Repositório RCAAP

A missão da ciência da informação na era da pós-verdade

Neste texto são apresentados e discutidos alguns aspectos da realidade informacional contemporânea, marcada pelas questões da pós-verdade e da desinformação. Discute-se o potencial da ciência da informação para estudar e propor ações relacionadas com essa realidade, a partir dos três modelos de estudo existentes na área: o físico, o cognitivo e o social. Identifica-se a necessidade, a partir da noção de conhecimento e ignorância de Edgar Morin, de se promover um avanço na ciência da informação em direção a uma dimensão veritística, tal como formulado por Jonathan Furner. Conclui-se, a partir das ideias de Theodor Adorno, que a ciência da informação atual precisa ter como centro de sua missão a questão da verdade e do combate à circulação de informações falsas.

Ano

2022-05-16T23:45:15Z

Creators

Carlos Alberto Avila Araujo

Alterações comportamentais, estruturais e níveis de fatores neurotróficos e citocinas em modelo experimental de parkinsonismo: efeitos do exercício físico

O envelhecimento da população mundial e o consequente aumento da incidência e prevalência de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson, empresta relevância aos estudos que visam conhecer os mecanismos subjacentes a essa doença. Na doença de Parkinson há morte de neurônios dopaminérgicos da substância negra do mesencéfalo gerando sintomas motores e não motores. Investigou-se o efeito neuroprotetor de treinamentofísico prévio em esteira realizado por 30 dias consecutivos em intensidade moderada emratos Holtzman machos submetidos ao modelo de infusão intranasal de MPTP,neurotoxina específica para esses neurônios. Os resultados mostram que o treinamento aeróbico melhorou a aptidão física observada pelo aumento de velocidadee distância desenvolvidas. Ademais, o treinamento em esteira aumentou a curiosidade exploratória em campo aberto, evidenciada pelo aumento de número de quadrantes cruzados, velocidade média, e número e tempo de rearing. Também observamos aumento nos níveis de BDNF no mesencéfalo ventral e diminuição dos níveisde TNF-e IL-10 no estriado. Já a lesão induzida por MPTP diminui a curiosidade exploratória em campo aberto expresso pela diminuição do número de quadrantes cruzados, velocidade máxima alcançada, tempo ativo, número e tempo de rearings,número de grooming, aumento do tempo de freezing a partir de 21 dias pós-infusão. Além disso, o tratamento como MPTP gera alterações estruturais - morte de neurônios dopaminérgicos, alteração de astrócitos e do complexo gliovascular em mesencéfalo ventral -, bem como elevação dos níveis estriatais de BDNF e diminuiçãode GDNF e TNF-em mesencéfalo ventral. Os animais submetidos ao treinamento aeróbico prévio e ao MPTP não apresentaram déficit locomotor, mas sim umaumento de curiosidade exploratória 31 dias pós-infusão. Assim, conclui-seque o modelo de infusão intranasal de MPTP gera alterações comportamentais,estruturais e bioquímicas no sistema nigroestriatal e que o treinamento aeróbicoem esteira atenuou o desenvolvimento do parkinsonismo.

Ano

2019-08-10T04:38:28Z

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Roseane Marques Ribeiro

Minimização de resíduos em reforma

A grande transformação e crescimento atual leva a muitas demolições e reformas de casas e edifícios gerando grande quantidade de entulho de construção civil. As técnicas de gestão dos resíduos da construção civil é hoje um importante instrumento desse setor, que auxilia a reduzir de forma expressiva os impactos negativos de reformas, demolições, construções, correções de patologias entre outros no meio ambiente. Com o aumento acelerado do processo de urbanização, o volume de resíduos oriundos das obras da construção é cada vez mais elevado,tanto pelas demolições decorrentes do processo de renovação urbana, tanto por edificações novas, e não tem recebido solução adequada, ocasionando impacto ao meio ambiente durante todo o seu processo construtivo. Este trabalho apresenta a importância e a preocupação que se deve ter com as formas de execução das edificações e qual o destino que os resíduos destas devem ter, afim de deixar uma sociedade sustentável para as gerações futuras. É sugerida uma metodologiaembasada no planejamento de todo o processo construtivo, desde a sua fase de concepção até sua execução final, objetivando a redução na produção de resíduos e reaproveitamento dos materiais.

Ano

2019-08-12T08:30:13Z

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Fernanda Caroline Batista

Getúlio Vargas biografado: análise de biografias publicadas entre 1939 e 1988

O principal objetivo deste trabalho é analisar as produções do gênero biográfico sobre Getúlio Vargas, escritas entre os anos de 1939 e 1988. Nessa análise, objetiva-se identificar as imagens construídas de Getúlio Vargas, pelos autores das oito biografias selecionadas. Além disso, deseja-se perceber as relações existentes entre as biografias, a discussão historiográfica e as tensões do contexto no qual essas obras foram publicadas. Também, almeja-se acompanhar as transformações ou as permanências havidas, ao longo dessas décadas, na escrita de gênero biográfico, suas aproximações com a ficção e com a escrita acadêmica, bem como os contatos e as trocas entre os dois campos de conhecimento.

Ano

2019-08-12T13:28:16Z

Creators

Marcelo Hornos Steffens

Block theory for profinite groups

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021-10-18T02:40:33Z

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Ricardo Joel Franquiz Flores

Desenvolvimento e caracterização de filmes derivados da borra de café submetida a tratamento com peróxido de hidrogênio alcalino

O café é umas das bebidas mais populares do mundo. Apenas em 2016, foram consumidas cerca de 9,3 milhões de toneladas. Desta maneira, o descarte da borra de café se torna um problema ambiental, pois todo ano são produzidos cerca de 7 milhões de toneladas deste resíduo. Só o Brasil, maior produtor mundial de café e segundo maior consumidor, descartou quase um milhão de toneladas de borra de café em 2016. Contudo, este resíduo é rico em compostos orgânicos, como ácidos graxos, aminoácidos, polifenóis e principalmente em polissacarídeos, os quais representam cerca de 50 % da matéria seca em massa, sendo capaz de gerar produtos de valor agregado se lhes forem dados destinos adequados. As galactomananas e a celulose do café são excelentes polissacarídeos para o desenvolvimento de embalagens de biopolímeros, as quais, por sua vez, têm sido estudadas amplamente nos últimos anos, visto que o descarte de embalagens sintéticas tem causado sérios problemas ambientais. As galactomananas do café foram determinadas como sendo de baixo grau de ramificação e elevado grau de polimerização, características desejáveis para polissacarídeos formadores de biomateriais. Neste trabalho, por meio de tecnologia sustentável, foram desenvolvidos filmes derivados de materiais provenientes da borra de café deslignificada com peróxido de hidrogênio alcalino. As diferenças de tratamentos consistiram em variar as concentrações da solução de peróxido alcalino: 15, 25, 35 e 45 % (v/v). Os materiais deslignificados foram caracterizados para a elaboração dos filmes. Foi utilizada solução de cloreto de zinco para dissolver o material rico em galactomananas e celulose, além disso, adicionou-se cloreto de cálcio à solução de preparo do filme com o objetivo de melhorar as propriedades do biomaterial como permeabilidade ao vapor de água e propriedades mecânicas, produzindo um filme mais coeso. O material proveniente da borra de café submetida a tratamento com solução 35 % H2O2 proporcionou filmes com as propriedades mais desejáveis para a produção dos biomateriais, os quais apresentaram resistência à tração de 5,971 ± 2,107 N/mm2, valor de permeabilidade ao vapor de água igual a 1,44 ± 0,10 g.mm/m2.h.kPa, e temperatura de transição vítrea igual a -2,26 °C. Os filmes apresentaram características promissoras, contudo mais pesquisas são necessárias para o aprimoramento das propriedades dos filmes desenvolvidos e viabilidade da produção.

Ano

2019-08-09T14:00:57Z

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Michelle Jennifer Pereira de Azevedo Batista

Estudo comparativo da resistência à corrosão de aços com aplicação em evaporadores

Os evaporadores utilizados nas usinas para produção de açúcar são caixas trocadoras de calor cuja função é diminuir o teor de água existente no caldo da cana. Esses trocadores de calor são fabricados de materiais de baixa resistência à corrosão e são frequentemente substituídos ao longo do processo produtivo, sendo necessário maior tempo de parada para manutenções, causando queda na produção. Tendo em vista o crescimento do consumo de açúcar e álcool, tanto para o mercado interno, quanto para exportação, torna-se necessário buscar materiais alternativos que apresentem maior vida útil, ou seja, com maior resistência à corrosão para substituir materiais hoje empregados. Esse trabalho mostra a avaliação comparativa de resistência à corrosão dos aços inoxidáveis AISI 444 e API 5CT / ISO 11960 L80 13Cr, aços carbono ASTM A423 Gr1, AISI 1020 e API 5CT / ISO 11960 L80 Tipo1 e dos aços com adição de elementos de liga, ASTM A213 GrT11 e GrT22, em meio de caldo de cana. Foram realizados testes de corrosão, em temperatura elevada, e testes eletroquímicos, utilizando-se as técnicas de potencial de circuito aberto e espectroscopia de impedância eletroquímica, e foi levantada a curva de Tafel para cada um dos materiais, com variação do pH. O aço inoxidável 444 e o aço carbono 1020 apresentaram maior e menor resistência à corrosão, respectivamente, em todos os testes realizados. Já os outros aços ligados testados, o aço T22 apresentou bom comportamento se comparado aos demais materiais.

Ano

2019-08-10T22:16:29Z

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Camila Alves Farias

Relações coesivas em ambiente de produção textual multilíngue

Esta dissertação apresenta um estudo das RELAÇÕES COESIVAS estabelecidas em um texto escrito em português brasileiro e em quatro METATEXTOS produzidos em inglês com base nele, fundamentado pela Teoria Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1976, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FIGUEREDO, 2007, 2011) no escopo dos Estudos Multilíngues (MATTHIESSEN et al., 2008). O conjunto de textos examinado é constituído por um resumo de tese de doutorado em português brasileiro da área de Engenharia Nuclear; o respectivo abstract incluído na tese; duas traduções para o inglês do resumo, produzidas em condições experimentais por um tradutor profissional e por um especialista de domínio; e o abstract de um artigo elaborado pelo autor da tese com base nela, publicado num periódico internacional. O estudo buscou investigar as RELAÇÕES COESIVAS (HALLIDAY; HASAN, 1976, 1985), visando mapear as seleções dos SISTEMAS do inglês e do português brasileiro e examinar relações de proximidade entre os textos com base nos tipos de recursos selecionados, além de comparar os resultados com aqueles obtidos por Silva (2016) para o mesmo conjunto de textos com relação ao SISTEMA DE MENSAGEM. A metodologia consistiu em (1) identificação e anotação semiautomática de categorias do SISTEMA DE COESÃO, utilizando uma ferramenta de anotação desenvolvida para RELAÇÕES COESIVAS; (2) cálculo das frequências das anotações por categoria; (3) análise das Relações Retóricas (MATTHIESSEN, 2004) para complementar a análise de conjunções; (4) processamento das frequências obtidas e análise de agrupamentos (cluster analysis) no ambiente computacional R (R CORE TEAM, 2017); (5) comparação dos resultados obtidos no SISTEMA DE COESÃO com os resultados relativos ao SISTEMA DE MENSAGEM em Silva (2016). A classificação dos itens coesivos foi feita de acordo com as categorias do SISTEMA DE COESÃO com base em Figueredo (2007, 2011) e Pagano et al. (2015) para o português brasileiro, Halliday e Hasan (1976, 1985) e Halliday e Matthiessen (2014) para o inglês. Os resultados quantitativos das categorias anotadas permitiram obter dendrogramas que mostram relações de proximidade entre os textos. O abstract do artigo publicado em periódico internacional se distanciou dos demais textos no que diz respeito às cadeias de identidade e conjuntivas, resultado que confirma aqueles obtidos por Silva (2016). No que diz respeito às cadeias de identidade, verificou-se agrupamento do texto-fonte, do abstract da tese e do texto traduzido por um especialista de domínio. No que diz respeito às cadeias de similaridade, o texto-fonte se afastou dos demais textos, possivelmente em virtude de possuir menos categorias de repetição e mais categorias de sinonímia e colocação. Finalmente, no tocante às cadeias conjuntivas, verificou-se agrupamento do texto-fonte com o abstract em inglês publicado na tese, o texto traduzido por tradutor profissional e o texto traduzido por especialista de domínio

Ano

2019-08-11T11:44:53Z

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Adriana Alves Pinto Ferreira

Circovírus suíno tipo 2 e Parvovírus suíno: estudo do envolvimento em alterações reprodutivas em marrãs e porcas de primeiro a terceiro parto

O envolvimento do circovírus suíno tipo 2 (PCV2) e parvovírus (PPV) em falhas reprodutivas em três rebanhos suínos (G1, G2 e G3) foi estudado pela associação entre a infecção natural de marrãs e porcas e sua leitegada por estes dois agentes. Amostras de soro de 143 matrizes coletadas antes da cobertura e após o parto e de dois a cinco leitões destas porcas foram testadas para a presença de anticorpos contra PCV2 e PPV. Soros das porcas também foram testados para viremia para PCV2. Amostras de tecidos de fetos mumificados e leitões natimortos das porcas acompanhadas foram investigados para a presença de DNA do PCV2. Conteúdo estomacal de leitões natimortos foi testado para a presença de anticorpos contra PPV. Não houve associação entre viremia para PCV2 e ocorrência de falhas reprodutivas nas porcas acompanhadas, bem como entre aumento de títulos de anticorpos para PPV e ocorrência de falhas reprodutivas. No entanto, houve associação entre a ocorrência de alterações fetais relacionadas ao PCV2 e PPV e a presença de falhas reprodutivas e entre a co-participação dos dois vírus e a presença de falhas reprodutivas. Ocorreu infecção transplacentária pelo PCV2 e PPV em porcas com títulos elevados de anticorpos, gerando leitões soropositivos e viáveis ao nascimento indepentente do uso da vacinação contra os dois agentes.

Ano

2019-08-12T19:07:04Z

Creators

Alessandra Silva Dias

Efeitos do treinamento com exercícios na capacidade funcional e qualidade de vida em indivíduos com insuficiência cardíaca e transplantados cardíacos

As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte na maioria dos países, sendo a Insuficiência Cardíaca (IC) um problema crescente de saúde pública com uma prevalência estimada de 37,7 milhões de indivíduos em todo o mundo. A IC é geralmente resultante de alterações estruturais ou funcionais decorrentes de alguma patologia cardíaca anterior e sua abordagem clínica inclui tratamento farmacológico, utilização de recursos avançados, como ressincronizadores e ventrículos artificiais sendo o transplante cardíaco recomendado para os casos refratários. Além do tratamento clínico, assim como para as demais condições cardíacas, os indivíduos com insuficiência cardíaca ou transplantados devem ser encaminhados para Reabilitação Cardíaca (RC). Nos programas de RC, estes recebem diversas abordagens de equipe multidisciplinar como por exemplo: nutrição adequada, acompanhamento psicológico, orientações quanto ao uso adequado da medicação, avaliação da capacidade de exercícios, orientações quanto aos cuidados durante a realização de atividades físicas e geralmente participam de um programa de exercícios por tempo determinado no centro de reabilitação. Vários estudos na literatura avaliaram os efeitos de programas de exercícios em indivíduos com insuficiência cardíaca e transplantados cardíacos. Entretanto, em relação a esses grupos, ainda não é consenso os efeitos de diferentes protocolos na capacidade funcional e qualidade de vida. No que diz respeito aos indivíduos com insuficiência cardíaca, os protocolos contínuos ou intervalares podem desencadear diferentes respostas e em relação aos indivíduos transplantados, a literatura é escassa e ainda não há consenso se de fato é possível incrementar a capacidade funcional em logo após a cirurgia. Assim, os objetivos desta tese foram: 1) avaliar os efeitos de protocolos de treinamento de alta intensidade em comparação com protocolos de treinamento contínuo de moderada intensidade de indivíduos com IC atendidos unicamente pelo Sistema Único de Saúde na capacidade funcional e na quantidade de atividades de vida diária; e 2) examinar os efeitos dos exercícios aeróbios sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida relacionada à saúde após o Transplante Cardíaco. O primeiro objetivo foi investigado a partir de um ensaio clínico cego, randomizado e controlado, registrado na Rede Brasileira de Ensaios Clínicos (REBEC) onde está cadastrado com o número (RBR-776gwc) e conduzido em conformidade com as diretrizes para intervenções não-farmacológicas (Consolidated Standards of Reporting Trials -CONSORT, 2010). O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e está registrado na Plataforma Brasil sob o número CAAE/45597115.3.0000.5039. Foram considerados elegíveis, todos os indivíduos com insuficiência cardíaca encaminhados para o Serviço de Reabilitação Cardíaca do Hospital das Clínicas da UFMG - Belo Horizonte, MG e ao Serviço de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Messejana em Fortaleza-CE. Foram incluídos, Indivíduos do sexo masculino ou feminino com insuficiência cardíaca classes funcionais I a III da New York Heart Association (NYHA) ou IC com fração de ejeção reduzida (ICFEr) e intermediária (ICFEi) baseado em ecocardiograma realizado no máximo três meses antes da avaliação e que estivessem com tratamento clínico otimizado. Também deveriam ter um teste de esforço máximo (ergometria ou teste cardiopulmonar de esforço) realizado no período máximo de dois meses antes de iniciar o protocolo de pesquisa. Foram excluídos, os indivíduos com fibrilação atrial ou qualquer outra arritmia que impedisse o controle da frequência cardíaca durante o protocolo do estudo; com implante de Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI) e marcapasso com frequência fixa; limitação física que impedisse participação no programa, bem como aqueles com déficit cognitivo. As variáveis dependentes foram a distância caminhada (m) no Incremental Shuttle Walk Test (ISWT) (principal), a qualidade de vida avaliada pelo Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire – MLHFQ e o nível de atividade diária avaliado pelo Duke Activity Status Index – DASI). as variáveis independentes foram: a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE), classe funcional (NYHA), idade, sexo, IMC (kg/m2), etiologia da insuficiência cardíaca Essas variáveis foram avaliadas antes e após o período de treinamento. Os indivíduos foram alocados aleatoriamente em dois grupos: o Grupo TC (Treinamento Contínuo) realizou um protocolo usual de treinamento com exercícios contínuos de intensidade moderada, já utilizado rotineiramente pelo centro de reabilitação e o Grupo TIAI (Treinamento Intervalar de Alta Intensidade) realizou o protocolo de exercícios aeróbios intervalar de alta intensidade. Os grupos receberam 12 semanas de treinamento supervisionado duas vezes/semana e a prescrição do exercício consistiu em: cinco minutos de aquecimento e trinta minutos de atividade aeróbia em esteira ergométrica, em cicloergômetro, mini cama elástica ou caminhada no solo, sendo a intensidade do treino pré-determinada para cada indivíduo e para cada fase do protocolo. O aquecimento e resfriamento incluiu exercícios variados incluindo exercícios globais de resistência muscular e poderiam ser realizados individualmente ou em grupos de até seis participantes. O Grupo TC teve a zona de treinamento calculada em percentuais da frequência cardíaca de reserva (FCR); (FCR = FCmáx - FC repouso). Nas quatro primeiras semanas, a intensidade foi calculada entre 50 e 60% da FCR; da quinta a oitava semana entre 60 a 70% da FCR e da nona e décima segunda semana a intensidade foi de 70 a 80% da FCR. Para o Grupo TIAI, aplicouse o treino em três etapas: treino curto nas primeiras quatro semanas: 30 segundos de exercícios com intensidade de treinamento de 80% a 90% FCR, seguidos de 30 segundos de descanso ativo a 30-40% FCR. O treino médio foi aplicado da quinta a oitava semana, com dois minutos de intensidade entre 85 a 95% da FCR, seguidos de dois minutos de descanso ativo com 40-50% FCR e o treino longo foi aplicado nas semanas 9-12 com quatro minutos de intensidade entre 90 a 100% da FCR, seguidos de três minutos de descanso ativo com 50-60% da FCR até totalizar 30 minutos. Os grupos receberam orientações para realização de exercício físico aeróbio contínuo no domicílio (caminhar ou pedalar) por 20 a 30 minutos, com sensação de esforço moderada conforme a Escala de Percepção Subjetiva de Esforço de Borg (EPE) a fim de completar cinco dias de exercícios na semana. Ao final do protocolo, o grau de conforto dos indivíduos em relação ao programa de treinamento foi avaliado por meio de uma pergunta específica que foi incluída na avaliação final por meio de uma escala tipo Likert de cinco itens. O segundo objetivo foi investigado por meio de um estudo retrospectivo do tipo pré-pós realizado a partir de um banco e dados do serviço de RC do Hospital Messejana em Fortaleza-CE. O estudo foi registrado no Comitê de ética em pesquisa da instituição (parecer nº 2.654.237/2018). Cento e nove (109) indivíduos adultos foram submetidos ao transplante cardíaco ortotópico entre 2015-2018, no Hospital de Messejana. Após a alta hospitalar, os transplantados, clinicamente estáveis, recebendo terapia imunossupressora padrão para controle da rejeição (inibidor da calcineurina, micofenolato sódico e prednisona) e tendo realizado biópsia endomiocárdica para exclusão da rejeição do aloenxerto cardíaco foram encaminhados a fase II da RC. Setenta e seis indivíduos foram encaminhados para RC e 44 participaram do programa de treinamento com exercícios neste período foram incluídos no estudo. Os dados clínicos (período da lista de espera, idade, sexo, peso, altura, índice de massa corporal, etiologia da IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) foram obtidos a partir dos prontuários do paciente e os dados referentes à avaliação da capacidade funcional e treinamento físico no setor de Fisioterapia e reabilitação. Antes e depois (1-3 semanas) do treinamento, os indivíduos foram submetidos ao teste de exercício cardiopulmonar de esforço (TCPE). Foram analisadas variáveis cardiometabólicas (frequência cardíaca de repouso (FCr); frequência cardíaca máxima (FCmax); limiar anaeróbio (LA); FC no limiar anaeróbio (FCLA); Consumo de Oxigênio (VO2), equivalente metabólico (R), VE/VCO2 e pulso de oxigênio (PO). Também antes e após o programa de RC, os indivíduos foram submetidos a um teste de caminhada de seis minutos. O treinamento consistiu em aplicação de exercício aeróbio contínuo de moderada intensidade com a frequência das sessões de exercício de três vezes/semana durante quatro a seis meses. As sessões de exercício de 60 minutos foram compostas por 30 minutos de treinamento aeróbio em esteiras, bicicletas e mini cama elástica sendo as sessões monitorizadas por meio da EPE de Borg (entre 12 e 13) e mais 20 minutos de treinamento resistido para os grandes grupos musculares usando peso livre (1-5kg) ou peso suficiente para realizar 12-15 repetições/ grupo muscular com fadiga mínima. O período de recuperação foi de cinco a dez minutos com exercício de menor intensidade seguido de alongamento. A pressão arterial sistêmica e frequência cardíaca foram verificados em repouso, no pico de exercício e cinco minutos antes e após a recuperação. Também foi aplicada a versão em Português do MLHFQ. Quarenta e quatro indivíduos foram incluídos neste estudo, representando 57,8% do número total de transplantados encaminhados no período do estudo. A média de idade foi 47±12 anos, 80% masculinos com tempo médio de espera em lista para transplante de 55±10 dias. A análise demonstrou diferenças significativas após o treinamento na capacidade física medida pelo TCPE VO2PICO 19,62±4,10; 21,46±5,55 e na capacidade funcional (TC6) 443,2±100,34; 534,6±98,62 metros, bem como melhora na a qualidade de vida: MLHFQ 25 (IQ16-45,7; 8 (IQ 3,5-17,5) pré e pós treinamento físico respectivamente. O delta de redução da FC no período de recuperação no TCPE também foi menor após o treinamento. Não foram detectadas diferenças significativas na FC em repouso e no pico de exercício após o treinamento. Em conjunto, os dois estudos indicam resultados positivos da intervenção com exercícios em indivíduos com insuficiência cardíaca e transplantados em programas de RC da rede pública Brasileira. De maneira geral, os exercícios são benéficos para esta população observando os critérios de segurança recomendados pelas diretrizes internacionais.

Ano

2019-10-17T19:20:49Z

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Maria do Socorro Quintino Farias

A mcriptococose em pacientes com HIV/AIDS

A Sindrome de Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus de Imunodeficiênica Humana (HIV) e infecta milhares de pessoas em todo o mundo. A infecção causada por este vírus permiti a infecção por agentes oportunistas como os do Gênero Cryptococcus causador da criptococose, uma doença fúngica diretamente correlacionada com a infecção por HIV. As espécies C. neoformans e C. gattii são as que mais acometem o organismo humano, e são adquiridos por inalação de propágulos fúngicos. A epidemiologia deste fungo se deve a sua distribuição universal, prevalente em climas subtropicais e tropicais. É um fungo com grande virulência e atinge inicialmente os pulmões podendo se instalar em outros órgãos, como o sistema nervoso central, sendo a forma mais grave da doença, levando vários indivíduos à morte. O diagnóstico é realizado por métodos como Tinta Nanquim (exame direto), sorologia, cultura, citologia e histologia. A criptococose é mais prevalente em países africanos, considerando o alto índice de pessoas imunodeprimidas, mas há inúmeros relatados de pessoas infectadas em todo mundo, como América do Norte, continente Europeu e mesmo no Brasil. Há vários registros da doença nos estados brasileiros, inclusive no estado de Minas Gerais. O tratamento desses indivíduos é realizado pela administração de anfotericina B, padrão ouro no tratamento de criptococose graves, como no caso da meningoencefalite. Ações permanentes e constantes devem ser empregadas no acompanhamento e tratamento dos indivíduos acometidos com a criptococose, favorecendo sua melhor sobrevida, auxiliando na redução dos sintomas

Ano

2019-08-11T11:22:59Z

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Lucrecia de Fatima Geraldo Susana Johann

Baixa adesaão aos métodos contraceptivos: investigando causas e motivações

Esse trabalho busca conhecer as condições de acesso das mulheres às atividades de atenção e aos métodos contraceptivos, evidenciando a importância do cumprimento da prescrição como um dos maiores problemas que a contracepção apresenta. A tentativa é de conhecer as causas da não adesão aos métodos contraceptivos, os problemas originados desse comportamento e a maneira como enfrentá-los, de forma a contribuir para o debate sobre a adesão à contracepção. Para isso, traçou-se uma linha de pesquisa bibliográfica e investigativa, para evidenciar a contribuição de vários autores sobre o assunto abordado, e compreender que essa questão se origina da falta de informação, de educação e das dificuldades para se manter uma rotina que requeira o uso diário dos métodos contraceptivos. Valendo-se das informações desses autores, no que se refere à contracepção e planejamento familiar, buscou-se delinear os passos percorridos pelos serviços públicos a favor delas, de forma a entender porque a atenção ao planejamento familiar continua a ser marcada pela indisponibilidade de métodos contraceptivos nos serviços públicos de saúde e à não adesão das mulheres aos métodos ali oferecidos. Mais que compreender as causas da não adesão buscou-se conhecer a provisão de insumos contraceptivos para os serviços públicos de saúde e os motivos que levam à descontinuidade e baixa efetividade da contracepção.

Ano

2019-08-09T22:35:55Z

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Maria Cristina de Oliveira

Processamento linguístico de marcas de morfologia de flexão em contexto de inglês como segunda língua

É sabido que aprendizes adultos de inglês como língua estrangeira (L2) têm dificuldade com a produção de morfemas flexionais, tais como s da terceira pessoa singular do presente, s de plural e ed de passado regular, havendo variabilidade na produção desses aprendizes. A pesquisa em aquisição de L2 com abordagem gerativa tem extensivamente debatido as possíveis causas para a variabilidade ou opcionalidade sintática, que é bem documentada em gramáticas maduras e em estados transitórios de desenvolvimento, tanto em adultos quanto em crianças. No entanto, não há ainda uma explicação completa sobre as causas da variabilidade nas gramáticas de interlíngua. A variabilidade é amplamente investigada na literatura, havendo duas hipóteses principais, que divergem em relação ao status atribuído à representação abstrata interlingual. No entanto, estas hipóteses são incapazes de explicar, de forma consistente, as causas da variabilidade na interlíngua, não levando em conta o papel do processamento no desempenho em L2, crucial para a aquisição de uma língua. Apesar de haver certo acúmulo de evidência em relação ao processamento de linguagem em contexto de língua materna (L1), ainda há poucos estudos que investiguem a maneira como o bilíngue compreende ou produz linguagem em tempo real. Faz-se necessário, portanto, investigar as possíveis causas da variabilidade de realização morfológica de flexão verbal de aprendizes de inglês como L2, falantes do português brasileiro, levando-se em conta o processamento linguístico. A hipótese a ser investigada é a de que, assim como os nativos, aprendizes de alta proficiência em inglês estão sensíveis aos morfemas flexionais, mostrando diferenças significativas nos tempos de leitura de sentenças em duas condições. A insensibilidade indica que o conhecimento relacionado à instanciação de flexão verbal não se encontra automatizado, levando a dificuldades na aprendizagem. Um estudo experimental foi proposto, tendo como objetivo investigar a sensibilidade dos aprendizes aos morfemas de presente e passado regular da língua inglesa, por meio de duas tarefas de leitura auto-cadenciada, nas quais os tempos de leitura de sentenças com e sem marcas flexionais foram medidos. O programa DMDX foi utilizado para a apresentação do estimulo e coleta de dados. Os participantes foram agrupados por nível de proficiência, e os tempos deleitura de sentenças nas duas condições foram comparados aos tempos de leitura denativos do inglês. A análise estatística dos resultados mostrou que não-nativos não mostraram diferenças quanto ao tempo de leitura das sentenças nas duas condições. Isto quer dizer que não-nativos não estão sensíveis aos morfemas de passado e presente da língua inglesa. Os resultados são discutidos à luz da teoria de Morfologia Distribuída e de estudos anteriores sobre produção e processamento morfológico na L2. Discute-se também a utilização do método de leitura auto-cadenciada. Questões a serem investigadas em estudos futuros são apresentadas.

Ano

2019-08-14T17:32:17Z

Creators

Marisa Mendonca Carneiro

Cultura e afetividade: Influências de valores dos professores de matemática na dimensão afetiva dos alunos

Esse trabalho consiste de um estudo sobre cultura e afetividade, visando investigar a possível influência de valores dos professores de Matemática na dimensão afetiva dos alunos. Para sua concretização, foi realizada uma pesquisa empírica numa escola urbana da rede de ensino público de Belo Horizonte, em que se examinou a prática de dois professores de Matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e a correspondente reação afetiva dos alunos suas respostas a essas práticas e suas aprendizagens. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram o estudo foram extraídos das idéias de Bishop e seus colaboradores (Bishop, 1988; 2002; Seah & Bishop, 2000; Gunstone et al., 2004) sobre valores dos professores de Matemática e da literatura sobre afetividade em Educação Matemática. A partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pela observação participante nos moldes da pesquisa etnográfica, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: (a) questionário para os professores; (b) registro em áudio e vídeo das observações em sala; (c) registro em áudio de entrevistas semi-estruturadas com alguns alunos; (d) diário de campo através de registro escrito e em áudio. No caso dos professores, suas práticas e respostas ao questionário foram analisadas e contrastadas considerando-se os valores relativos à Matemática (racionalismo e empirismo, controle e progresso, abertura e mistério), à Educação Matemática (visão formalística e ativista, compreensão instrumental e relacional, caráter relevante e teórico, caráter especializado e acessível, aspecto de avaliação e raciocínio) e à Educação em geral, conforme descritos por Bishop e seus colaboradores (idem). A reação afetiva dos alunos, expressada em resposta às práticas de seus professores e em relação às suas aprendizagens, foi examinada segundo os conceitos de crenças (p.ex. Gómez Chacón, 2003), sentimentos de fundo (Damásio, 1996) e atitudes (p.ex. Brito e Gonçalez, 2001). Os resultados de pesquisa apontam que a intensidade e qualidade da interação entre professor e alunos, investigadas conforme os valores acima aludidos, influenciaram de maneira significativa as crenças desenvolvidas pelos alunos relacionadas com a Matemática, com a percepção deles de suas aprendizagens ou com o modo de ensino a que foram submetidos. Essas crenças mostraram gerar sentimentos de fundo agradáveis (prazer, satisfação, bem-estar, segurança, perseverança) ou desagradáveis (impotência, frustração, desamparo, desesperança), que levaram os alunos a manifestar atitudes positivas ou negativas, respectivamente, em relação à disciplina. Destacam-se considerações finais relativas ao desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Sugere-se, em particular, que o campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de Matemática dê maior atenção à influência exercida pelos valores dos professores na dimensão afetiva dos alunos. Palavras chaves:

Ano

2019-08-12T07:11:40Z

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Milene Carneiro Machado

A escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista na educação profissional

O direito de todos à educação é assegurado pela legislação e pelas políticas públicas nacionais, fundamentadas em um modelo de educação inclusiva. O presente estudo se situa nesse contexto e tem como objetivo analisar o impacto das estratégias educativas na escolarização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação profissional, na modalidade ensino técnico integrado, com aporte da abordagem histórico-cultural. Para esta investigação, propõe-se uma pesquisa qualitativa, envolvendo: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com pais e alunos com TEA, e grupos focais com os educadores de uma instituição federal de educação profissional de Belo Horizonte (Minas Gerais). Os resultados parciais do estudo em questão indicam um reduzido número de matrículas de alunos com TEA no ensino técnico integrado, conforme os dados do censo escolar de 2012 a 2016. Além disso, os estudos identificados no levantamento bibliográfico demonstram que a condição socioeconômica, o apoio familiar, e algumas práticas institucionais favorecem o aprendizado dos alunos com TEA, mas destacam a falta de estruturação dessas ações educativas e das políticas inclusivas, e a inadequação da formação dos docentes. Tais resultados reforçam a relevância da pesquisa em questão no sentido de contribuir para o aprimoramento do processo educativo das pessoas com autismo na educação profissional.

Ano

2022-03-21T20:33:07Z

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Simone Pinto Vasconcellos Mônica Maria Farid Rahme

Farinhas de casca de pequi: caracterização físico-química, perfil de fenólicos, antioxidantes e avaliação do potencial como fonte de pectina via extração por micro-ondas

O pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro e muito apreciado em diversas regiões do país. A casca, por outro lado, ainda é pouco estudada e escassos dados são encontrados na literatura acerca de sua caracterização e utilização. Em trabalho anterior foi detectado um elevado teor de fibras alimentares e antioxidantes em farinhas produzidas a partir de casca de pequi, demonstrando o potencial desse subproduto como ingrediente funcional. Devido a isso, o presente trabalho é continuidade desse estudo e apresenta dados para a caracterização das farinhas de casca de pequi. A caracterização das farinhas foi realizada em relação aos componentes com capacidade antioxidante presentes, bem como em relação aos componentes monossacarídicos formadores das fibras alimentares. As análises de caracterização de compostos antioxidantes por métodos espectrofotométricos evidenciaram um elevado teor de carotenoides (2807,65 µg/100 g) e capacidade antioxidante mensurada pelo método FRAP (3121,74 µmol Fe2SO4/g). Além disso, esse foi o primeiro estudo a avaliar o teor de macroantioxidantes (polifenois não extraíveis) em casca de pequi (281,19 mg/100g) (valores médios). Por meio da análise de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) foi possível identificar a presença de ácido gálico, ácido elágico e etil galato nas farinhas de casca de pequi. Não há na literatura até o momento relatos da caracterização das fibras alimentares de casca de pequi. Os resultados obtidos nessa etapa evidenciaram que as farinhas de casca de pequi são compostas majoritariamente por polissacarídeos pécticos e hemiceluloses como xiloglucanas, arabinogalactanas e glucomananas. Por fim, foi proposto e averiguado o potencial de extração por aquecimento em micro-ondas de pectina das farinhas de casca de pequi. Esse estudo demonstrou a possibilidade de obtenção de pectinas com elevado grau de esterificação (>50%), sendo atrativas para a indústria como aditivo alimentar. Os resultados obtidos nesse trabalho evidenciam o potencial multifuncional das farinhas de casca de pequi como ingrediente alimentício, sendo boa fonte de antioxidantes naturais e fibras alimentares como as pectinas. A detecção desses compostos nas farinhas de casca de pequi torna o produto atrativo comercialmente possibilitando a agregação de valor a um resíduo agrícola ainda subaproveitado do ponto de vista científico, comercial e tecnológico.

Ano

2019-08-10T19:49:37Z

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Daniela Pereira Leão

Pois tudo é assim...: educação, política e trabalho em Minas Gerais (1889-1907)

Na dissertação que ora apresentamos, pretendemos estudar uma estapa da história mineira, sem ignorar o contexto brasileiro.Tentamos expor como os atos políticos dos primeiros quinze anos republicanos também tiveram como função uma prática pedagógica.De imediato esta manifestou-se na promessa de superar o conceito de súdito, próprio da monarquia, pelo de cidadão. Porém a epública criou uma cidadania restrita, limitando a poucos o direito elementar do voto e da participação política dentro do sistema representativo brasileiro. Ora, o pricincpal obstáculo ao exercício singelo do ato de votar e ser votdo era o prórpio dispositivo constitucional de 1891 que excluiu os analfabetos do exercício do voto, tornando-os cidadãos de segunda classe. Num país em que os índices de analfabetismo batiam pelos 70% da população, o artifício constitucional limitava, sensivelmente, a participação política, negando o princípio elementar da cidadania à maioria do povo brasileiro. Ao mesmo tempo em que retirava da maioria da população esse direito político básico, o governo, por seu discurso oficial, no nosso caso, através das mensagens dos presidentes estaduais, por exemplo, dizia da educação como promessa de resgate deste homem de segunda classe, cidadão do futuro, pois só pelas letras era possível chegar à cidadania plena.A promessa da educação primária, assim vista, resgataria a um só tempo o direito à vida política e, aliada ao ensino prático aperfeiçoaria o indivíduo para o trabalho. A cada instante em que isso fosse atingido se confirmaria o progresso do país como nação moderna, com cidadania plena, onde pátria e povo se encontrariam de modo harmonioso, regenerados ambos pelo trabalho.

Ano

2019-08-14T14:30:38Z

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Ciro Flavio de Castro Bandeira de Melo

O controle de autoridade e a contribuição da RDA: um estudo de caso nas bibliotecas da UFMG com enfoque nos registros de nome de pessoa

A diversidade de publicações lançadas nas últimas décadas, em novos formatos e em diferentes plataformas de informação, vem exigindo adequações nas normas de catalogação. Os mantenedores do Anglo­American Cataloging Rules – second edition (AACR2), um dos códigos mais usados mundialmente, decidiram desenvolver novas regras para atender essas necessidades. A partir daí, surgiu a RDA ­ Resource Description and Access, baseada nos modelos conceituais de entidade­-relacionamento, os Functional Requirements for Bibliographic Records, FRBRs, projetada para o ambiente digital e com um escopo bastante abrangente. Na catalogação, o trabalho de autoridade é uma das tarefas mais importantes em bibliotecas, por ser responsável em reduzir ambiguidades e conflitos dos registros nos catálogos. O AACR2R não fornece regras muito consistentes para a elaboração de registros de autoridade, prevendo apenas entradas autorizadas e remissivas de nomes. Já a RDA apresenta instruções mais abrangentes para a manutenção do catálogo de autoridades, além de evidenciar suas ligações com os registros bibliográficos. A justificativa para esta pesquisa está relacionada à escassez de trabalhos científicos sobre o controle de autoridade e sobre as normas RDA, mais especificamente, pela necessidade em abordar o tema controle de autoridade, com enfoque nas entidades de nome pessoal. A questão de pesquisa elaborada foi saber “quais as contribuições para o controle de autoridade de nome de pessoa, na catalogação de registros de autoridade com o uso da RDA, no quesito consistência e viabilidade de implementação no catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais – SB/UFMG”, e o objetivo principal, “Identificar as contribuições mais significativas da RDA para maior consistência no controle de autoridade de nome de pessoa local.” Recorrendo a uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizou­se de um estudo de caso como estratégia de investigação. Elaborou-­se a caracterização das regras para registros de autoridade em ACR2R e RDA, baseada na literatura, e realizou­-se um experimento de catalogação, constituído da criação e implementação de registros de autoridade de pessoas, com o uso alternado das duas normas, em uma amostra formada por 95 pesquisadores da UFMG. Como resultado, foram identificadas características essenciais da norma RDA para registros de autoridade de nome pessoal e delineadas 12 premissas para uma possível implantação da RDA no SB/UFMG, a partir dos registros de autoridade de nome local. Concluiu­se que a RDA traz grandes contribuições para o Controle de Autoridade, melhorando a consistência dos pontos de acesso e, por conseguinte, do catálogo das bibliotecas universitárias, pois autoriza uma descrição robusta e consistente dos dados, pela possibilidade de inclusão de atributos específicos aos nomes e de ampliação dos relacionamentos entre as entidades. Considerou se, ainda, que a RDA favorece a navegação e a descoberta de recursos informacionais pelos usuários e amplia a noção de autoridade, ao propor controlar nomes relacionados não só à obra em si, mas também às expressões, manifestações e itens. Além disso, pode tornar o catálogo de autoridade da biblioteca uma fonte de referência biográfica desses nomes.

Ano

2022-06-07T15:21:40Z

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Irénquer Vismeg Lucas Cruz

Entre tratar e educar os excepcionais: Helena Antipoff e a psicologia na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942).

Entre 1932 e 1942, a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais originou instituições para tratamento psicológico e educação de crianças e adolescentes considerados anormais, que, por sua iniciativa, passaram a ser denominados excepcionais. Criada com o nome do conhecido educador suíço, pioneiro da Escola Ativa, a Sociedade foi formada a partir da mobilização da sociedade mineira da época, tendo à frente a psicóloga russa Helena Antipoff, e se constituiu como caso paradigmático do surgimento da Psicologia enquanto campo de atuação no Brasil. Focaliza se a atuação de Helena Antipoff como psicóloga da Sociedade , examinando as crianças e adolescentes indicados para tratamento especializado, avaliando suas potencialidades através de instrumentos de medida psicológica, propondo práticas de atuação com vistas a promover seu desenvolvimento. Analisa se também os processos de avaliação, tratamento e educação propostos por médicos e educadores, buscando identificar como o espaço de atuação do psicólogo foi construído na interface entre Medicina e Pedagogia. O período 1932 1942 foi a época em que a associação auxiliou classes especiais, originou o Consultório Médico Pedagógico, a Associação de Assistência ao Pequeno Jornaleiro e o Instituto Pestalozzi. As fontes primárias incluem publicações da Sociedade e laudos de avaliação de crianças e adolescentes indicados para tratamento, localizados nos arquivos do Instituto Pestalozzi. Realizou se análise documental, buscando a articulação entre tratamento e educação, as relações entre Psicologia, Medicina e Educação e o lugar da Psicologia nessa associação. Os resultados demonstram que, embora estudos recentes apontem características segregativas nas práticas da Psicologia, a aplicação dos conhecimentos gerados por essa ciência na Sociedade Pestalozzi teve outro papel. Constatou se que, antes da proposta das classes especiais, as crianças com deficiência estavam fora da escola, principalmente em asilos psiquiátricos. As classes especiais foram uma das primeiras iniciativas que levavam em consideração sua diferença, propondo, através do ensino especial, uma educação de qualidade. O diagnóstico psicológico não servia apenas ao propósito classificatório, mas pretendia traçar um perfil da criança e assim, propor alternativas educativas diferenciadas. Os testes utilizados não se limitavam aos testes de inteligência, mas foram utilizados testes de motricidade e a técnica de análise caracterológica proposta pelo psicólogo russo Alexander Lazurski, introduzida no Brasil por Antipoff. O método Lazurski permitia compreender os pontos fortes e fracos da criança, estimulando os fortes e trabalhando para eliminar ou minorar as dificuldades encontradas. Concluiu se que as instituições originadas pela Sociedade Pestalozzi resgataram crianças consideradas irrecuperáveis, propondo formas alternativas de tratamento e educação. No hiato entre o tratar e o educar, ela ofereceu as chaves para conhecer a criança, demonstrando a importância de sua singularidade e de suas potencialidades. A Psicologia torna se assim uma ciência das relações com as ciências da saúde e da educação, com as pessoas, com o poder público, com a comunidade. A mudança de nomenclatura, de anormais para excepcionais, é uma mudança de paradigma. Sendo excepcional, o indivíduo tem necessidades específicas. O enfoque adotado, ao invés de centrado na doença ou no déficit, promove um olhar voltado para as potencialidades e para a invenção de recursos necessários ao pleno desenvolvimento das crianças.

Ano

2021-12-30T23:22:27Z

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Adriana Araujo Pereira Borges

A execução fiscal administrativa: um olhar sobre a perspectiva da ampla defesa como integrante do feixe de garantias constitucionais que compõem o devido processo legal

O presente artigo objetiva analisar a constitucionalidade da introdução da Execução Fiscal Administrativa no contexto do ordenamento jurídico brasileiro, com foco específico na compatibilidade desse instituto com a ampla defesa, garantia constitucional elevada ao status de cláusula pétrea pela Constituição de 1988. Assim, pretende-se demonstrar que a ampla defesa é um dos aspectos do feixe de garantias que compõem o devido processo legal, devendo ser observada nos casos em que o Estado pretende se apoderar do patrimônio dos administrados pela via da tributação no contexto do paradigma do Estado Democrático de Direito, com enfoque no modelo constitucional de processo

Ano

2022-03-14T17:33:57Z

Creators

Flávio Couto Bernardes Henrique Machado Rodrigues de Azevedo