Repositório RCAAP

A Influência do Estado Nutricional na Depressão em Doentes em Cuidados Paliativos

O estudo analisa a influência do estado nutricional na depressão em doentes em cuidados paliativos. É filosofia dos cuidados paliativos proporcionar cuidados de suporte global, visando o controlo de sintomas e a melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares. A avaliação realizada na triagem nutricional permitiu identificar o risco do doente e os seus resultados tornam possível o enquadramento de um plano nutricional, que contribuirá para o seu bem-estar a nível físico, psíquico e social. Sendo o diagnóstico de depressão cada vez mais frequente, é impreterível a sua deteção precoce, tratamento e monitorização. Optou-se por um estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional, recorrendo a uma amostra não probabilística, constituída por 50 doentes, dos quais 52% do sexo feminino e 48% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 41 e os 95 anos, 84% internados uma vez na UCP e 62% dos doentes medicados com antidepressivos. O diagnóstico mais frequente é a neoplasia com 86%. Nos últimos meses, 62% apresentou perda de apetite e 40% vómitos. Da aplicação da escala MUST  (Malnutrition Universal Screening Scale), resultou um IMC de 22.61, com peso médio de 69.80Kg, verificando-se uma perda de peso médio de 13.83%, caracterizando um risco elevado de desnutrição (70%). Através do Inventário de Depressão de Beck constatou-se que, na amostra, 92% apresentavam depressão e que a sintomatologia depressiva era mais grave no sexo feminino do que no sexo masculino ( x =27.23 Vs x =24.63), não sendo, contudo, este valor estatisticamente significativo; Identificou-se ainda que 60% apresentam depressão grave. Constatou-se que, das variáveis sociodemográficas, a idade apresenta uma associação baixa e positiva (r=0.260; p=0.048), contudo não é estatisticamente significativa. Verificou-se, ainda, que o risco do estado nutricional não tem influência na depressão, observando-se uma associação muito baixa e positiva (r=0.035; p=0.817), não existindo diferenças estatisticamente significativas.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Gomes, Ana Maria Ribeiro, Olivério

Intervenção dos Enfermeiros na Promoção da Saúde Oral em Idosos

Enquadramento – A maior longevidade do ser humano, contribui para uma maior ocorrência de patologias orais, tornando-se cada vez mais necessária a participação dos enfermeiros na promoção da saúde oral da pessoa idosa. Objetivo – Identificar as estratégias/intervenções dos enfermeiros na promoção da saúde oral em idosos. Método – Pesquisou-se em vários motores de busca (Google Scholar; SciELO Scientific Electronic Library Online; The Joanna Briggs Institute; CINAHL Plus with Full Text, MedicLatina, Academic Search Complete, MEDLINE with Full  Text, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing e Allied Health Collection: Comprehensive; Elsevier - Science Direct), através de diferentes combinações dos seguintes descritores “Oral Health”,”Quality of Life” e “Literacy”, em dois idiomas – português e inglês – tendo sido identificados estudos desde 2000 até à atualidade. Aplicou-se o método da Cochrane Handbook, integrando o corpus da metassíntese num estudo descritivo. Resultado – Apurou-se que a participação dos enfermeiros é identificada como uma intervenção preventiva, integrada, sobretudo, nos cuidados de higiene/conforto. Conclusão – A prevenção das doenças orais implica a realização sistemática e continuada de atividades de promoção da saúde ao longo do ciclo vital, assumindo a enfermagem um papel ímpar na implementação do paradigma emergente face aos cuidados de saúde oral a prestar à pessoa idosa.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

Creators

Cunha, Madalena Santos, Eduardo Venâncio, Vanessa Almeida, Vanessa Martins, Paulo Santos, Rui

Qualidade de Vida do Doente Submetido a Ventilação Não Invasiva

Resumo a incluir.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Saraiva, Paula Moreira, Maria Helena Santos, Ricardo Martins, Rosa

A Motivação Sexual dos Adolescentes: Influência dos Fatores Sociodemográficos

Enquadramento: A sexualidade, presente ao longo da vida, na adolescência adquire novos contornos. O início da atividade sexual pode ser considerado um dos momentos com maior impacto na vida do adolescente, tornando-se, assim, importante conhecer as motivações que estão na base da decisão de iniciar ou não a atividade sexual. Objetivo: Foi objetivo deste trabalho identificar as variáveis sociodemográficas que influenciam a motivação dos adolescentes para fazer ou não fazer sexo. Métodos: Trata-se de um estudo de análise quantitativa, não experimental, com características de estudo descritivo e correlacional. A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 545 adolescentes (262 rapazes e 283 raparigas), com uma média de idade de 13,95 anos (Dp=1,25), a frequentar o 3º ciclo do ensino básico de quatro agrupamentos de escolas, três do concelho do Fundão e uma do concelho de Tabuaço (53,1% residentes em aldeias). O protocolo de avaliação incluiu um questionário, que possibilitou, numa primeira parte, fazer a caracterização sociodemográfica e da experiência sexual da amostra e, numa  segunda parte, identificar as motivações dos adolescentes para ter sexo, utilizando para o efeito a “Escala de motivação para fazer ou não fazer sexo” (Leal & Maroco, 2010). Resultados: O estudo revelou haver diferenças estatísticas entre o sexo e a motivação dos adolescentes para fazer ou não fazer sexo (p=0,000). Os rapazes são os que se apresentam mais motivados para fazer sexo por motivos de hedonismo e saúde, e a não fazer sexo por medo, conservadorismo/desinteresse e porque é imoral. De referir que a motivação das raparigas está relacionada com a interdependência relacional. Também a escolaridade se associou de forma significativa com a motivação sexual dos adolescentes (p=0,001). Conclusão: Os resultados evidenciam que quer o sexo quer a escolaridade influenciam a motivação dos adolescentes para fazer ou não fazer sexo. Identificar as causas que determinam as opções dos adolescentes neste âmbito permitirá aos pais e profissionais desenvolver estratégias de intervenção dirigidas às reais necessidades dos adolescentes.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Oliveira, Vera Nelas, Paula Aparício, Graça Duarte, João

Editorial

Já noutros editoriais fomos dando conta aos nossos leitores da indexação e integração de Millenium em plataformas on-line de bases de revistas científicas, designadamente em Latindex, DOAJ, Dialnet, estando em curso o processo de candidatura para a sua disponibilização em outras plataformas. Neste editorial aproveitamos para dar a conhecer que a revista concorreu, no âmbito de concurso nacional para o efeito aberto pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), ao SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas, Serviço este enquadrado no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O processo de candidatura da revista foi apresentado em abril de 2013, e, tendo sido aceite, foi assinado em maio do mesmo ano o respetivo contrato de prestação de serviços entre a FCCN/SARC e o IPV.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Fonseca, Maria de Jesus

Teachers Procedures Related to Students Misbehaviour in the Physical Education Lesson

Introduction Misbehaviour in schools and in the classroom is considered to be a serious problem to all those interested in the problematic of teaching. Teachers tend to attribute the cause for misbehaviour, more to external factors (students personal characteristics, rudeness and parent alienation, problematic family environment), than to internal ones. Material and Methods The study involved 12 PE teachers, divided into 3 different groups, and 1050 students of 48 classes in the 6th, 7th and 8th grades. Data was collected using an observation system of students misbehaviour [1], and the Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI) [2]. Finally, all the data was analyzed using descriptive and GLM Repeated Measures statistics. Conclusions The present study reiterates, with some differences in emphasis, the conclusions from previous studies about the expression of misbehaviour and teachers control measures in PE in Portuguese schools. Misbehaviour in PE is very frequent, mainly related to students, activity. In order to prevent or change misbehaviour, teachers use mainly tutorial or anticipatory strategies through verbal interventions. The incidence of misbehaviour is more frequent at the beginning of the year. The frequency of disruptive behaviours of the students and of teacher control showed a pronounced intraindividual variation from class to class. The teacherexperience did not emerge as an indicator of the incidence of misbehaviour, nor of control response.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Oliveira, Maria Teresa Mateus Graça, Amândio

Procedimentos dos Professores Relativamente aos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos na Aula de Educação Física

A indisciplina na escola e na sala de aula constitui uma séria preocupação para todos os que se interessam pela problemática do ensino. Ela é um tema de debate inflamado, mas é também um tema recorrente, refletindo, em primeiro lugar, a importância que a sociedade atribui à disciplina na escola, expressa na pluralidade de perspetivas e de posições mais ou menos acantonadas em torno de ideologias ou escalas de valores conflituantes. Em segundo lugar é um tema que resiste teimosamente a soluções milagrosas ou definitivas, ainda que as segregue continuada e abundantemente. Material e Métodos - Participantes O estudo envolveu 12 professores licenciados em educação física com experiência profissional repartida por 3 grupos distintos, de acordo com critério adotado por Fink & Siedentop (1989): grupo 1 - professores no primeiro ano de serviço; Grupo 2 - professores com quatro e cinco anos de serviço; grupo 3 - professores com doze ou mais anos de serviço. Estiveram envolvidos 1050 alunos pertencentes a 48 turmas do 6º, 7º e 8ºanos de escolaridade, dos Distritos de Viseu e Guarda. Instrumentarium A recolha da informação relativa ao comportamento do aluno foi realizada com base no Sistema de Observação dos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos (SOCI) desenvolvido por Piéron e colaboradores (Piéron & Brito, 1990; Piéron & Emonts, 1988), contemplando 4 categorias (comportamentos dirigidos à actividade, ao professor, aos colegas e comportamentos dos alunos dispensados), subdividas em 16 subcategorias. A informação sobre a resposta do professor foi recolhida com base no Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI) (Henkel, 1991), compreendendo 22 categorias de respostas, repartidas por 3 dimensões: Antecipação (A); Tutorial: (T); Punição: (P). Acrescentou-se a dimensão Não Vê: (N.V). Procedimentos de análise de dados Procedeu-se à análise exploratória dos dados por forma a avaliarmos os pressupostos essenciais da análise estatística descritiva, univariada e multivariada. Para todos os testes estatísticos foi considerada uma probabilidade de erro de p£0,05. Conclusões Em síntese, concluímos que os comportamentos inapropriados na aula de EF são muito frequentes, na sua grande maioria relacionados com a atividade e normalmente controlados ou prevenidos através de intervenções verbais de carácter tutorial ou antecipatório. A incidência dos comportamentos de indisciplina é maior no início do ano do que numa fase mais avançada do ano letivo. Os próprios alunos são capazes de reconhecer que os professores mais eficazes na gestão da aula demarcam com clareza, logo no início do ano, as fronteiras dos comportamentos dos alunos na aula e as respetivas consequências (Cothran, Kulinna & Garrahy, 2003; Supaporn, 2000). A frequência dos comportamentos de indisciplina dos alunos e de controlo do professor registam uma variação intraindividual acentuada de aula para aula. A experiência docente não se revelou como fator distintivo consistente, quer no que respeita à incidência dos comportamentos inapropriados, quer no que respeita às estratégias de controlo.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Oliveira, Maria Teresa Mateus Graça, Amândio

O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia Cerebral

A influência da atividade motora e da manipulação na aprendizagem global tem sido suportada pela perspetiva de que o movimento ativo é importante para o desenvolvimento percetivo típico, não podendo ser substituído por movimentos passivos. Por outro lado, considera-se que a atividade psicomotora potencia a internalização do movimento e a relação do corpo com o espaço. Assim, a aprendizagem humana e a conquista de estádios de desenvolvimento surgirá como resultado da experiência motora, posteriormente reforçada na organização cerebral pela experiência reflexiva. No entanto, nem todas as crianças cumprem as etapas de desenvolvimento psicomotor nos períodos típicos. Quando a questão se coloca face a crianças em desvantagem, nomeadamente com necessidades educativas especiais de caráter motor, como é o caso da paralisia cerebral, a tónica pode ganhar expressão particular. As experiências psicomotoras e sociais são, por vezes, barradas por condicionantes que privam as crianças de vivências que ocorrem de forma autónoma e espontânea, tipicamente, resultantes do desenvolvimento global. No presente texto, atravessaremos uma revisão de estudos que trazem evidências no domínio da influência da experiência motora no desenvolvimento e na aprendizagem, nomeadamente do papel da exploração ativa em idades precoces. Esta abordagem e a sua discussão, com ênfase na implicação na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais de caráter motor, com destaque para a  paralisia cerebral, constituem alguns dos tópicos que alicerçam este trabalho.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Martins, Catarina

Sobrevoando a Filosofia de Descartes: O seu Itinerário Filosófico

Este artigo mais não pretende, como o próprio título o indica, do que dar uma panorâmica global geral da filosofia de Descartes, no sentido de divulgar e tornar o seu pensamento, de forma simples e didática, acessível ao público em geral. Assim, inserindo o autor no seu tempo, traçam-se as linhas mestras desse pensamento no que respeita aos seus principais domínios – a epistemologia, decorrente da necessidade de uma nova fundamentação filosófica para a ciência moderna, e a metafísica, esta resultante, por sua vez, da necessidade de fundar uma nova metafísica, em consonância com essa nova visão do mundo que a ciência moderna construiu, respondendo à questão “Afinal, o que é que existe? O que é que é?”, sobre a qual se sustentava e alicerçava todo esse novo conhecimento científico.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Fonseca, Maria de Jesus

Espiral do Pensamento Mítico em duas Tragédias: De Nelson Rodrigues a Poe

O artigo centra-se nas linhas de reflexão estrutural dentro do universo literário, mais precisamente no conto “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe e na peça mítica de Nelson Rodrigues, “Anjo Negro”. Estão em causa autores vinculados a movimentos estéticos e literários específicos, que inscrevem a sucessão de acontecimentos históricos de suas narrativas em gêneros distintos. O objetivo consiste em investigar as facetas de similaridades das obras. Mesmo tendo sido produzidas por impulsos intelectuais diferentes, o conto e a peça apresentam uma filiação à antinomia fundante do pensamento mítico. Ambas as composições não somente criam dualismos, como também os repetem na tessitura histórica estabelecida em cada uma das narrativas, num movimento semelhante ao de uma espiral. Constatam-se também as características universais e universalizantes dos textos, na medida em que não existe uma delimitação espacial e temporal definida.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Gonçalves, Antônio Alves, Daniella

Uma Imagem Mórbida da Nação Argentina em Ciencias Morales de Martín Kohan

Quase três décadas após um dos períodos mais dramáticos da história argentina (o período ditatorial de 1976-83), o escritor argentino Martín Kohan escreveu a narrativa ficcional Ciencias Morales. O romance explora como María Teresa, a personagem principal, absorve gradualmente a ideologia repressiva. Ela desenvolve um “gosto pela obediência”, uma cumplicidade mórbida com o poder estabelecido da época. Neste artigo, procuramos discutir o problema da introjeção acrítica do autoritarismo a partir das perspectivas de Freud, Zizek e Didi- Huberman.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Skrepetz, Inês

Bertolt Brecht (1898–1956).Vida e Obra.

Alemão, dramaturgo, poeta, Bertolt Brecht escreveu também contos. Estudou medicina. As suas primeiras tendências literárias foram para um romantismo muito carregado de tintas anarquistas. Primeira peça de teatro – “Baal”. Em 1918. Tinha então vinte anos de idade. É a história de um homem que deseja mergulhar nas profundezas da experiência, percorrendo os trajetos da persuasão e da dissolução. “Baal” espera encontrar a liberdade na rebelião, mas nela encontra apenas a morte. Aos vinte e um anos, na flor da idade, Bertolt Brecht conheceu Feuchtwangler (1884-1954). Esta personalidade persuadiu-o a tornar-se membro do partido social-democrata alemão. Entre 1918 e 1920 Brecht escreveu “Trommeln in der Nacht” (Tambores na noite), uma peça encenada com êxito enorme em 1922. Por este mesmo ano surge “Im Dickicht der Städte” (Na Selva das Cidades).

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Cunha, Vasco Soares de Oliveira

Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board.

O objetivo do presente trabalho foi discutir e demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático. Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão 11.0, e um software ajustado em sua programação especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14 anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os dados gerados pelo equipamento foram trabalhados posteriormente para organização da forma de captura. Para este estudo foi realizada uma calibração através de testes para verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas  dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right, top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes. Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal qual outros equipamentos considerados como padrão ouro para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em um contexto lúdico e com menor custo de implementação.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Romano, Rosangela Raia, Fábio Dias, Igor Blascovi-Assis, Silvana

Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão da Legislação no Âmbito da Saúde

Este trabalho pretende fazer uma resenha histórica da saúde escolar em Portugal, a partir da legislação e de outra documentação produzida no âmbito da saúde. Considerou-se  pertinente fazer uma pesquisa sobre os alicerces daquilo a que viria a ser o Serviço Nacional de Saúde. Para isso, recorreu-se à consulta da legislação, em Diário da República Eletrónico, Circulares Normativas e Informativas da Direção-Geral de Saúde e pesquisa bibliográfica. Na legislação produzida ao longo dos anos, constata-se uma preocupação política com as questões da saúde em meio escolar. A significativa prevalência de comportamentos de risco nos jovens alunos faz com que a escola, através dos seus intervenientes, seja um local privilegiado para detetar, referenciar e encaminhar problemas de saúde para os serviços mais adequados. Os centros de saúde, através das equipas de saúde escolar, não conseguiram, contudo, dar uma resposta eficaz às problemáticas específicas desta comunidade. Por isso se entende que é importante que os agentes educativos tenham um papel ativo/interveniente neste processo.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

Creators

Rocha, Amarílis Capela, Anabela Grilo, Célia Almeida, Cristina Valente, Gonçalo Coimbra, Joana

Editorial

Antes de mais, informamos que Millenium se encontra agora também já indexada, desde 3 de maio de 2013, em DOAJ - Directory of Open Access Journals – no seguinte endereço <http://www.doaj.org/>. Esta informação também já está disponível na página internet da revista, em “indexação”.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Fonseca, Maria de Jesus

Sistema de Gestão da Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Portalegre – Primeira Instituição de Ensino Superior Público Português a obter a acreditação na NP 4469‐1: 2008

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) elegeu como eixo estratégico o desenvolvimento sustentável. Implementou um Sistema de Gestão da Qualidade e, em 2008, recebeu o certificado de conformidade, tornando-se pioneiro neste âmbito de entre as instituições de ensino superior. O mesmo aconteceu, em 2011, relativamente ao Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRS). O IPP, na metodologia seguida, definiu as suas preocupações sociais e, tendo por base os seus princípios e valores, alinhou a política, os objetivos e o programa de Responsabilidade Social. A operacionalidade do Sistema é garantida por grupos de trabalho e o processo é suportado por sistemas de informação. Como principais resultados do SGRS podemos referir a melhoria no relacionamento entre a organização e as partes interessadas, o reforço da lealdade e cumplicidade dos colaboradores para com os valores e objetivos organizacionais, a melhoria dos níveis de integração e fidelização dos alunos, o aumento da transparência e o incentivo do trabalho de voluntariado.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Mourato, Joaquim António Belchior

Caracterização do Engaço da Uva e Avaliação do seu Potencial como Matéria‐Prima Lenhocelulósica

O presente estudo avalia a composição química detalhada do engaço da uva de modo a encontrar novas formas para a sua valorização. O engaço da uva é um subproduto vinícola de origem lenhocelulósica, com 30-31% de celulose, 21% de hemicelulose, 17-18% de lenhina, 15-16% de taninos e cerca de 6,0% de proteínas. A análise dos monossacarídeos mostrou que, a seguir à celulose, a xilana é o segundo polissacarídeo mais abundante no engaço (ca. 12%). A celulose foi isolada pelo método Kürscher e Hoffer e foi caracterizada por difração de raios-X (DRX). Esta análise revelou a existência de uma célula unitária típica de celulose I com um elevado grau de cristalinidade (ca. 75%). Também foi possível verificar uma elevada abundância de compostos extratáveis em água (ca. 24%), atribuídos principalmente a sais inorgânicos solúveis, taninos hidrolisáveis e pectinas. A lenhina Klason foi caracterizada por espectroscopia de infravermelho e espectroscopia de ressonância magnética  tendo-se verificado tratar-se de uma lenhina do tipo HGS, com predominância de unidades guaiacilo.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Prozil, Sónia Mendes, Joana Evtuguin, Dmitry Lopes, Luísa P. Cruz

Modelo em espaço de estados para o relacionamento entre atributos do solo e produtividade da soja

O objetivo do presente trabalho é estudar o relacionamento entre os atributos do solo conteúdo de fósforo, potencial hidrogeniônico e densidade do solo com a produtividade da soja. As amostras foram coletadas em um Latossolo Vermelho, em área localizada no município de Braganey-PR, no Paraná, cultivada com soja (Glycine Max L). Na área experimental foram demarcados 84 elementos amostrais ao longo de uma transeção de 252 metros, com os elementos espaçados metros entre si. Para a análise da dependência espacial foram construídos autocorrelogramas, identificando-se correlação entre as observações de produtividade da soja, teor de fósforo, pH e densidade do solo. Na análise da dependência espacial cruzada foram empregados correlogramas cruzados, os quais mostraram dependência espacial cruzada entre produtividade da soja e pH. Os modelos estatísticos construídos para estimar a produtividade da soja foram os modelos autoregressivos em Espaço de Estados e o modelo de regressão linear simples. A análise realizada mostrou que o modelo em Espaço de Estados foi mais eficiente em comparação com o modelo de regressão linear simples.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

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Oliveira, Márcio P. Tavares, Maria H. Timm, Luís Niedzialkoski, Rosana

Cifras do Sujo e Cacos do Informe na Poesia de Max Martins

O propósito deste artigo é mostrar na poesia de Max Martins um léxico de palavras que refutam a beleza enquanto única via da expressão poética. O levantamento indica vocábulos condizentes com a banalidade cotidiana do mundo, porém, em conformidade com a máxima de Lao-Tsé, “Palavras confiáveis não são belas, palavras belas não são confiáveis”. O estudo aponta, todavia, o caráter anti-intelectual de expressões fora do padrão, mas de acordo com a tradição da mística erótica ocidental. Assim, analisamos boa parte da obra do poeta paraense, sob o intuito de encontrarmos o Ocidente nos poemas de influência oriental. O recorte temporal vai se situar nos idos de 1950, quando o autor em questão assimila e renova a proposta de Robert Stock, que enfatiza a poesia enquanto dinâmica da página e não da récita. A poesia não é declamação, mas fruto do indeciso e precioso sentido do estar a caminho.

Ano

2022-11-18T13:11:37Z

Creators

Cruz, Benilton