Repositório RCAAP

Os métodos de abordagem em planejamento familiar: revisão bibliográfica

Este trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica, que objetivou sistematizar os métodos de abordagem em Planejamento Familiar (PF) desenvolvidos por profissionais que atuam na atenção primária à saúde. A revisão sobre o tema foi iniciada com a leitura de 50 artigos e abordada a partir do estudo de 22 artigos científicos publicados no período de 2000 a 2011, disponíveis na base bibliográfica Scientic Eletronic Library Online (SciELO) base brasileira, três monografias, documentos normativos oficiais, cadernos do Ministério da Saúde (MS). Além disso, para atingir os objetivos propostos, foram selecionados dentre os vinte e dois trabalhados, nove artigos científicos, e a partir da leitura desse material, foram incluídos na discussão outros estudos referenciados pelos autores selecionados. Os resultados foram sintetizados em quatro grandes aspectos: conceito de planejamento familiar, aspectos históricos do planejamento familiar, as políticas de apoio ao planejamento familiar e os métodos de abordagem em planejamento familiar no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta revisão de literatura possibilitou a sistematização dos principais métodos de abordagem que devem ser considerados no planejamento das ações em saúde destinadas ao planejamento reprodutivo no âmbito da atenção básica à saúde e da ESF. Certificou-se que os métodos de abordagem em PF pelos profissionais de saúde são trabalhados com várias dificuldades, por falta de sistematização da equipe, o que afeta o atendimento prestado à população. Os fatores que interferem na excelência dos métodos de abordagem são: informação e Métodos Anticoncepcionais (MACs) insuficientes, quantidade e qualidade escassas de profissionais, ausência de capacitação e/ou educação permanente destinadas aos profissionais, falta de matérias de apoio e espaço físico adequado, ausência de trabalho em equipe e ações voltadas para o atendimento individual em prol do coletivo. Concluiu-se que a assistência ao PF está distante de um patamar satisfatório, pois as ações, quando existentes, são realizadas de forma isoladas, com pouco interesse da equipe multiprofissional, e longe do enfoque destinado a outras ações que também fazem parte do atendimento prestado na atenção primária à saúde.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Laissa Carolina Almeida Dias

Avaliação dos Efeitos do Ativador da Enzima Conversora de Angiotensina 2 (DIZE) na Pressão Arterial de ratos

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Marilda Luz de Andrade De Maria

Detecção de vídeos não-colaborativos com base no conteúdo visual em redes sociais para compartilhamento de vídeo

A atuação conjunta desses dois fatores, avanço da tecnologia de geração de vídeo digital e advento das redes sociais virtuais, permitiu a criação de uma nova forma de interação entre as pessoas, as Redes Sociais para Compartilhamento de Vídeo Digital. Novos canais de comunicação, criados a partir da Internet, trouxeram a necessidade de busca e tratamento da informação em níveis nunca antes imagináveis. Essas necessidades, contudo, ainda estão longe de ser atendidas, sobretudo quando nos focamos no vídeo digital. Os usuários anseiam por instrumentos que venham à auxiliá-los na recuperação e manipulação do vídeo que sejam tão eficientes e eficazes quanto os disponíveis para a informação textual. Este trabalho se insere nesse contexto, apresentando uma alternativa para avançar o estado da arte em classificação e recuperação semântica de vídeos digitais, considerando o seu conteúdo visual. É adotada a extração automática de descritores espaço-temporais altamente discriminantes e são empregadas técnicas de aprendizagem de máquina, capazes de prover a generalização necessária para a busca de categorias complexas. O cenário de aplicação adotado é atuação na identificação de vídeos com conteúdo não-colaborativo em vídeos postados em uma rede social virtual para compartilhamento de vídeo digital.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Antonio da Luz Junior

Problemas elípticos quasilineares com singularidades cilíndricas e múltiplas não lineatidades críticas

Neste trabalho estudamos a existência de soluções não negativas para uma classe de problemas elípticos quasilineares com singularidades cilíndricas e múltiplas não linearidades críticas.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Weler Walace dos Santos

O livro indígena e suas múltiplas grafias

Desde o final dos anos 70, vários livros de autoria indígena estão sendo produzidos e publicados no Brasil. A partir de um levantamento inédito destes livros, e também da experiência junto a alguns povos na produção deles, busca-se compreender, ainda que parcialmente, a história dos povos indígenas em suas relações com a escrita e com a produção de livros, explicitando o contexto de produção e recepção destas obras. Estes livros também partilham de um trabalho gráfico-textual bastante característico, através do qual é possível perceber como as literaturas indígenas estão se traduzindo ao registro impresso. Para pensar este processo de tradução, que é a base de todo produto editorial que parte de literaturas orais, o livro indígena é abordado em duas dimensões não dicotômicas: uma, que é o texto, a mensagem e a língua em que é transmitido; e outra, que é o livro como objeto físico, seu projeto gráfico: o formato, as cores, os desenhos e outras grafias que compõem a página. Esta abordagem busca perceber elementos que indicam o tratamento que se tem dado ao texto a fim de se manter a oralidade, a historicidade e a cultura no registro impresso

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Amanda Machado Alves de Lima

Development of heterogeneous catalysts based on porous silica material and lanthanide ions for the hydrolysis of phopsphodiesters

A sílica é abundante e estruturalmente maleável para inúmeras aplicações. Neste trabalho, aplicamos a sílica mesoporosa e suas formas funcionalizadas como catalisadores na hidrólise da ligação fosfodiéster. Materiais híbridos foram obtidos por pós-funcionalização com grupos carboxila e amina, que eram pontos de ancoragem para íons lantanídeos (III). Os materiais foram caracterizados em relação a composição, a morfologia e propriedades usando espectroscopia de infravermelho, Análise termogravimétrica (TGA), calorimetria diferencial de varredura (DSC), análise elementar, a fluorescência total-reflexão de raios-X (TXRF), adsorção de nitrogênio, de e a microscopias electrónicas de transmissão e de varredura, Difração de raios X (XRD) e potencial zeta. A funcionalização e coordenação foram eficazes, e o material híbrido manteve a estrutura mesoporosa com pequena redução da área superficial. A sílica organometálica é um catalisador heterogêneo eficaz para a hidrólise de um modelo de fosfodiéster bis(2,4-dinitrofenil) fosfato a diferentes pH e 25 ° C. No primeiro uso, as eficiências catalíticas obtidas estão entre 10 a 50 vezes em relação à hidrólise não catalisada. Todos os materiais apresentaram maior atividade catalítica quando reutilizados em sua forma hidratada, efeito causado por alterações estruturais na superfície da sílica. A reuso de PSiM-NH2La em condições hidratadas em pH 8,1 segue um perfil de primeira ordem com uma constante kobs = 8,4 x 10-3 min-1, o que corresponde a uma eficiência catalítica de cerca de 600 vezes. Observamos que a hidratação (e o método de hidratação) da superfície é fundamental para as propriedades catalíticas do material. A hidrólise completa não segue duas cinéticas de primeira ordem consecutivas simples, e desenvolvemos um modelo que leva em conta o modelo cinético de Avrami, que descreve como os sólidos de se converte de uma fase (estado da matéria) para outra a uma temperatura constante. A mudança de fase foi caracterizada por difração de raios-X em pó, adsorção de nitrogênio, microscopia electrónica de transmissão, potencial zeta, ressonância magnética nuclear de silício no estado sólido. A importância da natureza da funcionalização (carboxila e amino) foi avaliada em diferentes pH mostrando que a hidrólise de BDNPP é realizada por caminhos diferentes, mas com uma eficiência catalítica semelhante. 

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Carlos Alberto Amaya Vargas

Avaliação termo-hidráulica experimental de grades espaçadoras comerciais para reatores PWR e de protótipo fabricado por impressora 3D

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Higor Fabiano Pereira de Castro

Criação de um programa preventivo-educativo em uma escola de Educação Básica de Campo Alegre - Alagoas

No município de Campo Alegre-AL são realizadas, através do Programa Saúde na Escola(PSE), atividades educativas a cada seis meses, com escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de escova e dentifrício em todas as escolas do município. Porém, observa-se nos alunos um alto índice de cárie, necessidade de tratamento curativo e recidiva desse processo infeccioso, após seis meses do final do tratamento. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da criação de um programa preventivo-educativo que visou à redução do índice de cárie nos escolares da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, a qual possui um consultório odontológico em sua estrutura. Através do método de planejamento estratégico situacional foi realizado um plano de ação visando à integração entre professores, Unidade Básica de Saúde (UBS), alunos e familiares nas atividades educativas em saúde bucal. O plano de ação foi dividido em seis etapas, as quais incluíram: atividade educativa com instruções e orientações para professores e familiares; distribuição de kits de higiene oral; implantação do momento de escovação na própria escola; fornecimento de material para professores realizarem atividades sobre higiene bucal durante as aulas; tratamento odontológico e reavaliação dental após seis meses. Foram avaliados e reavaliados, durante oito meses, 255 alunos. Os resultados obtidos foram: familiares mais atentos e instruídos, alunos mais conscientes, funcionários da escola e UBS mais integrados nas atividades de higienização bucal e redução na recidiva de cárie nos alunos. Acredita-se que em longo prazo ocorra grande redução dos índices de cárie nessa escola e esse plano de intervenção possa ser aplicado em todas as escolas do município de Campo Alegre-AL. Esse plano de intervenção obteve financiamento através da Prefeitura Municipal de Campo Alegre-AL, através do Programa Saúde na Escola.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Ana Luiza Costa Silva de Omena

Políticas urbanas: a encriptação do direito e a desencriptação pela aplicação da ideologia constitucional adotada

O artigo pretende discutir a ausência da efetividade qualitativa das políticas urbanas brasileiras baseadas no artigo 182 da CF/88 e nos instrumentos presentes na Lei nº 10.257/2001. Como hipóteses propõem-se: (i)que esta ausência se dá em decorrência da encriptação de poder pelo direito que operacionaliza o planejamento urbano em simulacro democrático; (ii)que a leitura jurídica com base na ideologia constitucional adotada é capaz de desencriptar o direito e possibilitar a re-apropriação democrática do planejamento urbano brasileiro. A pesquisa é documental apoiada na doutrina e na legislação pertinente, tendo como principais referenciais teóricos Sanín Restrepo e Washington Peluso Albino de Souza.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Giovani Clark Bruno Fernandes Magalhães Pinheiro de Lima

O tácito como conhecimento e seu modo de uso no labirinto organizacional contemporâneo

Estudo etnográfico compreendendo imersão numa organização de médio porte, com sede em Minas Gerais, da área de Tecnologia da Informação, buscando identificar distinções relacionadas ao conhecimento tácito e seu uso no contexto de trabalho. A pesquisa realizada buscou colher dados, formular teorias provisórias, criando novos significados, explorando as tensões entre o conhecimento individual e grupal, entre a intuição, senso comum e o aprendizado organizacional, questões inscritas na área da Ciência da Informação, no que diz respeito à arena de criar significados internos nas organizações, a partir de informações várias, do ambiente interno e externo. A Pesquisa envolveu análise de documentos, entrevistas e observação de campo, numa perspectiva de triangulação metodológica. Inicialmente, buscouse compreender o ambiente em que o conhecimento tácito se manifestava da maneira como ele é nomeado em documentos, depois pela maneira como os próprios participantes daquele ambiente vêem seu cotidiano, descrevem-no, orientam-se nele para realizar as suas atividades diárias, caracterizadas como práticas. O uso do método etnográfico exigiu que o observador no campo procurasse se orientar através daquilo que vai apreendendo nos contatos, conversas e vivências e, a partir daí, criar categorias que seriam reconhecíveis e aceitáveis para aqueles nativos do lugar, em vez de utilizar conceituações e categorias preestabelecidas, criadas em outros ambientes artificiais. Da análise dos documentos, surgiram categorias relativas às práticas, às normas, aos significados da empresa. Essas categorias foram consideradas como settings ou como loci, nos quais o conhecimento tácito reside: 1) Uniqueness/singularidade; 2) Modelo de Negócio; 3) Ciclos/história da empresa; 4) Curtição, alegria,diversão; 5) Hierarquia e do lucro; 6) Aprendizado e formas de compartilhamento. A categorias foram consideradas como pertencentes a distintos pólos de conhecimento, os três primeiros de natureza interna ao negócio, conclusão que leva ao cerne de pesquisas recentes feitas em administração estratégica, na chamada Visão da Empresa Baseada no Conhecimento, que considera o conhecimento como o principal ativo estratégico de uma organização. E os três últimos ligados a externalidades, que favorecem mais do que fundam a existência do negócio e se inscrevem na discussão sobre políticas de RH, ligadas ao contexto capacitante. Essas categorias, ao confrontadas, são vivenciadas na empresa como antagônicas, proposições que chegam a conclusões opostas, entre as quais a empresa deve fazer escolhas. Numa perspectiva compreensiva, percebemos a tendência de resolução desses aparentes dilemas, como se representassem um problema e, portanto, fossem passíveis de uma solução final. O paradigma mecanicista impede, muitas vezes, o tensionamento e a conciliação entre controle e liberdade, estabilidade e mudança, coesão e diversidade, comuns nas organizações contemporâneas e encontradas na empresa pesquisada. A opção por vezes exagerada pelo registro, pelas regras, leva à asfixia e empobrecimento do conhecimento tácitoexistente. No entanto, há conciliações possíveis no estímulo e cultivo das comunidades de prática e ainda no uso ampliado de linguagens hipertextual, tal como a encontrada na wikipedia, soluções que remetem ao conceito de complexidade e que fogem de visões contemporâneas simplificadoras.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Maria Lucia Goulart Dourado

Minichromosome maintenance protein (MCM)-7 e a sua correlação com o papilomavírus humano na patogênese do câncer do colo do útero

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:45:59Z

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Larissa Rodrigues Peixoto

Las políticas públicas sobre el trabajo docente en Chile: análisis de la configuración estatal de la docencia durante la dictadura militar (1973-1990)

Esta pesquisa situa-se na área de estudos da História da Educação, mais especificamente, História do Trabalho Docente e História das Políticas Públicas Educacionais. O seu objetivo geral é analisar a Política Pública Educacional referida ao Trabalho Docente construída pela Ditadura Militar no Chile (1973-1990). As hipóteses que guiam a pesquisa são: a) a Ditadura Militar prestou uma especial atenção ao sistema educacional e ao Trabalho Docente através da elaboração de regulações que modificaram aos mesmos; b) essas regulações foram desenvolvidas por diferentes atores da Ditadura Militar, que tinham diferentes perspectivas teórico/políticas e compartilhavam o objetivo de transformar o existente; c) o Trabalho Docente foi afetado pela violência política por meio de estratégias de vigilância e perseguição especialmente desenhadas pela Ditadura Militar para o professorado; d) A Política Pública Educacional da Ditadura Militar relacionada ao Trabalho Docente projeta-se com força e claridade para o presente. Para explorar estas hipóteses apoiou-se em contribuições teóricas de Antonio Gramsci e Edward Palmer Thompson, as que facilitaram o exercício de levar a cabo um trabalho de interrogação de diferentes fontes. Dentro destas privilegio-se a análise da legislação e relatórios de direitos humanos, fontes que facilitaram a identificação e analise duma serie de Políticas Públicas Educacionais e Políticas Públicas Educacionais não públicas voltadas para o Trabalho Docente. Os resultados desta pesquisa confirmam as hipóteses propostas no início, adicionando o seguinte: a) a Ditadura Militar atingiu seu objetivo de transformar o Trabalho Docente, diminuindo o seu valor e mudando a relação entre aquele e o Estado; b) existiram diferenças profundas entre membros da Ditadura Militar em relação à orientação da Política Econômica e a Política Pública Educacional executada pelo Regime; c) a Ditadura Militar desenhou e executou um complexo sistema de vigilância e repressão orientado para o Trabalho Docente e outros membros do sistema educacional, isto, com significativa participação de diferentes atores das mesmas comunidades educativas e de funcionários públicos do sistema de administração da educação; d) a Ditadura Militar utilizou diferentes Políticas Públicas Educacionais como ferramentas para a realização de tarefas de perseguição e repressão a professores; e) as Políticas Públicas Educacionais da Ditadura Militar, e suas heranças, mostram uma surpreendente capacidade de sobrevivência no presente do sistema educacional, demonstrando uma profunda incapacidade das instituições democráticas chilenas para rever e reavaliar parte importante do seu legado autoritário.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Felipe Andres Zurita Garrido

Características do Conselho de Administração e análise do desempenho em cooperativas de créditos

A Resolução CMN 4.434/2015, Art. 27, caput e §1, estabeleceu, dentre outras coisas, que as cooperativas de crédito clássicas que detiverem média dos ativos totais nos três últimos exercícios sociais, igual ou superior a R$50.000.000 (cinquenta milhões de reais), e as cooperativas de crédito plenas devem adotar estrutura administrativa integrada por conselho de administração e por diretoria executiva a ele subordinada, sendo vedado o exercício simultâneo de cargos no conselho de administração e na diretoria, devendo implementar essa estrutura na primeira eleição de administradores, realizada a partir de 2017. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo geral analisar se nas cooperativas de crédito brasileiras existe dualidade entre o cargo de presidente da cooperativa e de presidente do conselho de administração e qual a relação desta estrutura de governança com o desempenho financeiro dessas cooperativas em 2015. Para esta investigação, primeiramente realizou-se uma análise para classificar as cooperativas da amostra como DUAL (presidente da cooperativa é também presidente do conselho de administração) e CMC (presidente da cooperativa é membro não presidente do conselho de administração). Separou-se as variáveis DUAL e CMC em duas bases de dados. Umas (DUAL) com as 65 cooperativas mais 13 totalmente independentes e outra (CMC) com as 65 cooperativas mais 13 totalmente independentes, totalizando 78 observações em cada base de dados, permitindo assim que fosse feita a comparação. Posteriormente, verificou-se o impacto da dualidade no desempenho das cooperativas de crédito, por meio de modelos de regressão linear múltipla do tipo seção transversal através do método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Para cada variável dependente (ROE Retorno sobre patrimônio liquido, ROA Retorno sobre o ativo, ROI Retorno sobre o investimento, CPLA Crescimento do patrimônio líquido e MB Margem Bruta) foi estimado quatro modelos. Dois modelos, com e sem outliers para variável independente DUAL e dois modelos com e sem outliers para variável CMC, totalizando 20 modelos. Em nenhum dos modelos estimados encontrou-se significância estatística que permitisse afirmar que a dualidade do conselho de administração afeta positivamente ou negativamente o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras em 2015. Destaca-se que entender se dualidade afeta o desempenho antes da vigência da supracitada resolução, auxilia no processo de elaboração de políticas regulatórias que podem ter efeito sobre as cooperativas. No entanto, não obteve-se significância estatística para fundamentar algum direcionamento aos órgãos reguladores das cooperativas de crédito. De todo modo, este estudo contribui para a discussão da estrutura de governança adotada pelas cooperativas de créditos brasileiras, no ano de 2015.

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2022-12-06T15:45:59Z

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Gustavo Henrique de Lima

Atenuação de ruído de impacto em pisos de edificações de pavimentos múltiplos

No Brasil e em diversos países, o desenvolvimento de sistemas construtivos para proporcionar conforto acústico em edificações tem sido uma constante preocupação para a melhoria da qualidade de vida nos dias de hoje. O incômodo provocado por ruído de impacto em pisos de edificações de andares múltiplos, devido à queda de objetos epessoas caminhando, pode ser atenuado a partir da elaboração de projeto e detalhamento do piso. Nesta pesquisa, estudaram-se princípios básicos de acústica de edificações e seus sistemas de controle de ruído com vistas a subsidiar o projeto de pisos emedificações. Nesse contexto, foi realizado levantamento das normas e critérios utilizados para classificar condições de conforto, o que embasou a realização de estudos experimentais de ruído de impacto em pisos de edificações de múltiplos pavimentos.Foram efetuados 16 ensaios em conformidade com as normas ISO 140-7:1998, como estudos de casos, para determinar as propriedades acústicas de isolação de ruído de impacto em sistemas de pisos flutuantes. A análise e interpretação dos resultados experimentais mostraram que todas as configurações de pisos flutuantes ensaiados em conformidade com a ISO 140-7:1998, estão de acordo com os valores de referência recomendados pela FHA. Também foram realizados estudos de casos utilizando procedimentos de ensaios simplificados em 32 sistemas de pisos flutuantes reduzidos. A comparação dos resultados obtidos entre os ensaios simplificados e os ensaios realizados de acordo com as normas ISO 140-7:1998, identifica diversos aspectos referentes à equivalência entre estes ensaios, tanto no aspecto global quanto no espectral. Verificou-se que os valores globais encontrados nos ensaios simplificados foram similares aos dos pisos flutuantes realizados de acordo com a norma ISO 140-7:1998, e que os valores espectrais apresentaram inúmeras divergências. Neste trabalho também foram efetuadas comparações entre critérios de isolação de impacto de pisos estabelecidos nas normas brasileiras e os recomendados pela FHA (EUA), à luz dos resultados obtidos nos ensaios de pisos flutuantes. Constatou-se que os critérios estabelecidos pela ABNT NBR 15575-3: 2008 estão bem menos restritivos que os critérios recomendados pela FHA. Ressalta-se também, que os critérios da NBR 15575-3: 2008 estão exigindo desempenho de isolação de ruído de impacto de pisos bem inferiores aos sistemas construtivos atualmente praticados no país.

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2022-12-06T15:45:59Z

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Rafaela Ferraz

A influência dos usuários sobre os sistemas de iluminação natural e artificial: estudo de caso de salas da Escola de Arquitetura da UFMG

No Brasil, houve um aumento dos instrumentos criados para avaliação e melhoria no desempenho das edificações, como é o caso das certificações. Apesar destes avanços, sabe-se pouco acerca das condições pós-ocupação destas edificações e dados ressaltam que opotencial de economia de energia de edifícios etiquetados não garante sua economia efetiva, em função de falhas de projetos e da maneira como o edifício é utilizado. Por sua disposição ou não em usar os controles disponíveis, alguns autores classificam os usuários em ativos ou passivos. Desse modo, a presente pesquisa visou de maneira interdisciplinar, através de metodologias de análise comportamental do design e de estudos da arquitetura avaliar o comportamento de usuários quanto ao acionamento dos sistemas de iluminação e de controle da incidência solar. Para tal foram usados como estudo de caso salas de aula e laboratórios da Escola de Arquitetura da UFMG. O objetivo geral foi analisar como funciona um ciclo de influências: de que maneira os usuários influenciam o consumo de energia e o conforto dasedificações no que diz respeito ao uso destes sistemas e de que maneira as edificações e estes sistemas influenciam o comportamento dos usuários. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico das salas para verificação das condições de iluminação natural, artificial e de insolação. Para análise do comportamento dos usuários foram feitas observações in loco, que avaliaram barreiras e potencialidades, e a partir destas avaliações foram propostas a divisão dos circuitos de iluminação; a alteração de interruptores; a substituição de cortinas e a instalação de cartazes com informações acerca dos sistemas. As observações buscaram ainda verificar as diferenças de comportamento entre grandes grupos de indivíduos nas salas de aula e pequenos grupos nos laboratórios. Concluiu-se que os primeiros tem comportamento de usuários, enquanto os segundos se comportam como moradores,conforme definição de Hertzberger (2010). Verificou-se que existe uma hierarquia no uso dos sistemas nas salas de aula, sendo os professores os principais autores das alterações nestas. Concluiu-se que os sistemas, em geral, não atendem às expectativas dos usuários que, em diversos momentos, têm dificuldades quanto ao seu uso. Verificou-se que, embora tenham proporcionado alguns benefícios, a maior parte das alterações nos sistemas não gerou os resultados esperados. Verificou-se ainda que os usuários tendem a atuar nos sistemas apenas quando estão incomodados, portanto os ambientes mais eficientes são aqueles que menos exigem que os usuários atuem sobre eles. Desse modo, a principal contribuição deste trabalho foi identificar que o desempenho das edificações é consequência direta da maneira como elas são projetadas e, consequentemente entendidas por seus usuários.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Camila Campos Goncalves

A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar

A interdisciplinaridade vem sendo apontada, na literatura da Ciência da Informação, como um dos seus principais fundamentos. Por outro lado, parte da literatura sinaliza a insuficiência de estudos desenvolvidos nessa área, principalmente, aqueles que abordem as questões teóricometodológicas e as condições de produção que a sustentam. Assim, a presente pesquisa buscou analisar os efeitos de sentido da epistemologia interdisciplinar e suas respectivas implicações no processo de consolidação do campo disciplinar da Ciência da Informação. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: exploratória e focalizada. A primeira buscou o mapeamento da produção sobre a integração disciplinar (inter, multi, pluri e transdisciplinar) nos periódicos brasileiros Ciência da Informação, Data Grama Zero Revista de Ciência da Informação, Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Informação e Sociedade: Estudos, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação, no período de 1990 a 2008. A segunda, por sua vez, objetivou a construçãodo objeto do discurso e do processo discursivo da integração disciplinar na Ciência da Informação. Na primeira fase, foram mapeados 2083 (dois mil e oitenta e três) artigos, dentre estes, 699 (seiscentos e noventa e nove) veiculam o discurso da integração disciplinar. Essesartigos foram pré-analisados e organizados segundo três categorias: periódico, autoria e eixo temático; sendo que as duas últimas se restringiram àqueles que veiculam o discurso da integração disciplinar. Os indicadores construídos a partir desse mapeamento se constituíramem critérios para a definição do domínio analítico da segunda fase. Os artigos para análise na segunda fase foram selecionados segundo a correlação entre os indicadores de temática e de autoria. O corpus analítico da segunda fase foi formado por artigos que se encontram naintercessão entre os maiores índices de produtividade de autor (7 a 14 artigos) e dos eixos temáticos (Aspectos Teóricos e Gerais da Ciência da Informação; Formação Profissional e Mercado de Trabalho; e Comunicação, Divulgação e Produção Editorial), perfazendo um total de 100 artigos. Além daqueles indicadores, a pesquisa focalizada foi centrada nesses eixos temáticos em função da sua vinculação com a formalização do campo científico da Ciência de Informação. Desse conjunto, foram extraídas as sequências discursivas (SD) que foram objeto de análise e discussão, segundo alguns dispositivos teórico-analíticos da escola francesa Análise do Discurso, representada por Michel Pêcheux. Os resultados da pesquisa exploratória indicam que a produção sobre integração disciplinar na Ciência da Informação seencontra dispersa em periódicos, autores e eixos temáticos. Os resultados da fase focalizada evidenciam que o discurso da integração disciplinar, na Ciência da Informação, tem como vetor a interdisciplinaridade e é permeado por mais de uma formação discursiva, mas se encontra ancorado num discurso dominante, que tem por base as determinações do modo de desenvolvimento informacional. Esse discurso utiliza de estratégias discursivas lógicopráticas, apelando para os aspectos naturais, substanciais e gerais da interdisciplinaridade, que apagam a diversidade e mascaram seu posicionamento ideológico. A interdisciplinaridade é colocada em um espaço logicamente estabilizado, desconsiderando as tensões, disputas e negociações que existem no campo de lutas e forças que as constituem, apagando toda a carga de determinações sociais, políticas, econômicas e histórico-ideológicas. Considera-se que a fragilidade nos processos de integração disciplinar se constitui em entrave ao processo de consolidação epistemológica da Ciência da Informação, uma vez que esta se disciplina em torno de um jogo subversivo da tecnociência em detrimento de seu campo epistemológico.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Edivanio Duarte de Souza

Processos e camadas da música em rede

Esta dissertação verifica a utilização da computação musical e das tecnologias de redes de Internet, como meio ambiente para o desenvolvimento de sistemas de composição interativa e distribuída geograficamente. A abordagem escolhida engloba o levantamento de informações acerca da multiplicidade das tarefas existentes na produção e performance de música em rede, em uma tentativa de oferecer um conhecimento abrangente e proporcionando autonomia aos participantes. A Arte Telemática, em geral, habita por sua própria natureza campos interdisciplinares. Neste trabalho são discutidas tanto as diferentes abordagens, classificações e conceitos quanto às demandas e funções em uma apresentação de Música em Rede, a fim de proporcionar uma base teórica para a chamada Música Telemática. Destacamos ainda as ferramentas tecnológicas envolvendo roteamento de áudio via rede, transmissão de vídeo e monitoramento das conexões na rede de Internet. Esta pesquisa aponta que ao assumir os entraves/recursos do meio ambiente telemático nos deparamos com uma situação emergente para o pensamento composicional e criativo em música onde, as tradicionais relações entre músicos, espaço, compositor, interprete e público é tensionada.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Felipe André Florentino Silva

A redenção pela narrativa: lineamentos sobre a configuração e a importância das narrativas para elaboração de um passado traumático à luz da obra de Gabriel García Márquez e dos pensamentos de Paul Ricoeur

A presente dissertação buscou investigar a importância dos diversos tipos de narrativas para a efetivação do direito à memória, principalmente no que se refere ao contexto histórico e político do Estado Brasileiro e o seu passado recente de ditadura militar, entre os anos de 1964 a 1985. As narrativas do escritor colombiano Gabriel García Márquez e as teorias do tempo narrado e da política da justa memória de Paul Ricoeur permeiam todas as discussões apresentadas. A concordância intrínseca à narrativa é apresentada por Ricoeur como a solução poética para a discordância do tempo. No percurso de análise da configuração narrativa, aborda-se questões como os referenciais de ficção e de verdade, sua relação íntima com o tempo e com os mecanismos da memória e do esquecimento. Por intermédio da narrativa, o tempo é apreendido e refigurado, permitindo a transformação da identidade substancial (idem) em identidade narrativa (ipse). Narrar é uma necessidade transcultural, que permite enganar a morte e deixar um rastro para as futuras gerações, mas que pode ser impedida por meios como a censura ou a tortura. Além disso, a fragilidade da memória coletiva, por ser permeada pela imaginação, está ligada à fragilidade da identidade, que possui uma relação complexa com o tempo, o que possibilita a manipulação e o abuso da memória e do esquecimento por detentores do poder. A reconstrução do passado é complexa, porque este não existe mais e, por isso, esse processo é permeado por imaginação, fragmentos de memória e seletividade. Apesar de ser imutável, o passado é passível de ser reinterpretado a partir do que Ricoeur chama de trabalho de lembrança. O relatório final da Comissão Nacional da Verdade tenta, de forma institucional, criar uma nova narrativa histórica e transacional sobre o período conturbado da ditadura militar no Brasil. Narrar esse passado é um processo difícil, mas necessário para as vítimas que foram caladas e para a sociedade brasileira que precisa elaborar esse período traumático para seguir em frente. O percurso de reconstituição do passado é trabalhoso e inacabado, pois sempre são possíveis novas narrativas e interpretações.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

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Flávia Marcelle Torres Ferreira de Morais

As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Esta pesquisa investiga as condições sociais de produção do processo de reestruturação das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implementado após a publicação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, fundamentadas pelas Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. A problemática de pesquisa consistiu em investigar o referido processo a partir do seu contexto social de produção, fundamentado sob a perspectiva da sociologia dos campos simbólicos de Pierre Bourdieu. O campo universitário da UFOP foi analisado com base na obra de Bourdieu e, principalmente, no livro Homo academicus, por meio do qual a universidade é entendida como um espaço social de constantes disputas por posições e poderes. Para esta pesquisa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. O processo de reestruturação das Licenciaturas foi concebido como um jogo, mostrando que a formação docente tornou-se o principal objeto de disputa entre três grupos distintos: a Pró-Reitoria de Graduação (a PROGRAD), o Departamento de Educação (o DEEDU) e o grupo de sete Licenciaturas. Nesse jogo, há manifestação do habitus e das lutas concorrenciais entre os jogadores que exercem poder simbólico sob a forma de poder universitário, concorrendo principalmente pela posse de dois tipos de capitais: o capital específico que é a concepção de formação docente em disputa e o capital universitário que garante melhores posições e mais poderes simbólicos nesse contexto.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

Creators

Catarina Barbosa Torres Gomes

Nanomembranas Semicondutoras: uma nova plataforma para a investigação de fenômenos estruturais e eletrônicos

Nesta tese apresentamos um estudo sobre as propriedades estruturais e eletrônicas de heteroestruturas semicondutoras epitaxiais livres do substrato original, conhecidas como nanomembranas semicondutoras. Nosso enfoque encontra-se na versatilidade dada a estes sistemas, uma vez que a sua fabricação possibilita-nos investigar diversas propriedades presentes em materiais epitaxiais, apenas depositando-os sobre substratos específicos de interesse. Os resultados observados mostram que Utilizamos técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (TEM), difração de raio-X e microscopia/espectroscopia de varredura por tunelamento (STM/S) para a investigação destes pontos quânticos. A investigação das propriedades estruturais, que faz uso das duas primeiras técnicas citadas, permitiu-nos observar diretamente um relaxamento anisótrópico nestas nanoestruturas tridimensionais a partir de uma análise estatística de 164 ilhas observadas por TEM. Além das ilhas completamente coerentes ou completamente relaxadas, encontramos um conjunto de ilhas formadas pelo relaxamento parcial e anisotrópico do parâmetro de rede do material tensionado, que nos levou a conclusões acerca dos processos de relaxamento da deformação (strain) durante o crescimento de ilhas III-V. O segundo trabalho, no qual estudamos pontos quânticos de InAs, descobertos e cobertos por GaAs, a partir da técnica de STM/S, permitiu-nos observar estados de energia discretos da heteroestrutura, compatíveis com os presentes na literatura, através de uma metodologia extremamente simples de praparação da amostra (nanomembrana), transferida para um substrato de Au. Níveis de energia foram observados em ilhas cobertas, mesmo com a presença de uma camada de óxido nativo. Cálculos das energias destes niveis validam a intepretação dos resultados obtidos experimentalmente.

Ano

2022-12-06T15:45:59Z

Creators

Barbara Luiza Teixeira Rosa