Repositório RCAAP

Entre o cultural e o político: as 'Epistulae Heroidum', de Ovídio, à luz dos estudos de gênero (I a.C.-I d.C.)

O que hoje compreendemos como naturalização e construções culturais, sociais, políticas e históricas dos sexos feminino e masculino também foram praticadas, incessantemente, na Antiguidade Clássica. Levando-se em consideração que os estudos de gênero, em sintonia com a História Cultural e Política, nos possibilita historicizar tais relações e investigar as formas como cada sociedade as construíram, propomo-nos, no presente artigo, a realizar considerações acerca dos modelos ideais de cidadão e de matrona romana (re)construídos ao longo do Principado de Augusto e a forma como estes modelos estão presentes em Epistulae Heroidum, do poeta latino Ovídio (I a.C./ I d.C.). Optamos por realizar nossas considerações a partir dos tópoi recorrentes nesta obra, por acreditarmos que eles auxiliaram na naturalização, nas tentativas de homogeneização e na atribuição do que é ser homem e do que é ser mulher nesta sociedade.

Ano

2016

Creators

Medeiros, Mariana Carrijo

O estudo da formação da identidade dos primeiros cristãos e a importância da teologia

A formação da identidade dos primeiros cristãos tem sido discutida por acadêmicos ao redor do mundo por longos anos. Esta questão tem se mostrado complexa, principalmente devido ao rico pano de fundo das culturas do território greco-romano, o que exige atenção às particularidades das relações entre cristãos, judeus e pagãos em seus variados contornos e instituições. Várias disciplinas têm sido combinadas para explicar como os grupos cristãos saíram de dentro do judaísmo para oferecerem aquela que viria a ser a religião oficial do Império Romano. Analisando os principais aspectos das pesquisas desenvolvidas sobre este tópico, procura-se neste artigo apontar a importância da teologia para a compreensão do universo simbólico fundamental no qual a identidade dos primeiros cristãos é construída.

Ano

2016

Creators

Arzani, Alessandro

Memoria y proyecto político en el Panegírico de Plinio

Los principados de Nerva (96-99) y Trajano (99-117) representan un momento particular en la historia de Roma en el cual se reconoce el diseño de un “proyecto político” para el régimen imperial. Producido por un grupo de intelectuales aristocráticos nucleados en torno a la figura de Plinio “el joven”, este proyecto tenía por objeto resolver la tensión inherente entre la aristocracia y el emperador. A partir del análisis de su Panegírico de Trajano, en el presente trabajo indagaremos sobre los aspectos centrales de este proyecto, las estrategias discursivas para llevarlo a cabo y la función cumplida, en este sentido, por la memoria sobre el pasado reciente del principado, construida allí. Una memoria cuyos aspectos básicos se re-proyectan en las obras históricas de Tácito y Suetonio, miembros del “círculo intelectual” de Plinio y participantes de su proyecto político, y que nos han legado en gran medida las imágenes de los Césares del siglo I que tenemos hoy en día.

Ano

2016

Creators

Alfaro, Juan Pablo

Marcus Aureliu’s pedagogical figure through Herodian’s vision

En el presente artículo se realizará un análisis de la figura pedagógica del emperador Marco Aurelio en la Historia del Imperio Romano de Herodiano. El fin que perseguimos en este trabajo es doble. Por una parte, revalorizar la obra de Herodiano única fuente completa, que nos llego del siglo III de la era cristiana, escrita por un contemporáneo. Por otra parte, establecer la importancia pedagógica que tuvo Marco Aurelio en la asociación de la figura del buen emperador con la del emperador filósofo como medida de valoración para las biografías imperiales.

Ano

2016

Creators

Esteller, Lorena

Antiguidade Tardia: o Império Romano e as representações monetárias

O artigo começa com uma descrição da iconografia como documento histórico. A imagem na Antiguidade tinha uma função específica: apresentar a um determinado grupo social, em sua grande maioria iletrado, algo que representasse a orla do poder. Ela não apenas legitimava um imperador ou rei, mas funcionava, também, como uma espécie de propaganda política.

Ano

2016

Creators

Carlan, Cláudio Umpierre

Testimonios de violencia y destrucción de imágenes en época de Lactancio

La comprensión de los cambios en las actitudes que los cristianos tomaron hacia la imaginería religiosa en el curso de los siglos es esencial para la comprensión del arte pagano, cristiano y de la Antigüedad tardía. La resistencia a la figura representada fue, sin embargo, particularmente fuerte en parte por el papel central que las estatuas – e imágenes en general – tuvieron en el pensamiento de la religión pagana greco-romana. Los objetos que fueron atacados, destrozados, mutilados o eliminados eran dispositivos decorativos y simbólicos, narrativos e imágenes didácticas. La obra de Lactancio sirve de espejo de ciertas tendencias culturales e históricas de los siglos III-IV, momento culminante en el que se produjo un cambio de tendencia en la actitud hacia las imágenes paganas.

Ano

2016

Creators

Tomás García, Jorge

Reflexões sobre a medicina romana

O artigo busca responder à questão sobre os traços que caracterizariam o que uma historiografia especializada usualmente denomina de “medicina romana”. A partir de excertos da obra De Medicina (Sobre a medicina), único texto sobrevivente do enciclopedista latino Aulo Cornélio Celso (século I d.C.), são evocados alguns autores médicos gregos que antecedem Celso para apresentar as semelhanças e particularidades dos autores latinos que trataram da medicina. Conclui-se que, se houve uma medicina legitimamente “romana”, ela deve ser considerada como fruto do mundo rural latino, com suas receitas e terapias tradicionais, não se igualando aos avanços obtidos pela medicina grega, mas que não se eximiu, todavia, de uma rica reflexão acerca da arte médica e do papel do médico.

Ano

2016

Creators

Mudry, Philippe

Late Antiquity: concepts and history from a Brazilian perspective

Resenha de: FUNARI, Pedro Paulo A.; CARLAN, Cláudio Umpierre. Antiguidade Tardia e o fim do Império Romano no Ocidente. São Paulo: Fonte Editorial, 2016. 116 p.

Ano

2016

Creators

Ramalho, Jefferson

Revisando a História Antiga: identidades, integração e outras abordagens contemporâneas

Resenha de: GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2014. 174 p.

Ano

2016

Creators

Costa, Alex Aparecido da

Edição completa

Edição completa.

Ano

2016

Creators

     ,        

A noção de συνάφεια em Nestório de Constantinopla, no 'Liber Heraclidis', e seu significado para a natureza do poder imperial (séc. V d.C.)

Nestorius a été évêque de Constantinople du 428 au 431 ap. J.-C. Pendant son bref épiscopat dans la capitale de l’Empire Romain d’Orient, il a participé à l’émergence d’un conflit théologique qui deviendrait central dans les discussions christologiques au sein de la hiérarchie ecclésiastique dans l’Antiquité Tardive. Nestorius défendait une conjonction (συνάφεια) entre les natures humaine et divine chez le Christ, tandis que son principal adversaire l’évêque Cyrille d’Alexandrie préconisait une union (ἕνωσις) entre elles. Pour ses idées, Nestorius a été déclaré hérétique par le Concile d’Éphèse I (431), mais sa notion de divinité serait reprise et mise à jour après vingt ans dans le Concile de Chalcédoine (451), sans toutefois obtenir une révision de sa condamnation. En sa défense Nestorius a écrit une apologie à sa doctrine et position personnelle : le Livre d’Heraclide. Sans se limiter aux aspects théologiques de la doctrine de Nestorius, l’objectif de cet article est de proposer une approche à ce document qui nous possibilite de l’insérer dans une problématique plus vaste, de nature politico-religieuse, liée à une façon alternative de réfléchir sur la nature du pouvoir impérial.

Ano

2016

Creators

Figueiredo, Daniel de

Dalla scomparsa ceramica romana alle identità frammentarie dei tempi postmoderni: sull’uso del concetto di identità nell’archeologia romana

In the last two decades, the studies of Roman archaeology witnessed a major conceptual shift. During this period we assisted to a gradual decline of the use of the old concept of ‘Romanization’ following the rejection of the epistemological premises that it carried out. Simultaneously, we have seen an increasingly frequent use of the concept of identity and the replacement of the concept of ‘Romanization’ by a form of Roman cultural identity spreading, understood by an analogy with the process of globalization that defines the post-modern world we live on. Currently, it seems difficult to write about the Roman culture without using the word identity. We can read, often in the same text, an author telling us about Roman identity, imperial identity, native identity, ethnic identity, local identity, cultural identity, spiritual identity or self-identity and the relation between these fragmented identities with the material culture in Roman times. As such, the polysemous application of this concept in Roman archaeology must be understood in the light of its transdisciplinary use among social sciences and as the common language notion in everyday life. In this communication we propose to address how the post-modern understanding of the concept of identity affects the ways we approach material culture in Roman archaeology and to discuss if the concept can really help us to understand how people categorize themselves in Roman times.

Ano

2016

Creators

Silva, António  o José Marques da

Apresentação

Apresentação.

Ano

2017

Creators

Soares, Hariadne da Penha

Atenas e a materialidade do ofício de aprendiz de feiticeiro

A magia é a arte de produzir, por meio de processos ocultos, fenômenos que rompem com o curso ordinário da natureza. Ela revela o desejo de agir sobre o que está além do homem mediante a crença na permeabilidade que as coisas oferecem a seu poder. Neste artigo, nos propomos a analisar o imaginário social dos atenienses sobre a relação entre religião e magia no período clássico, tendo como base a cultura material

Ano

2017

Creators

Candido, Maria Regina

Símbolos fálicos, fertilidade e fruição da vida em Roma: novas abordagens a partir da cultura material de Pompeia

O objetivo central desse artigo é discutir os impactos dos estudos de gênero na Arqueologia Clássica, em especial nos estudos sobre o início do Principado romano. Para tanto, partiremos das discussões teóricas e suas particularidades no Brasil para, em seguida, analisar uma série de lamparinas e outros objetos de Pompeia com símbolos fálicos que nos remetem a contextos apotropaicos, com o intuito de oferecer uma interpretação distinta daquelas dadas outrora, que enquadravam estes objetos numa concepção de pornografia ou de pertença a uma cultura falocêntrica.

Ano

2017

Creators

Garraffoni, Renata Senna Sanfelice, Pérola de Paula

Milagre ou magia na Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7): uma epistemologia

No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado. Os representantes do poder político-religioso judaico e também os que conheciam o cego ficam desconcertados perante o ato miraculoso realizado por Jesus e questionam-o quanto ao seu poder dizendo-lhe: “Você tem um demônio!” O objetivo deste artigo não é analisar a figura e o poder de Jesus, que age como um mago, um milagreiro ou um xamã popular, mas a prática usada para curar o cego: magia ou milagre?

Ano

2017

Creators

Almeida, Maria Aparecida de Andrade Funari, Pedro Paulo A.

Why there is (no) miracles in the New Testament? The magical Mediterranean environment: notes on ancient power and magic

What this article argues and intends is that the fundamental concept to speak of divine men who know and manipulate the cosmic forces (dýnamis) is the power (dýnamis). It is quite evident that in the Mediterranean basin the association between people (divine men, magicians, etc.) and power (dýnamis) conformed an imaginary of magic. It is precisely this association that made the divine man known. Maybe that’s why Gospel of John has avoided its use. The warning here is to give due consideration to the synoptic view of their respective understandings of sēmĕîon, ĕrgŏn, tĕras and dýnamis, on the one hand, and the Johannine vision of sēmĕîon and ĕrgŏn, on the other. Once the warning about the risk of harmonization in the use of the terms and their respective meanings and consequences observed centuries ago of Christian tradition, it is imperative to analyze what role the concept of power plays in the semantic question and, therefore, in its importance for the understanding of Mediterranean mystic experiences in general and paleochristians in particular.

Ano

2017

Creators

Chevitarese, André Leonardo Justi, Daniel Brasil

Um caso de magia no primeiro século d.C. ou sobre a invencibilidade do 'mos maiorum'

Un’epigrafe datata all’ultimo quarto del I sec. d.C. in cui si commemora lo scioglimento di un voto indirizzato a Giove Ottimo Massimo da parte di un sexvir Augustalis et Flavialis della colonia di Todi, se analizzata secondo una rigorosa lettura storico-religiosa, si rivela una reale cartina al tornasole per meglio comprendere come la magia sia stata concepita nel seno dell’ufficialità dell’epoca. La constatazione che il dedicante espliciti il proprio titolo, che la divinità artefice del fallimento dell’azione magica rivolta contro il collegio dei decurioni sia Giove Ottimo Massimo, che il voto ricordato sia stato formulato pro salute dell’intera collettività, assume valore imprescindibile solo se filtrata attraverso la filigrana del mos maiorum, assoluto discrimen tra ciò che lecito o meno in forza del relativo uniformarsi o alla tradizione.

Ano

2017

Creators

Sanzi, Ennio

Astrologia e poder no Império Romano: a adivinhação do Destino na 'Antologia', de Vettius Valens (século II d.C.)

The objective of this article is to analyze historically the work Anthologies, written in the middle of the second century AD by the astrologer Vettius Valens (120-188 AD), observing the role of stoic influence and, mainly, of a fatalistic notion of Fate (heimarmene) in the context of the Roman Principate. We will also analyze how Valens presents astrology in his discourse as a tool for anticipating the cosmic order through an unio mystica, qualifying, legitimizing and justifying both the knowledge of the mystical tradition he wishes to integrate and the profession of those who like him study and practice the prognostic art, which must be kept under some secrecy and control. Then, we will show how Vettius Valens claims power and superiority, a power marked by the ability of divination of the Fate.

Ano

2017

Creators

Silva, Semíramis Corsi Motta, Vinícius de Oliveira da

Serápis invocado como Zeus Dodonaios em uma gema mágica usada para fins divinatórios

In this article, we propose to analyze the connection between Zeus Dodonaios and Serapis in the Greek world from the analysis of some magical gems bearing representations of Zeus Dodonaios enthroned as Sarapis and reports collected from the Greek Magical Papyri.

Ano

2017

Creators

Faraone, Christopher A.