Repositório RCAAP
Processamento de aço Ferrita-Banita de alta resistência no laminador de tiras a quente da ARCELORMITAL TUBARÃO
Aços laminados a quente com estrutura ferrítica bainítica tendem a apresentar alta resistência e alongamento, características favoráveis para emprego em várias aplicações da industria automobilística. Visando atender as necessidades do referido setor, a ARCELORMITAL TUBARÃO iniciou desenvolvimento da produção dessa família de aços em sua linha de laminação a quente. Neste trabalho buscou-se avaliar, em escal industrial, o efeito da temperatura de acabamento (TA) e temperatura de bobinamento (TB) na microestrutura e nas propriedades mecânicas de um aço laminado a quente com estrutura ferrítica banítica. Constatou-se que nas faixas avaliadas, o abaixamento da TA e TB resultaram e aumento do limite de resistência devido refinamento de grão e presença de microestruturas acirculares. Tendência de queda do LE foi observada na condição de TB estava que 440ºC e TA maior 860ºC, sendo que este fato pode estar associado à geração de discordâncias móveis devido formação das ilhas bainita/martensuta entre a matriz macia de ferrita e/ou devido a precipitação insuficiente de Nb(CN). O alongamento apresentou uma correlação forte com TB, apresentando uma tendencia de queda com o abaixamento deste parâmetro.
O processo de decisão sobre a ótica da gestão democrática da professora Ana Morais Pessamílio
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática da democracia no âmbito da Escola Municipal Professora Ana Morais Pessamílio, refletindo o item Processo de Decisão que enfoca a participação de toda a comunidade no compartilhamento das responsabilidades das ações desenvolvidas por ela.
Contribuições do ensino de Ciências com enfoque CTS para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes
Nas últimas décadas, a comunidade especializada tem se dedicado a discutir mudanças na educação escolar, visando à promoção de práticas mais coerentes com as características e as necessidades da sociedade atual. Para isso, novas estratégias de ensino são requeridas. No ensino de Ciências, uma das tendências inovadoras que tem ganhado destaque é a abordagem temática com enfoque na relação entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Muitas pesquisas têm credenciado a perspectiva CTS como uma maneira de potencializar o engajamento dos estudantes em estudar sobre Ciências. Entretanto, noque se refere à apropriação de conceitos científicos, os resultados das pesquisas não nos parecem consensuais. Enquanto algumas investigações apresentam resultados que credenciam a perspectiva CTS como uma abordagem potencializadora da apropriação deconceitos científicos pelos estudantes, outros trabalhos não reconhecem nessa abordagem o mesmo potencial. Consideramos que a apropriação de conceitos científicos é um elemento importante para que os estudantes desenvolvam o letramento científico (LC). Adotamos uma concepção crítica de LC, em que os conceitos científicos devem serarticulados como ferramenta de compreensão do contexto no qual os estudantes estão inseridos. Nesse sentido, nossa pesquisa foi desenvolvida como uma tentativa de avançar na compreensão sobre a contribuição do ensino de Ciências na perspectiva CTS para os estudantes, mais especificamente, para a apropriação de conceitos científicos e aplicação dos mesmos em contextos de relevância social. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática nesta perspectiva com a temática Água no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizamos a gravação em áudio e vídeo das aulas desenvolvidas. Além disso, os estudantes participantes da pesquisa responderam um questionário de múltipla escolha com quatro questões que exigiam a articulação dos conceitos científicos abordados na sequência didática e produziram textos escritos sobre a temática, antes e após o desenvolvimento da sequência. A análise dos resultados nos permitiu perceber que o índice de acerto nas questões de múltipla escolha foi maior do que o habitual. Nossa análise revelou alguns aspectos que indicam favorecer a apropriação de conceitos científicos na abordagem CTS. São eles: a problematização, o uso de evidências e o uso de um tema de relevância social e científica. Por outro lado, a análise dos textos evidenciou que, após a vivência na sequência didática, os estudantes incorporaram a dimensão científica para seposicionar em relação à temática Água. Entendemos que esta sequência didática oportunizou que muitos estudantes utilizassem o conhecimento produzido no espaço escolar para compreender a temática em questão. Dessa maneira, consideramos que o ensino na perspectiva CTS contribui para o desenvolvimento do LC dos estudantes.
Distinção e superação dos precedentes judiciais no processo civil brasileiro: garantia aos direitos fundamentais do contraditório e da fundamentação
O estudo proposto tem como objetivo central investigar a teoria brasileira dos precedentes judiciais, dimensionada pelo Código de Processo Civil de 2015, a partir do modelo constitucional do devido processo legal. A partir disso, o estudo busca analisar se, no atual ordenamento jurídico brasileiro, há institutos e mecanismos que, apesar de prever a aplicação vinculativa e/ou impor a observância do direito jurisprudencial, possibilitem a aplicação das técnicas de distinção e superação dos precedentes judiciais, de modo a assegurar as garantias fundamentais do contraditório e da fundamentação. Examina-se os efeitos, a formação e a aplicação dos precedentes judiciais no sistema jurídico brasileiro, de modo a estabelecer a forma constitucionalmente adequada para o exercício do direito jurisprudencial. Por fim, a pesquisa analisa criticamente se a teoria brasileira dos precedentes judiciais prevê meios para evitar a aplicação automática e mecânica das teses jurídicas e impossibilitar o engessamento da interpretação do direito, assegurando o uso do direito jurisprudencial em conformidade com as garantias constitucionais processuais.
Efeito do tempo da compressão mecânica extrínseca após escleroterapia em veias de orelhas de coelhos
Introdução: A terapia de compressão é reconhecida como eficaz no tratamento das doenças venosas e linfáticas. Apesar das evidências científicas quanto a algumas indicações clínicas, ainda há muito para se pesquisar. Objetivo: Pesquisar se o tempo de compressão venosa de até 120 horas pós-escleroterapia é suficiente para evitar a reperfusão sanguínea nas veias tratadas, após a retirada do método compressivo; avaliar se há relação entre a intensidade inflamatória na paredevenosa e tecidos adjacentes e o tamanho do trombo venoso; pesquisar se a intensidade do processo inflamatório pós-escleroterapia varia com o tempo de compressão; verificar se há relação entre a presença de hemossiderina nos tecidos adjacentes ao vaso esclerosado e de coágulo na luz venosa. Método: Foram utilizados 28 coelhos da espécie Oryctolagus cuniculus, machos, distribuídos por sorteio em quatro grupos com sete animais (grupos: 0, 24, 72 e 120). Em todos foram administrados 0,25 ml de solução de polidocanol a 1% e, como controle, 0,25 ml de solução de cloreto de sódio a 0,9% nas veias marginais dorsais das orelhas direita e esquerda, respectivamente. Foi realizada compressão mecânica extravenosa em trecho de 1,5 a 2 cm da veia perfundida, exceto nos animais do grupo 0. O tempo de compressão variou de 0 a 120 horas nos diversos grupos. Foi feito estudo anatomopatológico de trecho das veias marginais dorsais direita eesquerda de todos os animais. Resultado: não houve diferenças significativas nos diversos tempos de compressão, tanto no grau de trombose, como na intensidade inflamatória do vaso e tecidos vizinhos, em ambas as orelhas, inclusive no grupo controle. Observou-se correlação positiva e significativa entre a intensidade inflamatória e o tamanho do trombo, assim como entre a ocorrência de trombos e dehemossiderina. Conclusão: o tempo de até 120 horas de compressão não é suficiente para evitar a reperfusão após a descompressão. A intensidade do processo inflamatório no vaso e tecidos vizinhos tem relação com o tamanho do trombo e não tem relação com o tempo de compressão. A presença de hemossiderina nos tecidos adjacentes ao vaso submetido à injeção endovenosa está relacionada com a presença de coágulo na luz do vaso.
Otimização da configuração produtiva da planta de laminação a frio de aços planos
A necessidade de otimizar os custos de produção dos processos industriais associada à garantia de propriedades mecânicas, características dimensionais e superficiais dos materiais gerados na planta de laminação a frio, requer que processos adicionais sejam devidamente avaliados. Um deles é a linha de limpeza eletrolítica, responsável por retirar os resíduos oleosos provenientes da laminação. Atualmente, esta linha opera em regime de um turno. O objetivo é determinar a configuração produtiva mais adequada, com o melhor custo benefício a partir da modelagem do problema de otimização linear e sua solução através de um software comercial. Este trabalho permitiu encontrar resultados que são de grande importância para o processo operacional, como minimização da ociosidade, menor volume de reprocesso e melhores indicadores de produtividade, o que contribui para o aumento da lucratividade da empresa
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico
Apresentamos o resultado de nossa investigação sobre ensino-aprendizagem no zoológico segundo a visão de professores de ciências. Participaram da nossa investigação 23 professores de ciências, escolhidos aleatoriamente, no momento em que iniciavam a visita ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Optamos primeiramente por observar o desenvolvimento da visita desses professores com seus alunos no intuito de obter exemplos concretos de suas ações; tais exemplos serviram como subsídios para a entrevista, realizada logo após a visita. Para nossa coleta de dados utilizamos planilha de observação e entrevista semi-estruturada. Essa entrevista baseou-se em questionamentos sobre as metodologias de ensino adotadas durante a visita. A riqueza das respostas nos permitiu fazer agrupamentos em categorias. Baseado nesse estudo identificamos dois objetivos dos professores na visita com seus alunos ao zoológico: ensinar ciências e contribuir para a socialização dos alunos. Identificamos também que professores têm uma linguagem própria de ensino no local, revelando riqueza de estratégias de ensino e opiniões pedagógicas ainda pouco exploradas pelas instituições que trabalham com a educação formal e não-formal. Diante da criatividade demonstrada pelos professores ao ensinar no local, percebemos que essas instituições devem proporcionar mais oportunidades para que professores possam manifestar suas opiniões pedagógicas sobre ensino extra-escolar, e tais opiniões devem ser abordadas e discutidas nos cursos de formação de professores. Em síntese, deve haver uma relação dialética entre educadores de escolas e de zoológicos se os objetivos dessas instituições estiverem relacionados com educação extra-escolar e educação para a conservação. Com este estudo esperamos contribuir para a divulgação e valorização dos conhecimentos que professores utilizam para ensinar em zoológicos e outros espaços de educação não-formal.
Estâncias de uma vida póstuma: função memorativa das imagens na arte contemporânea depois de Aby Warburg
O trabalho Estâncias de uma vida póstuma função memorativa das imagens na arte contemporânea depois de Aby Warburg apoia-se nas noções de Nachleben e Pathosformel, propostas pelo autor alemão, para realizar uma reflexão sobre trabalhos da arte contemporânea. Parte também da experiência de observar e estudar o Atlas Mnemosyne, ao apostar que o exemplo warburguiano, sempre pronto a ser desdobrado e colocado em movimento, enriquece as possibilidades do trabalho com as imagens. As obras dos artistas escolhidos (Marcel Duchamp, Giuseppe Penone, Gino de Dominicis, Bruce Nauman, Susan Hiller, entre outros) são colocadas em tensão com imagens de tempos distintos, desfazendo limites históricos pré-formulados. Proponho criar um espaço no qual elas possam relacionar-se para formar um tecido multi-temporal, apostando na possibilidade da invenção. Como Aby Warburg pretendia, as imagens poderiam ser trabalhadas de modo a nos orientar no tempo. Neste trabalho, tento gerar orientações e criar novos enlaces entre as imagens que considerem não só seu presente, mas o quanto elas possam dever ao passado.
Anéis quase Gorenstein e semigrupos quase simétricos
Este trabalho tem como principal referência o artigo One-Dimensional Almost Gorenstein Rings [BF] de V. Barucci e R. Froberg, onde é introduzido o conceito de anéis quase Gorenstein.Destacamos um teorema de caracterização de tal conceito, e que aparece no referido paper, como resultado central destas páginas: um anel local é quase Gorenstein com dimensão maximal de mergulho se e somente se a divisãoo pelo seu ideal maximal é Gorenstein(cf. Teorema 4.17).
A infância no currículo de filmes de animação: poder, governo e subjetivação dos/as infantis
Esta dissertação tem como objetivo analisar as subjetividades disponibilizadas por quatro filmes infantis de animação produzidos pela Disney e pela Pixar: Toy Story (1995), Monstros S.A (2001), Procurando Nemo (2003) e Os Incríveis (2004). Com base na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, que trabalha com os conceitos retirados da obra de Michel Foucault, considera-se que tais filmes ensinam determinados modos de ser, estar e fazer considerados adequados para o público ao qual se endereçam, ou seja, esses filmes têm um currículo cultural. O argumento desenvolvido nesta dissertação é o de que o currículo dos filmes investigados constrói subjetividades infantis por meio da apresentação de dois modelos de infância (a infância-potencialidade e a infância-monstro) e por meio do governo das condutas infantis. Para operar esse governo, é importante tanto o controle que os/as adultos/as exercem sobre os/as infantis, como o governo que os/as próprios/as infantis realizam sobre si mesmos/as. Nesse sentido, os filmes utilizam diferentes técnicas para produzir subjetividades. Por um lado, esse artefato cultural utiliza instituições como a família e a escola para educar e conduzir as condutas infantis. Nesse processo, os filmes não apenas tentam controlá-los/as, mas falam acerca de como os/as adultos/as devem se comportar para que sejam capazes de conduzir a infância. Por outro lado, esses filmes disponibilizam uma subjetividade heróica que tem como marcas a coragem, a amizade, a confiança e a parceria. Para construí-la é necessário que os/as infantis articulem técnicas de dominação às técnicas de si. Por fim, vale destacar que os filmes estudados acionam técnicas relacionadas às relações de gênero e, dessa maneira, disponibilizam subjetividades generificadas para seu público. O estudo conclui que essas diferentes estratégias utilizadas pelos filmes analisados podem ajudar a construir subjetividades infantis submetidas à figura adulta. Aponta também a necessidade de outros estudos que ajudem a compreender como a infância vem sendo narrada na contemporaneidade a fim de possibilitar a construção de novos modos de ser e agir tanto para os/as infantis como para os/as adultos/as que lidam com eles/as.
Direcionalidade em tradução: uma análise processual em tarefas de tradução no par linguístico Libras-português
Tendo como perspectiva os Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS), esta dissertação tem como objetivo investigar a influência da direcionalidade no processo tradutório intermodal no par linguístico Libras-português, por meio de um estudo empírico-experimental. Para tanto, analisamos aspectos processuais no desempenho de dois grupos de TILS na execução de tarefas de tradução de textos correlatos, da Libras em vídeo para o português escrito — LibrasPT — e do português escrito para a Libras em vídeo — PTLibras. O referencial teórico baseia-se em estudos processuais da tradução e interpretação intermodal (RODRIGUES, 2013, 2018; ZAMPIER, 2019) e estudos sobre direcionalidade na tradução e interpretação (PAVLOVIĆ; JENSEN, 2009; FERREIRA, 2010, PAVLOVIĆ, 2013; NICODEMUS; EMMOREY, 2013). A coleta de dados foi feita por aplicação do experimento de forma remota com a gravação das tarefas pelo software OBS Studio. A proposta de análise de dados foi dividida em análise qualitativa e quantitativa, contemplando as respostas do questionário prospectivo de perfil, protocolo verbal retrospectivo, divisão do processo tradutório nas direções LibrasPT e PTLibras nas fases de orientação, redação e revisão (JAKOBSEN, 2002), mapeamento dos indicadores de esforço temporal e esforço técnico (KRINGS, 2001) e a elaboração de uma proposta exploratória de definição métrica de esforço temporal e técnico na tradução intermodal. Observamos, nos dados do questionário retrospectivo de perfil, que 52,8% dos TILS respondentes preferem traduzir na direção PTLibras, indicando que existe uma tendência de preferência pela direção PTLibras na tradução intermodal. Verificamos indícios de maior esforço temporal para os dois grupos na tradução na direção LibrasPT em comparação com a tradução na direção PTLibras. Na tradução PTLibras, percebeu-se uma maior automatização dos processos, muito provavelmente pela influência da prática com a interpretação simultânea. Percebemos que os grupos de TILS não apresentaram padrões consistentes e recorrentes no uso de estratégias, apresentando um comportamento errático no processo de tradução intermodal nas duas direções. Levantamos a possibilidade, a partir dos resultados apresentados, de que exista uma lacuna na formação dos TILS em relação aos aspectos e procedimentos da tradução intermodal, corroborando os argumentos de Rodrigues (2019). Esperamos contribuir, por meio desta pesquisa, de forma teórico-metodológica para outros trabalhos vinculados aos Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS), bem como com as pesquisas experimentais intermodais e incentivar as discussões e reflexões acerca da direcionalidade no par linguístico Libras-português.
Disponibilidade de mão de obra qualificada para o curto e médio prazo: uma proposta metodológica aplicada ao caso dos engenheiros em Minas Gerais
Este estudo tem especial importância para os gestores públicos, bem como para a iniciativa privada, que têm a incumbência de realizar planejamento, já se antecipando às dificuldades que podem ser enfrentadas no futuro. Analisa-se o crescimento da população de engenheiros bem como sua distribuição por sexo e idade desde 1980 até 2010 no Brasil e em Minas Gerais, a fim de melhor compreender a dinâmica demográfica desta população. Paralelamente, compara-se com a população com ensino superior de maneira geral e com a população com idades acima de 20 anos. Posteriormente, realiza-se uma projeção do estoque destes profissionais, segundo sexo e idade, no período 2010-2030. Do ponto de vista demográfico, este trabalho se justifica uma vez que Minas Gerais encontra-se diante de uma janela de oportunidades provocada pelo bônus demográfico. Diversos autores argumentam que este é o momento ideal para realizar investimentos em qualificação da população, uma vez que há uma elevação da renda per capita. No caso específico dos engenheiros, esta janela de oportunidades pode estar sendo potencializada pelo atual cenário econômico. Uma importante contribuição metodológica deste trabalho é a incorporação da metodologia para estimação e projeção do componente migratório dos engenheiros. A projeção se deu em três cenários simulados, os quais apontam para um crescimento significativo do volume de engenheiros no estado nas próximas décadas. Este crescimento virá acompanhado de um rejuvenescimento e um aumento na participação relativa das mulheres na estrutura etária da população de engenheiros.
O lugar do sujeito indeterminado sob uma abordagem enunciativa
O presente trabalho tem como objetivo discutir o conceito de sujeito indeterminado numa ótica enunciativa e numa perspectiva de projeção que se insira na tentativa de elucidar a relação entre o formal e o semântico. Para tal, apresentamos alguns estudos feitos sobre o tema e os discutimos a partir das lacunas que pensamos haver em cada um deles. Verificamos o fenômeno da indeterminação do sujeito sob a perspectiva da Gramática Tradicional e também sob a de algumas correntes linguísticas modernas. Em seguida, apresentamos uma teoria de base enunciativa com a qual nos alinhamos, uma vez que acreditamos que os fatos sintáticos de uma língua não se manifestam apenas no nível material da sentença. De acordo com a Semântica da Enunciação, há um nível simbólico que também é constitutivo da sentença. A partir dessa perspectiva então, propomos uma análise do sujeito indeterminado, observando os tipos de sujeito, no caso o Sujeito Projeção na perspectiva da teoria da enunciação, e os modos de ocupação da Formação Nominal Sujeito (FN-sujeito). Observamos que há uma mudança em curso no Português do Brasil (PB) que tende à ocupação material, orgânica do lugar do sujeito indeterminado. Para tal, são utilizados pronomes (eu, você, nós, a gente, alguém, etc) e expressões de sentido indeterminado (o cara, o pessoal, o indivíduo, etc). Constatamos que as formas de indeterminação usadas pelos falantes não são as mesmas e que elas variam de acordo com a cena enunciativa e com a necessidade do falante em deixar menos ou mais especificado o referente do sujeito projeção. Dessa forma, chegamos a uma reformulação do conceito de definitude, especificação e determinação. Em função da análise que propusemos, sugerimos uma nova nomeação e um novo conceito para o sujeito indeterminado, com o intuito de minimizar, senão dissipar, os problemas encontrados por quem deseja analisar sintaticamente essa formação nominal.
Fatores de risco para a ocorrência das úlceras plantares decorrente da hanseníase
A hanseníase é doença infectocontagiosa de evolução lenta, causada pelo Mycobacterium leprae. A afinidade do bacilo da hanseníase por células do sistema nervoso periférico acomete, principalmente, os nervos superficiais da pele e dos nervos periféricos, causando neuropatia autonômica, sensitiva e motora que acarreta a diminuição ou ausência da sensibilidade e fraqueza muscular nos olhos, mãos e pés. Se não forem tratadas a tempo, podem provocar o surgimento de incapacidades físicas. Uma das incapacidades físicas mais comuns, vistas na prática clínica, são as úlceras na região plantar, que ocorre devido o comprometimento do nervo tibial, ocasionando déficits motores, sensitivos e autonômicos no trajeto do mesmo. O objetivo do estudo foi identificar os fatores de risco para a ocorrência das úlceras plantares em pacientes diagnosticados com hanseníase no Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais no período de 2005 a 2016. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo observacional, transversal e analítico. A população foi composta pelos casos de hanseníase notificados no Hospital Eduardo de Menezes, no período de 2005 a 2016. Para a análise univariada foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher e teste de Mann-Whitney, com significância estatística de 5% (p < 0,05). Na análise multivariada por meio da árvore de decisão utilizando o algoritmo CHAID. Os resultados mostraram que forma clinica, grau de incapacidade física na alta, nervo acometido e o não uso de palmilhas ou calçado adaptado antes de surgir à úlcera se mostraram fatores de risco para a ocorrência de úlcera plantar. Foi identificado que entre os pacientes com grau de incapacidade 0 na alta, não existem casos de úlcera. Já entre aqueles com grau 1, e a forma clínica é DD ou DV a probabilidade de úlcera aumenta para 8,7%. Os pacientes com grau de incapacidade 2 na alta, nervo acometido tibial ou nervos fibular e tibial, mas que usavam palmilha ou calçado especial tem probabilidade de úlcera de 65,9%. Se o paciente não usava palmilhas ou calçados especiais antes de surgir à úlcera a probabilidade de ocorrência da úlcera aumenta para 95,7%. O presente estudo evidenciou a necessidade do diagnóstico precoce da hanseníase, como também da eficiente associação das intervenções medicamentosas e não medicamentosas por meio das técnicas de prevenção de incapacidade e uso de palmilhas acomodativas e/ou calçados especiais.
Análise da decisão judicial no quadro da legisprudência: o diálogo das fontes do direito
O contexto da pesquisa relaciona-se ao déficit de legitimidade da legislação, decorrente da baixa qualidade das normas, como também da descentralização da atividade legiferante para outras esferas de poder, levantando questionamentos sobre a racionalidade jurídica tradicional que desconsiderava o processo de elaboração dos atos normativos, confinado à dimensão política.Como alternativa, o trabalho privilegiou a perspectiva da legisprudência, uma teoria normativa da legislação articulada à teoria do direito que tem como objeto de estudo o processo de criação das normas pelo legislador, levando-se em conta critérios de efetividade, eficácia e aceitabilidade. O dever de justificação para a criação de regras foi apresentado como condição de legitimidade e de otimização do caráter democrático do sistema. A justificação resulta de um processo dialógico fundado em uma racionalidade prática que, aliada à efetivação do diálogo de fontes e à discussão participativa, potencializa a possibilidade de uma escolha informada mais próxima da realidade. Por essa via, o trabalho destacou a importância de se repensar a teoria das fontes, adotando uma perspectiva pluralista que leva em conta a complexidade histórico-social do direito. O dever de diálogo de fontes surge da adoção pelo legislador de um ponto de vista compreensivo e colaborativo que lhe permite aperfeiçoar a legislação, ao ampliar o conhecimento sobre o repertório dos possíveis conteúdos normativos difusos na sociedade. A consideração da crescente intercessão entre modelos jurídicos de commom law e civil law apresenta-se como reforço positivo à aceitação da influência teórica e prática de manifestações jurídicas não legislativas na constituição do direito. Nesse sentido, a jurisprudência revela um potencial repertório de sentidos vinculados à dimensão do tempo que devem ser objeto de consideração pelo legislador. O aumento de legitimidade e qualidade da legislação pode ser operacionalizado pela avaliação legislativa, mas resulta, essencialmente, do desempenho responsável e racional do legislador. A sua racionalidade concentra-se na elaboração de normas eficazes e eficientes, assim como na garantia aos indivíduos do espaço de liberdade para o seu desenvolvimento autônomo, capaz de viabilizar o examine crítico do papel das instituições políticas e atuação participativa no aperfeiçoamento da sociedade.
Aumento de hipertensão arterial sistêmica na comunidade de saúde Novo Santos Dumont, município de Lagoa Santa, Minas Gerais.
A Hipertensão Arterial Sistêmica é considerada uma doença crônica degenerativa e representa sério problema de saúde, com alta incidência em indivíduos adultos podendo levar a complicações. Várias comorbidades se relacionam com essa patologia, como o diabetes, as doenças cardiovasculares e o sobrepeso. Na Unidade Básica de Saúde Novo Santos Dumont identificou-se, por meio do diagnóstico situacional, alta incidência de hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência. Essa patologia representa um grande entrave na comunidade e se relaciona também com fatores condicionados pela doença: como a insuficiência renal e aumento do risco cardiovascular. Este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção para contribuir com a redução da incidência da Hipertensão Arterial Sistêmica na área de abrangência da equipe.Para o desenvolvimento do plano de intervenção, foi utilizado o método do Planejamento Estratégico Situacional, fundamentado por uma revisão da literatura sobre Hipertensão Arterial Sistêmica, na Biblioteca Virtual em Saúde, que facilitou o entendimento sobre a doença e a importância da atenção primária no controle da mesma. Por meio da proposta de intervenção, espera-se contribuir com a diminuição da prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e de suas complicações na área adscrita referida, ofertando, dessa forma, um melhor atendimento para essa população.
A percepção das fricativas coronais não vozeadas por crianças e adultos falantes nativos do português brasileiros: em busca de evidências para uma mudança evolutiva nos esquemas perceptuais
Verificar se as crianças atribuem os mesmos pesos às pistas altura da frequência do ruído fricativo e transição do segundo formante vocálico, ou transição do F2, que os adultos para a classificação do par mínimo /aaR/-/asaR/ e do contraste /u/-/su/. Metodologia: A amostra deste estudo foi composta por crianças de quatro anos de idade, crianças de sete anos e adultos. Em cada grupo de idade foram testados dez sujeitos. As crianças e os adultos foram recrutados em duas instituições de ensino de Belo Horizonte/MG. Para obter os dados do estudo, foram produzidos dois contínuos para /aaR/-/asaR/ e dois contínuos para /u/-/su/. As pistas acústicas manipuladas foram: altura da frequência do ruído fricativo e transição do F2. A pista que variou de forma idêntica nos dois contínuos foi altura da frequência do ruído fricativo, na qual foi modificada de uma frequência apropriada para [] (3360Hz) para uma frequência apropriada para [s] (6240Hz) em nove passos uniformes de 320Hz. A segunda pista foi transição do F2, que segue o ruído fricativo. As duas formas foram: contínuo com transição apropriada para acompanhar [] e contínuo com transição apropriada para acompanhar [s]. Foi realizada uma tarefa de classificação, em que os participantes ouviram os estímulos por meio de um fone de ouvido e tiveram que decidir qual categoria era mais coerente com o que foi apresentado dentre as possibilidades existentes (/aaR/-/asaR/ e /u/-/su/). Resultados: Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio do modelo de análise probito. Os resultados revelaram que para o par mínimo /aaR/-/asaR/, apesar de as crianças de quatro anos ponderarem de forma altamente significativa a pista altura da frequência do ruído fricativo, este grupo foi o que atribui maior peso à pista transição do F2 quando comparado com os demais grupos de idade. Já os adultos atribuíram maior peso à pista altura da frequência do ruído fricativo que as crianças de quatro anos e as de sete anos. Para o contraste /u/-/su/, o grupo de adultos foi a única faixa etária que apresentou apenas uma tendência à utilização da pista transição do F2 para a classificação deste contraste. Todos os grupos de idade testados ponderaram de forma altamente significativa a pista altura da frequência do ruído fricativo. Conclusões: Os resultados mostraram que as crianças de quatro anos atribuíram maior peso à pista transição do F2 que as crianças de sete anos e os adultos para a classificação do par mínimo /aaR/-/asaR/. No entanto, esta faixa etária ponderou mais fortemente a pista altura da frequência do ruído fricativo quando comparada à pista transição do F2. Para o contraste /u/-/su/, a única faixa etária que apresentou apenas uma tendência à utilização da pista transição do F2 foi o grupo de adultos. Assim, os resultados de classificação deste estudo foram sugestivos de que a pista altura da frequência do ruído fricativo é mais informativa que transição do F2 para a decisão do ponto de articulação dos sons fricativos no português brasileiro.
A importância da visita domicilar à pacientes hipertensos
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença de múltiplos fatores e sua detecção é quase sempre tardia por ser uma doença assintomática, o que dificulta o tratamento, fator determinante para o agravamento da mesma. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de intervenção para melhorar a adesão dos hipertensos ao controle dos dados pressóricos por meio da visita domiciliar. Para o enfrentamento do problema foi elaborado uma proposta de intervenção seguindo o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), com a criação de ações que visam à conscientização da população sobre a importância do controle da hipertensão, da terapia medicamentosa correta, dos hábitos de vida saudáveis, sobre mudanças na rotina, e prática de exercícios físicos. De acordo com o HIPERDIA, a evasão dos pacientes hipertensos á UBS cresce consideravelmente, fazendo com que o acompanhamento não ocorra de forma integral. Consideramos, assim, a necessidade da equipe realizar uma busca ativa e visitar nos domicílios esses pacientes para efetivar o controle dos níveis pressóricos, a adesão ao tratamento e orientações quanto aos hábitos de vida saudáveis e ainda conhecer a qualidade de vida desses pacientes. Conclui-se que, mesmo atendendo as pessoas isoladamente, por meio da visita domiciliar, a equipe de saúde interage com a família do hipertenso assim e acredita-se que, ao tentar manter o quadro da doença estável estão promovendo algum de benéfico à família.
Imunoregulação na doença de Chagas humana: estudo das células T CD4- CD8- e mecanismos de controle de expressão de citocinas
Vários pesquisadores têm avaliado a participação de células T CD4- CD8- (duplo negativas DN) expressando TCR alfa-beta (TCR) ou TCR gama-delta (TCR) no desenvolvimento da resposta imune contra diferentes parasitos. Esses estudos indicam que as distintas subpopulações de células T DN tendem a apresentar perfis imunológicos bem diferentes, podendo direcionar uma resposta imune protetora ou patogênica. Além de avaliar as características dessas diferentes populações, é também de grande importância esclarecer o padrão de expressão de fatores de transcrição comprometidos com a sinalização intracelular das citocinas que ativam estas células, como também o padrão de expressão de reguladores gênicos dessas citocinas. O objetivo central desse trabalho foi avaliar a contribuição das subpopulações de células T DN na resposta imune contra o T. cruzi, e ainda avaliar a contribuição de fatores de transcrição e de reguladores pós-transcricionais relacionados com citocinas envolvidas no desenvolvimento ou controle da patologia chagásica. Nossos resultados mostraram que a infecção in vitro com T. cruzi leva à expansão de células T DN em pacientes com a forma indeterminada (I) e com cardiopatia dilatada (DC). Motram ainda que ambas subpopulações, + e +, apresentam um perfil mais ativado, dado pela maior expressão de CD69, nos pacientes em relação aos controles. Apenas a subpopulação + apresenta maior expressão de granzima A após estímulo nos pacientes DC. Entretanto, enquanto as células T DN estão mais comprometidas com a produção de citocinas proinflamatórias, as células T DN mostram um significante aumento da IL-10 antígeno-específica no grupo I comparado ao grupo DC. A maior frequência de células T DN produtoras de IL-10 está correlacionada com parâmetros clínicos de melhor prognóstico da função cardíaca. Também vimos que a apresentação de antígenos lipídicos/glicolipídicos via CD1 parece ser relevante nos pacientes. Quanto aos fatores de transcrição, os linfócitos dos pacientes com cardiopatia dilatada apresentaram um perfil mais inflamatório, dado pelo aumento da razão NFB/STAT3 após infecção com T. cruzi. Sobre a regulação de IL-10 observamos menor expressão de miR106a após o estímulo in vitro nas células de pacientes com a forma indeterminada. Nossos dados revelam uma importante contribuição das subpopulações de células T DN no desenvolvimento das formas clínicas polares da doença de Chagas e abrem novos caminhos, através do estudo dos mecanismos de controle e resposta de citocinas, para a compreensão dos fatores que levam ao desenvolvimento da patologia ou proteção do hospedeiro
O processo de institucionalização do direito à cidade no Brasil: a contribuição do significado atribuído a um conceito na definição daspossibilidades e limitações à sua realização
Só no conceito a verdade tem o elemento de sua existência, escreveu Hegel. O conceito, automovimento do todo, encontra sua efetividade não somente no resultado, mas também em sua atualização e em seu vir-a-ser. Mas o vir-a-ser não é algo pronto, pré-determinado ou inevitável: ele depende do movimento interno do todo e também das condições externas para se efetivar. O conceito de Urbano, que analisamos neste trabalho por meio de seu elemento Direito à Cidade, corresponde à atualização de outros conceitos, como a Cidade Livre (Espinosa) e a Verdadeira Democracia (Marx). Sua realização depende tanto das conjunturas político-sociais de cada momento da sociedade, como das condições intelectuais de indivíduos que possam, a partir dessas circunstâncias históricas, vislumbrar possibilidades futuras, para que o vir-a-ser seja, conscientemente, direcionado pela sociedade. Intermediando esses dois aspectos, o percurso do movimento depende também do entendimento que as pessoas e grupos têm a respeito desse conceito. As possibilidades do Urbano foram reflexionadas na teoria especialmente por Lefebvre, Castells e Harvey, sendo que os estudos que cada um desses autores desenvolveu foram apropriados pelos urbanistas no Brasil, em momentos e de formas diferentes. O entendimento desses técnicos sobre as possibilidades do Urbano a partir das influências dos teóricos mencionados e também em consonância com as condições e as características específicas da sociedade brasileira tem contribuído, fundamentalmente, para a definição das possibilidades e impossibilidades do desenvolvimento do conceito no País. Esse aspecto se deve, especialmente, ao fato de os urbanistas terem sido protagonistas nos momentos de institucionalização do conceito (traduzido como Reforma Urbana) e também interlocutores de movimentos sociais na definição do significado de Direito à Cidade. Os momentos principais de institucionalização desse conceito (o Seminário de Habitação e Reforma Urbana de 1963, a elaboração e a aprovação da Constituição Federal na década de 1980, a aprovação do Estatuto da Cidade em 2001 e o momento atual, após a aprovação dos planos diretores municipais embasados no Estatuto da Cidade) correspondem a ocasiões bastante representativas desse entendimento. Analisando documentos produzidos pelas instituições e pelos técnicos que se destacaram em cenário nacional em relação a esse tema, verificamos que a Reforma Urbana é um termo que já nasceu em disputa no Brasil, sendo que frações de classes tentaram, desde o início de sua formulação, esvaziar e banalizar seu sentido; os princípios contidos no entendimento do conceito já estavam, em grande parte, presentes desde o início de sua discussão, nos anos de 1960; e a redução da radicalidade do pensamento de Lefebvre, seja pela maior difusão dos estudos dos outros teóricos citados, seja pelas condições específicas da sociedade brasileira ou pela força do pensamento instituído e redutor, é um fator que contribui para limitar o movimento do conceito.