece como forma de geração de trabalho e renda, entretanto quando indagados sobre sua representação e levados a refletir sobre o seu papel, percebem-na também como uma das formas de expressão cultural, assim como as danças e festividades ali apresentadas. A Feira Kantuta efetivamente serve de rede de apoio aos imigrantes bolivianos, que chegam à Cidade de São Paulo. Conclui-se que a cultura permeia a ação desses imigrantes e que lhes possibilita uma afirmação identitária, entretanto eles não se veem como protagonistas dessa produção cultural

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Rosana Fernandes dos Santos

Desafios jurídicos e administrativos da política cultural comunitária: um estudo dos Pontos de Cultura no estado de São Paulo

O programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura em 2004, constituiu-se como uma experiência inovadora na política cultural brasileira ao apoiar segmentos historicamente marginalizados nesse campo. Por meio do financiamento direto de associações culturais da sociedade civil a partir de suas demandas e sem objetos pré-definidos, o fomento aos Pontos de Cultura acabou por tornar-se um paradigma de política cultural comunitária. No entanto, sua implementação encontrou entraves jurídicos e administrativos que acabaram por se refletir na prestação de contas das instituições beneficiadas. Buscando contribuir com a expansão dos Pontos de Cultura e aprimoramento do programa, esta pesquisa realizou um diagnóstico aprofundado destes problemas de implementação. A partir do levantamento das principais dificuldades encontradas pelos Pontos de Cultura na gestão dos recursos públicos e prestação de contas, a hipótese que norteou o desenvolvimento deste trabalho era a de que o repasse no formato de convênios não se adéqua à perspectiva inclusiva do programa, fazendo com que apenas as instituições dotadas de maior estrutura administrativa e experiência prévia na gestão de recursos públicos não apresentassem problemas na prestação de contas. Além disso, uma hipótese adicional era a de que um formato simplificado de repasse e prestação de contas - nos moldes do implementado pela rede estadual paulista de Pontos de Cultura - contribuiria para a diminuição do problema. Por meio da aplicação de um questionário junto aos Pontos de Cultura do estado de São Paulo, verificamos que a estrutura administrativa das instituições e experiência na gestão de recursos públicos não representaram fatores relevantes para a existência ou não de problemas na prestação de contas. Por outro lado, foram definidores destes problemas o formato de repasse e prestação de contas estabelecido pela parceria com o poder público, a capacitação recebida pelos gestores dos Pontos de Cultura e a comunicação com os órgãos gestores da política. Desmistificando o discurso de que o problema da prestação de contas deve ser atribuído à incapacidade administrativa dos Pontos de Cultura, apontamos para a necessidade de revisão dos instrumentos reguladores do programa e, mais amplamente, das políticas assentadas sobre a parceria do Estado com instituições da sociedade civil.

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Luciana Piazzon Barbosa Lima

Timbres em trânsito: um estudo sobre identidades, Nordestes e música em São José dos Campos

Este trabalho se desenvolve em torno de dois temas que são eixos centrais para a pesquisa: migração e identidade. Partindo da perspectiva de que vivemos em um contexto pós-moderno, onde os indivíduos mobilizam diversas identidades, o estudo tem o objetivo de entender como musicistas que nasceram em diferentes estados do Nordeste conduziram suas carreiras em São José dos Campos (SP), levando em conta a relação ou não com ritmos nordestinos, suas influências musicais ao longo da trajetória, se uma identidade nordestina é acionada ou não e em quais momentos isso acontece. Diante da imprecisão do conceito de Nordeste cabe a este trabalho reforçar os debates acerca do tema e problematizar questões relevantes ao assunto. A pesquisa propõe também se aprofundar em discussões importantes no campo da música, o cenário musical no âmbito joseense, questões em torno da música como carreira profissional no Brasil e o mercado de trabalho para musicistas. A metodologia da História Oral foi fundamental para a pesquisa, foram entrevistado(a)s nove musicistas e um radialista da cena musical joseense, nordestino(a)s. Da viola à bateria, do trompete ao baixo elétrico, em diferentes sotaques, os entrevistados e entrevistadas apresentam trajetórias diferentes e suas atuações musicais transitam por diversos gêneros reafirmando a heterogeneidade e pluralidade dos Nordestes existentes, contrários aos estereótipos e construções imagético-discursivas sedimentadas sobre a região. O título timbres em trânsito faz referência aos musicistas migrantes que ao migrar transitam entre suas identidades, tal trânsito permeia também a trajetória e o fazer musical dos entrevistados e entrevistadas

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Lucas Rabello Trindade Pulice

A visibilidade lésbica nos espetáculos teatrais da cidade de São Paulo/SP entre 2012 e 2018

Com a discussão sobre as pautas LGBT vigentes na sociedade brasileira, no início do século XXI, encontram-se no teatro, diferentes temáticas que abordam aspectos do universo homoafetivo sobre diversas perspectivas. Entretanto, é possível observar que estes espetáculos contemplam identidades gays, trans e queer, enquanto pouco se fala sobre as temáticas lésbicas. Sendo o teatro um espaço simbólico de transformações sociais, a representatividade das pautas lésbicas se torna um assunto primordial a ser pensado e discutido como um meio de construção de memória e visibilidade na Pós-Modernidade, já que dialoga com a sociedade em geral, bem como com os Estudos Culturais. É nesta dimensão que se discute a visibilidade das temáticas lésbicas em contraponto a quantidade de produções de peças que abarcam a representatividade de outras identidades que se enquadram na categoria LGBT. Seguindo a corrente Pós-Estruturalista, a metodologia adotada é o construcionismo, de caráter qualitativo, utilizando da análise de práticas discursivas. Para tanto, adotou-se como procedimento um levantamento de peças com temáticas LGBT, servindo-se do banco de dados OFF Guia de Teatro SP, com a coleta de dados de espetáculos decorrentes do período 2012 a 2018. Foram realizadas também seis entrevistas semiestruturadas com atrizes que atuaram em alguns desses espetáculos catalogados. Como resultado, compreende-se que existe uma visibilidade das temáticas lésbicas no teatro, do ponto de vista da interação e envolvimento do público, capaz de causar transformações sociais, mas que ainda é limitada pela reprodução da heteronormatividade e do machismo estrutural manifestado por meio da hegemonia gay, resultando, principalmente, na falta de incentivo e investimentos por produtores culturais

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Camila Karla Grillo

A experiência artística provinda de um programa sociocultural do Estado de São Paulo: uma análise sobre a construção de sentidos produzida por ex-alunos do Projeto Guri

Esta dissertação tem o objetivo de analisar a experiência artística que ex-alunos do Projeto Guri tiveram após 15 anos desta vivência. A pesquisa foi realizada no pólo de Taubaté, com os alunos que ingressaram no Guri entre os anos de 1999 a 2004, período no qual, a direção deste projeto sociocultural era feita diretamente pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Foram investigados quais os conhecimentos aprendidos mais identificados pelos egressos; analisado se o Projeto Guri colaborou para a inclusão social por meio da música; e verificou-se se há diferença entre as falas de quem permaneceu mais tempo em relação a quem usufruiu menos do programa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, seguida de análise do discurso de um grupo focal e de cinco entrevistas individuais. Esta análise foi feita por meio da categorização das falas do ex-alunos do Projeto Guri, ao buscar compreender a construção de sentido que estes egressos formaram para expressar esta experiência. Foi possível notar que os saberes mais identificados pelos egressos referem-se aos conhecimentos transversais à arte, tais como convívio social e relações de amizade. Com isso, o pressuposto norteador do Projeto Guri, no caso, a inclusão social por meio da música, foi atingido. Percebeu-se, no decorrer das entrevistas, que, no período de recorte da pesquisa, os alunos não eram apenas crianças nem adolescentes em situações vulneráveis, visto que a sede do Projeto Guri ficava em uma região nobre de Taubaté. Contudo, observa-se uma alteração do perfil do público do projeto, quando as aulas deixam de ser no centro do município, e passam a ocorrer em uma região mais periférica. A percepção dos ex-alunos que participaram por mais tempo do projeto, em relação aos que ficaram menos tempo, foi notável. Em todas as entrevistas é destacado o acesso à arte, tanto para o individuo beneficiário quanto para a família, mesmo esta sendo público-espectador. Além disso, o sentimento de afeto com o Guri fica muito mais evidente entre os participantes que tiveram mais de 3 anos de participação no projeto. Notou-se que a experiência no Projeto Guri possibilitou a todos um ambiente de convívio social, trocas, aprendizagens e acesso a arte aos alunos e suas famílias. Identificamos que 9 dos 11 participantes desta pesquisa perceberam uma mudança na trajetória de suas vidas, profissionalização na música e definição do curso de graduação. Entende-se que o Projeto Guri teve uma influência significativa na vida dos participantes, mesmo não tendo atuado na área mais vulnerável da cidade, ao ampliar os horizontes de possibilidades de suas vidas

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Jéssica da Silva Botossi

Bumba-meu-boi e suas manifestações urbanas: uma análise a partir dos estudos culturais

Uma manifestação da cultura popular Brasileira é a razão de interesse em nossa pesquisa: o Bumba Meu Boi da cidade de São Paulo. Tal folguedo existe no Brasil desde aproximadamente o século XVII, surgindo primeiramente nas regiões do nordeste brasileiro. Hoje é uma das manifestações culturais mais populares entre as existentes em nosso país. Dentre todas as regiões onde o Boi é tematizado, o foco de nosso estudo é o Boi do Grupo Cupuaçu, Boi do Morro do Querosene, localizado na cidade de São Paulo, bairro do Butantã. Região esta que apresenta e comemora o folguedo inspirado no Bumba Meu Boi do Maranhão. Os festejos acerca do Boi que acontecem no Morro do Querosene envolvem não só os brincantes que são integrantes do Boi, como toda a comunidade ali presente: moradores, comerciantes e também o público que participa prestigiando os eventos. Nossa pesquisa teve como objetivo geral compreender a encenação do folguedo do Bumba Meu Boi realizado pelo Grupo Cupuaçu na cidade de São Paulo, como forma de identidade dos brincantes com sua terra natal de onde tal manifestação é oriunda; e como objetivos específicos procuramos a- delimitar a compreensão sobre identidade cultural na ótica dos Estudos Culturais, entendendo que ela não é permanente, e é reconstruída a partir das vivências dos sujeitos em determinado contexto sócio-histórico; b- identificar o processo constituinte do Bumba Meu Boi enquanto manifestação presente no período festivo do ciclo junino no Brasil, atrelado à um conjunto de influencias da miscigenação do povo brasileiro (indígena, africana e portuguesa), e do catolicismo jesuítico. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, num caráter exploratório. Serão utilizados os enfoques bibliográfico e de campo. Para a pesquisa de campo optou-se pela aplicação do estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a observação em equipe. Conclui-se que os folguedos do Bumba Meu Boi encenados pelo Grupo Cupuaçu sofrem mudanças em sua concepção, devido ao contexto urbano da cidade de São Paulo, exercendo influência direta em sua produção

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Livia Cristina Toneto

Arquivos vivos: repressão ao imigrante em São Paulo - Discurso mítico contra espanhóis e japoneses em 1930 e 1940

As migrações, movimento de grandes grupos humanos, constituem-se ainda tema atual e complexo. Na Europa, na Ásia, na África e mesmo na América, verdadeiras massas populacionais se deslocam de seus locais de origem, procurando melhor condição econômica ou fugindo de perseguições com motivações políticas ou religiosas. A chegada desses imigrantes nem sempre ocorre de forma pacífica. Esse processo acompanha a história conhecida da Humanidade, por fatores semelhantes, guardadas as devidas proporções. Esta foi a motivação para a realização desta pesquisa, na medida em que o Brasil recebeu muitos imigrantes, em diferentes momentos de sua história, desencadeando, por vezes, reações violentas traduzidas em expulsão, como as ocorridas entre as décadas de 1930 e 1940. Os espanhóis foram alvo desse estranhamento, no período de 1935 a 1937, e os japoneses, entre 1945 e 1947. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar esse cenário xenofóbico com foco em duas nacionalidades: espanhola e japonesa. Como objetivos específicos, estabeleceu-se a identificação de discurso mítico contra espanhóis, representando um perigo vermelho, e contra os japoneses, que se constituiriam como perigo amarelo, a partir de duas problematizações: temia-se que a consolidação do regime republicano levasse a uma experiência semelhante, mas comunista no Brasil? E a Shindô Renmei, sociedade composta por japoneses que não acreditavam na rendição do Japão na II Guerra Mundial (1939-1945), representaria um risco de expansionismo oriental? Como hipótese, estabeleceu-se que a perseguição se aprofundou com a II Guerra Mundial, tendo, entretanto, motivações políticas e raciais. Como metodologia, optou-se pela pesquisa documental, com base em arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP) e do Tribunal de Segurança Nacional. No caso da perseguição aos espanhóis, estudou-se o caso da Família Mas Herrera, e a atuação da Shindô Renmei na região Noroeste do Estado de São Paulo quanto aos japoneses. Concluiu-se que, na gênese da repressão, adotou-se o discurso de ameaça às instituições, aos valores e à segurança nacional, diante de um complô comunista internacional, funcional à ditadura de Getúlio Vargas em seu projeto nacionalista e populista, especialmente no Estado Novo (1937-1945)

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2022-12-06T14:53:37Z

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Solange de Almeida Borges

Retratos do livro digital: crítica, imprensa e novas perspectivas

Esta dissertação tem como objeto o livro digital. Ela apresenta um balanço cronológico da crítica especializada sobre o tema, analisa como o livro digital surgiu e foi abordado na imprensa a partir dos anos 1980, tomando como fonte principal o jornal Folha de São Paulo, e rediscute as questões e impasses observados nas últimas décadas, agora, a partir da visão de dez profissionais brasileiros do livro

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2022-12-06T14:53:37Z

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Mirna Queiroz dos Santos

Juventude e produção literária: um estudo sobre poesia falada nas periferias paulistanas

Esta pesquisa tem o intuito de abordar um movimento literário e cultural que se expressa pela performance de poesias autorais, chamado de batalha de poesia ou slam de poesia com influência no Poetry Slam e Spoken Words, e que recentemente cresce no Brasil, particularmente na cidade de São Paulo. O objetivo desta pesquisa visa apreender como este movimento relativamente novo no Brasil, se insere no conceito de Literatura Marginal e da ideia de Cultura de Periferia, tanto pelas questões internas ao discursos, das poesias faladas e publicadas, como por questões externas ligadas a ações sociais e conjuntas. Foi utilizada a metodologia de etnografia em campo com visitas ao Slam da Guilhermina, ZAP!Slam e Slam das Minas SP; levantamento das publicações de livros lançados nos slams e mapeamento cartográfico a partir dos locais de realização dos mesmos na cidade e região metropolitana de São Paulo. Como resultado de pesquisa foi possível definir os temas mais recorrentes entre os poemas que concorreram às batalhas e o ano e região de maior concentração dos slams em São Paulo. Podemos concluir com esta pesquisa que todos os livros são do gênero de poemas e foram publicados de forma independente ou a partir de editoras que se definem como independentes; que a maioria dos coletivos de slam nasceram entre 2016 e 2017 com maior concentração na Zona Leste de São Paulo

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2022-12-06T14:53:37Z

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Julia Figueiredo Murta de Araujo

Governança, políticas públicas de cultura e as realidades locais: o caso VAI-SBC

Trata-se do processo de disseminação ou difusão de políticas públicas de cultura, a partir da análise de implantação do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais, VAI-SBC, programa de fomento à produção cultural da prefeitura de São Bernardo do Campo, em relação com o programa homônimo e sua matriz conceitual, o Programa VAI, desenvolvido na cidade de São Paulo. Embora ambos se filiem ao mesmo campo político-ideológico, ao ser adaptado à localidade do Grande ABC, variáveis internas e externas ao programa, tais como a experiência acumulada pelos fazedores de política (policy makers), os constrangimentos impostos pela situação político-administrativa do município e as características de desenvolvimento especificas do campo cultural local influenciaram o modo como ocorreu a escolha do modelo de formulação, agindo decisivamente na construção do seu objeto e de suas diretrizes. O estudo foi realizado a partir de pesquisa de documentos, leis, imprensa comercial e oficial, programas, entrevistas, depoimentos, projetos e ações, considerando aspectos políticos, culturais, artísticos e sociais na realização da política pública de cultura

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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João Batista Pires

Sociedade da aprendizagem: uma experiência visual, divertida e fabulada

Analisamos e problematizamos, neste trabalho, a ordem discursiva relativa à sociedade da aprendizagem, que enfatiza a experiência do aprender contínuo como modo de vida dos sujeitos na contemporaneidade. Destacamos o papel dos dispositivos audiovisuais educativos, tais como, o cinema, a TV e as plataformas online, na forja de uma sociedade ancorada na visualidade. Chamamos tais dispositivos de governamentalidade audiovisual educativa. Para tanto, operamos com o arquivo de animações educativas produzido no decorrer dos últimos cinquenta anos pelo Ministério da Educação, abarcando, portanto, desde as produções audiovisuais do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) à TV Escola. Nesse percurso, evidenciamos o acontecimento de discursos oficiais que ratificaram a sociedade da aprendizagem, como os trabalhos de Edgard Faure (1973), Aprender a ser: La Educación del futuro e de Jacques Delors (1996), Educação um tesouro a descobrir: Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Na esteira do pensamento de Michel Foucault e de Georges Didi-Huberman, traçamos a regularidade das imagens e das enunciações discursivas presente no arquivo supracitado, compreendendo que as sociedades da aprendizagem são forjadas pela experiência da educação animada. Ou seja, nas animações educativas, o conteúdo curricular é adensado em torno da ideia de diversão, descontração e espontaneidade, sendo experimentado em qualquer situação, meio e lugar/ambiência, não necessariamente no espaço institucional da escola

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Bruno da Mata Farias

Uma reflexão sobre o curso \"Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural\" da Pinacoteca do Estado de São Paulo

O presente trabalho visa analisar o impacto do curso de formacao para educadores sociais, tambem conhecido por Acoes Multiplicadoras: o museu e a inclusao sociocultural, uma das frentes de trabalho da Pinacoteca do Estado de Sao Paulo. A investigacao tem a intencao de esclarecer como as acoes educativas da Pinacoteca podem contribuir com o trabalho dos educadores sociais. Quais sao os ganhos e limites de sua intervencao? Elas auxiliam na inclusao e expansao do publico em vulnerabilidade social? Qual e a percepcao do educador social? Ao promover o encontro entre o publico em vulnerabilidade social e as obras de arte, acredita-se estar reduzindo a desigualdade do acesso aos bens e servicos culturais. Todavia, alguns autores criticam esse pensamento afirmando nao ser possivel criar um vinculo profundo e duradouro. A principal abordagem metodologica utilizada na pesquisa foi a qualitativa e para coletar os dados selecionamos os participantes do curso nos anos de 2012 e 2013. Nessa ocasiao, consideramos a observacao participativa, a aplicacao de questionario e a entrevista com a coordenadora do Programa de Inclusao Sociocultural - PISC. Atraves da observacao participante, verificou-se que o sentido do curso e ressignificado segundo a realidade e o esforco criativo do educador social, a quem ele contribui ampliando sua atuacao profissional. Ficou evidente tambem que o seu intuito e difundir as potencialidades do museu e acessibilizar instrumentos e recursos que podem ser usados em projetos socioeducativos. Mas no que tange ao desejo da instituicao por formar novos publicos, nao se pode contar nem com a consolidacao da parceria, e nem com a modificacao significativa do publico, ja que este tem pouca capacidade de criar habitos culturais duradouros

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Flavia dos Santos Oliveira Gama

Políticas para a exibição cinematográfica: a experiência internacional

Este trabalho tem o objetivo de mapear, apresentar e avaliar o repertório internacional de políticas públicas que promovam o alcance e a diversidade dos filmes exibidos em cada país em um período marcado pela mundialização, globalização e pela hegemonia das empresas americanas, mais especificamente, a partir da década de 1990. Partindo de indicadores de alcance e diversidade, selecionei duas experiências nacionais que foram bem sucedidas garantir a frequência per capita e o número de salas per capita; o percentual de ingressos de filmes nacionais, o percentual de ingressos de filmes não estrangeiros e não americanos e o número de filmes exibidos. Para selecionar as experiências nacionais de êxito (França e Coreia do Sul, utilizei os dados de 2013 do Instituto de Estatísticas da UNESCO a respeito da diversidade nacional e linguística na exibição cinematográfica e o desempenho, em 2012 e 2013, das cinematografias nacionais em seis dos principais festivais internacionais de cinema (Berlim, Cannes, Sundance, Veneza, Pusan e Mar del Plata). Para compilar o repertório internacional das políticas de fomento e exibição cinematográficas, foi utilizada revisão de bibliografia e análise dos documentos das agências nacionais de fomento e regulação

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Gabriela Andrietta

Medo e alteridade no cinema de ficção científica: uma análise a partir dos filmes \"O Planeta dos macacos\" e \"Alien - o oitavo passageiro\"

O medo é sinônimo da incerteza, da ignorância frente ao desconhecido. E, assim como argumentado por Bauman (2008), a escuridão não é a causa do perigo, mas é o habitat natural da incerteza - e, portanto, do medo. Na sociedade há inseguranças em praticamente todas as instâncias da vida e o sujeito vivencia o medo constante. Como reflexo dessa sociedade globalizada, baseada na privatização e desregulamentação, a cultura da mídia por vezes figurativiza, representa o tema do medo (de desastres naturais, doenças, desemprego, terrorismo) à imagem de monstros fantásticos, ou contrafactuais. São seres que confrontam nossa identidade e ameaçam a estabilidade social. Ao misturar a fantasia a elementos reais (promovidos pela ciência) o gênero da ficção científica utiliza um cenário futuro para levantar questionamentos sobre a sociedade atual e as relações entre o eu e o outro. A partir dessa discussão, neste estudo utilizamos o universo ficcional de dois filmes que fazem sucesso há mais de quatro décadas unindo terror e ficção científica, para, a partir deles, agrupar teorias e referenciais que possibilitem problematizar a alteridade no gênero da ficção científica e compreender como ela reflete os medos e as ansiedades. Os filmes O planeta dos macacos (1968) e Alien - o oitavo passageiro (1979) foram analisados pela perspectiva de autoras e autores dos Estudos Culturais, como Fredric Jameson, Douglas Kellner e Stuart Hall, além da metodologia de análise fílmica e da semiótica greimasiana. Observamos como conclusão que os seres alienígenas têm mais em comum com a espécie humana do que pensamos num primeiro momento; eles são capazes de aflorar os sentimentos mais obscuros, como a ganância e o ódio; geram insegurança e ameaçam a vida e o bem-estar

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Luciana Teixeira Duarte

A cultura surda nos cursos de licenciatura: práticas e perspectivas no ensino da Língua Brasileira de Sinais

A presente pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos superiores de licenciatura para circulação do discurso da diferença linguística e cultural das comunidades surdas. A área da surdez encontra-se circunscrita nas relações de poder e saber presentes na sociedade, nessa área observa-se a predominância de dois conjuntos de enunciados. Um deles se relaciona ao discurso da deficiência que tem como princípio a normalidade baseada nas pessoas ouvintes. O outro diz respeito ao discurso pautado na diferença linguística e cultural, cuja normalidade baseia-se nas pessoas surdas e no que circula e se produz em suas comunidades. Vinculada a esse último discurso, a Libras se tornou pauta de reivindicações dos movimentos políticos das comunidades surdas brasileiras, tem sido considerada a primeira língua nas propostas de educação bilíngue para surdos e foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, cuja regulamentação se deu por meio do Decreto Federal nº 5.626/2005. Esse Decreto instituiu, dentre outras medidas, a obrigatoriamente da disciplina Libras nos cursos superiores de licenciatura e fonoaudiologia. Considerando essa normatividade, especificamente, nos cursos de licenciatura, este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa que contou com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas e com a análise documental dos planos de ensino da disciplina Libras de seis docentes que ministram essa disciplina em Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de São Paulo e região metropolitana. Por meio da análise das regularidades presentes nos enunciados dos docentes e nos dados dos planos de ensino, verificou-se que os docentes, enquanto sujeitos do discurso, afirmam um vínculo formativo e profissional com os surdos e a Libras e, em suas práticas pedagógicas, estabelecem normatividades nos objetivos, conteúdos, estratégias e exercícios que se fundamentam no discurso que se filia, predominantemente, à diferença linguística e cultural dos surdos. Esses mesmos docentes também afirmam que a receptividade da disciplina é positiva pela maioria dos discentes e alguns destes se tornam disseminadores das práticas discursivas das aulas.

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

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Marcia Ferreira Matos

O obituário contemporâneo no jornal e nas coletâneas: uma discussão sobre gênero textual, biografia e sociedade

Este trabalho pretende analisar o obituário como gênero textual específico, dentro do universo maior do espaço biográfico contemporâneo, comparando-o com gêneros com funções e formas com alguma similaridade ao longo da história e esmiuçando suas especificidades textuais no presente, para tentar compreender as razões de sua ascensão no século 20. Narrativa biográfica mortuária que têm migrado, nos últimos trinta anos, de jornais e revistas para volumes em coletânea, os obituários são repletos dos valores biográficos caros à contemporaneidade, encerrados por um regime de verdade (o da imprensa) e pelo pathos específico dos discursos relacionados à morte recente. Seu estudo permite esboçar uma história cultural de um gênero que reflete anseios atuais.

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Willian Vieira

Cultura, Espaço e Política: um estudo da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo

Esta dissertação visa apreender as relações entre cultura, espaço e política na Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo, a partir das transformações apresentadas pelo movimento cultural Hip Hop, com foco para o seu elemento MC. Percebe-se que uma nova estética vem sendo desenvolvida por expoentes oriundos das batalhas de MCs, que vêm apresentando uma proliferação por todo o território nacional a partir de circuitos municipais, regionais e estaduais. Argumenta-se que as batalhas se tornaram condição, meio e produto de uma forma de organização sintonizada com as dinâmicas sociais contemporâneas. Com enfoque nos estudos sobre Hip Hop desenvolvidos no Brasil a partir dos contextos da música Rap paulista, e uma abordagem da crítica cultural materialista em aposta na relevância dos Estudos Culturais, visa-se capturar os traços gerais das transformações nas dinâmicas de trabalho e organização do cenário musical radicado no Hip Hop. Ao passo que emergem novas condições para a produção, circulação e consumo da música Rap, traços residuais são mobilizados em sua expressão de pertencimento a uma cultura de rua, negra e periférica. Conforme a cidade de São Bernardo do Campo, em sua particularidade, vivencia a metropolização do espaço, a Batalha da Matrix atua no meio fio de ser tanto um movimento de contornos políticos quanto uma marca - um produto em busca de um mercado consumidor. Entre o espaço físico da praça pública onde ocorre desde maio de 2013, e os espaços virtuais da internet, trava batalhas por legitimidade e visualização, a fim de mobilizar seguidores

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Felipe Oliveira Campos

Experimentações institucionais no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)

Esta dissertação parte da observação de práticas institucionais experimentais que se concentraram principalmente na Europa, a partir dos anos noventa. Tais experimentações buscaram reestruturações institucionais, prezando pelo engajamento do público em suas atividades, além de fazer frente a modelos pautados no entretenimento e no espetáculo, de modo a contrariar tais premissas, e tendo como referência exposições experimentais paradigmáticas realizadas a partir dos anos sessenta, bem como práticas da Crítica Institucional do mesmo período. No entanto, várias dessas instituições experimentais enfrentaram problemas para manter suas atividades, com cortes de financiamento e ate mesmo, em alguns casos, o encerramento de suas atividades. Diante disso, tomamos como objeto de estudo o caso do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), reconhecendo, em sua história, um período notavelmente marcado por propostas experimentais, sob a direção de Manuel Borja-Villel, a fim de rastrear a continuidade, ou não, de propostas nesse sentido nas gestões seguintes, de Bartomeu Marí (2008-2015) e Ferran Barenblitt (desde 2015), bem como possíveis dificuldades enfrentadas para sua manutenção e desenvolvimento. Avalia-se, por um lado, a possibilidade de que figuras específicas de liderança, no caso os diretores das instituições, são cruciais para a implementação e sustentação das propostas diante dos diversos atores que coexistem dentro das estruturas institucionais, como membros de Conselhos e fundações. Por outro lado, considera-se também o papel desses órgãos na tomada de decisões dentro da instituição, diante dos quais o diretor pode ter sua autonomia limitada

Ano

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Nicole Palucci Marziale