Repositório RCAAP
A cooperação brasileira para o desenvolvimento do setor agrícola africano: segurança alimentar e nutricional e agronegócio em Moçambique
Tendo por pano de fundo a análise da natureza da emergência e do fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (CSS) nas últimas décadas, quando comparada com a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (AOD), o objetivo geral desta dissertação consiste em analisar a Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional, conhecida como Cobradi, no setor agrícola africano, especificadamente, em Moçambique. Utilizou-se na pesquisa uma metodologia qualitativa, que buscou apresentar algumas contribuições teóricas ao tema em tela. Amparada nesse referencial teórico, a pesquisa traz uma análise dos investimentos e das trocas comerciais entre Brasil e África, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016), bem como um estudo de caso limitado a Moçambique. Neste pais foram transferidas algumas políticas públicas brasileira sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sendo em fase de implementação o Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA). Baseadas na teoria de Nicos Poulantzas e nos aportes auxiliares da abordagem estratégico-relacional de Bob Jessop, as considerações finais desta dissertação levam a afirmar que a natureza da Cobradi, transferida a Moçambique, por meio do programa ProSAVANA e de outras políticas públicas brasileiras transferidas a esse país, é ambígua no tocante aos princípios e às práticas defendidos pela CSS; é caracterizada por uma unidade contraditória, no que diz respeito ao caráter da estrutura institucional do setor agrícola; e reproduz, em Moçambique, o modelo de desenvolvimento baseado na articulação das estratégias de acumulação entre mineração, agronegócio e logística, que resultou no ProSAVANA. Este programa atende prioritariamente aos interesses do bloco no poder do Japão, secundariamente, aos interesses do bloco no poder do Brasil e, por último, aos interesses do bloco no poder de Moçambique. Enfim, as políticas públicas sobre segurança alimentar, que tiveram êxito no Brasil e foram bem acolhidas pelos trabalhadores rurais em Moçambique, não aparentam se tornar programas prioritários, pois o bloco no poder em Moçambique subordina estes programas ao modelo de desenvolvimento levado a cabo neste pais.
Um estudo exploratório da construção de saberes docentes provenientes de interações discursivas no estágio curricular
Esse trabalho consiste em explorar as interações discursivas vivenciadas pelos licenciandos no estágio supervisionado, em termos da construção dos saberes docentes desses futuros professores de Matemática. Para sua concretização, foi realizada uma pesquisa empírica numa escola urbana da rede de ensino público de Belo Horizonte. Foram considerados três momentos de interação discursiva envolvendo: as estagiárias e a professora de duas turmasdas séries finais do Ensino Fundamental; as estagiárias e os alunos dessas turmas e por fim, as estagiárias e a pesquisadora. A partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pela observação participante nos moldes da pesquisa etnográfica, foram utilizados os seguintesinstrumentos de coleta de dados: (a) registro em áudio e vídeo de observações em sala; (b) registro em áudio de entrevistas com os estagiários participantes; (c) diário de campo através de registro escrito. Os resultados de pesquisa apontam que o estágio supervisionado, pensado como um processo de familiarização com o ambiente de trabalho - a sala de aula -, proporciona aos estagiários fazerem reflexões profundas sobre estratégias didáticometodológicas para o ensino e aprendizagem da disciplina, bem como mobilizar e produzir saberes fundamentais para seu desenvolvimento profissional como futuros professores, que não são oriundos somente da academia. Destacam-se considerações finais relativas ao desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Sugere-se, em particular, que ocorram momentos no estágio onde os licenciandos questionem-se sobre suas ações, contradições e concepções e que possam discutir, trocar experiências, diálogos com seus pares e professores que estão acompanhando
2022-12-06T15:45:59Z
Claudia Marcia da Silva Ferreira
Implantação de processos de gestão de dados e técnicas de recuperação de informaçõesno Diário Oficial da União
Este documento trata de forma breve sobre possibilidades de implantação de funções de gestão dedados no órgão responsável pelo Diário Oficial da União e também nos demais órgãos mantenedoresdos dados públicos, por meio do Guia DMBOK. Além disso, é apresentado um conjunto deferramentas providas pela organização chamada Elastic, para otimização no armazenamento,indexação e recuperação das informações públicas.
2022-12-06T15:45:59Z
Romário César de Almeida
O uso de um novo diluidor para congelamento de sêmen de jumento na inseminação de fêmeas equinas com ovulação induzida
O presente estudo foi conduzido no município de Lagoa Dourada, Estado de Minas Gerais, entre os meses de Dezembro de 2013 à Março de 2014. Pretendeu-se com este estudo propor, produzir e utilizar um novo diluidor para o congelamento do sêmen de jumentos, como um dos componentes de um novo protocolo de congelamento. Avaliou-se ainda, as taxas de gestação de éguas inseminadas após a detecção de uma ovulação induzida pela hCG, submetidas à controles foliculares a cada 8 horas a partir da aplicação da droga, na presença de um folículo acima de 30-35mm e edema uterino 2. Foram utilizados dois jumentos da raça Pêga como doadores de sêmen. Após a coleta, o sêmen foi submetido a um protocolo de congelamento, utilizando dois diluidores, sendo eles: o diluidor de leite em pó desnatado-glicose (LPDG)- gema de ovo- etilenoglicol (Jepsen, 2010) e o diluidor PIVO-2013. As éguas foram inseminadas após a detecção da ovulação, com uma concentração de 1x 10 espermatozoides móveis pré - congelamento/dose inseminante de 5mL, sendo o sêmen depositado no corpo do útero, por via intravaginal profunda. Em virtude das variações observadas após o descongelamento do sêmen, quanto à motilidade (30,00 ± 0,00 33,89 ± 0,73%) e vigor (3,71 ± 0,07 4,17 ± 0,14), utilizou-se concentrações de 300,00 x 106 a 338,89 ± 106 espermatozoides móveis/ dose inseminante, no momento das inseminações. As taxas de gestação obtidas foram de 23,81% (5/21) e 55,56% (10/18), respectivamente, para os diluidores LPDG e PIVO-2013 (p<0,05). As características seminais diferiram entre os jumentos, evidenciando a presença de variação individual. Assim, as taxas de gestação por jumento foram de 28,57%(6/21) e 50% (9/18), respectivamente, para os jumentos 1 e 2. A administração de 1666 UI da hCG foi eficiente para promover a indução da ovulação, sendo que a sua maioria ocorreu dentro de 32 a 40 horas, após a indução
Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
O Dengue virus é o agente etiológico da dengue, a arbovirose mais prevalente no mundo, sendo, anualmente, notificados cerca de 50 milhões de casos. Os mosquitos vetores da dengue pertencem ao gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti, o principal vetor. Este trabalho busca o aprimoramento de técnicas de detecção do genoma de Dengue virus em larvas e mosquitos adultos a fim de otimizar os métodos de predição de epidemias que utilizam armadilhas para captura do vetor. Neste trabalho, a presença do genoma viral em mosquitos e larvas foi analisada por RT-PCR. As larvas e mosquitos adultos processados pertencem a um bairro da regional Noroeste de Belo Horizonte, MG, que apresenta os maiores índices de prevalência de dengue nos últimos anos, em Belo Horizonte (36% do total de casos notificados até 2006). Para a captura de ovos e mosquitos adultos foram utilizados quatro métodos de amostragem: Ovitrampa, BG-Trap®R, MosquiTRAPR e Aspirador de NasciR. Dos insetos coletados, 661 fêmeas, 372 machos e 28808 larvas foram macerados e submetidos à extração de RNA. A presença do genoma viral foi detectada por RT-PCR em 13,2% dos pools de larvas de Ae. Aegypti, em 16,6% dos pools de machos da BG-Trap® e em 20% dos pools de machos do Aspirador de Nasci. Para os pools de fêmeas analisados, foi encontrada a presença do genoma viral numa percentagem de 14,3% para a BG-Trap® e 16,6% para a MosquiTRAP. As técnicas moleculares utilizadas se mostraram eficientes, sendo a presença do genoma viral detectada em até 0,1 PFU. As armadilhas se mostraram eficientes na captura do vetor, sendo a MosquiTRAPR mais eficiente em coletas de fêmeas grávidas, capazes de transmitir o vírus. A metodologia é eficiente e pode ser empregada em programas de monitoramento para controle e prevenção da doença.
2022-12-06T15:45:59Z
Ana Paula Pessoa Vilela
Mães guerreiras: uma etnografia sobre mães de jovens encarcerados em Porto Velho/RO
A presente dissertação é fruto de uma pesquisa etnográfica sobre mães de jovens encarcerados em Porto Velho, realizada em 2014 e 2015 e é continuação da pesquisa de graduação. Este trabalho apresenta reflexões sobre o ser mãe de filho que se encontra privado de liberdade. O estigma de criminoso atribuindo ao filho é acoplado à identidade materna, evidenciando uma dupla pressão exercida sobre a ideia de cuidado de mãe: culpa e responsabilidade tanto pelos atos como pelo acompanhamento do filho encarcerado. Essa situação, comum a outras mães, proporciona a formação de uma rede de cuidados. Assim como a experiência negativa de se submeter aos procedimentos de segurança, experiência que é atravessada por questões de gênero, estigma e vulnerabilidade social.
2022-12-06T15:45:59Z
Simone de Oliveira Mestre
Metodologia aplicada em avaliações de imóveis para fins de desapropriação em áreas de intervenções públicas
Trata-se do estudo das principais áreas desapropriadas para intervenção de obras públicas, nas diferentes regiões da cidade de Belo Horizonte. Com ênfase nas áreas de intervenção do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, das metodologias existentes na literatura sobre avaliações em imóveis urbanos para desapropriação, seus conceitos suas aplicações. Inicia-se com um relato das demandas das avaliações de imóveis para desapropriação, principalmente pela atual situação do Brasil. Continua-se com um breve relato do histórico do Vila Viva, das intervenções do PAC em Belo Horizonte e da caracterização da URBEL - Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte para descrever melhor área de abrangência e as politicas públicas. Posteriormente desenvolve-se a revisão bibliográfica e um estudo minucioso das normas com ênfase na descrição da metodologia aplicada na avaliação de benfeitorias. Finaliza-se com estudo de caso de um imóvel localizado em área de intervenção pública do PAC Santa Lúcia
2022-12-06T15:45:59Z
Arlinda Aparecida Corcini da Silva
Análise multifatorial de mecanismos patogenéticos implicados na infecção por Trypanosoma cruzi em camundongos BALB/c
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:45:59Z
Claudiney Melquíades Rodrigues
Letramentos múltiplos em (inter)ação: um estudo dos letramentos escolares desenvolvidos com alunos no final do ensino fundamental
Insere-se esta pesquisa no tema de estudo sobre o letramento, a escolarização, a interação em sala de aula, ao abordar práticas escolares de leitura e de escrita e a sua relação com o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimentos pelos alunos do Ensino Fundamental para atuar em práticas de letramentos. Elege-se como objetivo geral deste projeto de pesquisa apresentar, caracterizar e analisar as concepções e práticas de leitura e de escrita adotadas pelos professores de três disciplinas escolares (Ciências, Geografia e Matemática) de uma instituição de Ensino Fundamental de Belo Horizonte na sua relação com o processo de formação de competências de letramentos - uso efetivo da escrita, da leitura e diferentes formas de linguagem presentes na interação em situações sociais diversas - dos alunos do último ano de escolarização do Ensino Fundamental. O suporte teórico é formado pelo escopo de teorias que têm o(s) letramento(s), a oralidade, a escolarização e as práticas de leitura e de escrita escolares como objetos de estudos. Sob o enfoque dos estudos linguísticos, trabalha-se com as contribuições da Análise do Discurso, da Sociolinguística Interacional e da Análise da Conversação. Outras teorias que tratam os Letramentos, a Interação em sala de aula. As abordagens teóricas têm em comum a concepção de linguagem, caracterizada como uma atividade em processo, visando à interlocução. Considerar a linguagem do ponto de vista discursivo pressupõe conceber a existência de variadas condições de produção presentes e constitutivas do processo de interação verbal nos mais variados contextos sociais: os sujeitos, os espaços, os objetivos e resultados da interlocução realizada, os tempos e modos da enunciação e a inter/relação dos sujeitos com outros contextos sociais e desses contextos entre si, as práticas sociais e as práticas de/com linguagem. A coleta e análise dos dados foram realizadas em um cunho etnográfico, também em uma perspectiva interacional, considerando os seguintes fatores: 1) a necessidade de se apre(e)nder, na interação entre alunos/professores, as concepções e práticas de leitura e de escrita de textos e quais materiais são utilizados na sala de aula; 2) a busca por uma metodologia de tratamento de dados que pudesse dialogar com as teorias linguísticas que concebem a linguagem como interação entre os sujeitos; e, consequentemente, 3) a busca por uma metodologia de análise dos processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos no contexto da sala de aula. Como considerações finais, apresenta-se: uma proposta de se conceber a interação verbal em sala de aula como conversa, devido à sua organização e aos modos como os estudantes e os professores (inter)agem com e pela(s) linguagem(ens); uma taxonomia de perguntas; uma reflexão sobre o ensino com enfoque nos letramentos múltiplos e, por fim, algumas propostas para novas pesquisas.
2022-12-06T15:45:59Z
Edna Maria Santana Magalhaes
Escola e família juntos no desenvolvimento do gosto pela leitura por alunos de 0 a 5 anos: o foco na Literatura Infantil
Este trabalho pretende demonstrar a importância de um envolvimento da escola e da família juntas no desenvolvimento do gosto pela leitura, através da literatura infantil. A criança pequena apreende seus gostos, seus hábitos, seus comportamentos e sua maneira de ser em uma relação com seus pais, sua família, professores, ou seja, através de uma interação social. Por isto a importância de a criança ter contato com o comportamento de leitor tanto dos professores quanto dos familiares. Um projeto que envolva a escola e a família em interação neste processo de formação do gosto pela leitura, extrapola os muros da escola e ao mesmo tempo traz a família para o contexto escolar em uma relação de afeto e respeito, pelo qual pode surtir um efeito maravilhoso para a criança. O adulto que lê seja os pais/familiares ou professores proporciona à criança momentos de afetividade, de prazer, emoção e faz-de-conta tão especial que surtirá efeito não só na infância, mas por toda a vida. Os resultados demonstraram o reconhecimento da família no papel social da escola e o reconhecimento da importância de sua participação no desenvolvimento da criança no processo de formação do gosto pela leitura através da literatura literária. A escola também reconheceu que um projeto de integração entre a família e a escola possibilitou a aproximação entre a professora e a família estreitando os laços de respeito, além do valor de cada uma. Os alunos demonstraram um desenvolvimento na linguagem, no interesse pela leitura e na postura como leitor.
2022-12-06T15:45:59Z
Maria Izabel Silverio Vasconcelos
Teorema de Pappus, Representações de Schwartz e Representações Anosov
No artigo Pappuss Theorem and The Modular Group de Richard Schwartz [SR], o clássico teorema de Pappus é visto como um sistema dinâmico definido num objeto chamado caixa marcada, que essencialmente é uma coleção de pontos e retas no plano projetivo. A dinâmica de Pappus no conjunto das caixas marcadas (CM) define naturalmente um grupo G isomorfo ao grupo PSL(2, Z). As transformações projetivas e as dualidades juntas definem o grupo G das simetrias projetivas que também age em CM. Schwartz mostra em [SR] que, dada uma caixa marcada [...], existe uma representação fiel (..): (...). Motivados pela construção de Schwartz, definimos uma família de representações Anosov (...), onde < 0 e (...)o é um subgrupo especial de índice 2 de (...). Quando o parâmetro 0 temos (...),representação de Schwartz que não é Anosov.
2022-12-06T15:45:59Z
Viviane Pardini Valerio
Efeito da velocidade de corte, ângulo de posição da fresa e condição quanto ao tratamento térmico, sobre a tensão residual induzida na superfície obtida pela operação de fresamento de faceamento do aço ABNT 4340
Dentre os diversos processos de fabricação destaca-se a usinagem. Dentre suas operações tem-se a de fresamento que por sua vez, assim como as demais, confere características à superfície gerada que influem no desempenho do componente ou peça em trabalho. Uma destas características é a tensão residual induzida pelo processo. Dependendo de seu caráter, trativo ou compressivo, intensidade e profundidade afetada, pode ser benéfica ou deletéria. Neste trabalho foi investigado o efeito dos parâmetros, velocidade de corte, ângulo de posição da fresa e condição do material (aço ABNT 4340) obtida pelos tratamentos térmicos de recozimento e normalização, sobre a tensão residual induzida na superfície. Para isto, foi realizado um planejamento fatorial 2x3x2 com três réplicas. Realizada a caracterização do aço ABNT 4340 por meio de ensaio de tração, análise química e ensaio metalográfico. Foram preparados 36 corpos de prova nas dimensões de 75x60x27mm (18 receberam tratamento térmico de recozimento e 18 de normalização) fresados previamente afim de conferir-lhes dimensões compatíveis ao dinamômetro que foi utilizado para obter a força de usinagem e suas componentes. Os ensaios de fresamento foram realizados conforme o planejamento fatorial. As tensões residuais obtidas pelo método do furo central. Os resultados obtidos foram organizados e analisados sobre os aspectos qualitativo, perfil ao longo da profundidade, e quantitativo, tensão residual no ponto mais próximo à superfície, 17m. Os resultados indicaram que o aumento da velocidade de corte fez com que a tensão residual induzida na superfície fosse compressiva ou menos trativa. A variação do ângulo de posição exerceu efeito discreto sobre a tensão residual. O material fresado na condição normalizada apresentou tensões residuais compressivas enquanto que na condição recozido, trativas. Para avaliação do aspecto quantitativo foi realizada uma análise de variância para os dados referentes às tensões residuais induzidas na profundidade de 17m. A análise de variância retornou que os dados seguem uma distribuição normal e que os fatores velocidade de corte e tratamento térmico se mostraram significativos ao nível de confiança de 95% tanto isoladamente quanto nas interações de segunda ordem, velocidade de corte com tratamento térmico e tratamento térmico com ângulo de posição e de terceira ordem, velocidade de corte, ângulo de posição e tratamento térmico. Foi observado desvio padrão alto entre as réplicas para os perfis de tensão residual para todas as condições estudadas.
Morcegos em florestas tropicais secas brasileiras
Estudos que investiguem o efeito da estrutura do habitat sobre a diversidade de morcegos não são raros. Entretanto, ainda não é possível desenhar um padrão geral para essa relação, já que as respostas são altamente variadas entre diferentes estudos. Além disto, a maioria destes utiliza apenas a riqueza e abundância de morcegos como variáveis resposta, não fornecendo assim, informações sobre a perda de serviços ecológicos frente a mudanças no habitat. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi testar o efeito da sucessão secundária e diversidade de plantas sobre as diferentes dimensões da diversidade de morcegos (taxonômica, filogenética e funcional) em florestas tropicais secas brasileiras. Os morcegos foram amostrados em 12 áreas de floresta tropical seca do sudeste brasileiro e, classificadas individualmente quanto ao estágio sucessional e estrutura florística. Medidas de diversidade taxonômica (índice de Simpson), filogenética (taxonomic diversity) e funcional (entropia quadrática de Rao) foram obtidas para morcegos e plantas e testadas através de modelos lineares generalizados. Nossos resultados demonstram que características locais do habitat têm pouco influência sobre as diferentes dimensões da diversidade de morcegos, possivelmente pelo uso heterogêneo do habitat por esses animais. Observamos também que a diversidade funcional de morcegos está diretamente relacionada à riqueza de espécies em uma área e esta relação é menos proeminente em áreas tardias de sucessão. Esse resultado corrobora a ideia de que a perda de espécies de morcegos está diretamente relacionada a perda de serviços ecossistêmicos em florestas tropicais secas, reforçando a necessidade de esforços de conservação nestas regiões. Por fim, demonstramos que a diversidade funcional de morcegos tem uma relação direta com a diversidade funcional de plantas, possivelmente em função dos recursos diretos e indiretos providos pelas estas aos morcegos.
2022-12-06T15:45:59Z
Luiz Alberto Dolabela Falcão
Projeto de intervenção sobre o risco cardiovascular aumentado na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Renascer, em Tiros-MG
No Brasil, a principal causa de óbitos é representada pelo conjunto das doenças do aparelho circulatório, com três vezes mais mortes do que a segunda causa de óbitos. Além disso, essas doenças são responsáveis por 10% do total de internações, primeiro lugar em gastos com saúde e primeira causa de aposentadorias por doença ou invalidez. Identificamos na área de abrangência da equipe renascer no município de Tiros-Minas Gerais um grande número de pacientes com risco cardiovascular aumentado, decorrente de suas comorbidades crônicas, como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Dislipidemia; muitas vezes associadas à obesidade, tabagismo e sedentarismo. Entretanto, a assistência a esses doentes ocorre de forma desorganizada e sem planejamento adequado voltado para as reais necessidades de saúde desse grupo. Assim, este estudo objetivou elaborar uma proposta de intervenção para prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, utilizando o grupo operativo HIPERDIA como ferramenta central do projeto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados do SciELO e manuais do Ministério da Saúde sobre o tema. Os descritores utilizados para busca foram: hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, planejamento de assistência ao paciente. Para a ocorrência de mudanças no processo de trabalho da equipe, propomos ações para um bom manejo das condições crônicas, que se mal controladas gerarão novos sintomas e complicações com o passar do tempo, agravando o quadro clínico do paciente e produzindo agudizações que sobrecarregarão os sistemas de saúde.
2022-12-06T15:45:59Z
Warley Cristiano de Souza
Tratamento restaurador atraumático como prática exequível do controle da cárie em Saúde Pública
O Tratamento Restaurador Atraumático, mais que uma técnica, é um programa cujo os pilares de sua filosofia são as restaurações nos elementos dentários, utilizando instrumentos manuais, mínima intervenção, procedimentos educativos e preventivos. Assim esta técnica pode ser utilizada fora dos consultórios em qualquer região, sem a necessidade de materiais tecnológicos complexos. Este presente estudo tem como objetivo desenvolver um projeto de intervenção em Capão do Bálsamo, zona rural do município de Sarzedo, a fim de minimizar o índice de lesões cariosas das crianças de 6 a 10 anos desta comunidade, utilizando como metodologia revisão bibliográfica, sistemática, sobre as temáticas que envolvem esse assunto, tendo como referência de consulta, base de dados pertinentes, artigos e periódicos, recentes, livros, teses e dissertações.
2022-12-06T15:45:59Z
Waldson Lucio Martins de Oliveira
Utilizando o modelo BALANCE-ENPEP para realizar o balanço entre a oferta e a demanda de energia num setor industrial: estudo da indústria de cimento no estado de Minas Gerais
O cimento Portland é um dos materiais de construção mais importantes e altamente empregado pela humanidade. Sua alta participação no desenvolvimento humano, como material básico para qualquer tipo de construção, caracteriza a indústria cimenteira como um dos principais setores para o desenvolvimento econômico e social. No contexto energético do Estado de Minas Gerais, este setor representa aproximadamente 3% do consumo de energia. Para realizar este estudo, foi coletado um conjunto de informações de consumo de energia e dados do processo, além de indicadores econômicos. Minas Gerais abriga a maioria das fábricas de cimento instaladas no Brasil. Cada estágio de produção foi identificado e quantificado em relação ao consumo de energia. Inicialmente, a projeção do consumo final das principais fontes de energia foi desenvolvida com o método de crescimento médio. Em seguida, a demanda futura de energia foi calculada usando o modelo ENPEP-BALANCE, para um período de análise de 20 anos. Os resultados mostraram que a demanda final de energia desse setor no Estado de Minas Gerais pode variar de 1.475 a 2.642 mil tep, o que representa cerca de 34% mais ou menos 15% da demanda registrada do ano base. Por último, as emissões de CO2 foram projetadas para os cenários considerados.
2022-12-06T15:45:59Z
Fernando Malaquias Costa Antonella Lombardi Costa Ricardo Brant Pinheiro
Reflexologia sociética e psiclogia histórico-cultural: uma análise das interlocuções entre o pensamento de Vigotski e o Pavlovianismo
Este trabalho teve por objetivo principal o estabelecimento de possíveis pontos de aproximação e distanciamento entre a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski e uma das suas contemporâneas intelectuais mais destacadas conhecida como Reflexologia Soviética. Para alcançar este objetivo foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica no intuito de dar visibilidade às trajetórias intelectuais e políticas de Vigotski e de três expoentes da Reflexologia Soviética: Ivan Séchenov, Vladimir Bechterew e Ivan Pavlov. Foram analisadas algumas das condicionantes filosóficas, científicas e ideológicas das produções intelectuais das duas escolas de pensamento tendo em vista a reunião de subsídios para o início da fase subseqüente da investigação. Esta consistiu numa análise de conteúdo quantitativa e qualitativa das referências feitas aos autores da Reflexologia Soviética nos textos presentes na publicação das Obras Escolhidas de Lev Vigotski. Foi possível concluir que a Reflexologia Soviética possui presença significativa nos textos reunidos nas Obras Escolhidas de Vigotski. Percebeu-se também que há mudanças qualitativas significativas nas menções de Vigotski aos reflexologistas, embora o conteúdo crítico relativo à negação reflexológica da atribuição de estatuto científico ao estudo da consciência tenha consistido num posicionamento constante nos textos colocados em análise neste trabalho. Além disso; constatou-se que as referências de Vigotski aos reflexólogos possuem um caráter fundamental nas conjecturas teóricas histórico-culturais, tendo em vista a constatação de que a presença dos reflexologistas é uma das mais expressivas dentre outras existentes na coletânea que foi objeto desta análise. Constatou-se que Vigotski parecia concordar com a afirmação reflexo lógica de que a aprendizagem reflexa consiste num dos fundamentos do desenvolvimento cognitivo, embora tenha destacado que, no caso específico do desenvolvimento humano, a utilização de signos verbais prepondera na estruturação dos processos cognitivos quando comparada às aprendizagens mais elementares e não mediadas culturalmente, típicas do condicionamento de respostas reflexas descritas pelos reflexologistas.
2022-12-06T15:45:59Z
Eustaquio Jose de Souza Junior
Produção e comércio na vila de Taubaté (1780-1830): o perfil econômico e social das elites locais
O objetivo deste trabalho é compreender o perfil econômico e social das elites da vila de Taubaté/SP. Para compreender a fortuna apresentada por grandes produtores e negociantes taubateanos iremos estudar o desenvolvimento de diferentes produções na vila e a forma como essas produções se enquadravam nas redes mercantis regionais e imperiais. O estudo também analisa o papel político-social das figuras centrais da vila, as relações que mantinham com a câmara da vila e entre si, através do crédito. Esta pesquisa se estruturou a partir de três coleções documentais: os ofícios e cartas do Arquivo Histórico Ultramarino; os censos dos Maços de População, presentes no Arquivo Público do Estado de São Paulo; e, os testamentos e inventários das elites taubateanas, sob a guarda do Arquivo Municipal de Taubaté FélixGuisard Filho.
2022-12-06T15:45:59Z
Felipe de Moura Garrido
Práticas de intervenção em acervos etnográficos em fibra de buriti: artefatos xinguanos e sua natureza simbólica, imagética e material
A partir da experiência no gerenciamento da seção de conservação do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, com ações voltadas à preservação de acervos arqueológicos e etnográficos, resultaesta pesquisa focada em técnicas de colheita e uso dematérias primas extraídas da Palmeira de Buriti, abordadas na produção de artefatos etnográficos, com especial atenção à concepção do trançado dos cestos xinguanos Satagu e Tatahongo. Determinados aspectos da cultura visual indígena, que só são alcançados emseus ambientes de origem, são estudados a partir das técnicas de construção estrutural, da percepção estética e conceitual no processo criativo da cultura material.
2022-12-06T15:45:59Z
Monica Lima de Carvalho
O currículo de matemática no PNAIC: relações de poder-saber nos anos iniciais do ensino fundamental
As questões relativas à alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática têm ocupado lugar central nos currículos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para garantir que as crianças brasileiras consolidem habilidades consideradas básicas nos anos iniciais de escolarização, diferentes estratégias têm sido adotadas. Entre elas, tomo como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), política pública firmada entre o Governo Federal, Municípios e instituições de ensino superior para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Esse programa esteve em vigor entre 2012 e 2016 e teve como uma de suas ações principais a formação de professoras alfabetizadoras, realizada por meio de encontros presenciais, baseados em material de formação produzido pelo MEC. Neste trabalho, analiso os oito Cadernos de Formação destinados a garantir a Alfabetização Matemática das crianças. Lançados em 2014, eles tratam de temas diversos (Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Educação Estatística, Jogos na educação Matemática) que devem ser trabalhados na formação continuada. Parto do pressuposto de que esse material constitui-se em um currículo, na medida em que determina saberes e conhecimentos a serem ensinados, estabelece metodologias consideradas adequadas e ensina como os/as alunos/as devem ser avaliados/as. Entendo currículo, com base na perspectiva pós-crítica, sobretudo naquela que utiliza os estudos de Michel Foucault, como um modo de selecionar, organizar e distribuir conhecimentos e saberes, estabelecendo relações de poder-saber específicas, com o objetivo de produzir posições de sujeito. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar que relações de poder são engendradas e por meio de que técnicas se estabelece o que deve ser ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental no currículo de matemática do PNAIC. O argumento defendido aqui é o de que opera nesse currículo a “tecnologia do concreto”, que preconiza que o ensino de matemática nos anos iniciais não deve ser baseado em abstrações, mas deve ter como foco aspectos concretos da matemática. Para isso, duas técnicas são acionadas: a “técnica do uso social do conhecimento” – que apresenta como necessidade para os/as docentes a inclusão dos saberes do cotidiano nas aulas de matemática – e a "técnica do lúdico", que estabelece as brincadeiras, a literatura e o jogo como elementos que permitem dar visibilidade aos conhecimentos matemáticos na infância. Para que essa tecnologia opere são demandadas posições de sujeito para os/as professores/as e para os/as alunos/as, que precisam modificar-se a fim de atender aquilo que está estabelecido nesse currículo.
2022-12-06T15:45:59Z
Maria Carolina da Silva Caldeira