Repositório RCAAP

Psicoterapia cognitivo-comportamental aplicada às crianças vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar que desenvolveram o transtorno de estresse pós traumático

Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda a violência doméstica ou intrafamiliar, seus impactos na vida da criança e uma das manifestações clínicas decorrentes - o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), conforme o DSM IV(1995). Está fundamentada em dados provenientes de bases científicas como Scielo, Pubmed, PsycoInfo e correlatas, além de capítulos de livros pertinentes ao tema. Tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o impacto destas experiências de violências domésticas na vida de crianças e mostrar a aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento do TEPT. Assim, o trabalho apresenta o contexto familiar em que tais violências ocorrem, bem como os traumas que se seguem. Discute-se a adequação de modelos psicoterápicos para tais situações, apontando a abordagem Cognitivo-Comportamental como efetiva, uma vez é capaz de modificar os padrões de pensamentos e crenças disfuncionais que causam ou mantêm o sofrimento emocional, ao mesmo tempo em que propicia o desenvolvimento de novos repertórios comportamentais adaptáveis ao enfrentamento de diferentes situações da vida. Realça a necessidade de sua adaptação ao cliente infantil e características individuais do paciente, requerendo criatividade, empenho e disponibilidade do terapeuta.

Ano

2019-08-11T17:59:33Z

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Maria Fernanda Mantovani Alvarenga

A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH

Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e de alunos com alto nível de atenção e não portadores desse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verficar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? A hipótese inicial desta pesquisa é a de que os alunos com o referido Transtorno tendem a ter um desempenho linguístico menos eficiente em suas produções textuais escritas do que os alunos com alto nível de atenção, mesmo estando em condições de produção idênticas. Essa hipótese tem sua origem na premissa de que há uma ampla relação entre linguagem e atenção. Nesta perspectiva, delimitamos que o objetivo geral deste trabalho está ligado à investigação de desempenho linguístico de estudantes com e sem TDAH na construção de seus textos narrativos escritos e na verificação de possíveis diferenças de desempenho entre esses grupos de estudantes. Para alcançarmos o proposto, adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. A coleta de dados foi feita em uma escola pública, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezoito alunos foram selecionados para participar da coleta de dados. Esse conjunto de estudantes resultou na formação de dois grupos de trabalho (experimental, GET, e controle, GCA). Os textos que os alunos produziram compõem o corpus desta pesquisa e constituem o nosso locus de observação das marcas de desempenho de ambos os grupos. As análises foram feitas com base em teorias que consideram o texto como “fenômeno linguístico original”, a “forma necessária” de ocorrência da comunicação verbal, conforme Antunes (2010). E, também, em teorias que compreendem que “um texto é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais” (BEAUGRANDE, 1997, p. 10) e assumem que “todos os textos são multimodais” e que “a língua sempre tem de ser realizada por meio de, e vem acompanhada de, outros modos semióticos” (KRESS e VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, em tradução livre dessa autora). Deste modo, estamos entendendo que o desempenho linguístico de uma pessoa somente pode ser avaliado pela sua capacidade de atuar por meio do discurso, em diferentes situações sociais. Esta investigação está fundamentada, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e tem por base a proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que há uma tendência dos portadores de TDAH a terem desempenho linguístico necessariamente e/ou totalmente aquém dos alunos com alto nível de atenção, em suas produções textuais, sobretudo, quando investigamos pontualmente alguns aspectos da construção e organização textual. Ao analisarmos os textos dos estudantes de cada grupo, verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados. Estamos diante de indicações que invocam reflexões importantes sobre os sujeitos diagnosticados com o TDAH e sobre o estigma que carregam arduamente nos diversos espaços sociais em que estão inseridos, um deles, a escola, que precisa focalizar mais e melhor, o potencial de seus alunos.

Ano

2019-12-06T16:51:23Z

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Renata Amaral de Matos Rocha

Raízes medievais do Estado moderno: a contribuição da Reforma Gregoriana

Entre os séculos XI e XIII, a Reforma Gregoriana, iniciada pelo Papa Gregório VII, alterou o sistema político da Cristandade. Contra o universo ideológico do Império Carolíngio, a reforma fez da Igreja uma Monarquia Papal. Neste processo, a Igreja desenvolveu a doutrina da Supremacia Papal e transformou o Bispo de Roma na figura mais poderosa da Europa. O sucesso da Reforma Gregoriana influenciou a ascensão da cidade-Estado, o primeiro Estado Ocidental moderno. A tese da plenitudo potestatis foi o ancestral da idéia moderna de Soberania.

Ano

2019-08-14T10:56:54Z

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Philippe Oliveira de Almeida

Desenvolvimento e validação de metodologia por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para pesquisa de enrofloxacina e ciprofloxacina em dejetos de poedeiras

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2019-12-13T16:51:50Z

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Thaís Michelle Liziere da Silva

Utilização do filme Osmosis Jones como ferramenta para a compreensão da integração dos sistemas funcionais do corpo humano em turmas de biologia do ensino médio de uma escola de Belo Horizonte

Os filmes são recursos audiovisuais muito utilizados por professores em sala de aula, podedo colaborar durannte a compreensão de conceitos. Este trabalho propõe o uso do filme Osmosis Jones no ensino de conteúdos de Ciências relacionados aos sistemas do corpo humano. Será proposta uma sequência didática em uma perspectiva investigativa, na qual espera-se que os alunos identifiquem a integração entre esses sistemas funcionais. Esta sequência consta de questionário preliminar, que identificará os conhecimentos prévios dos alunos, exibição do filme, além da discussão e levantamento de hipóteses, visando à construção de conceitos pelos próprios alunos. Posteriormente, será aplicado um questionário final para avaliar a construção desses conceitos. Durante o desenvolvimento do projeto, questionei minha vivência como professora e a forma como planejava as aulas ministradas antes deste trabalho investigativo. A maior mudança que percebi foi ter deixado o papel de transmissora do conhecimento e passando a agir como guia, orientando os alunos na construção do conhecimento. Uma dificuldade encontrada foi administrar o tempo e conseguir adequar minhas ideias ao currículo, que é muito extenso, complexo e cheio de detalhes. Como conclusão, compreendi que a forma investigativa de aula, depende de uma reestruturação dos conteúdos, estabelecendo prioridades e habilidades, a fim de propiciar uma aprendizagem efetiva e mais prazerosa.

Ano

2019-08-10T05:29:10Z

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Lizandra Aparecida Vaz de Amorim Camargos da Costa

Idiomatismo violonístico como elemento composicional na Sonata nº 1 de Leo Brouwer

Este trabalho aborda questões acerca da escrita idiomática na Sonata nº1 de Leo Brouwer para violão solo, composta em 1990. Inicialmente são apresentadas, de maneira breve, as influências estéticas que levaram à construção da obra. Numa segunda etapa, há uma conceituação acerca do que seria considerado idiomático do ponto de vista instrumental e, em seguida, os recursos idiomáticos presentes na Sonata nº1 são categorizados, estabelecendo um diálogo com os trabalhos de Borém (2000), Scarduelli (2007), Barros (2008) e Kreutz (2014). O conhecimento violonístico do autor também representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa. A seção central do trabalho apresenta uma extensa análise estrutural e idiomática da obra foco desta dissertação. Por fim, é feito um balanço acerca dos principais aspectos da escrita violonística de Brouwer na obra em questão e, ainda, alguns excertos de outras de suas obras são explicitados para fins de dialogar com os processos do pensamento idiomático sobre o violão, observados na Sonata nº1.

Ano

2019-08-13T02:39:53Z

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Filipe Almeida Malta

Estudo do uso de agregados reciclados de concreto e substituição do cimento por resíduo de polimento de porcelanato na produção de piso intertravado de concreto

O uso de resíduos de construção e demolição RCD, da indústria da cerâmica e de pneus na forma de agregados miúdos e graúdos para diversos produtos ou artefatos de cimento tem sido, nos dias de hoje, cada vez mais presente na construção civil, por tratar de uma alternativa sustentável (do ponto de vista econômico, social e ambiental), correta e interessante para os três vértices da sociedade: população, poder público e empresa privada. Neste estudo foi realizada a produção de pisos intertravados de concreto (paver-pavimentação) com utilização de 100% de agregados reciclados originados de rejeitos de concretos das concreteiras da Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH (volume de perda de 10%) e substituição de 10%, 20% e 30% do volume do cimento CPV-ARI por Resíduo de Polimento de Porcelanato RPP. Os ensaios realizados para avaliação da resistência à compressão, apresentaram resultados satisfatórios, indicando que as utilizações de agregados reciclados atuam de forma eficiente, sendo que a substituição de 20% do volume de cimento por RPP apresentou o melhor desempenho.

Ano

2019-08-11T16:28:58Z

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Eduardo Bruno da Purificacao

Gravidez na adolescência: uma revisão integrativa

O presente estudo teve como objetivo geral realizar revisão de literatura a respeito dos conhecimentos já produzidos a respeito do processo e ações de Educação em Saúde preconizadas na prevenção da Gravidez na Adolescência no contexto brasileiro. Como objetivos específicos: caracterizar os estudos selecionados; Analisar e sintetizar os conhecimentos gerados nos estudos selecionados; Identificar as estratégias empregadas na prevenção da Gravidez na Adolescência; Conhecer as contribuições da Enfermagem e da educação na prevenção da Gravidez na Adolescência. Para a seleção dos artigos utilizou-se duas bases de dados, Lilacs e Scielo, e a amostra desta revisão constituiu-se de 20 artigos. Após análise dos artigos incluídos na revisão o resultado dos estudos conclui que a cada dia adolescente engravida mais precocemente, sem preparação física e psíquica para a maternidade. Foram apontadas varias causas como, por exemplo, condições socioeconômicas, falta de informações, uso incorreto de métodos contraceptivos, etc.

Ano

2019-08-09T20:51:19Z

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Flavia Cristina Pinto

Michel Foucaut e a questão antropológica: caminhos para pensar a constituição do sujeito na filosofia

A partir da assertiva foucaultiana de que o pensamento moderno está ancorado em uma ilusão antropológica e que o homem moderno seria, seja na ciência, seja na filosofia, uma ficção, pretendemos percorrer o caminho de Foucault para compreender como ele entende a seu modo a constituição do sujeito. O objetivo que conduz nosso trabalho édemonstrar o caminho percorrido por Foucault em sua análise da Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant para entender a constituição do sujeito da tradição e, consequentemente, apresentar sua contraposição através da formulação da constituição do sujeito na história. A realização deste percurso implica em outro objetivo de nossotrabalho, a constituição do sujeito para Foucault, mesmo que se distancie do sujeito kantiano, guarda com ele uma estreita relação a questão crítica os une.

Ano

2019-08-11T22:16:41Z

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Anna Catarina de Oliveira Carozzi

Tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de reabsorção radicular externa em dentes permanentes reimplantados: uma investigação em vivo

As reabsorções radiculares externas progressivas inflamatórias (RREI) e por substituição (RRES) representam a sequela mais frequente em dentes permanentes reimplantados ou que sofreram luxações intrusivas. O exame clínico, incluindo os sinais e sintomas e ainda os exames complementares, em destaque os exames radiográficos são fatores determinantes para o diagnóstico. A radiografia periapical (RP) é o exame complementar de escolha para o acompanhamento em casos de RRE, no entanto, as imagens bidimensionais apresentam sobreposições de estruturas anatômicas. Para suprir as limitações apresentadas pelas radiografias convencionais as imagens multiplanares vêm sendo amplamente utilizadas, destacando-se a tomografia computadorizada de feixe cônico. O objetivo do presente estudo foi fazer uma avaliação do desempenho de exames de imagem da TCFC e de radiografias periapicais para diagnóstico dos diferentes tipos de RRE pós-traumáticas, em diferentes estágios. A amostra foi composta por 29 pacientes, com 39 incisivos superiores reimplantados após avulsão. Radiografias periapicais e TCFC realizadas no mesmo dia foram examinadas de forma independente por 2 avaliadores, a fim de identificar a presença, o tipo e a extensão da reabsorção radicular nos dois exames. As reabsorções leves e as inflamatórias foram mais frequentemente identificadas pela TCFC enquanto as reabsorções moderadas a severas e por substituição nas radiografias periapicais. Pode-se concluir que apenas uma técnica radiográfica não é suficiente para o diagnóstico de todos os tipos e gravidade de RRE, sendo assim a TCFC é importante para complementar o exame periapical, principalmente em estágios iniciais.

Ano

2019-08-14T00:20:13Z

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Vanda Helena de Faria Queiroz

Herpesvírus bovino-1 em touros de uma central de sêmen: soroneutralização e isolamento no sênem

Investigou-se a presença de infecção pelo herpesvírus bovino 1 (HVB-1) em touros de uma central brasileira de coleta e comercialização de sêmen bovino, através da pesquisa de anticorpos específicos no soro e do vírus no sêmen, utilizando-se as técnicas de neutralização e isolamento viral em cultivo celular, respectivamente. Foram examinados 61 touros, sendo 40 deles estudados em coletas pareadas e 21 em coleta única, totalizando 101 amostras de soro e 101 amostras de sêmen. Detectou-se anticorpos específicos em 37 (60,7%) touros e o HVB-1 em 20 amostras de sêmen (19,8%). A análise dos resultados obtidos indicou não haver uma correlação obrigatória entre detecção de anticorpos específicos no soro e isolamento do HVB-1 no sêmen dos touros. As técnicas utilizadas mostraram-se onerosas, trabalhosas e demoradas, apesar de serem sensíveis o suficiente para permitir o isolamento do HVB-1 de um grande número de touros. Métodos alternativos de diagnóstico devem ser desenvolvidos no intuito de solucionar os problemas relacionados ao tempo e ao custo. O exame prévio de todas amostras de sêmen coletadas para a presença do HVB-1 é altamente desejável.

Ano

2019-08-11T00:34:28Z

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Maurilio Andrade Rocha

O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia

A diversificação dos cenários de prática nos cursos de Odontologia surgiu como estratégia pedagógica, na qual os alunos tinham a oportunidade de experimentar o aprender/fazendo, no sentido da formação em serviço. Em um país com características bastante específicas e distintas, esta diversificação desenvolveu-se de forma desigual, sob influências dos fatores regionais e dos programas de fomento, que impulsionaram a adoção desta iniciativa pedagógica, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde. A presente pesquisa buscou conhecer a diversificação dos cenários de prática na formação em Odontologia e o impacto que as ações subsidiadas pelo Pró-Saúde I e II promoveram nestes cenários de formação, enquanto política pública, e na sua contribuição para o processo de mudança pedagógica. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o parecer ETIC 0532.0.203.000-10, desenvolveu-se em diferentes etapas. Inicialmente foi enviado questionário virtual estruturado aos responsáveis pelos 198 cursos de Odontologia implantados e regularmente em funcionamento no Brasil, e depois somente aos responsáveis pelos cursos contemplados com o Pró-Saúde I ou II. Foi feita a análise documental dos relatórios dos cursos contemplados com o Pró-Saúde I, onde as atividades de ensino na rede de serviços e a carga horária dos estágios foram os critérios de inclusão. Na etapa da abordagem qualitativa foram entrevistados cinco membros da Secretaria de Gestão e Educação para o Trabalho (SGTES), do Ministério da Saúde, envolvidos com o programa, sobre seu impacto na formação odontológica nos serviços de saúde, Verificou-se que 82,1% dos 67 cursos participantes adotavam os espaços da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação, 91% reservavam no mínimo 20% de sua carga horária total ao estágio curricular na rede pública e 89,8% entendiam que essa rede de serviços favorecia a aprendizagem. Observou-se que o Pró-Saúde constituiu uma estratégia eficaz no reordenamento pedagógico, com adoção de cenários diferenciados de aprendizagem e incentivo à aproximação ensino/serviço, alavancando uma nova realidade na formação odontológica.

Ano

2019-08-12T05:55:10Z

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Marcos Alex Mendes da Silva

Micelas poliméricas carreadoras de paclitaxel: potencial nanoplataforma teranóstica anticancer

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-04-07T18:58:26Z

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Caroline Mari Ramos Oda

Gestão democrática: compromisso coletivo e participativo na construção do Projeto Político Pedagógico - PPP

O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração e estruturação do Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública municipal, analisando os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa de sua elaboração. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece no inciso I do artigo 12 que as instituições de ensino elaborem coletiva e de forma democrática sua proposta pedagógica. O PPP é relevante porque direciona os princípios e normas da ação pedagógica, mesmo com muito empenho o mesmo ainda não se tornou um instrumento na prática do cotidiano escolar. Esta análise foi fundamentada por meio de pesquisas bibliográficas e estudo do PPP da Escola Estadual João de Barro. Destaca-se que nesta instituição foram encontrados vários desafios na execução do seu PPP. Muito se questiona quais são os empecilhos que uma instituição enfrenta para que o PPP possa ser construído coletivamente e vivenciado. É necessário avaliar os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa ativamente na elaboração do mesmo. Será que um dos motivos seria uma relação antidemocrática dos gestores com os demais segmentos? Será que a realidade social dos educandos também pode estar interferindo nesta não participação? Enfatiza-se que o Projeto Político Pedagógico deve ser o ponto norteador de todas as atividades da escola. Nesta perspectiva, sua elaboração e adaptação se fazem flexível, sendo condição para consolidação da identidade da instituição. É o fio condutor de todas as ações, buscando a autonomia da escola, a fim de transformá-la num espaço que garanta a construção do conhecimento, a valorização do ser humano e a preparação básica do aluno para o exercício pleno da cidadania. Desde que, as soluções propostas e os caminhos apontados como mais eficientes sejam oriundos da participação, da ação-reflexão e da interação de toda comunidade escolar. De forma que o PPP seja avaliado periodicamente, garantindo que toda a comunidade escolar conheça os objetivos da escola.

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2019-08-11T16:03:49Z

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Maria Aparecida Boaventura de Deus

Acesso à informação governamental: estudo exploratório do papel do Siafi na publicidade da execução do Orçamento Geral da União

Esta pesquisa estudou a conexão entre acesso à informação governamental e democracia através da percepção que os usuários do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) têm da transparência do Orçamento Geral da União (OGU) combase na disponibilização das informações por esse sistema. Essa análise permitiu identificar a relação ainda incipiente entre potencial de transparência e possibilidade de controle dos parlamentares sobre a execução orçamentária. A discussão da necessidade de acesso àinformação governamental foi feita com base no princípio da publicidade como requisito para formação de regimes democráticos e fortalecimento da esfera pública. A necessidade de publicidade da coisa pública remete às noções de transparência e opacidade governamental, termos que ainda não se consolidaram como conceitos, mas que têmestimulado discussões que podem ser bastante enriquecedoras para a Ciência da Informação. As entrevistas realizadas neste estudo permitiram comprovar que as noções de transparência e opacidade estão interrelacionados num jogo de complementaridade porque se apresentam dentro de um esquema gradativo, reflexo da disputa entre o poder visível e o poder invisível nos regimes democráticos. Os entrevistados identificaram como cada uma dessas noções estão presentes no processo de execução orçamentária. O resultado mostrou que questões técnicas e orientações políticas ainda impedem a utilização plena do potencial de transparência que o Siafi pode oferecer à execução orçamentária.

Ano

2019-08-12T10:28:46Z

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Ana Paola de Morais Amorim Valente

A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos

Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.

Ano

2019-08-13T18:57:21Z

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Mara Lidia Kamei Meyer

Organização e recuperação da informação: pilares da arquitetura da informação

O artigo tem como objetivo principal dar suporte ao termo arquitetura da informação na ciência da informação por meio de uma revisão de literatura e uma fundamentação teórica propondo modelo. Sustenta a premissa de que o termo é viável para alcançar a proposta de soluções para problemas informacionais focalizada nas necessidades do usuário. Em seguida tem-se uma proposta de fatores envolvidos no processo. Propõe arquitetura da informação como a área de conhecimento capaz de responder a grande questão de pesquisa que desafia a ciência da informação de como conseguir a informação de forma mais objetiva em menor tempo. Os resultados apontam a necessidade de utilizar estes conceitos de arquitetura da informação para propor soluções inovadoras.

Ano

2021-07-20T21:01:01Z

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Renata Maria Abrantes Baracho Porto

Impacto da cárie dentária na qualidade de vida de crianças pré-escolares: um estudo de coorte prospectivo

A cárie precoce na infância (CPI) é uma das doenças bucais mais comuns em crianças pré-escolares, considerada um problema de saúde pública que está associado ao impacto na qualidade de vida. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência de fatores socioeconômicos (estado civil dos pais, idade da mãe, escolaridade dos pais, renda familiar mensal, número de pessoas que vivem da renda familiar e número de irmãos), características da criança (gênero, idade e problema de saúde), condições bucais (gravidade da cárie precoce na infância, consequências clínicas da cárie dentária não tratada, história de dor de dente, higiene bucal, percepção dos pais/cuidadores sobre a saúde oral da criança, bem como a qualidade de vida relacionada à saúde bucal - QVRSB sobre a incidência de cárie dentária não tratada em crianças pré-escolares). Um estudo de coorte prospectivo foi realizado com uma amostra de 288 crianças pré-escolares do município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. O primeiro exame (T1), realizado durante campanhas nacionais de vacinação nos anos de 2010 e 2011, envolveu crianças com idade entre 24-47 meses que foram reavaliadas após dois anos (T2) em pré-escolas do município. As crianças foram divididas em dois grupos com base na informação do baseline (T1): livres de cárie dentária (n = 144) e expostas à cárie dentária não tratada (144). Cárie dentária não tratada, avaliada através do índice de ceod em T1 e T2, foi determinada por meio de exame clínico realizado por um dentista previamente calibrado (Kappa = 0,91). Os pais/cuidadores preencheram um formulário contendo informações socioeconômicas e responderam à versão brasileira do Early Childhood Oral Health Impact Scale (B-ECOHIS) para acessar o impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em T1 e T2. A presença/ausência de novas lesões de cárie dentária não tratada no segundo exame (T2) foi a variável dependente do estudo. Análise descritiva, teste de Mann-Whitney, regressão de Poisson univariada e multivariada com abordagem hierárquica foram utilizados para análise dos dados (p <0,05; IC 95%). A incidência de cárie dentária não tratada foi de 41,3% (n=119) em T2. Em relação à gravidade da cárie dentária não tratada em T1, as taxas de incidência de novas lesões foram de 28,4% para crianças livres de cárie (dentes cavitados = 0); 48,4% para o grupo de baixa gravidade (dentes cavitados = 1 até 5) e 65,9% para o grupo de alta gravidade de cárie dentária não tratada (dentes cavitados 6). Baixa (RR=1,63, 95% IC: 1,18-2,26; p<0,001) e alta gravidade de cárie dentária não tratada (RR=1,92; 95% IC: 1,36-2,72; p<0,001), renda mensal familiar inferior a dois salarios mínimos (RR=1,79; 95% IC: 1,04-3,25; p=0,042) e o escore total do B-ECOHIS (RR=1,03; 95% IC: 1,02-1,05; p<0,001) avaliados em T1 foram fatores de risco para a incidência de cárie dentária não tratada em crianças pré-escolares em T2. Assim, concluiu-se que a gravidade da cárie dentária não tratada, baixa renda mensal familiar e o escore total do B-ECOHIS foram fatores de risco para a incidência de novas lesões de cárie dentária não tratada nos pré-escolares avaliados.

Ano

2019-08-11T07:49:55Z

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Raquel Goncalves Vieira de Andrade

Neurofibromatose tipo 1: sobre o que não se vê e o que se sente - uma travessia entre a invisibilidade social e o conhecimento sobre a doença

A Neurofibromatose do tipo 1 (NF1) é uma doença genética autossômica dominate de manifestação e curso imprevisíveis que ocorre em cerca de 1:2500 nascimentos. Embora os sintomas mais comuns tenham características clínicas benignas, interferem no cotidiano dos pacientes em aspectos somáticos, estéticos e psicossociais. Entre essas alterações mais comuns estão as: pigmentares (manchas café-com-leite, efélides e Nódulos de Lisch); dotecido nervoso central ou periférico por tumores benignos chamados neurofibromas (cutâneo, subcutâneo ou plexiforme); e ósseas. Além dos sintomas mais comuns, outras situações são frequentemente associadas à NF1, entre elas hiperatividade e dificuldade de aprendizagem. Este estudo teve por objetivo investigar aspectos psicossociais envolvidos na NF1, a partir de metodologia qualitativa: a Teoria das Representações e Práticas Sociais. Quarenta e nove portadores de NF1 participaram da entrevista no formato de coleta ampla, sendo 33 mulheres e 16 homens. Com 29 desses entrevistados foi utilizada a forma de coleta em profundidade para maior descrição do sentido das respostas. O tratamento dos dados foi feito por análise qualitativa das respostas. Estas foram organizadas em unidades e categorias a partir de seu sentido. Os resultados mostraram que o grau de informação sobre a doença foi um dado que articulou o sentido inserido em quase todas as categorias relacionando-as ao "Desconhecimento sobre a doença", principalmente, mas também à "Informação sobre a doença". O maior número de respostas esteve relacionado à unidade "Reações Pessoais" diante da doença, sob a forma de estratégias de "Enfrentamento" individualizadas e voltadas a esconder os sintomas, ao controle emocional, ao foco no positivo e na mudança de perspectiva. Outras reações pessoais - "Normal/Natural", "Sentimentos Negativos" e "Tratamento", este com o sentido de ações voltadas para a retirada dos neurofibromas- mostraram ter alta relevância. Encontrou-se também alta frequência de respostas sobre vivências de estigmatização e preconceito, associadas ao baixo número de referências a redes de suporte para o enfrentamento da doença. Isso demonstrou que a NF1 é uma doença marcada pela invisibilidade social, o que gera a necessidade de que os portadores desenvolvam estratégias individualizadas de enfrentamento. Outras categorias compõem com menor frequência as unidades "Percepções e Caracterizações quanto aos aspectos Sociais" e "Percepções e Caracterizações quanto aos aspectos Físicos/Biológicos", além de categorias que não formaram unidades, como "Atribuição de Causas" e "Diagnóstico". A compreensão desses dados exploratórios pretende ampliar a forma de se entender a NF1 e as vivências a ela associadas a partir de uma abordagem da Psicologia Social aplicada à Saúde

Ano

2019-08-10T09:13:32Z

Creators

Alessandra Craig Cerello

Valores normativos do teste ponta do pé

Adultos com doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) têm menor área de secção transversa de tríceps sural e menor força e resistência dessa musculatura do que indivíduos que não apresentam essa condição de saúde. Considerando as alterações musculares observadas nesses pacientes e suas possíveis repercussões funcionais são necessários testes que avaliem de forma mais específica as musculaturas mais acometidas em indivíduos com DAOP. O heel-rise test ou teste ponta do pé (TPP) é um instrumento clinicamente relevante para a reabilitação vascular que avalia a endurance do músculo tríceps sural. Uma limitação do uso na prática clínica do TPP é o fato de não existirem valores normativos para população brasileira, dificultando a interpretação de seus resultados. Assim, o objetivo desse estudo foi determinar valores normativos do TPP para a população brasileira e verificar se o teste é sensível em diferenciar indivíduos com DAOP com capacidades funcionais distintas. No primeiro estudo 239 indivíduos saudáveis, com idade entre 20 e 89 anos, foram avaliados por meio do TPP. Foram analisados número de flexões plantares, tempo (segundos) e velocidade (flexões plantares/segundo) para execução do teste até o ponto de fadiga voluntário. A mediana e intervalo interquartílico da idade foi 45,00 (32,00 57,00)anos. Os resultados das variáveis do TPP considerando a amostra geral foram 64 (47,00-87,00) repetições para número de flexões plantares, 58,00 (46,00-84,00) segundos para tempo de execução e 1,05 (0,79-1,37) flexões plantares/segundo para a velocidade. Foram definidas faixas de variação de resultado para o TPP (intervalo interquartílico 25-75%) para cada faixa etária e sexo. Se o indivíduo atingir valor acima de 25% do intervalo interquartílico para número de flexões plantares, de acordo com sexo e faixa etária, ele apresenta desempenho dentro da normalidade. No segundo estudo 25 indivíduos (14 do sexo masculino), com média de idade de 63,36 ± 9,83 anos, com DAOP foram avaliados por meio do TPP, do Walking Impairment Questionnaire (WIQ) e do Shuttle Walk Test (SWT). Foram analisadas as variáveis: número de flexões plantares realizadas no TPP, tempo gasto (segundos) e velocidade (flexões plantares por segundo) para execução das mesmas até o ponto de fadiga voluntário; distância máxima caminhada no SWT e pontuação em cada domínio do WIQ. As variáveis número de flexões plantares e tempo de execução do TPP foram sensíveis em diferenciar indivíduos com DAOP de capacidades funcionais distintas (p=0,003 e 0,009, respectivamente). No entanto, esse resultado não foi encontrado para a variável velocidade no TPP. O número de flexões plantares no TPP foi sensível em diferenciar indivíduos de classes extremas no domínio escadas do WIQ (p=0,008). A partir do primeiro estudo foi possível determinar a faixa de variação de resultado para o TPP, para cada faixa etária e sexo. Os resultados do segundo estudo demonstraram que o TPP pode ser aplicado na prática clínica de forma válida para a avaliação de indivíduos com DAOP, com capacidades funcionais distintas. Este estudo potencializa a utilização do TPP, garantindo-lhe maior aplicabilidade clínica na avaliação de indivíduos com DAOP, além de seus resultados poderem ser usados como base de comparação em estudos futuros envolvendo a avaliação de indivíduos saudáveis e pacientes com condições de saúde específicas, em diferentes situações clínicas.

Ano

2019-08-10T22:43:26Z

Creators

Debora Pantuso Monteiro