Repositório RCAAP
Técnicas de processamento digital de imagens com aplicação no setor das rochas ornamentais
O setor das Rochas Ornamentais representa hoje importante segmento da economia de muitos Estados brasileiros, sendo responsável pela manutenção e criação de empregos, contribuindo para o desenvolvimento de regiões menos favorecidas. As aplicações mais comuns envolvem a construção civil, sobretudo no revestimento de pisos e fachadas sendo esses os usos que agregam maior valor para os materiais produzidos. Nos últimos anos, vem sendo verificada uma forte concorrência imposta pelos materiais artificiais, sobretudo as cerâmicas que apresentam custo menor e maior controle quanto aos parâmetros estéticos (cor e granulação). No entanto, há de se ressaltar uma importante característica dos materiais pétreos naturais a singularidade de cada peça acabada. Neste cenário, esta Tese de Doutorado tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Setor das Rochas Ornamentais, por meio da pesquisa de viabilidade de aplicação das técnicas de Processamento Digital de Imagens. São apresentados procedimentos de classificação e segmentação de imagens digitais de uma seleção de materiais pétreos, com comprovada aplicação no mercado das Rochas Ornamentais, sendo investigadas, em primeiro lugar, as escalas micro (seções delgadas) e mesoscópica (chapas polidas), contribuindo para uma melhor caracterização tecnológica desses materiais. Outra linha de pesquisa dessa Tese é o uso de técnicas de processamento digital de imagens, na escala macroscópica, para promover o Setor de Informações Georreferenciadas (SIG) para o Centro Produtor de Candeias-Oliveira, relacionando as principais jazidas às suas características tecnológicas. Esse sistema é também empregado para a confecção de um Mapa de Geopotencialidades Ornamentais com base na infra-estrutura instalada e fatores ambientais. Por fim, são utilizados dados de sensores remotos (aéreo e orbital) para a detecção de alvos com possível valor ornamental, favorecendo a fase inicial da pesquisa mineral, promovendo a busca por novos materiais pétreos com valor no mercado das Rochas Ornamentais.
Drawing on tolerance and I remember that: teaching units
This project aims to present EFL (English as a Foreign Language) tasks to be worked at regular schools with students from Ensino Médio or at language schools with intermediate level students according to the Common European Framework1. This is an attempt to add to the improvement and development of the teaching and learning quality of foreign languages in the twenty first centurys Brazilian context of English teaching at schools especially at regular schools. The proposal is based on the post-colonial theories named Critical Literacy and Multicultural Education giving support to the Communicative Approach and the development of communicative competences. The support on these theories is justified by the social context and objectives of this work which will be explored here in this introduction.
2019-08-13T11:23:20Z
Carolina Fernandes Neves
Desenvolvimento de interface com usuário dirigido por modelos e geração automática de código
Atualmente, modelos UML são muito usados e importantes na Engenharia de Software, no entanto, é normal que depois que o sistema começa a ser codificado tais modelos percam sua importância e fiquem desatualizados à medida que o desenvolvimento avança. Neste trabalho, essa questão é abordado por meio da aplicação de técnicas de MDA (Model Driven Architecture) que visam a focar o desenvolvimento de software na criação de modelos usados na geração automática de código. Baseado no trabalho aqui apresentado, foi proposto um método para geração de interfaces (MDGI - Método de Desenvolvimento e Geração de Interfaces) que permite gerar modelos de padrões recorrentes em sistemas. Esses padrões são referentes à interface com o usuário e são gerados a partir do modelo de domínio da aplicação. O MDGI segue a filosofia do MDA e, portanto, é totalmente compatível com ele. Como resultado final deste trabalho, além do MDGI, foi formalizado um modelo para interface com o usuário independente de tecnologia e plataforma, denominado PIM UI, que pode ser usado na execução do MDGI. Um caso de uso foi implementado seguindo o método proposto e analisado o resultado comparando com desenvolvimento feito manualmente. Os resultados preliminares obtidos nessa análise mostram que é possível ter ganho de produtividade ao usar o MDGI, na situação analisada.. Nessa análise também é apontado que o MDGI permite nível maior de reutilização, pois ele, em conjunto com o MDA, encapsula conhecimento de transformação de um modelo em outro modelo mais detalhado.
2019-08-13T05:57:13Z
Lucas Villela Neder Issa
A confiança como fator de influência da percepção de justiça no ambiente de aprendizagem
O presente estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre a confiança que os estudantes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis depositam em seus professores e suas percepções de justiça no ambiente de aprendizagem. Como plataforma de base, foi utilizada a teoria da justiça organizacional, especialmente em seu modelo tridimensional, concebido por Bies e Moag (1986), Bies (1987) e Moorman (1991), que contempla a justiça distributiva, procedimental e interacional. A pesquisa foi classificada como explicativa com abordagem quantitativa. A percepção de justiça, variável dependente, foi mensurada por meio do instrumento Revised Classroom Justice Scale, inicialmente construído por Chory-Assad (2002) e posteriormente adaptado à realidade da pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. A base de dados foi formada por 222 discentes de programas de mestrado e doutorado, distribuídos em 17 universidades no país. Foram estimados três modelos de regressão múltipla, com o intuito de se identificar a relação entre a percepção de justiça, de um lado, e a confiança e fatores sociodemográficos, de outro. Para tanto, fez-se o uso do software Stata®/SE 13. A variável confiança foi segregada em confiança no corpo docente e confiança na gestão, mensuradas pelos instrumentos construídos e utilizados por Forsyth, Adams e Hoy (2011), traduzidos e adaptados. Os questionários foram aplicados por meio da plataforma Google Forms®. Adicionalmente, o modelo tridimensional de percepção de justiça foi validado por meio das ferramentas de análise fatorial exploratória e confirmatória. Como principais resultados, a pesquisa evidenciou que a confiança no corpo docente apresentou significância estatística na previsão das três dimensões de percepção de justiça. O mesmo ocorreu com a confiança na gestão, relativamente à justiça distributiva. Das 8 variáveis sociodemográficas analisadas, 5 delas apresentaram significância estatística para prever a variável dependente deste estudo. Dentre elas, uma está ligada à característica inerente ao próprio estudante, enquanto outras relacionam-se às especificidades de cada programa de mestrado e doutorado e seus ambientes de aprendizagem. Os modelos estimados de justiça distributiva, procedimental e interacional conseguiram prever corretamente 32,86%, 47,83% e 62,92% das percepções de justiça dos estudantes. Foi possível constatar que a intensidade e frequência da interação entre professores e estudantes são determinantes na percepção de justiça desses discentes. A metodologia utilizada para a validação do construto tridimensional de justiça confirmou a validade e a quantidade de dimensões do modelo proposto. Ajustes do modelo foram realizados, motivados pela realidade cultural brasileira e pelas características e dinâmicas próprias da pós-graduação stricto sensu.
Avaliação da plataforma de consulta textual do tribunal de contas da união
Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a Plataforma de Consulta Textual do TCU quanto à aplicação de conceitos e princípios heurísticos de Arquitetura da Informação. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e, quanto ao nível de aprofundamento, estudo de cunho exploratório. Envolve pesquisa documental na literatura e em norma de referência para identificar, descrever e sistematizar princípios heurísticos de Arquitetura da Informação. Inclui estudo de caso que avalia a Plataforma de Consulta Textual do TCU em relação aos princípios identificados na literatura e na norma, a saber: navegação; interface; conteúdo e usabilidade; carga de trabalho; e gerenciamento de erro. Conclui que o sistema apresenta alguns dos conceitos e princípios heurísticos de Arquitetura da Informação desejáveis e recomendados, como, também, problemas a serem resolvidos. Sugere o aprimoramento da ferramenta, de modo a ofertar aos seus consulentes mais qualidade quanto aos aspectos de relevância da informação pesquisada e, também, de princípios de design centrados na experiência do usuário.
Orientadores sociais voluntários no programa Liberdade Assistida de Belo Horizonte: contextualização e experiência
Esta pesquisa investigou a participação de voluntários que desempenham a função de orientadores sociais de adolescentes em cumprimentode medida socioeducativa de liberdade assistida junto ao Programa de Liberdade Assistida desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Partimos do pressuposto de que essaexperiência se reveste de um caráter educativo, resultando em novos saberes e novas práticas, com importantes efeitos subjetivos para os voluntários que dela participam. Através dessa pesquisa, foi possível contextualizaro surgimento das medidas em meio aberto nas legislações voltadas para a infância e para a juventude, onde identificamos a origem da liberdadeassistida, assim como suas principais características, o que nos permitiu problematizar opapel do voluntário no desempenho da função de orientador social junto ao adolescente. Apesquisa também revelou que, embora o significante cidadaniapor si só não garanta um novo voluntariado, quandosomado a outros termos como solidariedade, tolerância, convivência,como acontece no Programa Liberdade Assistida, ele abre espaço para o desenvolvimento de uma experiência de convívio com o outro que delineia a possibilidade de se abrir efetivamente o horizonte do sujeito para o reconhecimento da diferença e da singularidade (BIRMAN, 2001) constituindo-se em um processo educativo que resulta em novos saberes e novas aprendizagens para os voluntários que dela participam, promovendo, também, mecanismosde inclusão social (GOHN, 2010).
Confiabilidade da informação: a importância deste atributo na qualidade da informação nas organizações
O trabalho realiza uma investigação sobre a confiabilidade de informações a nível gerencial em uma organização do ramo de telecomunicações, trabalhando a condição de credibilidade das informações em diversos níveis de acesso. Dentro deste cenário foi proposto o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de tratamento de dados e divulgação dos indicadores de desempenho com o acesso por meio de um navegador de internet, sendo uma solução para eliminar a desconfiança sobre as fontes provedoras de informação. Este trabalho promove uma análise dos conceitos usados pela arquitetura BI e ainda abordam seus atributos, conceitos de informação, métricas para medição da confiabilidade informacional, além de mostrar a possibilidade de uma solução escalar, utilizando ferramentas usadas para tais fins, desde que o escopo e uso sejam bem definidos.
2019-08-09T16:37:39Z
Daniel Eduardo Durães Aguiar
Linguagem e cognição: categorização e significado das concepções de educadores sobre tecnologia digital
O objetivo desta pesquisa é analisar a categorização e o significado das concepções de educadores sobre tecnologia digital. Justificamos anossa pesquisa pelo fato de que a tecnologia digital faz parte de um processo dinâmico que ocorre em nossa sociedade, alterando a forma como as pessoas se relacionam e interagem. Assim, escolas e educadores enfrentam o desafio de compreender e significar a tecnologia digital para desenvolver, de forma significativa e atrativa, os conteúdos que sepropõem a ensinar. A hipótese principal é de que os educadores entrevistados têm diferentes concepções de tecnologia digital. O trabalho enquadra-se no âmbito da cognição incorporada e situada (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 2003) e fundamenta-se na teoria da consciência elaborada e da linguagem (EDELMAN, 1995) e nos estudos do significado incorporado (JOHNSON, 2007). Adotamos uma pesquisa predominantemente qualitativa, com base na metodologia da grounded theory (SCALABRIN, 2010) e seus procedimentos de codificação aberta, axial e seletiva, e utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturadacomo instrumento de coleta de dados. A amostra consta de 20 (vinte) educadores da rede pública de ensino do estado do Piauí, Brasil, participantes do ciclo avançado do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, do Ministério da Educação. Para análise dos dados, tomamos como objeto a linguagem discursiva dos informantes, expressa nas entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de janeiro a março de 2011. Identificamos, pelo procedimento da codificação aberta, as concepções de tecnologia digital presentes nos conceitos apresentados pelos educadores e formados com base na percepção do fenômeno em estudo. Em seguida, a partir das concepções de tecnologia digital, fizemos a análiseda categorização pelo procedimento da codificação axial e pelos processos de questionamento e similaridade. Os resultados chegam a 06 (seis) concepções categorizadas: uso ou utilização de equipamentos tecnológicos (25%); instrumentos ou artefatos tecnológicos (20,83%); facilitação do ensino e da aprendizagem (16,67%); mecanismo de interação entre as pessoas (16,67%); universalidade ou ubiquidade (12,5%); e integração das mídias e dos campos profissionais (8,23%). Na análise do significado, explicitamos e discutimos os significados das concepções de tecnologia digital após o processo de categorização. As conclusões mostram que a categoria uso ou utilização de equipamentos tecnológicos é a que engloba o maior número de concepções de tecnologia digital (25%) e que os significados que ocorrem commaior frequência são recursos tecnológicos (13,64%) e utilização de recursos tecnológicos (9,09%). A hipótese principal foi validada, corroborando a tese de que os educadores têm diferentes concepções de tecnologia digital e que essas concepções podem sercategorizadas e encerram significados.
2019-08-12T19:42:37Z
Naziozenio Antonio Lacerda
Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras: saberes divulgados, relações de poder acionadas e sujeitos demandados
O currículo é um artefato social e cultural, envolvido em relações de poder, que tem por função ensinar e que divulga saberes e modos de ser, estar e viver. Com a ampliação dos objetos de análise do currículo, possibilitada pela perspectiva dos Estudos Culturais na educação, é possível considerar que existe uma variedade de currículos sendo produzidos e divulgados na Web. Esta tese investiga um desses currículos: os blogs educativos sobre alfabetização criados por professoras alfabetizadoras. O objetivo da investigação empreendida para esta tese é o de mapear e analisar os saberes produzidos e divulgados, as posições de sujeito demandadas nos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras bem como as relações de poder envolvidas nesse processo. Para isso foram estudados 31 blogs educativos sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras, utilizando alguns conceitos e elementos de análise dos Estudos Culturais, do campo do Currículo em sua perspectiva pós-crítica e dos Estudos Foucaultianos. A metodologia adotada articulou conceitos e procedimentos da netnografia e da análise do discurso de inspiração foucaultiana. A tese aqui defendida é a de que há uma tecnologia da formação acionada no currículo dos blogs sobre alfabetização de professoras-alfabetizadoras investigados que funciona ativando relações de poder de diferentes tipos, acionando e divulgando saberes específicos sobre a alfabetização, tais como o saber dos métodos, da Psicogênese da Língua Escrita, da Literatura, do Letramento e dos Gêneros textuais, e sobre variados temas considerados importantes para essa etapa do ensino que, por sua vez, demandam uma professora-alfabetizadora que seja dedicada, afetiva, solidária, compartilhadora, versátil e artesã e alunos/as alfabetizandos/as assimiladores/as, disciplinados/as, lúdicos/as, saudáveis e morais. Em seu funcionamento, a tecnologia da formação conecta-se também com as tecnologias da diferenciação e da heterossexualização nos blogs investigados, fazendo do currículo ali divulgado um território híbrido que junta, numa espécie de recorte e colagem, elementos da cibercultura e das práticas da escolarização formal, formando um currículo bastante específico e direcionado a professoras-alfabetizadoras. Em seu conjunto, o currículo dos blogs educativos sobre alfabetização convoca as professoras-alfabetizadoras a assumirem a tarefa de alfabetizar, ao mesmo tempo em que troca experiências, relata suas dificuldades e sugere exercícios e práticas para suas colegas alfabetizadoras.
2019-08-09T22:18:13Z
Gabriela Silveira Meireles
Leitura da legislação brasileira na internet: estratégias eficientes de navegação e compreensão
O objeto desta pesquisa são as estratégias de navegação e compreensão adotadas na leitura da lei, na internet, por leitores com diferentes níveis de proficiência em texto jurídico. A abordagem adotada é de natureza qualitativa, exploratória e observacional. Objetivos O objetivo geral foi realizar um levantamento dessas estratégias, a fim de (i) propor orientações para o ensino-aprendizagem do letramento jurídico na educação básica e em outros processos de promoção da cidadania e (ii) propor intervenções, nos sites governamentais, para a melhoria da qualidade e da acessibilidade da informação jurídica. Metodologia A coleta de dados incluiu a resolução de questões jurídicas, mediante consulta na internet, por especialistas em Direito, graduandos do curso de Direito e estudantes do ensino médio, com o emprego da técnica do protocolo verbal. Resultados Para solucionar as questões jurídicas, os informantes leram não apenas leis e outros atos normativos, como também textos das variadas fontes nas quais a informação jurídica se realiza. Tal processo exigiu o emprego de estratégias específicas para a localização, a avaliação e a integração das informações disponibilizadas na internet. Essas estratégias não se mostraram eficientes ou ineficientes por si; a eficiência do processo dependeu dos modos como as variadas estratégias foram monitoradas e conjugadas. Para isso, contribuíram, sobretudo, tanto as experiências anteriores de leitura e navegação do informante, sua formação acadêmica e sua experiência profissional no campo do Direito quanto suas habilidades cognitivas, sua familiaridade com as matérias tratadas nas questões e suas experiências anteriores de participação cidadã. Assim, apesar de, no conjunto das tarefas realizadas, os especialistas terem apresentado um desempenho melhor que os bacharelandos, e estes um desempenho melhor que as estudantes do ensino médio (conforme pressuposto), informantes dos três grupos, em algumas situações, apresentaram desempenho acima ou abaixo do pressuposto. Esse desempenho foi influenciado também pela quantidade e a qualidade da informação disponibilizada na internet e pelos recursos de navegação dos sites consultados, o que evidenciou a necessidade de se aprimorarem a elaboração e os meios de disponibilização da informação jurídica, principalmente, no âmbito da administração pública. A título de conclusão Constatou-se que o letramento jurídico em níveis elementares é possível e necessário, e deve dar-se de forma gradual, contínua, crítica e significativa. O necessário incremento da qualidade da informação jurídica e dos recursos para sua disponibilização, no âmbito da administração pública, e também o ensino-aprendizagem do letramento jurídico, dada a sua complexidade, requerem o esforço colaborativo das várias esferas da administração pública, dos três Poderes. Para isso, as pesquisas no cruzamento dos campos da Linguística e do Direito têm muito a contribuir e uma vastidão a percorrer.
2019-08-13T08:30:32Z
Giovana de Sousa Rodrigues
Análise de atividades investigativas presentes no ensino de ciências: o contexto do aluno deficiente visual
A Educação para todos tem sido amplamente discutida nos grupos de educação, principalmente naqueles que se voltam para o desenvolvimento de práticas inclusivas, reconhecendo que as dificuldades enfrentadas nos sistemas educacionais evidenciam a necessidade de confrontar as práticas excludentes e criar alternativas para superá-las. Além disso, no contexto do ensino de ciências, as atividades investigativas são defendidas como propostas de estratégias para diversificar a aula e trazer a atividade científica dos cientistas para o ensino, aproximando os conhecimentos científicos e escolares. Nesse quadro percebemos que, alguns aspectos encontrados nas atividades investigativas são desenvolvidas a partir de referenciais visuais, dificultando além do aprendizado do deficiente visual que este sujeito, inclusive, alcance os objetivos iniciais propostos por atividades investigativas, como o desenvolvimento da autonomia. Diante disso, faz-se necessário a avaliação das características das atividades investigativas do ensino de ciências presentes na literatura consultada que podem dificultar a aprendizagem do aluno deficiente visual. Foi possível perceber que as atividades que priorizam o observar, dificultam o desenvolvimento da atividade pelo aluno deficiente visual, impossibilitando o desenvolvimento da autonomia e dificultando o aprendizado deste aluno.
2019-08-13T06:14:06Z
Priscilla Guimarães Zanella
Controle microbiológico de tecidos humanos utilizados para transplantes
A utilização de tecidos biológicos em transplantes começa a se tornar uma realidade no Brasil. Até recentemente, apenas os transplantes de órgãos eram citados e ressaltados como avanços na Medicina. Visando a promoção da saúde, o SUS incentiva, cada vez mais, a criação de Bancos de Tecidos nos estados brasileiros. É o caso do CETEBIO, que será o maior Banco de Tecidos da América Latina e está sendo desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais. São comprovados os benefícios dos tecidos biológicos no tratamento de diversas situações clínicas. É o caso dos tecidos musculoesqueléticos em traumatismos e o tecido cutâneo em queimaduras graves. Cuidados são imprescindíveis para assegurar a qualidade do tecido e proteger o receptor de possíveis infecções causadas pelo transplante, principalmente por se tratar de pessoas com a saúde debilitada e suscetíveis a um maior número de infecções. Existem legislações brasileiras e diretrizes internacionais referentes à microbiologia dos doadores e dos tecidos biológicos doados que os Bancos devem seguir. A triagem sorológica e o histórico social e médico do doador devem ser considerados juntamente com o exame clínico feito antes da coleta do tecido. As análises microbiológicas, que verificam a presença de bactérias e fungos, devem ser feitas em todas as etapas em que o tecido é submetido, desde a coleta até sua liberação para uso. Este trabalho busca conhecer melhor as etapas onde ocorrem contaminação e os principais microrganismos responsáveis, visando buscar alternativas para minimizar a perda de tecidos e, consequentemente, beneficiar um maior número de pacientes.
2019-08-13T07:41:42Z
Paula Renata Machado Passos
Comunicação, memória e lugar: análise das interações do grupo do FacebookRavena e suas memórias"
Este estudo observa as conformações comunitárias contemporâneas em ambientes midiáticos e tem como objetivo entender como se dá o processo de ressignificação do lugar por meio dos fragmentos de memória, compartilhados em interações em uma mídia social digital. Sendo assim, tomou-se por objeto um grupo no Facebook chamado Ravena e suas memórias, criado por moradores do distrito de Ravena, Sabará Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG para promover a partilha de imagens, textos e arquivos sobre o lugar e sua população. Partindo da ideia de que não existem ambiências separadas, nessa pesquisa considera-se que virtual e real são instâncias que compõem a dinamicidade da vida contemporânea. Apoiada no conceito de comunidade, como ideal de sociabilidade buscado ainda hoje, a premissa principal é de que a relação que se constrói entre homem e espaço fundamenta a conformação do lugar. Implicado diretamente no objeto estudado está o conceito de memória, pois trata-se de um grupo em mídia social com escopo exclusivo de compartilhamento de lembranças. Para observar aspectos das ambiências implicadas, ametodologia escolhida une análises diferentes. Primeiro, uma análise de conteúdo das postagens, com a observação das discussões e temas; e, uma análise dos fluxos das interações, com levantamento de informações da plataforma Facebook, relevando as especificidades doobjeto. Na segunda fase da metodologia, exploram-se dados obtidos por questionário online e uma análise de seis entrevistas em profundidade realizadas com alguns interagentes do Ravena e suas memórias. Finalizados os procedimentos, destacam-se algumas dimensões que evidenciam a conformação do sentimento de amor ao lugar, e na pesquisa optou-se por examinar as dimensões do saudosismo e do pertencimento. Essas dimensões demarcam arelação afetiva dos sujeitos com a memória local e as interações evidenciam traços da ressignificação do lugar, tanto no ambiente digital, quanto na comunidade física. A comunicação aparece como principal agente nesse processo. Entende-se então que o grupo Ravena e suas memórias tem papel importante no processo de (re)configuração dalocalidade, pois atua diretamente nas dimensões do pertencimento, cativando um saudosismo diretamente implicado na topofilia. No entanto, embora haja um reconhecido valor, a iniciativa ainda deixa potencialidades inexploradas.
2019-08-11T13:46:20Z
Nathália Edwirges Amado
A partir da inspetoria de Educação Física de Minas Gerais (1927-1937): movimentos para a escolarização da educação física no estado
Este estudo aborda o movimento de criação, de atividade e de declínio da Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais, instituída no Regulamento do Ensino Primário em 1927 e que teve seu decaimento em 1937. O propósito principal foi compreender como tal órgão investiu no processo de escolarização da Educação Física no Estado. Nesse movimento interessou, especialmente, dar visibilidade à maneira como a Inspetoria, ao elaborar e ao executar suas ações, acabou por mobilizar alguns elementos indicadores do processo educativo: os tempos e os espaços, os conteúdos e as práticas, e os sujeitos escolares. Ao investigar os modos como esse órgão conformou a Educação Física, foi admissível apontar a Inspetoria como produtora de novas configurações para essa disciplina escolar em Minas. Tal produção guarda relação com o movimento de renovação pedagógica que, no período destacado por essa pesquisa, intentava tornar a escola mais atraente, ativa e eficiente. Para entender a modelagem para o ensino de Educação Física forjada na Inspetoria, contundente também foi destacar os professores que compuseram seu grupo de trabalho, notadamente, Renato Eloy de Andrade, o Inspetor. Conhecendo os lugares com os quais ele manteve interlocução, foi possível identificar idéias, expectativas e iniciativas acerca da Educação Física que estavam em circulação em outros estados e países. As fontes mobilizadas neste estudo constituíram-se prioritariamente por documentos oficiais do Estado: o jornal Minas Gerais e a Revista do Ensino. Impressos que se configuraram como importantes veículos para divulgação da política educacional de Minas, e que, ao publicarem discursos, artigos, solenidades, atos normativos e outros que informavam sobre as iniciativas da Inspetoria de Educação Física, tornaram-se fontes de indícios fundamentais para esse trabalho. Ainda são destaques alguns aparatos legislativos referentes ao ensino, à Educação Física e aos esportes produzidos no âmbito estadual; a documentação oferecida pela família do professor Renato Eloy de Andrade; outras revistas que também tiveram por temática a Educação Física; e algumas fontes do acervo da Associação Brasileira de Educação. Acessando esse corpus documental foi possível reconhecer a ênfase dada pela Inspetoria às ações que perspectivaram a qualificação do professorado responsável por ministrar Educação Física nas escolas. Ao mesmo tempo, todas as iniciativas tomadas no seu conjunto, demonstraram a expectativa da Inspetoria em produzir uma modelagem para a Educação Física escolar. Atentando para esse projeto, os discursos permitem apontar que tal disciplina foi anunciada num imbricado de orientações que defendiam o conhecimento acerca da infância; o interesse do aluno como direcionador do ensino; os saberes da psicologia e da fisiologia subsidiando o exercício docente; os jogos e a calistenia como práticas privilegiadas nas aulas de Educação Física. A investigação das proposições e das iniciativas empreendidas pela Inspetoria acabou por revelar feições assumidas pelo processo mais amplo de escolarização da Educação Física em Minas.
2019-08-11T17:05:53Z
Giovanna Camila da Silva
Balanço ambiental de elementos-traço na sinterização
Introdução: A legislação ambiental vem tornando-se cada vez mais restritiva em diversos setores industriais, especialmente para a indústria siderúrgica que é notadamente conhecida pelo seu grande potencial poluidor. Dentro desse novo cenário de legislações ambientais mais rígidas, novos estudos têm sido realizados e controles mais precisos das emissões implantados. Destaca-se em relação a evolução dessas legislações a inclusão de alguns limites de emissão de elementos-traço, visto que o interesse pelo impacto que tais elementos causam ao ambiente e à saúde tem crescido nos últimos anos. Assim, este estudo tem por objetivo formular uma proposta de partição dos elementos-traço entre os produtos e as emissões da planta, visando conhecer o comportamento desses elementos no processo de sinterização e subsidiar intervenções capazes de modificar tais partições. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo experimental, no qual, inicialmente, foi realizada a caracterização química de diversos insumos da sinterização. A partir do conhecimento das concentrações de elementos-traço nos insumos foi analisado o aporte de elementos-traço em uma sinterização piloto, quando utilizada uma mistura de sinterização padrão. Em seguida, considerou-se o balanço de massa para determinar a partição teórica dos elementos-traço nos produtos e nas emissões. Após o balanço de massa foi realizado um estudo de volatilização. Nesse estudo selecionou-se seis amostras de sinter feed de diferentes origens e simulou-se a curva de aquecimento da sinterização em um forno irradiante. Com base nas caracterizações químicas das amostras antes e após serem submetidas ao aquecimento foi possível verificar a tendência de cada elemento volatilizar ou não durante o processo de sinterização. Resultados e Discussão: Em relação à caracterização química dos insumos da sinterização, destacam-se como grandes concentradores de elementos-traço os resíduos siderúrgicos e observa-se baixa concentração de elementos-traço nos fundentes. No que se refere ao balanço de massa, os elementos que se mostraram com maior tendência de concentração nas emissões são: cádmio, níquel, chumbo, mercúrio e cobre. Observou-se também que, apesar de não serem, de maneira geral, grandes concentradores de elementos-traço, os insumos ferrosos (sinter feed, pellet feed e outros) apresentam grande relevância no aporte de elementos-traço no processo. Isso porque são responsáveis por grande parte da massa de insumos utilizados na mistura de sinterização. Por sua vez, o teste de volatilização apontou a tendência, ou não, de volatilização dos elementos. Para alguns elementos o resultado obtido foi inconclusivo. Conclusão: Os insumos ferrosos, em especial o sinter feed, são os principais responsáveis pela entrada de elementos-traço no sistema da sinterização, sendo que esses mesmos insumos, quando de origem brasileira ou sul africana, apresentam pequenas concentrações destes elementos frente aos de origem chinesa, indiana e australiana. O estudo do comportamento dos elementos-traço na sinterização é bastante complexo, pois um mesmo elemento pode comportar-se de três maneiras distintas dependendo da fase em que o mesmo se encontra. Os elementos e compostos com menor temperatura de vaporização devem volatilizar e se concentrar nas emissões. Por outro lado, os elementos que não volatilizarem durante o processo podem se manter na mistura e compor o sínter ou podem ser levados a fazerem parte das emissões através do arraste das partículas. Portanto, conhecer o comportamento dos elementos-traço no processo de sinterização é de fundamental importância para a prevenção de emissões e otimização do processo de trabalho nas indústrias siderúrgicas.
GRASP com path-relinking para agrupamento de dados biológicos
O agrupamento é um método não supervisionado de classificação de dados em grupos (clusters). Em problemas de agrupamento, não se sabe previamente quantas e quais as classes necessárias para descrever coerentemente um conjunto de dados. Na biologia computacional, o agrupamento mostrou-se ferramenta útil em problemas de descoberta de padrões em dados como classificação de proteínas, predição da localização de proteínas em unidades celulares e diagnóstico de câncer. Recentemente, técnicas de otimização, como as metaheurísticas, têm sido utilizadas na literatura como método alternativo ou auxiliar para aumentar a eficiência e eficácia das ferramentas clássicas de agrupamento, geralmente baseadas em métodos estatísticos e matemáticos. O objetivo deste trabalho é propor algoritmos híbridos fundamentados nas metaheurísticas Greedy Randomized Adaptative Search Procedure (GRASP) e Path-Relinking para o problema de agrupamento de dados biológicos, com intuito de obter melhores soluções quando considerado unicamente o GRASP na sua forma padrão. Portanto, neste trabalho, considera-se a hipótese que o Path-Relinking como estratégia de intensificação do GRASP, melhora o desempenho e qualidade das soluções. Considera-se a hibridização do GRASP proposto por Nascimento et al. [2010b], com quatro variações do Path-Relinking: Forward, Backward, Mixed, e Greedy Randomized Adaptative. A validação das soluções obtidas dá-se por meio da comparação com os algoritmos clássicos k-means, k-medians, PAM (Partitioning Around Medoids) bem como o GRASP proposto por Nascimento et al. [2010b]. Os experimentos foram realizados com dados reais de 10 instâncias biológicas, e os resultados mostraram que o modelo híbrido melhorou a tarefa de agrupamento. Obteve-se maior exploração do espaço de busca, maior coesão de agrupamentos, aumento da robustez e redução do tempo computacional. As variantes Greedy Randomized Adaptative e Mixed apresentaram os melhores resultados.
2019-08-11T09:51:37Z
Rafael de Magalhaes Dias Frinhani
Avaliação na licenciatura em matemática sob a ótica dos discentes: implicações para a aprendizagem e para a formação como docente
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Gerenciamento da rotina de compra e contratações: estudo de caso da RC Engenharia
A necessidade do desenvolvimento das empresas e de seus produtos fez crescer a busca por metodologia de gestão. As organizações passaram a buscar a satisfação do cliente por meio do pleno atendimento as suas necessidades. O estudo de caso apresentado neste trabalho mostra o desenvolvimento do setor de Suprimentos de uma construtora por meio do Gerenciamento da Rotina, o que possibilitou uma melhoria nas entregas realizadas pela empresa e organização das tarefas gerando melhor aproveitamento do tempo e sendo possível priorizar itens estratégicos.
2019-08-12T16:52:52Z
Verônica dos Santos Lima
Variação em locativos no português de Belo Horizonte: estudo sociolingüístico
Este estudo teve por objetivo analisar o uso do locativo onde e de seuscorrelatos no português vernacular de Belo Horizonte, a fim de verificar se se encontram em variação lingüística. No capítulo 1 (Delimitação do Problema) fez-se uma resenha de gramáticas normativas e estudos recentes do português a respeito da classificação, definição, valor semântico, polissemia e variação do sistema de locativos compostos pelo onde e correlatos. No capítulo 2 (Método de Pesquisa) descreveram-se a composição do corpus e os critérios adotados na presente pesquisa tais como o método de coleta e os fatores intra- e extralingüísticos considerados. No capítulo 3 (Análise dos Dados),descreveram-se, primeiramente, o inventário com as formas registradas e o comportamento lingüístico dos locativos em estudo segundo fatores intra- e extralingüísticos identificando-se os loci de variação; em seguida, analisaram-se os loci de variação e os fatores que atuaram em cada locus. Por fim, concluiu-se que há locativos em variação, que a variação identificada não se verifica em qualquer contexto, que fatores extralingüísticos podem estar atuando na distribuição das formas em variação e que existem formas inovadoras (naonde e daonde) no sistema de locativos no português vernacular de Belo Horizonte.
2019-08-14T01:17:45Z
Leonardo Eustaquio Siqueira Araujo
Diferentes estratégias para modelagem de respostas politômicas ordinais em estudos longitudinais
A modelagem de respostas politômicas, em especial as ordinais, tem sido alvo de crescente interesse nos últimos anos, e vem ganhando espaço em pesquisas sobre qualidade de vida, indicadores de condição de saúde, avaliação da proficiência dos alunos em determinadas disciplinas, dentre outras. A sua utilização vai desde os estudos transversais, onde se assume independência entre as observações, até os estudos longitudinais, em que mais de uma resposta do mesmo indivíduo é observada ao longo do tempo. Existem na literatura várias metodologias propostas para modelar dados desta natureza em estudos transversais, sendo a mais usual na prática a que utiliza o modelo de logitos cumulativos, também conhecido como modelo de odds proporcionais devido ao pressuposto do modelo que assume proporcionalidade nas odds, ou seja, o modelo assume que há um crescimento aproximadamente linear das razões de chances para os coeficientes da regressão. Em muitas situações práticas o referido pressuposto pode não ser verificado, tornando desaconselhável a utilização do modelo. Há, contudo, outro modelo que generaliza o de odds proporcionais, conhecido por odds proporcionais parciais, que permite a não proporcionalidade para um subconjunto de covariáveis que violaram o pressuposto de proporcionalidade. Em estudos longitudinais, os modelos usuais - modelos marginais, modelos lineares generalizados mistos e modelos de transição - para análise de dados correlacionados também podem ser utilizados para modelar respostas politômicas. Nesse trabalho a modelagem de respostas politômicas ordinais em estudos longitudinais é discutida sob a ótica dos modelos marginais, modelos lineares generalizados mistos e de transição. A especificação e interpretação dos modelos é ilustrada e discutida através da análise de dois conjuntos de dados reais.