Repositório RCAAP
Grau de interdependência e setores-chave da economia brasileira contemporânea: um estudo fundamentado na análise de redes
Este trabalho mostra como a teoria sobre redes sociais pode ser útil para se realizar análises de dependência intersetorial. Mais especificamente, este trabalho busca identificar os setores produtivos que exercem maior poder de influência - seja de forma positiva ou negativa sobre o sistema econômico nacional, ou seja, os setores-chave da economia brasileira. Para tanto, utiliza-se como base a matriz brasileira de insumo-produto de 1996 atualizada com dados do sistema de contas nacionais referentes ao ano de 2002. Sob uma perspectiva da teoria sobre redes sociais e com o uso do software UCINET, foram criadas duas redes que representassem as relações dos setores produtivos da economia brasileira: a primeira enfatiza as origens dos insumos utilizados pelo sistema produtivo nacional, já a segunda destaca os destinos desses insumos. Com essas redes somadas aos cálculos de índices oriundos dessa mesma teoria concluiu-se que os setores que mais impactam sobre o sistema produtivo brasileiro e, portanto, merecedores de atenção especial por parte dos formuladores de políticas econômicas são: Famílias, Agropecuária, Resto do Mundo, Refino de Petróleo e Construção Civil. Além disso, também, concluiu-se que as redes que representam os setores brasileiros são: densas, possuem baixas distâncias geodésicas, apresentam elevados coeficientes de cluster e têm graus de centralidade elevados, o que faz com que as oscilações de produção em determinado setor produtivo se propague pelo resto da economia rapidamente.
Hysteresis nas exportações manufaturadas brasileiras: uma análise de cointegração com dados em painel
Apesar da recente queda no crescimento das exportações, a resposta das vendas externas à valorização cambial tem sido mais lenta do que previa a teoria econômica. Essas evidências sugerem a lentidão na correção dos desvios de uma relação de longo prazo entre o câmbio e as exportações, motivando a pesquisa sobre a presença de hysteresis no comércio brasileiro. O objetivo deste estudo é confirmar as predições da teoria de hysteresis em nível macroeconômico para as exportações manufaturadas brasileiras. Para isso, propõe-se um diferencial metodológico: a inclusão, nos modelos de oferta e demanda de exportações, de variável representativa de hysteresis, construída segundo o método de Piscitelli et al. (2000), testando sua significância nas equações. São utilizados modelos com dados em painel, metodologia que permite lidar com efeitos específicos aos setores industriais e realizar testes de hysteresis para o total das exportações manufaturadas a partir de informações desagregadas, proporcionado maior eficiência na estimação. Além disso, é investigada a estacionariedade das séries de dados, realizando testes para raiz unitária e cointegração em painel. Também são estimados os parâmetros das relações de longo prazo entre as variáveis. Os resultados confirmam a hipótese de uma relação de hysteresis, em especial, nas equações de demanda por exportações brasileiras.
2010
Maíra Camargo Scarpelli
Uma abordagem da hipótese da neutralidade da moeda usando dados do Brasil pós-Real
A hipótese da neutralidade da moeda tem como marco teórico a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), que é fundamentada a partir da equação de trocas de Fisher, supondo que a velocidade-renda da moeda é constante, sendo o produto real determinado exogenamente por variáveis não-monetárias, tais como a tecnologia, o estoque de capital e a oferta de trabalho. Mas, o produto real é realmente exógeno no Brasil? Ou, em outras palavras, é válida a hipótese de neutralidade da moeda? Esse tema tem sido objeto de muitos estudos empíricos. Ademais, o efeito Tobin e as teorias de crescimento endógeno sugerem que pode haver um efeito real da moeda no longo prazo. Este trabalho investigou as possíveis relações de longo prazo entre a oferta nominal de moeda, o nível de preços e o Produto Interno Bruto (PIB) real para o Brasil de 1946 a 2008, utilizando dados de baixa frequência (anuais). Para a parte empírica foi utilizado o teste de cointegração de Johansen e integração das variáveis, com destaque para o estudo de estacionaridade da velocidade de circulação da moeda, que se mostrou ser constante apenas na presença de quebras estruturais. Principalmente, foram utilizados testes de exogeneidade, com o objetivo de permitir ao pesquisador trabalhar com um conjunto de informações o mais amplo possível, vale dizer, que englobasse as informações que proviessem da teoria econômica e do processo gerador de dados. Quanto aos testes de raiz unitária, encontrou-se que as variáveis em estudo (y, m e p) são I(1), ou seja, são estacionárias apenas em primeira diferença. Os resultados encontrados vão no sentido de validar a exogeneidade do produto real, apesar de os resultados provenientes do teste de causalidade Granger não ter sido conclusivo. Dessa forma, este trabalho cria evidências a favor da hipótese da neutralidade da moeda.
Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
Pesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.
2010
Roberto Manolio Valladão Flores
A política fiscal influencia a política monetária no Brasil? Uma abordagem sob o ciclo de negócios
Este trabalho tem por objetivo verificar se a política fiscal brasileira influencia a política monetária por meio do impacto nas variações do hiato do produto. Dentro desse contexto, será avaliado qual foi o comportamento cíclico da política fiscal no ciclo de negócios. Para isto, será usado a metodologia da OCDE de decomposição do saldo orçamentário no saldo ciclicamente ajustado (política discricionária) e no saldo cíclico (estabilizadores fiscais). A metodologia requer a estimação de elasticidades para identificar a parte cíclica do saldo orçamentário do governo. Essa tarefa será realizada por um importante programa de seleção automática de modelos chamado Autometrics. Os resultados encontrados indicam que a política fiscal não tem atuado de maneira contra-cíclica após o estabelecimento do regime de metas de inflação. O que para o lado monetário é desfavorável, uma vez que aumenta o peso relativo do instrumento monetário (taxa de juros) quando o Banco Central objetiva reduzir as variações do hiato do produto.
2010
William de Abreu Pereira Thomas
Teste da hipótese de histerese nas importações brasileiras
O fenômeno de hysteresis, originalmente estudado pela física, foi utilizado em economia na área de comércio internacional a fim de formular um modelo teórico que explicasse as diferentes reações do mercado a variações da taxa de câmbio. O objetivo desse trabalho é dar continuidade a literatura sobre o assunto e testar a hipótese de histerese para o mercado de importações brasileiro.Fez-se o uso da metodologia de painel com valores limiares a fim de testar se essa hipótese é válida para esse mercado analisando a equação de demanda brasileira por importações. Chegamos a conclusão que existem indícios de histerese nesse mercado quando analisamos os dados desagregados para os diferentes países que fazem parte da pauta de importação brasileira.
2014
Daniel Vieira Guerreiro Rodrigues Peres
Uma análise da habilidade do professor - medida com base na Teoria de Resposta do Item - sobre o desempenho escolar do aluno
O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da habilidade do professor sobre o desempenho escolar de seus alunos. Muitos estudos não encontram um efeito significativo para o \'professor\' em regressões de desempenho escolar. Uma possível explicação pode estar na fragilidade das variáveis que têm sido utilizadas para medir qualidade do professor - nível de escolaridade e experiência. Este estudo utilizou como proxy para identificar o traço latente ou habilidade do professor com o ensino, as questões da Prova Brasil de 2007 a respeito das características produtivas (investimento em capital humano) dos professores e das práticas didáticas adotadas em sala de aula para estimular a aprendizagem dos alunos. Com base em tais variáveis e utilizando a teoria de reposta ao item, foram construídos dois índices de habilidade do professor: um primeiro relativo às características de capital humano dos professores e um segundo relativo às práticas didáticas. A análise mostrou que os itens em geral utilizados neste exercício são itens fáceis, ou seja, um professor não precisa ter habilidade muito alta para ter 50% de chance de acertar o item. Embora alguns itens tenham mostrado bom poder de discriminação para professores com baixa habilidade, o reduzido grau de dificuldade e baixo poder de discriminação para a maior parte deles, geraram indicadores com baixa variabilidade em termos da habilidade dos professores. Tais resultados por sua vez implicaram em baixa correlação dos escores de habilidade identificados tanto com o perfil do professor (sexo, idade, raça, etc) quanto com o desempenho escolar dos alunos.
Modelos macro-financeiros com o uso de fatores latentes do tipo Nelson-Siegel
Usar ativos financeiros para extrair as expectativas de mercado para algumas variáveis macroeconômicas é uma prática comum na literatura de Macro-Finanças. Nessa dissertação utilizamos títulos brasileiros para extrairmos as expectativas tanto do câmbio quanto da inflação com o uso de fatores latentes do tipo Nelson-Siegel. No primeiro capítulo desenvolvemos um modelo que tenta incorporar expectativas do mercado financeiro com os fundamentos macroeconômicos dessa variável. O modelo desenvolvido aqui difere dos modelos anteriores ao permitir volatilidades condicionais que parecem ser muito importantes no mercado cambial. Os resultados encontrados aqui indicam que os modelos com os fatores latentes e as variáveis macroeconômicas tem um poder de previsão melhor do que os modelos puramente macroeconômicos. Além disso, parece haver uma relação entre as variáveis macroeconômicas e a curva de diferencial de juros entre os países. Já no segundo capítulo utilizamos o diferencial entre rendimentos dos títulos reais e nominais usadas como preditores da inflação. O modelo aqui apresentado faz uma decomposição desse diferencial de juros, em prêmios de risco e inflação implícita usando um modelo paramétrico baseado em condições de não-arbitragem. As estimações da de inflação implícita do modelo se mostram estimadores não viesados da inflação futura para horizontes mais curtos e carregam informação para horizontes mais longos. Além disso, mostram resultados superiores que o uso somente do diferencial
2015
Lucas Argentieri Mariani
Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003
O presente trabalho propõe identificar os fatores que influenciam na rotatividade de professores no ensino fundamental e médio brasileiro. Para isso foram estimados modelos econométricos para verificar a probabilidade de uma turma ter mais de um professor durante o mesmo ano. Usamos como base de dados os microdados do SAEB/2003, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC). Verificamos que os professores de matemática e de língua português de diferentes séries respondem de forma diferente as variáveis analisadas. Por exemplo, um aumento na proporção de alunos brancos em 10 pontos percentuais está associado a uma diminuição de 1 ponto percentual na rotatividade, no caso de professores de 4ª série do ensino fundamental de Língua Portuguesa e Matemática. Por sua vez, professores de 4ª serie do ensino fundamental de ambas as disciplinas e para os de 8ª serie do ensino fundamental que lecionam Língua Portuguesa, trabalhar em escolas particulares reduz a probabilidade de rotatividade em 5 pontos percentuais. Por fim, a ocorrência de atentados à vida na escola aumenta rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental de Língua Portuguesa e a presença de armas que eleva em a rotatividade dos professores de 4ª serie do ensino fundamental das duas disciplinas. Para o 3º ano do ensino médio, a participação do professor no projeto pedagógico diminui a rotatividade.
Teste de histerese nas exportações brasileiras: uma abordagem de painel com efeitos de valores limiares
Desde que Markwald e Puga (2002) encontram relações assimétricas entre taxa de câmbio e quantidade de empresas exportadoras, diversos autores investigaram a presença de histerese nas exportações de produtos manufaturados brasileiros. Todavia, os testes utilizados limitaram-se à inferência sobre a hipótese de histerese, provendo pouca informação para análise de política. Este trabalho propõe uma metodologia para averiguar a teoria, baseada no modelo econométrico de painel com efeitos de valores limiares de Hansen (1999b); e segue uma linha de testes com predições teóricas, nos quais choques anormais na taxa de câmbio podem provocar mudanças de elasticidade-preço. O procedimento permite a interpretação direta dos coeficientes para análise de política, captando características de não-linearidade e assimetria. Aplicou-se o método em um modelo de demanda por exportações brasileiras, no período 1999-2010. A hipótese de histerese foi confirmada, sendo os principais resultados: (i) a elasticidade-renda é maior que a elasticidade-preço quando choques recentes no relativo de preços são menores que 5:2% ou maiores que 5:7%; e (ii) quedas absolutas ou relativas nos preços de exportação afetam mais as quantidades exportadas do que aumentos de magnitude semelhante. Tais fatores indicam uma alta competitividade no comércio internacional; e políticas que promovam reduções de custos e aumentos da produtividade são importantes na promoção das exportações.
2012
João Paulo Martins Terra Baroni
Essays in financial econometrics
This dissertation is composed by five self-contained papers on broad themes in financial econometrics. The first two papers are applications of stochastic volatility models with discontinuous jumps to cryptocurrencies. Third and fourth papers deal with strict local martingale theory, one is an investigation regarding the presence of price bubbles in Bitcoin and the other proposes an interpretation for observed systematic forecast errors in Brazilian foreign exchange markets. The fifth and final paper discusses the estimation of long memory stochastic volatility models using integrated nested Laplace approximations
2019
Pedro Luiz Paolino Chaim
Precificação de ativos via Machine Learning: uma extensão de métodos lineares esparsos
Neste trabalho utilizamos uma classe de modelos de não arbitragem e métodos de estimação baseados em ferramentas de Machine Learning para prever o prêmio de risco ao longo do tempo. A pesquisa inova em adicionar modelos de alta dimensão esparsos para precificação de ativos, como modelos de vetores autoregressivos esparsos, análise de componentes principais esparsos (SPCA), combinação de métodos de penalização como pré-seleção de variáveis e e outros modelos econométricos baseados em esparsidade. Também consideramos como extensão aos modelos existentes na literatura de alta de dimensão analisados na pesquisa correções nos estimadores de matrizes de covariância, adicionando estimadores considerando dependência de longo prazo. A base de dados utilizada consiste de 630 séries temporais relacionadas ao mercado Brasileiro, contendo variáveis macroeconômicas, setoriais e especificas dos ativos, divididas em quatro diferentes espaços de tempo (dia, mês, trimestre e ano). Como resultado principal foi desenvolvida uma estrutura a termo do prêmio de risco de um conjunto de ativos selecionados, chegando a encontrar um R2 para previsões de fora da amostra de aproximadamente 91% para o Índice IBOVESPA. Com objetivo de testar a capacidade de geração de alpha dos modelos desenvolvidos na pesquisa, foram desenvolvidas estratégias de Long-Short e Long-Only compostas pelos ativos analisados de 1 de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2017, apresentando índice de Sharpe de 3,030 e um retorno acumulado de 157,07% no período.
2020
Caio de Angelis Nascimento
Instabilidade financeira com (e sem) serviço sequencial
A teoria econômica mostra que instabilidade financeira é um problema que atinge as economias nos períodos de recessão causando desemprego, queda nos níveis de consumo e poupança, surgimento de corridas bancárias e, consequentemente, a redução do bemestar da sociedade. A literatura que estuda instabilidade financeira divide-se em duas vertentes as quais importantes referências nas áreas de estudo sem serviço sequencial e com serviço sequencial são Allen e Gale (2000) e Bertolai, Cavalcanti, e Monteiro (2016), respectivamente. A contribuição deste trabalho consiste em apresentar os modelos e principais resultados de Allen e Gale (2000) e Bertolai et al. (2016) como casos limites de um mesmo problema de escolha do sistema bancário ótimo para estabelecer, em seguida, resultados complementares à essas referências. A primeira contribuição, no ambiente em que não existe serviço sequencial, é propor uma nova forma de divisão do choque inesperado de liquidez no modelo de Allen e Gale (2000) de modo que esse mecanismo de cooperação no interbancário consiga evitar contágio e o colapso generalizado entre os bancos. Já no ambiente com serviço sequencial, uma segunda contribuição é estender Bertolai et al. (2016) ao estabelecer novos equilíbrios de corrida bancária, em que os três últimos depositantes de cada um dos bancos da economia não participam da corrida bancária.
2017
Matheus Anthony de Melo
O sistema de bonificação de São Paulo: uma análise do alcance e impacto do programa em seus cinco primeiros anos
Nos últimos anos diversos países, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, adotaram algum tipo de programa de incentivos professores, seja este financeiro (aumentos de salários permanentes ou temporários) ou no sentido de melhorar o ambiente de trabalho do professor. Seguindo esse exemplo, estados brasileiros adotaram o incentivo financeiro como tentativa de melhorar o desempenho dos alunos. Neste trabalho será analisado o programa de bonificação a professores do Estado de São Paulo implementado em dezembro de 2008, direcionado a professores e funcionários de escolas que atingem as metas pré-estabelecidas para cada ano. O objetivo do estudo é analisar o padrão de recebimento do bônus entre as escolas durante os cinco primeiros anos de vigência do programa (2009 a 2013) e verificar se o incentivo financeiro consegue produzir mudanças na rotina escolar a fim de melhorar o desempenho da escola como um todo. Em função do desenho do programa, para algumas escolas, a probabilidade de alcance da meta, em um determinado momento, é bastante alta, não requerendo dessas escolas um esforço de fato substantivo. Para outras, no entanto, o alcance da meta é de fato algo mais distante que requer mudança de comportamento. Assim, a ideia é comparar o desempenho das escolas paulistas no ambiente em que a política de bonificação exista e em um ambiente no qual esta não exista (ambiente contrafactual construído nesse trabalho) a fim de identificar o acréscimo ou decréscimo de esforço e desempenho que pode ser creditado ao incentivo gerado pela política. Através dessa análise pode-se mensurar quanto do desempenho efetivo das escolas advém de suas características socioeconômicas (e particularidades) e quanto é resultado da exposição à nova política. Com a análise realizada neste trabalho é possível concluir que a política gera pouco incentivo para que escolas com desempenho baixo ou intermediário atinjam as metas pré-definidas pela Secretaria de Estado de São Paulo. O que ocorre nos cinco anos analisados) é que escolas com alto desempenho e que realizam pouco ou nenhum esforço dada a política recebem o bônus na maioria dos anos.
2017
Laíz Barbosa de Carvalho
Desafios para o estabelecimento de uma relação de causalidade entre armas de fogo e criminalidade
Um aumento das ocorrências de tiroteios em massa em todo mundo, junto ao aumento da violência como um todo no Brasil, têm dividido lados quanto a eficácia de políticas de restrição a armas de fogo enquanto políticas de segurança pública. Este trabalho apresenta duas abordagens distintas para estimar o impacto da diminuição da prevalência de armas de fogo, induzidas pelo Estatuto do Desarmamento, sobre a taxa de homicídios do estado do Ceará, entre 2000 e 2007. Os resultados apresentados apontam para a existência de uma relação positiva ou nula entre armas de fogo e criminalidade, seguindo os principais resultados da literatura. Os resultados dos mínimos quadrados em dois estágios apontam para uma correlação positiva entre armas de fogo e criminalidade. Os resultados do System GMM apontam para uma baixo poder explicativo da variação de armas na taxa de homicídios do Ceará, sendo este resultado robusto a dois meios de tratar o problema de simultaneidade da relação entre armas e crimes
2019
Marcos Paulo Cambrainha da Costa
Evidências sobre curva ambiental de Kuznets e convergência das emissões
Nos últimos anos, os impactos da poluição no meio ambiente se tornou um tema de grande relevância, uma vez que níveis desmedidos de emissões têm sido responsáveis por alterações ambientais. Muitos autores se dedicaram a estudar a relação existente entre o crescimento econômico e a poluição. Destes estudos, surgiram duas abordagens distintas: Curva Ambiental de Kuznets e convergência das emissões. A Curva Ambiental de Kuznets postula a existência de uma relação no formato U invertido entre emissões e renda. Desta forma, à medida que renda alcança um certo nível, a taxa de crescimento das emissões se reduz. Já a convergência das emissões implica em uma taxa de crescimento equilibrado no longo prazo, o que leva ao estado estacionário das emissões. Neste contexto, Brock e Taylor (2010) desenvolveram um modelo alternativo que liga estas duas metodologias. O modelo presume que, quando as emissões convergem ao estado estacionário, implicitamente ocorre o movimento descrito pela Curva Ambiental de Kuznets. O objetivo deste trabalho é estimar os dois modelos separadamente com o intuito de verificar se os resultados apontam para uma mesma direção. As estimações da CAK foram sensíveis ao modelo escolhido. Quando se utiliza a renda e a renda ao quadrado como explicativas, os coeficientes estimados apontam para uma curva no formato U invertido, com ponto de inflexão de US$ 792.805,60. Já a estimação do modelo com as variáveis renda, renda ao quadrado e renda ao cubo apresentou uma curva no formato N, e o ponto de inflexão obtido foi de US$ 6.168,88. A estimação do modelo convergência proposto por Brock e Taylor (2010) apontou evidências que ocorre convergência condicional das emissões per capita, para a maioria das estimações realizadas.
2011
Ednilson Sebastião de Ávila
Custos de bem-estar da incerteza macroeconômica e estimação de parâmetros de preferência
Este trabalho está dividido em duas partes. A Parte I se dedica ao estudo do custo de bem-estar da incerteza macroeconômica a partir de preferências pouco exploradas ou mesmo inexploradas nessa área de pesquisa. O Capítulo 3 estima este custo a partir de uma função utilidade que permite a formação de hábito. Uma vez que este tipo de formulação gera maior desutilidade em mudanças no padrão de consumo, investigamos seu impacto sobre o custo de bem-estar da incerteza macroeconômica, que é estimado considerando-se ora que o consumo segue um processo tendência estacionário, ora um processo diferença estacionário. Os resultados apontam custos relativamente baixos em ambos os casos para uma grade de parâmetros. Adicionalmente, o custo tende a cair quanto maior a intensidade da formação de hábito nas preferências. O Capítulo 4 estima o custo de bem-estar da incerteza macroeconômica a partir de uma função utilidade que considera o consumo de bens não duráveis, duráveis e serviços de maneira separada. Como os bens duráveis possuem maior volatilidade nas diferentes etapas dos ciclos econômicos em relação aos demais tipos de bens, sua inclusão tem potencial para elevar o custo de bem-estar. Consideramos ora que o consumo dos três tipos de bens segue processos tendência estacionários, ora processos diferença estacionários. Os resultados mostram custos relativamente baixos para ambos os casos. Para algumas combinações de parâmetros, o custo cai com a inclusão de bens duráveis na função, o que provavelmente está relacionado à possibilidade de estocagem deste tipo de bem, atuando como uma forma de seguro para o agente representativo em períodos de crise. A Parte II tem por objetivo estimar os parâmetros estruturais de preferência de uma função utilidade que considera separadamente o consumo de bens não duráveis, duráveis e serviços. A função admite ainda a possibilidade de as preferências não serem homotéticas, uma vez que há um descolamento no consumo de bens duráveis em relação aos outros tipos de bens ao longo do tempo. Além disso, verificamos se a agregação entre não duráveis e serviços gera algum tipo de viés nas estimativas dos parâmetros estruturais. Os resultados apontam para a presença de não-homoteticidade tanto nos bens duráveis como nos serviços. Adicionalmente, verifica-se queda nas estimativas da elasticidade de substituição intertemporal quando os bens são incluídos separadamente na função utilidade.
2020
Gabriel Tamancoldi Couto
Essays on consumption predictability
This doctoral dissertation is composed of three self-contained essays that study the relationship between the aggregate consumption growth and the main macroeconomic variables investigated by the consumption literature. The first essay examines the predictability of the Brazilian aggregate consumption growth taking into account four factors: intertemporal substitution, rule-of-thumb behavior, liquidity constraints and habit formation. The results suggest that estimations are plagued by weak instruments, thus we use valid (robust) confidence intervals that suggest that income growth rate and/or credit growth rate are the relevant predictors. The second essay studies whether consumption responds symmetrically or asymmetrically to predictable income. Instead of finding evidence for myopia or liquidity constraints, the findings support the \"perverse asymmetry\" hypothesis raised by Shea (1995a). The third essay studies the consumption predictability in the US. Using structural break tests and robust confidence intervals to deal with the parameter stability and weak instruments, respectively, the results show evidence that the relevant predictability factors have changed over time.
O brilho das cidades: efeitos da urbanização sobre a pobreza rural no Brasil
As zonas rurais brasileiras permanecem com expressiva proporção de famílias em situação de pobreza extrema, 25% segundo o Censo Demográfico de 2010 (IBGE). Dentre os diversos fatores que podem afetar a pobreza rural, pesquisas recentes apontam que o crescimento urbano pode contribuir para esse processo a partir do fomento de novas oportunidades de trabalho e do aumento da demanda por produtos agrícolas. A urbanização está muito atrelada com o crescimento da economia local, de todo modo, o crescimento de centros altamente urbanizados pode interagir com o meio rural de maneira distinta quando comparado com a urbanização incipiente presente nas regiões mais periféricas dos grandes centros e nas cidades menores. Nesse contexto, estimou-se os efeitos da urbanização dos centros e das regiões incipientes no total de habitantes do campo com renda domiciliar per capita abaixo das linhas de pobreza. Utilizou-se como proxy da urbanização imagens de sensoriamento remoto de luminosidade noturna, que somados com dados de uso da terra e informações dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 compuseram a base de dados do estudo. No tocante a metodologia, utilizou-se um modelo de Variáveis Instrumentais com Erros Espaciais para endereçar a questão da endogeneidade entre pobreza e luminosidade, e a persistência dos resíduos espacialmente correlacionados. Os instrumentos foram construídos a partir do Programa Luz Para Todos e as questões topográficas do país, os resultados apontam que o avanço da urbanização incipiente acompanha a diminuição da pobreza rural, permanecendo negativo e significante em todas as especificações com instrumentos, enquanto que o avanço dos centros altamente urbanizados apresenta o efeito contrário, no sentido de aumentar o total de habitantes em situação de pobreza rural na região.
O papel da repetência escolar sobre variáveis de fluxo: uma análise sobre o abandono escolar e chegada ao Ensino Médio
Este trabalho tem como proposta geral contribuir e ampliar os estudos na área de Educação, mais precisamente no tratamento do fluxo escolar, através da análise de duas variáveis: abandono escolar e chegada ao Ensino Médio. O objetivo central é estimar as influências da variável de repetência escolar sobre essas variáveis de fluxo escolar, investigando ainda se os comportamentos de tais efeitos se distinguem entre as séries escolares e quais outras características poderiam contribuir para atenuar os efeitos da repetência, ou seja, quais variáveis atuariam como possíveis fatores protetivos. Duas principais motivações servem de justificativa para a elaboração do presente trabalho: os índices educacionais inferiores do Brasil em comparação com os demais países (inclusive nações com realidade econômica semelhante à realidade brasileira) e a não melhoria dos indicadores de fluxo, mesmo ocorrendo o aumento de incentivos e investimentos para a educação, que permearam a trajetória do país nas últimas décadas. Para se chegar aos resultados pretendidos, foi utilizada uma coorte de alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do município de Sertãozinho-SP. Como as variáveis de fluxo são dicotômicas, uma metodologia de modelos binários (Probit Simples) foi proposta para atingir os objetivos. Os resultados obtidos na relação entre repetência escolar e probabilidade de se atingir o Ensino Médio mostram-se estatisticamente significantes em boa parte das especificações do modelo geral (sem distinções por séries escolares) e dos modelos separadamente para cada série escolar. Para o modelo geral e do 5º ano do Ensino Fundamental, os atributos que atuam como fatores protetivos são, de forma geral, habilidade em Matemática, escolaridade da mãe, gênero e domínio socioemocional de conscienciosidade. Uma configuração distinta dos fatores protetivos é vista para o 6º ano do Ensino Fundamental, com relevância maior dada à habilidade em Português, escolaridade da mãe e domínio socioemocional de abertura ao novo. Contudo, a significância estatística não é encontrada na relação entre repetência e abandono escolar para a amostra de alunos de Sertãozinho em nenhum dos modelos. Conforme exposto detalhadamente no trabalho, alguns fatores poderiam explicar esse fenômeno, tais como a baixa variabilidade na variável de abandono escolar, idade, série escolar, além de características e peculiaridades dos índices educacionais do município