Repositório RCAAP
Avaliação de técnicas de captação de água de chuva para recuperação ambiental na região semi-árida do Vale do Jequitinhonha
O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, tem que enfrentar problemas de disponibilidade de água potável para diminuir a vulnerabilidade social e ambiental de sua região semi-árida. A região semi-árida de Minas Gerais tem precipitação anual de 800mm, concentrada em 4 meses, com uma elevada taxa de evaporação durante todo o ano. O uso ineficiente dos recursos hídricos e edáficos dessa região tem gerado processos de degradação do frágil ecossistema - Caatinga - que existe nesse lugar. Essa região é considerada como uma das mais pobres do Brasil, e esses processos de degradação acentuam ainda mais as condições econômicas e sociais de sua população. No presente trabalho se considera a implementação de técnicas de captação de água de chuva como uma alternativa para aumentar a infiltraçãoe recuperar as propriedades físicas do solo e da vegetação em duas áreas experimentais de 800m2 cada uma. O objetivo do estudo foi avaliar e determinar, dentre quatro técnicas diferentes de captação de água por escoamento (runoff farming), qual é a mais eficiente para aumentar e manter a umidade do solo e permitir o aproveitamento máximo pelas plantas no seu desenvolvimento. Essas técnicas funcionam também como alternativa para restaurar e criar mais opções de uso de solo para a população, considerando a variabilidade climática. Os sistemas de captação de água por escoamento testados foram: a) Negarim; b) Leirões em semi-círculos; c) Leirões em curva de nível; e d) Camalhões em curva de nível. Em cada microcaptação ou microbacia de 3mx3m plantou-se uma árvore. Uma área de 200 m2, sem nenhum tipo de tratamento ou sistema de captação de água de chuva, foi utilizada como área controle. Foram avaliados diferentes parâmetros do desenvolvimento em mudas de Psydium guajava (goiaba) e Manguifera indica (manga), que foram utilizadas como bio-indicadores da eficiência da disponibilidade de água no perfil do solo. Também foram utilizados métodos diferentes para avaliar a estabilidade do solo e a taxa de infiltração superficial e a porcentagem de umidade. Foram registrados aspectos qualitativos com base em fotografias a cada mês para mostrar visualmente o desenvolvimento das plantas e da condição das estruturas. A informação obtida, tanto quantitativa quanto qualitativa, reflete que os sistemas Leirões em curva de nível e Camalhões em curva de nível são os mais eficientes, já que proporcionaram melhores condições de umidade para o desenvolvimento das plantas, inclusive durante o período de seca sem necessidade de irrigação, assim como na restauração da qualidade dos agregados do solos, característica que permite minimizar os processos erosivos. Essas técnicas, junto a outras técnicas de conservação do solo e da água são ferramentas na recuperação dos recursos degradados e uma alternativa de uso sustentável dos mesmos para as comunidades que habitam essa região semi-árida.
As Conferências Públicas Nacionais como forma de inclusão política: alguns determinantes da capacidade inclusiva desses espaços de participação e deliberação
Esta dissertação analisa o processo de inclusão política a partir das Conferências Públicas Nacionais, que são espaços de participação e deliberação da sociedade civil e do governo, convocados pelo Presidente da República. Partindo dos pressupostos que hoje orientam os estudos sobre as instituições participativas e os espaços de participação e deliberação no Brasil, o trabalho procurou mostrar o que afeta a inclusão política nesses espaços, entendida aqui como a incorporação das propostas neles produzidas na agenda do governo federal, além de descrever como as conferências se estruturam e funcionam. Para tanto, foram escolhidas as conferências nacionais de aqüicultura e pesca, de políticas para mulheres e de políticas de promoção da igualdade racial, tendo em vista seu ineditismo e a centralidade atribuída a esses temas pelo Governo Lula, que os incorporou como políticas de governo através da criação de uma Secretaria Especial, com status de Ministério, para cada um deles, na estrutura da Presidência da República. O trabalho apresenta, minuciosamente, as conferências e aponta para os aspectos que caracterizam e diferenciam esses espaços. Esta análise teve como objetivo testar a hipótese de que a capacidade inclusiva das conferências varia de acordo com as características que elas assumem, quais sejam: o tema da política pública nelas debatida, o tipo das deliberações nelas produzidas, o tipo de organização e de história da sociedade civil nelas envolvida, a prática participativa e deliberativa adotada e o montante de recursos orçamentários recebidos pela instituição-sede da conferência.
Amor, poder e violência em contos de Nélida Piñon
Esta dissertação tem como objeto de estudo a articulação entre três aspectos recorrentes na obra contística de Nélida Piñon, que são o amor, o poder e a violência. Para analisar as narrativas 'Fraternidade' e 'A moça e seu fruto' - do livro 'Tempo das frutas' (1966) -, 'Colheita', 'Sangue esclarecido' e 'Luz' - de 'Sala de armas' (1973) -, bem como 'O Jardim das Oliveiras' e 'O revólver da paixão' - de O calor das coisas (1980) -, foram tomados por base conceitos de Erich Fromm, Gérard Lebrun, Roland Barthes, Heleieth Saffioti, Nilo Odalia, Denis de Rougemont, R. Howard Bloch, Francesco Alberoni, Marcel Conche, Karl Erich Schollhammer, Márcio Seligmann-Silva, Maria Rita Kehl, Jaime Ginzburg, dentre outros. Nos contos selecionados, constata-se que há a sugestão de que o amor (ou sua ausência e negação) é uma forma de poder, de domínio sobre o outro, de influenciar comportamentos. Constata-se, ainda, que o poder se instaura por meio de formas de punição e violência (psíquica e/ou física), o que ocorre principalmente devido a psicopatologias nas quais os personagens sentem prazer em dominar e/ou agredir outros seres humanos, (re)afirmando suas identidades ao fazê-lo
Avaliação do efeito da modificação da ponta na capacidade de carga de estacas escavadas tipo trado mecanizado
Com o crescimento acentuado da construção civil nos últimos anos no país e principalmente no ramo imobiliário, as empresas do setor têm buscado cada vez mais por técnicas de engenharia e procedimentos que promovam obras seguras com a melhor racionalização de custo possível em seus empreendimentos. No que diz respeito ao ramo de fundações, existem no mercado algumas práticas utilizadas para aproveitamento máximo dos elementos de fundação em relação a sua capacidade de carga. A presente pesquisa visou a avaliação da capacidade de carga de ponta com modificação da mesma, em estacas escavadas tipo trado mecanizado com diâmetro de 40 cm sem uso de fluidos estabilizantes. Para tal, foram executadas oito estacas em cada um dos quatro canteiros de obras disponibilizados nesta pesquisa, sendo duas estacas executadas de forma convencional para servir de referência e seis estacas com modificação da ponta. Dentre estas seis estacas, duas foram executadas com o procedimento de apiloamento da ponta, duas com a adição e mistura de argamassa e duas com a adição e apiloamento de bucha de concreto, sendo os dois últimos procedimentos lançados ao solo solto proveniente do próprio processo de perfuração contido no fundo da cavidade das estacas. Também é apresentada a avaliação da capacidade de carga lateral em função do tempo de escavação versus concretagem. Para a avaliação da carga mobilizada na ponta e superfície lateral das estacas, foram executados ensaios de carregamento dinâmico em todas as estacas. Assim, com os resultados obtidos, foi possível avaliar o efeito gerado na capacidade de carga em relação aos procedimentos executivos aplicados, sendo que a técnica de adição de argamassa apresentou níveis superiores de capacidade de carga em relação aos demais métodos e com maior qualidade executiva.
Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
A corrente pesquisa se propõe a investigar os processos de aprendizagem presentes nos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis. Uma vez que nas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vem viabilizando novas perspectivas de aprendizagem do conteúdo de História para os estudantes que se constituem sujeitos presentes na sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa é investigar as características históricas que permeiam os jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis que utilizam temáticas históricas. Para o desenvolvimento deste estudo o caminho metodológico utilizado envolveu uma abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, concomitantemente com um levantamento textual sobre a aprendizagem presente nos jogos digitais. Como quesito obrigatório para aprovação no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência PROMESTRE será elaborado, ao final, um conteúdo que se propõem a evidenciar os fundamentos básicos dos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis selecionados e demonstrar algumas possibilidades de utilização dos mesmos, dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem do conteúdo curricular de História. Conteúdo este que estará disponível como e-book para downloads.
Crítica ordinária: a crítica de cinema na imprensa brasileira
Este estudo visa analisar a crítica cinematográfica brasileira atual a partir da cobertura recebida por quatro filmes ( Diários de motocicleta, Elefante, Prisioneiro da grade de ferro e Tróia), ao longo do primeiro semestre de 2004. Nesse período, foram analisadas as matériassobre cinema publicadas em quatro veículos: um jornal diário ( Folha de S. Paulo), uma revista semanal ( Veja) e duas revistas mensais ( Set e Bravo!). Percebemos a crítica cinematográfica como um espaço de interseção entre os dispositivos jornalístico e cinematográfico, que a determinam, dispositivos estes que são atualizados pela operação do crítico como mediador. Essa visão do crítico é conformada pelo seupapel de espectador de cinema, pela sua posição na instituição cinematográfica e pelo seu papel de produtor de discursos jornalísticos, contribuindo para a existência de uma forma específica de recepção e de contato com o cinema e os leitores.
A comicidade do miserável em Ariano Suassuna
Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de Ariano Suassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do sertão nordestino.Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos, marcando dessa forma a‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça, escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da primeira.
Lima Barreto e Roberto Arlt: transições e permanências da memória selvagem
No início do século XX, a publicação de duas autobiografias ficcionais de forte caráter experimental por incorporarem a cultura suburbana, a estética popular e referências à literatura dos grandes mestres da narrativa causaram certo mal-estar entre críticos e editores, que, no geral, as receberam como confissões mal disfarçadas e mal escritas. Mesmo décadas depois de incorporadas ao cânone literário, a crítica segue na tarefa de compreender os motivos pelos quais 'Recordações do escrivão Isaías Caminha', de Afonso Henriques, de Lima Barreto, e 'El juguete rabioso', de Roberto Christophersen Arlt, os objetos de análise privilegiados nesta tese, permanecem instigando seus leitores. A partir desta aproximação inicial, que aponta para uma multifacetada experiência cultural onde se fazem presentes a experimentação estética e revela a condição histórico-social de produção dos autores, permitindo, assim, interconexões com diversas áreas do conhecimento, nos parece pertinente pensar em conjunto os romances de estreia de Barreto e Arlt tendo como horizonte de reflexão a transição identitária e transformações sociais, históricas e estéticas do período em questão. Nossa hipótese diz respeito à intencionalidade dos autores em relação à renovação estética e à contribuição para o incipiente estudo histórico-sociológico na América Latina, não no sentido de os romances se configurarem como um trabalho acadêmico que parte de teorias concebidas a priori, mas como produção literária ficcional que não pretende evitar as contradições
Hilla: uma nova perspectiva para o romance de formação
A partir da leitura dos textos que narram a vida da personagem Hildegard Palm, Das verborgene Wort, Aufbruch e Der Spiel der Zeit, encontra-se a hipótese da análise dos mesmos sob a ótica do Romance de Formação, gênero de fundamental importância a literatura alemã. Em seus três romances, a autora Ulla Hahn, nascida em 1946, na cidade de Brachthausen, oeste alemão, relata, evidenciando o caráter autobiográfico das narrativas, os elementos que constituem sua trajetória como autora. Desde a sua infância - integrando uma família com poucos recursos financeiros e ligada às tradições locais - até a sua participação nos movimentos estudantis antiguerra de 1968, que se propagaram por toda a Europa. Hahn descreve tanto o processo de amadurecimento de sua personagem, quanto os episódios históricos dentro do contexto alemão, como o silenciamento do período do pós-guerra e o milagre econômico. O conflito com sua família; os abusos e o estranhamento do pais e familiares mais próximos à personagem central; o distanciamento de Hildegard do dialeto local e da forte presença religiosa impulsionam-na em sua busca pela formação. A presente investigação constitui-se da fixação destes elementos, sobretudo referentes ao "lugar" da mulher no contexto acima apresentado e também como o conflito dos usos da linguagem, exposto pela oposição entre o dialeto local e a língua alemã padrão, denota o processo de amadurecimento da protagonista.
O diário de aprendizagem de língua estrangeira (inglês) sob a perspectiva do processo discursivo
Este estudo tem o objetivo de analisar e compreender o diário de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) escrito por alunos de inglês da graduação do Curso de Letras e do centro de extensão de uma universidade pública de Minas Gerais. Nesta pesquisa, buscamos aprofundar a compreensão deste instrumento nos domínios da Lingüística Aplicada (doravante LA), a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da linha francesa, atravessada por alguns conceitos provenientes da psicanálise, o que lhe garante, portanto, um caráter interdisciplinar. Partimos da asserção de que é graças à História e à Ideologia que a palavra ganha sentido e se torna coisa. Deste modo, examinamos o percurso histórico do diário para discutirmos comoeste passou a ser utilizado em nossas aulas de LE e em nossas pesquisas da LA. O nosso foco está no caráter reflexivo atribuído a esta escrita nos domínios da LA e analisamos como essa escrita pode trabalhar no universo imaginário de seu sujeito-escrevente em relação ao que é considerado reflexão. Procuramos identificar nos diários e nas entrevistas gestos de interpretação do que venha a ser representações do aluno de LE, do professor e do processo de aprendizagem da língua inglesa. Analisamos, por meio das ressonâncias discursivas, as imagens de nossos escreventes acerca de si, do outro (professor) e do processo de aprender. As ressonâncias são compreendidas como determinadas marcas lingüístico-discursivas que se repetem para a constituição de sentidos predominantes na escrita do diário. O nosso corpus é formado por diários de aprendizagem de alunos de língua inglesa do centro de extensão e do Curso de Letras e também por entrevistas em áudio realizadas com os escreventes dos diários. Em nossa análise, observamos na heterogeneidade do fio do discurso, dentre as contradições e conflitos, a reincidência de dizeres que circulam dentro de um mesmo espaço dizível e previsível. Esses dizeres configuram aquilo que historicamente (consciente e/ou inconscientemente) é esperado do aluno dentro do processo de aprendizagem, ou seja, a melhora e uma evolução constante e infindável de sua aprendizagem; um esforço por parte dele nesse processo; uma aula centrada no professor, sendo este o responsável pela administração dos saberes que circulam na sala de aula. Entretanto, foi também possível observar que a circularidade do mesmo é desestabilizada ao encontrarmos gestos singulares que rompem com a demanda de reflexão e autonomia previamente estabelecida para essa escrita.
Funções pulmonar e muscular respiratória na cardiomiopatia chagásica crônica e sua relação com a capacidade funcional.
A fraqueza dos músculos respiratórios na insuficiência cardíaca está relacionada à intolerância ao exercício. Não há evidências de que a mesma fraqueza exista na cardiomiopatia chagásica e se a força muscular respiratória e a limitação funcional seriam semelhantes à insuficiência cardíaca de diferentes etiologias. Objetivo: Avaliar se a limitação funcional e o comprometimento do sistema respiratório em pacientes com cardiomiopatia chagásica crônica (CCC) são semelhantes ao observado em pacientes com insuficiência cardíaca de diferentes etiologias (IC). Materiais e Métodos: foram avaliados, por meio de um estudo transversal, 15 indivíduos com cardiomiopatia chagásica crônica, 15 com insuficiência cardíaca de diferentes etiologias e 15 saudáveis. A função pulmonar foi avaliada por meio da espirometria (VITALOGRAPH® 2120), a função muscular respiratória por meio da manovacuometria (GERAR® Classe B) e um dispositivo de limiar de carga inspiratória (THRESHOLD® IMT) e a capacidade funcional por meio do teste ergométrico e pelo questionário Perfil de Atividade Humana. Resultados: Foram encontrados valores menores de função muscular respiratória (p<0,05) e de capacidade funcional nos pacientes com CCC em relação aos saudáveis (p<0,05). No entanto, quando se comparou os grupos CCC e IC não houve diferença significativa em relação às variáveis estudadas. A capacidade funcional correlacionou-se (p<0,01) com as forças musculares inspiratória (r=0,47) e expiratória (r=0,62). Conclusão: A função pulmonar e a muscular respiratória e a capacidade funcional de pacientes com cardiomiopatia chagásica crônica são semelhantes a indivíduos com insuficiência cardíaca de diferentes etiologias. Nestes pacientes, a capacidade funcional está diretamente relacionada à função muscular respiratória.
A espetacularização do trabalho docente universitário: dilemas para produzir e viver e viver para produzir
O debate sobre Tecnologias, Sociedade da Informação, Sociedade doConhecimento, sobre a tão falada instauração da Sociedade Digital vinha e, assim continua, como objeto de investigações recorrentes no campo das Ciências Sociais e das Ciências Humanas na última década. O professor universitário, que é o sujeito central deste trabalho - neste ínterim - como importante agente no processo de produção e difusão do conhecimento vai sendo confrontado com muitas novidades, benefícios, mas também exigências sobre o cotidiano das suas atividades de trabalho e sobre todo seu entorno social, inclusive, sobre o espaço privado do lar. O Produtivismo e os seus desdobramentos são a questão central desta abordagem, a espetacularização dessa docência vai dialogando com Debord (1997), que afirma que o espetáculo na sociedade corresponde a um fabrico concreto dealienação. Para análise da tese foram considerados os depoimentos de 26 professores entrevistados de 7 Universidades Universidades Federais da região sudeste: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com o objetivo de identificar as principais mudanças que afetaram o trabalho docente no período de 1995 a 2007, especialmente tendo como referência o Plano de Reforma do Estadoiniciado em 1995. O trabalho está distribuído em Introdução, cinco Capítulos e Conclusão. Recorreu-se como recurso metodológico, à utilização de obras artísticas no campo da Música e da Literatura Poética, na tentativa de ilustrar de maneira mais suave o que em alguns momentos será duro de ser exposto, além de intencionar conduzir a uma reflexão sensibilizada, e não apenas cientifizada do tema proposto.
O Conselho municipal de saneamento de belo horizonte: história, funcionamento e perspectivas
A Lei Federal 11.445 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico no Brasil. No entanto, embora o marco legal nacional do setor só tenha entrado em vigor no ano de 2007, alguns municípios brasileiros sentiram a necessidade de criar umaregulamentação específica para o setor antes mesmo da promulgação desta lei. Este é o caso do município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, cuja Política Municipal de Saneamento foi instituída pela lei 8.260 de 03 de dezembro em 2001. Dentre as diversasquestões abordadas por ambas as leis está o controle social dos serviços públicos de saneamento básico. Para garantir o controle social do setor em Belo Horizonte foi criado, em abril de 2004, o Conselho Municipal de Saneamento de Belo Horizonte, o COMUSA.Por ser um conselho municipal de criação recente, principalmente quando comparado a outros conselhos municipais existentes em Belo Horizonte (meio-ambiente, saúde, políticas urbanas e habitação, dentre outros), o COMUSA foi concebido com expectativas de bom funcionamento, já que poderia se pautar na experiência desses conselhos mais antigos. Contudo, esse Conselho ainda apresenta algumas fragilidades, principalmente estruturais, que trazem entraves para seu funcionamento. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o funcionamento do COMUSA e o papel exercido por este Conselho nocontrole social e na definição de políticas públicas na área de saneamento em Belo Horizonte. A fim de atingir o objetivo, foram realizadas pesquisas documentais, observação das reuniões do Conselho e entrevistas com atores-chave envolvidos noprocesso de criação e consolidação do COMUSA. Em adição foi desenvolvido um breve histórico do saneamento em Belo Horizonte, desde a criação da capital até a instituição do Conselho, de forma a recuperar o contexto histórico do saneamento no município e algunsdos fatos que contribuíram para o processo de formação do COMUSA. Os resultados apontam para a pequena participação de representantes dos movimentos populares, conselheiros desmotivados e um Conselho enfraquecido que acaba por desempenhar um papel maior de legitimador das deliberações do Poder Executivo do que de gerador denovas propostas. Dessa forma sugere-se a realização de modificações na estrutura do Conselho, de forma a garantir a existência de uma série de ferramentas que ajudem o COMUSA a cumprir melhor a sua função de controle social do setor de saneamento em Belo Horizonte.
Megaprojects, epistemological violence and environmental conflicts in Brazil
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A importância do currículo enquanto orientador do trabalho pedagógico na educação infantil
O trabalho desenvolvido traz reflexões sobre o currículo enquanto orientador do trabalho pedagógico na instituição de Educação Infantil Umei Juliana, da rede pública municipal da região norte de Belo Horizonte. Ao considerar que o currículo não se limita a uma seleção de conteúdos do que se deve trabalhar, a reflexão que se faz nesta pesquisa busca ampliar seu conceito a partir de uma visão mais crítica apontada por alguns autores como: Bujes (2001), Barbosa (2002) Kramer (2002), Moreira; Silva (2002), Sacristan (2010). Nesta pesquisa são apresentadas algumas definições de currículo e como este foi assumindo um papel de extrema relevância na educação infantil. No desenvolvimento do estudo foi aplicado um questionário para algumas professoras da instituição, com o intuito de analisar o papel que elas atribuem ao currículo e averiguar de que forma são conduzidas suas práticas sem um documento norteador, já que na instituição pesquisada não existe um currículo escrito. Os resultados da pesquisa são apresentados através das reflexões sobre a importância do currículo enquanto orientador das práticas educativas, mas, sobretudo como um instrumento pelo qual se constrói a identidade da escola. Com base nos resultados dos questionários, foi realizada uma reunião pedagógica que teve como objetivo apresentar essa concepção de currículo, visando o início de um processo de construção do currículo na UMEI Juliana.
Models to deal with uncertainties in energy commercialization in a deregulated market
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Laminação a quente de produtos longos microligados
A proposta dessa tese foi estudar a laminação de produtos longos microligados. Três composições químicas foram utilizadas: uma liga CMn de referência, uma liga microligada ao V, tradicionalmente usada na fabricação de produtos longos, e uma liga VNb onde o Nb substituiu parcialmente o V da liga tradicional. As principais questões da tese são: a) como a adição de Nb à liga tradicional de V influenciará o produto laminado em termos de microestrutura e propriedades mecânicas? b) como essa adição afetaria o processo deformação a quente em termos de mecanismos de amaciamento, resistência média de deformação e cinética de transformação de fases? c) seria interessante laminar liga VNb frente a liga V tradicional, desde o ponto de vista de custo, desempenho operacional e outros fatores de importância numa linha industrial? O procedimento adotado na tese na tentativa de responder as perguntas acima foi o de se fazer uma aproximação da linha de laminação via ensaios mecânicos e modelagem matemática, antes da execução industrial. Inicialmente, foram executados ensaios de dilatometria com o objetivo de se verificar as possíveis influencias do Nb na temperabilidade da liga VNb em relação à liga V, e para obter curvas TRC tradicionais. Em seguida, foram realizados ensaios de torção a quente com o objetivo de se avaliar os mecanismos de amaciamento durante processamento a quente e também poder avaliar a resistência média em cada passe. Por último, foi elaborado um modelo matemático de evolução da microestrutura durante a deformação, capaz de prever a microestrutura e as propriedades mecânicas à temperatura ambiente. Com os dados fornecidos por esses experimentos iniciais em adição à modelagem de evolução da microestrutura, foram planejadas e executadas corridas industriais. Os resultados indicaram que ocorreu pleno amaciamento entre passes na maior parte do processo, causado por recristalização estática e/ou metadinâmica. O modelo matemático indicou que haveria possibilidade de precipitação de VN e NbCN induzida por deformação principalmente nos últimos passes de laminação. Além disso, ainda segundo o modelo, uma quantidade considerável de microligantes poderia chegar até a transformação de fases com potencial de precipitação na fase ferrítica. No contexto geral, a adição de Nb melhorou a homogeneidade da microestrutura e aumentou a temperabilidade da liga.
A influência das ações de responsabilidade social na legitimidade organizacional de uma empresa do setor elétrico
O estudo da legitimidade constitui uma temática relevante nos estudosorganizacionais, que tem sido referenciado na literatura e amplamente discutido no âmbito organizacional. Nesse contexto, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar o impacto das ações de responsabilidade social de uma empresa do setor elétrico sobre sua reputação, bem como avaliar a influência dessas ações nocomportamento de apoio dos seus clientes corporativos livres. A estrutura teórica que norteia esta dissertação é baseada nas proposições instrumentais e normativas que discutem os objetivos organizacionais encontradas no âmbito das perspectivas,neoclássica e institucional. No que se refere ao percurso metodológico, esta dissertação realizou um estudo quali-quanti, por meio do estudo de caso, no qual se analisaram dados primários e secundários. Na primeira parte do estudo qualitativo foram analisadas as peças publicitárias e o relatório de sustentabilidade produzido pela empresa pesquisada, com o objetivo de identificar a forma como a questão daresponsabilidade corporativa vem sendo trabalhada nos últimos três anos. Além disso, foram realizadas entrevistas com quatro executivos da Cemig ligados às áreas de comunicação e de sustentabilidade da empresa. As informações coletadas nestes estudos foram analisadas por meio da Analise de Conteúdo. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com oito grandes clientes corporativos livres da empresa. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um censo aplicado aos 280 clientes corporativos livres que mantêm relações com essa Empresa. Os dados foram tratados com o uso do software SPSS Statistics 17.0.2, que permitiu os testes de Análise de Variância (ANOVA), Coeficiente de Correlação de Pearson, Regressão Logística Multinominal e Coeficiente de determinação. Os resultados dosestudos quali e quanti indicam que as ações de responsabilidade social praticadas pela empresa pesquisada interferem mais em sua reputação do que no comportamento de apoio demonstrado pelos clientes corporativos livres. A maioria desses clientes pauta suas decisões de compra de energia numa lógica de redução de custos; busca de eficiências nas operações; crescimento e lucratividade em curtoprazo, uma perspectiva descrita pela teoria neoclássica. A capacidade técnica demonstrada pela fornecedora de energia aparece como o elemento mais relevante para justificar a decisão de compra dos clientes corporativos livres. Embora a responsabilidade social não seja o fator mais considerado pelos clientes em sua escolha de fornecedor de energia, ela aparece como um elemento importante paralegitimar suas decisões estratégicas. De uma forma bastante realista, foi expresso no discurso dos clientes da empresa pesquisada que eles consideram as ações de responsabilidade social mais como exigências formais e/ou posicionamento de imagem diante do mercado, do que compromissos corporativos morais ou éticos os quais as empresas deveriam atender. Assim, a prática de ações socialmenteresponsável confere à empresa pesquisada a Legitimidade Regulatória, Normativa e Cognitiva derivadas de uma reputação corporativa sólida.
Organização do atendimento da Equipe de Saúde da Família Joaquim de Lima no município de Três Marias-MG
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção, para a equipe de Saúde da Família do PSF Joaquim de Lima, no município de Três Marias, Minas Gerais sobre a questão da organização do processo de trabalho desta unidade. O objetivo foi propor uma agenda de atendimento para a equipe da saúde da UBS Joaquim de Lima para organizar o atendimento da equipe desta unidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema para conhecimento das evidências já existentes sobre a organização de demandas nos serviços de saúde. O atendimento médico na UBS do Joaquim de Lima baseia-se no modelo curativo e há poucas ações de promoção, educação ou acompanhamento longitudinal do usuário, com este processo de intervenção, espera-se reduzir a demanda espontânea e se estruturar a demanda agendada, bem como, introduzir atividades de práticas de saúde como acolhimento, grupos operativos e visitas domiciliares de maneira a refletir na saúde da população. Iniciou-se a implantação da proposta e os resultados ao se comparar a demanda agendada e a espontânea no período de abril a agosto de 2013, obteve-se um valor de p=0,64. Há uma leve tendência a redução dos atendimentos no Pronto Atendimento do Hospital do Município de pacientes oriundos desta área de abrangência da ESF do Joaquim de Lima. É necessário insistir no modelo para que a comunidade entenda a necessidade do cuidado continuado e a diferença em relação ao atendimento de agravo agudo.
Avaliação da implementação da transparência pública na Universidade Federal de Minas Gerais
Trata-se de uma pesquisa de mestrado que se propôs analisar a implementação da transparência pública na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O questionamento do estudo relacionou-se com o cumprimento do papel da instituição como mediadora do acesso às informações públicas à sociedade. Pretendeu contribuir para a realização de reflexões relativas ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Universidade. A revisão de literatura trouxe discussões acerca da importância do fortalecimento da cultura do acesso à informação pública, em detrimento da cultura do sigilo, após a promulgação da LAI no Brasil. Abordou o tema do controle social, considerado um mecanismo essencial de fiscalização e controle das ações públicas, prevenção da corrupção e fortalecimento da democracia. A discussão sobre as contribuições da Ciência da Informação (CI) para a transparência pública trouxe reflexões acerca da relevância da área para o sucesso das ações relacionadas aos processos de informação previstos na LAI. Para contextualizar o estudo, realizou-se uma discussão referente à implementação da LAI nas instituições públicas de ensino superior, apontadas pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Foram trazidas considerações pertinentes sobre o percurso da UFMG em busca do cumprimento da transparência pública, disponíveis em documentos publicados pela mesma. A pesquisa tratou principalmente de aspectos referentes à transparência passiva da UFMG, caracterizada pelo direito de solicitação de acesso às informações acumuladas pelo Poder Público, por meio do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC). Discutiu-se questões relativas à transparência ativa, gestão de documentos, dados abertos, fluxo interno, e outras questões relacionadas à implementação da LAI. Para isso, como percurso metodológico realizou-se o levantamento de dados contidos em instrumentos disponibilizados pela CGU, que possibilitaram retratar algumas questões relativas ao atendimento da LAI pela UFMG. Foram coletados e analisados os dados contidos nos Relatórios estatísticos de pedidos de acesso à informação e solicitantes, bem como os relatórios estatísticos de recursos e reclamações realizados no âmbito da LAI, referentes ao e-SIC da UFMG, entre os anos de 2012 a 2017. Ademais, foram aferidas as pesquisas de monitoramento da LAI, disponibilizadas pela CGU, aplicadas à UFMG, entre os anos de 2013 a 2017. Também foi identificado o nível de satisfação, compreensão e expectativa dos solicitantes de informação que participaram das pesquisas de satisfação realizadas pela CGU, por meio do e-SIC, entre os anos de 2012 a 2017. Os resultados da pesquisa indicaram que a UFMG tem buscado se adequar à LAI, uma vez que tem investido em iniciativas visando aperfeiçoar a transparência pública passiva e ativa. Todavia, considera-se que a instituição ainda possui algumas deficiências, dificuldades e desafios que devem ser enfrentados pela mesma, objetivando a busca da transparência máxima promovida pela LAI.