Repositório RCAAP
Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia na obra de Hans Gunter Flieg
O presente livro reúne a maioria das conferências e todos os resumos expandidos das comunicações apresentadas no seminário internacional "Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg", realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2015. O seminário teve como objetivo refletir sobre os desdobramentos dos processos de modernização no campo da cultura ocorridos em meados do século XX, tendo como mote questões suscitadas pela exposição do fotógrafo Hans Gunter Flieg realizada no MAC USP. O evento buscou repensar as relações entre os imperativos econômicos e as inovações tecnológicas da modernidade no campo da produção imagética, em um momento em que a cultura se tornava cada vez mais globalizada e centrada na visualidade.
2021
Costa, Helouise; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea Fabris, Marcos; Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
Estudos semióticos do plano da expressão
A obra tem por objetivo contribuir com alguns elementos de resposta ao desafio da operacionalidade da teoria semiótica diante do plano da expressão, no atual estágio de seus conhecimentos, diante das variadas linguagens que se propõe a descrever. Ao lançar mais esse livro, o Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH USP deseja colaborar para esse debate de plena atualidade no campo semiótico. É, para os organizadores, mais uma forma de dar continuidade à constante tarefa, que os anima desde sempre, de fazer avançar as pesquisas semióticas no Brasil, em sintonia com o que se tem realizado no cenário internacional.
2021
Lopes, Ivã Carlos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Souza, Paula Martins de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais
Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio
A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. Desse modo, a obra tem por intuito não somente informar, mas conscientizar e sensibilizar nossos leitores para tema tão atual e tão desafiador para o planeta. Assim, procuramos valorizar o diálogo, a corresponsabilidade por meio de processos coletivos e as práticas inovadoras apoiadas em metodologias participativas e cooperativas. O caminho para uma sociedade sustentável fortalece-se na medida em que se ampliem práticas educativas que conduzam a uma atitude reflexiva em torno da problemática socioambiental, estimulando o desenvolvimento de novas mentalidades, conhecimentos e comportamentos.
2021
Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Grandisoli, Edson; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Coutinho, Sonia Maria Viggiani; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Maia, Roberta de Assis; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Toledo, Renata Ferraz de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
Capoeiranças de Elis: poética matrial da ancestralidade em capoeira Angola
O livro conta as negrafias e capoeiranças de uma menina-mulher que cedo recebeu os duros golpes de uma sociedade que atualiza sempre o arquétipo da Casa-Grande: patriarcal, latifundiária, machista, discriminadora, adultocêntrica, brancocêntrica, etnocêntrica. Não à toa que sua verve feminista irrompe com a defesa contra o racismo. Que pequena notável! Gigante na atitude. Profunda na compreensão enlameada de Nanã. Contando-se um pouco da história de Elis Regina Feitosa do Vale, a obra ressalta a permanente exigência de reverência ancestral mesmo no mundo contemporâneo: garantir a permanência da palavra viva nas palavras desenhadas e impressas para aqueles que não tiveram o privilégio de escutar Elis. Não é desejo de registro, mas de partilha da voz dessa admirável figura pela veia aberta da poesia cheia de asè para aqueles que, com um mínimo de sensibilidade, possam escutá-la em sua energia ao, simplesmente, lê-la. Somente a oralidade é que humaniza a escrita. A tradição oral se converte imediatamente em canto.
2021
Vale, Elis Regina Feitosa do; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Ferreira-Santos, Marcos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Os limites da acumulação, movimentos e resistência nos territórios
Em novembro de 2016, os organizadores da obra reuniram uma série de recentes pesquisas, reflexões e depoimentos de experiências de resistência – realizadas dentro e fora da universidade, em diferentes regiões do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Amazônia), no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos, com a perspectiva de discussão dos processos e limites da acumulação capitalista neoliberal em nossos territórios. O colóquio “Os limites da acumulação e os movimentos de resistência no território” proporcionou conhecimento e discussão sobre diversos trabalhos, tais como: financeirização da produção e reprodução do urbano, emergências e sua gestão e racionalidade neoliberal; aspectos e leituras das transformações em curso no território; movimentos sociais, suas leituras, novas clivagens e conformações; e resistências no trabalho e nos conflitos fundiários pela permanência nos locais de moradia. A presente publicação busca ampliar as possibilidades de compreensão da realidade de nossas cidades e territórios, hoje imersos na presente e brutal radicalização do neoliberalismo, em sua expressão periférica.
2021
Barros, Joana; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Costa, André Dal’bó da; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo Rizek, Cibele; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Antropolíticas da educação
Faz oito anos que a primeira edição desta obra foi lançada e, no entanto, desde então, nada importante alterou o cenário das políticas públicas em educação no Brasil, nada que acenasse para uma transformação da sociedade, principalmente em seus aspectos mais desiguais, como distribuição de renda ou oportunidade de melhor formação às camadas populares. O que justifica esta terceira edição é a menção a fenômenos mais recentes atualizados na introdução do livro, a vontade de aprimorá-lo, renovando a aposta na força humanizadora de uma educação de sensibilidade, pautada pela multiplicidade de caminhos que a vida possibilita. Desse modo, os autores adicionaram um capítulo novo que versa sobre a pedagogia da escolha, atendendo, assim, às solicitações dos leitores desejosos de uma reflexão mais filosófica sobre os itinerários de formação que não o exclusivamente escolar, como também incluíram experiências anarquistas, ou de autogestão, no quadro da história da educação, apontando para sua atualidade; e, por fim, retocaram expressões e erros de escrita.
2021
Santos, Marcos Ferreira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Teatro português: presente e passado
A obra tem como tema o ensino e a divulgação do teatro português, tanto por professores quanto por pós-graduandos que dedicam atenção, em suas pesquisas, à vertente dramática da literatura portuguesa ─ campo dos menos estudados diante da “tão opulenta literatura”, como já preceituava, há quase dois séculos, o romântico Almeida Garrett. Nesse ponto, os organizadores afirmam que não cabem, nos limites do prefácio deste livro, discutir as razões que justifiquem, se é que ainda é possível falar da questão nesses termos, as causas de a dramaturgia portuguesa não produzir tantos títulos e tantos estudos como acontece com as vertentes ficcional e lírica. Fica patente que, tanto em sala de aula como na produção de material crítico, o objetivo último é levar o discente a refletir acerca das questões estéticas que conformam um texto literário, a pensar a respeito de seu contexto de produção, e também em torno das relações daquele contexto com a sociedade em que estamos inseridos hoje e sempre.
2021
Corradin, Flavia Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Rosa, Carlos Gontijo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Domene, Marina Gialluca; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Memória dos 30 anos do bacharelado em química na USP
Reuniu-se, nesse livro, um acervo fotográfico que procura retratar os momentos mais importantes da criação do Bacharelado em Química, bem como do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. A intenção foi contribuir para o reconhecimento e resgate da história desse importante centro de ensino e pesquisa. Para os que não tiveram o prazer de escutar as histórias contadas de viva-voz pelos iniciadores da instituição, poderão vislumbrar nas fotos aqui reproduzidas um pouquinho do esforço por eles empreendido. Esse esforço, somado ao de todos os demais docentes, permite, hoje, trabalhar em modernas e amplas instalações localizadas no campus, as quais também são apresentadas nesse livro.
2021
Perussi, Janice Rodrigues; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos Gambardella, Maria Teresa do Prado; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
Os donos do pedaço: caracterização das populações de cães e gatos domiciliados no município de São Paulo
Esse livro é fruto do amadurecimento de uma parceria entre o Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística (LEB), do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), gerência da coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo. O livro se debruça sobre o indicador considerado o mais importante nessa obra - a razão homem-animal, utilizado em diversos estudos e considerado o mais relevante para estimar populações animais em áreas urbanas. Porém, observa-se uma sensibilidade do indicador a uma série de variáveis no tocante à sua validade ao longo do tempo. Fatores culturais, tais como constituição familiar, forma de manutenção dos animais no domicílio, além do espaço e do tempo disponíveis para os animais, são fatores moduladores desse indicador. A obra ressalta que, para uma cidade do porte de São Paulo, é impraticável a contagem de todos os animais domiciliados. No entanto, um estudo amostral oferece a possibilidade significativamente maior de detalhamento das informações obtidas, proporcionando um estudo mais acurado.
2021
Dias, Ricardo Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Os 100 primeiros doutores da área de química analítica da pós-graduação em química do IQSC 1989-2003
A obra é o registro dos 100 primeiros egressos do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química na área de concentração Química Analítica, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Os titulados são os principais personagens desse marco e a eles é dedicada essa obra, cujo conteúdo é a identificação acadêmica de cada um para que fiquem na memória da instituição. Tomou-se a liberdade do registro fotográfico para que sejam perpetuadas aquelas faces que outrora fizeram parte dos corredores da instituição. Alguns números são apresentados no final para avaliações acadêmicas e de egressos.
2021
Lima Neto, Benedito dos Santos; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
A pós-graduação em quimica na USP/São Carlos: uma história escrita por 1000
Ao completar 34 anos de existência, a pós-graduação do IQSC/USP comemora sua milésima defesa. Dessas, 400 correspondem a teses de doutorado. O fruto desse trabalho responde a 14% dos doutores formados na área de Química em todo o país. Esse compêndio, possível graças à dedicação da Comissão Organizadora e ao apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Cultura e Extensão, reúne opiniões e depoimentos que permitem ao leitor avaliar o crescimento das atividades de pós-graduação na unidade ao longo dos anos. Sua diversificação, buscando acompanhar a evolução dos grupos e dos temas de pesquisa, a competição acadêmica, estimulando a produtividade, e a inserção da unidade junto do sistema nacional de pós-graduação aqui estão apresentadas para a apreciação do leitor.
2021
Lima Neto, Benedito dos Santos; Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos
Restauração da diversidade: os viveiros do estado de São Paulo
As ações de restauração florestal no estado de São Paulo são expressivas no contexto das iniciativas espalhadas pelo Brasil. O pioneirismo no estado ganhou força ao longo dos esforços que o Instituto de Botânica e a Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo empenharam em promover, desde meados da década de 1980, discussões entre pesquisadores, ONGs e profissionais do mercado. A autora desta obra disponibilizou-se a avaliar a produção dos viveiros considerando dois componentes: a riqueza de espécies e a abundância de cada uma delas. Como muitos viveiros fecharam e muitos outros se encontram em dificuldades, haverá impacto dos compromissos ambientais que dependem e/ou envolvem ações de restauração ecológica. Nesse diagnóstico a autora apresenta os resultados mais interessantes e relevantes aos viveiristas e outros tomadores de decisão, expondo a situação atual e discutindo o papel que esse setor desempenha na qualidade das ações de restauração ativa.
2021
Vidal, Cristina Yuri; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” Rodrigues, Ricardo Ribeiro; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”
Canis lupus familiaris: uma abordagem evolutiva e veterinária
Na obra, o autor narra a história evolutiva do cão doméstico, a história evolutiva dos canídeos, a associação com canídeos como sucesso evolutivo da espécie humana e a coevolução de humanos modernos com canídeos. No capítulo sobre o cão no ambiente antropogênico, a discussão é sobre o cão doméstico na história humana, os usos do cão pelo homem e desenvolvimento de raças, a agressividade canina, a dinâmica populacional canina, as tendências demográficas da população canina com guardião, e, no capítulo final sobre o controle populacional e de zoonoses, o autor põe em pauta cães e zoonoses, controle populacional e controle da raiva canina.
2021
Dias, Ricardo Augusto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Democracia, escola e infância
A união de duas grandes áreas de conhecimento – História e Filosofia da Educação – em uma mesma jornada de estudos, como a que deu origem a este livro, não tem sido comum ultimamente. A especialização da pesquisa e a particularização dos objetos em análise gerou também publicações, encontros e grupos acadêmicos voltados para a produção, debate e exposição dos resultados obtidos. Por fim, os organizadores afirmam que todos os textos apresentados primam pela interlocução entre duas áreas fronteiriças – a história e a filosofia da educação –, buscando entretecer o campo das práticas educativas com teorias e reflexões sobre essas mesmas práticas. Nessa direção, aliou-se o repertório da história com a linguagem da filosofia, tomando como fonte e objeto os estudos da educação. Em um tempo no qual as fronteiras disciplinares não se mostram suficientes para produzir o conhecimento novo, supõe-se que a confluência entre a história e a filosofia da educação seja capaz de fomentar uma fertilidade analítica e, em alguma medida, um salutar efeito pedagógico.
2021
Boto, Carlota; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Aquino, Julio Groppa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
O Brasil, como nome do país, em textos portugueses quinhentistas e a primeira moeda com o nome “Brasil"
Quando e em quais obras o nome “Brasil” foi aplicado à porção oriental da América do Sul conferida a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas? É o que será visto nessa obra, com as variantes do nome, em obras quinhentistas portuguesas. Contemplar-se-á também o primeiro aparecimento do nome em moedas. Em contribuição posterior serão estudadas as fontes em que apareceram os gentílicos derivados de “Brasil” e o denominado “brasileiro de torna-viagem”, em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Finalmente, em uma terceira publicação, estudar-se-á o termo “Brasis”, aplicado a diferentes tribos de nosso país, com considerações sobre suas línguas e seus intérpretes, igualmente em fontes portuguesas dos séculos XVI a XVIII.
2021
Papavero, Nelson; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Gentílicos derivados de “Brasil” e o “português de torna-viagem” em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII
A obra aborda os gentílicos derivados de “Brasil” e o “português de torna-viagem” em fontes portuguesas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Os gentílicos derivados de “Brasil” designaram, no passado, os índios brasileiros, a Língua Geral e, finalmente, todos os nascidos no Brasil. É interessante notar que esses nomes apareceram tardiamente na literatura de língua portuguesa – apenas nos séculos XVII e início do XVIII. E, ao contrário do que seria de esperar, são relativamente pouco frequentes. “Brasileiro” foi também empregado para a referência a portugueses que, tendo vivido certo tempo no Brasil, aqui fizeram fortuna e regressaram a Portugal, os chamados “Brasileiros de torna-viagem”. Por outro lado, “Brazileiro” foi empregado como designativo de um continuado exercício, tráfico ou ofício para designar os traficantes de pau-brasil. A obra também inclui as variantes desses gentílicos e citações ulteriores, com a respectiva literatura.
2021
Papavero, Nelson; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
João Torrão: um pedacinho de solo
João Torrão, um pedacinho de solo é um livro paradidático que faz parte do "Projeto Solo na Escola", da Geografia-USP, em que os autores abordam, de forma lúdica e ilustrada, o que é o solo, suas características, sua importância como fornecedor de alimentos para homens e animais, além de outros usos para a manutenção da vida. Os autores alertam para a importância dos cuidados que devemos ter com a conservação do solo, exemplificando e fixando as ideias desenvolvidas na obra com a inserção de jogos e experiências sugeridas aos leitores.
2021
Oliveira, Déborah de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Manganotte, Marina Braguini; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Machado, Adriana Ribeiro; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cerminaro, Ana Clara; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silveira, Lady Aparecida; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Carvalho, Mariana Franco de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Patucci, Natalia Nunes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Christmann, Patrícia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: reflexões sobre um processo de pesquisa-ação-participante de servidores públicos
A obra foi criada por muitas mãos, com a participação de 174 coautores, todos da Universidade de São Paulo, envolvidos no Projeto PAP de Educação Ambiental. O livro compartilha, de forma reflexiva, uma experiência coletiva de formação socioambiental desenvolvida na instituição, no período de 2012 a 2015, na maioria de seus câmpus. Essa formação socioambiental foi coordenada pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP, em parceria com a Escola USP de Gestão e com o apoio de unidades, museus, institutos, prefeituras dos câmpus e demais órgãos da USP. O livro é, portanto, um dos resultados desse rico processo de formação de 2.500 servidores públicos técnicos e administrativos, com pelo menos 200 ações educadoras desenvolvidas em capilaridade. A riqueza de vivências e o dinamismo das ações em capilaridade, protagonizadas pelos servidores, configuram este projeto como inovador e expressam um potencial, de acordo com as organizadoras, para se pensar e avançar na ambientalização em Instituições de Educação Superior/IES.
2021
Sudan, Daniela Cassia; Universidade de São Paulo. Bilioteca Central de Ribeirão Preto Lello, Ana Maria Meira de; Universidade de São Paulo. Piracicaba
Sustentabilidade na USP
As universidades, em sua função primária de construção do conhecimento, devem fortalecer seu papel de intermediárias entre governo local e sociedade, promovendo fóruns de discussão e, principalmente, como importante agente frente a essas mudanças. Assim, é necessária a elaboração de um plano que oriente a organização de seu trabalho para atingir a sustentabilidade. Há mais de 30 anos a Universidade de São Paulo (USP) iniciou suas ações de sustentabilidade e de redução de impactos ambientais. Apesar de as ações ambientais na USP serem reconhecidas institucionalmente desde a década de 1990, foi com a criação da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) que muitas dessas ações relacionadas à sustentabilidade foram oficializadas e tornaram-se parte integrante de programas oficiais para todos os câmpus. Com os desdobramentos da Política Ambiental da USP e dos Projetos Pilotos, bem como de outras iniciativas da SGA, como a inserção da USP no cenário internacional, espera-se que a Universidade seja um exemplo de práticas sustentáveis para a sociedade.
2021
Lemos, Patrícia Faga Iglecias; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito Fernandez, Fernanda da Rocha Brando; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Gomes, Tamara Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Mülfart, Roberta Consentino Kronka; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade
Este livro é fruto de pesquisas e experiências inter e transdisciplinares realizadas por egressos e orientadores do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), contando também com a colaboração de pesquisadores externos. A publicação está estruturada em quatro partes, abordando práticas e ações inovadoras relacionadas com: (a) desafios da gestão e gerenciamento de resíduos; (b) recursos hídricos e governança da água; (c) cidades: novas perspectivas para antigos dilemas e (d) interfaces ambiente e saúde: olhares diversos. Esta obra representa um relevante esforço da comunidade científica do Programa no sentido de apresentar práticas e ações, identificando avanços e desafios para implementação de ações e processos inovadores direcionados à sustentabilidade, apresentando e motivando os leitores para uma reflexão sobre o papel da comunidade científica e profissional.
2021
Di Giulio, Gabriela Marques; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Günther, Wanda Risso; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública