Repositório RCAAP

Guia prático para elaboração de oficinas e formação de multiplicadores: valorização dos aspectos socioambientais da comunidade do Banhado

Este Guia é uma publicação que orienta de forma simples, prática e objetiva o desenvolvimento de oficinas para a valorização cultural, conscientização ambiental e desenvolvimento econômico-social para a comunidade do Banhado, São José dos Campos-SP, de forma que sejam gerados multiplicadores e, assim, as ações realizadas possam ser replicadas. A proposta de trabalho tem como objetivo contribuir para uma aproximação da universidade com a sociedade. Pretende-se estreitar os laços de cooperação entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e a comunidade do Banhado, buscando uma troca de saberes entre estudantes universitários, professores e a população local por meio das atividades a serem programadas a partir desse Guia.

Ano

2020

Creators

Fantin, Marcel; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Análise de política social e direito: interfaces e procedimentos metodológicos

A publicação se destina a estudos empíricos ou aplicados sobre políticas sociais em perspectiva multidisciplinar, com foco em seus elementos sociojurídicos. A abordagem se sustenta na relação dialética e complementar entre a transposição do sentido jurídico das políticas sociais e as análises dessas à luz de referências jurídicas. A obra resgata os embates históricos por se afirmarem as políticas de bem-estar social, pondera sobre elaborações legislativas e sobre questões relacionadas às necessidades de adequação e execução nos campos do Poder Executivo e sobre questões atinentes às suas eventuais judicializações e perspectivas jurisdicionais. Destacam-se os aspectos subjetivos presentes nas múltiplas dimensões da vida social, localizados além dos limites das aferições sobre a desigualdade medida pelo critério da renda e dos limites lógico-formais comumente impostos no mundo jurídico. O livro reconhece estudos reveladores do anseio por uma nova linha de produção científica no ensino jurídico, voltada ao estudo da complexidade das relações sociais e dos contextos das normas, em sentido crítico às tradicionais preferências aos enfoques positivistas. Apresenta-se, por fim, uma perspectiva metodológica para análise de políticas sociais com base na ponderação de cenários com indicadores predominantemente qualitativos.

Ano

2020

Creators

Freitas, Maria Raquel Lino de; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Ponzilacqua, Marcio Henrique Pereira; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

No Chão da Floresta: Trabalho, Educação e Agroecologia na Amazônia

Nesta obra, os pesquisadores e autores discutem, a partir de diferentes áreas de conhecimento, a educação do campo e sua relação com o trabalho e a agroecologia de forma transdisciplinar. O fio condutor do livro é unir um conjunto de trabalhos oriundo de estudos e pesquisas mostrando significativos avanços no estado da arte da educação do campo e as múltiplas possibilidades de aplicabilidade nos agroecossistemas dos territórios rurais. Os onze textos do livro mostram a importância da cooperação institucional como estratégia de difusão e popularização do conhecimento construído por um coletivo de pessoas comprometidas com o processo de desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, tendo como o trabalho e agroecologia como eixos norteadores de formação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. São artigos que mostram, analisam, discutem e evidenciam a importância da educação do campo para promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Ano

2020

Creators

Sousa, Romier da Paixão; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Cruz, Carlos Renilton Freitas; Universidade Federal do Pará Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

COVID-19: passado, presente e futuro

Este livro procura trazer contribuições ao debate sobre os efeitos da COVID-19. Ele nasceu inspirado no seminário virtual “Pandemias: passado, presente e o futuro?”, organizado em abril e maio de 2020 como atividade de quarentena envolvendo as disciplinas Geografia Política e Geografia Regional do Brasil– Amazônia, ambas ministradas por Wagner Ribeiro do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O seminário virtual “Geopolítica e COVID-19”, realizado em junho e julho de 2020, também atuou como inspiração para esta obra, que contou com textos dos participantes dos dois encontros virtuais. “Geopolítica e COVID-19” é uma iniciativa do grupo de pesquisa Geografia Política e Meio Ambiente do Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da FFLCH da USP. Espera-se que essas contribuições indiquem novos caminhos para a necessária revisão do modelo socioeconômico e político predominante, que causou impactos desiguais da pandemia em diversos países, resultado das graves diferenças sociais do mundo.

Ano

2020

Creators

Ribeiro, Wagner Costa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

O potencial pedagógico do Estudo do Meio no Vale do Paraíba

A publicação é uma coletânea de discussões e reflexões proporcionadas por referenciais teórico-metodológicos importantes para o Ensino de Geografia, buscando sensibilizar os/as futuros/as professores/as para a prática docente na Educação Básica. Tem como principal foco o compromisso com as instituições públicas de ensino. A história desta coletânea está ligada ao oferecimento da disciplina “Metodologia do Ensino de Geografia II”, ministrada pela Profa. Dra. Núria Hanglei Cacete desde 2004, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Essa disciplina tem como público-alvo licenciandos/as em Geografia, oriundos/as do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Ano

2020

Creators

Cacete, Núria Hanglei; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Durães, Fabíola Alice dos Anjos; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Reflexões sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro: Homenagem aos 80 anos do IPHAN

Este livro é o resultado de reflexões sobre o 2º Seminário do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios. O tema "Reflexões sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro: Homenagem aos 80 anos do IPHAN" teve por objetivo ser um momento de celebração da significativa trajetória de atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ao mesmo tempo em que foi uma reflexão sobre o patrimônio cultural brasileiro em sua diversidade de expressões ao abarcar questões inerentes às temáticas de pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa.

Ano

2020

Creators

Rezende, Natalia Cappellari de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Bortolucci, Maria Angela Pereira de Castro e Silva; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Oliveira, Joana D'Arc de; Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Jabur, Rodrigo Sartori; Universidade Federal do Paraná. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Biblioteca de absortância de telhas: base de dados para análise de desempenho termoenergético de edifícios

Este livro apresenta uma compilação de dados de Absortância Solar de telhas para cobertura de edificações, a partir de produtos disponíveis comercialmente no Brasil. Os dados foram obtidos por meio de medições em laboratório com o uso de um espectrofotômetro com esfera integradora, como parte de diversas pesquisas desenvolvidas no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2020. Assim, torna-se necessária a divulgação de dados de absortância solar de revestimentos disponíveis no mercado nacional, medidos de forma precisa e confiável, para sua adequada especificação por profissionais e pesquisadores da área. É nesse contexto que este documento pretende preencher uma lacuna importante da área na atualidade, em que dados de absortância solar de diversos tipos de telhas foram obtidos a partir de medições em laboratório e são apresentados para consulta à comunidade acadêmica e profissional como referência para estudos de desempenho termoenergético de edifícios.

Ano

2021

Creators

Dornelles, Kelen Almeida; Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Poéticas dos lugares: entre a hegemonia e a autonomia radical das imagens – uma reflexão crítica sobre iniciativas iconográficas institucionais WEB e experiências sensíveis em Lyon e em São Paulo

Este estudo investiga, em uma perspectiva comparativa, iniciativas empreendidas em Lyon, na França, e em São Paulo, no Brasil, relacionadas às transformações que as tecnologias contemporâneas (analógicas, digitais e híbridas) estão produzindo no âmbito do imaginário arquitetônico e urbanístico, ou seja, na interação dinâmica entre imagens – entendidas como objetos antrópicos e também como deformações produzidas pela imaginação – e a experiência multissensorial in loco nos/dos próprios ambientes urbanos. A investigação deste objeto/problema se valeu de duas frentes integradas e complementares, uma teórico-conceitual e outra empírico-experimental. Após a análise dos websites institucionais, a pesquisa dedicou-se a interpretar experiências in loco, isto é, intervenções concretas em lugares específicos de Lyon que promovem, de fato, o incremento das interações sensíveis diretas. Em termos metodológicos, a pesquisa propôs investigação sistemática de práticas tecnológicas significativas que sustentasse revisões e proposições críticas da teoria e vice-versa.

Ano

2021

Creators

Rozestraten, Artur; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Lazer em tempo de isolamento social: desafios e ressignificados

A obra traz a discussão sobre o desafio de ressignificar o lazer em tempos pandêmicos, pensar criticamente o lazer durante a pandemia - quais os desafios emergentes, como vem sendo ressignificado, a partir de quais idiossincrasias se efetivará e como se dará sua fruição ou consumo no pós-confinamento - é produzir conhecimento acerca de uma das mais importantes parcelas de tempo humano, sob um período visto como de exceção. Este livro, intitulado Lazer em tempo de isolamento social: desafios e ressignificados, está organizado em três partes: a primeira reúne quatro capítulos que tratam de segmentos específicos da sociedade paulista, as crianças, os idosos, as mulheres e as famílias, considerando suas relações com o lazer no período de quarentena. A segunda parte congrega três capítulos que relacionam lazer a questões de saúde, entre elas saúde mental, crianças com transtorno do espectro autista e prática de atividades físicas. A terceira parte é composta por quatro artigos que investigaram questões ligadas a formas de lazer viabilizadas pela tecnologia como visitas online a museus, lives-show, conteúdos de streaming e jogos online.

Ano

2021

Creators

Braga, Debora Cordeiro; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005)

O livro surgiu de um projeto editorial elaborado em 2005, seguido da realização de pesquisa histórica relativa à reedição de três livros de Glauber Rocha para a coleção coordenada por Ismail Xavier, localizando as referências relativas aos textos publicados. A ideia era estabelecer a bibliografia completa do diretor de Terra em Transe (1967), com os textos de sua autoria e os escritos a respeito de sua obra. Além desse trabalho hercúleo, o objetivo foi o de organizar a fortuna crítica nacional e internacional de Glauber Rocha. Em 2007 o trabalho foi concluído, mas só agora, por vários motivos, está sendo publicado. O livro está estruturado em dois capítulos e um pequeno apêndice. No primeiro, a lista de referências está organizada em ordem cronológica, mês e ano de publicação. Ao final de cada ano, estão agrupadas as que não apresentam indicação de mês de publicação. No segundo, em ordem alfabética, com indicação, quando possível, do local de publicação. O apêndice traz as referências incompletas, lacunares, tal como se encontram indexadas em seus respectivos acervos. Esta obra espera contribuir, mesmo que de forma modesta, à celebração de Glauber, da memória do cinema brasileiro, de sua preservação e difusão!

Ano

2021

Creators

Morettin, Eduardo; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro

Este livro organizado por mulheres, Marcia Aparecida Gobbi e Juliana Diamente Pito, pioneiro durante a pandemia, traz reflexões instigantes sobre/por crianças e mulheres em temas de um cotidiano inusitado com mais de 200.000 mil mortes pelo coronavírus (leiam na exuberante apresentação uma análise crítica robusta na “fase” de necropolítica do capEtalismo). Discutidos em 35 diferentes textos provocados pelos podcasts realizados ao longo do ano de 2020, o livro traz autoras mulheres na contramão, guerreiras, combativas, propositivas, antirracistas, antipatriarcais, antifascistas, “netas das bruxas que não conseguiram queimar”, mas correndo o risco de serem queimadas na fogueira do obscurantismo que nos ronda, porque “voam para além do permitido”. E assim, temos em mãos mais uma arma de combate que permite sonhar com outro mundo possível e que nos fornece ferramentas para resistir e reinventá-lo (trecho retirado da apresentação/convite à leitura escrito por Adriana Alves da Silva e Ana Lúcia Goulart de Faria).

Ano

2021

Creators

Gobbi, Marcia Aparecida; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Pito, Juliana Diamente; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Estudos Japoneses em Foco: Singularidades e Trajetórias Contemporâneas

Estão coligidos, neste livro, trabalhos disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares desenvolvidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Os temas são ligados às Artes, Cinema, História e Imigração, Língua, Linguística, Linguística Aplicada, Tradução, Literatura, Economia, Direito, Política, Relações Internacionais no âmbito dos estudos japoneses. A obra é composta por trinta e um artigos focados nas singularidades e trajetórias contemporâneas e de seus autores, os quais contribuem com a valorização desta publicação. Trata-se de um esforço conjunto, somado ao empenho de uma comissão de avaliação incansável e criteriosa, como não poderia deixar de ser, avançando mais um passo rumo ao enriquecimento dos estudos japoneses no Brasil. O livro é um registro raro por sua diversidade e acessibilidade e que, certamente, há de propiciar novas pesquisas e instigar a continuidade das discussões e reflexões propostas pelos autores em seus respectivos textos.

Ano

2021

Creators

Akamine, Ayako; Universidade Estadual de Campinas. Centro de Ensino de Linguas - CEL Nagae, Neide Hissae; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Os segredos do léxico litúrgico: glossário do primeiro inventário de bens da catedral de Mariana

O Livro de Inventários da Catedral de Mariana – fonte documental chancelada pela UNESCO como Memória do Mundo – é um importante manuscrito do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana – Dom Oscar de Oliveira (Mariana, Minas Gerais, Brasil). Da edição de parte desse manuscrito, foi elaborado um glossário com o objetivo de recuperar, registrar e popularizar alguns itens lexicais presentes neste texto. O intuito deste glossário é auxiliar pesquisadores que trabalham com fontes eclesiásticas os quais, em seu labor, deparam-se com nomeações desconhecidas ou duvidosas. O glossário é composto pelos itens lexicais referentes aos bens móveis e de consumo e às vestimentas litúrgicas que faziam parte do patrimônio da Catedral de Mariana na época de elaboração do primeiro inventário registrado no Livro de Inventários da Catedral de Mariana. Fazem parte também do glossário alguns outros itens referentes à Igreja Católica, ao clero, à arte sacra e à religiosidade em geral.

Ano

2021

Creators

Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005)

O livro surgiu de um projeto editorial elaborado em 2005, seguido da realização de pesquisa histórica relativa à reedição de três livros de Glauber Rocha para a coleção coordenada por Ismail Xavier, localizando as referências relativas aos textos publicados. A ideia era estabelecer a bibliografia completa do diretor de Terra em Transe (1967), com os textos de sua autoria e os escritos a respeito de sua obra. Além desse trabalho hercúleo, o objetivo foi o de organizar a fortuna crítica nacional e internacional de Glauber Rocha. Em 2007 o trabalho foi concluído, mas só agora, por vários motivos, está sendo publicado. O livro está estruturado em dois capítulos e um pequeno apêndice. No primeiro, a lista de referências está organizada em ordem cronológica, mês e ano de publicação. Ao final de cada ano, estão agrupadas as que não apresentam indicação de mês de publicação. No segundo, em ordem alfabética, com indicação, quando possível, do local de publicação. O apêndice traz as referências incompletas, lacunares, tal como se encontram indexadas em seus respectivos acervos. Esta obra espera contribuir, mesmo que de forma modesta, à celebração de Glauber, da memória do cinema brasileiro, de sua preservação e difusão!

Ano

2021

Creators

Morettin, Eduardo; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Clay Joe: a little clump of soil

Clay Joe: a little clump of soil is a didactic work, written in a playful way, with colorful illustrations, whose focus is the soil and its characteristics. Clay Joe is the character that tells the whole story, he is the solo that presents itself: "Hello, I'm Clay Joe. I'm a piece of soil, and my house is down here, where almost nobody notices! Do not think that because I live down below I am less important. Life here is very busy. Many things happen all the time that no one sees. Do you want to know a little bit more about me?” The work addresses topics such as "soil everywhere", "care and conservation" and "soil experiments", in a simple way to make reading quite pleasant for all audiences.

Ano

2021

Creators

Oliveira, Déborah de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

A grilagem de terras na formação territorial brasileira

A obra, escrita por muitas mãos, demonstra como a grilagem de terras está entranhada na sociedade brasileira e suas consequências para o futuro do país. É um alerta para que possamos desvendá-la ainda mais, por esses sertões que formam este Brasil. O livro aborda a questão dos Camponeses, quilombolas, indígenas e grileiros em conflitos no campo brasileiro; Cadeia Dominial: uma leitura da grilagem e da constituição da propriedade privada capitalista das terras; A metodologia da lentidão planejada, a luta pela retomada das terras griladas e o plano de um novo golpe contra a reforma agrária no Pontal do Paranapanema; Nacional por usurpação: a grilagem de terras como fundamento da formação territorial brasileira; Os processos de tomadas das terras de uso comum e de Resistências dos camponeses geraizeiros no oeste da Bahia; Ilegalidade em moto contínuo: o aporte legal para destinação de terras públicas e a grilagem na Amazônia; A grilagem judicial e o avanço da propriedade privada sobre as terras de uso comum nos gerais; e o Ordenamento territorial das margens de rodovias federais no Amazonas: 50 anos do Decreto-Lei 1.164/71.

Ano

2021

Creators

Oliveira, Ariovaldo Umbelino de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos

A disseminação do coronavírus em escala mundial criou um panorama inesperado no ano de 2020. A maioria das pessoas ficou confinada em suas moradias. Rapidamente, diversos fenômenos audiovisuais foram criados na esteira das tecnologias de imagem que já vinham se tornando cotidianas na vida diária do planeta. Pandemídia se refere a este momento, em que um vírus letal nos colocou diante das mais variadas telas e manifestações de comunicação. Algumas reflexões sobre esse acontecimento estão aqui, nesta publicação, buscando vários aspectos do cruzamento da pandemia com a mídia, com a solidão do confinamento, com o perigo real da contaminação e, por consequência, da morte. Na crise sanitária que se instaura somam-se as crises pessoais, sociais e políticas, mas também uma explosão criativa que delas decorre. Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos é criação do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais – LabArteMídia, uma publicação da Escola de Comunicações e Artes/USP e da Invisíveis Produções, do ano de 2020.

Ano

2021

Creators

Almas, Almir; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Ramos, Luís Fernando Angerami; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Feitosa, Deisy Fernanda; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Lima, Daniel; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Oliveira, Lyara; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Knijnik, João; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

Comunicação e Mediações: novas perspectivas

O Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o tema “Comunicação e Mediações em contexto regionais: usos midiáticos, culturais e linguagens” permitiu a reunião entre pesquisadores de três universidades de três estados diferentes: Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Foram cinco anos entre projetos de pesquisa, seminários, aulas e bancas que contribuíram com os mestrandos, doutorandos e graduandos, e que ainda nutriram iniciações científicas e ações em projetos de extensão universitária nas três universidades. Este é o segundo livro realizado pelo PROCAD/CAPES e, a partir dele, é possível refletir o social, o político e o cultural de cada região. As pesquisas realizadas e presentes neste livro apresentam esse Brasil de dimensão continental, assim como a cultura, comunicação e mediação de cada estado envolvido, já que as mediações em contextos regionais permitem compreender o sujeito na dinâmica dos processos comunicacionais com suas apropriações diante das realidades de cada estado.

Ano

2021

Creators

Trindade, Eneus; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Maluly, Luciano Victor Barros; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pavan, Maria Angela; Universidade Federal do Rio Grande do Norte Fernandes, Mario L.; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

O mito de Fausto: imaginário & educação

A “Coleção Mitos da Pós-Modernidade”se propõe a pensar o imaginário do mundo contemporâneo, enfatizando o caráter transdisciplinar desse tipo de pensamento e priorizando diálogos com a educação na atualidade. O mito de Fausto, terceiro volume da coleção “Mitos da Pós-Modernidade”, na sequência de O mito de Frankenstein e O mito de Drácula, estabelece as relações entre as origens do mito, suas manifestações nas artes (literatura, cinema, ópera) e seus desdobramentos filosóficos em seis capítulos que têm como horizonte a atualidade do mito nos tempos que correm. Símbolo do progresso moderno, Fausto encarna o desejo de imortalidade e de eterna juventude. É um homem das ciências, mas também da magia. Ao negociar sua alma com o diabo, torna-se o artífice de sua própria danação. E conquanto tenha influenciado fortemente o imaginário renascentista e romântico, segue vivo na contemporaneidade, hermeneuticamente atualizado e ressignificado sob diversas perspectivas.

Ano

2021

Creators

Araújo, Alberto Filipe; Universidade do Minho. Instituto de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Beccari, Marcos; Universidade Federal do Paraná

Pesquisas em design, gestão e tecnologia de Têxtil e Moda: volume 9

Este livro é parte da coleção “Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil e Moda” e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural e artístico em Têxtil e Moda. Este trabalho, junto dos volumes anteriores, vem se tornando importante veículo de divulgação do desenvolvimento e dos resultados de pesquisas na área, a partir de trabalhos desenvolvidos em nível de pós-graduação no Brasil e no exterior. A coleção apresenta métodos e abordagens interdisciplinares e inovadores, com potencial de utilização tanto no âmbito acadêmico e da pesquisa como em outros campos.

Ano

2021

Creators

Italiano, Isabel Cristina; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Marciano, João Paulo; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Ramos, Júlia Baruque; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Held, Maria Sílvia Barros de; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Sanches, Regina Aparecida; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades