Repositório RCAAP

Educação continuada como oportunidade de melhoria para a assistência de enfermagem: uma revisão integrativa

O processo educativo é infinito e inacabado. Educação continuada é uma ação desenvolvida junto aos profissionais que buscam constantemente proporcionar ao indivíduo a aquisição /manutenção/ otimização de conhecimentos, após a sua profissionalização. Esteestudo se justifica pela crença de que uma melhor compreensão acerca do tema irá conduzir à melhoria da assistência de enfermagem e otimizar a segurança ao paciente. O objetivo do estudo foi analisar como a educação continuada tem contribuído para a melhoria do cuidadode enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em seis etapas. A busca foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, considerando o período de publicação entre 2003 e 2013 e outros critérios de inclusão/exclusão foram aplicados. Foram efetivamente recuperados para o presente estudo 10 trabalhos. A maioria encontrados em bases internacionais e em inglês, sendo o ano de 2009 com maior número de publicação (05), observou-se que a maioria(50%) tem autores enfermeiros. Sete foram desenvolvidos em hospitais com foco em saúde do adulto. Quanto ao percurso metodológico estudos com aplicação de pré e pós teste (05) foram maioria. A maioria deles tinha o propósito de avaliar a eficiência da capacitação de pessoal(n=07). Verificou-se que a enfermagem tem se importado cada vez mais com a qualidade de assistência e tem buscado respostas para uma assistência qualificada, estando a qualidade vinculada à educação em saúde. O enfermeiro é essencial para o desenvolvimento dessaspráticas. O desenvolvimento desse trabalho foi de grande relevância para se perceber o panorama desse processo em busca da qualidade tão difundida.

Ano

2019-08-10T18:29:49Z

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Mayara Durães Bicalho Oliveira

Realização de operações não diagonais em qutrits de caminho

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-08-23T21:04:01Z

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Gilberto Ferreira Borges Júnior

Estudo da viabilidade do uso dos modais rodoviário e ferroviário para o escoamento de tubos de aço do interior do estado de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro

Esse trabalho aborda a estrutura de transporte no território brasileiro, o uso dos modos rodoviário e ferroviário no escoamento de tubos de aço do interior do estado de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro, comparando o uso e descrevendo o perfil de cada modo. Também caracteriza o sistema ferroviário e rodoviário do Brasil, apresentando um breve histórico dos modais, é feita uma abordagem da logística e sua importância nas organizações. É levantado a atual situação do Aço na economia brasileira e um breve histórico das usinas siderúrgicas no Brasil. Por fim, conclui-se que o uso do modal ferroviário é o mais indicada para o escoamento dos tubos de aço, porém no atual cenário logístico da usina o transporte rodoviário acaba prevalecendo.

Ano

2019-08-10T15:28:00Z

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Emilia Carolina Viana

Gestão de custos na administração pública: aplicação de metodologias de custeio ao serviço terceirizado de limpeza da UFMG

A Contabilidade de Custos é uma ferramenta capaz de auxiliar os administradores públicos nas melhorias de desempenho e cumprimento da missão do Estado, haja vista que controlando custos, sobram recursos para serem desenvolvidas outras atividades ou melhorar a qualidade dos serviços já prestados. O presente trabalho aborda a possibilidade de implementação de sistemas de custos nos órgãos públicos, tendo em vista que seus gestores necessitam obter informações úteis visando à otimização dos recursos escassos postos à disposição pela sociedade. Apesar da escassa literatura sobre o assunto e da ausência de cultura gerencial em entidades da administração pública, há muito que a legislação determina que tais sistemas sejam implementados. A partir da adaptação dos conceitos consolidados na vasta literatura sobre custo no setor privado, este trabalho tem o objetivo aplicar a metodologia de custeio por absorção na UFMG com vistas a apurar o custo do serviço terceirizado de limpeza por Unidade / Órgão desta Instituição.

Ano

2019-08-14T03:05:11Z

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Uibira Tupinambas do Amaral

As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica

Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologia intervém nas experiências estéticas do texto, afetando as formas de percepção e de representação literária e cinematográfica. Além das Teorias de Rede que, ao abrirem um espaço para a recriação do ambiente intersemiótico do hipertexto, oferecem a possibilidade de se fazer uma leitura das obras numa perspectiva pluridimensional e sinestésica, pretende-se tomar também, como referência metodológica, as Teorias da Estética da Recepção, que permitem tecer uma relação estético-dialética entre o autor, a obra e o leitor. A partir desses prismas, serão analisados os contextos de produção e recepção das imagens das obras e seus respectivos procedimentos narrativos.

Ano

2019-08-12T19:50:29Z

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Angelina Maria Ferreira de Castro

Identidades de Hsiung-Minkowski e aplicações geométricas

Neste trabalho, provaremos resultados obtidos por Robert C. Reilly no artigo [30], os resultados obtidos são no contexto de subvariedades do espaço Euclidiano compactas e sem bordo. A princípio, mostramos uma generalização da curvatura média conforme [30], criando as r-ésimas curvaturas médias (.)r, que podem ter valores reais ou vetoriais. As fórmulas de Hsiung-Minkowski são identidades conhecidas em análise geométrica. Em 1954, Hsiung provou essa identidade para subvariedades do espaço Euclidiano de codimensão 1, compactas e sem bordo, no artigo [17]. Provaremos esse resultado para subvariedades de codimensão qualquer, como feito em [30]. Em uma variedade, nem sempre é possível obter valor exato do primeiro autovalor do Laplaciano. Utilizando o princípio do mínimo e as fórmulas de Hsiung-Minkowski, encontramos cotas superiores para esse autovalor, desigualdades, as quais, também classificam a variedade, com teoremas do tipo "esfera". No primeiro capítulo, registramos resultados básicos de geometria Riemanniana, que são úteis para o capítulo final. O segundo capítulo trata de subvariedades, a referência que mais utilizamos para a sua escrita foi [12]. O trabalho consta ainda de dois apêndices, nos quais, veremos uma demonstração da desigualdade de Wirtinger para o R2, , que junto com outra desigualdade que será vista no último capítulo, nos dá a desigualdade isoperimétrica para curvas suaves. No segundo apêndice sera visto um cálculo explicito do primeiro autovalor do Laplaciano no caso da esfera.

Ano

2019-08-09T19:17:35Z

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Farley Francisco Santana

Afinal, quem é migrante? agência e historicidade na mensuração da migração internacional recente no Brasil

O presente ensaio discute a agência e historicidade das estatísticas sobre migração internacional produzidas no Brasil. Seu argumento central é que o momento histórico atual cria agenciamentos específicos formados por uma articulação entre órgãos governamentais, universidades e centros de pesquisa na sustentação do conceito de migrante. Para isso, apresenta as bases conceituais sobre as quais são feitas as tentativas de mensuração da migração, como foco nos dados censitários sobre o fenômeno. Termina destacando como novas fontes de informação e ferramentas de análise que surgem com o avanço das tecnologias de comunicação e deslocamento nos forçam a repensar, conceitualmente, as categorias de análise que normalmente utilizamos para estudos quantitativos sobre o tema.

Ano

2021-07-22T21:26:26Z

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Marden Barbosa de Campos

Prevalência de alérgenos causadores de dermatite atópica em cães na região metropolitana de Belo Horizonte

A Dermatite Atópica Canina (DAC) é uma dermatopatia pruriginosa de caráter hereditário, na qual animais predispostos exibem reação de hipersensibilidade do tipo I em resposta à reação com antígenos ambientais que não causariam sinais clínicos em animais não predispostos geneticamente. É o segundo distúrbio alérgico mais comum na população canina, sendo precedido apenas pela Dermatite Alérgica a Picada de Pulgas. Os sinais clínicos mais comuns observados são: prurido intenso, infecções secundárias e lesões por auto-traumatismo. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência dos alérgenos causadores de Dermatite Atópica em cães atópicos já diagnosticados na região metropolitana de Belo Horizonte. Trinta e um cães já diagnosticados com DAC previamente foram selecionados. Realizou-se o teste alérgico através da aplicação interadérmica de 0,1ml de cada antígeno para observar a reação alérgica imediata. Utilizou-se 21 antígenos já conhecidos por causarem Dermatite Atópica em crianças e os controles negativo e positivo. Posteriomente, realizou-se estatística descritiva para avaliar os resultados.

Ano

2019-08-14T14:17:07Z

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Larissa Silveira Botoni

O desenvolvimento da consciência fonológica e a alfabetização

O Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Básica foi elaborado a partir do plano de ação desenvolvido na turma do 1º ano/1ºCiclo, cujo objetivo era contribuir para o desenvolvimento no processo da alfabetização, levando os alunos a observarem a pauta sonora e trabalharem com unidades do sistema fonológico, como rimas e terminações. As unidades fonológicas como sílabas e fonemas não são o foco deste trabalho. Contudo, há intenção de trabalhá-las posteriormente com a turma. Foi realizada uma sequência de diversas atividades, orais e escritas, com parlendas, histórias rimadas, jogos de escuta, jogos de rimas, o que tornou as aulas dinâmicas e prazerosas. O avanço no processo de alfabetização foi notório, durante e após as atividades realizadas. As atividades despertaram a atenção das crianças para a sonoridade das palavras, além de possibilitarem a ampliação de seu vocabulário e colaborarem para o avanço na leitura.

Ano

2019-08-12T19:47:52Z

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Isabel Moreira Rodrigues Guedes

Disentangling the intensity and consequences of floral antagonists in a threatened mountaintop ecosystem

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-05-20T16:21:18Z

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Irene Gélvez Zúñiga

Conhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no Brasil em 2007 e dentre seus objetivos está a aproximação dos setores saúde e educação. Este programa prevê a execução de ações intersetoriais de promoção da saúde em ambiente escolar. Dentro do sistema educacional destacam-se os professores dos anos iniciais do ensinofundamental, pois eles dominam as técnicas de ensino-aprendizagem, convivem diariamente com os alunos, conhecem o contexto social dos mesmos e exercem grande influência no comportamento dos alunos. Portanto, é de extrema importância a atuação deles em programas educativos voltados aos escolares. Mas para contar com a atuaçãode tais profissionais, no contexto da promoção de saúde bucal, primeiro é necessário conhecer o grau de informações que eles possuem (nível de conhecimento) e como obtêm, compreendem e utilizam tais informações para tomadas de decisões (literacia em saúde bucal). Após esse diagnóstico, o próximo passo é capacitar esses profissionais para que possam construir estratégias e ações educativas que possam ser executadas na escola. Este trabalho procurou contar com a participação de tais profissionais para a implementação de ações do PSE no âmbito da promoção da saúde bucal. Teve como objetivos: avaliar o nível de conhecimento e literacia em saúde bucal de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, capacitá-los e construir um material educativo com a participação dos mesmos. Este trabalho constituiu em um estudo de caso realizado com 14 professores de uma escola municipal de ensino fundamental em Nova Lima-MG, Brasil. Foram utilizados dois instrumentos validados no Brasil: um questionário autoaplicável de 19-itens que avaliou o conhecimento em saúde bucal e o teste de literacia em saúde bucal BREALD-30. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da capacitação. O programa de capacitação promoveu um aumento significativo nonível de literacia em saúde bucal (p= 0,002). Foi produzido com a ajuda dos professores um material (Guia de Saúde Bucal na Escola) com textos voltados aos professores e sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Conclusões: o programa de capacitação realizado por esse trabalho elevou os nível de literacia em saúde bucaldos professores; promoveu a construção coletiva de um material educativo e contribuiu para a aproximação entre os profissionais da educação e saúde.

Ano

2019-08-13T13:51:52Z

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Anna Lucia Melo Igdal

Análise da deliberação normativa COPAM nº 123/2008 frente aos empreendimentos de pequeno porte no Município de Itabira (MG)

Com a necessidade premente da conservação dos fragmentos florestais que ainda restam no município de Itabira (MG), e com a convocação por meio da Deliberação Normativa COPAM n°123/2008, dos empreendimentos localizados na zona de amortecimento ou no entorno das unidades de conservação de proteção integral, este trabalho tem como objetivo abordar o impasse gerado entre a legislação ambiental e os pequenos empreendimentos em operação no município de Itabira (MG). Assim, identificar os problemas ocasionados pela vigência da DN COPAM Nº 123/2008, em virtude da existência de Unidades de Conservação de Proteção Integral e apresentar propostas para melhorar a aplicabilidade da DN, no município de Itabira. A partir da nova classificação das atividades, observam-se a burocracia e a dificuldade na tramitação do processo ambiental estadual, enfrentada por empreendimentos de pequeno porte. Neste sentido, foram utilizados como instrumentos de pesquisa, a Legislação Ambiental, o Projeto de Construção do Mosaico de Unidades de Conservação da Natureza e o Zoneamento Ambiental do Município de Itabira (MG). O estudo permitiu a análise e sugestões das principais questões relativas ao processo de licenciamento ambiental de modo a garantir o desenvolvimento sustentável da comunidade de entorno.

Ano

2019-08-14T17:39:31Z

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Telma Procopio Guerra

Avaliação da fotoatividade de revestimentos de TIO2 em substrato cimentício

Os materiais cimentícios estão continuamente expostos a diversos poluentes atmosféricos, microorganismos e a diferentes condições climáticas causando mudanças nas propriedades destes materiais. Trabalhos de reparação e restauração são realizados para evitar e controlar tais mudanças, porém não eliminam o problema completamente devido aos efeitos dos poluentes atmosféricos e de micro-organismos ainda desconhecidos dos materiais cimentícios. Para solucionar tais problemas, pesquisadores têm utilizados recobrimentos para aprimorar algumas propriedades dos materiais à base de cimento. Neste trabalho foi desenvolvido recobrimento com dióxido de titânio, com estrutura cristalina anatase, e foi feito recobrimento de 3 substratos cimentícios com substituição de sílica ativa e quartzo. Este material recoberto, quando exposto à radiação UV, desenvolve propriedades fotocatalíticas e pode apresentar super-hidrofilicidade foto induzida. Estas propriedades foram avaliadas através de testes de degradação de Rodamina B e de medidas de ângulo de contato da água. Os resultados mostraram um aumento da taxa de degradação de Rodamina B e redução do ângulo de contato da água quando as amostras são submetidas a radiação UV. Não foram observadas diferenças acima da faixa de erro entre amostras de cimento puro (Cem) ou amostras com adição de quartzo (Cem-Q) ou silica ativa (Cem-SA) em relação ao comportamento do recobrimento.

Ano

2019-11-01T10:51:48Z

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Jéssica Caroline Paiva Constantino

Ensaio pré-clínico do composto anticonvulsivante bromo-benzaldeído semicarbazona em ratos e cães

Apesar da disponibilidade de vários fármacos anticonvulsivantes, um terço dos pacientes com epilepsia continuam a apresentar crises. Em certos casos, os fármacos disponíveis são eficazes, mas promovem efeitos colaterais e toxicidade incompatíveis com a manutenção do tratamento. O Bromo Benzaldeído Semicarbazona (BrBS) é um composto da classe das semicarbazonas, o qual apresenta boa eficácia terapêutica e baixa toxicidade. O objetivo desse trabalho foi investigar a atividade anticonvulsivante do BrBS no modelo de crise audiogênica (CA) em ratas wistar audiogênicas (WAR), em crises induzidas por pentilenotetrazol (PTZ) em ratos Wistar e em cães sem raça definida. No modelo de CA, foram analisados os parâmetros de índice de gravidade (IS), latência e porcentagem de ocorrência de primeira corrida (C1) e crise generalizada tônica clônica (CVT). No modelo de PTZ em ratos, foram analisados os limiares de PTZ para ocorrência dos comportamentos abalo mioclônico (AM), mioclonia parcial (MP) e crise generalizada tônico-clônica (CVT). No modelo de PTZ em cães foram analisados os limiares de PTZ para ocorrência dos comportamentos mioclonia parcial (MP) e abalo mioclônico generalizado (AMG). No modelo de CA em WARs, na dose máxima (400 mg/kg), o BrBS bloqueou todos os comportamentos relacionados a crise (IS=0) para todos os animais sem apresentar efeitos colaterais evidentes. A porcentagem de animais que apresentou o comportamento CVT diminuiu em 50 % nas doses de 100 e 150 mg/kg em relação ao controle. A porcentagem de animais que apresentou C1 diminuiu9 em 43 % na dose de 200 mg/kg, acompanhado do aumento da sua latência em relação ao controle. No modelo de PTZ em ratos, o BrBS apresentou um modelo de regressão quadrática na curva dose-resposta dos três comportamentos avaliados. Não foi observado efeito pró-convulsivante. As doses 150 e 200 mg/kg foram eficazes no AM. A dose de 200 mg/kg foi eficaz no MP e CVT, com decréscimo significativo na dose de 400 mg/kg para AM e CVT. O cão mostrou ser um modelo estável para o estudo de crise convulsiva por PTZ. No entanto, o BrBS não foi eficaz na crise induzida por PTZ em cão. Foi observado a ocorrência de dois grupos de animais com respostasdistintas ao BrBS. Isso sugere a existência de animais com diferentesrespostas farmacológicas à crise convulsiva. Podemos concluir que o BrBS, apresentou ótima eficácia no modelo de crise generalizada em WARs, moderada atividade, dependente de dose, no modelo de crises parciais e generalizadas de PTZ em ratos e ausência de efeito no modelo de crises parciais e generalizadas de PTZ em cães.

Ano

2019-08-13T10:35:20Z

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Gioconda Alves de Assumpcao

O papel da análise molecular do gene CYP21 nos programas de triagem neonatal para hiperplasia adrenal congênita

A hiperplasia adrenal congênita (HAC) é uma doença que preenche os critérios para sua inclusão em programas de triagem neonatal (PTN), por ser relativamente frequente na população, potencialmente fatal e que pode ser triada por simples dosagem hormonal. A principal dificuldade encontrada pelos PTN para HAC é o alto número de falsos positipos detectados em decorrência principalmente da baixa especificidade do método e da hiper- 17-hidroxiprogesteronemia transitória encontrada em recém nascidos prematuros. O objetivo deste estudo foi avaliar o papel da análise molecular do gene CYP21 como exame de segunda etapa na triagem neonatal para HAC. A análise molecular do CYP21 já é utilizado como exame auxiliar nos PTN de diversos países. Sua principal utilização é na distinção precoce das formas graves perdedoras de sal, que necessitam de intervenção terapêutica imediata, das demais formas da doença (virilizante simples ou não clássica). A análise molecular também mostra-se útil na definição de casos duvidosos. Em relação ao tratamento da HAC, a genotipagem pode ser vantajosa tanto em evitar o atraso do início da reposição hormonal em meninos com a forma virilizante simples, como em evitar a indicação de corticóide em pacientes saudáveis. A precocidade da definição diagnóstica também é benéfica para as famílias de recém nascidos falso positivos, pois reduz o tempo de estresse e ansiedade a que são submetidos. Como exame de segunda etapa na triagem neonatal para HAC, a análise molecular é um exame definitivo e de fundamental importância tanto na definição de casos duvidosos quanto na exclusão de recém nascidos que não possuem a doença. Estudos demonstraram um vantajoso custo-benefício em sua inclusão nos PTN para HAC.

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2019-08-11T05:54:53Z

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Tatiana de Oliveira Rassi

Diferentes tipos de sacos para análise da digestibilidade in vitro do farelo de girassol

A digestibilidade in vitro é uma valiosa ferramenta para se inferir o valor nutricional de alimentos para ruminantes. Objetivou-se avaliar a digestibilidade in vitro da matéria seca e fibra em detergente neutro do farelo de girassol utilizando sacos Filter Bag F57 (Ankon®) e sacos confeccionados com tecido não tecido (TNT - 100 g/m2). O trabalho foi conduzido no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado em Montes Claros/MG. Para a determinação da digestibilidade in vitro foi utilizada a incubadora da Tecnal TE-150, seguida de digestão com pepsina conforme proposto por Tilley e Terry (1963). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial com quatro níveis de inclusão de farelo de girassol (0%,16,7%,33%,50%) e dois tipos de tecidos (Filter Bag F57 (Ankon®) e TNT) com 3 repetições em cada tratamento. A digestibilidade in vitro da matéria seca apresentou redução com a inclusão do farelo de girassol e diferiu em função do tipo de tecido utilizado, sendo que o TNT superestimou os valores de digestibilidade da matéria seca MS em relação ao Filter Bag 57. A digestibilidade in vitro da fibra em detergente neutro reduziu com a inclusão de farelo de girassol, mas não foi observada diferença entre os tipos de tecidos, podendo o TNT ser utilizado para substituir o Filter Bag F57 (Ankon®) nesta análise.

Ano

2022-02-25T15:57:56Z

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Alessandro Lara de Carvalho Sara Silva Santos Ana Karoline de Jesus Vieira Diego Santana Costa Débora Evellin Gonçalves França Sérgio Murilo Duarte Amália Saturnino Chaves Luciana Castro Geraseev

A habilidade de inferir humor em tirinhas: o papel da mediação e da sistematização de atividades

Este trabalho busca investigar estratégias de ensino eficientes para resolver dificuldades de leitura dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental em inferir o humor no gênero tirinha. O trabalho justifica-se por propor reflexões sobre uma habilidade de leitura essencial para a compreensão não apenas do gênero tirinha, mas de outros gêneros também a inferência. Além disso, o trabalho aprofunda o estudo sobre os efeitos do humor em um gênero muito utilizado em livros didáticos a tirinha o qual atrai a atenção dos alunos-leitores que nem sempre o compreendem. Busca-se responder às seguintes perguntas: Qual a contribuição da mediação (professor-aluno) para o desenvolvimento da habilidade de inferir o humor no gênero tirinha?; Até que ponto a sistematização de atividades de leitura de tirinha, tal como apresentada pelos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento da habilidade de inferir humor?; Que atividades de ensino são mais eficientes para o desenvolvimento da habilidade de inferir humor em tirinhas? A hipótese inicial da pesquisa é de que a habilidade de inferir o humor em tirinhas pode ser desenvolvida com a proposição de estratégias didáticas mediadas e sistematizadas pelo professor. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como Bakhtin ([1952/1953]2003), Possenti (2005, 2013), Cafiero (2005), DellIsola (2001), Ramos (2007), Solé (1998), Vygotsky ([1984] 2007), entre outros. Como metodologia, uma coleção de livros didáticos de ensino de língua portuguesa foi analisada com o propósito de verificar como ocorre a exploração do gênero tirinha. A partir dessa análise e de atividades diagnósticas feitas pelos usuários da coleção foram desenvolvidas oficinas com foco no desenvolvimento da habilidade de inferir humor em tirinhas. Depois das oficinas, os alunos fizeram atividades de verificação. Por meio de comparações entre os resultados obtidos pelos estudantes na atividade diagnóstica e nas realizadas após o desenvolvimento das oficinas, foi possível verificar o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos. Os resultados evidenciam que a habilidade de inferir o humor em tirinhas é passível de ser ensinada por meio de atividades sistematicamente organizadas e desenvolvidas de maneira mediada pelo professor. Após as oficinas, os estudantes demonstraram compreender bem o humor em tirinhas - e explicitar essa compreensão porque foram estimulados, por meio de perguntas, a perceber os elementos (verbais e visuais) que constituem o gênero tirinha, bem como as estratégias utilizadas para a produção do efeito de humor no gênero pesquisado.

Ano

2019-08-10T10:13:13Z

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Denis Pereira de Andrade

A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa

O objeto desta pesquisa é a identidade discursiva conhecida como discurso messiânico, ou ainda como discurso de caráter ou tom messiânico, designações aplicadas não apenas a textos oriundos do domínio religioso, mas também a textos provenientes de domínios diversos e materializados em diferentes gêneros. O objetivo maior que nos guia é, pois, o de compreender o que, do ponto de vista linguístico-discursivo, responde por essa categorização. Partimos da hipótese de que o discurso tido como messiânico (em sentido amplo) reitera uma configuração que alude ao quadro do messianismo, configuração essa que pode ser apreendida como um conjunto de formas semióticas (fundamentais e narrativas), discursivas e argumentativas, o que nos leva a recorrer ao aporte teórico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso em dialogo com os estudos da argumentação. Quanto ao corpus, ele é composto por quatro textos ou conjunto de textos: 1) o livro bíblico do profeta Isaías; 2) História do futuro, de Padre Vieira; 3) Mensagem, de Fernando Pessoa; 4) as Teses sobre o conceito de história, de Walter Benjamin. Trata-se de um corpus heterogêneo do ponto de vista do gênero, do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, constituído por textos reconhecidamente messiânicos, características consideradas essenciais à investigação proposta. No que diz respeito aos resultados, observamos, na base de uma concepção de história veiculada nos textos, as oposições semânticas: /liberdade/ versus /opressão/ e /sacralidade/ versus /profanidade/. O presente, indiferentemente do contexto histórico a que os textos se referem, é compreendido como o tempo de afirmação dos termos disfóricos (/opressão/ e /profanidade/), enquanto ao futuro se reserva a negação desses termos e a posterior afirmação dos termos eufóricos: /liberdade/ e /sacralidade/. Nos diferentes textos analisados, a redenção messiânica é, assim, uma afirmação futura (virtual) da /liberdade/ concomitantemente com uma afirmação da /sacralidade/, o que significa, simultaneamente, reaver uma condição de plenitude e perfeição perdida num passado mítico/mitizado. Essa redenção, em termos de sintaxe extensiva, é ainda uma forma de triagem social, pela eliminação e/ou assimilação dos diferentes, processo que se baseia num simulacro de contrato entre o sujeito e um destinador transcendente. No âmbito do discurso propriamente dito, esses elementos se realizam como um discurso de poder voltado para um grupo a quem é prometida a hegemonia. Trata-se de um discurso prospectivo sustentado por um éthos ligado à paratopia e por uma dêixis enunciativa de véspera de redenção, num claro apelo ao páthos. Considerando, por fim, as cenas da enunciação, esses elementos são observados em duas situações: por um lado, a crença messiânica, por seu incontestável apelo emocional, é convertida em discursos que, num quadro cênico religioso, buscam validá-la e fazer crer em sua iminente realização a partir de uma situação tida como severamente negativa; por outro, textos não ligados ao quadro cênico religioso se valem, na forma de cenografia, do apelo emocional que o quadro do messianismo carrega para sacralizar algum projeto de futuro ou possibilidade de mudança.

Ano

2019-08-14T06:06:56Z

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Clebson Luiz Brito

Distribuição espaço-temporal de casos de agressões caninas em Belo Horizonte, 2007/2011

Os cães, que têm compartilhado a habitação com os homens, são considerados os animais de estimação preferidos na sociedade moderna. A partir dessa opção, os interessados em conviver com cães devem assumir o compromisso ético de desenvolver e manter hábitos e posturas de promoção e preservação da saúde humana e animal, do bem-estar animal e do meio ambiente. As agressões caninas são um problema complexo que abrange Saúde Pública e bem estar animal. Casos de ataques são notificados em função da proximidade do cão junto aos núcleos familiares em diversas metrópoles do Brasil. Objetivou-se avaliar, a partir de dados devidamente notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), as características espaciais e temporais dos casos durante o período de janeiro de 2007 a agosto de 2011. Elaboraram-se planilhas para análise, utilizando-se o software Excel versão 2007. Para georreferenciamento e análise espacial, foi utilizado o programa Maporama para identificação das coordenadas e o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS para elaboração dos mapas. As análises estatísticas foram feitas pelo teste Qui-quadrado. Foram avaliadas 6.707 notificações de atendimento profilático, em vítimas agredidas por cães, entre os anos de 2007 a 2011. Observou-se tendência decrescente ao longo dos anos e maior percentual de casos em janeiro, julho e dezembro. A faixa etária mais acometida foi de 5 a 9 anos. Em relação à localização do agravo, extremidades inferiores, mãos e pés foram as regiões anatômicas mais acometidas. Mordedura foi o tipo de exposição predominante; ferimentos superficiais e únicos foram os mais comuns. Considerando os 6.153 atendimentos profiláticos que foram georreferenciados, as regionais Norte, Venda Nova, Leste e Centro Sul se destacaram. Identificou-se necessidade de melhorias para o sistema de notificação e nas informações apresentadas em relação ao agravo e indica-se a necessidade de se propor ações relacionadas à prevenção deste tipo de agravo.

Ano

2019-08-10T13:51:54Z

Creators

Marcelle Aparecida de Oliveira

Culpa e prisão: um estudo sobre a aceitação do sofrimento dos cárcere pelos egressos

Esse trabalho visa encontrar uma explicação dentro da teoria psicanalítica para um fenômeno percebido por mim em meus atendimentos a egressos do sistema prisional brasileiro, eles se sentem merecedores do sofrimento do aprisionamento, mesmo nas condições sub-humanas que se encontram as penitenciárias do país. Buscaremos a princípio em Freud a compreensão desse fenômeno e para isso partiremos do conceito de culpa, sendo assim buscando compreender pelo quê eles sentem isso. Acreditamos ser mais que uma mera contingência do crime cometido.

Ano

2019-08-11T08:53:03Z

Creators

Daniel Spotorno Moreira Machado