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A influência da cobertura vegetal no conforto térmico urbano em uma região do semiárido Norte Mineiro
A cobertura vegetal urbana realiza serviços ecossistêmicos importantes como: aumentar a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar, proporcionar maior conforto térmico, reduzir a climatização artificial, proporcionar consequências positivas à saúde humana e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. No semiárido Norte Mineiro, região com elevadas taxas de insolação, altas temperaturas e baixas amplitudes térmicas, há a necessidade de compreender os efeitos benéficos da vegetação sobre o conforto térmico, visto que, a vegetação é responsável pela amenização das temperaturas mais elevadas, entre outros benefícios, sendo um importante componente regulador da temperatura urbana. Assim, esse estudo objetivou caracterizar as diferenças entre as temperaturas de ilhas de calor e áreas com cobertura vegetal em ambientes urbanos. Especificamente, analisar as variáveis microclimáticas nestes ambientes, através de índices de conforto térmico; e determinar quais destas proporcionam maior influência no microclima, além de quantificar o nível de conforto térmico proporcionado pela cobertura florestal utilizando o Índice de Calor (IC) e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU). As variáveis amostradas foram sensíveis às épocas do ano e à presença ou não de cobertura vegetal, permitindo afirmar que a presença da vegetação contribui para a diminuição da temperatura e aumento da umidade relativa do ar. E consequentemente gera a redução dos valores de IC e ITU, gerando a melhoria do conforto térmico. Os resultados indicaram haver forte correlação positiva entre as variáveis ITU e IC, com a temperatura e umidade relativa do ar, indicando que acréscimos de temperatura ambiente, são responsáveis por acréscimos significativos nos valores dos índices. Já a umidade relativa do ar apresentou forte correlação negativa com o IC, indicando que a diminuição em seus valores, associada à elevação dos valores da temperatura do ar, contribui significativamente para a piora do IC. Concluiu-se que além das áreas verdes serem significantemente mais frias, o fato das espécies da região ser caducifólias não reduz a eficácia da melhoria do conforto térmico proporcionada pelas mesmas. A presença de árvores realiza uma diferença significativa e positiva ao conforto térmico urbano, provando que há razões positivas para arborização urbana da cidade de Montes Claros, MG, visando à amenização do clima semiárido e proporcionando um maior bem-estar social, qualidade de vida e sustentabilidade.
Efetividade do fortalecimento excêntrico sobre a dor, perda de função e retorno ao esporte no tratamento da tendinopatia patelar e de aquiles em atletas
A etiologia das tendinopatias ainda é obscura, apresentando na literatura duas hipóteses sobre a lesão do tendão: uma teoria mecânica, ligada ao microtraumatismo por repetição, e uma vascular, associada com a reduzida perfusão vascular nos tendões. A Tendinopatia Patelar e de Aquiles são bem conhecidas por apresentarem um tratamento difícil e às vezes podem até encerrar a carreira do atleta. O tratamento conservador é mais frequentemente direcionado para alívio dos sintomas, e a cirurgia é necessária em cerca de 25% dos casos. O fortalecimento excêntrico parece ser importante para uma reabilitação bem sucedida. Dessa forma, o objetivo desta revisão foi identificar as melhores estratégias de tratamento da Tendinopatia Patelar e de Aquiles em atletas, utilizando exercícios excêntricos, a fim de minimizar dor e a perda de função, maximizando o retorno ao esporte. Foi realizada buscas nas bases de dados LILACS, PubMED, SCIELO, BIREME, COCHRANE e EMBASE, incluindo ensaios clínicos, nos idiomas português e inglês, e sem limite de data de publicação até o mês de fevereiro de 2017. OS descritores utilizados foram Eccentric exercise e Patellar tendinopathy e athletes; Eccentric exercise e Achilles tendinopathy e athletes. Foram selecionados 8 artigos em um total de 108 artigos encontrados. Em atletas com Tendinopatia Patelar e de Aquiles os estudos demonstraram uma melhora severa dos sintomas, dor e perda de função após a realização de exercícios excêntricos com uma intervenção de 12 semanas de exercícios de agachamento excêntrico em plano inclinado. Além disso, a maioria dos atletas retornaram aos seus níveis de atividade esportiva pré-lesão após o treinamento. Dessa forma, nesta revisão todos os estudos selecionados evidenciaram o sucesso terapêutico do uso do treinamento excêntrico em atletas com Tendinopatia de Aquiles e Tendinopatia Patelar, demonstrando ser um modelo de treinamento seguro, de fácil execução, compreensão, prático e não apresenta risco à novas lesões, permitindo a sua implementação como um exercício na maioria dos programas de treinamento dos atletas
Um outro lado da mímesis: a poética dantesca de Cristoforo Landino
A partir das considerações de Luiz Costa Lima sobre a questão da mímesis no Renascimento e de sua proposição de que é possível identificar, no período, dois paradigmas de atuação daquela categoria a saber, um baseado na imitatio retórica de autoridades modelares, a qual subordina a poesia ao verossímil; e outro baseado na preeminência do fato, subordinando a poesia à história e ao verdadeiro factual esta tese pretende reivindicar a possibilidade de existência de um terceiro paradigma, fundamentado nas categorias do furor poeticus, da phantasía e da alegoria, o qual admite e mesmo enaltece o inverossímil e o paradoxal. Para tanto, procedemos ao diálogo entre a visão geral e teorizante de Luiz Costa Lima e os estudos especializados e historicamente fundamentados das poéticas e retóricas da época, à maneira de João Adolfo Hansen e outros pesquisadores. Para essa segunda via, focalizamos o Quattrocento florentino e os autores ligados à Accademia Platonica di Careggi, nos quais emergem o platonismo e as retóricas helenísticas, recém-descobertas, como contraponto ao aristotelismo escolástico e ao costume retórico latino, que dominavam as considerações sobre a poesia nos séculos precedentes. Deste contexto mais amplo, passamos ao pormenor da obra de Cristoforo Landino, com ênfase numa definição de poesia elaborada por ele na Prolusione dantesca, discurso pronunciado no Studium Generale de Florença para apresentar suas pesquisas sobre a obra de Dante. Tal definição será analisada à luz de categorias retórico-poéticas coetâneas do autor, e, a partir dessa análise, espera-se construir um novo paradigma teórico que suplemente as considerações de Luiz Costa Lima. A hipótese que defendemos nasce, portanto, no interstício entre a mirada ampla das reflexões sobre a poesia da teoria literária e a especialização dos estudos historicamente embasados das poéticas e retóricas antigas.
Formação por alternância na licenciatura em educação do campo: possibilidades e limites do diálogo com a pedagogia da alternância
O objetivo desta pesquisa foi analisar práticas e compreensões da Formação por Alternância do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), seus limites e possibilidades de diálogo com a Pedagogia da Alternância. Em termos teóricos, a pesquisa teve como referência o Materialismo Histórico e Dialético. A base epistêmica desse referencial parte do princípio de que para atingir a essência do fenômeno e capturar sua complexidade é necessário lançar mão das categorias da totalidade, contradição, mediação e práxis transformadora. Um conhecimento baseado na concepção da práxis como princípio educativo, tensionador da realidade e comprometido com a emancipação humana. Nessa perspectiva, buscamos os aspectos conceituais fundamentais da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, no contexto dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) e suas influências na implementação da formação de educadores do campo, por meio da Licenciatura em Educação do Campo. A metodologia, focada na abordagem qualitativa, consistiu-se na revisão de literatura para encontrar o estado da arte da pesquisa acadêmica sobre a Formação por Alternância neste curso, o que nos revelou um campo quase ausente nos estudos. A pesquisa exploratória, constatou a execução de 46 cursos em 36 instituições públicas de ensino superior no Brasil. A elegibilidade do LECampo da Universidade Federal de Minas Gerais foi respaldada nos critérios: maior tempo de experiência, pioneirismo com a primeira turma criada em 2005, concebida já por área de conhecimento e em regime de Alternância; inspiração para a expansão e a institucionalização da oferta regular a partir de 2009. Realizamos 2 grupos focais com 12 estudantes de 4 turmas das 4 áreas: Ciências da Vida e da Natureza (2013); Linguagem, Arte e Literatura (2014); Ciências Humanas e Sociais (2015) e Matemática (2016), e entrevista narrativa com 8 professores e 5 monitores do referido curso. A pesquisa documental e a observação, a partir da inserção no curso, completaram as fontes de dados. O resultado da pesquisa demonstrou que o LECampo não utiliza a Pedagogia da Alternância, mas princípios da Alternância, o que vem possibilitando a construção de um novo conceito denominado de Formação por Alternância. Desta construção foram abstraídas 9 mediações pedagógicas específicas e 7 princípios de Alternância que interatuam nos tempos-espaços, escola-comunidade. A estratégia da organização dos tempos e espaços escolares entre escola e comunidade revoluciona a organização dos tempos escolares; oportuniza acesso e permanência à educação superior aos trabalhadores; potencializa a relação teoria e prática com as mediações pedagógicas mobilizadas e práticas de formação humana contra-hegemônicas, intencionadas a um novo projeto de campo e sociedade. Os elementos contraditórios identificados que não potencializam a Formação por Alternância são relacionados aos principais fatores: econômicos, políticos, recursos humanos e pedagógicos. Os resultados indicam que a Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo, dada sua relevância, requer aprofundamento nas pesquisas e mais estudos para a sua consolidação como política pública a ser ampliada em todos os níveis e modalidades da Educação brasileira.
Governança democrática e gestão pública: análise sequencial, limites e potencialidades da experiência das conferências de jovens e mulheres em Belo Horizonte
O trabalho pretende contribuir para as discussões recentes da gestão pública em relação à necessidade de complementaridade entre instrumentos gerenciais e instrumentos participativos e deliberativos. A partir da discussão teórica sobre as inovações na gestão pública e os avanços da teoria democrática no que se refere a uma visão expandida de deliberação pública, o trabalho analisa as experiências de conferências de políticas públicas, no caso das conferências de jovens e mulheres na cidade de Belo Horizonte, a partir de duas óticas: o desenho institucional e as dinâmicas participativas, deliberativas e representantivas presentes no instrumento; e uma possível análise sequencial deliberativa que envolva as conferências e outros três instrumentos de gestão pública municipal: os conselhos de direitos, as coordenadorias municipais e o planejamento estratégico do governo. A análise comparativa indica que a experiência da Conferência Municipal da Juventude teve forte dinâmica competitiva enquanto a experiência da Conferência Municipal das Mulheres tem caráter institucional mais forte e maior capacidade deliberativa, o que pode explicar a maior efetividade da coordenadoria e dos conselhos na governança democrática para o segmento. O desafio da inserção de uma administração pública gerencial na cidade, a partir da nova gestão em 2009, complementar à lógica participativa tradicional da cidade exigiria uma articulação institucional entre esses instrumentos, analisada nesta dissertação a partir de suas limitações e potencialidades. A experiência de Belo Horizonte não traz a solução para a integração sequencial necessária, mas permite indicar os caminhos dessa confluência necessária entre os modelos de gestão.
Análise da Microbiota Intestinal de ratos, antes e após da retirada da Valva Ileocecal e restabelecimento do trânsito com criação de "Esfíncter Artificial"
Várias técnicas têm sido empregadas para a criação de esfíncteres artificiais no intestino para controle da velocidade do trânsito intestinal e prevenção de refluxo coloileal. A realização de seromiotomias duplas circunferenciais para substituir a valva ileocecal foi realizada por Rena et al. em 20 pacientes e mostrou resultados 5 clínicos satisfatórios. A proposta deste trabalho experimental é analisar, por meio de biologia molecular, a diversidade microbiota da região do íleo terminal e do colo proximal de ratos antes e depois da ressecção da válvula ileocecal com a reconstrução do trânsito com anastomose ileocólica término-terminal isolada ou associada à criação de esfíncter artificial pela técnica de Rena. Quatorze ratos foram 10 operados e colhidos conteúdo do íleo e do colo processadas como amostras controle. Após a ressecção da junção ileocecocólica, o trânsito foi reconstruído com anastomose ileocólica término-terminal. Em sete animais acrescentou-se a criação um esfíncter artificial a montante da anastomose. Os animais foram assistidos por 20 dias e reoperados para colheita de conteúdo intraluminar do íleo e do colo e 15 processamento de novas amostras. Das amostras foi extraído o ácido desoxirribonucléico (DNA) para Reação em Cadeia da Polimerase e Eletroforese em Gel com Gradiente de Desnaturação (PCR-DGGE). O gel com os padrões de bandas eletroforéticas geradas das amostras de DNA de bactérias totais foram submetidos ao programa BIONUMERICS para análise da similaridade pelo 20 coeficiente de Dice e da diversidade da microbiota pelo Índice de Shannon-Weaver. O dendograma do coeficiente de Dice de todas as amostras não estabeleceu correlação para segmentos ileais ou colônicos e as amostras-controle dos respectivos animais. Os valores do índice de Shannon-Weaver ficou limitado entre 2,11 e 2,93, com variações para os diversos segmentos nos dois grupos. A média 25 deste índice foi maior no segmento ileal (2,61) e do colo (2,57) dos animais com a criação do esfíncter artificial e do colo (2,63) nos animais sem criação de esfíncter artificial em relação à amostra controle (2,38, 2,39 e 2,36, respectivamente). Um número maior de amostras ileais apresentou valores mais elevados comparativamente com amostras do colo a despeito do fato de a concentração 30 microbiana ser descrita e considerada maior no colo. A ausência da junção ileocecal influenciou as variações da diversidade em todos os segmentos. Com a criação de novo esfíncter a diversidade aumentou nos segmentos tanto ileal quanto do colo. As variações encontradas podem se justificar em função de o comportamento da distribuição da microbiota no trato digestório ter características peculiares e receber influência de fatores locais e sistêmicos determinando a continuidade do presente estudo em relação à quantificação e especificidade de bactérias.
Uma abordagem inovadora para classificação de tráfego em tempo real em ambiente de redes definidas por software (SDN)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Tecnologia educativa para promoção de ações de segurança do paciente em uma maternidade
Introdução: Potenciais riscos aos pacientes são intrínsecos à assistência à saúde, sendo que na maternidade, a ocorrência de eventos adversos pode repercutir em danos a mulher e ao recémnascido (RN). Diante disso, políticas públicas estabelecem ações de melhoria da assistência por meio da corresponsabilização e participação ativa dos pacientes e acompanhantes no cuidado e na prevenção de incidentes. Nesse contexto, a literatura sugere o desenvolvimento de tecnologias educativas (TE) para aperfeiçoar a comunicação, aumentar a capacidade de escuta e engajar o paciente e família na segurança do paciente (SP). Entretanto, as evidências sobre o desenvolvimento e utilização de TE em busca do maior envolvimento do acompanhante e do paciente na SP na maternidade, especialmente com a participação desses atores são insuficientes. Objetivos de pesquisa: Conhecer as percepções e as experiências de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde da maternidade sobre a participação da paciente e do acompanhante na segurança da paciente e do RN. Objetivo de prática: Elaborar e avaliar uma tecnologia educativa para promoção do envolvimento das pacientes internadas na maternidade e seus acompanhantes nas ações do cuidado seguro. Método: O estudo seguiu os preceitos metodológicos da Pesquisa Convergente-Assistencial e sustentou-se nos fundamentos teóricos de Paulo Freire. Foi realizado na maternidade de um hospital público de Belo Horizonte e a produção de dados foi dividida em três etapas. A primeira etapa subsidiou a construção da cartilha através de entrevistas para conhecer as percepções e o conhecimento dos participantes sobre a SP e a participação da paciente e do acompanhante na segurança; e identificar as barreiras que dificultam colocar em prática as ações de SP. Participaram dessa etapa 13 profissionais de saúde, 11 pacientes e 06 acompanhantes. Na segunda foi desenvolvida a TE em forma de cartilha e na terceira, a mesma foi avaliada pelos participantes. Na última etapa aceitaram continuar participando da pesquisa os 13 profissionais da saúde, 08 pacientes e 05 acompanhantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e registro de diário de campo. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo e foram criadas duas categorias provenientes da primeira etapa: Saberes e experiências sobre a segurança da paciente e do RN na maternidade e Desafios para o envolvimento da paciente e acompanhante nas ações de segurança. Resultados: Na primeira categoria os achados evidenciaram que as pacientes e os acompanhantes esboçaram diferentes entendimentos sobre a SP, sendo que a maioria apresentava compreensão limitada sobre o tema e desconhecia como poderiam contribuir para SP. Os profissionais enfatizaram que as pacientes e os acompanhantes se envolvem pouco na SP e poderiam ser mais informados e estimulados pela própria equipe. A segunda categoria apontou as fragilidades para a participação da paciente e acompanhante nas ações de segurança, como a falta de conhecimento, diálogo e escuta, e a posição autoritária de alguns profissionais. Os achados da primeira etapa contribuíram para a construção da TE, no formato de cartilha. Na terceira etapa, os participantes avaliaram a TE como sendo um material importante para impulsionar a participação das pacientes e acompanhantes na SP. Conclusão: O processo interativo e dialogado com os participantes possibilitou a criação da TE como ferramenta importante no envolvimento das pacientes e acompanhantes nas ações de SP. Essa experiência vai ao encontro do pensamento de Paulo Freire que afirma que, o educador deve reconhecer o educando têm saberes, experiências e leituras de mundo próprias, sendo o respeito essencial para influenciar no desenvolvimento de novos saberes.
Partículas de óxido de ferro magnéticas modificadas com ácido p-sulfônico-calix[4]areno: preparação e uso em reações multicomponentes e de valoração do glicerol
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Formação e prática profissional do técnico em saúde bucal: um estudo sobre a percepção de egressos
A presente pesquisa avaliou a formação e a prática profissional do Técnico em Saúde Bucal (TSB) através da análise das narrativas dos egressos do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (TSB/ESTES/UFU). Foi realizado um estudo quali quanti por meio de um questionário aplicado em 195 dos 306 egressos diplomados entre 1989 e 2009, de análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com profissionais das equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia, egressos do Curso TSB/ESTES/UFU. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos egressos é do sexo feminino (97,9%), procedente do ensino médio público (77,9%) e ingressou no Curso com idade média de 24,8 anos. Quase metade dos egressos (44,6%) continuou seus estudos em um curso superior, a maioria em instituições particulares. Cerca de dois terços dos egressos pesquisados (70,2%) exerceram a profissão para a qual foram formados, a maioria por mais de cinco anos e apenas 13,8% declararam exercer a função de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). A renda mensal da maioria dos entrevistados foi de um a dois salários mínimos. No momento da pesquisa, 40,5% informaram que estavam exercendo a profissão de TSB, 7,7%, de ASB, e 41,0% atuavam em outras profissões. A baixa remuneração oferecida à categoria, a carência de vagas de emprego para o TSB, a desvalorização da profissão pelos cirurgiões-dentistas e as falhas de fiscalização quanto à legalidade do exercício profissional desses auxiliares odontológicos, foram os principais fatores apontados pelos egressos para o não-exercício da profissão de TSB. Identificou-se uma subutilização dos egressos na prática profissional, pois a maioria desenvolveu, durante o desempenho da função de TSB, tarefas que poderiam ser delegadas a um auxiliar. Após a homologação da Lei 11.889/2008, que regulamentou a profissão de TSB e ASB, os egressos deixaram de realizar a raspagem de cálculos e restaurações em cavidades preparadas pelos cirurgiões-dentistas e atuaram, sobretudo, em procedimentos coletivos de promoção da saúde e prevenção das doenças bucais. Para 64,1% dos egressos que, no momento da pesquisa, atuavam como TSB, a aprovação da Lei 11.889/2008 foi considerada um retrocesso no processo histórico da consolidação da profissão no mundo do trabalho. Considerou-se que, devido ao impacto dessa legislação na prática profissional do TSB, o Curso TSB/ESTES/UFU deve promover ajustes curriculares e desenvolver ações que contribuam para a legitimação dessa profissão pela sociedade. Os egressos declararam-se satisfeitos com a formação recebida e consideraram que os conteúdos desenvolvidos durante o Curso foram adequados às necessidades do mercado de trabalho. O Curso TSB/ESTES/UFU representou, para muitos, a oportunidade de retomada dos estudos formais, a inserção no mercado de trabalho com consequentes ganhos financeiros e crescimento pessoal e profissional e a possibilidade de prosseguimento dos estudos em um curso de graduação.
Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
Este trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros.
Algoritmos genéticos acoplados a cálculos quânticos para refinamento de campo de força
Neste trabalho é apresentado a aplicação do Algoritmo Genético (AG) como uma metodologia para refinar os parâmetros do campo de força para determinar as energias dos ácidos nucleicos (adenina, guanina, citosina e uracila). São realizados cálculos quânticos para esses ácidos nucleicos, e os seus resultados (energias e estruturas) vão servir como dados de referência para o AG. Para essa abordagem teste (AG acoplado com cálculos quânticos) nós trabalhamos, mais especificamente, com a reparametrização dos termos torcionais e eletrostático do campo de força. Foi realizada uma comparação usando o RMSE (Root Means Squared Error) com resultados recentemente publicados para descrever ácidos nucleicos e mostraram uma melhora, em média, de 31%. Finalmente, o termo potencial reparametrizado foi utilizado para determinar a estrutura de uma molécula de PDB (1r4h) que não foi utilizado para o processo de parametrização. A estrutura foi melhorada em 81% comparada com os resultados publicados anteriomente.
Mindfulness como potencializador do engajamento no trabalho dos indivíduos em uma organização pública
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do programa intitulado Atenção Plena: Curso Introdutório às Práticas de Mindfulness (APCIM) sobre o Engajamento no trabalho dos servidores em uma organização pública. Existem evidências científicas que apontam para efeitos positivos das práticas de mindfulness no indivíduo e, consequentemente, em seu desempenho no trabalho, desenvolvendo a capacidade de manter o foco atencional e reduzindo a exaustão emocional. O programa APCIM, desenvolvido pelo próprio pesquisador em parceria com o Núcleo de Mindfulness (NUMI), é baseado no protocolo do programa Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR), de Kabat-Zinn (2003). As variáveis estudadas foram Mindfulness, Resiliência, Engajamento no trabalho, Lócus de Controle e Personalidade, essa última a partir do modelo Big Five. Foi realizado um experimento de campo com 36 servidores da Pró-reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (PRORH/UFMG) do tipo estudo de grupo de controle pré-teste/pós-teste, com amostra randomizada. Os servidores foram divididos em dois grupos: Experimental (19 participantes) e Controle (17 participantes). Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado pelo pesquisador com 87 itens, baseado em escalas validadas para o contexto brasileiro. O resultado demonstrou que o programa APCIM contribuiu para o desenvolvimento do nível de Mindfulness dos servidores e que o traço de personalidade Conscienciosidade modera esse efeito. Além disso, o programa APCIM impactou positivamente e significativamente o Engajamento no trabalho.
Diversity: recognition of the différance or tolerated difference? a study on the perception of mining and steel professionals
Purpose: To comprehend diversity on the organizational context. Originality/gap/relevance/implications: There are few critical studies on the subject, here grounded on the ideas of Derrida (2002) and on the theory of recognition of Honneth (2003). The comprehension of diversity is related to the construction of identity among individuals and refers to the concept of tolerance, enabling a discussion about recognition (or not) of differences. Key methodological aspects: Qualitative research, performed in organizations on the segments of mining and steel mill. Data were collected by focal groups submitted to discourse analysis. Summary of key results: It was found difficult to live with people of different groups. Diversity was also associated to difference and the topic recognition. It was evident that diversity should be managed in the organizational context, but the diversity that comes on the agenda of companies analyzed, including the HR practices, is the tolerable diversity. Key considerations/conclusions: Minority groups still lack of recognition, prevailing the valorization of a group over the others. To recognize differences is a challenging matter, considering the distance established between reflexive processes and the corporate practice. Finally, it is pointed out the need to promote actions that aim the equality of opportunities of treatment to the several groups present in the organization.
2022
Cacilda Nacur Lorentz Alexandre de Pádua Carrieri Antônio Del Maestro Filho Luiz Cláudio de Lima
Sistema de organização da produção pecuária e ecossistemas de febre aftosa no norte de Minas Gerais
Caracterizou-se epidemiologicamente a região Norte de Minas Gerais segundo formas de organização de produção pecuária e evolução do número de focos de febre aftosa no período de 1980 a 1993. Foram utilizados indicadores demográficos, econômicos e de morbidade, que permitiram determinar áreas de cria, recria, ciclo completo e engorda. A análise dos diferentes determinantes permitiu identificar fatores diferenciados de risco para cada modalidade de produção. Discutiram-se estratégias específicas de atenção veterinária para os ecossistemas endêmico primário e epidêmico. Conclui-se que para o controle efetivo da doença é necessário uma mudança na orientação dos serviços de saúde animal, privilegiando a caracterização dos fatores de risco e a atuação a nível local, envolvendo a participação de diferentes atores sociais.
Funções do desenho de arquitetura: argumentos para o ensino do projeto
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Construção de uma fonte EASI-MS (Easy Ambient Sonic-spray Ionization) para análise direta de superfícies e sua aplicação em amostras de interesse forense
Neste trabalho, uma fonte de ionização à pressão atmosférica para análise de superfícies, chamada Easy Ambient Sonic-Spray Ionization (EASIMS), foi construída em nosso laboratório utilizando materiais de baixo custo. A fonte construída foi aplicada na análise de amostras de interesse forense, com resultados bastante satisfatórios. Inicialmente, detectou-se cocaína em misturas sólidas preparadas em concentrações tão baixas quanto 0,1% p/p. Esta concentração está abaixo do limite de detecção dos reagentes utilizados na identificação preliminar desta droga. A aplicação desta metodologia permitiu, também, a identificação inequívoca de substâncias derivadas de anfetaminas diretamente da superfície de comprimidos apreendidos. Realizou-se, também, a análise direta de selos (blotters) suspeitos de conter LSD. Todos os resultados obtidos por EASI-MS foram confirmados por medidas realizadas por CLAE-UV. A análise de tintas de caneta permitiu a identificação dos diferentes componentes presentes em tintas de diferentes cores e de diferentes marcas, demonstrando o potencial da técnica EASI-MS na detecção de fraudes documentais. Finalmente, a detecção dos inseticidas aldicarb e carbofuran diretamente na superfície de grânulos, num procedimento rápido e que não envolve qualquer etapa de pré-tratamento, credencia a técnica EASI-MS para a análise destas substâncias, as quais estão ligadas à ocorrências freqüentes de intoxicação e envenenamento de seres humanos e animais
Influência de alguns parâmetros na produção de cachaça: linhagem de levedura, temperatura de fermentação e corte do destilado
Neste trabalho, a influência de diferentes linhagens de leveduras e temperaturas de fermentação no perfil dos voláteis da cachaça de alambique foi avaliada. A existência de um ou vários indicadores químicos que permitam definir claramente cada uma das frações, cabeça, coração e cauda, obtidas no processo de destilação do mosto fermentado da cana de açúcar, também foi verificada. Tais investigações contribuem ao desenvolvimento da atividade da produção da cachaça, a qual é importante tanto do ponto de vista econômico quanto social, para o país e para o estado de Minas Gerais em particular. Este trabalho visa, portanto, estabelecer critérios de controle de qualidade e boas práticas na fabricação para adequar o produto e sua imagem de modo a conquistar os mercados locais e internacionais. Sendo assim, foi desenvolvido e construído um equipamento de fermentação e destilação com inovações tecnológicas em escala semi-industrial, de forma que tal tecnologia pudesse ser repassada aos pequenos produtores rurais. Foram realizadas fermentações usando três linhagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae e uma não cerevisiae nas temperaturas de 18, 23 e 28ºC. Os vinhos obtidos foram destilados e as frações coletadas foram analisadas usando as técnicas de espectrometria de massas com ionização electrospray (ESI-MS) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). Os resultados da Análise de componentes principais (PCA) e Análise hierárquica de grupos (HCA) obtidos do tratamento quimiométrico dos dados oriundos dos espectros de massas revelaram o agrupamento das frações do destilado (cabeça, coração e cauda). As análises cromatográficas revelaram a importância da seleção da linhagem de levedura bem como a definição da temperatura para a fermentação, demonstrando, na maioria dos casos, que temperaturas inferiores favorecem a menor produção de compostos secundários e contaminantes. Além disso, a utilização de dornas fechadas, ao promover fermentações em semianaerobiose, possibilitou a diminuição da produção de ésteres e álcoois superiores, fatores estes que tendem a melhorar a qualidade da bebida. Os resultados comprovaram o predomínio de compostos secundários e contaminantes nas frações cabeça e cauda, reforçando a realização do corte correto e descarte dessas frações. O equipamento de destilação reduziu a níveis muito baixos as concentrações de carbamato de etila, bem como definiu, com grande precisão, a separação das frações (cabeça, coração e cauda). Os equipamentos mostraram ser eficientes e, sendo acessíveis aos pequenos produtores, permitirão a obtenção de um produto de maior valor agregado e, desta forma, podem contribuir na melhoria das condições sócio-econômicas para fixação da mão de obra no campo.
Desenvolvimento infantil e condições de saúde de lactentes de risco com perda de seguimento em unidade de referência
Introdução: Um dos grandes desafios atuais da atenção integral à saúde é aumentar a adesão ao acompanhamento, especialmente em populações vulneráveis. O acompanhamento longitudinal de crianças aumenta a sobrevida, diminui a ocorrência de doenças e melhora o desenvolvimento. É importante ofertar assistência qualificada, humanizada e multiprofissional, com fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e usuário, diminuindo a taxa de absenteísmo e evasão. É necessário também identificar as razões para o abandono e desenvolver estratégias para resgate e avaliação de pacientes faltosos.Objetivo: Analisar o desenvolvimento e as condições de saúde de lactentes de alto risco com perda de seguimento em unidade de referência.Métodos: Estudo do tipo coorte retrospectiva baseado em entrevistas telefônicas com responsáveis por crianças que abandonaram o acompanhamento no Ambulatório de Referência do Hospital Sofia Feldman. Dos 504 lactentes que iniciaram o acompanhamento entre 2015 e 2016, 283 abandonaram o seguimento antes dos 24 meses de vida. Foram entrevistados 105 desses pais/responsáveis. Foi utilizado questionário estruturado para investigar os motivos do abandono do serviço e da saúde da criança nos últimos 12 meses. O Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) foi utilizado para triagem de possíveis alterações no desenvolvimento, comportamento e fatores de risco familiar. A classificação socioeconômica foi feita pelo Critério Brasil da ABEP. Foi realizada análise descritiva das variáveis que caracterizavam a amostra, bem como da ocorrência de problemas de saúde e de desenvolvimento. Para analisar os fatores associados ao desempenho das crianças em cada área do SWYC foi ajustada uma Regressão Logística, adotando um nível de 5% de significância. Resultados: Cerca de 43% das famílias que abandonaram o acompanhamento puderam ser contactadas por telefone. O perfil familiar mostrou que 23% dessas mães eram adolescentes que estudaram em média por 9,85+2,47 anos. Segundo Critério Brasil, 78,2% das famílias eram classe C/D/E. Apenas 13,5% das famílias era beneficiária do Programa Bolsa Família. Quanto as condições de saúde, 87,6% dos lactentes apresentaram pelo menos um episódio de adoecimento nos últimos 12 meses, mas apenas 14,3% tiveram internação hospitalar no período. Dos motivos para abandono do seguimento ambulatorial no HSF, o mais frequente foi a distância do serviço (51,4%), seguido por dificuldade financeira (22,9%). Dos lactentes que abandonaram o acompanhamento no ambulatório de referência, 98,1% realizavam acompanhamento regular, sendo que 86,4% o faziam com pediatra (com ou sem participação de outros profissionais) e 71,8% eram atendidos em unidades básicas da rede pública de saúde. Quase 52% haviam realizado 5 ou mais consultas nos últimos 12 meses. Quanto ao desenvolvimento, a prevalência de crianças com suspeita de atraso no desenvolvimento foi 27,6%, de alterações de comportamento 41,0% e de Transtorno do Espectro Autista (TEA) 30,0%. A preocupação dos pais com o desenvolvimento/aprendizagem e/ou comportamento da criança mostrou-se associada a ocorrência de alterações nas três áreas avaliadas pelo SWYC, implicando num aumento de 3 a 6 vezes no risco de a criança ter resultados alterados para o desenvolvimento, comportamento ou TEA. Conclusão: A taxa de evasão global dessa amostra foi compatível com a literatura. Os lactentes da amostra deste estudo apresentaram boa vitalidade ao nascer e baixos índices de complicações perinatais, porém apresentavam, em sua maioria, risco ambiental para atraso no desenvolvimento, sendo provenientes de famílias de baixa condição socioeconômica, baixa escolaridade e com percentual elevado de mães adolescentes. A assistência recebida após a perda de seguimento no ambulatório de referência mostrou número, tipo de consultas e local de acompanhamento apropriados. A prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento e alterações comportamentais foi comparável à da literatura. A prevalência de risco de TEA ficou acima do descrito na literatura. A preocupação dos pais com o aprendizado, desenvolvimento e comportamento de seus filhos indicou risco aumentado de alterações na triagem para alterações no desenvolvimento, comportamento e TEA.
Abordagem da cárie dentária em pré-escolares de 0 a 5 anos no município de Santa Rita do Ituêto
A cárie dentária é uma doença frequente em crianças, podendo levar a consequências severas. Os pais e responsáveis, em casa ou no ambiente escolar, devem entender seu papel na preservação de uma dentição sadia, quanto mais cedo a criança iniciar hábitos saudáveis, melhor será sua saúde bucal na fase adulta. A Estratégia de Saúde da Família é responsável pela melhoria da qualidade de vida da população pertencente a sua área adscrita e a equipe de saúde bucal deve agir com ações intersetoriais, com escolas e igrejas para redução da prevalência de cárie. Foi realizada uma revisão de literatura com busca nas bases bibliográficas SCIELO (Scientific eletronic library online), BIREME e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), e literaturas da área odontológica para o período entre 1988 e 2012. A pesquisa utilizou os seguintes unitermos: Cárie dentária, Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal e Planejamento em Saúde. Na tentativa de reduzir o problema da cárie dentária em pré-escolares, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação para ser implantado pela equipe de saúde bucal no ambiente escolar e com os responsáveis. Além disso, pretende-se informar a comunidade sobre a importância e necessidade da prevenção, bem como os meios para tal. Por fim, espera-se que a implementação deste plano de ação traga condições melhores de vida a todos os munícipes de Santa Rita do Ituêto, promovendo a saúde bucal.