Repositório RCAAP
26 poetas ontem: Belo Horizonte literária
Esta pesquisa tem por objetivo a análise da produção poética belo-horizontina no período de 1980 a 2000 e sua relação com as estéticas já canonizadas do século XX, como o Modernismo, a Poesia Concreta e a Poesia Marginal. Por meio da leitura de textos produzidos por 26 poetas nesse recorte de período, o estudo estabelece relações temáticas e contextuais dessa produção, bem como um panorama histórico-literário da capital mineira, desde a sua inauguração, em 1897, a partir de seus principais nomes e revistas que na cidade atuaram durante o século XX, construindo uma espécie de linha narrativa no imaginário coletivo sobre Belo Horizonte. Dentre os muitos caminhos percorridos pelos poetas, este trabalho privilegia o eixo temático palavra-corpo-espaço como representação essencial das principais forças do grupo de poetas investigado. Além de fornecer ao leitor um trabalho de organização e disponibilização de textos poéticos, esta pesquisa também elabora uma antologia dos autores analisados para maior conhecimento e divulgação da poesia produzida em Belo Horizonte no final do século XX.
O meio ambiente como tema gerador de aprendizagem no ensino de Artes Visuais
O objetivo deste trabalho é ampliar e melhorar as atividades de artes visuais no cenário escolar, entendendo e pesquisando novas formas de abordagem que visem à responsabilidade social e sensibilidade estética, refletindo pensamentos cognitivos, sensíveis às percepções contemporâneas, auxiliados pela proposta triangular e construídos com ajuda dos grupos focais que atualmente oferecem profundos questionamentos de interação e realidade vivida. Promovendo edebatendo principalmente as questões ambientais como tema central gerador de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, baseando e referenciando artistas e trabalhos que poetizam essa proposta.
Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais altamente controversas. Almodóvar recorre à linguagem cinematográfica para revelar o íntimo de suas personagens, levando o espectador a posicionar-se de modo diverso do comum, ao abolir a velha dicotomia moralista entre o bom e o mau, especialmente diante de atitudes que costumam ser consideradas como simples fruto de aberração, solitude e loucura. Ao contrário, Almodóvar sempre enxerga em suas personagens altamente problemáticas um conteúdo humano, mesmo debaixo de aparências comprometedoras ou abjetas.
Terapia Comunitária para pacientes usuários de medicamentos psicotrópicos na Atenção Primária em Saúde
A finalidade deste Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde Coletiva em Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi aprofundar estudos acerca das orientações dadas às pessoas da área de abrangência da equipe de saúde dafamília com transtornos mentais. Os objetivos foram contribuir para melhorar a qualidade da assistência dos membros da equipe da saúde da família às pessoas que fazem uso de medicação controlada e dependem do médico da Equipe de Saúde da Família (ESF) paratrocar a receita, conhecendo e analisando propostas de terapia comunitária par serem implantadas junto aos usuários que vão à unidade para trocar e receber medicação para distúrbios mentais. A metodologia constou de revisão bibliográfica de artigos científicos elegislação das políticas públicas de saúde mental, selecionados a partir dos objetivos propostos. Os textos lidos foram obtidos em sites científicos (Scielo) e institucionais (MS). Concomitante à leitura e análise dos textos foram iniciadas Rodas de Terapia Comunitária no atendimento aos pacientes cadastrados no grupo que mensalmente vãoao posto em busca de medicação controlada para distúrbios mentais. Atualmente as rodas são semanais, sempre antes dos Grupos de Trocas de Receita Controlada. Como resultado nota-se que esta atividade vem ganhando espaço e que alguns pacientes aumentaram sua resiliência no enfrentamento e busca de solução para os seus problemas, reduzindo de forma gradativa uso de medicações. Além disso, tem estreitado os vínculos entre trabalhador e usuários, tornando a atenção oferecida mais humana e de qualidade. É uma experiência nova para os pacientes e para a equipe, que está aprendendo novas habilidades e competências na difícil arte e ciência de cuidar da saúde no Sistema Único de Saúde.
Expansão da rede de unidades de conservação da Mata Atlântica e sua eficacia para a proteção das fitofisionomias e espécies de primatas: análises em sistemas de informação geografica
No último século, expressivos esforços nacionais e mundiais foram aplicados para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, destinados particularmente à criação e consolidação de áreas protegidas, em especial as unidades de conservação (UC). É necessário analisar qual o real esforço da sociedade para o estabelecimento da atual rede de UCs, e sua eficácia para a conservação da biodiversidade. O primeiro desafio para tal análise foi estabelecer qual o limite geopolítico mais adequado, que deve ser biogeograficamente coerente. A Mata Atlântica congrega uma ampla gama de fitofisionomias e espécies, com distintas histórias filogeográficas, e seus remanescentes estão severamente degradados. Adicionalmente, o governo federal estabeleceu dois limites para a Mata Atlântica brasileira, o Domínio e o Bioma, que diferem em 235 mil km2. O Domínio inclui, além do Bioma, áreas de transição, cuja composição das biotas é mais similar aos biomas circundantes, e não às áreas centrais da Mata Atlântica. Logo, o limite do Bioma Mata Atlântica é mais coerente do ponto de vista biogeográfico, e foi adotado para as demais análises desta tese. Entretanto, é importante criar legislações e ações específicas para a proteção dos remanescentes englobados no Domínio e não no Bioma, já que estes são mais escassos, degradados e desprotegidos do que aqueles englobados no Bioma. Após a definição dos limites, é importante analisar os fatores que levaram a expansão da rede de UCs, como o investimento dos diferentes níveis de governo e da iniciativa privada na criação de UCs, em diferentes categorias de proteção, e dentro de determinados limites geopolíticos. O contexto social, econômico e político é bastante distinto ao longo da Mata Atlântica brasileira, com isto, o comprometimento da sociedade e dos governos para a conservação da biodiversidade também é bastante diferenciado. Enquanto o governo federal, desde a década de 1930, criou principalmente UCs de proteção integral, somente alguns governos estaduais o fizeram a partir da década de 1960. A maioria dos governos estaduais criou, a partir da década de 1980, extensas áreas de UC de uso sustentável, principalmente Áreas de Proteção Ambiental, embora as críticas quanto à contribuição destas UCs para a conservação da biodiversidade sejam crescentes. O setor privado começou a investir na criação de UCs (RPPNs) somente na década de 1990, entretanto, recentemente houve uma diminuição na área de RPPNs criadas, e a área total ainda é pequena quando comparada à cobertura de outras UCs. Considerando que grande parte dos atuais remanescentes da Mata Atlântica está em propriedades privadas, é necessário criar novos incentivos para o envolvimento deste setor na conservação dos remanescentes do bioma, como o pagamento por serviços ambientais, e a demarcação de outras áreas protegidas, como as Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente. Por outro lado, é importante também assegurar uma rede robusta de áreas protegidas administradas pelos governos. Nas estratégias para a conservação é importante levar em conta a heterogeneidade ambiental da Mata Atlântica. Logo, em uma escala macro, é interessante analisar, de forma padronizada, o estado de conservação e proteção dos remanescentes das diferentes fitofisionomias do bioma. A partir dos mapas do Levantamento de Uso e Cobertura do Solo do Bioma Mata Atlântica e dos polígonos de UCs federais e estaduais foi possível analisar, em sistema de informação geográfica, o risco de extinção das diferentes fitofisionomias florestais da Mata Atlântica, e a eficácia das UCs de proteção integral, e daquelas de uso sustentável para a proteção dos remanescentes destas fitofisionomias. Com exceção da Floresta Ombrófila Densa, as outras quatro fisionomias florestais que ocorrem na Mata Atlântica, estão severamente reduzidas e desprotegidas, e devem ser classificadas como ameaçadas de extinção. Entretanto, considerando apenas os fragmentos protegidos em UCs de proteção integral, estas quatro fitofisionomias serão provavelmente extintas em um futuro próximo. De acordo com o atual mapeamento de uso e cobertura do solo, as UCs de proteção integral são mais eficazes para a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica. As UCs de uso sustentável abrangem em 40% de seus territórios, pastos e áreas agrícolas, com pouco valor para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. No entanto, considerando que as UCUS são mais recentes, é adequado admitir este levantamento como uma linha de base, e monitorar futuras mudanças no uso e cobertura do solo, resultantes de degradação ou restauração da cobertura histórica da vegetação do bioma. Embora a análise padronizada do risco de extinção e proteção dos remanescentes das fitofisionomias seja útil para subsidiar as estratégias de conservação da Mata Atlântica, é desejável avaliar e monitorar a eficácia das UCs para proteção de outros elementos da biodiversidade. Merecem destaque especial, as espécies, em particular àquelas com importância extraordinária para manutenção dos processos ecossistêmicos e mobilização da sociedade para sua conservação, como os primatas da Mata Atlântica. Das 23 espécies de primatas da Mata Atlântica, 16 são endêmicas e15 ameaçadas de extinção, e devido à perda de habitat e caça, a persistência destas espécies depende da eficácia das UCs para proteção de populações viáveis. Através da extensão do habitat protegido e de estimativas de densidade, é possível analisar a contribuição das UCs para proteção das espécies, e o tamanho potencial das populações protegidas em UCs. Oito, das vinte espécies analisadas, têm menos que 1% da sua área de distribuição em florestas protegidas no bioma. E para a maioria dos primatas da Mata Atlântica, o tamanho populacional potencial em florestas protegidas está aquém do necessário para manter populações mínimas viáveis. Isto é ainda mais preocupante considerando que os tamanhos populacionais potenciais provavelmente estão superestimados. Espécies em maior risco de extinção ocorrem em fitofisionomias também mais ameaçadas, e em estados com pequena cobertura de UCs. Logo, proteger e restaurar habitats para os primatas ameaçados de extinção da Mata Atlântica é uma tática promissora para proteção da biodiversidade do bioma, especialmente quando considerado o papel destes primatas como espécies-bandeira e espécies-paisagem. Esta tese evidenciou que embora tenha havido avanços significativos para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, com aumento expressivo da rede de UCs, os governos estaduais e a iniciativa privada contribuíram relativamente pouco para a proteção dos remanescentes, e somente uma pequena parcela da biodiversidade deste bioma tem chance de persistir em longo prazo. As ferramentas e os resultados desenvolvidos nesta tese, para a avaliação e monitoramento da expansão e eficácia da rede de UCs, além de servir como subsídios para ajustes de políticas públicas e para destinação de incentivos para a conservação, assim como, pretenden-se que a abordagem feita aqui seja aplicada e aprimorada em outras escalas e regiões.
Sistema socioeducativo, EJA e práticas em psicologia: um estudo acerca da articulação entre o normativo, o teórico e o realizado
Esta pesquisa se propôs à problematização entre o prescrito e o realizado pelas Equipes Técnicas das Unidades Socioeducativas de privação de liberdade com enfoque na prática do profissional da psicologia, nos atendimentos realizados junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa considerando o eixo educação como meio para discutir os elementos que atravessam o processo de responsabilização diante do ato infracional cometido para além da dimensão individual. Como meio de produção de conhecimento foi abordado o olhar da Epistemologia Qualitativa fundamentado no método construtivo-interpretativo defendido por Fernando González Rey, a partir da leitura de documentos (Planos Individuais de Atendimento – PIA e Relatórios de Desligamentos) e realização de grupo focal. Nessa perspectiva, foi realizada análise sobre algumas narrativas individualizantes que endossam e contextualizam a reificação do ato infracional e do determinismo condenatório, assim como apresentam a mortificação do sujeito adolescente e do próprio profissional da psicologia, no qual também está submetido a condições adoecedoras. Tais análises foram fundamentadas no âmbito da educação a partir das reflexões propostas pela Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, em termos da construção dialética entre a autonomia e a heteronomia nos processos educacionais, bem como a compreensão do sentido e do significado atribuídos à prática socioeducativa, tendo como fundamentação teórica a Psicologia Histórico-cultural, inaugurada por Vygotsky. A relevância de tal compreensão incide na possibilidade de reinvenção da práxis e corrobora a importância no campo de discussões da Educação de Jovens e Adultos, considerando que a educação e a prática que se apresenta de forma libertadora pode acontecer intrinsecamente como meio das interações e no encontro entre os sujeitos, e não necessariamente nos espaços oficiais de escolarização.
Da Avenida São João à Avenida Tiradentes: uma análise das representações jornalísticas sobre a reconfiguração dos desfiles carnavalescos da cidade de São Paulo (1967-1977)
Entre os mais distintos temas que fazem da Festa de Momo o seu objeto de investigação, nosso interesse se reserva ao carnaval da cidade de São Paulo, mais especificamente aos Desfiles das Escolas de Samba. Nos meses finais de 1967, propostas foram elaboradas aspirando a organização do carnaval de 1968 na capital paulista; em vista disso, se estabeleceu um relacionamento entre o poder público e os representantes das entidades carnavalescas paulistanas, incluindo Blocos, Ranchos e Cordões. A problemática da pesquisa nos conduz a compreender como estes agentes envolvidos se posicionaram frente à remodelação dos desfiles? O estudo tem como objetivo discutir a reconfiguração do carnaval a partir das representações da imprensa escrita, fazendo uso das publicações dos periódicos: Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Atentamo-nos ao fato da imprensa escrita não ser um órgão transmissor imparcial dos acontecimentos, levando-a a se posicionar de acordo com a realidade política e socioeconômica a qual está inserida. Para tanto, tornou-se necessária a análise crítica tanto interna quanto externa desses documentos. Por se tratar de uma pesquisa histórica, a trajetória metodológica se serve do método discursivo, com vistas a estabelecer um amplo diálogo com os estudos culturais, fecunda área de investigação interdisciplinar, capaz de criar, difundir e ressignificar a multiplicidade que emerge da especificidade de cada cultura. A seleção e análise das matérias jornalísticas se pautaram no uso da palavra-chave carnaval. O levantamento se inicia no ano de 1967, momento da reconfiguração dos desfiles das escolas de samba, e se encerra em 1977, com a consolidação da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) como órgão administrativo-representativo das agremiações e dos respectivos desfiles. Por fim, o carnaval paulistano, ao se constituir por dois fatores simultâneos no final dos anos de 1960: a) Técnico-estatutário (as reconfigurações pelas quais passaram as agremiações); b) Atividades administrativas (a organização dos desfiles carnavalescos) - despertou a desconfiança por parte da imprensa escrita, o que a levou a presumir o esvaecimento dos desfiles em pouco tempo. O abrandamento dessa desaprovação começou a cessar a partir da segunda metade dos anos de 1970, quando o modelo carioca deixa de ser visto como o ideal e, concomitantemente, se inicia a valorização dos desfiles paulistanos pelos periódicos, sambistas e espectadores, promovendo resultados que ecoaram pelas décadas seguintes. Portanto, sendo a capital paulista um dos polos da festa momesca brasileira, nos resultados obtidos ao discorrer sobre este tema, entendemos que apresentar as relações do carnaval a partir do universo específico das Escolas de Samba paulistanas, evidenciou sua trajetória histórica, tornou-se um importante desafio, bem como, academicamente, um avanço na construção de debates na área do conhecimento dos estudos do lazer.
A construção civil na economia social: proposições à cultura produtiva autogestionária
A investigação proposta por esta tese acadêmica visa ampliar noções críticas acerca dos modos de organização socioprodutiva da construção civil no conjunto da economia social. Nesse sentido, o presente trabalho elabora proposições teórico-práticas à produção associada autogestiopnária na construção civil como estratégia para a integração do sistema da economia social na autogestão territorial. Para tanto, a cultura produtiva da construção civil é problematizada, na atuaçlidade, em seus encaminhamentos socioprodutivos heterogestionários e autogestionários e respectivos resultados na economia, vida social e produção do espaço. No desdobramento dessa análise crítica, prospecto modelos socioprodutivos brasileiros e sul-americanos relacionados ao associativismo e ao cooperativismo, com o objetivo de evidenciar formas de produção associada autogestionária na construção civil, porientadas ao desenvolvimento sócio-econômico-espacial, de maneira sustentável e responsável. Além disso, considerando a construção civil como um lugar teórico-prático de tranformação socioeconômica para a superação das práticas capitalistas na produção social do espaço, formulo proposições à cultura produtiva autogestionária, como instrumentos para a autonomia e emancipação social, estabelecendo premissas teórico-práticas para a reprodução sociopolítica das práticas autogestionárias, com a noção de canteiro-escola, e para a reprodução socioeconômica da economia social, com a noção de redes de construção autogestionária. Assim, proponho um sistema socioprodutivo em economia social para a produção associada autogestionária na construção civil e seu respectivo mercado não concorrencial e solidário. Esse sistema é caracterizado fundamentalmente por cooperativas de trabalho, produção e consumo, atuando nos segmentos imobiliário, infraestrutura e serviços de construção em autogestão no território. Em última análise, as presentes proposições teóricos-práticas desta tese acadêmica, concebidas para a integração e desenvolvimento sócio-econômico-espacial do sistema da economia social brasileira e sul-americana, apontam fundamentalmente para desafios acerca das reais possibilidades de encaminhamentos socioprodutivos para a superação das práticas capitalistas dominantes, por meio da reordenação da cultura produtiva autogestionária na construção civil para o desenvolvimento sócio-econômico-espacial, sustentável e responsável, pela produção autogestionária do espaço.
Estudo da dopagem em nanotubos de carbono por espectroscopia Raman ressonante.
Neste trabalho estudamos os efeitos no espectro Raman Ressonante de nanotubos de carbono de parede simples, dopados substitucionalmente com boro, nitrogênio, fósforo e enxofre e produzidos pelo método de vaporização química a vapor (CVD - chemical vapor deposition). As mudanças observadas nos modos Raman estudados indicam que a dopagem com boro e fósforo gera nanotubos de diâmetro menor. Não houve mudança de diâmetro significativa nas amostras dopadas com nitrogênio. A inserção de dopantes não causou defeitos estruturais significativos para pequenos níveis de dopagem. Foram observadas mudanças nas propriedades térmicas das amostras dopadas. A análise do espectro Raman de segunda ordem (banda G0) mostra que há uma renormalização das energias dos elétrons e fónons nas regiões próximas aos sítios dopados e permite indicar o caráter p/n da dopagem. As amostras dopadas com enxofre eram muito defeituosas e não foram estudadas com detalhes.
Gestão do conhecimento organizacional na realidade brasileira: um estudo de caso
A gestão do conhecimento organizacional é conceituada, descrita e analisada, nas fases de criação, organização e transferência do processo de saber, através do estudo de caso de uma grande empresa brasileira do setor energético, denominada Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG. Foram identificadas as fontes de informação textuais, humanas e eletrônicas do processo de criação; os sistemas, repositórios e fluxos de organização e as formas de transferência do conhecimento empresarial. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizado através de entrevistas e da análise de documentos, que destaca aspectos de natureza soft, tais como o fluxo das comunicações e interações humanas presenciais e virtuais, bem como as networks com organizações do ambiente externo empresarial. Considera fator crítico de sucesso o alinhamento estratégico do referido processo aos propósitos, objetivos e resultados pretendidos pelas empresas. Sugere o olhar sobre o conhecimento inconsciente; valoriza a análise da identidade corporativa o modus vivendi empresarial e analisa as contradições e os paradoxos do processo de gestão do conhecimento. Apresenta os desafios desse processo, por envolver distintas percepções, desejos, valores, propósitos e interesses, que, quando explicitados, fazem parte da trama de negociações de poderes, de quereres e de saberes. Conclui que os fluxos de conhecimentos das organizações extrapolam as fronteiras imaginárias corporativas e fluem como a água, das nascentes aos oceanos, através das constelações de organizações em continentes visíveis e virtuais, para múltiplos usos. Base de vantagem competitiva, a gestão do conhecimento relacionado à core competence parece ser fator determinante da capacidade de sobrevivência, de adaptação e de inovação empresarial, em ambiente competitivo. Considera que a sabedoria ao gerir o processo de conhecimento empresarial requer compreensão de sua complexidade, modelos teóricos e esquemas interpretativos não apenas racionais, e consciência da contribuição para a evolução das organizações e da humanidade.
A influência da utilização de mídias interativas (tablet e smartphone) no desenvolvimento cognitivo e de linguagem em crianças de 24 a 42 meses
Introdução: A exposição de crianças às mídias eletrônicas, sobretudo, aos dispositivos interativos constitui fenômeno recente e cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência da mídia interativa no desenvolvimento infantil. A literatura aborda as mídias eletrônicas de maneira conjunta, sem fazer distinção entre os elementos da mídia tradicional, como televisão e rádio, e a nova mídia, representada por dispositivos interativos (tablets, smartphones, videogames, dentre outros). Dada a importância da primeira infância para o desenvolvimento de habilidades que perduram na vida adulta, considera-se necessário conhecer o efeito das novas tecnologias sobre as crianças. Objetivo: Avaliar se o uso de mídia interativa está associado ao desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças na faixa etária de 24 a 42 meses. Métodos: Para cumprir o objetivo proposto, foram utilizados dois métodos de investigação: um estudo transversal comparativo e uma revisão sistemática, ainda em curso. Em relação ao estudo transversal, tem-se que a amostra foi composta por 72 crianças de 24 a 42 meses regularmente matriculadas em instituições de ensino infantil, públicas ou privadas, do município de Diamantina, localizado na região norte do estado de Minas Gerais. Os pais das crianças responderam a um questionário contendo informações sobre o uso de mídias interativas por seus filhos, além de dados sociodemográficos. Posteriormente, as crianças foram avaliadas quanto aos aspectos cognitivos e de linguagem expressiva por meio da aplicação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil, 3ª edição. Em seguida, procedeuse a distribuição das crianças em três grupos, tendo por base o tempo de utilização diária das mídias interativas, a saber: Grupo 1 (não utiliza mídias interativas), Grupo 2 (utiliza mídias interativas por até 35 minutos/ dia), Grupo 3 (utiliza mídias interativas por período superior a 35 minutos/ dia). Ao final, a distribuição da amostra foi homogênea e em cada grupo foram alocadas 24 crianças. O valor utilizado na separação dos grupos (35 minutos) corresponde à mediana do tempo de uso das mídias. Resultados: Os três grupos não apresentaram diferenças em relação ao nível socioeconômico, escolaridade materna e sexo. Em relação às crianças usuárias de mídias interativas, tem-se que a maioria dos pais relatou controlar o acesso de seus filhos aos tablets e smartphones. Mais da metade dos pais afirmou estimular as crianças durante o acesso às mídias interativas, limitar o tempo de uso e o conteúdo acessado e acreditar no efeito benéfico de tais recursos. Observou-se associação positiva entre o uso de mídias interativas e o desempenho nos aspectos testados. O grupo que utilizou as mídias por maior tempo diário apresentou maiores escores nos domínios cognitivo e de linguagem expressiva, sendo o resultado mais significativo neste aspecto. Conclusão: Observou-se associação significativa entre o uso das mídias, especialmente o tablet, e o desenvolvimento infantil, o que alude para o potencial da utilização das mídias interativas como recurso de estimulação das habilidades cognitivas e de linguagem nas crianças pré-escolares estudadas.
Análise do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) de acordo com o Modelo teórico de Atenção às Condições Crônicas
O presente trabalho tem o objetivo de estimar a capacidade do Instrumento de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), aplicado no Brasil em 2013 e 2014, para avaliação do cuidado às condições crônicas. As condições crônicas são responsáveis pelo maior impacto na carga de doença da população mundial e o principal desafio atual para os sistemas de saúde de todos os países. A atenção às condições crônicas pelos sistemas e serviços de saúde exige a adoção de um novo modelo teórico, que reorganize a forma como é atualmente prestado o cuidado à saúde e direcione o foco para as condições crônicas, com maior eficiência e resolutividade. O Chronic Care Model (CCM) é o referencial teórico a partir do qual foi feito este estudo. Ele foi proposto em 1998 e desde então tem influenciado a organização de planos nacionais de saúde de diversos países do mundo, com evidências de sua efetividade. A metodologia utilizada foi a leitura comparada do Instrumento de Avaliação Externa do PMAQ-AB em relação à ferramenta de avaliação da capacidade de cuidados crônicos proposta pelo CCM, chamada Assessment of Chronic Ilness Care (ACIC) com o objetivo de identificar as correspondências entre ambos. Os resultados permitem observar que o instrumento brasileiro não possui todos os quesitos necessários para avaliar a qualidade do cuidado às condições crônicas na APS, segundo o ACIC, sendo as principais correspondências identificadas em relação à organização de processos de trabalho da equipe e a atenção aos ciclos de vida e condições de saúde. Também foram identificados vários elementos do cuidado de crônicos no PMAQ-AB, que podem ser reorientados e qualificados, visando à construção de uma ferramenta de avaliação que aprimore a orientação das equipes de saúde para a atenção às condições crônicas. Por isso foram elaboradas algumas propostas de acréscimos a este, com o objetivo de qualificar a avaliação da abordagem de condições crônicas.
Contribuição do fenótipo para o diagnóstico de síndromes de microdeleções por meio de metodologia adequada à realidade brasileira
A Genética Médica é especializada em doenças que cursam com malformações congênitas, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e déficit cognitivo, as quais podem ser individualmente raras, mas que, em conjunto, afetam um número considerável de indivíduos e famílias. O diagnóstico é parte importante da abordagem genética, uma vez que sua determinação precisa é indispensável para tratamento específico, prognóstico clínico e de qualidade de vida, orientação quanto à evolução da doença e eventuais complicações, além de definição de prognóstico reprodutivo para a família, com base no risco de recorrência em gestações futuras do casal. Atualmente, em 40 a 60% dos casos, não é possível firmar um diagnóstico etiológico em casos de deficiência mental/atraso do desenvolvimento neuropsicomotor com ou sem anomalias congênitas associadas. Os métodos diagnósticos em genética podem, basicamente, ser divididos em duas categorias: aqueles direcionados a todo o genoma (diagnóstico amplo) e os que são voltados a uma região específica do DNA (diagnóstico com alvo). Técnicas amplas são vantajosas ao permitir uma avaliação completa do genoma. Entretanto, as técnicas amplas com resolução alta são caras e proibitivas para o cenário de economias emergentes, como o Brasil. Já as técnicas com alvo são mais viáveis para países com poucos recursos. É mais lógico e barato ter uma suspeita clínica e indicar um teste diagnóstico específico do que realizar uma varredura de todo o genoma humano em busca de alguma alteração. Nesse contexto, os papéis da avaliação clínica, do médico e do fenótipo são fundamentais. As síndromes de microdeleções/microduplicações cromossômicas são causadas por variações submicroscópicas no número de cópias de determinada região do genoma e são uma causa comum de anomalias congênitas, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor/déficit cognitivo e distúrbios neuropsiquiátricos. O presente estudo foi desenvolvido para avaliar a contribuição do fenótipo na identificação e diagnóstico de pacientes com síndromes de microdeleções/microduplicações em Minas Gerais/Brasil, permitindo, assim, utilizar tecnologias direcionadas a regiões específicas do genoma e, por isso, mais baratas e adequadas à realidade brasileira. Entre 2005 e 2012, 3.239 pacientes foram atendidos pela primeira vez no Serviço Especial de Genética do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Destes, 205 (6,3%) apresentavam características clínicas sugestivas de uma das síndromes de microdeleções/microduplicações incluídas na pesquisa. Após uma taxa de perda de pacientes igual a 26,8%, 150 pacientes formaram o grupo a ser estudado. Destes, 37 foram positivos para uma das síndromes pesquisadas, o que confere um rendimento do fenótipo associado à metodologia utilizada igual a 24,7%. Foi usado um método inédito, rápido, confiável e de baixo custo para detecção de síndromes de microdeleções e microduplicações em humanos, denominado Microdeletion/Microduplication Quantitiative Fluorescent Polymerase Chain Reaction (MQF-PCR). Foram obtidos os melhores resultados com as síndromes de Williams (rendimento igual a 63,6%), Prader-Willi (41,7%), Angelman (20%) e Velocardiofacial (12,9%). O teste diagnóstico utilizado no estudo mostrou-se apropriado para a realidade brasileira, especialmente, para pacientes com as síndromes supracitadas, doenças em que o fenótipo foi ferramenta adequada no auxílio diagnóstico.
Geometria fractal na educação básica
Este trabalho teve como objetivo o estudo da Geometria Fractal na educação básica, citando a importância de trabalhar com conhecimentos atuais nas aulas de matemática de maneira inovadora. De modo geral, o ensino de Matemática segue sempre a mesma rotina. Com o intuito de mostrar que é possível fugir do tradicionalismo, é importante que o professor apresente conteúdos ligados ao contexto doaluno. A ideia de estudar essa geometria se deve ao fato dela ser mais precisa para descrever as formas presentes na natureza, numa couve-flor, samambaia, nuvem e etc, já a Geometria Euclidiana apenas as formas geométricas, levando o aluno a perceber a sua relação com os elementos do cotidiano, fazendo conexões com a Matemática e o mundo da Natureza, explorando-a por caminhos não-analíticos. Diantedisso foram propostas diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, para que alguns desses conceitos sejam compreendidos.
O conceito de observabilidade segundo Bas Van Fraassen e a sua relevância para o empirismo construtivo
O objetivo do presente estudo é analisar o conceito de observabilidade segundo Bas van Fraassen e a relevância desse conceito para a vertente filosófica conhecida como Empirismo Construtivo. Nosso exame mostrará como a questão da discriminação entre a parte observável e a parte inobservável do mundo desenvolve um papel crucial na discussão acerca do empreendimento científico, independentemente das posições filosóficas conflitantes. A dicotomia observável / inobservável é fundamental para o empirismo lógico, mas não deixa de ser relevante para a posição adversária, o realismo científico. Procuraremos demonstrar que a emergência de uma nova forma de antirrealismo, o empirismo construtivo de van Fraassen, como uma terceira via entre as duas vertentes, será alicerçada nessa dicotomia. A centralidade da noção de observabilidade no debate atual da filosofia da ciência será também evidenciada neste trabalho.
Comparação de estratégias de geração de propostas no algoritmo Metropolis-Hastings para um modelo Poisson log-linear
Os métodos de Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC) são uma classe de algoritmos de simulação que, no contexto de inferência Bayesiana, são comumente utilizados para gerar amostras de forma indireta de uma distribuição à posteriori da qual conhecemos apenas o núcleo. O algoritmo Metropolis-Hastings Random Walk e um algoritmoMCMC bastante utilizado no contexto Bayesiano, e que gera bons resultados de estimativas à posteriori se a matriz de covariâncias da distribuição de propostas é bem especificada. Em situações de alta dimensão, a escolha dessa matriz não é trivial. Este trabalho tem como objetivo principal comparar diferentes estratégias com relação ageração de valores candidatos no Metropolis-Hastings que se diferem, basicamente, pela especificação da matriz de covariâncias da distribuição de propostas. Algoritmos adaptativos e não-adaptativos serão considerados. A comparação dos algoritmos é feita emcenário de simulação e em uma análise de dados reais com o modelo Poisson log-linear em um problema para dados de contagem com estrutura longitudinal. Os critérios utilizados para avaliar a performance dos métodos foram: o tamanho efetivo da amostra, que é uma função da correlação das cadeia dos parâmetros, e a precisão das estimativas pontuais e intervalares a posteriori. De forma geral, os resultados numéricos mostram que os algoritmos estimam bem os parâmetros de interesse e se diferenciam quanto ao mixing das cadeias e ao tempo computacional. Destaque para as opções adaptativas AdaptiveMetropolis, Robust Adaptive Metropolis e Iterative Weighted Least Squares Metropolis.
Functional diversity and trophic relationships in benthic communities: a multi-scale spatial approach in neotropical savanna streams
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Um olhar sobre a formação continuada em teatro para professores das primeiras séries do ensino básico: acontecimento e experiência no projeto Conexão Galpão/ BH
Para que o acontecimento teatral (ida ao teatro) como experiência e como acesso a um bem cultural, possa alterar o olhar do sujeito em relação ao teatro, faz-se necessário a valorização do acesso simbólico, para além do acesso físico. O Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) do Projeto Conexão Galpão BH/MG, objetiva o trabalho no campo do simbólico e busca articular a ida ao teatro a propostas de mediação junto a professores das primeiras séries do ensino básico. Essa mediação considera a emancipação do sujeito e sua experiência pessoal como proposta de ensino do teatro, em contraposição à ideia de transmissão de conhecimento no meio educacional. A pesquisa teve como objetivo investigar como se organizam os saberes sobre teatro dos professores das séries iniciais do ensino básico, antes e depois de participarem do PAFT. Foram realizados testes de associação livre de palavras com quatro grupos de professores, sendo que dois destes grupos fizeram o teste antes da participarem do PAFT, e dois após a participação. Foram analisados, também, registros em vídeos e textos armazenados pelo Projeto Conexão Galpão desde o seu início. Como aporte teórico utilizamos o conceito de emancipação, de acontecimento e experiência, e também a Teoria das Representações Sociais. Na interpretação dos resultados, a partir do teste de associação livre de palavras, concluímos que a palavra cultura se apresentou como Núcleo Central das representações dos professores que ainda não haviam participado do PAFT, e emoção, como Núcleo Central das representações dos professores que já tinham participado. Através da análise de conteúdo chegamos também a três categorias: 1) Representações sobre o acontecimento (espetáculo teatral), 2) Representações sobre teatro como instrumento pedagógico e 3) Representações sobre a experiência vivida do aluno. Os resultados mostraram que as significações sobre teatro dos professores participantes, sofrem uma alteração após sua participação no PAFT, uma vez que suas explicações, seus conceitos, suas posições e comunicações passam a valorizar mais a experiência vivida do aluno no teatro, em relação ao olhar exteriorizado das associações anteriores à participação no PAFT.
A proposta estético-política em O guesa de Sousândrade e El pez de oro de Gamaliel Churata
Em três capítulos, nossa pesquisa procura abordar dois autores importantes da tradição literária latino-americana que se encontram em um processo de resgate e reconhecimento. Referimo-nos a Sousândrade e Gamaliel Churata. Brasileiro, o primeiro; peruano, o segundo, escreveram obras de longo fôlego que tentam responder ao problema colonial do continente. Nesse sentido, abordam um amplo leque de fatores que implicariam o ser da América Latina com os seus vários dilemas. A obra do brasileiro, intitulada O Guesa, poema épico em treze cantos, narra a história sacrificial do Guesa ou o Errante que graças à aliança entre o mito e a poesia percorre grande parte do mundo para mostrar um horizonte estético e político no qual se dá ênfase na singularidade das terras de América do Sul sem esquecer o perfil crítico da criação. O peruano nos oferece El pez de oro, obra que discute, de vários pontos de vista, o problema do ser como questão chave para renovar a visão do mundo. Neste processo, a viagem que se desenvolve pertence ao delírio xamânico andino denominado Laykhakuy. Assim, só através desta pesquisa, de perfil andino, poder-se-ia dar um real sentido às relações de poder no nosso continente. A nossa proposta leva em conta a relevância do mito nas construções textuais de ambos escritores como exploração ontológica para construir uma estética (modo de sentir) e, em consequência, uma política ou modo de administrar o poder sobre a terra de modo adequado, partindo da especificidade da América Latina como um grande ponto de fuga e de perspectiva cósmica. Sem dúvida, os autores estudados apresentam limitações, dado que suas obras tentam responder à multiplicidade, porém, nesta ocasião, não nos aprofundaremos nos limites das suas propostas, mas nas suas possibilidades, já que ainda seguem sem ser atendidas no sentido prático ao qual, segundo nossa hipótese, os dois aspiraram. Para ser mais claros, a questão estética não é um limite para eles, senão, inclusive, a porta de ingresso para outras formas ver. E nessa espécie de epifania, as fronteiras dos dois se encontram no nível de tensão à qual levam as suas obras.
Síntese e caracterização de filmes e matrizes híbridas e nanocompósitas de quitosana e vidro bioativo
Sistemas em nanoescala têm gerado promissores resultados em engenharia de tecido ósseo, um crescente consenso da literatura concentrase no desenvolvimento de materiais nanoestruturados baseados em materiais cerâmicos ou vidros bioativos, devido à sua elevada capacidade de biomineralização. A introdução da fase bioativa nos compósitos tem sido, em geral, realizada pelo método solgel, levando a obtenção de um material híbrido ou um nanocompósito. A utilização de partículas em tamanho nanométrico é conhecida por influenciar o aumento da bioatividade nos materiais cerâmicos e, além disso, a fase inorgânica pode atuar como agente de reforço de carga melhorando as propriedades mecânicas do material. A quitosana também demonstra resultados promissores na literatura, devido a sua capacidade de biodegradar e a sua biocompatibilidade, além disso, possui elevada capacidade mecânica quando associada ao agente de reticulação glutaraldeído. Neste trabalho foram adotadas duas estratégias para introdução da fase bioativa, uma seria na forma de solução (sol) e outra na forma de nanopartículas obtidas pelo método de copreciptação. Outra estratégia foi o uso do método de liofilização para a obtenção de porosidade nas matrizes. O objetivo foi comparar os resultados obtidos nas duas rotas em filmes e matrizes híbridas e nanocompósitas nos principais aspectos: análise química, porosidade, diferenças morfológicas, resistência mecânica, bioatividade, citotoxicidade. Os resultados foram promissores: o FTIR dos filmes mostra a presença de grupos funcionais característicos do vidro bioativo, confirmando sua introdução na rede polimérica. Resultados significativos de bioatividade mostraram a formação de uma camada de fibrilas na superfície do filme híbrido, característica típica morfológica de HCA, confirmados por DRX e FTIR. Os resultados das medidas de pH mostraramse estáveis após imersão dos filmes em SBF por 7 e 28 dias. A maioria das matrizes apresentou uma macroporosidade bem homogênea com interconectividades e distribuição de tamanho de poros entre 50 e 120 m, percentual de porosidade aparente variando de 62 a 91% e total de 93 a 96%. Filmes híbridos e nanocompósitos apresentaram um elevado aumento de resistência mecânica alcançando valores da ordem de 80 MPa e 22% nos filmes, 0,11 MPa e 71% nas matrizes significativamente superiores aos apresentados pela quitosana pura e aos compósitos a base de sílica e polímeros relatados na literatura. Os ensaios biológicos realizados com resazurina em osteoblastos humanos demonstraram uma viabilidade celular bastante promissora confirmando os baixos níveis de toxicidade apresentados pelos materiais híbridos e nanocompósitos.