Repositório RCAAP
Obesidade infantil e juvenil: suas consequências para crianças e adolescentes
Este trabalho teve como tema a obesidade infantil e suas implicações para saúde das crianças e adolescentes, a partir da observação de um numero crescente de casos dentro da área de abrangência do psf do retiro 1, foram retratados assuntos ligados a característica dessa doença multifatorial, seus riscos, além do entendimento do papel do enfermeiro durante o processo de tratamento. Buscou-se na bibliografia especializada o método etnográfico que facilita o trabalho do enfermeiro junto com os familiares das crianças e adolescentes. Fica claro que, este trabalho é uma tentativa de rever os assuntos do ponto de vista teórico, privilegiando a reflexão e introduzindo uma proposta de intervenção.
2019-08-12T06:04:32Z
Sérgio Luiz de Oliveira
Caracterização fenotípica e molecular de feijoeiro-comum quanto à resistência à antracnose e estudo de herança
O feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma das espécies vegetais de maior importância mundial, porém, o grande número de doenças é um dos fatores que comprometem a produtividade, sendo a antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) uma das principais doenças fúngicas relacionadas à cultura do feijoeiro. A ampla variabilidade do patógeno é um desafio para o desenvolvimento de cultivares com resistência de amplo espectro. Para isso, torna-se necessária a identificação, caracterização e uso de distintas fontes de resistência fundamentais para o sucesso dos programas de melhoramento. Dessa forma, os objetivos dos dois ensaios deste trabalho foram: (i) caracterizar o perfil fenotípico e molecular de linhagens e cultivares de feijoeiro-comum quanto à resistência à antracnose e, (ii) estudar a herança desta característica na cultivar BRS Cometa. Os experimentos foram conduzidos no Centro Nacional Pesquisa em Arroz e Feijão, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (CNPAF-EMBRAPA), em Santo Antônio de Goiás-GO. Para o primeiro experimento, foram realizados ensaio de campo e caracterização molecular. Para o ensaio de campo, 55 genótipos foram plantados em três parcelas de 3 metros de comprimento e espaçamento de 0,5 metros entre si. Os genótipos foram inoculados simultaneamente com as raças 65 (isolado Cl 1614); 73 (isolado Cl 1143); 81 (isolado Cl 1164); 91 (isolado Cl 1247); 475 (isolado Cl 1322) e 1609 (isolado Cl 1294), com uma concentração final 1,2 x 106 esporos/mL. As notas atribuídas a cada genótipo foi dada em função da porcentagem de folhas e/ou plantas. Para a caracterização molecular, 15 sementes de cada um dos 55 genótipos utilizados foram semeadas em vasos em casa de vegetação. Aos sete dias, após a germinação, discos foliares de dez plântulas foram coletados em bulk para a extração de DNA. Foram realizadas reações de amplificação com os marcadores SCAR, previamente identificados, como ligados a genes de resistência à antracnose: Co-34 (SF10), Co-4 (SY20), Co-42 (SH18 E SAS13), Co-5 (SAB3) e Co-6 (SAZ20). Para o segundo experimento, realizou-se o estudo de herança para a resistência ao C. lindemuthianum utilizando o patótipo 91, isolado Cl 1247, na cultivar BRS Cometa. Sementes de famílias F2:3 , provenientes do cruzamento Rosinha G2 x BRS Cometa, além dos genitores e da testemunha SEL 1308 (Co-42), foram pré-germinadas e plantadas em bandejas de isopor em casa de vegetação. Após sete dias, as plantas individuais foram inoculadas com suspensão de esporos com concentração de 1,2 x 106 esporos/mL. Para as avaliações da severidade da doença, utilizou-se uma escala de notas, variando de 1 a 9. As freqüências fenotípicas observadas (resistência: suscetibilidade) nas populações segregantes foram testadas pelo teste de qui-quadrado (2). Como resultado do primeiro experimento, 26 genótipos foram resistentes aos patótipos 65, 73, 81, 91, 475 e 1609 de C. lindemuthianum e dez destes genótipos foram considerados imunes. Somente o marcador SF10 (Co-34) foi inespecífico, ao amplificar outros de resistência conhecidos, como o K23 (Co-5), Kaboon (Co-12), Perry Marrow (Co-13), Cornell 49-242 (Co-2), Mexico 222 (Co-3), SEL 1360 (Co-52), H1 (Co-7) e BRS Pitanga (Co-14). O marcador SH18 mostrou-se ainda alelo-específico, discriminando Co-42 de Co-4. Analisando o marcador SF10, 31 genótipos apresentaram marca amplificada, representando 53,44 % do total das amostras. A linhagem K10 apresentou as marcas moleculares SY20, SAB3 e SAZ20, indicando a presença dos genes Co-4, Co-5 e Co-6, respectivamente. Os resultados do segundo experimento indicaram que a razão de segregação para a resistência à antracnose nas famílias F2:3 (Rosinha G2 x BRS Cometa) ajustaram -se à proporção esperada de 1:2:1 (RR:Rr:rr), com valor de qui-quadrado de 0,5 e probabilidade de 77,88 %. Este resultado indica a presença de um único gene dominante envolvendo a resistência ao patótipo 91 de C. lindemuthianum na cultivar BRS Cometa.
Influência da geometria dos elementos metálicos na miniaturização de condutores magnéticos artificiais com aplicações em antenas
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2019-10-10T18:12:50Z
Welyson Tiano dos Santos Ramos
A integração ensino-serviço de saúde na formação do cirurgião dentista: relato de experiência
A Odontologia vem se popularizando ao longo dos anos, incluindo em sua área de atuação usuários que antes não tinham acesso a esse tipo de serviço de saúde. Uma das estratégias para isso foi a inclusão da Equipe de Saúde Bucal à Estratégia de Saúde da Família, permitindo ao cirurgião-dentista, antes apenas fechado dentro de seu próprio consultório, conhecer a realidade da população, seus anseios e reais necessidades. Esse estudo teve como objetivo refletir sobre a incorporação do dentista ao setor público de saúde mostrando a importância da integração ensino-serviço, a partir da experiência da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Através da disciplina Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, a universidade aproxima-se do serviço público de saúde dos municípios conveniados ajudando os mesmos a melhorarem a qualidade do seu serviço de saúde bucal, ao mesmo tempo em que prepara seus universitários para atuarem de maneira mais eficiente no serviço público de saúde.
2019-08-11T12:00:19Z
Julio Cezar Couto de Barros
Produção de biodiesel via transesterificação do óleo de nabo forrageiro
A obtenção de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos oriundos da biomassa está entre as possibilidades conhecidas de aproveitamento energético e o Brasil é considerado um país privilegiado com relação a esse aproveitamento, por causa da sua grande extensão de terras agricultáveis, da abundância de água doce em seu território, da elevada incidência da radiação solar sobre sua superfície e da grande disponibilidade de mão-de-obra rural. O Programa do Álcool Brasileiro - Proálcool, instituído em 1975, foi um exemplo bem sucedido de uso da biomassa para fins energéticos e, atualmente, o crescente interesse mundial pela produção e emprego de biodiesel como substituto do diesel de petróleo parece indicar um caminho, sem retorno, em direção a uma substituição progressiva do petróleo como combustível. A busca por tecnologias que maximizem a conversão dos óleos vegetais em biodiesel, através de rotas limpas, tem sido objetivo de pesquisas em todo o mundo e o estudo, aqui, desenvolvido é uma iniciativa nessa direção. O presente trabalho realiza uma pesquisa ampla da utilização do óleo cru de nabo forrageiro (Raphanus sativus L. var. oleiferus Stokes) como uma matéria-prima para a síntese de biodiesel, empregando-se tanto etanol quanto metanol como reagente nos processos. Foram estudadas duas rotas de síntese: a rota clássica, catalisada por base e a rota supercrítica, que dispensa o uso de catalisadores. O emprego do etanol hidratado (92,8 INPM) e do óleo refinado de soja na síntese supercrítica também foi estudado. Em todos esses estudos, as condições ótimas de síntese foram estabelecidas por meio de técnicas quimiométricas de planejamento experimental, utilizando a metodologia de superfície de resposta (MSR). Os resultados obtidos com a síntese clássica de biodiesel do óleo de nabo forrageiro confirmaram, que o emprego de catalisadores alcóxidos permite que a reação de transesterificação seja conduzida em uma única etapa, apresentando rendimentos elevados e satisfatórios. A rota supercrítica para síntese de biodiesel mostrou-se muito promissora: os rendimentos foram elevados e satisfatórios, mesmo com o uso do etanol hidratado; a água de lavagem e o uso de produtos químicos foram eliminados da etapa final de purificação do produto da reação, que se reduziu à destilação do etanol excedente e da separação da glicerina por decantação ou centrifugação. Ao final do trabalho, concluiu-se que o nabo forrageiro e a rota supercrítica deveriam ser considerados alternativas interessantes de matéria-prima e de processo, respectivamente, para produção de biodiesel.
2019-08-12T20:53:09Z
Pedro Wallace de Paula Amaral do Valle
O que é extensão? Incertezas e provocações
No summary/description provided
Assessment of volatile organic compounds from banana Terra subjected to different alcoholic fermentation processes
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-03-04T19:33:49Z
Michely Capobiango Isabela Maia Diniz Leiliane Coelho André Evelyn de Souza Oliveira Zenilda de Lourdes Cardeal
Aplicação do modelo de simulação da qualidade das águas de rios - QUAL2E: análise do balanço de oxigênio dissolvido em um trecho da Bacia hidrográfica do Rio Paraopeba em Minas Gerais
O objetivo da presente dissertação foi analisar a aplicabilidade do modelo QUAL2E da Agência de Proteção Ambiental Norte Americana EPA para o balanço de oxigênio dissolvido em um trecho correspondente a aproximadamente metade da bacia hidrográfica do rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco em sua porção mais de montante. Foram realizadas 180 rodadas do QUAL2E em um processo de calibração por tentativa e erro, em dois cenários hidrológicos de simulação considerados representativos: período seco e período chuvoso. O trecho simulado tem extensão total de 243 km. Todavia foram simulados 496 km, considerando-se os tributários contidos nesta porção. O modelo QUAL2E mostrou-se perfeitamente aplicável para a bacia hidrográfica estudada, alcançando-se bons resultados na simulação do OD, tal como aferido pelo coeficiente de determinação. A utilização de simplificações do modelo, até a simulação com modelo simplificado com apenas duas variáveis de estado, como o modelo de Streeter-Phelps, apresentou também resultados satisfatórios. Os valores do coeficiente de reaeração atmosférica K2 sugeridos por ARCEIVALA (1981) mostraram-se significativamente mais adequados nas simulações com melhores ajustes ao dados experimentais, que aqueles calculados pelos equacionamentos internos do modelo QUAL2E. Os valores do coeficiente de desoxigenação K1 , denotando a velocidade de exercício da DBO, permaneceram na faixa usual sugerida pela bibliografia, para as mesmas simulações. Prognósticos de cenários futuros, para o ano de 2006, considerando-se distintos níveis de tratamento dos esgotos sanitários municipais, indicaram a necessidade de tratamento em nível intermediário (com 70% de eficiência na remoção da DBO) para o município de Betim, de maneira a manter a concentração de oxigênio dissolvido próxima (4,9 mg/l no ponto de déficit crítico, aproximadamente 70 km após a foz do Ribeirão Betim) daquela preconizada pelo enquadramento das águas do Rio Paraopeba, para a qual o trecho estudado tem Classe 2 (5 mg/l). Caso Betim não tenha os seus esgotos tratados, o tratamento de todos os esgotos sanitários gerados pelas outras 19 sedes urbanas municipais, em nível secundário avançado (com eficiência de 90% na remoção de DBO), contidas na porção estudada da bacia hidrográfica, não proporcionará alcançar-se a concentração de 5 mg OD/l, obtendo-se uma concentração crítica, para este cenário, de 3,6 mg/l.
Efeitos da suplementação nutricional com glicina e com glutamina nacicatrização colônica em coelhos
O impacto de alguns nutrientes, como os aminoácidos, na cicatrização da anastomose colônica não está claro, apesar de muitos aspectos da fisiopatologia cicatricial do cólon já terem sido descritos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de dois aminoácidos, glicina e glutamina, na epitelização da mucosa colônica, tamanho da área de cicatriz, fibroplasia e resistência tênsil da anastomose intestinal, após retirada de 17 cm do cólon transverso e anastomose término-terminal com pontos separados. Quarenta e cinco coelhos adultos, comidade variando entre 24 e 28 semanas, do sexo masculino, com peso inicial médio de 2.362 gramas, foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos, de acordo com o tipo de alimentação. O estudo foi duplo desconhecido. Dois animais morreram em cada grupo por causas diversas. Os grupos de coelhos foram assim distribuídos: Grupo 1 - (n = 9) Coelhos que receberam suplementação alimentar com glutamina durante sete dias antes e cinco dias após a operação. Grupo 2 - (n = 9) Coelhos que receberam suplementação alimentar com glicina durante sete dias antes e cinco dias após a operação. Grupo 3 - (n = 9) Coelhos que receberam suplementação alimentar com glutamina durante cinco dias após a operação. Grupo 4 - (n = 9) Coelhos que receberam suplementação alimentar com glicina durante cinco dias após a operação. Grupo 5 - (n = 9) Coelhos que não receberam suplementação alimentar. A resistência da anastomose foi avaliada por meio de ensaio para pressão de ruptura por insuflação de ar intraluminar. O Grupo 2 foi o único grupo que apresentou valores de ruptura superiores aos do Grupo 5 (p < 0,05). Não houve diferença entre os grupos quanto aos aspectos histológicos estudados. Concluiu-se que a suplementação oral com glicina, no período pré e pósoperatório, aumenta a resistência tênsil anastomótica colônica após colectomia parcial em coelhos. A suplementação oral com glutamina não apresentou efeito detectável em anastomose colônica de coelhos.
2019-08-11T20:06:18Z
Juliano Alves Figueiredo
Cultura, racismo e ambiente escolar: relações raciais na escola e na sala de aula
No summary/description provided
Reinserção social do adulto portador de estoma intestinal: essencial para a qualidade de vida
O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura abordando o tema reinserção social do paciente adulto estomizado, com enfoque nos fatores que favorecem essa reinserção segundo dados coletados de quinze textos entre artigos, teses e dissertações conforme o tema proposto. De acordo com os autores da amostra pode-se concluir que dentre os fatores que colaboram para a reinserção social desse estomizado estão o acesso á assistência de qualidade, o apoio familiar e o acesso aos equipamentos para estoma adequados tanto em quantidade quanto em qualidade.
Prazer, sofrimento e retaliação: um estudo com jovens trabalhadores de Belo Horizonte (MG)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
Este trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.
2019-08-11T02:18:19Z
Genilce Caldeira Souza Correia
Efeito da auto-hemoterapia menor, auto-hemoterapia menor ozonizada e insuflação retal de ozônio sobre parâmetros hematimétricos e bioquímicos de cães hígidos
A consequência da aplicação do O3 medicinal é a formação de segundos mensageiros que provocam estresse oxidativo controlado, atuando sistemicamente na melhora da resposta antioxidante, imune e circulatória. Algumas das principais vias de administração da oxigênio-ozonioterapia são a auto-hemoterapia e a insuflação retal. Um total de 21 cães hígidos foi dividido em três grupos: auto-hemoterapia menor/AHm (n=5), auto-hemoterapia menor ozonizada/AHmO3 (n=10) e insuflação retal/IR (n=6) - para cada grupo, foram mensurados e comparados os padrões hematológicos (eritro e leucograma), bioquímicos (albumina, proteínas totais, colesterol, triglicerídeos, glicose, trasaminases (AST e ALT), fosfatase alcalina, lactato desidrogenase, uréia, creatinina, bilirrubina total, ácido úrico, cálcio e magnésio) e enzimas antioxidantes (SOD e GSH-Px). Nos gruposAHmO3 e IR ocorreram alteração dos parâmetros eritrocitários e redução das concentrações séricas de albumina, proteínas totais e triglicerídeos. No grupo AHmO3 ocorreu, também redução da concentração de monócitos. O ozônio intra-retal altera mais parâmetros bioquímicos que a administração de sangue autólogo ozonizado. Aplicações de ozônio retal ou intramuscular - associado ou não a sangue autólogo - causam aumento da GSH-Px em cães hígidos. A administração de sangue autólogo via intramuscular, bem como sangue ozonizado não causam efeitos colaterais adversos em cães.
2019-08-12T09:07:20Z
Jane Prado Leite Moreira
Teoremas de minimização para funcionais não-suaves sobre espaços de aplicações
Nesta dissertação, estendemos o lema de Brézis-Lieb e o princípio de Concentração e Compacidade a um contexto vetorial sobre espaços de aplicações. É importante salientar que este é um resultado essencial em toda a dissertação. Finalizamos nosso trabalho exibindo algumas condições simples de serem verificadas sobre F e G tal que as hipóteses dos principais teoremas desta dissertação são satisfeitas.
2019-08-14T14:56:56Z
Leandro Correa Paes Leme
Consolidação e codificação em direito civil: bases conceituais e experiências sulamericanas
O presente artigo busca compreender as bases conceituais dos termos consolidação e codificação, pois, apesar do amplo e comum uso das duas técnicas legislativas, não há consenso doutrinário em relação às suas características e ao alcance de seus usos. Foram apresentadas as similitudes e as diferenças de tratamento dado aos termos, buscando dialogar, principalmente, com as percepções do jurista italiano Mario Viora, em clássica obra sobre o tema. Em seguida à referida exposição, intentou-se identificar as particularidades existentes nas construções teóricas e nas experiências de dois países sul-americanos: Brasil e Chile. Para tanto, foram estudas as obras de Augusto Teixeira de Freitas e de Andrés Bello, verificando-se que a concepção da técnica consolidadora aplicada ao direito civil foi dotada de características próprias. Nesse sentido, foi realizado exercício comparativo para compreender os fundamentos das particularidades e para decompor o problema jurídico conceitual. Averiguou-se, assim, que, para ambos os juristas, no plano teórico, a técnica consolidadora foi pensada como exercício preparatório para a feitura de uma codificação, afastando-se da concepção até então existente, no âmbito da ciência jurídica europeia. Apesar das diferenças na consecução das tarefas de consolidação e de codificação, uma das comuns preocupações de Freitas e de Bello parece ter sido a preservação de uma tradição jurídica, sem que fosse realizada uma brusca ruptura com o anterior corpo normativo vigente.
A neologia de empréstimos em livros didáticos de português do ensino médio: o léxico sob uma perspectiva discursiva
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o modo como se processa o ensino do léxico no contexto escolar, em especial no tratamento dado à neologia de empréstimo nos livros didáticos de português do Ensino Médio. Foram apontados e discutidos aspectos como a distinção entre os conceitos de empréstimos e estrangeirismos, o processo da neologia de empréstimo na atualidade, a reflexão acerca da produtividade lexical no português brasileiro, bem como os efeitos de sentido que as lexias estrangeiras engendram nos atos de fala, apontando para outras perspectivas de observação, voltadas, sobretudo, para a ampliação lexical e discursiva em sua relação com a vida social e cultural, contribuindo assim para o fortalecimento dos postulados teóricos subjacentes às aulas de língua portuguesa na Educação Básica. Sobre o corpus, analisamos todos os livros didáticos de português do Ensino Médio, aprovados pelo MEC e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2012), buscando responder às seguintes questões: A forma como os estrangeirismos lexicais e empréstimos são abordados pelos autores dos livros didáticos leva a uma discussão mais ampla em sala de aula sobre os processos culturais, os efeitos de sentido produzidos por esses fenômenos da língua? Hà uma descrição detalhada do processo de neologia, promovendo a oportunidade de reflexão acerca da procutividade lexical em língua portuguesa? Buscamos, a partir da análise de 11 coleções de Língua Portuguesa, propor caminnhos para abordar um fenômeno tão constitutivo da língua de maneira mais eficiente e reflexiva, pois ao considerar qualquer fenômeno da língua, o docente e seu material pedagógico devem conceder que toda dimenão verbal é, por excelencia, heterogênea, constitutivamente ideológica e social.
A música e suas possibilidades no desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down na Educação Infantil
O presente trabalho apresenta a música como possibilidade de desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down na Educação Infantil, em função de seu valor cognitivo e emocional. O texto destaca a Educação Infantil como direito de toda criança de 0 a 5 anos e 8 meses e sua obrigatoriedade na RMBH. Desse modo, uma etapa da educação onde a inclusão, vista como desafio pelos profissionais de ensino, passa a ser discutida. Por ser a Educação Infantil também um direito, uma vez que incluída na Educação Básica, faz-se necessário a busca de estratégias para o desenvolvimento dessas crianças com necessidades especiais. Nesse sentido, este trabalho procurou apresentar brevemente uma experiência de trabalho onde buscou-se conhecer as possibilidades da música como elemento capaz de contribuir na efetivação da inclusão, em especial com crianças com Síndrome de Down.
2019-08-14T11:42:47Z
Maria de Oliveira Benfica
Avaliação espaço-temporal da qualidade das águas superficiais da microbacia do córrego Alegria após acidente ferroviário de junho de 2003 em Uberaba/MG e sua relação com os meios físico e antrópico
O estudo baseia-se na avaliação dos resultados analíticos de parâmetros de interesse em amostras de águas coletadas no córrego Alegria e rio Uberaba, no período de 2003 a 2013, em estações de monitoramento próximas à cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais. As campanhas conduzidas na localidade situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba foram iniciadas após o descarrilamento de parte de composição Ferroviária e consequente vazamento de produtos químicos perigosos (alcoóis e Cloreto de Potássio) sobre solo e águas do córrego Alegria que ocasionou a suspensão do abastecimento de água da cidade por 07 dias e tiveram sua origem atribuídas a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre Ferrovia Centro-Atlântica S/A e Ministério Público, dentre outros signatários objetivando, portanto, avaliar a qualidade da água de acordo com os produtos derramados pelo acidente. Mesmo após eliminados os riscos de novo desabastecimento em consequência das baixas concentrações dos alcoóis monitorados, os monitoramentos não foram interrompidos, originando extenso banco de dados com intervalo quinzenal de coleta de amostras que permitiu uma avaliação espaço-temporal detalhada do comportamento de Cloreto, Potássio dissolvido, Ferro dissolvido, pH e Condutividade Elétrica nas águas do córrego Alegria de acordo com o arcabouço físico e antrópico da microbacia e, de forma secundária, das águas do rio Uberaba. De acordo com a metodologia utilizada e os resultados alcançados, foi possível obter evidências de variações composicionais da qualidade das águas do córrego Alegria (e rio Uberaba) atribuídas a: 1) variação pluviométrica; 2) morfometria da bacia; 3) constituição litológica; 4) cobertura vegetal; e 5) uso e ocupação do solo. O estudo apontou, ainda, para a necessidade de levantamentos de campo adicionais, os quais, compreendendo toda a microbacia do córrego Alegria, envolvessem a caracterização do seu uso e ocupação através do levantamento das atividades agropecuárias desenvolvidas, assim como o mapeamento geológico e pedológico de detalhe para verificação da correlação de diferentes fácies litológicas com variações composicionais das águas superficiais. Análises complementares de Nitrogênio Amoniacal e Turbidez também são desejáveis no sentido de avaliar a influência de efluentes animais na qualidade do curso d'água.
2019-08-11T18:46:02Z
Maurício Ferreira Guimarães
Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.
2019-08-11T05:25:45Z
Shirley Cristina Miranda