Repositório RCAAP

Estudo de nanofios monoatômicos por métodos de primeiros princípios

Neste trabalho são apresentados os resultados de relaxações de fios metálicos monoatômicos infinitos com geometrias linear e em zig-zag planar. Os cálculos foram realizados por um programa de cálculo de estrutura eletrônica de primeiros princípios chamado SIESTA. Os metais utilizados nos cálculos foram o rutênio, o ródio, o paládio e a prata da série 4d da tabela periódica e o irídio, a platina e o ouro da série 5d. Foi encontrado apenas um mínimo de energia no fio zig-zag para cada um dos metais da série 4d, sendo que, estes mínimos ocorreram em ângulos próximos a 600. Nos fios em zig-zag dos metais da série 5d, porém, foram encontrados dois mínimo de energia. O primeiro mínimo dos metais 5d foram encontrados em ângulos próximos a 600, o segundo mínimo foi encontrado em ângulos próximos a 1200. Foi observado que estruturas com numeros de coordenação maiores têm maiores comprimentos de ligação. Em todos os metais, o primeiro mínimo do fio zig-zag (600) é mais estável que o fio linear. Nos metais 5d, o segundo mínimo de energia é (1200) mais estável que o fio linear e menos estável que o primeiro mínimo (600). Resultados experimentais indicam a formação de cadeias de átomos finitas para metais da série 5d e uma fraca tendência para formação dessas cadeias para metais da série 4d, em experimentos onde, filmes finos metálicos são bombardeados por feixes de elétrons, gerando buracos que coalescem em cadeias monoatômicas. Nossos resultados estão de acordo com essas observações, na medida em que uma estrutura de coordenação 2 é encontrada para metais da série 5d e não é encontrada para metais da série 4d.

Ano

2019-08-14T03:12:17Z

Creators

Frederico Ramos Fioravante

Teatro Instrumental para percussão solo: experiências de performance inspiradas nas ideias de Antonin Artaud

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-04-03T18:03:13Z

Creators

Daniela Rocha de Oliveira

Análise numérica de perfis alveolares de aço

Vigas alveolares são elementos estruturais de aço com grandes aberturas idênticas dispostas sequencialmente na alma de um perfil I. A presença das grandes aberturas faz com que a barra apresente modos de colapso exclusivos, como o mecanismo de Vierendeel, a flambagem do montante, o cisalhamento horizontal do montante e a ruptura do cordão de solda. Vigas alveolares também podem sofrer colapso por flambagem lateral com torção, a flambagem com flexão, formação de rótula plástica e outros modos típicos de perfis I de alma cheia. O correto entendimento dos modos de falha é fundamental para o dimensionamento de vigas e pilares alveolares. Realizou-se neste trabalho uma investigação abrangente do comportamento estrutural de barras casteladas (aberturas hexagonais) e celulares (aberturas circulares). Os estudos contemplaram estruturas que falham segundo modos locais (vigas curtas e travadas lateralmente), estruturas que falham segundo modos globais (vigas esbeltas) e estruturas com geometrias intermediárias, nas quais há ocorrência simultânea de múltiplos modos de falha. Um modelo numérico paramétrico foi desenvolvido no software de elementos finitos ANSYS 14.0 (ANSYS, 2011) para simular um grande número de experimentos extraídos da literatura (modelos de referência). Tal modelo numérico, devidamente validado através de comparação com os resultados experimentais dos modelos de referência, foi utilizado para estudar os aspectos que se suspeitava serem os mais relevantes para o comportamento estrutural de barras alveolares: o módulo de elasticidade do aço, as tensões residuais e as imperfeições geométricas. Enquanto os dois primeiros aspectos revelaram-se simples de estudar (a redução do módulo de elasticidade afeta o modelo de maneira previsível e controlável e as distribuições de tensões residuais propostas por Sonck, 2013, causaram pequeno impacto), a questão das imperfeições geométricas revelou-se mais complexa. Cinco tipos distintos de imperfeição geométrica inicial foram estudados: flexão global em torno do eixo de menor inércia; flexão global em torno do eixo de maior inércia; flexão da alma; desalinhamento do montante; e modo de flambagem (formato do colapso por flambagem com torção do montante). A magnitude de cada imperfeição foi fixada (dm/200 para as imperfeições locais e L/1000 para as globais) e avaliou-se a princípio o efeito isolado de cada uma delas sobre os modelos de referência extraídos da literatura. Estudou-se então os efeitos da combinação dos diversos tipos e foi proposto um conjunto de imperfeições geométricas capaz de gerar modelos numéricos que melhor representam os comportamentos observados experimentalmente. Demonstrou-se que o conjunto de imperfeições proposto é capaz de permitir a ocorrência dos modos de falha globais e locais, e até mesmo de capturar a ocorrência simultânea de ambos. Novas geometrias e condições de contorno de vigas alveolares foram selecionadas cuidadosamente e solucionadas no ANSYS para o estudo da interação de esforços. A interação entre momento fletor (flexão em torno do eixo de maior inércia) e compressão axial revelou-se bem-comportada, tendo sido possível ajustar à dispersão de pontos duas retas que descrevem satisfatoriamente a correlação. A interação entre momento fletor e força cortante, por outro lado, revelou-se mais elusiva. Quatro curvas de interação foram propostas, mas nenhuma delas provou possuir capacidade preditiva. Neste estudo ficou clara a particular importância da flambagem com flexão do montante, um modo de falha que em geral recebeu pouca atenção ao longo dos anos nas pesquisas realizadas. A interação entre esse modo de instabilidade do montante e a instabilidade global (FLT) governa o colapso de vigas medianamente esbeltas sujeitas a carregamento uniformemente distribuído.

Ano

2019-08-11T23:54:45Z

Creators

Felipe Barbosa Teixeira

Potential of pequi (Caryocar brasiliense Camb.) peels as sources of highly esterified pectins obtained by microwave assisted extraction

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-02-21T00:17:58Z

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Daniela Pereira Leão Bruno Gonçalves Botelho Adriana Silva Franca Leandro Soares de Oliveira

A promoção da igualdade racial e a política pública de formação dos professores da Educação Infantil em Belo Horizonte

A dissertação teve como objetivo discutir aspectos das políticas públicas nacionais e municipais de promoção da igualdade racial e refletir sobre o processo de formação continuada desenvolvido por diferentes instâncias da Secretaria Municipal de Educação SMED junto às professoras de Educação Infantil em creches conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte PBH e em Unidades Municipais de Educação Infantil Umei's da cidade. Indagamos inicialmente em que medida o sistema municipal de ensino tem oferecido condições para que as professoras da Educação Infantil se percebam como sujeitos protagonistas do processo d implementação da promoção da igualdade racial nos espaços e nos tempos institucionais, tendo como referência a Lei n. 10.639/03, que prevê, dentre outras coisas, a inclusão no currículo das instituições educacionais, o trabalho com a história e a cultura do povo africano. Adotamos como estratégias metodológicas a revisão de literatura, a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras envolvidas e/ou responsáveis diretamente pelo o processo de formação continuada na Educação Infantil. A análise dos dados aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultados identificamos que o Núcleode Relações Étnico-Raciais, a Gerência de Coordenação da Educação Infantil GECEDI e as equipes pedagógicas das Gerências de Educação GERED's das Regionais de Belo Horizonte desenvolvem reuniões, seminários, encontros e oficinas, dentre outras atividades,com as professoras que são definidas pelos gestores como processo de formação continuada, mas que nem sempre são compreendidos pelas professoras dessa maneira. Além disso, identificamos que há um reconhecimento entre os participantes das pesquisas com a temáticada promoção da igualdade racial, que já avançou na cidade, mas precisa ainda ser assumida como eixo importante das políticas de formação das professoras da Educação Infantil.

Ano

2019-08-13T04:09:50Z

Creators

Lisa Minelli Feital

Proposta para implantação de ações em saúde do trabalhador no município de Moeda Minas Gerais

Após a difusão das idéias sobre a implementação de Serviços de Medicina do Trabalho, iniciada pelos Ingleses, contagiar outros países, e ser consolidada no Brasil como parte integrante da sistemática do Sistema Único de Saúde, através da Lei 8080/90 e suas respectivas normatizações referentes ao assunto, fez-se necessário o desenvolvimento de ações em âmbito municipal a fim de atender a legislação vigente. No município de Moeda, até o presente momento ainda não havia se pensado em saúde do trabalhador como um ramo da saúde a ser trabalhado e, com o intuito de desenvolver projeto de intervenção das Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador propõem-se a elaboração de um plano de implantação das Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhado que aborde a temática de saúde do trabalhador tendo como base os conceitos legais, artigos científicos e diretrizes do Ministério da Saúde através de levantamento, seleção do publico alvo para etapa inicial, elaboração de material educativo e capacitação da equipe. O projeto de implantação das Ações em Saúde do Trabalhador no Município de Moeda é factível e encontra-se em fase de desenvolvimento, contudo, os resultados só se farão mensuráveis a partir do momento em que haja capacitação e sensibilização da equipe de forma integrada e rotineira.

Ano

2019-08-11T21:03:06Z

Creators

Thais Rodrigues Braga Moura

Uso de bolsa de feno slow feeder melhora bem-estar de equinos militares

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2019-12-13T14:30:21Z

Creators

Mayara Gomes Corrêa

Um caso de transtorno de estresse pós-traumático infantil associado à perda da figura paterna tratado com terapia cognitivo - comportamental

Este estudo visa descrever um caso de transtorno de estresse pós-traumático em uma criança de 9 anos, do sexo feminino, que vivenciou a morte do pai em torno dos cinco anos de idade, alvejado por sete tiros, o que se constituiu em evento estressor intenso, com sérias consequências ao seu desenvolvimento psicológico. A criança passou a apresentar sintomas como choro inconsolável, insônia, inquietação corporal e revivência da morte do pai. Os dados foram coletados ao longo de 16 sessões de psicoterapia na abordagem cognitiva, sendo 4 sessões de avaliação e 12 de tratamento. Foram usadas a psicoeducação, exposição e reestruturação cognitiva. Como resultado da psicoterapia promoveu-se o enfrentamento da situação estressora, refletido na redução das crises de choro inconsolável que estavam associadas à rememoração da perda paterna.

Ano

2019-08-11T03:17:50Z

Creators

Maria de Fatima Mota Knupfer

O continente que virou uma nação? Aspectos do Brasil e da geografia brasileira nos textos de Aroldo de Azevedo

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020-09-11T18:08:52Z

Creators

Luciana Dias Gontijo Soares

Confiabilidade intra e interssessão da taxa de produção de força no campus board instrumentalizado em escaladores esportivos

O objetivo deste estudo foi verificar a confiabilidade intra e interssessão da taxa de produção de força no Campus Board instrumentalizado em escaladores esportivos. Participaram 22 voluntários do sexo masculino com no mínimo três anos de experiência em Escalada e pelo menos um ano de treinamento no Campus Board. O teste consistiu na realização de exercício com contra movimento, denominado BoteCAE, feito em dois dias com intervalo de 48 horas por um único avaliador. Foram realizadas cinco execuções máximas com intervalo de um minuto entre as execuções. Para medir a variável taxa de produção de força duas células de força foram adaptadas no Campus Board. Os valores de taxa de produção de força do BoteCAE apresentaram altos valores de confiabilidade intrassessão, tanto para o primeiro dia (CCI2,1 = 0,777; p=0,001) quanto no segundo dia (CCI2,1 = 0,790; p=0,001) e também nas interssessões (CCI2,k = 0,873; p=0,001). Portanto, os resultados permitem concluir que a taxa de produção de força é uma medida de desempenho confiável e que pode ser utilizada para monitorar e detectar alterações significativas no desempenho de escaladores esportivos

Ano

2019-08-11T12:08:44Z

Creators

Laura Valverde

Aprendizado transdutivo baseado em teoria dainformação e teoria do aprendizado estatístico

O problema de aprendizado de máquinas normalmente é proposto e resolvido dentro do paradigma da inferência indutiva, através de princípios clássicos como a minimização do risco empírico (ERM) ou a minimização do risco estrutural (SRM). Estes princípios se baseiam na criação de regras através de uma quantidade finita de dados, e assumem duas premissas fundamentais. Primeiro, que há pontos suficientes nos dados de treinamento e estes são amostrados i.i.d. (independentemente e identicamente distribuídos) emrelação à distribuição do problema original. Segundo, que é necessário criar uma regra geral para estimar pontos desconhecidos em qualquer parte do espaço do problema. O modelo de aprendizado transdutivo desafia essas premissas, quebrando o conceito de indução de uma regra genérica que é então utilizada para deduzir pontos desconhecidos de uma dada função. Em uma abordagem transdutiva, valores de pontosdesconhecidos são estimados diretamente, sem a necessidade de se estimar a própria função genérica e, implicitamente, todas as suas possíveis avaliações no espaço contínuo do problema. Além disso, o apredizado transdutivo geralmente utiliza a informação contida nos próprios pontos de interesse para melhorar sua estimativa das distribuições de probabilidades do problema e aumentar seu desempenho. De acordo com o princípio da Navalha de Occam, o apredizado transdutivo não só evita a solução de umproblema mais difícil para o qual pode-se não haver informações suficientes, mas ele também inerentemente utiliza toda informação disponível a priori, incluindo a contida nos próprios pontos de interesse. Neste trabalho, uma nova abordagem para o aprendizado transdutivo é proposta baseada em uma variação da teoria de aprendizado estatístico, onde funcionais risco são diretamente estimados em um arcabouço de aprendizado semi-supervisionado e transdutivo. A partir desta abordagem, um novo método livre de parâmetros, o classificadorentrópico essencialmente transdutivo (ETEC), é proposto utilizando conceitos da teoria da informação, onde o problema de aprendizado é resolvido como um problema de otimização. Os resultados apresentados indicam que este método supera outros métodosindutivos e transdutivos usuais, como máquinas de vetores de suporte (SVMs) e máquinas de vetores de suporte transdutivas (TSVMs), para problemas de classificação binária em contextos selecionados, identificados através de indicadores de informação propostos.

Ano

2019-08-11T14:40:57Z

Creators

Thiago Turchetti Maia

Modelo de integração das questões sociais no desenvolvimento de megaprojetos no setor de mineração: um caminho para a construção da licença social para operar

Nos últimos anos, a sociedade tem sido cada vez mais consciente e questionadora sobre o desempenho social, ambiental e de desenvolvimento da indústria de mineração. Diante da percepção dos riscos inerentes às atividades extrativas e do grande potencial de gerar impactos socioambientais, crescem as tensões e conflitos sociais nas comunidades locais que buscam maior participação na tomada de decisões e melhor distribuição dos benefícios da mineração. Desta forma, as questões sociais se tornam cada vez mais relevantes no contexto das organizações do setor mineral, e levam as empresas a buscarem uma licença social para operar. Nesse contexto, a presente pesquisa busca analisar as transformações socioambientais e os impactos sociais nos territórios de mineração e tem como objetivo propor um modelo que incorpore as questões sociais no processo de desenvolvimento e gestão de projetos de mineração, ampliando a participação social antes da implantação de novos empreendimentos. Por meio da abordagem metodológica da Design Science Research (DSR), a pesquisa busca estabelecer um vínculo entre a teoria e a prática. O modelo foi elaborado propondo diretrizes para serem aplicadas ao longo do ciclo de vida típico de um empreendimento de mineração, em especial para as fases de desenvolvimento (FEL 1, FEL 2 e FEL 3), apontando como incorporar os resultados da Avaliação de Impacto Social (AIS) e as percepções e recomendações das comunidades potencialmente afetadas em cada fase do projeto. Os resultados da pesquisa corroboram com estudos da literatura, apresentando a interação dinâmica entre os riscos para as comunidades locais e os riscos para os negócios, a necessidade de iniciar o processo participativo antecipadamente e, a importância da AIS para reduzir os impactos adversos e potencializar os benefícios, gerando valor compartilhado ao melhorar os resultados para as comunidades locais e empresas. O modelo foi validado por especialistas que o consideraram viável e passível de implementação nas empresas de mineração. No entanto, foi amplamente ressaltada a necessidade de mudanças na cultura organizacional das empresas do setor mineral para que a participação social seja parte dos processos de desenvolvimento de projetos desde as fases iniciais.

Ano

2019-11-08T17:37:18Z

Creators

Juliana Machado de Vilhena

Aplicação do método dos elementos finitos na análise do comportamento mecânico de instrumentos endodônticos de níquel-titânio

Neste trabalho avaliou-se o comportamento mecânico de diferentes instrumentos endodônticos rotatórios de níquel-titânio utilizando-se o método dos elementos finitos. Os instrumentos Mtwo 25/.06, RaCe 25/.06, ProTaper Universal S2 e F1 e Hyex 30/.06 foram submetidos à microtomografia computadorizada para a obtenção de modelos tridimensionais de suas geometrias. As condições de contorno e carregamento utilizadas foram escolhidas com base na especificação ISO 3630-1, para testes de flexão e torção de instrumentos endodônticos. Uma sub-rotina específica para materiais superelásticos foi utilizada para a descrição do comportamento do material. Realizou-se uma comparação entre os resultados numéricos e experimentais em flexão e torção para os instrumentos Mtwo, RaCe, ProTaper Universal S2 e F1. A boa concordância entre simulação e experimento indicou que os modelos numéricos utilizados no estudo eram acurados. Os resultados mostraram que o instrumento ProTaper Universal F1 é o menos flexível, com tensão máxima de 1.185 MPa quando fl0etido até 45º. Por outro lado, o instrumento ProTaper Universal F1 apresentou a maior resistência à torção. O comportamento em flexão do instrumento Mtwo exibiu uma elevada dependência da orientação da secção transversal em relação à direção de flexão, mostrando que outros parâmetros geométricos da secção, como a simetria, devem ser considerados além do segundo momento de inércia. O comportamento do instrumento Hyex foi avaliado com o uso de diferentes materiais: níquel-titânio superelástico, níquel-titânio martensítico e aço-inoxidável. Os resultados apontaram o instrumento de níquel-titâanio martensítico como o mais flexível e, possivelmente, mais resistente à fadiga por flexão.

Ano

2019-08-13T10:55:46Z

Creators

Leandro de Arruda Santos

Identidade racial no Ensino Fundamental

O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura.

Ano

2019-08-13T10:59:49Z

Creators

Elvira de Fátima Geraldo

Morphometric measurements of sheep fed with increasing levels of sunflower meal

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-04-05T13:29:02Z

Creators

Neyton Carlos da Silva Raphael Colombo Gaspar Amália Saturnino Chaves Luciana Castro Geraseev André Luiz Mendes Athayde Letícia Ferrari Crocomo

Uso de modelos de regressão logística ordinal em epidemiologia: um exemplo usando a qualidade de vida

O tema qualidade de vida (QV) tem ganhado ênfase nos últimos anos. Tipicamente, os resultados da QV são mensurados por meio de escalas de caráter ordinal. Procedimentos como a dicotomização da variável resposta e a desconsideração da ordenação geram perda deinformação proporcionada pelos dados ou até inferências incorretas. Para análise de dados ordinais, métodos estatísticos específicos são necessários, tais como os modelos de regressão logística ordinal. Precauções na utilização desses modelos devem ser tomadas, devido às premissas por eles exigidas. A proposta deste trabalho é apresentar uma revisão de modelos de regressão logística ordinal, em particular o modelo de chances proporcionais, o modelo de razão-contínua, o modelo estereótipo e duas versões do modelo de chances proporcionais parciais. O ajuste, a inferência estatística e a comparação dos modelos são ilustrados com dados de um estudo transversal sobre qualidade de vida que utilizou a escala QLS-BR, realizado com 273 pacientes com diagnóstico de esquizofrenia. Os resultados indicam quetodos os modelos testados mostraram um bom ajuste, mas o modelo de chances proporcionais e o modelo de chances proporcionais parciais foram os mais adequados pelo caráter dos dados utilizados e pela facilidade da interpretação dos resultados.

Ano

2019-08-14T23:20:19Z

Creators

Mery Natali Silva Abreu

Análise estrutural e dimensionamento dos pórticos internos de um edifício comercial

Ao iniciar um empreendimento, é fundamental a concepção do projeto arquitetônico que dará diretrizes da edificação que será dimensionada após a consolidação e a aprovação do projeto arquitetônico. Para elaboração dos projetos subseqüentes, será adotado para este caso a análise estrutural e dimensionamento dos pórticos internos de um edifício comercial.

Ano

2019-08-14T05:46:27Z

Creators

Adriana Maria de Assis Lacerda Correa

Valores de referência e propriedades psicométricas do Lower Extremity Motor Coordination Test

O Lower Extremity Motor Coordination Test (LEMOCOT) foi desenvolvido para avaliar a coordenação motora de membros inferiores e possui adequada validade e utilidade clínica. No entanto, os valores de referência desse teste ainda não foram determinados e as suas propriedades psicométricas não foram amplamente investigadas. Assim, os objetivos deste estudo foram: (1) estabelecer os valores dereferência e equações de predição para o LEMOCOT; (2) avaliar as confiabilidades intra e interexaminador do LEMOCOT e verificar se diferentes formas de obtenção do escore afetam a pontuação, bem como a confiabilidade; (3) avaliar a concordância entre dois métodos de se obter os escores (observação direta e por vídeo); e (4) investigar a confiabilidade teste-reteste, o erro padrão da medida (EPM) e a mudança mínima detectável (MMD). Para tanto, os dois membros inferiores de 320 indivíduos saudáveis com idade 20 anos foram avaliados com o LEMOCOT. Para investigação da confiabilidade interexaminador, os primeiros 30 indivíduos recrutados realizaram três repetições do teste e dois avaliadores treinados o pontuaram simultaneamente. Já para a avaliação da confiabilidade intraexaminador, o desempenho dos mesmos indivíduos foi gravado por uma filmadora digital e analisado pelo mesmo avaliador, duas vezes, num intervalo de 30 dias. Foram registradas para análise a primeira repetição, as médias das duas primeiras, das duas últimas e das três repetições e o maior valor obtido, dentre as três repetições. Além disso, os escores obtidos por um avaliador pela observação direta foramcomparados com os escores obtidos pelo mesmo avaliador na visualização dos vídeos. A confiabilidade teste-reteste também foi avaliada e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) obtido foi utilizado para calcular o EPM e a MMD. Foram utilizadas: estatística descritiva; regressão linear múltipla, para estabelecimento daequação de predição; ANOVAs para medidas repetidas, para comparar os resultados do teste de acordo com as diferentes formas de obtenção dos resultados; CCIs, para avaliar as confiabilidades teste-reteste, intra e interexaminador; limites de concordância de Bland and Altman, para investigar a concordância entre os escores obtidos pela observação direta ou pelo vídeo. De acordo com os resultados deste estudo, escores mais altos no LEMOCOT foram encontrados para homens,participantes mais jovens e para o membro inferior dominante. Idade e sexo foram capazes de explicar 48% e 44% da variância dos escores do LEMOCOT do membro inferior dominante e não dominante, respectivamente, e as equações preditivas foram estabelecidas. Não houve diferença significativa em relação às diferentes formas de obter o escore (0,12<F<1,02; 0,10<p<0,92) e todas elas apresentaramvalores adequados de confiabilidade (0,91<CCI<0,99; p<0,05). Foi observada adequada concordância entre a observação direta e por vídeo (limites de concordância: -1,99 a 1,85; -1,55 e 1,62). Além disso, foram encontrados valores apropriados de EPM (1,97-1,54) e MMD (5,48-4,26). Portanto, os valores de referência e as equações preditivas estabelecidas podem ser utilizados para estimar a gravidade das disfunções da coordenação motora de membros inferiores deindivíduos com idade 20 anos. Apenas uma repetição, após familiarização, foi suficiente para gerar escores confiáveis do teste. Tanto a observação direta quanto a por vídeo podem ser utilizadas para pontuar o LEMOCOT, já que esses métodos apresentaram adequada concordância. Além disso, os valores estabelecidos do EPM e da MMD podem ser usados para interpretar os resultados do LEMOCOT,quando o teste for aplicado para avaliar mudanças ao longo do tempo.

Ano

2019-08-10T02:20:09Z

Creators

Marina de Barros Pinheiro

Unidade instável: o conceito de forma na Teoria estética de Theodor Adorno

O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar como Adorno compreende o conceito de forma da obra de arte na Teoria Estética. Para isso iniciamos com uma explanação do conceito de forma tal como Kant o concebe na Critica da Faculdade do Juízo, a partir da noção de 'conformidade a fim sem fim'. No capítulo seguinte, investigamosas relações entre o conceito de 'forma' e os de 'logicidade', 'causalidade','articulação' e 'construção', agrupadas sob o título "Forma e consonância". No capítulo III consideramos a definição de 'forma' a partir da noção de 'alteridade', em que o elemento primordial é o conteúdo, entendido como o "outro" da forma no continuum estético Na última parte, refletimos sobre o caráter de linguagem da arte e sua relação com o conceito de 'forma' que estabelecemos ao longo do texto precedente.

Ano

2019-08-12T21:54:06Z

Creators

Verlaine Freitas

Relações entre atividades extracurriculares, educação em tempo integral, desempenho escolar, clima familiar e satisfação de vida

Observa-se que crianças e adolescentes são influenciados pelas vivências de três contextos: familiar, escolar e das atividades extracurriculares. Este último tem chamado a atenção de diversos pesquisadores e se constitui de duas formas. A primeira, desestruturada, caracterizada por ficar em casa, assistindo à televisão, brincando e na companhia de um adulto, na maioria das vezes, a mãe. A segunda refere-se à frequência a Atividades Extracurriculares Estruturadas (AEEs), relacionadas ao esporte, à arte e à cultura. No Brasil, a frequência dos estudantes a estas atividades aumentou devido à tentativa do Estado de implantar a educação de tempo integral. Porém, na maioria das vezes, não há articulação entre o conteúdo das aulas formais e as atividades de contraturno. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os impactos das AEEs no desempenho escolar, na satisfação de vida e o clima familiar de estudantes matriculados no 4º e no 5º ano de escolarização. Por meio da realização de revisão sistemática da literatura, verificou-se que o tema ainda não se destaca na publicação de artigos, e os poucos que existem indicam efeitos modestos desse tipo de atividade no Brasil. A partir dessa revisão e de contribuições da literatura internacional, realizaram-se três estudos empíricos. O primeiro investigou diferenças entre participantes e não participantes de AEE quanto ao desempenho escolar, em uma amostra composta por 78 crianças, e questões referentes à estrutura e ao desenvolvimento dessas atividades relacionadas ao desempenho apresentado por seus participantes. O resultado indicou que crianças que ficam em casa, realizando atividades desestruturadas, demonstraram desempenho escolar superior ao dos participantes da Escola Integrada, programa de ampliação da jornada escolar municipal de Belo Horizonte (MG). A partir desse dado, elaborou-se o segundo estudo, a fim de se adaptar um instrumento para acessar o clima familiar de crianças. Participaram desta etapa 193 estudantes de duas escolas públicas. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram dois fatores no teste denominado de Inventário do Clima Familiar para Crianças. A partir das informações desses dois estudos, traçaram-se as estratégias para o terceiro. Seu objetivo foi identificar diferenças entre participantes e não participantes de AEEs, numa amostra de 106 estudantes, em relação a desempenho escolar, satisfação de vida e clima familiar. Os resultados não indicaram diferença entre os grupos. A explicação para os dados encontrados nos estudos I e III estão na estrutura e no desenvolvimento das AEEs, ações que têm o papel de proteger seus participantes e de proporcionar acesso a questões culturais e artísticas. Conclui-se indicando a necessidade de desenvolvimento de maior articulação entre AEEs e atividades curriculares, a fim de impactar positivamente seus participantes quanto ao desempenho escolar

Ano

2019-08-14T14:24:13Z

Creators

Neyfsom Carlos Fernandes Matias